trabalho de ciencias

21

Upload: quimpreto

Post on 01-Nov-2014

1.984 views

Category:

Technology


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de ciencias
Page 2: Trabalho de ciencias

→ Definição e caracterização;

→ Formação;

→ Tornados;

→ Furacões;

Page 3: Trabalho de ciencias

Definição e caracterização • Tempestades

● Uma tempestade é um fenómeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, raios e chuva.

● As tempestades são frequentemente pequenas e desenvolvem-se rapidamente.

● Para fazer uma previsão da tempestade, os meteorologistas usam uma ampla variedade de dados – radar, imagens de satélite, estações de superfície e altitude.

● As tempestades severas têm uma estrutura interna muito diferente. Podem crescer a uns 20 km, estão associadas a relâmpagos frequentes, chuvas fortes, ventos destruidores (excedem os 95km/h), granizos (podem ser maiores que 2 cm de diâmetro) e até mesmo tornados.

● As tempestades tornam-se mais fortes à medida que os oceanos ficam mais quentes.

Page 4: Trabalho de ciencias

● Tempestades

As tempestades crescem quando a atmosfera se torna instável por causa doaquecimento.Se a atmosfera é muito instável, a nuvem irá continuar a crescer verticalmente e vai-sedesenvolver.À medida que o ar sobe, é resfriado, e o vapor de água condensa, formando as gotasde água que caem em forma de precipitação.Conforme a chuva que cai, o ar esfria. Esse ar de chuva resfriado “cai para o solo”,formando vento.

Page 5: Trabalho de ciencias

Ocorre durante tempestades; tem uma curta duração; ocorre geralmente sobre os continentes; é da escala local e não é visível do espaço; apesar de ser muito mais pequeno do que o furacão, a velocidade dos ventos é elevadíssima chegando a atingir os 400 km/h.

● Tempestades

Page 6: Trabalho de ciencias

Forma-se sobre oceanos na zona intertropical; ocorre sobre águas quentes com temperaturas superiores a 27◦C; tem uma duração de vários dias; é de escala muito grande, podendo cobrir uma área de muitos milhares de quilómetros quadrados sendo visível do espaço; os ventos podem aproximar-se dos 200 km/h.

● Tempestades

Page 7: Trabalho de ciencias

A que se deve?Cheias;Medidas de protecção das populações;Tsunami;

Page 8: Trabalho de ciencias

As inundações, são a acumulação de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos.Uma inundação pode ser o resultado de um grande furacão que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos. Também pode ser provocada de forma induzida pelo homem através da construção de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas.

● Inundações

Page 9: Trabalho de ciencias

Cheias● Inundações

Uma cheia é uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, quer seja de lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de cheias é mais frequente em áreas mais urbanizadas.

Existe uma diferença entre os termos cheia e inundação: a diferença fundamental é que o primeiro termo refere-se a uma ocorrência natural, que normalmente não afecta directamente a população, tendo em vista sua ciclicidade. Já as inundações são decorrentes de modificações no uso do solo e podem provocar danos de grandes proporções mundiais

Page 10: Trabalho de ciencias

Construção de diques e barragens; Evitar a urbanização excessiva; Aumentar as áreas naturais de prado e florestas ao longo das margens do rio;

Se as margens dos rios não estiverem urbanizadas, ou seja, se tiverem áreasnaturais, ao ocorrer um transbordamento torna-se mais fácil a infiltração da águano solo. Se essa área estiver urbanizada a água não se infiltra e dá-se umainundação.

● Inundações

Page 11: Trabalho de ciencias

● Inundações

Um tsunami é onda de água gigante originada pelo deslocamento de um grandevolume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago.Terramotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações deartefactos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa,impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial paragerar um tsunami.

Page 12: Trabalho de ciencias

O que é?; Tipos de secas; Consequências;

Page 13: Trabalho de ciencias

A seca é um fenómeno climáticocausado pela insuficiência de chuvanuma determinada região por umperíodo de tempo muito grande.

Page 14: Trabalho de ciencias

Seca permanente: É caracterizada pelo clima desértico, onde a vegetação se adaptou às condições de aridez, inexistido cursos de água. Estes só aparecem depois das chuvas que via de regra são fortíssimas tempestades. Este tipo de seca impossibilita a agricultura sem irrigação permanente.

Seca sazonal: Na seca sazonal a região tem um clima semi-árido. Nestas a vegetação reproduz-se mas morrem em seguida. Nestas regiões os rios só sobrevivem se a sua água for descendente de outras regiões onde o clima é húmido.

Seca irregular e variável: A seca irregular pode ocorrer em qualquer região onde o clima seja húmido, neste tipo de seca, a seca não tem período de tempo, pois é irregular. Normalmente são limitadas em área, e não em grandes regiões, não ocorrem numa estação definida e não se prevê a sua ocorrência.

Seca "invisível": De todos, este tipo de seca é o pior, pois a chuva não é interrompida, porém, o índice de evapotranspiração é maior que o índice de chuva causando um desequilíbrio da humidade regional. Este desequilíbrio gera uma redução da humidade do ar que por sua vez aumenta o índice de evapotranspiração, que devolve esta em forma de chuva, mas que não é suficiente para aumentar a humidade do solo.

Page 15: Trabalho de ciencias

Os períodos da seca podem ter consequências ambientais, económicas e sociais significativas. As consequências as mais comuns incluem:

Morte de animais;

Colheita reduzida;

Falta da água para alimentação;

Tempestades de areia;

Desidratação e doenças relacionadas;

Agitação social;

Migração maciça;

Guerra sobre recursos naturais, incluindo a água e o alimento.

Corrói paisagens;

Destruição do habitat dos animais selvagens;

Page 16: Trabalho de ciencias
Page 17: Trabalho de ciencias

As mulheres da região de Marsabit do norte do Quénia, a certa altura do ano percorrem vários km em busca de água.

Quando encontram um poço, têm de descer para a buscar e muitas vezes competir por um bocado de água.

Page 18: Trabalho de ciencias

O furacão Katrina foi um grande furacão que destruiu uma parte dos EUA. Este furacão teve categoria de 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson.

O furacão Katrina durou entre os dias 23 e 31 de Agosto de 2005.

Cidade de Nova Orleães debaixo de ←água devido ao furacão Katrina

Page 19: Trabalho de ciencias

As fortes chuvas queatingiram o Estado do Rio deJaneiro desde dia 11 deJaneiro, já provocaramcentenas de mortes edeixaram milhares dedesabrigados na regiãoserrana do Estado do Rio deJaneiro

Ginásio desportivo foi utilizado como abrigo para as vítimas dos deslizamentos de terra em Teresópolis, Rio de Janeiro.

Page 20: Trabalho de ciencias

O sismo do Oceano Índico em 2004 causou fortes tsunamis.Os países mais afectados foram a Indonésia e a Tailândia.

Page 21: Trabalho de ciencias