tÍtulo: embaladora de tabuleiro de damastÍtulo:...

10
Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIRO DE DAMAS TÍTULO: CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA: ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS ÁREA: SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA: INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNA INSTITUIÇÃO: AUTOR(ES): ROGÉRIO OLIVEIRA DA COSTA AUTOR(ES): ORIENTADOR(ES): EDNERT RAFAEL ROZIN TUCCI ORIENTADOR(ES):

Upload: lythuan

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904

TÍTULO: EMBALADORA DE TABULEIRO DE DAMASTÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDOCATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIASÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIASSUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE JAGUARIÚNAINSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ROGÉRIO OLIVEIRA DA COSTAAUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): EDNERT RAFAEL ROZIN TUCCIORIENTADOR(ES):

1

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Campus I: (19) 3837-8800 – Rua Amazonas, 504 – Jardim Dom Bosco

Campus II: (19) 3837-8500 – Rod. Adhemar de Barros – Km 127 – Pista Sul Jaguariúna – SP – 13.820-000

http://www.faj.br – e-mail: [email protected]

Relatório de Projeto Temático Engenharia de Controle e Automação

Desenvolvimento de Programação Ladder Controladores Programáveis

Seladora de Tabuleiro de Damas

Rogerio Oliveira da Costa RA10901983

Jaguariúna Maio 2013

2

Resumo

O modelo apresentado a seguir tem por objetivos apresentar o desenvolvimento de programação em linguagem Ladder em um CLP (Controlador Lógico Programável) para Projeto temático da equipe do 9º semestre de Engenharia de Automação e Controle da Faculdade de Jaguariúna no desenvolvimento de Projetos Temáticos na disciplina de engenharia integrada. O projeto trata-se de uma seladora de tabuleiro de dama, ao qual foi desenvolvido pela equipe speed V6 ao qual realizara uma das etapas de um processo de fabricação com integração com robô.

O propósito deste trabalho é apresentar o desenvolvimento do programa em Ladder para o funcionamento da Seladora de tabuleiro de Damas, a qual realize o funcionamento de forma integrada com o robô.

Introdução

Os controladores programáveis (CP) ou controladores lógico-programáveis (CLP ou PLC, em inglês) surgiram para substituir painéis de controle a relé, na década de 60. A grande vantagem dos controladores programáveis era a possibilidade de reprogramação. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo. Portanto, os CLPs permitiram transferir as modificações de hardware em modificações no software. Com o sucesso de uso de CLPs na indústria, a demanda por novas funções e maior capacidade aumentou consideravelmente. Os equipamentos cresceram em poder de processamento, número de entradas e saídas (I/O), e novas funções (RICHTER, 2001).

Entretanto, estes controladores ainda usavam lógica discreta e só eram utilizados na indústria, pois seus custos tornavam inviáveis outras aplicações (automação predial, por exemplo).O advento do microprocessador permitiu uma diminuição nos custos e tamanho dos CLPs, com aumento de poder de processamento e confiabilidade. Surgiram as redes locais para comunicação entre CLPs e entre CLPs e computadores. Atualmente existe uma forte tendência a utilização de pequenos controladores programáveis, controlando processos locais e comunicando-se com outros controladores e com sistemas supervisórios. Assim, é possível descentralizar o controle industrial, evitando que uma pane interrompa toda a planta. Muitas máquinas já possuem pequenos CLPs para controlá-las.

3

A tecnologia da Robótica se preocupa em desenvolvimentos de robôs ou dispositivos robóticos numa área multidisciplinar altamente em busca de soluções técnicas em executar ações em substituições as atividades ao homem. A história da produção dos robôs se deu inicialmente na indústria automobilística na década de 60, sendo constituídos de dispositivos manipuladores programáveis, multifuncionais, projetados para manipulação de materiais, efetuando movimentos controlados de forma a executar tarefas repetitivas ou atividades que exigiam esforços extremos ou exposição aos riscos humanos tais como transporte de cargas, soldagem e pintura em veículos (ASSIS; COELHO, 2013).

Atualmente os robôs são utilizados em vários diversos processos de fabricação industrial, com capacidade de executar atividades com eficiência e extrema precisão e com interação com o ser humano.

Em alguns setores das indústrias, a utilização e aplicação do uso de robôs esta sendo uma questão de sobrevivência no atual mundo globalizado. Onde a concorrência esta cada vez mais acirrada, diante do avanço da tecnologia, e seu baixo custo, a utilização se torna muito vantajosa sua utilização, contribuindo com o aumento da produtividade com menor custo e com a garantia de qualidade. Exemplo é o Japão, que conseguiu quadruplicar a produção de automóveis em dez anos, mantendo praticamente a mesma força de trabalho (ASSIS; COELHO, 2013).

Figura-1 Robô AB

Fonte: http://www02.abb.com/global/abbzh/abbzh251.nsf!OpenDatabase&db=/global/seitp/seitp202.nsf&v=179E6&e=pt&c=13126535B931A97CC12575F30052454E

Acessado em: 06. jun.2013

4

Descrição

A linguagem ladder, diagrama ladder ou diagrama de escada é uma linguagem grafica de programação com funções lógicas são representadas através de contatos e bobinas, de modo análogo a um esquema elétrico com os contatos dos transdutores e atuadores. A linguagem ladder está entre as cinco linguagens de programação de CLPs definidas pela IEC 1131-3 : FBD (Function block diagram), LD (Ladder diagram), ST (Structured text), IL (Instruction list) e SFC (Sequential function chart).

O nome (ladder, escada em inglês) provem do fato que a disposição dos contatos e bobinas é realizada, de maneira geral, na horizontal, que lembra o formato de uma escada.

O programa da máquina seladora de tabuleiro de dama foi desenvolvido em linguagem Ladder utilizando instruções lógicas de contatos, bobinas, memórias e temporizadores (RICHTER, 2001).

Para o desenvolvimento deste programa, será utilizado o CLP micrologix 1100B da Rockwell. É um equipamento de fácil operação, com recurso de edição on-line em um programa em execução, tela de LCD incorporada o que permite visualização das entradas e saídas digitais e funções do controlador utilizado em vários tipos de aplicações máquinas e equipamentos.

Figura-2 CLP 1100 - Fonte<http://ab.rockwellautomation.com/pt/Programmable-Controllers/MicroLogix-1100 Acessado em: 30. mai.2013

5

Figura 3- Controlador 1100 B Fonte<http://ab.rockwellautomation.com/pt/Programmable-Controllers/MicroLogix-1100 Acessado em: 30. mai.2013

Figura 4- Descrição Controlador 1100B Fonte<http://ab.rockwellautomation.com/pt/Programmable-Controllers/MicroLogix-1100 Acessado em: 30. mai.2013

Figura 5- Descrição Controlador 1100B Fonte<http://ab.rockwellautomation.com/pt/Programmable-Controllers/MicroLogix-1100 Acessado em: 30. mai.2013

6

Programa da Seladora:

7

8

Figura 6 Robô FAJ

Resultados

O programa acima foi desenvolvido, testado diretamente com o equipamento e durante os testes foram devidamente ajustado tempos de controle otimizando os sincronismos entre sistema mecânicos elétricos pneumáticos e integração com o robô.

Conclusão

Pode-se concluir que o programa desenvolvido apresentou excelente funcionalidade, garantindo a integração do software com os periféricos mecânicos, elétricos, pneumáticos do projeto e principalmente a integração com o robô ABB, onde podemos notar que é um equipamento de suma importância em um processo industrial, onde existam exposições humanas aos riscos.

9

BIBLIOGRAFIA Laboratório de Factory Talk View SE, disponível em

http://pt.scribd.com/doc/109229007/62044675-Apostila-Factory-Talk-View-1

data de acesso em:30 mai 2013.

http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/569

Richter Claudio, Controladores Programáveis, disponível em

http://www.colegiobatistavr.com.br/site_batista/downloads/curso_de_clp.pdf

data de acesso em: 30mai 2013.

SENAI SP, 2006, Apostila do Curso de Instrumentação Controlador Programáveis

Trabalho elaborado pela Escola SENAI “Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini”

Site de produtos Rockwell, disponível em

http://ab.rockwellautomation.com/allenbradley_pt/productdirectory.page

data de acesso em: 30mai 2013.