tradições natalinas da o clássico biscoito de manteiga … · essa é a época ideal para...

2
O ano está chegando ao fim e iniciamos o período das festividades natalinas. Essa é a época ideal para agradecer e celebrar a vida junto a quem amamos. Nós, da Sociedade Germânia, temos a imensa honra de compar- tilhar momentos felizes ao lado de nossos as- sociados e amigos. Com orgulho, anunciamos a próxima edição do Bazar de Natal, que ce- lebrará o espírito natalino com diversas peças de artesanato exclusivas. Neste ano, vivenciamos muitos instantes de união e alegria junto aos nossos associados e é com satisfação que mantemos nossas por- tas abertas para recebê-los. Nossa gratidão ao apoio dos amigos que nos mantêm vivos e nos possibilitam crescer a cada dia. Desejamos a todos um excelente Natal e um Ano Novo repleto de prosperidade e sucesso. Que em 2017 sigamos juntos, compartilhando mais momentos inesquecíveis. Boas festas! Os associados da Sociedade Germânia Carlos Kalakun e José Antonio Martinez trazem dicas exclusivas de viagens para fazer junto dos familiares e amigos. EDITORIAL Bazar de Natal celebrar Novos horizontes Momento para para começar bem o ano 7 E 8 DE DEZEMBRO DATA DAS 10H ÀS 21H HORÁRIO SOCIEDADE GERMÂNIA LOCAL A Sociedade Germânia tem a honra de convidar os as- sociados e amigos para apreciarem os belos trabalhos, confeccionados por talentosas artesãs, da próxima edi- ção do Bazar de Natal, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, com entrada franca. Rio de Janeiro Montevidéu Colônia do Sacramento Lagos Andinos A modernidade do Rio de Janeiro é o que chama aten- ção de Carlos Kalakun, que destaca a revitalização da capital para os Jogos Olímpicos. “O Museu do Ama- nhã foi restaurado e está um espetáculo. Além disso, o Centro possui pontos turísticos belíssimos. O ano novo na região é maravilhoso, pois há a comemoração em Copacabana, com show de fogos de artifício.” Para quem gosta da cultura uruguaia, Carlos indica a ci- dade de Montevidéu. “A localidade possui bons restau- rantes e espaços para passear”. Ele também destaca o Mercado Del Puerto, a culinária, a calmaria, a segurança e os preços acessíveis. Ainda no Uruguai está a Colônia do Sacramento, muni- cípio localizado a 177 km de Montevidéu. “É uma cida- de muito bonita, próxima ao Rio da Prata. É histórica, com uma população simpática, bons restaurantes e lo- cal acolhedor.” José Antonio Martinez viajou para os lagos localizados no Chile e indica como um roteiro interessante para a época de calor. Ele visitou a região do Lago Llanquihue, onde é possível observar os arredores do vulcão Osorno. “Subimos de teleférico até 1.670 metros, na Estação Glaciar, e pude- mos ver a bela paisagem”, afirma. Ele também conheceu as proximidades do vulcão Calbuco, que entrou em erup- ção ainda em 2015. “Uma dica para não perder é a Casa Valdés, ótimo restaurante em Puerto Varas”, completa. Bernard Lessa Rodrigo Pissano José Antonio Martinez Divulgação Ano XXII | Novembro - Dezembro | 2016 | 161

Upload: vanngoc

Post on 07-Oct-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O ano está chegando ao fim e iniciamos o período das festividades natalinas. Essa é a época ideal para agradecer e celebrar a vida junto a quem amamos. Nós, da Sociedade Germânia, temos a imensa honra de compar-tilhar momentos felizes ao lado de nossos as-sociados e amigos. Com orgulho, anunciamos a próxima edição do Bazar de Natal, que ce-lebrará o espírito natalino com diversas peças de artesanato exclusivas.

Neste ano, vivenciamos muitos instantes de união e alegria junto aos nossos associados e é com satisfação que mantemos nossas por-tas abertas para recebê-los. Nossa gratidão ao apoio dos amigos que nos mantêm vivos e nos possibilitam crescer a cada dia.

Desejamos a todos um excelente Natal e um Ano Novo repleto de prosperidade e sucesso. Que em 2017 sigamos juntos, compartilhando mais momentos inesquecíveis. Boas festas!

Os associados da Sociedade Germânia Carlos Kalakun e José Antonio Martinez trazem dicas exclusivas de viagens

para fazer junto dos familiares e amigos.

e d i t o r i a l

Bazar de Natal

celebrar

Novos horizontes

Momento para

para começar bem o ano

7 e 8 de dezembrodata

das 10h às 21hhorário

sociedade Germânialocal

A Sociedade Germânia tem a honra de convidar os as-sociados e amigos para apreciarem os belos trabalhos, confeccionados por talentosas artesãs, da próxima edi-ção do Bazar de Natal, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, com entrada franca.

Rio de Janeiro

Montevidéu

Colônia do Sacramento

Lagos Andinos

A modernidade do Rio de Janeiro é o que chama aten-ção de Carlos Kalakun, que destaca a revitalização da capital para os Jogos Olímpicos. “O Museu do Ama-nhã foi restaurado e está um espetáculo. Além disso, o Centro possui pontos turísticos belíssimos. O ano novo na região é maravilhoso, pois há a comemoração em Copacabana, com show de fogos de artifício.”

Para quem gosta da cultura uruguaia, Carlos indica a ci-dade de Montevidéu. “A localidade possui bons restau-rantes e espaços para passear”. Ele também destaca o Mercado Del Puerto, a culinária, a calmaria, a segurança e os preços acessíveis.

Ainda no Uruguai está a Colônia do Sacramento, muni-cípio localizado a 177 km de Montevidéu. “É uma cida-de muito bonita, próxima ao Rio da Prata. É histórica, com uma população simpática, bons restaurantes e lo-cal acolhedor.”

José Antonio Martinez viajou para os lagos localizados no Chile e indica como um roteiro interessante para a época de calor. Ele visitou a região do Lago Llanquihue, onde é possível observar os arredores do vulcão Osorno. “Subimos de teleférico até 1.670 metros, na Estação Glaciar, e pude-mos ver a bela paisagem”, afirma. Ele também conheceu as proximidades do vulcão Calbuco, que entrou em erup-ção ainda em 2015. “Uma dica para não perder é a Casa Valdés, ótimo restaurante em Puerto Varas”, completa.

Bern

ard

Less

aR

odrig

o Pi

ssan

o

José

Ant

onio

Mar

tinez

Div

ulga

ção

Ano XXII | Novembro - Dezembro | 2016 | 161

E x p E d i E n t E Uma publicação da Sociedade GermâniaAv. Independência, 1299 | 6º andarCEP 90035-077 | Porto Alegre | RS

Fones: (51) 3311.9194 | 3311.0680Fax: (51) 3311.9194

E-mail: [email protected] www.sociedadegermania-poa.com.brEconomato/Fone: (51) 3312.2034

C O n S E L H O d E L i B E R A t i V Opresidente: Henrique Bernardo HemesathVice-presidente: Jayme Santos Stein Secretário: Francisco Oderich

d i R E t O R i A 2 0 1 5 / 2 0 1 7presidente: Werner AdelmannVice-presidente administrativo financeiro: Theodore GeorgiadisVice-presidente social: Pedro Abel Garcia diretor cultural: José Martinezdiretor jurídico: Paulo Serradiretor de obras: Henrique Bernardo Hemesath

p R O J E t O , R E d A Ç Ã O E d E S i G n Stampa Comunicação Corporativawww.stampacom.com.br(51) 9-8317.7000 Redação: Fernanda TatschRevisão: Eliane Casassola Editoração: Mel BrendlerBanco de imagens: Fotolia e Shutterstock

impressão: Rittmann tiragem: 300 exemplaresperiodicidade: Bimestral

A Alemanha é referência em tradições natalinas, den-tre elas as feiras que acontecem em diversas cidades do país. A época fria fica aquecida pela multidão de pessoas que circula pelos locais, apreciando as deco-rações e o clima do período.

Os eventos de Natal têm início com o Adventszeit (Advento). Esse período dura cerca de quatro sema-nas e possui quatro Adventssonntag (domingo do Advento), encerrando no dia 24 de dezembro, cha-mado de Heiliger Abend (Noite Santa).

Cidades iluminadas para as feiras natalinasBerlim, a capital alemã, possui diversas opções de fei-ras de Natal. Uma das mais reconhecidas é a da igreja Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche (Memorial do Im-perador Guilherme), com duração de 16 dias. Anual-mente, a feira reúne milhões de pessoas.

A famosa cidade de Carlos Magno, Aachen, também está na lista das maiores feiras do país. Na praça da catedral é possível experimentar os famosos Rei-bekuchen (bolinho de batata ralada) e as bolachas Spekulatius e Aachener Printen.

Dresden sedia a mais antiga feira de Natal da Alema-nha. Fundado em 1434, o Dresdner Striezelmarkt pos-sui o nome derivado de Hefestriezel (bolo em formato de trança), que com o passar do tempo virou Dresdner Christstollen (bolo de Natal alemão). Dresden é consi-derada a “Cidade do Natal”, pois a região é referência na fabricação de decorações para o período.

O Christkindlesmarkt (feira do Menino Jesus) é a fei-ra natalina mais conhecida do mundo. Realizada em Nurembergue, teve início em 1628 e é aberta todos os anos na sexta-feira antes do início do Advento. O especial de abertura conta com um ator no papel de Menino Jesus declamando um prólogo. Aproximada-mente 180 expositores oferecem as tradições culiná-rias da região. Entre elas, o Lebkuchen (pão de mel) e o Früchtebrot (bolo de frutas secas e especiarias).

Tradições natalinas da

Alemanha

Dia de São NicolauO Dia de São Nicolau (Nikolaustag) é celebrado em 6 de dezembro. São Nicolau é considerado o verda-deiro Papai Noel e, por isso, no dia anterior as crian-ças deixam os sapatos fora de casa para receber pre-sentes. Em homenagem a ele, são assados biscoitos Spekulatius em formato de moinho, elefante, cisne e outros elementos da história.

Biscoitos caseiros para celebrar a épocaA produção de biscoitos caseiros, realizada em família, é uma tradição alemã nesse período. As crianças ajudam os pais na fabricação de diversos tipos de doces. Entre eles, o Springerle (biscoito de anis), o Butterplätzchen (biscoito de manteiga) e o Zimtsterne (biscoito de canela e amêndoa em formato de estrela).

Wanderpreis

Jantar do Advento

9 de dezembrodata

20hhorário

sede do clubelocal

26 de novembrodata

a partir das 20h30horário

salão Germânia local

A competição de bolão da Sociedade Germânia já tem data marcada para acontecer. No dia 9 de dezembro, os sócios poderão se divertir junto à família e amigos no Wanderpreis, tradicional disputa alemã.

O Natal se aproxima e a Sociedade Germânia celebra o primeiro tempo do calendário religioso cristão. Os sócios e amigos estão convidados para o Jantar do Advento, que acontecerá no dia 26 de novembro. O Advento é um tempo de preparação para o Natal. Neste período, é celebrada a primeira (o nascimento) e a segunda vinda de Jesus (a Parúsia). A igreja comemora a chegada do filho de Deus entre os homens e vive a expectativa de seu retorno.

As tradições alemãs ultrapassam os aspectos decorati-vos e invadem também a mesa na ceia de Natal. Para compor o cardápio, a proposta é produzir biscoitos de manteiga e decorá-los com o tema.

Ingredientes • 540 g de farinha de trigo• 360 g de manteiga amolecida• 2 pacotes de açúcar de baunilha• Casca ralada de um limão• 1 pitada de sal• 4 gemas de ovo• 180 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparoBata a manteiga com o açúcar de baunilha, a casca de limão e o sal até ficar cremoso. Aos poucos, acrescente as gemas de ovo e o açúcar de confeiteiro. Por último, junte a farinha pre-viamente peneirada. Abra a massa com rolo sobre uma super-fície lisa, pulverizada com farinha. Após cortar as bolachas no formato desejado (pode ser de árvore de Natal), asse em fogo brando de 12 a 15 minutos.

Butterplätzchen,Aprenda a fazer

o clássico biscoito de manteiga alemão