trabalho (epi x epc)

22
SEGURANÇA DO TRABALHO Risco Fisicos EPI’s TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO: Dayane Vieira Leticia Viana Thais Gonçalves Pedro Bento

Upload: anshffdf

Post on 21-Jan-2016

410 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 3: Trabalho (EPI x EPC)

Risco Físicos: Ruidos O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis

(dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).

3

Page 6: Trabalho (EPI x EPC)

Danos á Saúde - Ruido Quando a exposição ao ruído é de forma súbita e muito

intensa, pode ocorrer o trauma acústico, lesando, temporária ou definitivamente, diversas estruturas do ouvido. Outro tipo de alteração auditiva provocado pela exposição ao ruído intenso é a mudança transitória de limiar, que se caracteriza por uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal, após um período de afastamento do ruído.

Perda auditiva;

Dificuldade de compreensão de fala;

Zumbido;

Intolerância a sons intensos;

O trabalhador portador de Pair também apresenta queixas, como cefaléia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos, entre outros.

6

Page 7: Trabalho (EPI x EPC)

Risco Físico: Calor

7

A exposição ao calor ocorre em muitos tipos de indústria. Prevalecemaquelas que implicam alta carga radiante sobre o trabalhador, e essa éa parcela frequentemente dominante na sobrecarga térmica que vema se instalar; todavia, muitas atividades com carga radiante moderada,porém são acompanhadas de altas taxas metabólicas.A sobrecarga térmica no organismo humano é resultante de duas parcelas decarga térmica: uma carga externa (ambiental) e outra interna (metabólica).A carga externa é resultante das trocas térmicas com o ambiente e a cargametabólica é resultante da atividade física que exerce. Essa sobrecarga de calor pode levar a vários fatores.

Page 10: Trabalho (EPI x EPC)

Danos á Saúde - Calor A ação do frio pode causar problemas circulatórios,

resfriados, congelamento nos pés e mãos, pneumonias e queimaduras do frio.

Perniose: Forma Severa de Geladura ou queimadura do frio - caracterizada por escaras negras, comumente no dorso das mãos e pés,associadas a dores severas.

Efeitos do Calor no Organismo

Vasodilatação periférica

Ativação das glândulas sudoríparas

Exaustão do calor

Desidratação

Cãibras de calor

Choque térmico

10

Page 12: Trabalho (EPI x EPC)

Risco Físico: Frio

Frio: A exposição ao frio ocupacional pode ser observada em vários

locais ocupacionais, principalmente em regiões de grandes altitudes e de climas frios.

Devemos observar que existe exposição ocupacional em indústria alimentícia, fabricação de sorvetes, frigoríficos, etc. O mecanismo termorregulador, ativa os mecanismos para o controle térmico, mantendo constante a temperatura interna

12

Page 13: Trabalho (EPI x EPC)

Frio: Equilíbrio térmico

Os tremores ocorrem como uma tentativa de geração de calor metabólico para compensar as perdas. Se as perdas de calor continuarem em função da baixa temperatura, ao atingir a temperatura interna de 29ºC, o mecanismo termorregular será reprimido, caminhando para um estado de sonolência e coma.

Um fator importante na troca térmica é a velocidade do ar, que, ao retirar as camadas de ar aquecidas próximas à superfície da pele, aumenta muito a troca térmica, exercendo um efeito de resfriamento causando uma sensação térmica muito maior do que a temperatura real.

13

Page 16: Trabalho (EPI x EPC)

Risco Físico: Pressões Anormais Existem na atmosfera duas situações críticas as quais o ser humano

está submetido em determinadas áreas do trabalho, são elas:

Pressões hiperbáricas: quando o homem está sujeito a pressões maiores que a pressão atmosférica, como por exemplo, em mergulhos e o uso do ar comprimido, enfim, quanto mais fundo.

Pressões hipobáricas: quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica, como por exemplo, topo de algum arranha-céu, pilotos e comissários de bordo, enfim, quanto mais alto.

16

Page 20: Trabalho (EPI x EPC)

Pressões Anormais: NR 15

1.3.2 O trabalhador não poderá sofrer mais que uma compressão num período de 24 (vinte e quatro) horas.

1.3.4 A duração do período de trabalho sob ar comprimido não poderá ser superior a 8 (oito) horas, em pressões de trabalho de 0 a 1,0 kgf/cm2; a 6 (seis) horas em pressões de trabalho de 1,1 a 2,5 kgf/cm2; e a 4 (quatro) horas, em pressão de trabalho de 2,6 a 3,4 kgf/cm2.

1.3.5 Após a descompressão, os trabalhadores serão obrigados a permanecer, no mínimo, por 2 (duas) horas, no canteiro de obra, cumprindo um período de observação médica.

20