trabalho_saúde_mental

20
Trabalho saúde mental Distúrbios da Consciência Distúrbios da Fala

Upload: micheline-souza

Post on 31-Oct-2015

9 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Trabalho saúde mental

Distúrbios da Consciência

Distúrbios da Fala

Trabalho feito por: Grupo 3

Distúrbios da Consciência Síndrome do Encarceramento

Distúrbio neurológico caracterizado por uma paralisia completa dos músculos voluntários em todas as partes do corpo, exceto aqueles que controlam o movimento dos olhos.

Pode ser resultado de lesão cerebral traumática, doenças do sistema circulatório, doenças que destróem a bainha de mielina que envolve as células nervosas, ou superdose de medicamentos.

Indivíduos concientes mas incapazes de falar ou de se mover.

Estado vegetativo

É fruto de um dano grave no córtex cerebral que controla o pensamento e a personalidade.

Uma pessoa em estado vegetativo pode parecer acordada e ter reflexos, mas é amplamente aceito que ela não tem consciência do ambiente que a cerca e é incapaz de sofrer mentalmente e sentir dor.

Para a medicina, estado vegetativo é uma condição na qual pacientes que emergem do coma parecem ter acordado, mas não dão qualquer sinal de haver recuperado a consciência. Para que o diagnóstico seja feito, não pode existir a menor evidência de algum comportamento intencional em resposta a estímulos externos

Mutismo Acinético

Mutismo é a ausência de linguagem oral.

Mutismo Acinético é um termo que se refiere à ausencia de linguagem num paciente que não está afásico nem anártrico. Isso quer dizer que não há perda da linguagem nem um déficit motor que impessa a articulação das palavras.

Distúrbios da LinguagemDislaliaDistúrbio da Fala – dificuldade em

articular as palavras.Basicamente consiste na má

pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente.

Exemplos: Omissão : não pronuncia sons omei = tomeiSubstituição : troca alguns sons

por outros balata= barataAcréscimo : introduz mais um

som - Atelântico =Atlântico.

Disartria 

É um distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de articular as palavras de maneira correta e, entre as principais causas, estão as lesões nos nervos centrais e doenças neuromusculares como a Miastenia Gravis (MG) .

A disartria é a má coordenação dos músculos da fala. É caracterizada por uma fala "pastosa" e flutuações incontroladas do volume. Um indivíduo com disartria também pode exagerar o movimento dos músculos dos lábios e maxilar ao falar.

CausasUso abusivo e prolongado de

bebidas alcoólicas;AVCTumoresEsclerose múltipla, Ingestão crônica determinadas

substâncias químicas e a desnutrição

AfasiaA + Fasia ( não falar)Distúrbio na formulação e

compreensão da linguagem. Uma deterioração da função da linguagem, depois de ter sido adquirida de maneira normal e não causada por dificuldade intelectual.

Existem diversas possíveis causas para a afasia, dentre elas :

Tumores cerebral;Lesão do corpo caloso;Acidente Vascular Cerebral AVC (ou derrame

);Doenças infecciosas (como a meningite);Doenças degenerativas (como a

esclerose múltipla ou as demências);Transtornos do desenvolvimento psicológico ;Acidentes com traumatismo cranioencefálico;Tensão metabólica (intoxicações);Epilepsia;

Classificação

Afasia motora: descoberta por Paul Broca (1861), que se caracteriza por uma perturbação da expressão oral e escrita e por um dano de compreensão que, contudo, melhora rapidamente.

Afasia de condução: o sintoma principal é um déficit da programação que se exprime com prejuízo da repetição, da escrita quando ditada e da leitura em voz alta, da reprodução de ritmos e pela presença de parafonias na linguagem espontânea.

Afasias sensoriais: se caracterizam por uma perturbação do entendimento, pela alteração da palavra espontânea, muitas vezes incompreensível pela presença de jargonofasia.