trabalho - normalização de dados

8
Banco de Dados 1

Upload: willian-oliveira

Post on 31-Oct-2015

37 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho - Normalização de Dados

Banco de Dados 1

Manaus-AM

Page 2: Trabalho - Normalização de Dados

Alunos: Willian Barroso de Oliveira

Ana Paula Loureiro

Curso: Sistemas de Informação – 6° Período

Professor:

Normalização de Dados

Page 3: Trabalho - Normalização de Dados

Manaus-AM

Introdução

Tenho como base principal no trabalho, a normalização de dados, explicando o que é a normalização, para que serve e como utilizá-la, explorando ainda mais sobre a primeira, segunda e terceira formais nominais, mostrando em exemplos como elas são executadas.

Page 4: Trabalho - Normalização de Dados

Normalização de Dados

A normalização de dados é uma série de passos que se seguem no projeto de um banco de dados, que permitem um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em bancos de dados relacionais. Esses passos reduzem a redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes.

No entanto, muitos SGBDs relacionais não têm separação suficiente entre o projeto lógico da base de dados e a implementação física do banco de dados, e isso tem como consequência que as consultas feitas a um banco de dados totalmente normalizado têm um mau desempenho. Nestes casos, usa-se por vezes a desnormalização para melhorar o desempenho, com o custo de menores garantias de consistência.

Formas Nominais

O Processo de normalização aplica uma série de regras sobre as tabelas de um banco de dados, para verificar se estas estão corretamente projetadas. Embora existam cinco formas normais (ou regras de normalização), na prática usamos um conjunto de três Formas Normais. 

As formas normais mais conhecidas são, a primeira, segunda e terceira formas normais. Basicamente, aplicando e respeitando as regras de cada uma dessas formas normais, poderemos garantir um banco de dados mais íntegro, com uma grande possibilidade de sucesso no seu projeto.

1FN – Primeira Forma Normal

Uma entidade estará na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atômicos, ou seja não conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor.

Passos a serem aplicados para consolidação da 1FN:

- Identificação da chave primária da tabela.- Identificação da coluna que contem dados repetidos e removê-las.- Criação de uma nova tabela com chave primária para armazenamento do dado repetido.- Criar uma relação entre a tabela principal e a tabela secundária

Ex.

Na tabela acima, podemos identificar que o campo Telefones, contém informações de mais de 1 telefone do cliente. Nesse caso, teremos que criar uma outra tabela, para que

Page 5: Trabalho - Normalização de Dados

possamos armazenar corretamente os telefones dos clientes. Abaixo como as tabelas devem ficar após a normalização.

2FN – Segunda Forma Normal

Uma entidade está na 2FN, se e somente se, estiver na 1FN e todos seus atributos (colunas) não chaves, dependam unicamente da chave primária. Se algum atributo depende de apenas uma parte da chave primária, isso é considerada uma violação da 2FN.

Passos a serem aplicados para consolidação da 2FN:

- Identificar colunas que não são funcionalmente dependentes da chave primária da tabela- Remover a coluna da tabela e criar uma nova tabela com esses dados

Ex.

Nesse exemplo, temos uma tabela que armazena dados de vendas de produtos. Para aplicar a 2FN, temos que separar os dados dos produtos, em uma entidade que contenham somente dados dos produtos, e nessa tabela de pedidos apenas dados referentes aos pedidos. Segue exemplo abaixo após aplicação da 2FN.

Page 6: Trabalho - Normalização de Dados

3FN – Terceira Forma Normal

Uma entidade está na 3FN, se e somente se, estiver na 2FN e todos os atributos (colunas) não chave, forem mutuamente independentes, isto é, não há dependência funcional entre elas, e todas dependem única e exclusivamente da chave primária de forma irredutível.

Passos a serem aplicados para consolidação da 3FN:

- Identificar as colunas que são funcionalmente dependentes das outras colunas não chave- Remover essas colunas

Ex.

Como podemos ver no exemplo acima, temos duas colunas indicando os valores do produto. A coluna ValorTotal, depende de uma outra coluna não chave. Isso é um exemplo de informação redundante, ou seja, temos como saber o valor total dos produtos, sem a necessidade de armazená-lo. Nesse caso, vamos remover a coluna ValorTotal. Após aplicar a 3FN a tabela ficará assim:

Existem outras formas normais, como a quarta e a quinta, porém, com a aplicação destas três formas normais, já poderemos garantir um banco de dados mais saudável e assim evitar possíveis problemas no futuro.

Page 7: Trabalho - Normalização de Dados

Conclusão