trabalho de físico química

1
Escola Secundária Augusto Gomes 7ºB Projeto “Como na Vida” Catarina Costa, Diogo Gomes e Diogo Ribeiro Para que servem as Ciências Experimentais no estudo dos materiais de construção da Escola Agrícola de S.Bento – S. Tirso? Resumo Neste trabalho explorámos os materiais que foram utilizados na construção do edifício da Escola Agrícola, assim como as suas características físicas e químicas, onde se encontram, e a razão da sua utilização. Palavras-chave Rocha ígnea ou magmática Igneous rock Roches ignées Quartzo Quartz Feldspato Feldspar Feldspath Micas Argila Clay Argile 1. Introdução/objetivos O objetivo deste trabalho é enumerar os materiais que foram usados na construção da Escola Agrícola, analisando a razão da sua utilização e as vantagens englobadas. Pretende-se analisar detalhadamente todos os materiais assim como as áreas de utilização. 2. Desenvolvimento Ao observar o espaço ocupado pela quinta, constata-se que a maior parte é constituída por áreas cultivadas e um bosque onde há alguma biodiversidade. Mesmo assim, existe uma grande concentração de materiais. Pode-se começar por analisar o granito, uma rocha ígnea, em que os principais constituintes são o quartzo, o feldspato e mica. Esta rocha foi a mais utilizada na construção dos edifícios da Escola Agrícola. A sua escolha justifica-se, porque é uma rocha muito abundante no Norte de Portugal. Outro material é a telha, material normalmente feito em cerâmica que, neste caso, foi utilizado para a construção dos telhados. Esta cerâmica é obtida a partir de argila que é é uma rocha sedimentar de grão inferior 4 μm de diâmetro. a O vidro é outro material com quartzo e foi empregue na construção das janelas. Este material é obtido a partir do aquecimento de areia a uma temperatura de 1250ºC. A madeira foi utilizada para a construção de edifícios da quinta, tais como o estábulo ou o edifício onde estão guardados os animais de cativeiro. O ferro foi usado para a construção dos portões e tem como símbolo químico - “Fe”. 3. Discussão/conclusões Conclui-se que, na escola visitada, existe uma grande diversidade e variedade de materiais de construção, e que todos eles apresentam características diferentes. Fontes de informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Granito http://pt.wikipedia.org/wiki/Telha http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo Fig. 1- Granito Fig. 2 – Entrada da Escola Agrícola Fig. 3 – Cristal de Quartzo

Upload: catarina-costa

Post on 14-Aug-2015

19 views

Category:

Science


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de físico química

Escola Secundária Augusto Gomes 7ºB

Projeto “Como na Vida” Catarina Costa, Diogo Gomes e Diogo Ribeiro

Para que servem as Ciências Experimentais no estudo dos materiais

de construção da Escola Agrícola de S.Bento – S. Tirso?

Resumo

Neste trabalho explorámos os materiais que foram utilizados na construção do edifício da Escola Agrícola, assim como as suas características físicas e químicas, onde se encontram, e a razão da sua utilização.

Palavras-chave

• Rocha ígnea ou magmática Igneous rock Roches ignées • Quartzo Quartz • Feldspato Feldspar Feldspath • Micas • Argila Clay Argile

1. Introdução/objetivos

O objetivo deste trabalho é enumerar os materiais que foram usados na construção da Escola Agrícola, analisando a razão da sua utilização e as vantagens englobadas. Pretende-se analisar detalhadamente todos os materiais assim como as áreas de utilização.

2. Desenvolvimento

Ao observar o espaço ocupado pela quinta, constata-se que a maior parte é constituída por áreas cultivadas e um bosque onde há alguma biodiversidade. Mesmo assim, existe uma grande concentração de materiais. Pode-se começar por analisar o granito, uma rocha ígnea, em que os principais constituintes são o quartzo, o feldspato e mica. Esta rocha foi a mais utilizada na construção dos edifícios da Escola Agrícola. A sua escolha justifica-se, porque é uma rocha muito abundante no Norte de Portugal. Outro material é a telha, material normalmente feito em cerâmica que, neste caso, foi utilizado para a construção dos telhados. Esta cerâmica é obtida a partir de argila que é é uma rocha sedimentar de grão inferior 4 µm de diâmetro. a O vidro é outro material com quartzo e foi empregue na construção das janelas. Este material é obtido a partir do aquecimento de areia a uma temperatura de 1250ºC. A madeira foi utilizada para a construção de edifícios da quinta, tais como o estábulo ou o edifício onde estão guardados os animais de cativeiro. O ferro foi usado para a construção dos portões e tem como símbolo químico - “Fe”.

3. Discussão/conclusões

Conclui-se que, na escola visitada, existe uma grande diversidade e variedade de materiais de construção, e que todos eles apresentam características diferentes.

Fontes de informação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Granito

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo

Fig. 1- Granito Fig. 2 – Entrada da Escola Agrícola Fig. 3 – Cristal de Quartzo