trabalho maçônico - a estrela flamigera

3
TRABALHO MAÇÔNICO - A ESTRELA FLAMÍGERA No grau de companheiro a ESTRELA FLAMÍGERA – uma estrela de 5 pontas – constitui-se num dos principais Símbolos do 2º Grau, ornamentado as Lojas, fixando-se como símbolo maior do Companheiro, apesar das muitas variações ritualísticas. A ESTRELA FLAMÍGERA possui grande valor esotérico despertando interesse geral na descoberta de seus mistérios. Por detrás da ESTRELA FLAMÍGERA irradiam chamas, que não se deve confundir com raios. No próprio nome, o termo flamejante significa fogo. O fogo é um principio ativo, transmutador e transformador, reconhecido pelos antigos como um dos quatro elementos do mundo. A ESTRELA FLAMÍGERA é também conhecida por ESTRELA FLAMEJANTE ou ESTRELA FLAMANTE e não se deve confundi-la com o SELO DE SALOMÃO já que este possui a forma de um hexagrama, ou seja uma estrela de 6 pontas que pode ser construída ou formada pela sobreposição de dois triângulos equiláteros opostos pela base. A ESTRELA FLAMÍGERA de 5 pontas é citada na maioria dos ritos maçônicos, mas existe todavia uma ESTRELA FLAMÍGERA de 6 pontas que é adotada apenas no rito de York. Também não se deve confundir a ESTRELA FLAMÍGERA com o DELTA LUMINOSO e esta citação e distinção se faz necessária pois em alguns rituais a ESTRELA FLAMÍGERA é colocada no interior do DELTA LUMINOSO. A respeito da origem da ESTRELA FLAMÍGERA pode-se dizer que o símbolo – a estrela de 5 pontas - é encontrado desde as milenares culturas Egípcia, Hebraica, Greco-Romana, Romano-Cristão, Chinesa, assim como nos estudos da Cabala, da Numerologia e do Tarô, nos estudos de Pitágoras, sendo-lhe atribuído os mais diversos significados. A Estrela de Cinco Pontas, como emblema maçônico, tem origem no “Pentalpha de Pitágoras”, palavra derivada do grego: “Penta” que significa 'cinco' e “alpha” que é a primeira letra do alfabeto grego e que cada triângulo representa se colocada em cada uma das faces de um pentágono.

Upload: fernandopozza

Post on 26-Oct-2015

48 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Maçônico - A Estrela Flamigera

TRABALHO MAÇÔNICO - A ESTRELA FLAMÍGERA

No grau de companheiro a ESTRELA FLAMÍGERA – uma estrela de 5 pontas – constitui-se num dos principais Símbolos do 2º Grau, ornamentado as Lojas, fixando-se como símbolo maior do Companheiro, apesar das muitas variações ritualísticas. A ESTRELA FLAMÍGERA possui grande valor esotérico despertando interesse geral na descoberta de seus mistérios.

Por detrás da ESTRELA FLAMÍGERA irradiam chamas, que não se deve confundir com raios. No próprio nome, o termo flamejante significa fogo. O fogo é um principio ativo, transmutador e transformador, reconhecido pelos antigos como um dos quatro elementos do mundo.

A ESTRELA FLAMÍGERA é também conhecida por ESTRELA FLAMEJANTE ou ESTRELA FLAMANTE e não se deve confundi-la com o SELO DE SALOMÃO já que este possui a forma de um hexagrama, ou seja uma estrela de 6 pontas que pode ser construída ou formada pela sobreposição de dois triângulos equiláteros opostos pela base. A ESTRELA FLAMÍGERA de 5 pontas é citada na maioria dos ritos maçônicos, mas existe todavia uma ESTRELA FLAMÍGERA de 6 pontas que é adotada apenas no rito de York.

Também não se deve confundir a ESTRELA FLAMÍGERA com o DELTA LUMINOSO e esta citação e distinção se faz necessária pois em alguns rituais a ESTRELA FLAMÍGERA é colocada no interior do DELTA LUMINOSO.

A respeito da origem da ESTRELA FLAMÍGERA pode-se dizer que o símbolo – a estrela de 5 pontas - é encontrado desde as milenares culturas Egípcia, Hebraica, Greco-Romana, Romano-Cristão, Chinesa, assim como nos estudos da Cabala, da Numerologia e do Tarô, nos estudos de Pitágoras, sendo-lhe atribuído os mais diversos significados.

A Estrela de Cinco Pontas, como emblema maçônico, tem origem no “Pentalpha de Pitágoras”, palavra derivada do grego: “Penta” que significa 'cinco' e “alpha” que é a primeira letra do alfabeto grego e que cada triângulo representa se colocada em cada uma das faces de um pentágono.

Page 2: Trabalho Maçônico - A Estrela Flamigera

Um dos significados atribuidos à ESTRELA FLAMÍGERA refere-se que ela simboliza a imagem de um homem, com as pernas e os braços abertos, em correspondência com as quatro pontas laterais, sendo a cabeça correspondente à ponta superior representando o equilíbrio ativo e a sua capacidade de expressão. Desta forma, simboliza que o homem se acha no centro da vida e com a sua atividade - o fogo - irradia de si mesmo a sua própria luz interior semelhantemente como se acham as estrelas no espaço.

Desta forma a ESTRELA FLAMÍGERA portanto representa o HOMEM IDEAL, que deve ser a grande aspiração do Campanheiro-Maçon. Ela é é LUZ, e luz é o grande símbolo da Verdade e do Saber e serve de alerta ao Companheiro-Maçom sobre a sua responsabilidade de auto-aprimoramento.

Em outra interpretação, as cinco pontas da ESTRELA FLAMÍGERA representam os cinco sentidos que estabelecem a comunicação da alma com o mundo material quais sejam o tato, a audição, a visão, o olfato e o paladar, dos quais para os maçons três servem à comunicação fraternal pois é pelo tato que se conhecem os toques, pela audição se percebem as palavras e as baterias e pela visão que se notam os sinais. Ela representa também os cinco elementos naturais dos seres animados: a matéria, o espírito, a alma, a força e a vida.

A estrela Flamígera é também um dos símbolos da magia e já foi usada como tal em ritos místicos hoje abandonados, ou quase. Na magia, de acordo com a sua orientação, ela pode acompanhar as operações de magia branca ou de magia negra. Se orientada com a ponta isolada para cima ela significa teurgia (o bem) e conclama as influências celestiais que por seu poder mágico, virão em apoio do invocador. Com a ponta isolada voltada para baixo, ela significa goécia (o mal) e de acordo com as intenções do mago, atrai maléficas influências astrais.

Page 3: Trabalho Maçônico - A Estrela Flamigera

A finalidade principal da Estrela Pentagonal é, portanto, testemunhar a obra que está sendo feita: se for uma obra de Luz a ponta única estará voltada para cima; se for uma ação das trevas, a posição estará invertida.

Concluindo, resta-nos compreender que, à parte dos diversos significados que a estrela possui na maçonaria, o leque de sua abrangência é bastante extenso, não sendo possível expor aqui tudo o que o conhecimento humano já produziu a seu respeito.

Mas o que deve ficar em nossas mentes é que as diversas interpretações não devem servir em toda a sua plenitude para a escala evolutiva maçônica. Cada um de nós deve tirar proveito daquele significado de maior relevância para sua evolução espiritual, não havendo como e nem porquê absorver toda a gama simbólica nela presente.

Elder Monte – Loja Morumbi 2306