trabalho andressa bolinha cn2004

13

Upload: andressa-ferreira

Post on 04-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Alunos : - Andressa - Wallace - Amaurieny - Isadora - Thayná

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Andressa Bolinha CN2004
Page 2: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

ÍNDICE

- Neodarwinismo- Hemofilia - Tratamento - Entrevista- Enquete - Remédio Fictício- Fonte

Page 3: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

NEODARWINISMO

- O Neodarwinismo é a teoria ou corrente científica que engloba as teorias da evolução que de alguma maneira mantêm a essência da Teoria Darwinista, ou seja, variações aleatórias dos indivíduos e da seleção natural

- O Neodarwinismo baseia-se no desenvolvimento da ciência, como as leis de Mendel e a genética, e limita-se a constatar que as variações dos seres vivos se produzem no seu estado germinal quando o verdadeiro problema é quando e por que se produzem as variações na informação genética e suas condições associadas para conseguir o seu desenvolvimento efetivo, inclusivamente depois de varias gerações

Page 4: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

HEMOFILIA

- A hemofilia é uma doença hereditária que se caracteriza pelo retardo no tempo de coagulação do sangue em face de deficiência da produção do fator VIII, uma proteína codificada pelo gene dominante (H) e não codificada pelo seu alelo recessivo (h), localizados no cromossomo X.

- Dessa forma, a transmissão da anomalia está ligada a um cromossomo sexual, manifestando hemofilia no organismo feminino, quando em homozigose recessiva, e no organismo masculino, quando simplesmente possuir esse gene recessivo, em consequência do outro cromossomo sexual masculino ser o Y.

Page 5: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

TRATAMENTO

- O tratamento para hemofilia pode ser feito de duas formas diferentes, com a administração do fator de coagulação deficiente após uma situação que tenha provocado hemorragia ou através da administração de várias doses deste fator de coagulação como forma de prevenção de episódios hemorrágicos. O tratamento profilático pode ser feito:

°Através da toma de 1, 2 ou 3 injeções de fator de coagulação, por semana por tempo indeterminado. Reservado as casos mais graves.

° Através da toma de 1 injeção de fator de coagulação por semana por um período variante de 3 a 12 meses. Indicado para todos os hemofílicos

Page 6: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

TRATAMENTO TIPO A

O tratamento da hemofilia tipo A pode ser feito com a toma periódica do fator de coagulação recombinante VIII, de acordo com as necessidades do indivíduo e em caso de cirurgia ou situação hemorrágica o indivíduo poderá receber um fator extra concentrado, e alguns indivíduos podem necessitar ainda da toma de desmopressina.

Page 7: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

TRATAMENTO TIPO B

O tratamento para hemofilia tipo B pode ser feito através da terapia de injeções periódicas de reposição do fator IX derivado do plasma humano ou recombinante.

Page 8: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

ENTREVISTA

1° - Como é causada a hemofilia ? Resposta: A doença é hereditária,

transmitida através dos cromossomos sexuais XX.

2° - Como foi descoberta? Resposta: Foi descoberta no século XI

pelo médico da cidade de Córdoba Albucasis. Em 1803, o médico inglês, Dr John C. Otto concliu que se tratava de uma doença hereditária da qual apenas os homens sofriam e que era transmitida pelas mulheres aos seus filhos

Page 9: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

ENTREVISTA 3° - Existe algum tipo de tratamento ou cura ? Resposta: A hemofilia não tem cura. O tratamento

é feito com a reposição intravenosa (pelas veias) do concentrado do fator deficiente. Geralmente o paciente faz exames regulares para acompanhar a evolução do tratamento e há a necessidade de um acompanhamento médico mais próximo para uso de qualquer medicamento.

4° - Quais são os sintomas? Resposta : Geralmente, os sangramentos são

internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que você não pode ver, como nos músculos. Podem também ser externo, na pele, provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar. Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

Page 10: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

ENTREVISTA

5° - Qual é o tipo mais grave de hemofilia ?

Reposta: A hemofilia é referida como uma "doença recessiva ligada ao cromossomo X", o que significa que o gene responsável pela produção do FVIII defeituoso está localizado no cromossomo "feminino" ou "X". As filhas de um homem hemofílico sempre serão portadoras de hemofilia (carregam o gene, mas não têm os sintomas da hemofilia). Os filhos de uma mulher portadora de um gene defeituoso terão um risco de 50% de sofrerem de hemofilia. As filhas da mesma mulher terão um risco de 50% de serem portadoras de hemofilia.

Page 11: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

ENQUETE

39%

26%

26%

8%

HEMOFILIAJá ouviu falar Conhece casosConhece tratamento Sabe o que é

Page 12: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

REMÉDIO FICTÍCIO

Hemofilla - Deve ser administrada por

via oral. Precauções da Hemofilla:

seu uso em excesso pode contrair doenças cardíacas.

Contra-Indicações: Pessoas hemofílicas com problemas cardíacos.

Page 13: Trabalho Andressa Bolinha CN2004

FONTE

www.bulas.med.br www.wikipedia.org http://www.novonordisk.com.

br/ Drauziovarella.com.br www.pfizer.cm.br