tjpa juiz 2005 objetiva gabarito

35
TJ-PA Tribunal de Justiça do Estado do Pará Concurso Público para Juiz Substituto - 2005 Caderno de Prova Objetiva DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Considerando o conceito, a classificação e a aplicação da Constituição, assinale a assertiva correta. (A) A Constituição brasileira de 1988 é rígida, porque estabelece separação rígida de poderes. (B) Em nosso sistema jurídico, as leis complementares têm a função de dar plena aplicabilidade às leis ordinárias. (C) Nos Princípios Fundamentais da Constituição brasileira, são encontradas as tradicionais normas programáticas, que, por definição, são plena e imediatamente aplicáveis. (D) O controle judicial da constitucionalidade é típico das constituições rígidas, pressupondo hierarquia formal entre as normas do sistema jurídico. (E) A modificação do texto da Constituição por emendas constitui exercício do Poder Constituinte originário. 2.Quanto à democracia, soberania e cidadania, é correto afirmar que, no Brasil: (A) o poder do povo pode ser exercido pelo plebiscito ou por referendo autorizado pelo Chefe do Executivo da União. (B) a iniciativa popular, prevista na Constituição Federal, permite que os eleitores promovam moção de censura para remover autoridade administrativa. (C) os Deputados Federais e Senadores podem ser processados criminalmente, independente de licença prévia da Casa a que pertencem. (D) é necessário estar filiado a partido político e ser brasileiro nato para eleger-se Governador de Estado. (E) não pode ser Presidente da República um indivíduo que tenha nascido no Canadá. 3. Assinale a alternativa correta.

Upload: mariacute13

Post on 04-Jul-2015

347 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

TJ-PATribunal de Justiça do Estado do Pará

Concurso Público para Juiz Substituto - 2005

Caderno de Prova Objetiva

DIREITO CONSTITUCIONAL

1. Considerando o conceito, a classificação e a aplicação da Constituição, assinale a assertiva correta.

(A) A Constituição brasileira de 1988 é rígida, porque estabelece separação rígida de poderes.

(B) Em nosso sistema jurídico, as leis complementares têm a função de dar plena aplicabilidade às leis ordinárias.

(C) Nos Princípios Fundamentais da Constituição brasileira, são encontradas as tradicionais normas programáticas, que, por definição, são plena e imediatamente aplicáveis.

(D) O controle judicial da constitucionalidade é típico das constituições rígidas, pressupondo hierarquia formal entre as normas do sistema jurídico.

(E) A modificação do texto da Constituição por emendas constitui exercício do Poder Constituinte originário.

2.Quanto à democracia, soberania e cidadania, é correto afirmar que, no Brasil:

(A) o poder do povo pode ser exercido pelo plebiscito ou por referendo autorizado pelo Chefe do Executivo da União.

(B) a iniciativa popular, prevista na Constituição Federal, permite que os eleitores promovam moção de censura para remover autoridade administrativa.

(C) os Deputados Federais e Senadores podem ser processados criminalmente, independente de licença prévia da Casa a que pertencem.

(D) é necessário estar filiado a partido político e ser brasileiro nato para eleger-se Governador de Estado.

(E) não pode ser Presidente da República um indivíduo que tenha nascido no Canadá.

3. Assinale a alternativa correta.

(A) Na vigência da Constituição de 1988, toda lei que fixe limite de idade para ingresso em carreira de serviço público é inconstitucional.

(B) O Ministério Público tem o poder de, em procedimento de ordem administrativa, determinar a dissolução compulsória de associação que esteja sendo usada para a prática de atos nocivos ao interesse público.

(C) Pessoas jurídicas, inclusive de direito público, podem ser titulares de direitos fundamentais.

(D) A Constituição Federal não tolera nenhum tratamento legislativo diferenciado entre homem e mulher, a não ser os que prevê taxativamente no seu texto.

(E) Os direitos fundamentais, na ordem constitucional brasileira, não podem ter por sujeitos passivos pessoas físicas.

4. Assinale a alternativa correta.

(A) Nenhum brasileiro pode ser extraditado.

Page 2: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(B) Durante o período de prisão albergue, o condenado por sentença criminal transitada em julgado não sofre a suspensão dos seus direitos políticos.

(C) Atos de improbidade administrativa acarretam a perda dos direitos políticos.

(D) Somente brasileiros podem titularizar cargos públicos.

(E) O analfabeto não possui capacidade eleitoral passiva.

5. A respeito da Constituição Federal vigente, é correto afirmar que:

(A) não exige de Estados e Municípios a aplicação em saúde de pelo menos quinze por cento da receita própria resultante de impostos.

(B) não veda a participação de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde.

(C) exige de Estados e Municípios a aplicação em saúde de pelo menos quinze por cento da receita própria resultante de impostos.

(D) impõe limites ao endividamento do orçamento da saúde.

(E) é explícita e expressa em atribuir ao Ministério Público a função de zelar pelo respeito ao direito à saúde e pelas medidas necessárias à sua garantia.

6. É correto afirmar que o orçamento da seguridade social:

(A) somente estima receita da previdência social federal. (B) somente estima receita e prevê a despesa da previdência social federal. (C) estima a receita e prevê a despesa em saúde, educação e assistência social. (D) é elaborado de forma idêntica ao orçamento fiscal. (E) está compreendido na lei orçamentária federal, junto com o orçamento fiscal e o orçamento de investimento das empresas da União.

7. É correto afirmar que, no processo legislativo, a promulgação é de iniciativa:

(A) exclusiva do Presidente da República, nos projetos de lei que ele apresentar. (B) do Presidente da Câmara dos Deputados, no caso de sanção tácita de projeto de lei. (C) do Presidente do Senado Federal, somente no caso de rejeição do veto. (D) do Presidente do Senado, no caso de rejeição de veto e de sanção tácita de projeto de lei, diante da omissão do Presidente da República. (E) do Presidente da Câmara dos Deputados, no caso de rejeição de veto e de sanção tácita de projeto de lei, diante da omissão do Presidente da República.

8. Analise as proposições a seguir:

I. Comporta recurso ordinário o habeas data decidido em única ou última instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão.

II. Quando, em última ou única instância, for declarada a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, a parte interessada poderá recorrer extraordinariamente ao Excelso Supremo Tribunal Federal.

III. Quando, em mandado de segurança originário, o Tribunal Estadual extingue o processo sem apreciação do mérito, o recurso cabível é o Especial dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.

IV. A decisão proferida pelo Tribunal Estadual em sede de apelação interposta contra decisão monocrática que julgou mandado de segurança desafia recurso ordinário.

Assinale: (A) se somente as proposições I e II estiverem corretas. (B) se somente as proposições I e IV estiverem corretas.

Page 3: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(C) se somente as proposições II e III estiverem corretas. (D) se somente as proposições III e IV estiverem corretas. (E) se somente as proposições II, III e IV estiverem corretas.

9. É correto afirmar que a Constituição, segundo o STF, admite:

(A) a prisão preventiva do estrangeiro para aguardar o pedido de extradição, por ordem do Ministro da Justiça, desde que o Estado requerente assegure reciprocidade ao Brasil no ponto.

(B) a prisão do condenado por decisão sujeita a recurso extraordinário ou a recurso especial.

(C) a prisão preventiva de Deputado Federal, após a Emenda Constitucional nº 35, sem necessidade de licença prévia da Câmara.

(D) a imunidade de Governador à prisão cautelar no processo penal por crime comum, de acordo com o modelo de imunidade à prisão do Presidente da República.

(E) a prisão de Ministro de Estado, antes do trânsito em julgado da sentença.

10. É correto afirmar que não é característica dos direitos fundamentais a:

(A) historicidade. (B) inalienabilidade. (C) onerosidade. (D) imprescritibilidade. (E) prescritibilidade.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

11. Em matéria de caução, como procedimento cautelar específico, não há previsão expressa no Código de Processo Civil no sentido de que:

(A) possa ser prestada pelo interessado ou por terceiro.

(B) o autor nacional, que residir fora do Brasil ou dele se ausentar na pendência da demanda, prestará, nas ações que intentar, bem como na reconvenção, caução suficiente às custas e honorários de advogado da parte contrária, se não tiver no Brasil bens imóveis que lhe assegurem o pagamento.

(C) possa ser real ou fidejussória.

(D) quando a lei não determinar a espécie de caução, esta poderá ser prestada mediante depósito em dinheiro, papéis de crédito, títulos da União ou dos Estados, pedras e metais preciosos, hipoteca, penhor e fiança.

(E) julgando procedente o pedido, o juiz assinará prazo para que o obrigado reforce a caução. Não sendo cumprida a sentença, cessarão os efeitos da caução prestada, presumindo-se que o autor tenha desistido da ação ou o recorrente desistido do recurso.

12. Assinale a alternativa incorreta a respeito do tratamento dado pelo Código de Processo Civil para a reconvenção.

(A) A reconvenção será julgada na mesma sentença da ação. (B) O procedimento da reconvenção não será obstado pela desistência da ação ou a existência de qualquer causa que a extinga. (C) Pode o réu, em seu próprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. (D) O prazo para contestar a reconvenção é de 15 (quinze) dias. (E) Só se admite a reconvenção se houver conexão entre esta e o fundamento da defesa no processo principal.

13. Analise as proposições a seguir:

Page 4: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

I. Na liquidação por arbitramento e na por artigos, a ciência do réu se fará pela citação na pessoa de seu advogado, constituído nos autos. II. A ciência do autor reconvindo para contestar a reconvenção será dada pela intimação feita na pessoa do seu procurador. III. Uma vez julgada a liquidação da sentença, o credor, ao promover a execução, dará ciência ao devedor por meio de citação pessoal.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se todas as proposições estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

14. Assinale a alternativa correta.

(A) Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver julgado improcedente a ação rescisória.

(B) Cabe ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário, as causas em que forem partes, de um lado, Estado estrangeiro e, do outro, Município brasileiro.

(C) Inadmitido o recurso extraordinário, caberá agravo de instrumento, no prazo de 15 (quinze) dias, para o Supremo Tribunal Federal.

(D) Os recursos interpostos nas causas de procedimento sumário deverão ser julgados no Tribunal dentro de 60 (sessenta) dias.

(E) Admitidos, no Tribunal recorrido, os recursos extraordinário e especial, os autos serão remetidos ao Superior Tribunal de Justiça, com ambos os recursos.

15. Segundo o Código de Processo Civil, ao fazer a nomeação de bens à penhora, não incumbe ao devedor:

(A) no que se refere aos bens móveis, particularizar-lhes o estado e o lugar em que se encontram. (B) no que se refere aos semoventes, especificá-los, indicando o número de cabeças e o imóvel em que se acham. (C) no que se refere aos créditos, identificar o devedor e qualificá-lo, descrevendo a origem da dívida, o título que a representa e a data do vencimento. (D) no que se refere aos bens imóveis, tão-somente indicar-lhes as transcrições aquisitivas. (E) no que se refere a todos os bens nomeados na penhora, atribuir-lhes o valor.

16. É correto afirmar que o Código de Processo Civil trata como impedido de depor:

(A) o menor de dezesseis anos. (B) o cego e o surdo, quando a ciência do fato depender dos sentidos que lhes faltam. (C) o que, por seus costumes, não for digno de fé. (D) o que tiver interesse no litígio. (E) o que intervém em nome de uma parte, como o tutor na causa do menor, o representante legal da pessoa jurídica, o juiz, o advogado e outros, que assistam ou tenham assistido as partes.

17. Considerando o disposto na lei que disciplina a Ação Civil Pública, assinale a alternativa incorreta.

(A) Admite-se o litisconsórcio facultativo entre os Ministérios Públicos da União e dos Estados.

(B) É cabível a ação de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados por infração da ordem econômica e da economia popular.

Page 5: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(C) Arquivado pelo Órgão do Ministério Público, os autos do inquérito civil ou das peças de informação deverão ser remetidos, no prazo de 3 (três) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público.

(D) As ações com base na lei que disciplina a Ação Civil Pública deverão ser propostas no foro do local onde ocorreu o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

(E) Na hipótese de propositura da ação civil pública por associação, não pode o juiz dispensar, sob qualquer pretexto, o requisito da pré-constituição.

18. Analise as proposições a seguir a respeito do que prevê a lei especial em se tratando de mandado de segurança:

I. A decisão do mandado de segurança impede que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e respectivos efeitos patrimoniais. II. Em caso de urgência, é permitido impetrar o mandado de segurança por telegrama ao juiz competente, que poderá determinar seja feita pela mesma forma a notificação à autoridade coatora. III. A sentença que conceder o mandado fica sujeita ao duplo grau de jurisdição, podendo, entretanto, ser executada provisoriamente.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se apenas as proposições II e III estiverem corretas. (E) se todas as proposições estiverem corretas.

19. Com base no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.

(A) Recebido o agravo de instrumento no Tribunal, o relator deverá, de imediato, requisitar ao juiz da causa informações, que deverão ser prestadas no prazo de 15 dias.

(B) O agravante, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, requererá a juntada aos autos do processo de cópia da petição do agravo e do comprovante de sua interposição.

(C) A petição de agravo de instrumento será instruída, obrigatoriamente, com cópias da petição inicial da ação, da decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e da procuração outorgada dos advogados do agravado e do agravante.

(D) Antes de atribuir efeito suspensivo ao agravo ou deferir antecipação de tutela, o relator deverá mandar ouvir o Ministério Público no prazo de 10 dias.

(E) Recebido o agravo de instrumento no Tribunal e distribuído ao relator, este negará seguimento ao recurso em confronto com Súmula ou Jurisprudência dominante do respectivo Tribunal.

20. Analise as proposições a seguir:

Ao estimar o valor dos bens penhorados, não se procederá à avaliação se:

I. o credor aceitar a estimativa feita na nomeação de bens; II. se tratar de títulos ou de mercadorias que tenham cotação em bolsa, comprovada por certidão ou publicação oficial; III. os bens forem de pequeno valor.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se todas as proposições estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

Page 6: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

DIREITO ELEITORAL

21. O Juiz Eleitoral, investido do poder de polícia, constatada grave irregularidade em propaganda eleitoral, pode instaurar de ofício procedimento para imposição de multa?

(A) Sim. O Juiz Eleitoral, no exercício do seu poder de polícia e buscando o equilíbrio do pleito eleitoral, pode instaurar o procedimento para imposição de multa.

(B) Sim. O Juiz Eleitoral, no exercício do poder de polícia e em cumprimento às normas legais pertinentes, tem o dever de instaurar o procedimento para imposição de multa.

(C) Não. O Juiz Eleitoral não tem legitimidade para, de ofício, instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral em desacordo com a Lei.

(D) Não. Somente pode ser instaurado o procedimento a requerimento do representante do Ministério Público.

(E) Sim. O Juiz Eleitoral poderá instaurar o procedimento de ofício para imposição de multa.

22. João Tibúrcio, candidato à reeleição ao cargo de Prefeito, veiculou propaganda de obras sociais, constando seu nome, datas das realizações das obras e símbolo utilizado para identificação dos projetos sociais desenvolvidos na sua administração. Partido de oposição pediu abertura de investigação judicial, relatando os fatos e indicando as provas que pretendia apresentar. Em sua defesa, João Tibúrcio alegou que, uma vez que as obras foram realizadas, inexistia desvio na sua conduta porque tão-somente estava prestando contas de sua administração. No julgamento, o Juiz Eleitoral acolheu o pedido formulado na investigação. Pergunta-se: a decisão está correta?

(A) Sim. O juiz deveria acolher, porque caracterizado o abuso de autoridade, aplicando multa. (B) Sim. Em razão do abuso de autoridade praticado pelo candidato, o juiz deveria acolher a investigação e cancelar o registro do candidato. (C) Não. O juiz errou porque é direito do administrador e interesse dos cidadãos a prestação de contas dos atos praticados. (D) Não. O juiz não poderia acolher por ilegitimidade do Partido que requereu a investigação. (E) Não, porque os fatos efetivamente ocorreram, e o candidato tão-somente os relatou.

23. Para concorrer a cargo de Prefeito ou Vice-Prefeito, o Secretário de Estado necessita desincompatibilizar-se?

(A) O Secretário de Estado não necessitará desincompatibilizar-se. (B) O Secretário de Estado deverá observar o prazo de 6 (seis) meses para desincompatibilizar-se. (C) O Secretário de Estado não necessitará desincompatibilizar-se, considerando que somente estão obrigados à desincompatibilização os ocupantes de cargos no próprio Município. (D) O Secretário de Estado somente precisará desincompatibilizar--se para concorrer ao cargo de Prefeito. (E) O Secretário de Estado deverá observar o prazo de 4 (quatro) meses para desincompatibilizar-se.

24. O prazo de inelegibilidade de três anos por abuso do poder econômico ou político é contado:

(A) da data do trânsito em julgado da sentença que declarou a inelegibilidade. (B) do fato que deu causa ao processo de inelegibilidade. (C) a partir da data da eleição em que se verificou. (D) da data da sentença ou acórdão que julgou procedente a representação. (E) da data da escolha do candidato na convenção.

25. Qual é o período mínimo exigido de domicílio eleitoral para o candidato concorrer ao pleito?

(A) O período mínimo de domicílio eleitoral é de seis meses, com filiação deferida há pelo menos um ano. (B) O período mínimo de domicílio eleitoral é de três meses e 100 dias antes da data da eleição. (C) Inexiste período mínimo a ser observado quando o candidato concorre à reeleição.

Page 7: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(D) O período mínimo exigido é de um ano. (E) O período mínimo exigido é de seis meses.

26. O Deputado ou Senador que perdeu o mandato e cujo procedimento foi declarado incompatível com o decoro parlamentar torna-se inelegível:

(A) nos oito anos subseqüentes ao término da legislatura. (B) para o pleito seguinte que se realizar no período remanescente do mandato. (C) pelo período de 3 (três) anos. (D) para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para que foi eleito e nos quatro anos subseqüentes ao término da legislatura. (E) para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para que foi eleito e nos oito anos subseqüentes ao término da legislatura.

27. A argüição de inelegibilidade ou impugnação de registro de candidato feito por interferência do poder econômico, desvio ou abuso do poder de autoridade, deduzida de forma temerária ou de má-fé, constitui:

(A) infração administrativa punida com multa para não-candidatos e suspensão do registro, se candidato. (B) infração administrativa punida com multa. (C) ilícito civil, sujeito apenas à reparação por danos materiais e morais. (D) exercício do direito constitucional de ação. (E) crime eleitoral punível com seis meses a dois anos de detenção e multa.

28. Quanto à competência e à atribuição para apurar investigações judiciais, assinale a alternativa correta.

(A) A competência para conhecer e processar as transgressões pertinentes ao abuso do poder econômico ou político nas eleições municipais é do Juiz Eleitoral. Nas demais eleições, compete ao Corregedor Geral e Corregedores Regionais apurar, mediante investigações jurisdicionais, o abuso do poder econômico ou político.

(B) A competência para conhecer e processar as transgressões pertinentes ao abuso do poder econômico ou político nas eleições municipais é do Tribunal Regional Eleitoral e, nas demais eleições, do Tribunal Superior Eleitoral.

(C) A atribuição exclusiva para a investigação do poder econômico ou político pertence ao Ministério Público.

(D) A competência para conhecer e processar as transgressões pertinentes ao abuso do poder econômico ou político nas eleições municipais pertence ao Juiz da Fazenda Pública.

(E) Todas as alternativas acima estão incorretas.

29. O direito de resposta assegurado a candidato, partido ou coligação atingidos por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social, é cabível:

(A) no prazo de 48 horas a contar da divulgação da propaganda. (B) no prazo de 48 horas a contar do conhecimento da propaganda pelo candidato, partido ou coligação. (C) no prazo de cinco dias a contar da veiculação da matéria jornalística. (D) no prazo de trinta dias a contar do conhecimento da ofensa. (E) no prazo de 24 horas, quando se tratar de horário eleitoral gratuito; 48 horas, quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão; e 72 horas, quando se tratar de órgão de imprensa escrita.

30. Qual(is) a(s) sanção(ões) previstas para a hipótese de utilização de servidor público municipal em comitê eleitoral?

(A) Inexistirá sanção porque o servidor é livre para prestar os serviços ao comitê.

Page 8: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(B) A utilização, por Prefeito, de servidor público municipal não licenciado em comitê de campanha eleitoral, partido político ou coligação sujeita o responsável a multa e o candidato beneficiado a cassação do registro ou do diploma.

(C) A utilização, por Prefeito, de servidor público municipal não licenciado em comitê de campanha eleitoral, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, sujeita o responsável a multa e o candidato beneficiado a cassação do registro ou do diploma.

(D) A utilização, por Prefeito, de servidor público municipal não licenciado em comitê de campanha eleitoral, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, sujeita o responsável a multa.

(E) A utilização, por Prefeito, de servidor público municipal não licenciado em comitê de campanha eleitoral, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, sujeita o responsável e o candidato a multa, se o fato era do seu conhecimento.

DIREITO ADMINISTRATIVO

31. Assinale a alternativa correta.

(A) O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez por igual período. (B) O provimento dos cargos em comissão depende de concurso público de prova e títulos. (C) O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez pelo período de um ano. (D) O provimento dos cargos efetivos e dos comissionados depende de concurso público de provas e títulos, na forma da lei. (E) O prazo de validade do concurso público será sempre o que estiver estipulado no edital, prorrogável uma vez por igual período.

32. São requisitos constitucionais para a desapropriação, mediante justa e prévia indenização em dinheiro:

(A) carência social e utilidade pública. (B) necessidade pública e interesse político. (C) utilidade pública e necessidade pública. (D) necessidade administrativa e interesse público. (E) necessidade administrativa e interesse social.

33. Assinale a alternativa que apresente a correta conceituação de poder de polícia.

(A) Atividade coercitiva, auto-executável e vinculada do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

(B) Atividade discricionária e coercitiva do Estado, mediante autorização judicial, consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

(C) Atividade discricionária, coercitiva e auto-executável do Estado consistente em limitações e indenizações quanto ao exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

(D) Atividade discricionária, coercitiva e auto-executável do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

(E) Atividade vinculada, coercitiva e auto-executável do Estado consistente em impor restrições singulares ao exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

34. Em decorrência do princípio da supremacia do interesse público, é vedado afirmar que:

(A) não é permitido à Administração Pública constituir terceiros em obrigações mediante atos unilaterais, devendo haver, nesses casos, a propositura da ação própria.

Page 9: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(B) o princípio em cotejo traz consigo a exigibilidade do ato, traduzida na previsão legal de a Administração impor sanções ou providências indiretas que induzam o administrado a acatá-lo. (C) enseja à Administração a chamada auto-executoriedade do ato administrativo. (D) possibilita à Administração Pública revogar os próprios atos inconvenientes ou inoportunos. (E) o princípio em apreço não se encontra expresso na Constituição Federal, mas apenas a sua alusão.

35. Assinale a alternativa correta a respeito das pessoas jurídicas de direito público.

(A) São civilmente responsáveis por atos dos seus representantes que, nessa qualidade, causarem danos a terceiros, procedendo de modo contrário ao direito ou faltando a dever prescrito por lei.

(B) São civilmente responsáveis por atos dos seus representantes que, nessa qualidade, causarem danos a terceiros, faltando a dever prescrito por lei.

(C) Responderão exclusivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, procedendo de modo contrário ao direito, causarem a terceiros.

(D) Assim como as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos, responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, faltando a dever prescrito por lei, causarem a terceiros.

(E) Assim como as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços públicos, responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros.

36. A respeito dos contratos administrativos, é correto afirmar que:

(A) são em tudo equiparados aos contratos de direito privado. (B) não são utilizados no direito positivo brasileiro vigente. (C) são contratos de direito público, submetidos a regime jurídico de direito público, exorbitante e derrogatório do direito comum. (D) são usados apenas nos contratos de aquisição de bens imóveis. (E) são usados apenas nas locações entre os órgãos autônomos e os particulares.

37. De acordo com a Lei 8.666/93 (Licitação e Contratos), o registro ou inscrição do interessado em participar de processo licitatório, na entidade profissional competente, está relacionado à:

(A) habilitação jurídica. (B) qualificação técnica. (C) qualificação econômica. (D) qualificação financeira. (E) regularidade fiscal.

38. Ato lesivo ao erário público poderá ser impugnado por qualquer cidadão mediante:

(A) mandado de segurança. (B) ação popular. (C) mandado de injunção. (D) mandado de segurança coletivo. (E) ação civil pública.

39. O ato por meio do qual se preenche um cargo público, com a designação de seu titular, denomina-se:

(A) lotação. (B) preenchimento. (C) transferência. (D) provimento. (E) promoção.

40. Com relação aos princípios constitucionais da Administração Pública, é correto afirmar que:

(A) o princípio da legalidade comporta exceção, no caso de ato discricionário. (B) são aplicáveis aos três níveis de governo da Federação.

Page 10: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(C) o desvio de finalidade implica ofensa ao princípio da publicidade. (D) são aplicáveis apenas ao Poder Executivo da União. (E) o desvio de finalidade não implica ofensa ao princípio da publicidade.

DIREITO TRIBUTÁRIO

41 Considerando a insuficiência dos recursos previstos na lei orçamentária municipal para a realização de obras de pavimentação e que todos os recursos já estavam comprometidos com outras despesas, determinado prefeito municipal baixou decreto, publicado no dia 15 de maio de 1997, instituindo uma taxa de pavimentação, a ser cobrada a partir de agosto do mesmo ano. Os contribuintes visados, insatisfeitos com a criação de mais um tributo, poderão:

(A) impugnar a cobrança do tributo, com fundamento no princípio da legalidade e anterioridade. (B) impugnar a cobrança do tributo, com base no princípio da anterioridade. (C) impugnar a cobrança do tributo, com o argumento de que seu fato gerador não constitui serviço específico e divisível. (D) requerer, tão-somente, o parcelamento do valor do tributo. (E) requerer, tão-somente, a dispensa do pagamento de tributo.

42. Relativamente aos impostos de competência da União, de que tratam os artigos 153 e 154 da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

(A) Desde que observados os limites e as condições estabelecidos em lei, podem ter as alíquotas alteradas pelo Poder Executivo os impostos sobre importação, exportação, produtos industriais e propriedade territorial rural.

(B) No que concerne aos impostos sobre produtos industrializados, destes estão excluídos da denominada imunidade extravagante os produtos industrializados destinados ao exterior.

(C) O imposto sobre grandes fortunas e os impostos pertencentes à competência residual da União serão instituídos mediante lei complementar.

(D) O imposto sobre a propriedade territorial rural, dado o seu caráter extrafiscal, destinando-se a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas, poderá ser utilizado como instrumento para o confisco de propriedades manifestamente improdutivas, para fins de reforma agrária.

(E) Os impostos extraordinários, instituídos pela União na iminência ou no caso de guerra externa, poderão ensejar casos de bitributação.

43. Assinale a alternativa correta a respeito da interpretação e da integração da legislação tributária.

(A) Os princípios do direito privado podem ser utilizados para se determinarem os efeitos tributários dos institutos, conceitos e formas do direito civil ou do direito comercial.

(B) Ainda que para solucionar situação manifestamente injusta, não é possível utilizar-se a eqüidade para dispensar o pagamento de tributo devido.

(C) No caso de dispensa do cumprimento de obrigação tributária acessória, admite-se o emprego da analogia.

(D) Em matéria de infração à lei tributária, havendo dúvida sobre a pena cabível, entre as várias penas previstas em lei, aplica-se aquela que for menos favorável ao acusado.

(E) Lei ordinária poderá, eventualmente, redefinir o conceito do direito privado utilizado por norma constitucional para estabelecer competência tributária.

44. Assinale a alternativa correta no que se refere ao sujeito passivo da obrigação tributária.

Page 11: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(A) Em se tratando de obrigação acessória, o sujeito passivo pode ser tanto o contribuinte quanto uma pessoa que não tenha relação direta com o fato gerador da obrigação principal.

(B) Não poderá ser considerada como sujeito passivo a sociedade comercial irregular, ainda que configure unidade econômica ou profissional.

(C) A faculdade de escolha do domicílio tributário não pode sofrer restrições impostas pela autoridade administrativa.

(D) Os pais são sempre responsáveis pelos tributos devidos por seus filhos menores. (E) Sofrerá punição aquele que procurar o fisco, espontaneamente, e confessar o cometimento de infração.

45. O crédito tributário decorre de imposição legal e constitui parte fundamental da receita pública. Por conseguinte, o CTN outorga-lhe vantagens em relação a créditos de outra natureza. A respeito das garantias e privilégios do crédito tributário, é correto afirmar que:

(A) além das previstas no CTN, outras garantias para o crédito tributário não poderão ser estipuladas por meio de lei.

(B) não respondem pela quitação tributária os bens do sujeito passivo que, anteriormente à instituição do crédito tributário, tenham sido gravados pelas cláusulas de inalienabilidade ou impenhorabilidade.

(C) se mais de uma pessoa jurídica de direito público tiver crédito tributário a receber, ocorrerá concurso de preferência, na seguinte ordem: a) União; b) Estados e Distrito Federal, conjuntamente e mediante rateio; c) municípios, conjuntamente e mediante rateio. Será considerada fraudulenta, em qualquer circunstância, a venda de bem por devedor de tributo, desde que o crédito tributário se encontre em fase de execução.

(D) tendo em vista os privilégios de que goza, o crédito tributário tem preferência sobre qualquer outro crédito.

(E) será considerada fraudulenta, em qualquer circunstância, a venda de bem por devedor de tributo, desde que o crédito tributário se encontre em fase de execução.

46. Qual é a ação judicial que visa à restituição de tributos pagos indevidamente?

(A) Ação Declaratória de inexistência de relação jurídica tributária (B) Ação de Repetição de indébito tributário (C) Mandado de Segurança (D) Ação Civil Pública (E) Mandado de Injunção

47. Quanto ao sujeito passivo das obrigações tributárias, assinale a alternativa correta.

(A) Sua capacidade passiva independe de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem em limitação do exercício de atividades civis.

(B) São admitidas, em quaisquer situações, convenções particulares relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podendo elas serem opostas à Fazenda Pública, visando a modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes.

(C) A solidariedade obrigatória quanto às pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal não comporta benefício de ordem.

(D) A solidariedade obrigatória quanto às pessoas expressamente designadas em lei não comporta benefício de ordem.

Page 12: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(E) Sua capacidade passiva depende de achar-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem em limitação do exercício de atividades civis.

48. Quando a legislação atribuir ao sujeito passivo a obrigação de antecipar o pagamento do imposto, sem exame prévio da autoridade administrativa, temos a figura tributária que se denomina lançamento:

(A) de ofício. (B) direto. (C) por homologação. (D) por declaração. (E) antecipado.

49. A Lei Complementar de 04 de maio de 2000 estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Identifique, nas opções abaixo, a única afirmativa correta relativa à Lei de Responsabilidade Fiscal.

(A) A obediência às novas regras da Lei de Responsabilidade Fiscal permite ao país um ajuste fiscal permanente, uma vez que a disciplina fiscal introduzida pela Lei proporciona o fortalecimento da situação financeira dos entes da Federação.

(B) O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias é desvinculado da Lei de Responsabilidade Fiscal.

(C) Cada governante, exceto o governante do nível estadual, deverá demonstrar que a renúncia de receita foi considerada na Lei Orçamentária Anual.

(D) A Lei de Responsabilidade Fiscal limita a relação entre receita total e gastos públicos com pessoal.

(E) A abrangência do Governo, na Lei de Responsabilidade Fiscal, é definida pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunais de Contas da União e dos Municípios e as respectivas Administrações Diretas, Fundos, Autarquias e Fundações.

50. Assinale a alternativa correta.

(A) Compete aos Municípios instituir imposto sobre transmissão causa mortis.

(B) Compete à União Federal instituir Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e Serviços, dividindo a respectiva receita com os Estados e com o Distrito Federal.

(C) Os Estados e o Distrito Federal poderão instituir, mediante lei complementar, impostos não cumulativos e que não tenham fato gerador ou base de cálculo própria daqueles discriminados na Constituição.

(D) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir imposto sobre doação de bens imóveis.

(E) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir, mediante lei ordinária, imposto sobre transmissão de bens imóveis.

DIREITO CIVIL

51. O Código Civil, ao tratar do condomínio edilício, não estabelece que:

(A) a sua instituição só pode se dar por ato entre vivos. (B) o ato de instituição deverá ser registrado no cartório do Registro de Imóveis. (C) do ato de instituição deverá constar o fim a que as unidades se destinam. (D) a convenção do condomínio edilício poderá ser feita por escritura pública ou por instrumento particular. (E) para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio edilício deverá ser registrada no cartório de Registro de Imóveis.

Page 13: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

52. Assinale a alternativa correta quanto ao tratamento dado pelo Código Civil em matéria de casamento.

(A) Não subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competência exigida na lei, exercer publicamente as funções de juiz de casamento e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil.

(B) Mesmo resultando gravidez, o casamento é anulável por motivo de idade.

(C) A anulação do casamento dos menores de 16 anos poderá ser requerida pelo próprio cônjuge menor.

(D) O prazo para ser intentada a ação de anulação do casamento é de 1 (um) ano, a contar da data da celebração, se incompetente a autoridade celebrante.

(E) Extingue-se, em 2 (dois) anos, o direito de anular o casamento dos menores de 16 (dezesseis) anos, contado o prazo da data do casamento, para seus representantes legais ou ascendentes.

53. Segundo o Código Civil, é correto afirmar que:

(A) o tutor pode dispor dos bens do menor a título gratuito. (B) para fiscalização dos atos do tutor, pode o juiz nomear um protutor. (C) o tutor é obrigado a servir por espaço de 3 (três) anos. (D) a sentença que declara a interdição só produz efeitos após o trânsito em julgado. (E) a autoridade do curador limita-se ao curatelado, não se estendendo à pessoa e aos bens dos filhos do curatelado, ainda que incapazes.

54. Analise as proposições a seguir:

São obrigações legais do credor pignoratício:

I. a custódia da coisa, como depositário; II. a defesa da posse da coisa empenhada; III. a restituição, com os respectivos frutos e acessões, uma vez paga a dívida.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se todas as proposições estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

55 À luz do Código Civil, sobre a prescrição e a decadência, é correto afirmar que:

(A) suspensa a prescrição em favor de um dos credores solidários, só aproveitam os outros se a obrigação for indivisível. (B) prescreve em 3 (três) anos a pretensão do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele. (C) prescreve em 2 (dois) anos a pretensão de ressarcimento de enriquecimento sem causa. (D) a ação de evicção não impede o curso da prescrição. (E) não é nula a renúncia à decadência fixada em lei.

56. Assinale a alternativa correta quanto ao tratamento dado pelo Código Civil em matéria de doação.

(A) O doador não é obrigado a pagar juros moratórios, nem é sujeito às conseqüências da evicção ou do vício redibitório. (B) É inválida a doação feita ao nascituro, que não poderá ser aceita pelo seu representante legal. (C) Em qualquer hipótese, é inadmissível a doação verbal. (D) O doador pode estipular que os bens doados se revertam em favor de terceiro se o doador sobreviver ao donatário. (E) É renunciável antecipadamente o direito de revogar a doação por ingratidão do donatário.

Page 14: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

57. Com base no Código Civil, a respeito da assunção de dívida, analise as proposições a seguir:

I. É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo ainda que, ao tempo da assunção, fosse insolvente e o credor conhecesse essa situação.

II. Mesmo com o assentimento expresso do devedor primitivo, consideram-se extintas, a partir da assunção da dívida, as garantias especiais por ele originariamente dadas ao credor.

III. O novo devedor pode opor ao credor as exceções pessoais que competiam ao devedor primitivo.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se todas as proposições estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

58. Analise as proposições a seguir com base no Código Civil:

I. O direito de provar a causa da deserdação extingue-se no prazo de 3 (três) anos, a contar da data da abertura do testamento.

II. No legado alternativo, se o herdeiro ou legatário a quem couber a opção falecer antes de exercê-la, passará esse poder aos seus herdeiros.

III. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica, apenas, a impenhorabilidade, permitindo, no entanto, a comunicabilidade.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se todas as proposições estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

59. Segundo o Código Civil, é correto afirmar que:

(A) são aplicáveis à divisão do condomínio voluntário as regras de partilha de herança. (B) para o fim de eximir-se do pagamento das despesas e dívidas, não pode o condômino renunciar à parte ideal. (C) os condôminos podem acordar que fique indivisa a coisa comum por prazo não maior a 2 (dois) anos, suscetível de prorrogação ulterior. (D) se a indivisão for estabelecida pelo doador ou pelo testador, não poderá exceder de 3 (três) anos. (E) a representação comum no condomínio não se presume, ainda que um condômino administre a coisa comum sem a oposição dos outros.

60. Assinale a alternativa correta.

(A) No apreciar a coação, ter-se-ão em conta o sexo, a idade, a condição, a saúde, o temperamento do paciente e todas as demais circunstâncias que possam influir na gravidade dela.

(B) O simples temor reverencial é capaz de caracterizar uma das modalidades de coação.

(C) A insolvência notória não é motivo para tornar anuláveis os contratos onerosos do devedor insolvente.

(D) É nulo o negócio jurídico simulado, não subsistindo o que se dissimulou, ainda que válido na substância e na forma. (E) É de 5 (cinco) anos o prazo de decadência para pleitear-se a anulação do negócio jurídico.

Page 15: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

DIREITO DE EMPRESA

61. Analise as proposições a seguir a respeito da falência:

I. São exigíveis na falência todas as obrigações do devedor, inclusive as obrigações a título gratuito. II. Requerida a sua falência, não pode mais o devedor pleitear a recuperação judicial. III. No processo falimentar, o devedor, uma vez citado, terá quinze dias para apresentar contestação.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas a proposição III estiver correta. (D) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (E) se nenhuma proposição estiver correta.

62. Assinale a alternativa correta em relação ao que estabelece a legislação específica concernente às relações de consumo.

(A) Obsta a decadência a instauração de inquérito civil, até seu encerramento. (B) O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 60 (sessenta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis. (C) O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em 120 (cento e vinte) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis. (D) A contagem do prazo decadencial, na hipótese de vício aparente, inicia-se somente a partir do conhecimento do dano. (E) A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços, como regra geral, o exime de responsabilidade.

63. No que diz respeito ao título de crédito ao portador e o que traça como regra geral o Código Civil, analise as proposições a seguir:

I. O possuidor de título ao portador tem direito à prestação nele indicada, mediante a sua simples apresentação ao devedor. II. A prestação constante do título só não é devida se este entrou em circulação contra a vontade do emitente. III. O proprietário que perder o título poderá obter um novo em juízo, bem como impedir que sejam pagos a outrem capital e rendimentos.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se apenas as proposições I e III estiverem corretas. (E) se todas as proposições estiverem corretas.

64. Assinale a alternativa correta a respeito das instituições financeiras.

(A) A responsabilidade dos ex-administradores das instituições financeiras submetidas à liquidação será apurada, exclusivamente, no âmbito administrativo, vedando-se a utilização de ação judicial com essa finalidade.

(B) Decretada a intervenção em instituição financeira, caberá ao Banco Central do Brasil proceder a inquérito para apurar as causas que levaram a sociedade à situação ensejadora da intervenção, ficando vedado ao Banco Central do Brasil apurar a responsabilidade dos administradores da instituição financeira.

(C) A decretação da liquidação extrajudicial produzirá, de imediato, a interrupção da prescrição relativa às obrigações de responsabilidade da instituição financeira.

Page 16: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(D) No regime de liquidação extrajudicial, a responsabilidade solidária dos administradores de instituições financeiras pelas obrigações por elas assumidas durante sua gestão será ampla, não se circunscrevendo apenas ao montante dos prejuízos causados.

(E) Ainda quando decretada a falência da entidade, não ficará cessada a liquidação extrajudicial.

65. Assinale a alternativa correta a respeito da duplicata.

(A) O pagamento da duplicata não pode ser assegurado por aval. (B) Quando a mercadoria for vendida por conta do consignatário, este é obrigado, na ocasião de expedir a fatura e a duplicata, a comunicar a venda ao consignante. (C) No pagamento da duplicata, não poderão ser deduzidos créditos em favor do devedor resultantes de diferenças de preço. (D) A duplicata não admite prorrogação do prazo de vencimento. (E) A duplicata não admite protesto por falta de devolução.

66. Assinale a alternativa correta a respeito da recuperação judicial de empresa.

(A) Somente estão sujeitos à recuperação judicial de empresa os créditos vencidos na data do pedido. (B) Na recuperação judicial de empresa, não poderá o juiz exercer as atribuições do Comitê de Credores em qualquer hipótese ou sob qualquer pretexto. (C) Da decisão judicial sobre a impugnação de crédito habilitado na recuperação judicial de empresa caberá apelação. (D) A assembléia-geral de credores, prevista na lei de falência e recuperação de empresa, será presidida pelo administrador judicial. (E) A lei que disciplina a falência e a recuperação judicial de empresa se aplica à empresa pública e à sociedade de economia mista.

67. Com base no Código Civil, analise as proposições a seguir:

I. A dissolução da sociedade de prazo indeterminado se dará pela deliberação dos sócios, por maioria absoluta.

II. A retirada, exclusão ou morte do sócio não o exime, ou a seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores, até 2 (dois) anos após averbada a resolução da sociedade.

III. Pessoa jurídica também pode tomar parte na sociedade em nome coletivo.

Assinale: (A) se apenas a proposição I estiver correta. (B) se apenas a proposição II estiver correta. (C) se apenas as proposições I e II estiverem corretas. (D) se apenas as proposições I e III estiverem corretas. (E) se todas as proposições estiverem corretas.

68. Assinale a alternativa correta a respeito do cheque.

(A) O aceite aposto no cheque nominal obriga à pessoa nomeada o seu protesto.

(B) Quando o cheque é emitido entre lugares com calendários diferentes, considera-se como de emissão o dia correspondente do calendário do lugar da emissão.

(C) O endosso lançado em cheque deve ser puro e simples, reputando-se não escrita qualquer condição a que seja subordinado.

(D) Em matéria de cheque, o mandato contido no endosso se extingue pela superveniência da incapacidade do endossante.

(E) O portador só pode promover a execução do cheque contra o emitente.

Page 17: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

69. Assinale a alternativa correta segundo o Código Civil.

(A) Mesmo antes de arquivada e averbada no registro público de empresas mercantis, a sentença que decreta a separação judicial de empresário pode ser oposta a terceiros.

(B) Não é admitida, qualquer que for o regime de casamento, a contratação de sociedade entre os cônjuges.

(C) Para alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, o empresário casado, qualquer que seja o regime de bens, precisa da outorga conjugal.

(D) Na sociedade de conta em participação, o contrato social produz efeitos somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.

(E) A sociedade simples que instituir sucursal, filial ou agência na circunscrição de outro registro civil das pessoas jurídicas não precisa neste inscrevê-la, bastando a inscrição originária no registro de sua sede.

70. Assinale a alternativa correta segundo o Código Civil.

(A) A assembléia dos sócios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos 4 (quatro) meses seguintes ao término do exercício social.

(B) Quando houver incorporação da sociedade limitada por outra, terá o sócio que dissentiu o direito de retirar-se da sociedade nos 10 (dez) dias subseqüentes à reunião.

(C) Na sociedade limitada, a assembléia dos sócios instala-se com a presença, em primeira convocação, de titulares de no mínimo metade do capital social.

(D) Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios somente pode ser limitada.

(E) Diz-se coligada a sociedade de cujo capital outra sociedade participa com até 5% (cinco por cento) do capital, sem controlá-la.

DIREITO PENAL

71. Crimes que têm por sujeito passivo entidades sem personalidade jurídica são chamados de crimes:

(A) de perigo. (B) vagos. (C) de tendência. (D) inominados. (E) de referência.

72. Pedro Paulo municiou completamente o tambor de uma arma calibre .38 e desferiu, com vontade de matar, quatro tiros contra Aldo Tinoco, desistindo voluntariamente de prosseguir na execução do seu intento, razão por que não desferiu os dois últimos tiros. A vítima foi socorrida por Pedro Paulo e sofreu lesões corporais incapacitantes para o exercício das atividades habituais por 30 (trinta) dias. Pedro Paulo deverá ser processado por crime de:

(A) lesões leves. (B) lesões graves. (C) lesões gravíssimas. (D) tentativa de homicídio. (E) lesões graves, beneficiado pelo arrependimento posterior.

73. No tocante ao estado de necessidade, é correto afirmar que o Código Penal Brasileiro:

(A) menciona expressamente, como requisito, que o perigo deva ser atual ou iminente. (B) exige, de forma expressa, que a situação de perigo não tenha sido causada dolosamente pelo sujeito. (C) exige que a agressão seja injusta para que o agente possa agir amparado por tal excludente.

Page 18: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(D) adotou a teoria unitária. (E) admite o “estado de necessidade exculpante”.

74. A mulher que ingere substância abortiva, com o intuito de provocar um aborto, supondo, erroneamente, estar grávida, realiza o que a doutrina penal denomina de:

(A) delito putativo por obra do agente provocador. (B) delito putativo por erro de proibição. (C) erro de tipo. (D) delito putativo por erro de tipo. (E) erro de proibição.

75. No “Concurso de Pessoas”, é correto afirmar que:

(A) o crime de conduta paralela não é uma forma de crime plurissubjetivo. (B) ao examinar as teorias aplicáveis ao estudo da “participação”, nos deparamos com a teoria da acessoriedade extrema, em que se requer que o comportamento do autor seja um fato típico e antijurídico. (C) havendo autoria colateral, ocorrerá o que se denomina de autoria incerta. (D) a autoria incerta se equipara à autoria ignorada. (E) não é necessário um acordo de vontades, basta que uma vontade adira à outra.

76. Segundo o Código Penal, o curso da prescrição se interrompe:

(A) enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro. (B) durante o tempo em que o condenado está preso por outro motivo. (C) pela continuação do cumprimento da pena. (D) pela decisão confirmatória da sentença condenatória recorrível. (E) enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime.

77. No tocante ao crime de calúnia, praticado contra funcionário público, em razão de suas funções, podemos afirmar que:

(A) a ação penal é pública condicionada. (B) não admite retratação, pois o sujeito passivo é um funcionário público, havendo interesse da administração na apuração do fato. (C) a competência para processo e julgamento é do Juizado Especial Criminal. (D) não admite a exceção da verdade. (E) admite a exceção de verdade somente se a ofensa for relativa ao exercício de suas funções.

78. Quanto ao crime de furto, pode-se afirmar que:

(A) se o objeto subtraído for um navio, não haverá tal delito.

(B) admite a incidência do instituto denominado “suspensão condicional do processo”, em se tratando da modalidade de furto qualificado, se houver o “arrependimento posterior”, este previsto na parte geral do Código Penal.

(C) o emprego de chave falsa é uma causa de aumento das penas.

(D) o rompimento de obstáculo à subtração da coisa é uma agravante genérica.

(E) se o criminoso for primário ou de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la, ou aplicar somente a pena de multa.

79. Quanto aos crimes contra os costumes, é correto afirmar que:

(A) o crime de sedução, atualmente previsto no Código Penal, exige que a vítima seja virgem, menor de 18 anos e maior de 14 anos, e que o agente tenha com ela conjunção carnal, aproveitando-se de sua inexperiência ou justificável confiança.

Page 19: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(B) o Código Penal exige, como elementar do tipo, no crime de rapto, que a mulher seja “honesta”.

(C) ter conjunção carnal com mulher, mediante fraude, é conduta típica, independente de a vítima ser honesta ou não.

(D) a mulher que, mediante grave ameaça, constrange o homem à conjunção carnal pratica conduta típica de “atentado violento ao pudor”.

(E) a lesão corporal de natureza leve é forma qualificada nos crimes de estupro e atentado violento ao pudor.

80. O funcionário público que deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido de outrem, pratica crime de:

(A) prevaricação. (B) condescendência criminosa. (C) excesso de exação. (D) corrupção ativa. (E) corrupção passiva.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

81. No processo dos crimes da competência do Júri, é correto afirmar que:

(A) nenhum documento se juntará aos autos no prazo para apresentação das alegações finais. (B) quando o juiz se convencer de que o denunciado não foi o autor do crime, deverá proferir decisão denominada de “absolvição sumária”. (C) uma vez impronunciado o réu, não poderá ser novamente instaurado processo contra ele, mesmo havendo novas provas. (D) a intimação da decisão de pronúncia será sempre feita ao réu pessoalmente, mesmo sendo o crime afiançável. (E) em caso de absolvição sumária proferida pelo juiz togado, o recurso cabível é a apelação.

82. Assinale a hipótese em que o recurso é necessário, ou seja, ex officio.

(A) Da decisão que arquivar inquérito referente a crime falimentar. (B) Da decisão do juiz togado que vier a absolver sumariamente o processado por crime de homicídio doloso, reconhecendo a inimputabilidade e aplicando medida de segurança. (C) Do deciso que negar a reabilitação. (D) Da decisão de impronúncia. (E) De toda decisão que incidentalmente julgar a inconstitucionalidade de lei em divergência com julgado do Supremo Tribunal Federal.

83. Quanto ao protesto por novo júri, é correto afirmar que:

(A) se trata de um recurso não exclusivo da defesa. (B) será oponível se a pena imposta, mesmo em concurso material, for igual a 20 (vinte) anos de reclusão. (C) é cabível apenas duas vezes em cada condenação. (D) se o juiz não receber o protesto por novo júri, caberá carta testemunhável, no prazo de 48 horas ao deciso denegatório. (E) uma vez recebida a petição do protesto por novo júri, o magistrado deve fazer a remessa para a segunda instância a fim de que haja a decisão sobre o pedido.

84. No procedimento dos Juizados Especiais Criminais, assinale a alternativa falsa.

(A) A competência será determinada pelo lugar em que foi praticada a infração penal. (B) Em qualquer tipo de ação penal, a composição dos danos civis acarretará a extinção do processo.

Page 20: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(C) Poderá ser realizada a transação penal, com a aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas, mesmo na hipótese de ação penal pública incondicionada. (D) Caberá apelação da decisão que homologar a proposta de transação penal feita pelo Ministério Público. (E) Acolhendo a proposta de transação penal feita pelo Ministério Público, e aceita pelo autor da infração, o juiz aplicará a pena restritiva de direitos ou multa, que não importará em reincidência.

85. Em se tratando de execução das penas, assinale a afirmativa verdadeira.

(A) A permissão de saída do estabelecimento, mediante escolta, em caso de doença grave da companheira, não poderá ser concedida se o preso for provisório. (B) O condenado que cumpre pena em regime aberto poderá remir, pelo trabalho, parte do tempo de execução da pena. (C) O preso impossibilitado de prosseguir no trabalho, por acidente, continuará a beneficiar-se com a remição, mesmo sem estar trabalhando. (D) O juiz da execução penal poderá imediatamente revogar o livramento condicional em caso de prática pelo liberado de outra infração penal, bastando apenas ouvir o interessado, assegurando-lhe ampla defesa e o contraditório. (E) Em caso de revogação do livramento condicional motivada por infração penal anterior à vigência do livramento, não se computará na pena o tempo em que esteve solto o liberado, e tampouco se concederá, em relação à mesma pena, novo livramento.

86. Segundo as normas gerais do Código de Processo Penal, é correto afirmar que:

(A) não recebido o recurso em sentido estrito, caberá apelação. (B) não recebida a carta testemunhável, caberá recurso em sentido estrito. (C) não recebidos os embargos, caberá recurso em sentido estrito. (D) julgada deserta a apelação, caberá recurso em sentido estrito. (E) não recebida a revisão, caberá recurso em sentido estrito.

87. Segundo o Código de Processo Penal, assinale a alternativa falsa.

(A) A suspeição, a incompetência de juízo, a litispendência, a ilegitimidade de parte e a coisa julgada são exceções previstas na lei processual penal.

(B) As partes podem argüir a suspeição de peritos, intérpretes e serventuários ou funcionários da justiça, decidindo o juiz de plano e sem recurso, à vista da matéria alegada e prova imediata.

(C) Não se poderá opor suspeição da autoridade policial nos atos do inquérito, mas deverá ela declarar-se suspeita, quando ocorrer motivo legal.

(D) As exceções serão processadas em autos apartados e não suspenderão, em regra, o andamento da ação penal.

(E) Se for argüida a suspeição do órgão do Ministério Público, o juiz, depois de ouvi-lo, decidirá, cabendo recurso em sentido estrito.

88. Segundo o Código de Processo Penal, na instrução criminal de um acusado denunciado por crime de furto qualificado, é correto afirmar que:

(A) serão inquiridas no máximo oito testemunhas de acusação e até oito de defesa, não se compreendendo nesse número as que não prestaram compromisso e as referidas.

(B) as testemunhas de acusação devem sempre ser ouvidas no prazo de 20 (vinte) dias.

(C) o acusado possui o prazo de cinco dias após o interrogatório para oferecer alegações escritas e arrolar testemunhas.

Page 21: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(D) as partes não poderão oferecer documentos na fase do requerimento de diligências.

(E) ao receber a denúncia, o juiz não precisa notificar o Ministério Público para o interrogatório do acusado, uma vez que tal ato é privativo do magistrado.

89. São incidentes de execução previstos na Lei de Execuções Penais:

(A) o livramento condicional, a suspensão condicional da pena e a anistia. (B) a anistia, o indulto e o livramento condicional. (C) as conversões de penas, o excesso ou desvio de execução, a anistia e o indulto. (D) a anistia, o indulto, o livramento condicional e a medida de segurança. (E) o excesso ou desvio de execução, as conversões e o livramento condicional.

90. O prazo previsto no Código de Processo Penal, como regra geral, para interposição do recurso de apelação é de:

(A) 03 (três) dias. (B) 05 (cinco) dias. (C) 10 (dez) dias. (D) 15 (quinze) dias. (E) 20 (vinte) dias.

DIREITO AGRÁRIO E AMBIENTAL

91. Não será desapropriada para fins de reforma agrária:

(A) a propriedade produtiva. (B) a propriedade em que sejam realizadas pesquisas científicas. (C) a propriedade que compreenda trabalho cooperativo. (D) a propriedade que esteja quite com os tributos. (E) a propriedade ocupada por mais de cinqüenta pessoas.

92. Os títulos de domínio ou de concessão de uso de imóveis rurais distribuídos pela reforma agrária possuem alguma restrição?

(A) Sim. São inegociáveis pelo prazo de cinco anos. (B) Sim. Somente podem ser utilizados pelo próprio beneficiário ou sua família. (C) Sim. São inegociáveis pelo prazo de dez anos. (D) Não. Os beneficiários podem dispor deles livremente. (E) Sim. A única forma de disposição é a doação pelos beneficiários a pessoas que se encontrem na mesma condição dele, beneficiário, à época da aquisição.

93. Tem direito a adquirir a propriedade rural por usucapião aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua, como sua, área de terra, em zona rural, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, desde que observado o prazo de ocupação e metragem da área correspondentes a:

(A) dez anos e cinqüenta hectares. (B) cinco anos e cem hectares. (C) vinte anos e cinqüenta hectares. (D) cinco anos e, no máximo, cinqüenta hectares. (E) quinze anos e trinta hectares.

94. A competência para a desapropriação por interesse social e o pagamento da indenização correspondente:

(A) pertence à União, ao Estado e ao Município, mediante pagamento em dinheiro. (B) pertence ao Estado, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária. (C) pertence ao Município, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, indenizando-se em dinheiro as benfeitorias úteis e necessárias. (D) pertence ao Município e ao Estado, mediante prévia e justa indenização em dinheiro.

Page 22: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(E) pertence à União, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos a partir do segundo ano de sua emissão, indenizando-se em dinheiro as benfeitorias úteis e necessárias.

95. Tendo em vista o que dispõe o art. 8º da Lei 6.902/81, sobre áreas reservadas a proteção ambiental, assinale a alternativa correta. (A) É ilimitada a implantação de indústrias com potencial de vir a poluir ou afetar a atmosfera.

(B) É limitado o exercício de atividades capazes de provocar a aceleração de erosão da terra ou acentuado assoreamento das águas existentes.

(C) É limitado o exercício de atividades que ameacem a extinção de área que tenha por objetivo proteger determinado ecossistema.

(D) É ilimitado o exercício de atividades de indústria que ponham em risco o ecossistema e seus mananciais de água.

(E) É ilimitada a implantação de indústrias ou atividades que não ponham em risco de alteração as condições ecológicas locais.

96. O crime de poluição foi introduzido no direito positivo brasileiro pela Lei 6.938/81, que estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente. Dessa forma, é correto afirmar que se caracteriza em forma qualificada do tipo penal estabelecido pelo art. 15 do mencionado diploma legal:

(A) ter sido o crime cometido mediante o concurso de pessoas e emprego de armas. (B) ter sido o dano decorrente de atividades industrial ou de transporte. (C) ter sido o crime cometido por estrangeiro e decorrente de atividades nocivas ao ecossistema. (D) ter sido o dano causado por autoridade sem competência para a proteção ao meio ambiente. (E) ter sido o dano irreversível à fauna, à flora e ao meio ambiente.

97. As atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural serão exercidas observados os termos essenciais definidos na Lei 9.478/97. A respeito disso, assinale a alternativa correta.

(A) Somente por contrato de concessão, observada a realização de licitação, deve constar do instrumento a obrigação de comunicar à Agência Nacional de Petróleo a descoberta de qualquer jazida.

(B) Somente por contrato de concessão, dispensada a realização de licitação, não deve constar do instrumento nenhuma obrigação para o Concessionário de caráter específico.

(C) Somente por ato administrativo, observada a realização de licitação, fica o Concessionário obrigado por lei a adotar as melhores práticas da indústria internacional do petróleo e obedecer às normas de procedimentos técnicos específicos.

(D) Somente por ato administrativo, dispensada a realização de licitação, fica o Concessionário, por lei, obrigado a responder perante a Agência Nacional de Petróleo a qualquer questionamento relacionado à sua obrigação.

(E) Somente por contrato de concessão, observada a realização de licitação, não deve constar do instrumento a obrigação de comunicar à Agência Nacional de Petróleo a descoberta de qualquer jazida.

98. A alienação ou a concessão, a qualquer título, de terras públicas e devolutas, excetuadas aquelas para fins de reforma agrária, com área superior a 2.500 hectares, a pessoa física ou jurídica dependerá:

(A) de prévia aprovação do Presidente da República. (B) de prévia aprovação do Congresso Nacional. (C) de prévia aprovação do Senado Federal. (D) de prévia aprovação da Câmara dos Deputados.

Page 23: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

(E) de prévia aprovação da Assembléia Legislativa.

99. Independentemente das responsabilidades ocorridas, de aspecto civil ou penal, no que se refere a produtos contaminados, observado o que a Lei 7.802/89 e seu regulamento Decreto 98.816/90 prescrevem, constituem-se em sanções administrativas:

(A) condenação e inutilização do produto. (B) cancelamento da comercialização do produto. (C) interdição do produto. (D) interdição da inutilização do produto. (E) suspensão do estabelecimento.

100. É correto afirmar que, no Direito brasileiro, face ao que estabelece a Lei 4.771/65, as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade pública, são bens de:

(A) interesse internacional. (B) domínio internacional. (C) interesse comum. (D) interesse coletivo. (E) domínio eminente.

Page 24: TJPA Juiz 2005 Objetiva Gabarito

Tribunal de JustiçaEstado do Pará

Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Vagas no Cargo Juiz de Direito Substituto do Estado do Pará

Edital de Divulgação do Gabarito Oficial Definitivo, Resultado Final da Prova Objetiva e Convocação para Inscrição Definitiva

A desembargadora YVONNE SANTIAGO MARINHO,Presidente da Comissão, no uso de suas atribuições,

RESOLVE

1 publicar o Gabarito Oficial definitivo da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de Direito, realizada no dia 27 de novembro de 2005.

1

D2

C3

C4

E5

E6

E7

D8

A9

B10

C11

B12

C13

D14

E15

D16

E17

E18

D19

E20

D21

C22

B23

E24

C25

D26

E27

E28

A29

E30

C31

A32

C33

D34

A35

E36

C37

B38

B39

D40

B41

A42

E43

B44

A45

X46

B47

X48

C49

A50

D51

A52

C53

B54

D55

A56

A57

E58

B59

A60

A61

E62

A63

D64

C65

B66

D67

C68

C69

D70

A71

B72

A73

D74

D75

E76

C77

A78

B79

C80

E81

A82

B83

D84

B85

C86

D87

E88

A89

C90

B91

A92

C93

D94

E95

B96

E97

A98

B99

A100

C

Questões anuladas: 45 e 47