trabalho final ha danielasantos

11
Caraterização de diferentes espaços para a Aprendizagem Hiperespaços de Aprendizagem 2012 Docente: Daniela Melaré Discente: Daniela Santos

Upload: profdanielasantos

Post on 06-Jun-2015

389 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho final ha danielasantos

Caraterização de diferentes espaços

para a Aprendizagem

Hiperespaços de Aprendizagem 2012Docente: Daniela MelaréDiscente: Daniela Santos

Page 2: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 2

Introdução A utilização dos computadores está presente praticamente em todas as áreas do conhecimento e

desta forma a Educação também sente os reflexos desta utilização, por essa razão existe uma grande necessidade que a sociedade conheça e aprenda a utilizar as tecnologias de forma adequada.

O uso inteligente dessas tecnologias é que possibilitará mudanças no sistema atual de ensino, usadas tanto pelo aluno como pelo professor.

“A escola precisa preparar o aluno para selecionar, dentre o enorme volume de informação existente atualmente, a essência das informações apresentadas, além de propiciar que o aluno “aprenda a aprender”. Silveira, S.R. (2006)

Na elaboração deste trabalho, apresento dois hiperespaços e evidencio as suas potencialidades, elementos específicos, conteúdo virtual e as suas influências para a educação.

Escolhi para este estudo, duas ferramentas que para mim são excelentes contributos para o ensino. A minha escolha recaiu sobre o Moodle e o Google Docs uma vez que ambos os recursos facilitam a comunicação entre os intervenientes da comunidade escolar através da comunicação síncrona ou assíncrona, além de que também permitem a interação e o intercâmbio de ideias, possibilitando trocar informações, sermos autores, interferir e contribuir para a construção de uma realidade/conhecimento.

Page 3: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 3

Apresentação dos 2 hiperespaços

O Moodle "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment" é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação e gestão de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

Esta ferramenta, permite aos professores lecionarem aulas e aos alunos assistir e interagir com as mesmas através de diversas atividades geridas pelo professor, tal como se estivessem numa sala de aula.

O Google Docs trata-se de um recurso educativo online que permite criar documentos, folhas de cálculo e apresentações online, entre outros.

Permite aos utilizadores criar e editar documentos online ao mesmo tempo colaborando em tempo real com outros utilizadores.

Através da Home page do Google Docs, é possível ficar a conhecer todas as potencialidades do mesmo, pois esta página explica detalhadamente como proceder à utilização de todas as suas ferramentas, seja a partilhar ou a colaborar em documentos, armazenar informação, publicar os documentos numa página Web e gerir permissões.

Para ter acesso e utilizar o Google Docs, basta um endereço de correio eletrónico do GMail ou criar uma conta no próprio Google Docs, não exigindo conhecimentos específicos.

Page 4: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 4

PotencialidadesPotencialidades

MOODLE GOOGLE DOCS

Oportunidade de ensino para filhos de profissionais itinerantes, alunos com deficiências físicas de locomoção, etc.;

Facilidade de gestão de conteúdos, através da publicação de qualquer tipo de ficheiro, conteúdos esses que ficam disponíveis para a consulta pelos alunos;

Espaço de acesso à informação especializada, de colaboração interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos.

Ferramenta de trabalho colaborativa de forma síncrona e assíncrona;

Fácil acesso, criação e edição;

Armazenamento e edição online de arquivos;

Interface simples e acessível;

Visualização e editação de documentos, folhas de cálculo, etc.

Page 5: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 5

Conteúdo VirtualConteúdo

Virtua

l

MOODLE GOOGLE DOCSOs materiais dinâmicos (atividades) disponibilizados pelo professor/formador constituem a grande mais-valia do Moodle, sendo eles os seguintes:

Fóruns - locais de debate, partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas; Gestão de conteúdos (Recursos); Questionários e pesquisas com diversos formatos; Blogs; Wikis; Criação e gestão de Base de Dados; Sondagens; Chats - salas de conversação entre os utilizadores; podem ser utilizadas para conversação em tempo real; Glossários; Suporte multi-idioma (mais de 75 idiomas são suportados pelo interface atual), Etc.

Editar documentos com outras pessoas e visualizar as alterações conforme são inseridas; Importar/exportar documentos a partir do computador; Publicação para todos ou apenas para as pessoas escolhidas por nós; Criação, visualização ou edição de apresentações, de desenhos, diagramas e formulários; Promover a colaboração e criatividade por grupo com os alunos, gravar projetos em conjunto de um grupo único; Acompanhar as notas, frequência, ou quaisquer outros dados, com acesso fácil e sempre disponível; Facilitar a escrita como um processo, incentivando os alunos a escrever num documento compartilhado com o professor; Verificar sobre os trabalhos a qualquer momento, fornecer informações e ajudar a utilizar os comentários, recurso, e acompanhar melhor cada aluno; Criar testes e ensaios com folhas, as respostas chegarão ordenadas numa folha de cálculo; Incentivar a colaboração, possibilitando os alunos a trabalharem em conjunto numa apresentação compartilhada e, em seguida, apresentá-la à turma; Manter, atualizar e compartilhar planos de aula ao longo do tempo num único documento; Etc.

Page 6: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 6

Moodle na Educação O Moodle está voltado para a “educação formal” e desta forma cabe ao professor conduzir os alunos ao

processo ensino-aprendizagem, instigando-os à pesquisa e ao desenvolvimento das atividades propostas quer seja em cursos de ensino à distância ou meramente como apoio a disciplinas presenciais. O mais importante é que o aluno se sinta motivado.

Trata-se de um hiperespaço ideal para a aprendizagem, podendo estudantes e educadores a ele recorrer em circunstâncias formais.

No âmbito de um curso, o Moodle permite ao professor realizar várias atividades tais como:• fóruns de discussão;• visionamento de filmes;• questionários e referendos;• testes, etc.

O Moodle é desenvolvido colaborativamente por uma comunidade virtual, que reúne programadores e desenvolvedores de software livre, administradores de sistemas, professores, designers e utilizadores de todo o mundo. Evolui constantemente adequando-se às necessidades dos seus utilizadores.

Constitui-se num software intuitivo e fácil de utilizar, que tanto pode dar origem a uma página de um único professor/formador, como à página de uma Universidade, com dezenas de milhar de alunos/utilizadores.

Page 7: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 7

Moodle na EducaçãoOs principais tipos de utilizadores (papéis) são:

Administrador Gerir utilizadores Definir modelos de autenticação Programar cópias de segurança automáticas Gerir disciplinas e as suas categorias Gerir idiomas Gerir módulos (atividades e blocos) Gerir página inicial Gerir aparência do site Aceder a relatórios Instalar novos blocos de atividades Editar aparência dos temas Atualizar a versão do Moodle

Professor Configuração da disciplina Gestão de alunos Gestão de grupos Gestão de cópias de segurança Análise de relatórios Gestão de escala de notas Análise de notas dos alunos Gestão de sistema de arquivos/ficheiros Acesso a fórum de professores Acesso a tarefas efetuadas pelos alunos

Aluno Recursos Atividades Bloco administração

Page 8: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 8

Google Docs na Educação

Esta ferramenta é vista como um recurso pedagógico, que possibilita um espaço interativo e colaborativo na construção do conhecimento e no que refere ao ensino pode ser utilizado a partir do pré-escolar, restantes ciclos de ensino, formação profissional, ensino não-formal e informal.

O Google Docs amplia as possibilidades educacionais para construção de um ambiente de aprendizagem colaborativa, favorecendo a interação, a troca de ideias e a produção coletiva de textos, contribuindo para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

As trocas podem ser estabelecidas de forma positiva possibilitando a criatividade, espírito crítico, responsabilidade e colaboração, entre outras características que se pretende desenvolver nos alunos.

As vertentes de exploração da ferramenta Google Docs que foram apresentadas nas potencialidades centraram-se, essencialmente, em aspetos de caráter pedagógico, relacionados diretamente com o processo de construção coletiva do conhecimento e na interação.

Page 9: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 9

Google Docs na Educação

Estamos perante um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino-aprendizagem. A facilidade da utilização desta ferramenta no contexto educacional está no armazenamento e edição online de arquivos; na colaboração em tempo real com outras pessoas; no acesso através do browser em várias plataformas; gratuidade; não requer a instalação de software; interface simples e ser acessível através da web.

O aumento das condições de acesso à Internet nas escolas e do número de famílias com acesso à Internet a partir das suas residências é também um sinal positivo.

Ambientes Virtuais

Estabelecimento de novas práticas educacionais

Disseminação de conhecimentos

tecnológicos e de cultura

Interatividade entre os participantes

Democratização do acesso a mesmos

programas, ao mesmo tempo

Ambientes Virtuais e Comunidades de Aprendizagem

Page 10: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 10

Conclusão Atualmente o tipo de ferramentas descritas neste trabalho, desempenham um papel muito

importante no apoio ao processo de ensino-aprendizagem e são muito utilizadas nos dias que correm, porque ambas estimulam e motivam o acesso às mesmas, por parte de alunos e professores, uma vez que fazem parte destas, diversos elementos multimédia.

A portabilidade dos equipamentos permite-nos o acesso a estas ferramentas em qualquer lugar e desta forma amplificar os efeitos da educação e desta forma também fortalecer relações entre alunos e professores num ambiente forte de comunidade virtual.

No Moodle vimos que existe uma grande diversidade de atividades, podendo os professores implementarem novas estratégias para lecionarem, entre outras coisas, bem como o Google Docs que trata-se no geral uma mais-valia para o ensino-aprendizagem, que amplia as possibilidades educacionais.

O futuro do ensino passa pelo acompanhamento de novos paradigmas educacionais proporcionados pela web 2.0, que são flexíveis e abrangentes pela maioria da população.

“As ferramentas Web 2.0 são fáceis de serem “aprendidas” e tanto alunos como professores conseguem um domínio rápido sobre elas.” Machado, Ana C. (2009)

Page 11: Trabalho final ha danielasantos

Hiperespaços de Aprendizagem 11

Referências Bibliográficas

CARVALHO, Ana Amélia. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Consultado em Janeiro de 2012. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf

WIKIPÉDIA. Moodle. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle

MOODLE, Comunidade. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://moodle.org/

COELHO, Paula. Manual de Moodle para professores. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://moodle.isegi.unl.pt/file.php/1/ManuaisMoodleProfessor/ManualProfessores.pdf

CARVALHO, Ana Amélia. (2007). Indicadores de qualidade de “sites” educativos  – Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, 69-82. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1210161429_05_CadernoII_p_55_78_AAAC.pdf

DOCS, Google. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em https://docs.google.com/

MACHADO, Ana C. . (2009) A ferramenta google docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=viewFile&path[]=73&path[]=51

WIKIPÉDIA. Google Docs. Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Docs

SILVEIRA, S.R. Formação de grupos colaborativos em um ambiente multiagente interativo de aprendizagem na Internet: um estudo de casos utilizando sistemas multiagentes e algoritmos genéticos. (2006). Consultado em Fevereiro de 2012. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/7130/000539595.pdf?sequence=1