trabalho cavalcante 2

8
TIPOS DE CERRADO TIPOS DE CERRADO: •Campo cerrado - caracteriza-se por vegetação predominante rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si. •Cerrado - Apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas. •Cerradão - É uma formação florestal constituída por três estratos distintos: Superior, com árvores esparsas que podem atingir de 06 a 12 metros, predominando as de madeira dura; intermediário com árvores e arbustos retorcidos; e inferior constituído por vegetação rasteira. •Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação chamados de campos de murundus. •Campo limpo - com vegetação de gramíneas.

Upload: olecramsepol

Post on 29-Nov-2014

1.061 views

Category:

Travel


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho cavalcante 2

TIPOS DE CERRADO

TIPOS DE CERRADO: •Campo cerrado - caracteriza-se por vegetação predominante rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si. •Cerrado - Apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas. •Cerradão - É uma formação florestal constituída por três estratos distintos: Superior, com árvores esparsas que podem atingir de 06 a 12 metros, predominando as de madeira dura; intermediário com árvores e arbustos retorcidos; e inferior constituído por vegetação rasteira. •Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação chamados de campos de murundus. •Campo limpo - com vegetação de gramíneas.

Page 2: Trabalho cavalcante 2

Clima e relevo•   O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A

temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC. Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho.

• O relevo do Domínio do Cerrado é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões.

Page 3: Trabalho cavalcante 2

VEGETAÇÃO

Apesar de já ter sido descritas um grande número de espécies que ocorrem neste ecossistema, a vegetação do Cerrado ainda não está totalmente pesquisada. Estima-se que a biodiversidade vegetal possa chegar a 10 mil espécies. Os exemplares mais comuns do Cerrado são: o Pequizeiro, o Barbatimão, o Buriti, o Jatobá, o Ipê, o Pau-terra, o Murici, o Vinhático, o Tingüi, a Candeia, a Copaíba, a Lixeira, a Sucupira e a Canela-de-ema. As áreas do Cerrado são alvo constante de expansão agrícola pela facilidade de mecanização do terreno. Além disso, apresentam características que as tornam muito suscetíveis ao fogo.

É constituída também por aflorações e rochas calcárias, com fendas, grutas e cavernas em diferentes tamanhos.

Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem arvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso. denso com florestas-galeria. Reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

Page 4: Trabalho cavalcante 2

PLANTAS ENDÊMICAS

• Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas.

Page 5: Trabalho cavalcante 2

FAUNA

A fauna do Cerrado ainda é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Entre as espécies mais comuns de mamíferos encontramos: o Lobo-guará, o Tatu-canastra, o Tatu-bola, a Onça-pintada, o Tamanduá-bandeira e o Veado-campeiro. Entre as aves, calcula-se que existam 66 famílias diferentes nos cerrados, entre elas: a Ema, a Perdiz, a Nhambu, a Seriema, a Arara e a Curicaca.

Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, alterando os diversos habitats e, consequentemente, apresentando espécies ameaçadas de extinção. Dentre as que correm risco de desaparecer estão o tamanduá-bandeira, a anta, o lobo-guará, o pato-mergulhão, o falcão-de-peito-vermelho, o tatu-bola, o tatu-canastra, o cervo, o cachorro-vinagre, a onça-pintada, a ariranha e a lontra.

Page 6: Trabalho cavalcante 2

Anexo

Page 7: Trabalho cavalcante 2
Page 8: Trabalho cavalcante 2

• Alunos: Mariana, Maria Virgínia, Gabriela Costa, Yã Leite, Melyssa,Viviane.

• 9º ano B