trabalho impressoras

11
Tiago Afonso Nº14 Impressoras O que é uma Impressora? Uma impressora, é um periférico que, quando ligado a um computador ou a uma rede, tem a função de Output, imprimindo textos, gráficos, imagens, fotos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Características As impressoras, são tipicamente classificadas quanto à escala cromática (Se é a cores ou a preto-e-branco), páginas por minuto (ppm) e o tipo de impressora. Tipos de Impressoras Impressora de Impacto Estas Impressoras, baseiam-se na “força”, isto é, ao colidir uma agulha ou roda de caracteres contra uma fita de tinta, temos o resultado da impressão. As Impressoras Margarida e Impressoras Matriciais são exemplos de impressoras de impacto. Jacto de Tinta Estas Impressoras, imprimem através de um cartucho de tinta que vai de 3 a 30 ml. Umas melhores que outras, sendo as melhores quase iguais às Impressoras a Laser. Impressora a Laser As Impressoras a Laser, são o topo de gama na área da impressão e os seus preços variam dependendo do modelo. São semelhantes ás fotocopiadoras e são o método preferencial em tipografia. Impressora Térmica Embora rápidas, económicas e silenciosas do que todos os outros tipos de impressoras, praticamente estas impressoras só são usadas em aparelhos como o fax e máquinas que imprimem recibos e extractos de contas bancárias. O grande problema é que o papel utilizado desbota com o tempo, “obrigando” a quem quiser ficar com o papel a tirar uma fotocópia. Plotter Estas impressoras, além de grandes são caras e são especializadas em desenhos vectoriais, são muito utilizadas por arquitectos e normalmente são encontradas em estúdios de arquitectura. 1 DRAI IRC 05/07

Upload: tiago-afonso

Post on 04-Jul-2015

692 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Impressoras

O que é uma Impressora?

Uma impressora, é um periférico que, quando ligado a um computador ou a uma rede, tem a função de Output, imprimindo textos, gráficos, imagens, fotos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.

Características

As impressoras, são tipicamente classificadas quanto à escala cromática (Se é a cores ou a preto-e-branco), páginas por minuto (ppm) e o tipo de impressora.

Tipos de Impressoras

Impressora de ImpactoEstas Impressoras, baseiam-se na “força”, isto é, ao colidir uma

agulha ou roda de caracteres contra uma fita de tinta, temos o resultado da impressão. As Impressoras Margarida e Impressoras Matriciais são exemplos de impressoras de impacto.

Jacto de TintaEstas Impressoras, imprimem através de um cartucho de tinta que vai

de 3 a 30 ml. Umas melhores que outras, sendo as melhores quase iguais às Impressoras a Laser.

Impressora a LaserAs Impressoras a Laser, são o topo de gama na área da impressão e

os seus preços variam dependendo do modelo. São semelhantes ás fotocopiadoras e são o método preferencial em tipografia.

Impressora TérmicaEmbora rápidas, económicas e silenciosas do que todos os outros

tipos de impressoras, praticamente estas impressoras só são usadas em aparelhos como o fax e máquinas que imprimem recibos e extractos de contas bancárias. O grande problema é que o papel utilizado desbota com o tempo, “obrigando” a quem quiser ficar com o papel a tirar uma fotocópia.

PlotterEstas impressoras, além de grandes são caras e são especializadas

em desenhos vectoriais, são muito utilizadas por arquitectos e normalmente são encontradas em estúdios de arquitectura.

Outros tipos de Impressoras Impressoras de Cera Térmica Impressoras de Dye-Sublimation Impressoras de Tinta sólida Impressoras de Sublimação

1 DRAIIRC 05/07

Page 2: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Tecnologia de Cor nas Impressoras

CMYK

CMYK, é a abreviatura do sistema de cores formado por Cyan (Ciano), Magenta, Yellow (Amarelo) e blacK (Preto). O CMYK, funciona devido à absorção da luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida.

Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir toda a gama de cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtractivo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Ciano, é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, Magenta mais amarelo é a cor oposta ao verde (+R -G +B) e Amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais Ciano produzirá azul e Ciano mais amarelo produzirá verde.

De onde vem o preto?

O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

O preto que se cria misturando os três pigmentos não é puro; Empregar 100% das tintas Ciano, Magenta e Amarelo produz uma camada

de tinta que molha a folha e tarda demasiado a secar, e ainda pode romper-se se for muito fina;

Os textos imprimem-se geralmente no preto e incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a sobreposição de três tintas;

O pigmento preto, é o mais barato de todos, razão pela que criar negro com três tintas seria muito mais caro.

CMYK Vs. RGB

O padrão CMYK é o mais usado para impressão em papel, onde quatro cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas três, enquanto que os monitores e televisões utilizam o padrão RGB (Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue)), onde são usadas apenas três cores.

Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseada na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos, como por exemplo, o CorelDraw, incorporam filtros que tentam mostrar no monitor a imagem exactamente como será impressa.

Reciclagem dos Tinteiros

2 DRAIIRC 05/07

Page 3: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

A maior parte das pessoas, olha com desconfiança a isto de “reciclagem de tinteiros” mas, por vezes, compensa. É muito mais económico que comprar um tinteiro novo. Para encher um cartucho, é necessário cerca de 5 litros de petróleo.

Tinteiros

Para obedecer aos elevados padrões de qualidade, os tinteiros passam por um rigoroso teste afim de verificarem as suas condições antes do respectivo enchimento.

Toner

Cada Toner é desmontado para inspecção e limpeza dos seus componentes, os danificados são substituídos por novos.

Tipos de Tinta utilizados nas Impressoras e Plotters

Corante

São moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira, completamente homogénea e estável. São bastante económicas e são utilizadas tanto em cartuchos originais como em manufacturados, a sua durabilidade é media e não é a prova d’água.

Pigmentada

São partículas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem numa suspensão estabilizada e quase homogénea. A Epson e outros fabricantes utilizam nos seus cartuchos originais, a sua precisão de cor é superior a tinta corante, e a sua durabilidade também, utilizada em conjunto com papéis de boa qualidade chega a ser superior a 10 ano, segundo o fabricante. Devido a seu alto grau de resistência à água, também é utilizada em papéis transfer, muito utilizados para estampar camisas.

3 DRAIIRC 05/07

Page 4: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Vantagens/Desvantagens

Impressora Jacto de TintaVantagens

Baixo custo.

Desvantagens Devido ao aquecimento, a cabeça de impressão desgasta-se,

perdendo a precisão.

Impressora de AgulhasVantagens

Imprime duplicado.

Desvantagens Barulhenta.

Impressora a LaserVantagens

Rápida Impressão; Não “esborrata” a folha com excesso de tinta; Boa duração; Qualidade de impressão a preto.

Desvantagens Elevado custo da impressora; O preço dos cartuchos; Imprimem em determinados tipos de papel;

Fraca qualidade na impressão a cores.

4 DRAIIRC 05/07

Page 5: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Principais Avarias e Resolução de Impressoras

Em primeiro lugar, devemos de verificar qual é o tipo de problema e isolá-lo de forma a que não “atinja” mais nada. Devemos também activar as opções correctas e verificar se está tudo correctamente ligado. Na última pagina darei alguns conselhos de como se deve preparar para a reparação da sua impressora.

Avarias mais comuns nas impressoras

Solução para resolver o problema

Impressora não imprime

- Verificar as ligações;- Desligar e tornar a ligar a impressora e o computador;- Verificar se a impressora sinaliza algum erro;- Verificar se a impressora tem tinta ou toner (no caso das impressoras a laser);- Correr o auto-teste da impressora;- Verificar se estão instalados os controladores correctos;- Verificar a fila de impressão;- Verificar se a impressora não está sobreaquecida;- Trocar o cabo da impressora;- Ligar a impressora a outro computador.

Má qualidade de impressão

- Verificar se o controlador que tem, é o mais correcto para a sua impressora;- Verificar se a fita está colocada correctamente (no caso das impressoras de agulhas);- Substituir o tinteiro, a fita ou o cartucho;- Proceder à limpeza da impressora.

Impressora a laser

Principais Problemas Resolução

Impressão de fraca qualidadeO toner poderá ter acabado, o Drum Kit pode ter chegado ao fim do “tempo útil de vida”.

Impressão de páginas em branco

O toner acabou ou então a configuração de software está incorrecta. Confirme se tem os controladores necessários para a sua impressora.

Erro de Memória

Não tem memória RAM suficiente para imprimir documentos mais “pesados”, ou seja, documentos com mais tamanho.

5 DRAIIRC 05/07

Page 6: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Riscas brancas e ou pretas na impressãoSujidade na unidade do laser, fios de carga sujos ou o toner mal distribuído no deposito ou no Drum Kit.

Impressora de Jacto de Tinta

Para que não tenhamos nenhum problema na nossa impressora, devemos de realizar uma manutenção preventiva, limpando as cabeças de impressão, alinhar as cabeças de impressão e fazer uma limpeza completa.

Principais Problemas Resolução

Impressora funciona mas não imprime- Verifique todas as opções da impressora, poderá ser uma pequena opção que esteja desactivada.

Cores incorrectas - Verifique se o tinteiro tem todas as cores em bom estado.

Impressora não funciona

- Verifique se todos os cabos estão correctamente ligados;- Verifique também se os controladores que tem são os correctos.

Fraca qualidade

- Cuidado com o papel que compra;- Tenha em atenção também à sujidade do papel;- Limpe os tinteiros.

Papel encravado

- Não coloque uma quantidade de papel demasiado grande;- Verifique se a impressora tem lixos nas roldanas;- Verifique se as roldanas ainda estão a funcionar bem.

Falha de caracteres e/ou cores ao imprimir ou não imprime nada e o papel

não passa normalmente

- Usando papel toalha, a saída de tintas em proporções iguais no cartucho de tinta, a desproporção de saída de tinta nos ejectores de diferentes cores, indicam a falta de algumas tintas ou ejectores entupidos, o cartucho deve de ser substituído, recarregado ou se quiser, pode tentar desobstruir os ejectores entupidos.

Impressora Matricial ou de Agulhas

Principais Problemas Resolução

Não Imprime nada - O cabo de ligação à cabeça de impressão pode estar desligado.

Caracteres aparecem cortados - Alguma das agulhas pode estar com

6 DRAIIRC 05/07

Page 7: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

problema e isso pode ser provocado por sujidade na cabeça de impressão ou avaria na mesma;- Verifique o alinhamento da matriz de agulhas;- Indutores abertos ou em curto na cabeça de impressão;- Flat Cable com fios partidos;- Transístores na placa lógica de accionamento das agulhas em curto ou aberto.

Impressão de fraca qualidade

- A fita pode estar gasta, pode não deslizar correctamente dentro do compartimento e a distancia entre a fita e o papel pode ser muito grande.- Papel pode estar húmido;- Defeito na placa lógica

Papel prende

- O papel pode ser de fraca qualidade, pode estar mal posicionado no tractor;- Algum bocado de papel ou resíduo pode estar no mecanismo de tracção do papel;- Selecção do mecanismo de tracção do papel pode não estar definido;- Falta de lubrificação no eixo de guia da cabeça;- Problemas de sensor de posição da cabeça;- Peças soltas ou partidas no caminho da cabeça da impressão;- Correia frouxa

Avarias comuns:

Software de diagnostico: Caixa de ferramentas da impressora; Regras de segurança.

Matriz de resolução de problemas: A impressora não imprime correctamente; A impressão não é esperada (Não é o que desejamos); Problemas quando se imprimem gráficos e caracteres definidos; Problemas com alimentação de papel; Problemas de comunicação; A impressora não imprime; Má qualidade de impressão; Mensagens de erro; Impressão em branco, distorcida ou incompleta; Lista de verificação para solução de problemas.

7 DRAIIRC 05/07

Page 8: TRABALHO IMPRESSORAS

Tiago AfonsoNº14

Principais MarcasEntre as imensas marcas de impressoras, há duas que se distinguem pela

qualidade/preço. Elas são a HP e a Epson. São reconhecidas, porque ambas têm uma excelente gama de impressoras do interesse de todos os compradores. Nas restantes marcas, poderemos encontrar marcas como:

CANON (www.canon-europe.com) LEXMARK (www.lexmark.pt / www.lexmark.com) SAMSUNG (www.Samsung.com / www.Samsung.com/pt) XEROX (www.xerox.com / www.xerox.pt) OKI (www.oki.com / www.oki.pt) RICOH (www.ricoh-usa.com / www.ricoh.pt) IBM (www.IBM.com / www.IBM.com/pt) Seiko (n/a) BROTHER (www.Brother.pt) KODAK (www.kodak.com / www.kodak.pt) Konica Minolta DATAMAX (www.datamaxcorp.com) EVOLIS (www.evolis.com) SONY (www.Sony.com / www.Sony.pt) TOSHIBA (www.Toshiba.com / www.Toshiba.pt) DYNO (n/a) ZEBRA (www.Zebra.com) OLIVETTI (www.Olivetti.com)

8 DRAIIRC 05/07