trabalho leonardo da avicnci

28
Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto , inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão , onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519. Leonardo da Vinci foi um dos grandes polímatas (polímata é como se denomina uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área) da humanidade, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Muitas vezes foi descrito como o modelo do homem durante o Renascimento , pois sua curiosidade insaciável estava equilibrada com sua capacidade de invenção. Além de se tornar um dos pintores mais conhecidos e admirados até hoje, também é considerado a pessoa dotada de mais talentos diversificados que já viveu. Auto-retrato de Leonardo

Upload: rui-faria

Post on 20-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

LEONARDO

TRANSCRIPT

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

Leonardo da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalho para o rei Francisco I da França, onde realizou belos trabalhos. Faleceu na França no ano de 1519.

  Leonardo da Vinci foi um dos grandes polímatas (polímata é como se denomina uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área) da humanidade, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Muitas vezes foi descrito como o modelo do homem durante o Renascimento, pois sua curiosidade insaciável estava equilibrada com sua capacidade de invenção. Além de se tornar um dos pintores mais conhecidos e admirados até hoje, também é considerado a pessoa dotada de mais talentos diversificados que já viveu.

                                                  

 Renascimento, pois dominava amplas áreas do conhecimento: a anatomia, a engenharia, a matemática, a música, a história natural, a arquitetura, a escultura, a pintura, e ainda se revelaria um talentoso inventor.

Auto-retrato de Leonardo da Vinci

Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.

Leonardo da Vinci é um dos maiores nomes da história da humanidade. Além de consagrado pintor foi filosofo, naturista, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, desenhista, cientista, inventor, escritor, físico, matemático, músico, anatomista e astrônomo. Ele explorava  quase todos os ramos do conhecimento prova disso  são as cinco mil páginas de manuscritos que ele deixou que abrangem  temas  diversos. Leonardo da Vinci registrava suas observações  e experiências em seus cadernos e anotava tudo: pensamentos, dívidas, fábulas, poesias, teorias cientificas, projetos de máquinas, observações de fenômenos naturais. Tudo com ilustrações, pois ele acreditava que uma imagem pode valer por mil palavras, ele dizia que: “Quanto mais detalhada a descrição de um objeto mais você confundirá a mente do leitor e mais afastará da coisa descrita. É necessário, portanto, representar e descrever”.Leonardo da Vinci  foi um dos grandes mestres do Renascimento, ele representou o homem profundamente sincronizado com sua época, onde buscava estabelecer relações entre a arte e a ciência. Suas pinturas era caracterizada pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos, onde introduzia em suas obras fundos de paisagem a perspectiva espacial. Entre as grandes obras que ele realizou, a que mais se consagrou foi a Mona Lisa e A última ceia.

Um dos mais completos artistas renascentistas

Na sua adolescência, Leonardo “foi influenciado por duas grandes

personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea

del Verrocchio”1[4] seu mestre.

Um dos maiores gênios de todos os tempos, principal figura da renascença Leonardo, consegue ser

um mestre da pintura com apenas meia dúzia de quadros, os únicos que lhe podem ser outorgados

com toda certeza e exclusividade, entre os quais estão o mais famoso do mundo, a Mona Lisa, e o

mais reproduzido na história da arte, A última Ceia.

O Renascimento marcou a produção artística e científica da Idade Moderna

Leonardo Da Vinci é representante desta época, pois empenhou-se na compreensão do homem por meio de diversas áreas, tais como: anatomia, fisiologia, a própria filosofia e arte

“Em cerca de seis mil páginas, ele discorreu, Geometria e Anatomia; Geologia e Botânica Astronomia

e Óptica; Mecânica dos Sólidos. Mecânica dos Fluidos; Balística, Hidráulica; magníficos

desenhos.”2[10]

Em o Homem Vitruviano (1492), Da Vinci expressa a união entre Arte e Ciência ao expressar várias particularidades do corpo humano em um desenho imerso de anotações,

Em 1500 estava de volta a Florença, onde, durante o cerco de Pisa,

desenvolveu um projeto para desviar o curso do rio Arno, de forma a

cortar o acesso da cidade ao mar.

Da Vinci estudou ainda as condições de equilíbrio sobre um plano

inclinado, e enunciou o teorema do polígono de sustentação da balança.

Realizou pesquisas originais sobre os centros de gravidade no que

12

antecipou-se a Galileu e idealizou uma máquina destinada a testar a

resistência dos fios metálicos à tração. Ainda no domínio da física,

estudou os efeitos do atrito e enunciou definições para força, percussão

e impulso.

A partir do voo dos pássaros, Leonardo determinou os princípios da

construção de um aparelho mais pesado do que o ar, capaz de voar

com a ajuda da força do vento. Entre seus desenhos incluem-se

esboços de um aparelho bastante parecido com o helicóptero moderno

e o esquema de um pára-quedas.

De sua actividade como projectista militar destacam-se os vários desenhos de canhões,

metralhadoras, carros de combate, pontes móveis e barcos, bem como estudos sobre a melhor

maneira de abordagem de um barco grande por um pequeno, o esquema de um

submarino e bombardas. Leonardo inventou também máquinas hidráulicas destinadas à limpeza e dragagem de canais, máquinas de fiar, trivelas, tornos e perfuratrizes. Também antecipou-se aos

urbanistas com seus projectos de cidades. Na sua colecção de invenções, constam soluções de engenharia jamais imaginadas por um único homem, esboços de helicópteros, submarinos, pára-quedas, veículos e embarcações automotores, máquinas voadoras, projectos minuciosos de tornos, máquinas perfuradoras, turbinas, teares, máquinas hidráulicas para limpeza e dragagem de canais, canhões, metralhadoras, espingardas, bombas, carro de combate, pontes móveis etc.

Na Pintura.

Ao pintar utilizava todos os seus conhecimentos científicos. Suas figuras humanas derivavam diretamente dos estudos de anatomia, enquanto as paisagens revelavam o conhecimento de botânica e geologia.

Leonardo da Vinci foi uma das figuras mais importantes do mundo no período do Alto Renascimento. Ficou conhecido como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico. Além de tudo isso, ainda ficou conhecido como o precursor da aviação.

Principais trabalhos

Mona LisaA Última CeiaA Virgem das RochasHomem Vitruviano

INVENÇÕES

Ele assinava seus trabalhos simplesmente, como Leonardo ou Io Leonardo (Eu, Leonardo); presume-se que ele não usou o nome do seu pai por ser ilegítimo.

PINTURAS Leonardo possuía inúmeras obras, mas dentre elas duas mais famosas, a Mona Lisa e A Última Ceia .

Leonardo possuía inúmeras obras, mas dentre elas duas mais famosas, a Mona Lisa e A Última Ceia . Cerca de quinze de suas pinturas são conservadas até hoje. São obras valiosíssimas , pois Leonardo conseguia como ninguém transparecer suas ideias nas imagens que ele retratava nas pinturas.

Mona Lisa (1503-1506)

sua criação mais célebre e misteriosa, o retrato da

Lisa del Giocondo, cônjuge de Francesco del

Giocondo – a famosa Mona Lisa. 

Leonardo Autoretrato

 

A Dama do Arminho

 

 

Madonna Litta

 

 

O Baptismo de Cristo

 

 

Virgem e o Menino com Sant'Ana

 

 Desenho da Paisagem do Vale do Arno

 

Madona com Cravo

CIÊNCIAS

Esboço de um cavalo

Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.

Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A seguinte imagem resulta destes seus interesses.

Em 1472 iniciou investigações anatómicas. Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano. A figura ao lado é um exemplo desse trabalho.

Duas perspectivas do crânio

9. Engrenagens para mergulho submarino

A fascinação de Da Vinci com o mar ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.

8. Ponte giratória

Sempre fã de saídas rápidas, Da Vinci pensou que sua ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Os materiais leves e fortes, fixados a um sistema de cordas e polias, permitiam um exército instalá-la e atravessá-la em instantes.

7. Planador com asas

A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Esse modelo com assentos e controles para o piloto não incluía um capacete.

6. Canhão de três canos

Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como este. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo.

5. Parafuso voador

Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do “helicóptero” de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.

4. A cidade ideal

Vivendo em Milão, que estava infestada pela peste negra, Da Vinci visionou uma cidade mais eficiente que ele teria orgulho em chamar de lar. Seus desenhos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Para a perplexidade dos Milaneses modernos ele não deixou espaço para um estádio de futebol.

3. Carro auto-propelido

Não é uma Ferrari, mas o projeto de Da Vinci para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Este “carro” de madeira se movia pela inteiração de molas com rodas engrenadas. Cientistas de um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionou como Da Vinci pretendia.

1. O Homem Vitruviano

Da Vinci modelou seu humano perfeito a partir das proporções deixadas por Vitruvius, um antigo arquiteto romano. O homem de aparência fechada tem razão para sorrir: ele é hoje considerado uma das figuras mais reconhecíveis no planeta. [LiveScienc e ]

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido a sua multiplicidade de talentos para ciências e artes.

1. O Exterminador

O protótipo desta armadura foi criado por volta de 1495. Seu objetivo era meramente proteger quem a usasse. Mas, devido ao peso, impedia que braços e pernas fossem movidos com agilidade.

2. Metralhadora

 

Esta engenhosa arma é a mãe das metralhadoras atuais. Foi criada em meados de 1480, provavelmente a pedido de algum príncipe da época. Apesar de atirar muitas balas simultâneas, ser leve e de fácil transporte, era bem dificil repor sua munição ? ainda mais em campo de batalha.

3. Bomba fragmentada

 

Os canhões eram muito usados na época, mas Da Vinci resolveu deixá-los ainda mais mortais. Essas balas de canhão, assim que disparadas, se explodiam em diversos pedaços afiados, apliando o campo de destruição

4. Carruagens com lâminas

 

Essa foi uma invenção com belos detalhes e ao mesmo tempo aniquiladora. As lâminas giravam a medida que os cavalos puxavam a carruagem e com isso destruíam tudo que passava pelo caminho.

5. Canhão giratório

 

Este invento conseguia disparar 16 balas de canhão ao seu redor. Uma verdadeira arma de destruição em massa para a época.

6. Tanque de Guerra

Talvez esta seja a invenção mais famosa de Da Vinci, que a descrevia como "um veículo capaz de destruir qualquer inimigo". Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuia algumas falhas dificeis de corrigir ? e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto.

7. Muralha de defesa

 

Este invento era basicamente para defesa. Em guerras era comum usar escadas para invadir castelos. Soldados ficavam escondidos atrás desta parede e a moviam para que as escadas ficassem sem apoio e caissem, dificultando o acesso dos inimigos.

8. Catapulta

 

A catapulta já era usada há centenas de anos antes de Da Vinci surgir, mas ele conseguiu aprimorá-la. Ele desenvolveu vários modelos, mas esta aqui tinha força para atirar pedras e fogo a grandes distâncias.

9. Fortaleza

 

A ideia desta fortaleza era fazê-la forte o suficiente para aguentar os ataques inimigos. Seu formato inovador possibilitava mais resistência aos impactos de armas e disparos, ao mesmo tempo em que pequenas fendas possibilitavam o disparo de dentro para fora. O dono do castelo ficava no centro desta fortaleza e podia fugir por uma passagem secreta caso estivesse em perigo.

10. Canhão desmontável

 

Os canhões da época eram pesados e de dificil transporte. Da Vinci elaborou esta estrutura nova, que poderia ser facilmente desmontada e transportada, mantendo o mesmo poder de fogo

11. Atiradeira de pedras

 

Esta era uma atiradeira mais moderna, que atirava pedras e outros materiais pesados.

12. Helicóptero

 

Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do "helicóptero" de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.

13. Embarcação armada

 

Os desenhos sugerem um navio leve, mas protegido por um canhão e um escudo móvel, que poderia ser movido rapidamente.

O escudo protegia contra ataques e possibilitava que o barco se aproximasse dos inimigos sem que eles soubessem que ali havia um canhão. Só era aberto quando chegasse perto dos inimigos. Quando recolhido, também estabilizava o barco quando o canhão disparava.

14. Atiradeira gigante

Ao invés de flechas, esta atiradeira enorme disparava pedras e bolas pesadas.

15. Ponte invasora

 

Este modelo proposto por Da Vinci consistia de uma ponte segura e móvel. Era apoiada em muros e protegia os soldados enquanto invadiam cidades e castelos.

Tanque de Guerra

Talvez esta seja a invenção mais famosa de Da Vinci, que a descrevia como "um veículo capaz de destruir qualquer inimigo". Apesar de ter causado muitos danos quando usado, possuia algumas falhas dificeis de corrigir ? e isso fez com que Da Vinci abandonasse o projeto.

Mquinq voadora

Carro Ceifador

Carro com lâminas frontais e laterais, que girariam ligadas a um sistema de tranmissão com as rodas, para cortar as pernas dos inimigos, puxada por cavalos posicionados dentro do carro logo atrás das lâminas.

Máquina escavadora

Máquina voadora

Engrenagens de mergulho

Planador com asas

Besta gigante sobre rodas

Máquina a vapor