trabalho de filo e socio 2 (1)

12
Componentes: Camila Zeni Douglas Pasini João Ferronato Laura da Cruz Renan Felix

Upload: alexandre-misturini

Post on 16-Aug-2015

192 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Componentes: Camila ZeniDouglas PasiniJoão FerronatoLaura da CruzRenan Felix

Page 2: Trabalho de filo e socio 2 (1)

O que é?

O capitalismo é um sistema socioeconômico em que as empresas, seus produtos e lucros são de propriedade privada, ou seja, não é do governo. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.

Page 3: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Objetivo:

Arrecadar dinheiro

Page 4: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Como funciona:

Existe uma classe proprietária formada pro poucas pessoas(capitalistas), que possui o capital. São donos dos meios de produção.

E existe uma classe trabalhadora, formada pelos trabalhadores, que são pagos pelos capitalistas com salários, e não com os produtos que eles produzem. Esses trabalhadores usam o seu salário para adquirir bens que ele quiser. Dessa forma ele não tem relação com os que produz.

Os capitalistas precisam estar sempre atentos ao mercado, para reajustar a produção adequadamente, de modo a gerar mais lucro.

Page 5: Trabalho de filo e socio 2 (1)

A sociedade é composta por consumidores, que se definem por o que possuem, não o que criam.

Quanto maior o lucro os capitalistas adquirem, mais produtos são produzidos. Quanto mais eles produzem, mais barato fica o produto. Quanto mais baixo o custo dos produtos, mais fácil fica de a sociedade adquiri-los, e o padrão de vida da sociedade aumenta.

A única função do governo no sistema capitalista é manter a paz, e ordem, para que a economia possa funcionar sem problemas.

Page 6: Trabalho de filo e socio 2 (1)

História:

Capitalismo tem seu início na Europa. Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade.

Antes do capitalismo, o sistema predominante era o feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

Os proprietários dos meios de produção (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os não-proprietários (proletários ou trabalhadores – maioria) vivem dos salários pagos em troca de sua força de trabalho.

Page 7: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Guerra:

A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.  

A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.

Page 8: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Fim da Guerra e consequências:

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Page 9: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Crise:

Nos campos, muitos camponeses empobrecidos passaram a migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida. De 1873 a 1896, o sistema capitalista viveu sua primeira grande crise, chamada de Grande Depressão. Falência das pequenas e médias empresas e a concentração do capital nas mãos de poucos capitalistas industriais.

Nas primeiras décadas do século XX, os EUA passou por uma fase de grande crescimento econômico, alavancando a economia do mundo inteiro. Contudo, os Estados Unidos começou a encontrar sérias dificuldades econômicas a partir de 1925, devido, principalmente, ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção.

Page 10: Trabalho de filo e socio 2 (1)
Page 11: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Fases do Capitalismo:

Primeira fase - Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo: Essa fase estende-se do século XVI ao XVIII, iniciando-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias. O acúmulo de riqueza era gerado através do comércio de especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu.

Segunda fase - Capitalismo Industrial: Inicia-se com a Revolução Industrial. O acúmulo de riqueza provinha do comércio de produtos industrializados das fábricas europeias. Enorme capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização cada vez mais de maquinas movidas a vapor, gerando uma grande produção onde a multiplicação dos lucros era cada vez maior.

Terceira fase - Capitalismo Monopolista-Financeiro: Iniciada no século XX (após término da Segunda Guerra Mundial) e estendendo-se até os dias de hoje. Uma das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia Capitalista foi brutal processo de centralização dos capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: Indústrias, Bancos, Corretoras de Valores, Casas Comerciais e etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram a parti- dos fins do século XIX, na monopolização de muitos setores da economia.

Page 12: Trabalho de filo e socio 2 (1)

Características:

Toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.

O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho.

Toda negociação é feita com dinheiro. O capitalista pode admitir ou demitir trabalhadores,

já que é dono de tudo (o capital e a propriedade).