trabalho sobre thevenin e amp. op. - peb.ufrj.br · trabalho sobre thevenin e amp. op. ... os...

1

Click here to load reader

Upload: lengoc

Post on 13-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho sobre Thevenin e Amp. Op. - peb.ufrj.br · Trabalho sobre Thevenin e Amp. Op. ... os circuitos, resistores e fontes. 1) Um aparelho, cuja saída pode variar entre ±0,3 V,

Trabalho sobre Thevenin e Amp. Op.

Entregue este trabalho no começo da aula. Use esta folha de rosto devidamente identificada. Anexeo resultado das simulações ao final de cada questão. Todo o trabalho deve ser legível. Os cálculosdevem ser manuscritos. As folhas devem ser grampeadas.

Nome: __________________________________________________________________________

Data:_________________________Turma:_____________________Saúde ou Exatas__________

Projete os circuitos para os problemas abaixo. Não abuse do uso de buffers. Escolha adequadamenteos circuitos, resistores e fontes.

1) Um aparelho, cuja saída pode variar entre ±0,3 V, com impedância de aproximadamente 50 Ω,precisa ser interconectado a outro aparelho cuja impedância de entrada é de 50 kΩ. O sinal naentrada deste aparelho deve estar entre 0 e 5 V. Considerando que precisamos de um ganho de –8xprojete o circuito. Você dispõe de 1 fonte de 5 V, resistores e dois amplificadores operacionais.

2) Você tem um amplificador cuja saída varia entre 0 e +10 V. O manual indica que a impedância desaída é de 600 Ω. Você deseja ligar este amplificador a um computador que aceita sinais entre 0 e+5 V e apresenta impedância de entrada de 20 kΩ. Projete o circuito para interligar os doisequipamentos.

3) Um aluno do PEB usou um potenciômetro como um goniômetro para medida de ângulo dearticulações de membros inferiores. O potenciômetro é um resistor com três terminais. O terminalcentral (2) desliza sobre o corpo do resistor, de um extremo a outro. Em um extremo a resistênciamedida entre os terminais 2 e 3 é igual à resistência total do potenciômetro. No outro extremo aresistência entre os mesmos terminais e nula. Na montagem, o terminal 1 foi ligado em 5 V e oterminal 3 no terra. A medida de ângulo é proporcional a tensão entre os terminais 2 e 3. Mostrecomo interligar este circuito a um condicionador de sinais com impedância de entrada de 50 kΩ. Ovalor do potenciômetro é de 100 kΩ. Para simular use o modelo disponível na página.

4) Deseja-se digitalizar um sinal de EMG com um conversor A/D cuja resolução é de 8 bits, a faixade amplitude de entrada é de ±5 V e impedância de entrada é de 50 kΩ. Mostre o projeto docondicionador de sinais. A entrada do circuito deve ser diferencial (amplifica a diferença entre opotencial dos dois eletrodos ligados ao paciente – um terceiro eletrodo está ligado ao terra), aimpedância de eletrodos é desconhecida e da ordem de alguns kΩ, a entrada apresenta offsetdesconhecido de até ±0,5 mV. Procure informações sobre a amplitude dos sinais de EMG.

CONFIRA TODOS OS SEUS RESULTADO COM O SIMULADOR DE CIRCUITOS

APRESENTE A SOLUÇÃO MANUSCRITA E CÓPIAS DOS CIRCUITOS SIMULADOS