trab lucia(1)

6

Upload: fabiana-oliveira

Post on 14-Aug-2015

153 views

Category:

Business


0 download

TRANSCRIPT

História

Nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de estradas de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis. Logo depois, outras surgiram no Nordeste, Recôncavo Baiano e, principalmente, em São Paulo, para servir à economia cafeeira, então em fraco desenvolvimento (Estrela do Café). Eram, em geral, construídas ou financiadas por capitais ingleses que visavam somente à satisfação de seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.

Situação Atual no Brasil

O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, as ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas estando 52% localizadas na Região Sudeste. Na Malha Sul privatizada pela América latina Logística (ALL), binacional temos um excelente desempenho das ferrovias.Os produtos mais transportados por ela são: grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento

ABOTTC (Associação Brasileira das Operacionais de Trens Turísticos Culturais).

Uma entidade reconhecida por congregar e representar com excelência os interesses das operadoras de trens turístico-culturais em âmbito nacional e internacional. Fundada em 2000 e sediada em Campos do Jordão (SP). A entidade surge da necessidade que as operadoras de trens com fins turístico e cultural tinham de unificar o setor promovendo a troca de informações entre as operadoras e dando visibilidade para o setor frente ao restante do mercado turístico nacional e internacional.

Empresa

Roteiro

Trem dos Imigrantes – ABPFOs visitantes que contemplam este passeio de Trem, viajam na história daPrimeira Ferrovia do Estado de São Paulo (Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), resgatando a época do Café e da imigração. A Maria Fumaça opera pelo Desvio da Estação da Antiga Hospedaria dos Imigrantes, circulando entre as proximidades das Estações Mooca, e Brás. Durante o trajetória de aproximadamente vinte e cinco minutos, a Composição passa pelo pátio da ABPF-SP, onde estão guardados exemplares de Trens antigos de diversas épocas e ferrovias. A parada do Trem Cultural dos Imigrantes está anexa a antiga oficina de Roosevelt, da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada em 1909.

Trem dos Imigrantes – ABPF