tipo carioca outubro 2012

16
Ano 14 nº 158 OUTUBRO 2012 Barra da Tijuca, Recreio e Vargens Distribuição mensal e gratuita VIVA A PRAINHA! VIVA A PRAINHA! P araíso dos surϐistas e conhecida nos quatro cantos do planeta, a Prainha receberá, mês que vem, o certiϐicado internacional de excelência do programa Bandeira Azul. Para se ter uma ideia da importância dessa conquista, apenas a Praia do Tombo, no Guarujá, e a Marina Costabella, em Angra, haviam alcançado tal proeza, entre as praias brasileiras. Para ter o direito a hastear a Bandeira Azul, a praia tem que ser urbana e atender a critérios como a balneabilidade e a existência de projetos de educação e gestão ambiental no local. Dá-lhe, Prainha! IX FÓRUM DO MEIO AMBIENTE C onϐira, nesta edição, como foi o IX Fórum do Meio Ambiente, no Parque Marapen- di, no Recreio. PELO MUNDO: AS IMPERDÍVEIS HISTÓRIAS DE PAULO SÉRGIO VALLE. JÁ OUVIU FALAR EM “CALDEIRADA DE FRUTOS DO MATO”? Pág. 04 Pág. 07 Pág. 04 Crédito: Mariana Revelles OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA! MULHERES DE 40 ANOS LEMBREM-SE DA IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA.

Upload: jornal-tipo-carioca

Post on 05-Dec-2014

952 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Tipo Carioca Outubro 2012

Ano 14 • nº 158 • OUTUBRO 2012 • Barra da Tijuca, Recreio e Vargens • Distribuição mensal e gratuita

VIVA A PRAINHA!VIVA A PRAINHA!

P araíso dos sur istas e conhecida nos quatro cantos do planeta, a Prainha receberá, mês que vem, o certi icado internacional de excelência do programa Bandeira Azul. Para se ter uma ideia da importância dessa conquista, apenas a Praia do Tombo, no Guarujá, e a Marina Costabella, em Angra, haviam alcançado tal proeza, entre as praias brasileiras. Para ter o direito a hastear a

Bandeira Azul, a praia tem que ser urbana e atender a critérios como a balneabilidade e a existência de projetos de educação e gestão ambiental no local. Dá-lhe, Prainha!

IX FÓRUM DO MEIO AMBIENTE

C on ira, nesta edição, como foi o IX Fórum do Meio Ambiente, no Parque Marapen-di, no Recreio.

PELO MUNDO:

AS IMPERDÍVEIS HISTÓRIAS DE PAULO SÉRGIO VALLE.

JÁ OUVIU FALAR EM

“CALDEIRADA DE FRUTOS DO MATO”?

Pág. 04

Pág. 07

Pág. 04

Crédito: Mariana Revelles

OUTUBRO ROSA CONTRA O CÂNCER DE MAMA!

MULHERES DE 40 ANOS LEMBREM-SE DA IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA.

Page 2: Tipo Carioca Outubro 2012

Outubro 2012 JORNAL TIPO CARIOCA02

Page 3: Tipo Carioca Outubro 2012

JORNAL TIPO CARIOCA Outubro 2012 03

Editorial

Este mês de outubro come-çou deslumbrante. Além da fase inal do julgamento, no STF, do chamado Mensalão,

agora voltado para o núcleo político, onde ponti icam os nomes de José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil da Presidência da República, e de José Genoíno, ex-presidente do PT, acusa-dos por corrupção ativa, tivemos as eleições para vereadores e prefeitos nos municípios de todo o Brasil.

Com uma votação histórica de 64,6% dos votos válidos, Eduardo Paes foi reeleito para um novo man-dato como prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

Sua missão, daqui para a frente, não será fácil. Muito trabalho o espe-ra. Além de ter de preparar a cidade para eventos importantes, como a

Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, precisará, tam-bém, resolver problemas ainda não totalmente solucionados nas áreas de saúde, educação e transportes, que a ligem os cidadãos cariocas.

Entretanto, o dinamismo de que é possuidor, provado pelas inúmeras ações que vem praticando, desde o tempo em que era subprefeito da Bar-ra da Tijuca e Jacarepaguá, perfazendo duas décadas de carreira política, o cre-denciam, sobejamente, para enfrentar os desa ios que terá pela frente.

O povo da cidade do Rio de Janei-ro, com a inédita votação, passou--lhe um voto de con iança e mantém a expectativa de dias melhores, que certamente virão.

No caso de nossa região, é pre-ciso ressaltar também o excelente

Os textos e artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do

jornal, sendo responsabilidade de seus autores.

www.tipocarioca.com.br

Administração:

R. Januário José Pinto de Oliveira, 277 Condomínio Maramar

Recreio dos BandeirantesRio de Janeiro - RJ

CEP: 22790-864CNPJ: 03.072.362/0001-86 Insc. Municipal: 02.577.631

Tel.: 2490-0328

Cel.: 9124-0185

[email protected]

página 10página 07

Ramade

Bairro página 04

Gourmetpágina 07

Socialpágina 14

Tourpágina 04

Paisagismopágina 13

Cinemapágina 14

OS BURACOS DA OPERAÇÃO ASFALTO LISO

Os buracos no asfalto da Avenida das Américas, especialmente na altura do hipermercado Guanabara, na Barra da Tijuca, ameaçam a segurança dos moto-ristas. A Operação Asfalto Liso está em fase de conclusão e, no entanto, muitos locais do bairro ainda não foram con-templados com as obras da prefeitura.Como moradora da Barra e condutora, vejo como o recapeamento das ruas é necessário. Vivencio este problema também na altura do shopping Barra Point, na Avenida das Américas, e já tive di iculdades em desviar de buracos por ali. Apesar dos visíveis estragos, o cronograma da Operação não contem-pla a recuperação dessa avenida. Do shopping Downtown até o BarraShop-ping, ela parece uma colcha de retalhos.Infelizmente, a situação calamitosa das vias não está só nesse bairro. Em Bota-fogo, o problema é generalizado. No Le-blon, as obras mal chegaram ao im e já se notam imperfeições nas ruas. Além disso, o programa não abrange o Túnel Rebouças, que tem buracos na galeria Lagoa-Cosme Velho, na faixa da esquer-da, de alta velocidade.

Enviado por e-mail por Cristina Lima.

BANCA DE JORNAL EM LOCAL ERRADO

Uma banca de jornal instalada antes do

ponto do ônibus, em frente ao Shopping Barra Square, na altura do número 3.555 da Avenida das Américas, na Barra, vem atrapalhando os usuários, pois impos-sibilita ver a chegada dos ônibus. Além disso, os motoristas aproveitam para não parar no ponto.

Enviado por e-mail por Paulo Pires.

FLUXO DE VEÍCULOS NA HENRIQUE DE

MOURA COSTADeve existir algum igurão morando na Rua Henrique de Moura Costa, no Jardim Oceânico. Ela tem sentido de mão única, visando, exatamente, anular o luxo de veículos. O natural deveria ser o sentido contrário, eis que muitos carros oriundos das ruas do Jardim Oceânico acessavam a rua em questão para atingir a Pedro Bo-lato/João Carlos Machado/Olegário Ma-ciel, sem necessidade de ir até a sempre atolada Armando Lombardi. Atenderam a interesses particulares em detrimento da coletividade. Enviado por e-mail por Aloysio Martins Guerra.

DESORDEM NA OLEGÁRIO MACIEL

A Avenida Olegário Maciel, no Jardim Oceânico, é um exemplo vivo da desor-dem urbana que impera na Barra da Tijuca. O estacionamento irregular e o movimento de carga e descarga, sem ne-nhum respeito ao trânsito complicado da

desempenho do nosso subprefeito, Thiago Mohamed, coadjuvante im-portante na máquina administrativa da prefeitura. Seu trabalho, feito com a inco e boa vontade, em muito se assemelha ao desempenho de Paes, quando começou sua carreira e exer-ceu igual cargo, a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

Trata-se de uma região que abran-ge uma imensa área e que demanda uma energia muito intensa para que haja uma boa administração, o que vem sendo feito a contento por nos-so jovem subprefeito, com uma atua-ção digna de elogios.

O Tipo Carioca deseja o máximo sucesso para a dupla no seu novo pe-ríodo municipal, em que o esforço de ambos terá de ser ainda maior.

Bola pra frente!

Dicas de um Tudopágina 06

Colunistas: Paulo Sergio Valle, Nelson Barboza,

Katia Lancelotti, Dr. Wellington

Euclydes de Souza, Rosane Castro

Neves, Cleci Meneghel, Adriana Mello,

Donato Velloso, Gilvan Nascimento,

Fábio Freitas, Dr. José Figueiredo

Penteado, Hilário Silva Neto, Paulinho

Barros e Dani Beer.

Diretora: Katia Lancelotti | Reg.26340

Reportagem: Gustavo Loio

Revisão: Nelson Barboza

Distribuição: Márcio Moraes

Veículo associado:

InternationalWriters Association

Premiado com o Troféu AIB de Imprensa

2007, 2009 e 2011

Cabelos página 05

Opiniãopágina 13

Tirinhas do Alepágina 13

via, demonstra que, deliberadamente, a Guarda Municipal não deseja se fazer presente.

Enviado por e-mail por Lúcia Souza.

O CANAL DAS TACHAS SOFRE COM O ASSOREAMENTO

O abandono é gritante no Recreio dos Bandeirantes. Na mesma região que abrigou a Rio+20 e receberá a maior parte dos jogos olímpicos, a natureza sofre com o descaso daqueles que sem-pre preferiram a propaganda à ação. A culpa é a falta de saneamento básico e a falta de educação de quem passa pelo local. Uma medida paliativa, adotada no passado e que ajudava a amenizar o problema, foi posta de lado: a dra-gagem do Canal das Tachas. Enquanto isso, o que parece é que o canal é feito de terra, e a água é mera intrusa. So-frendo com o assoreamento e a água podre do local estão populações de ani-mais nativos, como o jacaré. Será preci-so que haja a extinção das espécies e do próprio canal para que o problema seja levado a sério?

Enviado por e-mail por Sérvulo Gomes.

Rua Januário José Pinto de Oliveira, 277Maramar - Recreio dos BandeirantesCEP: 22790-864 - FAX: 2490-0328e-mail: [email protected]

Cartas para esta seção:Coluna Zen

página 06

Espaço abertopágina 06

CIEIpágina 15

Colaborações: Ramade Martins (Caricaturas), Reinaldo

Costa (Enigmas do Rei) e Alessandro

Rosalino (Tirinhas do Ale).

Distribuição Gratuita: Barra da Tijuca,

Recreio dos Bandeirantes, Vargem

Grande e Vargem Pequena.

Tiragem: 20.000 exemplares

Publicação: Mensal

Fotolito e Impressão: Lance!

Projeto Gráfico e Arte Publicitária:

Saúdepágina 12

Ecologia Humanapágina 07

Page 4: Tipo Carioca Outubro 2012

04 JORNAL TIPO CARIOCAOutubro 2012

Sistema de drenagem no Recanto das

Garças começa a ser recuperado

L ocalizado próximo à Aveni-da das Américas, no Recreio, o sistema de drenagem do

Recanto das Garças começou a ser recuperado pela Secretaria de Con-servação e Serviços Públicos. A obra inclui a reconstrução de 130 metros de galerias de águas pluviais e 200 metros de canaletas, além da instala-ção de cinco poços de visita.

Inauguração e reforma no

Bosque da Barra

Em setembro, foi inaugurado o Núcleo de Educação Am-biental do Bosque da Barra.

Concomitantemente, a prefeitura promoveu a revitalização da pis-ta de corrida do local. Equipes da Coordenadoria Geral de Conser-vação executaram os serviços na área de nove mil metros quadra-dos, com utilização de 900 metros cúbicos de saibro.

Caminhada ecológica do grupo Ciclo Local

O grupo de gestores ambientais Ciclo Local promoveu, dia 30 de setembro, uma caminha-

da ecológica na Praia do Recreio, onde foi montada uma tenda ecoló-gica com exposição de produtos ar-tesanais feitos com matérias-primas naturais e recicláveis, ressaltando a

importância da reciclagem. Também foi realizado um mutirão de limpeza nas areias e na vegetação da região, sendo retiradas 87 sacolas cheias de resíduos sólidos recicláveis. A próxi-ma ação do Ciclo Local será dia 14, às 10h, com saída da Praça Tim Maia, no Recreio.

Termina reforma da ciclovia no Canal de Marapendi

A reforma nos 7.200 metros de extensão da ciclovia do Ca-nal de Marapendi, na Barra,

foi concluída em setembro. Durante a obra, também foram substituídos 1.500 metros de iação subterrânea da iluminação nessa região. Agora, os frequentadores do local podem ir até o Shopping Downtown, graças à inauguração de um novo trecho, de aproximadamente 300 metros.

IX Fórum do Meio Ambiente debate os problemas da região

O Parque Marapendi, no Re-creio, foi palco do IX Fórum do Meio Ambiente, promovi-

do pela Acir (Associação Comercial e Industrial do Recreio). Tendo como mediador o ambientalista David Zee, os principais problemas ambientais foram lembrados pelo público, e as autoridades se comprometeram a tentar resolvê-los. Na abertura do evento, Alfredo Lopes, presi-dente da Acir, disse que as deci-sões ali tomadas seriam encami-nhadas ao prefeito Eduardo Paes. O subsecretário municipal de

Meio Ambiente, Altamirando Fer-nandes, falou sobre as decisões que a prefeitura do Rio vem to-mando em prol dessa causa desde o início de 2009.– Foi feito, talvez, o maior inves-timento em reflorestamento na história do Rio, em especial no Maciço da Pedra Branca. Existe também uma política institucional na prefeitura sobre a importância das ciclovias. Temos tentado in-centivar a população a fazer uso da bicicleta, como meio alternati-vo – disse o subsecretário.

Trânsito caótico é debatido no Barra Sustentável

D ois eventos voltados ao fu-turo sustentável da região aconteceram em setembro.

A conferência Barra Sustentável ocorreu dia 25, no Sheraton. Um dos pontos altos foi a participação de Oded Grajew, presidente emé-rito do Instituto Ethos, criador do movimento ‘Nossa São Paulo’ e do programa ‘Cidades Sustentáveis’.O presidente da Acibarra (Associa-ção Comercial e Industrial da Bar-ra), Ney Suassuna, citou o caótico trânsito como um dos frutos do cres-cimento do bairro. Segundo ele, a tendência é que esse problema seja combatido em 2016, com a inaugu-ração do metrô na região.

Suassuna declarou, ainda, ser favo-rável à implantação de um trans-porte aquaviário, para amenizar os problemas com o trânsito, a irman-do que isso só seria viável com a dra-gagem das lagoas.

Acidentes com o BRT são abordados em reunião do 31o CCS

A reunião de setembro do 31º CCS (Conselho Comunitário de Segurança) aconteceu em

Vargem Pequena. Foram abordados temas como a necessidade de im-plantação de uma cabine da PM no Parque das Rosas, as pichações na Avenida das Américas, ações para acabar com os acidentes envolvendo o BRT e a falta de estacionamento

para os advogados que vão ao Fórum da Barra. Alvir Junior, representante da prefeitura, disse que a proposta de instalar um sinal de trânsito na Avenida Salvador Allende, próximo à entrada do 31º BPM, está sendo es-tudada. As reivindicações dos mora-dores da região podem também ser encaminhadas pela internet (e-mail: [email protected]).

À s vezes alguém me per-gunta qual foi a melhor viagem de bicicleta que já iz. A primeira coisa

que me vem à cabeça é o Marrocos, com as montanhas Atlas, com seus desertos, com os camelos, com seu misterioso povo, com sua cultura árabe mesclada com tradições fran-cesas, espanholas e portuguesas.Depois, me lembro da que iz pelo Cariri e outras regiões inóspitas no sertão da Paraíba. Jamais esquecerei os espinhos do xic-xic, que furaram seis pneus da bicicleta da minha mulher (ainda bem que levávamos muitas câmaras). Nada, no entanto,

PELO MUNDOque ofuscasse o deslumbramento com a beleza daquelas terras. Mas, acho incomparável viajar pela Espanha, país que, ao lado do progresso, mantém suas tradi-ções medievais.Passar de bicicleta por Pamplona, no dia de San Firmino, é uma loucu-ra. A população enlouquecida corre à frente, atrás e ao lado dos touros pelas ruas da bela cidade.A melhor coisa que o ciclista pode fazer é guardar a bicicleta e se es-conder em algum lugar seguro, se é que existe.Outro barato é a região de Alicante, nas festas dos “Mouros contra Cris-

tãos”. Seus habitantes constroem bo-necos gigantescos, espalhados pela cidade, e depois ateiam fogo neles. Os bombeiros se espalham por todos os cantos, mas não conseguem evitar os incêndios.Enquanto isso, grupos rivais fazem verdadeiras batalhas lançando espa-das de fogo uns contra os outros. É claro que muita gente sai queimada e vai parar nos hospitais.É aquilo que na cultura (?) local se chama “ogueras”. O Caminho de Santiago tem também ingredientes medievais, já que é uma rota de penitência, e muita coisa foi mantida exatamente como era ao

tempo dos primeiros peregrinos. Mas também não posso esquecer a Itália, sobretudo Siena, na Toscana.Recordo-me que chegamos no dia em que festejavam o “Palio”. Trata--se de uma corrida de cavalos pe-las ruas daquela charmosa cidade. O curioso é que cada cavalo per-tence a uma agremiação, e seus torcedores enchem a cara, impe-dindo a passagem de carros e bici-cletas. Mas a alegria é contagiante.Contudo sabem qual é a maior das alegrias? Viajar de bike. Não tem nada igual.Em outubro, pedalaremos na Sicília.

Page 5: Tipo Carioca Outubro 2012

05Outubro 2012JORNAL TIPO CARIOCA

O fim de ano está che-gando e costuma ser marcado por muitos presentes recebidos

dos parentes e pelos enfeites coloridos das árvores, mas esse período precisa ter pessoas bonitas compartilhando muita bondade e encanto nas reuni-ões feitas geralmente na casa da avó. A família reunida mos-tra diversos tipos de beleza na face ou no vestido novo dessa pessoa tão amada. Ter essa for-mosura nas festas de fim de ano é essencial, porque pode até encontrar aqueles parentes que gostam de falar mal.As mulheres podem estar pro-curando um cabeleireiro de confiança para fazer um pentea-do lindo na sua cabeça, mas ele deve ser combinado com o pro-fissional bem antes da reunião familiar. Se o penteado for mais complicado, é melhor fazer horas ou até um dia antes, se for o caso. O que não dá certo é chegar ao salão de beleza faltando poucas horas ou até minutos para essa festa esperada por quase 365

dias do ano. Salões de beleza lo-tam rapidamente nas vésperas do Natal e do ano-novo. As mais prevenidas em relação à beleza já devem ter passado por cenas difíceis em salões lotados; por isso, elas aconselham as no-vatas a procurarem um vestido novo bem antes de chegar a data. Penteados devem ser feitos com hora marcada e afirmada pelo profissional, pois, quando chegar ao salão, poderá sentar na cadei-ra sem se importar com as outras clientes que já estavam esperan-do. Nunca pinte o cabelo na noite de Natal ou de eventos importan-tes; a pele pode manchar, o que é normal, e aí não há maquiagem que ajude. Seguindo essas sin-gelas dicas, o seu Natal vai ficar muito mais bonito por causa do seu penteado novo. Depois, é só ir passando para amigas e fami-liares como ficou tão linda com aquele visual. Boa sorte!

FIM DE ANO

Tel: 2487-37782487-3909

By Paulinho

Cortes

Colorações Exclusivas

Balayagens, Mechas

Lisos Naturais

Penteados, Maquiagem, Caracterização

Depilação

Tratamentos Estéticos

Embelezamento de Pés e Mãos

Rua Antonio Batista Bitencourt, 130 - Recreio

2487-3778 e 2487-3909

Page 6: Tipo Carioca Outubro 2012

06 JORNAL TIPO CARIOCAOutubro 2012

Mapa Astral • Tel.: 8834-7412

[email protected] | www.contatoscom.blig.ig.com.br

U ma instituição religiosa fundada em 1º de janei-ro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada, cujo nome

religioso é Meishu-Sama (Senhor da Luz), é classi icada como uma nova religião japonesa. Mokiti Okada a ir-ma que, por revelação, recebeu de Deus a missão de dar início à cons-trução do Paraíso Terrestre, o mun-do ideal formado pela trilogia verda-de, bem e belo, em que a civilização atual se transformaria. Um mundo em que a doença, a miséria e o con-lito dariam lugar à saúde, à prospe-

ridade e à paz. O elemento principal da Igreja Messiânica é a crença no Jo-hrei, que seria a transmissão da Luz Divina através da palma das mãos e que pode ser praticado por todos os messiânicos. Acredita-se que o Johrei traz puri icação espiritual, o que proporciona bem-estar, cura de doenças e uma saúde perfeita. A reli-gião tem hoje, no Brasil, cerca de 103 mil membros. Os messiânicos creem em Deus, cre-em que, desde o início da criação, Deus quis estabelecer o Céu na Ter-ra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano seu instrumento para servir ao bem-es-tar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coi-sas. Creem, portanto, que a história

humana do passado constitui está-gios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão. Com espírito cien-tí ico-religioso, Mokiti Okada deixou uma vasta obra literária, tratando sobre os mais variados assuntos da vida humana, sob a ótica espiritual, explicando a causa das doenças, da pobreza e dos con litos; a situação em que se encontra o mundo atual; bem como as mudanças que ocor-rerão, e o que o homem deve fazer para enfrentar essa fase, tornando--se um ser paradisíaco. Explicou a principal prática altruísta da Igreja que é o Johrei; qual é a missão do homem; a constituição do mundo espiritual e sua relação com o mun-do material; a verdadeira alimenta-ção – que é aquela na qual se con-some alimentos produzidos através de técnicas agrícolas que não utili-zam adubos químicos e agrotóxicos; tratou sobre educação, economia, política, arte, entre outros assuntos relacionados com a humanidade. Como legado artístico, deixou, além de suas obras pessoais (caligra ias, desenhos etc.) que incluíam jardins e projetos arquitetônicos, um mu-seu de arte com uma coleção que inclui três tesouros nacionais e 65 patrimônios culturais do Japão, que

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

atualmente estão expostos no MOA Museu, na cidade de Atami.O Johrei foi criado por Meishu-Sama com a junção de dois ideogramas da língua japonesa: JOH – “puri icar” e REI – “espírito”. Ou seja, puri icar o Espírito através de uma “luz”, “energia”. Foi assim denominado o método de canalizar com as mãos a energia espiritual que, pela sua ori-gem e bene ícios, é considerada Luz Divina. A felicidade ou a infelicida-de depende do nível espiritual de cada um. Quanto mais impurezas espirituais e ísicas o homem acu-mula, mais “pesado” ica o espírito, decaindo nas camadas do mundo espiritual, onde a luz é escassa. O Johrei puri ica as impurezas do homem e possibilita que ele se ele-ve espiritualmente para camadas onde a Luz é intensa. A Luz é a fonte da saúde, da sabedoria e da felicida-de. Assim explica Meishu-Sama: “A pregação das doutrinas religiosas age do exterior para a alma. Mas o ato puri icador do Johrei projeta a Luz Espiritual diretamente na alma, despertando-a instantaneamente. Os que ingressam, alcançam rapi-damente uma percepção super i-cial e, em seguida uma percepção mais profunda. Além de superarem suas próprias tragédias, tornam-se aptos, também, a eliminar as tragé-dias alheias.”

OS BENEFÍCIOS QUE A BANANA TRAZ À SAÚDE

J á comeu uma banana hoje? Nunca a coloque na geladeira! Isto é interessante. Depois de ler isto, você nunca vai olhar

para uma banana da mesma ma-neira novamente. Ela contém três açúcares naturais: sacarose, fruto-se e glicose, combinados com ibra, e dá uma instantânea e substancial elevação da energia. Pesquisas provam que apenas duas ba-nanas fornecem energia su iciente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que ela é a fruta número um dos maiores atletas do mundo. Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um gran-de número de doenças, tornando-se uma obrigação adicioná-la à nossa dieta diária.Depressão: de acordo com recente pesquisa realizada pela Mind, pesso-as que sofrem de depressão se senti-ram melhores após ter comido uma banana. Isto porque a fruta contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reco-nhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazer você se

sentir mais feliz. TPM: esqueça as pílulas, coma uma banana. A vitamina B6 regula os ní-veis de glicose no sangue, que po-dem afetar seu humor. Anemia: contendo muito ferro, ba-nanas estimulam a produção de he-moglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. Pressão arterial: este fruto tropical é muito rico em potássio, mas redu-zido em sódio, tornando-o perfeito para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Admi-nistration, nos Estados Unidos, per-mitiu que a indústria da banana o i-cialmente informasse ao público que a ingestão dessa fruta poderá redu-zir o risco de pressão alta e infarto.Cérebro: duzentos estudantes da escola Twickenham, na Inglaterra, tiveram ajuda nos exames este ano, comendo bananas no café da manhã, lanche e almoço, em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas. Constipação: com elevado teor de ibra, incluir bananas na dieta pode

ajudar a normalizar as funções intes-tinais, ajudando a superar o proble-ma sem recorrer a laxantes. Ressaca: uma das formas mais rápi-das de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçada com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema. Azia: elas têm efeito antiácido natu-ral no organismo; por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.Enjoo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter elevados os níveis de açúcar no san-gue e evita as náuseas. Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, expe-rimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelente para reduzir o inchaço e a irritação. Nervos: bananas são ricas em vita-minas do complexo B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.Excesso de peso e no trabalho: estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva inges-

tão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando cinco mil pa-cientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que, para evi-tar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, é neces-sária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, a cada duas horas, a im de manter níveis estáveis de açúcar no sangue. É aí que entra a nossa querida banana. Úlceras: pela sua textura macia e suavidade, a banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste, em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegen-do as paredes do estômago. Controle de temperatura: muitas culturas veem a banana como fruta ‘refrescante’, que pode reduzir tanto a temperatura ísica como emocio-nal de mulheres grávidas. Na Tailân-dia, por exemplo, as grávidas comem bananas, para os bebês nascerem com temperatura baixa.Seasonal Affective Disorder (SAD):

a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contém vitamina B6 e tripto-fano, que nos acalma e nos faz icar bem-humorados. Fumar e uso do tabaco: as bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas A, B6 e B12, assim como o potássio e o mag-nésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina. Estresse: o potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os bati-mentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de po-tássio, que podem ser reequilibra-dos com a ajuda da banana. Enfarto: de acordo com pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, comer bananas, como parte de uma dieta regular, pode re-duzir o risco de morte por enfarto em até 40%! Verrugas: os interessados em alter-nativas naturais a irmam que, para eliminar verruga, deve-se pegar um pedaço de casca de banana e prendê--lo com esparadrapo sobre ela, com o lado amarelo para fora.

VIAGRA FEMININOChinês descobre o novo viagra femi-nino. O produto é conhecido na Chi-na como ‘katon’. O jornalista pergun-ta para o chinês:– O que acontece quando dá katon para as mulheres?– Mulher ica alegre, calinhosa e bon-dosa, beija e ablaça. O dia inteilo e a noite inteila. Non dá sossego, chama você de meu amol, minha vida...– Nossa, esse produto é assim tão fantástico?– Sim, galantido. Não falha nunca. É o katon de clédito.

CONVERSA COM A MULHER

Um homem se aproxima do outro que está ao orelhão:– Amigo, estou com muita pressa, e você está aí, há mais de meia hora, sem dizer uma só palavra!E o outro:– Calma, estou falando com a minha mulher!

MARIDO BONZINHOVários homens estão no vestiário do clube quando um telefone celular co-meça a tocar. Um deles pega o apare-lho no banco e atende:– Alô, amor – diz a mulher do outro lado da linha – Estou fazendo umas comprinhas e vi o casaco de vison mais lindo do mundo. É uma pechin-cha, só 3 mil. Posso comprar?– Claro que pode – responde ele.– Ah – continua a mulher – na con-cessionária tem aquele Mercedes da cor que eu queria. Será que levo?– Boa ideia, querida.

– E você não vai acreditar – diz ela, a inal – Aquela casa de que eu gostei está à venda por meio milhão, e pen-sei em fazer uma oferta.– É, faça sim – concorda ele.– Então preciso correr, amor – des-pede-se a mulher.O homem desliga o aparelho e per-gunta:– De quem é este telefone aqui?

MÉDICO OCUPADOO doutor está ocupado. Um jovem médico, recém-formado, montou seu consultório modesto e, enquanto es-perava a clientela, icou imaginando uma maneira de promover-se. Quan-do, a inal, apareceu o primeiro clien-te, ele já estava preparado. Assumiu um ar ocupadíssimo, fez sinal para que o visitante aguardasse um mo-mento e ingiu que estava respon-dendo a um telefonema urgente. – Sinto muito, governador, mas é im-possível. Amanhã cedo tenho que en-sinar uma cirurgia cardíaca para uma nova equipe, à tarde dou aulas na fa-culdade e à noite estou embarcando para um congresso em Nova York... Finalmente, voltando-se para o visi-tante:– Em que posso servi-lo? – O senhor me dá licença que eu vim instalar o telefone.

Rua Januário José Pinto de Oliveira, 277Maramar - Recreio dos BandeirantesCEP: 22790-864 - FAX: 2490-0328e-mail: [email protected]

Cartas para esta seção:

Page 7: Tipo Carioca Outubro 2012

JORNAL TIPO CARIOCA Outubro 2012 07

UM BRINDE AO APRENDER!

Na manhã…No entardecer…No anoitecer da vida!Na complexidade da pós-modernidade…

Um brinde ao gesto,ao eterno erguer as mãospara aprender a aprender!Aprender a coragem de se darde escutarde falarde silenciarde comprometer coma educação do olhar e para o olhar.

Aprender com poesiaA arte do eterno Conhecer,Conviver, Fazer e SerEm tudo, entre tudo e contudo

Aprendendo…Na sensibilidade ao essencial,No encantamento…Que abre os olhospara viver e ser maisvida na vida!Olhando juntos na mesma direção…Para o eterno aprender!

Maria Eliane Azevedo da Silva

RIO, CIDADE MARAVILHOSA

Nossa cidade paixãoos pontos turísticosos passeios marítimoslindas praias, andar no calçadão

Passeios no Jardim Botânicono Alto e na Quinta da Boa Vistana Lapa revitalizadano bondinho do Pão de Açúcar,Observar a natureza o Cristo Redentor, braços abertosIncomparável beleza

Festejos e des iles de carnavalJogos Olímpicos e Copa do MundoGrandes eventos internacionaisCidade Maravilhosa, programas sociais

Qualidade de vida e diversãoInformações e boas leiturasa imprensa falada e escritaOs jornais de bairroAmenidades o ano inteiroEsta é a nossa cidadeparaíso aos nossos olhosSão Sebastião do Rio de Janeiro

Walkyrio Rotay

Rua Januário José Pinto de Oliveira, 277Maramar - Recreio dos BandeirantesCEP: 22790-864 - FAX: 2490-0328e-mail: [email protected]

Cartas para esta seção:

UM EXEMPLO DE DOENÇA

Aquela que está sofrendoCalada, sorrindo, nada dizendoIndas e vindas ao hospitalHoras presa aos aparelhosFamília rezando, ansiosaA paciente, ainda vaidosa

Escondendo seu sofrimentoSem lamentações, sem reclamarChora sua dor às escondidasSempre alegre, animadaMesmo quando internadaSuas visitas surpreendidas

Sua esperança e féNa recuperação totalVoltar à vida plenaQue tudo retorne ao normal

Devemos nos envergonhar e aplaudirO exemplo de conformismoMuitos se desesperam na situaçãoA genética pode in luenciarCada um tem a sua formação

Walkyrio Rotay

MédicoAlberto P. Gonzalez

www.doutoralberto.com

E ntrevista concedida ao Köl-ner Stadt-Anzeiger (jornal da cidade alemã Colônia), publicada no dia 26 de se-

tembro de 2012, com perguntas e respostas relativas ao alimento vivo. Na foto de receitas, uma “Cal-deirada de Frutos do Mato” feita com brócolis, couve- lor, alho-poró, acelga e agrião.

A entrevista foi concedida em idio-ma alemão e foi muito bem inter-pretada pela jornalista Lioba Lep-ping. Mantive todos os meus pontos de vista, enaltecendo o potencial dos alimentos vivos em preservar suas moléculas ativas disponíveis para nossa dieta diária, os riscos de uma alimentação baseada em ami-do, açúcar e gorduras hidrogenadas e as doenças originadas pelo padrão industrializado de alimentação. Destaquei que os alimentos vivos podem solucionar estas doenças em países ricos e pobres, e que no Brasil já 50% da população menos favorecida apresenta sobrepeso ou obesidade. Doenças como ateroscle-rose, diabetes tipo II, hipertensão, in lamatórias do sistema digestivo e reumáticas podem ser revertidas por uma alimentação que chegue a 80% de alimentos vivos.

Ao final, destaquei nossa atividade no Brasil e os novos rumos da saú-de, quando vistas de um ponto de

vista racional, onde a alimentação seja a mais prioritária das metas a serem atingidas.

Quando perguntado sobre o que comer em dias de inverno, men-cionei e demonstrei a panela de pedra brasileira como estratégia para aquecer alimentos vivos a uma temperatura máxima de 42 graus centígrados, mantendo as-sim todas as características enzi-máticas protetoras. Esta informa-ção acabou por gerar o título da matéria. Alguns alimentos como nozes e sementes também apre-sentam calorias intrínsecas, que aumentam o calor da dieta.

Considero essa entrevista marcante, com destaque em país tão desenvol-vido como a Alemanha e concedida por médico brasileiro com conheci-mento de causa. Pode ser que o lu-xo de informação esteja mudando e países antes denominados periféri-cos passem a oferecer valiosas cha-ves na de inição do cenário mundial de saúde. Por outro lado, é grande o interesse dos participantes ale-mães, nesta turnê de palestras, em visitar o Brasil e nossos cursos de isiologia médica aplicada à alimen-

tação (cursos Bases I e II).

Mais informações pelo blog www.doutoralberto.com

Av. Lúcio Costa, 16.580 - Tel.: 2490-1684 / 9987-6022

Em seguida, coloque os tomates e a couve picada, com um e meio litro de água, e cozinhe por mais 30 minutos.Bata no liquidi icador com o Fei-jão do Gilvan e volte à panela, em fogo médio.Acrescente meia xícara (chá) de água, mexendo até engrossar um pouco.Tempere com o sal, o Ajinomoto e a pimenta-do-reino. Mexa por mais um ou dois minutos e apague o fogo. Salpique a salsa.Sirva quente, com pão, azeite e molho de pimenta (se desejar).

Ingredientes: 250g de car-ne (músculo, acém ou outra do seu agrado), cortada em cubinhos; quatro colheres

(das de sopa) de azeite ou óleo de soja; uma cebola média, picada; dois tomates picados, sem pele e sem semente; quatro folhas de couve, picadas; uma xícara (das de chá) de Feijão do Gilvan pron-to; uma colher (das de chá, rasa) de Ajinomoto; pimenta-do-reino, a gosto; sal; salsa, picada a gosto.Modo de preparo: leve ao fogo a carne com o azeite ou o óleo de soja, deixe cozinhando até se-car, mexendo de vez em quando até fritar e icar bem moreninha, acrescente a cebola, mexa bem até murchar a cebola.

SOPA DE FEIJÃO COM SOPA DE FEIJÃO COM CARNE E COUVECARNE E COUVE

DO GILVANDO GILVAN

Bom apetite!!!

Conheça mais receitas no Blog do Gilvan:

http://gilvannascimento.blogspot.com

E id ldi 250 d

Page 8: Tipo Carioca Outubro 2012

Outubro 2012 JORNAL TIPO CARIOCA08

Page 9: Tipo Carioca Outubro 2012

09Outubro 2012JORNAL TIPO CARIOCA

Page 10: Tipo Carioca Outubro 2012

10 JORNAL TIPO CARIOCAOutubro 2012

Xuxa e Murilo Rosa estavam entre as celebridades que prestigiaram o show de Vic-tor e Léo, no Citibank Hall,

em setembro. O ator, aliás, subiu ao palco e cantou, com a dupla, a canção Deus e eu no sertão, em homenagem à esposa, Fernanda, grávida de sete meses. Foto 01: Victor, no palco do Citibank Hall; Foto 02: Léo, duran-te o show; Foto 03: a agora morena Xuxa; Foto 04: Murilo Rosa se diver-tindo na plateia; Crédito: Graça Paes.

O advogado Ricardo de Oliveira Mene-zes foi homenageado com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernes-to. A cerimônia aconteceu no Clube Náutico do Condomínio Mandala, na Barra da Tijuca, e a iniciativa foi do vereador Roberto Monteiro (PC do B), em reconhecimento à dedicação de Ricardo ao relevante trabalho que

desenvolve em prol dos advogados e da cidadania. Ao inal da homena-gem, foi servido um churrasco para todos, num clima de confraternização. Foto 05: o homenageado Ricardo Menezes e o vereador Roberto Mon-teiro; Foto 06: Álvaro Quintão, pre-sidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro; Cláudio Pereira, con-selheiro federal; o vereador Roberto Monteiro; Wadih Damous, presidente da OAB/RJ; o homenageado, dr. Ricar-do Menezes; e dra. Marlene Padilha.

O Colégio Notre Dame foi palco da 3ª Copa Febarra Recreio Open de Judô Infantil. Entre os colégios que parti-ciparam, estavam o Notre Dame de Ipanema, QI, Escola de Judô Matesco, Cond. Rio 2, Centro Esportivo Rami-ro (CER) e Academia Aqua itness. Foto 07: Raphael Lima, Telma, Adal-berto Nunes, Sergio Andrade, Carlo Caiado e Pablo Moraes.

Mais uma vez, foi um sucesso o Casa-mento Comunitário, promovido pela Amor (Associação de Moradores do Recreio). Este ano, também partici-param o Grupamento Baden-Powell, Escoteiros do Recreio, Lobinhos. E o time de parceiros do evento reuniu Lions Recreio, Amor Perfeito, Coral Vozes do Recreio, Clube Geban, Igreja IPI do Recreio e comerciantes da re-gião. Foto 08: um dos casais, no mo-mento do matrimônio.

Foi o maior barato a primeira edição do Rio Harley Days, que aconteceu na Marina da Glória. Shows, exposi-ções, espaço gastronômico, área in-fantil e lojas estavam entre as atra-ções do evento, que já era sucesso na Espanha, Croácia, França e Alemanha. Foto 09: os organizadores do evento.

Vai até o dia 16 de dezembro a exposi-ção China Revelada – História Através da Arte, no Espaço Cultural Península, que conta com um acervo da Carva-lho Hosken com mais de 600 peças. O endereço é: Av. dos Flamboyants 500, na Barra. A entrada é franca. Foto 10: Carlos Fernando de Car-valho inaugurando a exposição; Foto 11: o presidente da Carvalho Hosken entre a esposa, Heliana, e o ator Castrinho.

A The Place fez uma bonita homena-gem na Casa de Repouso Recreio da Terceira Idade. Um grupo de alunas e um professor de dança da academia, aproveitando o aniversário de uma das idosas, izeram uma apresenta-ção e levaram alegria a todos os pre-sentes. Bela iniciativa! Foto 12: o grupo, reunido com a aniversariante; Foto 13: a socialite Marta Villar marcando presença no evento.

Uma boa pedida no Dia das Crian-ças é ir ao Citibank Hall, assistir ao espetáculo Circo de brincar, do pa-lhaço Topetão. Durante o show, será gravado um DVD, que terá a parti-cipação da cantora Tânia Mara e de sua ilha Maysa, de apenas um ano. Foto 14: Topetão em ação.

Muita saúde, paz, felicidade, sucesso e amor aos aniversariantes do mês: Toni Lourenço, Ricardo Garcia, Valen-tina Garcia, Axel Magalhães, Sandra Versari, Ruth Elizabeth Lucciano, Vic-

com Katia Lancelotti

01

02

03

14

15

16

20

19

18

17

Page 11: Tipo Carioca Outubro 2012

JORNAL TIPO CARIOCA Outubro 2012 11

11

12

13

04

06

07

08

09

10

toria Lage, Paulo Tattoo, Marcelo Fon-tes, Lili, Gustavo Tanure, Élida Versari, Mônica Farah, Hans Erik, Sérgio An-drade, Bethânia Drummond, Danie-la Jones, Alvir Rosa Jr., Marco Gracie Imperial, Fábio Velloso, Leda Castro-neves, Solana Vasconcelos, Willian Travassos, Marco Velloso, Marquinho Silva, Flávio Nogueira, Leide Lena Al-meida. Foto 15: os casais Adriana e Marcelo Mello e Cristina Macedo e Toni Lourenço; Foto 16: Toni, na hora dos parabéns; Foto 17: Valen-tina e Ricardo Garcia comemorando juntos; Foto 18: Moisés Faria, sócio do Costelão Gaúcho, em comemora-ção; Foto 19: as aniversariantes Ilda, Tânia, Silcles, Carmen Marly e Lourdes Maciel festejando.

Parabéns, também, ao Ciei, pelo 15º aniversário. É motivo de orgulho para o Tipo Carioca ter acompanhado es-ses últimos anos do crescimento da escola. Foto 20: o professor Carlito e a diretora Claudia Stadelman, sócios da escola.

O humorista Fábio Porchat, que está em cartaz com o espetáculo Fora do normal, no Teatro dos Grandes Ato-res, fez uma apresentação gratuita no Stand Expo Barra, no dia 22 de setem-bro. O show do comediante fez parte do pré-lançamento do Edi ício Rubi Majestic, no Cidade Jardim, na Barra.

Anote na agenda os próximos dias do Bazar Quicaillerie, na Associação de Moradores de Vargem Grande. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro, 10 e 11 de novembro e 8 e 9 de dezembro. Entre as atrações estão bijuterias, roupas femininas, masculi-nas e infantis, decoração, acessórios, comidas, artesanato, bolsas e cintos. Parte da renda será doada à associa-ção, que ica na Estrada Pacuí 80.

Por falar na AMAVAG, o 31º CCS (Conselho Comunitário de Segu-rança) informa: no próximo dia 15 acontece mais uma reunião mensal. O encontro dessa vez será nas de-pendências da Associação de Mora-dores de Vargem Grande.

E a festa do Dia das Crianças promo-vida pela AMAVAG acontece no dia 13 de outubro. Crianças carentes da região vão participar, certamente, de uma festa inesquecível.

A 19ª edição do Brech’Aholic, o Bazar dos Brechós, continua nos dias 27 e 28 de outubro, com atrações como objetos de decoração e acessórios, pequenos móveis, discos de vinil e livros de arte. Mais informações no site: www.achadosimperdiveisbazar.blogspot.com

A reinauguração do marco rotário do Rotary Clube Recreio dos Bandeiran-tes, localizado na Avenida Benvindo de Novaes, esquina com a Avenida das Américas, rolou sob o som da Banda de Música da Guarda Municipal do Rio. Sob regência de Ricardo Agassis, a banda executou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da cidade do Rio de Janeiro “Cidade Maravilhosa”, entre outros sucessos da MPB.

No dia Mundial da Árvore, 21 de se-tembro, a Cedae promoveu diversas ações para mostrar a importância

do plantio de árvores e o replantio de matas ciliares. Em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio, foram plantadas 280 mudas de árvores típicas da mata atlântica, em todas as comarcas do estado, para comemorar a data.

A casa de shows Quebra Mar, na Ave-nida do Pepê 32, tem agora um happy hour. Na estreia, no último dia 6, a ani-mação icou por conta do grupo Vou Pro Sereno, que levantou o público

Vale e muito a pena frequentar as salas de cinema 3D do Shopping Re-creio. Incrível a sensação de assistir a um ilme numa das salas do Cinesys-tem. Parece que a gente participa das cenas. Fica a dica!

05

Page 12: Tipo Carioca Outubro 2012

Outubro 2012 JORNAL TIPO CARIOCA12

É o exame visual do intestino grosso e da porção termi-nal do intestino delgado, o íleo. É feito pela introdução,

pelo ânus e/ou pela colostomia, sob sedação, de um tubo longo, ino e lexível, o COLONOSCÓPIO, utilizan-

do os ibroscópios ou os vídeocolo-noscópios. Este último é dotado de um so isticado sistema capaz de gerar imagens coloridas, em tempo real, ligado a um monitor de vídeo e acoplado a um sistema informati-zado de registro fotográ ico. Esses aparelhos são capazes de visualizar, fotografar, retirar fragmentos de te-cidos, colher esfregaços, colorir etc. Alguns tratamentos também podem ser feitos durante a colonoscopia (fase terapêutica do método), como polipectomias, remoção de corpo estranho, coagulação, descompres-são colônica, tratamento paliativo das neoplasias, ressecção paliativa de neoplasias, dilatação de esteno-ses, tatuagem das lesões.PREPARO – A grande di iculdade da colonoscopia é a absoluta neces-sidade de que tenhamos um cólon limpo e vazio. Disso vai depender o sucesso do exame e da boa visualiza-ção, dando segurança e facilidade na realização. O preparo estará perfeito quando a evacuação estiver líquida e de cor clara. Logo, o preparo deverá ser feito rigorosamente atendendo a todos os itens da dieta e da ingestão dos laxantes. Por isso, preferimos que o paciente ou algum responsá-vel vá à clinica para ser orientado sobre o preparo e os cuidados que

COLONOSCOPIAdevem ser tomados quanto ao uso de medicações básicas como AAS, ferro, anticoagulantes e antiagregantes pla-quetários. Para tornar o procedimen-to o mais seguro possível e menos incomodativo, todos os exames são feitos com sedação anestésica. EXAME – O médico examinando se identi icará com o paciente, perguntará sobre suas queixas, sua situação clínica para iniciar o exame, suas reações alér-gicas ou reações paradoxais a sedação ou anestesia já realizadas anteriormen-te. Serão retirados os óculos, lentes, ob-jetos metálicos e colocado um avental. A sedação será aplicada por via endove-nosa, dosada individualmente, e todo o exame será monitorado com oximetria de pulso. O exame demora de 15 a 90 minutos. Caso seja encontrado um póli-po ou uma lesão plana, eles serão resse-cados durante o procedimento. RECUPERAÇÃO – O doente deve vir acompanhado, permanecendo na sala de recuperação o tempo necessário para a volta de todos os parâmetros clínicos. Neste dia, não é aconselhável dirigir, tomar decisões importantes e ingerir bebidas alcoólicas. Caso tenha feito polipectomia, não usar AAS ou similar por 14 dias. EM RESUMO – O exame colonoscópico é de suma importância para esclarecer as patologias intestinais baixas, como a prisão de ventre, a diarreia, o sangra-mento, e especialmente útil na preven-ção do câncer de cólon, que é o mais frequente dos tumores digestivos, com a grande facilidade da biópsia, reti-rando os pólipos, o que nenhum outro exame de imagem tem.

Page 13: Tipo Carioca Outubro 2012

JORNAL TIPO CARIOCA Outubro 2012 13

[email protected]

[email protected]

Telefones:

(021) 2459-0117 / 3406-1804

Celulares:

(021) 9395-2000 / 7614-7188

Vicente Rodriguesfotógrafo

var.imagens

Você viu?Anuncie aqui!

2490-0328 | 9124-0185

As árvores e palmeiras são realmente importantes no paisagismo urbano e tra-zem grande satisfação e

beleza, sem contar com a imponên-cia e maior frescor proporcionados aos ambientes. Porém essas espécies têm sido usadas de forma indevida no paisagismo urbano carioca e não é raro observar transtornos causados por esses vegetais, principalmente no verão, quando icamos sujeitos às chuvas fortes, sempre acompanhadas de rajadas de vento, também bastante comuns nessa época do ano.O conhecimento técnico é fundamen-tal. São informações que envolvem conhecimentos básicos de isiologia vegetal e botânica, informações pre-ciosas como, por exemplo, seu porte (tamanho que a espécie vegetal vai alcançar na sua idade adulta), hábito de crescimento (tipo e conformação da copa), tipo de raízes (se são raízes profundas – ditas pivotantes) ou raízes que exploram pouco volume de solo (chamadas de fasciculadas – raízes concentradas e pouco profundas) e caráter da folha (se a espécie perde as folhas em determinada época do ano – chamadas de caducas). O plantio de um vegetal de grande por-te implica em ter esses conhecimentos básicos que nortearão a tomada de decisão da melhor planta para cada tipo de jardim. Portanto, a decisão da inserção dessas árvores ou palmeiras no projeto paisagístico, seja ele urbano ou residencial, deve sempre aliar técni-

ca e arte e não pura e simplesmente a beleza e a estética.Vamos tomar como exemplo apenas uma espécie de árvore e uma de pal-meira, para que tenhamos noção do assunto e não tornar esse texto um pergaminho, uma vez que o problema é mais sério do que pode imaginar o caríssimo leitor.A amendoeira (Terminalia catappa) é uma árvore de grande porte, originária da Ásia, que hoje ocupa de forma ma-ciça as ruas e praças de todo o Rio de Janeiro. A espécie tem crescimento vi-goroso, normalmente alcançando dez metros de altura ou mais. Possui uma copa em forma de guarda-chuva, com folhas grandes que sempre caem nessa época do ano, entupindo ralos e bueiros da nossa cidade. Suas raízes são pro-fundas (pivotantes) e sempre causam transtornos aos transeuntes, seja por esburacarem completamente as calça-das ou por simplesmente se tornarem verdadeiros obstáculos à passagem, uma vez que elas (as raízes), invariavel-mente sobressaem em relação ao solo. Nem vou citar aqui os problemas em re-lação a encanamentos de água e esgoto e iação elétrica. Morcegos são atraídos pelos seus frutos e quando estes caem, podem machucar quem está embaixo ou simplesmente atingir carros que eventualmente estejam estacionados sob sua generosa sombra. Esse talvez seja o único motivo que levou essa espécie a ser plantada de forma exa-gerada no Rio, sua sombra. Mas, como foi dito, faltou critério técnico a quem

Engenheiro Agrônomo

Fábio Cardoso de Freitas

[email protected]

ARBORIZAÇÃO URBANAplantou essas árvores, já que existem espécies mais adequadas para passeios públicos sob iação aérea e que além de reunir outras características desejáveis para tal, são muito mais belas, como a quaresmeira (Tibouchina granulosa), que é oriunda da Mata Atlântica, por-tanto brasileiríssima.E as palmeiras? Não preciso escrever aqui do coco, fruto do coqueiro (Cocos nucifera), que ao cair, cheio de água e pesado pode causar acidentes graves. Quero falar da Palmeira imperial, que está sendo plantada de forma inade-quada e perigosa em algumas ruas da cidade, no passeio público e até em avenidas de grande luxo de auto-móveis. A Roystonea oleracea, nome cientí ico dessa belíssima palmeira que, no seu porte menor, atinge 15 metros de altura, ao perder sua folha, pode também machucar quem trafega embaixo. Carros e pedestres não estão imunes. A queda de uma altura de 15 metros faz com que a folha aumente consideravelmente seu peso podendo realmente machucar.Assim como o exemplo dado à árvore, existem também, espécies de palmei-ras que certamente trariam menos riscos e igualmente beleza e imponên-cia aos projetos paisagísticos e seus jardins espalhados pela cidade. O que se precisa é ter embasamento técnico e bom senso. Porque em se tratando de paisagismo urbano, com plantas ornamentais de grande porte e seus inúmeros con litos, a beleza é apenas mais um critério.

À noite, tarde da noite, vejo a novela Gabriela, baseada na história de Jorge Ama-do, que retrata a vida de

Ilhéus, na época em que os coronéis do cacau mandavam e decidiam as atividades da cidade e das pessoas. A lei era a palavra deles. O julga-mento e a condenação ou absolvição também dependiam do que a cabeça caraminholada do coronel resolvia.Às mulheres, nada era permitido, senão cumprir os deveres de es-posa, com obediência cega. Sem perguntar razões, nem emitir qual-quer pensamento que pusesse em cheque a determinação do homem.Claro que, na história de Jorge Ama-do, tal qual na vida real, as traições rolavam entre os mais corajosos e afoitos. Quanto mais proibida, mais saborosa era a fruta do desejo.Como uma cidade em crescimento, com grande giro de grana provinda

da venda do cacau, existiu um local onde os homens buscavam o prazer a um bom preço. O que não faziam em casa, iam fazer no Bataclã.Lá, era permitido à mulher fazer tudo que o coronel quisesse. E coita-da daquela que recusasse.Numa noite, foi leiloada uma moça que viera do interior, onde passava fome e, para ajudar a família com inúmeros irmãos, apelou para as orgias do Bataclã. A menina foi ar-rematada por R$ 500 mil cruzeiros.Hoje, corre na Web o leilão de um “hímen”, o que vai permitir que um ricaço de lore uma mulher, pagando tal qual faziam os coronéis da Ilhéus de Jorge Amado. Isso nos deixa claro que pouco mudou nos usos e costu-mes da humanidade. Em países de todas as origens e raças, o artigo mu-lher ainda está na prateleira, para ser comprado, usado e dispensado.Até quando?

ONTEM E HOJE

Page 14: Tipo Carioca Outubro 2012

14 JORNAL TIPO CARIOCAOutubro 2012

Nelson Barboza

Rosane Castro Neves

U ma importante con-tribuição para a im-plantação do cinema hollywoodiano deve-se

ao imigrante SAMUEL GOLDWYN (Shmel Gelb isz, depois Samuel Gold ish, 1882-1974). De origem polonesa (Varsóvia), mudou-se para os EUA e casou-se com a irmã do produtor JESSE LASKY entran-do para a indústria cinematográ i-ca. Em 1916, retira-se da socieda-de, vendendo sua parte para Lasky e Zukor. Em 1918, associa-se a ED-GAR SELWYN e forma a Goldwyn Picture Corporation. Algum tempo depois, passou a adotar o nome de Samuel GOLDWYN. Em 1924, a Goldwyn incorporou-se à Metro Picture Corporation, de MARCUS LOEW, e à Louis B. Mayer Pictures, resultando, daí, a poderosa Metro--Goldwyn-Mayer, nossa conheci-da MGM. Contrariado por não ter sido consultado sobre a criação da MGM, saiu da sociedade e fundou a Samuel Goldwyn Productions. É o autor de gafes verbais que ica-ram famosas, como: “Resumirei em duas palavras: Im – possível” ou, ainda, “Um contrato verbal não vale o papel onde está escrito”. Outro imigrante que ajudou a fa-zer a história do cinema dos EUA

foi CARL LAEMMLE (1867-1939). Vindo da Alemanha, começou nos EUA com a abertura de um cinema popular, mas, sofrendo a pressão do monopólio de Thomas Edison, abandonou a distribuição e passou para a produção com a Indepen-dent Motion Picture Company que, em 1912, incorpora outras empre-sas e transforma-se na Universal. Mais um grande empreendedor foi LOUIS BURT MAYER (1885-1957). De origem russa (Minsk), era comerciante de sucata em New Brunswick (no Canadá) e em Boston. Arrematou um cinema em decadência em Massachusetts, na Nova Inglaterra, onde fez sua pri-meira fortuna como distribuidor, no lançamento de Nascimento de uma nação (1915). Fundou, então, sua própria produtora, a Louis B. Mayer, em 1924, que, conforme já vimos, iria fundir-se com duas outras e originar a MGM, onde foi diretor-geral até 1951, tornando--se, durante um bom tempo, o homem mais bem pago dos EUA. Outros imigrantes importantes na formação do poderio hollywoodia-no foram quatro irmãos poloneses, fundadores da Warner Bros., em 1923: JACK (1892-1978), HARRY (1881-1958), ALBERT (1884-1967)

e SAMUEL (Sam, 1888-1927). Vin-do da Hungria (Tulchva), WILLIAM FOX (1879-1952), após vários em-pregos, começou a interessar-se pelo cinema, com a compra de um nickelodeon em Brooklyn. Outros se seguiram e Fox tornou-se um exibidor de sucesso. Após ganhar uma longa batalha judiciária con-tra a Motion Pictures Patent Com-pany, terminando com o truste de Thomas Alva Edison, fundou sua própria produtora em 1912, a Fox, que, em 1935, iria fundir-se com a 20th Century, originando a 20th Century-Fox. Um ano após a fusão, Fox subornou um juiz num processo de falência contra suas empresas e foi condenado a um ano de prisão, a partir de 1941. Um im melancólico o aguardava. Solto

em 1943, tornou-se um pária em Hollywood. As portas da indústria cinematográ ica estavam fechadas para ele. Nenhum representante dela compareceu ao seu funeral. Outro imigrante, JOSEPH M. SCHEN-CK (1878-1961), originário da Rús-sia (Rybinsk), aportou em Nova York em 1893, com seu irmão NI-CHOLAS. Os dois irmãos russos, junto com WILLIAM FOX (Hungria), ADOLPH ZUKOR (Hungria) e SA-MUEL GOLDWYN (Polônia) são co-

nhecidos como os “ ive moguls”, que foram vitais para a criação da indús-tria cinematográ ica dos EUA. JOSE-PH e NICHOLAS começaram com o negócio de drogaria. Uma parte dos lucros resultantes foi investida, com sucesso, em parques de diversões. Um dos parques foi comprado por MARCUS LOEW, em 1907, tornando os Schenks seus sócios na Conso-lidated Enterprises, sua cadeia de casas de teatro e cinema. Nicholas, que permaneceu na Consolidated, tornou-se, mais tarde, presidente da Loew’s International. Joseph chegou a presidente da Uni-ted Artists, em 1927. Em 1930, fun-da a 20th Century Produtions (com Darryl F. Zanuck), que iria fundir-se com a Fox Film Corporation e resul-tar na 20th Century-Fox. Em 1936, Joseph foi indiciado por evasão do imposto de renda – crime sério nos States. Condenado a prestar um ano de sentença, em 1946, foi perdo-ado pelo presidente Truman após cumprir quatro meses e voltou para a Fox como diretor de produção. Dizia-se que Marilyn Monroe era uma de suas namoradas, embora ele o negasse (na Fox, ela era chamada de “a garota do Schenck”). De qual-quer modo, ele foi útil em sua car-reira, propiciando-lhe sua primeira

Capítulo 1 – Estados Unidos da América – Parte 3

Quero parabenizar a Clíni-ca Veterinária de Vargem Grande por ter realizado uma operação di icílima na

coluna partida da cadelinha de rua Doce. A clínica tem excelentes instalações, o dr. André Meirelles está de parabéns!!!

Os médicos da equipe do dr. André, Raphael Álmado, Rodolfo Martins e Sérgio Shuindt são craques!!!

A cadelinha Doce agradece o carinho dos enfermeiros Augusto e Jefferson, que são pessoas especiais.

A cadelinha Doce foi achada nas ruas de Belford Roxo, com a coluna parti-da e a medula rompida. Foi resgatada pela protetora Dora Cristina e Vania. Márcia Albuquerque, uma apaixonada por animais, a pegou e a levou ao mé-dico. Ela foi operada imediatamente. Doce andará de cadeirinha de rodas!

Doce teve sorte porque inúmeras pessoas a ajudaram: Maria Julia Vi-dal, Dora Cristina, Vania Magalhães, Andrea Neves, Geisa Bordenave, He-lena Ximenes, Márcia Pozas, Acade-mia Exata de Laranjeiras, as Enidetes e muitos outros, todos abençoados. Doce agradece!!!!

Parabéns ao casal Alceu e Sheyla Maia pelos 33 anos de união e mui-to amor!!!

O ilustríssimo dr. Pedro de Albuquer-que recebeu uma bonita homenagem da Associação de Ex-Alunos da Facul-dade de Ciências Médicas da UERJ e

de todos os seus colegas, pelos 70 anos de envolvimento com a escola. Dr. Pedro foi recebido como profes-sor-doutor, fez parte da primeira equipe de transplantes de rim do Brasil, grande médico!!! Os aplausos foram muitos!!!!

O aniversário de Vania Chami foi maravilhoso; parabéns para ela, sempre!

O casamento de Maria Pires parou a Fonte da Saudade!!! A Igreja Santa Margarida Maria estava linda; e Ma-ria Pires, linda e feliz!

Os aniversariantes do mês: Paola Zaroni, Serginho Mallandro, Tata, Laurinha,Cris Grossi, Maria, Mo-nica PC, Jaty, Rose, Monica Calai-nho, Anselmo, Cristina M.Costa, Patricia Young, Eduarda Gomes, Christina Zuim, Xiguga, José Ser-rador Neto, Aírton, Antônio Paulo, Priscilla Leão, José Carlos, Mos-quito, Lia Rudge, Luth, Anna Be-atriz, Edna, Marysa Alfaia, Pereio, Keka, Tição Franco, Lygia Duran, Raul, Eliane Siqueira e Fernanda Elliot. A todos, mil felicidades, muita saúde e muito amooorrrr!!! PARABÉNS!!!

PS: Quem quiser ajudar a cadelinha Doce pode entrar em contato no Fa-cebook de Márcia Albuquerque ou de Maju Vidal, ou também pelo celu-lar: 8159-4268.

BREVE HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL

“ponta” num ilme B (Scudda hoo! Scudda Hay! – de 1948) e, depois, emprestando-a para a Colúmbia, onde teve seu primeiro papel de bom tamanho em Mentira salvadora (1949). Em 1953, Joseph associou--se a MICHAEL TODD (1907-1958) na fundação da Magna Corporation, para comercializar o Todd-AO, siste-ma de projeção wide-screen, usado pela primeira vez no ilme Oklaho-ma!, de 1955. Um húngaro de origem humilde, ADOLPH ZUKOR (1873-1976), che-gou a magnata do cinema graças a muito esforço pessoal. Foi faxinei-ro e comerciante de peles, antes de entrar para a indústria das máqui-nas de jogo, em 1903. Em seguida, partiu para a aquisição de cadeias de teatro e cinema, em sociedade com MARCUS LOEW. Em 1912, lan-çou o ilme francês Queen Elizabe-th, estrelado por Sarah Bernhardt e criou a Famous Players, junto com EDWIN S. PORTER (com quem também produziu O prisioneiro de Zenda, em 1913) e que iria evoluir para o gigantesco império de pro-dução e distribuição chamado Pa-ramount, da qual foi presidente até 1936, passando depois a presiden-te do conselho até sua morte, aos 103 anos de idade.

Cristiana Guanabara, Sandra Tolpiakow, a aniversariante Vania Chami, e Rô.

Cristina, Noemia, Glória e Clarinha. Parabéns!!!

Dr. Pedro Albuquerque, com sua homenagem! Elegantérrimo!!! Lilian e Denise, entre os noivos Rodrigo e Maria, lindos!!!

O supercasal Alceu e Sheyla, 33 anos de casados. Parabéns!!!. A cadelinha Doce, após a operação.

Page 15: Tipo Carioca Outubro 2012

15Outubro 2012JORNAL TIPO CARIOCA

Venha nos conhecer.A Castelo oferece várias opções de cursos de graduação e pós-graduação em sintonia com as exigências do mercado. É a opção ideal para quem busca uma Universidade que alia tradição, qualidade de ensino e uma estrutura completa voltada para a melhor formação superior.

Estrutura e

ensino superior

de qualidade.CASTELO RECREIO

Av. Salvador Allende, 6.700 - Shopping BandeirantesInformações: 3216 7700 | www.castelobranco.br

O dia 14 de setembro foi marcante para a histó-ria do Ciei, visto que, nesta data, foram come-

morados os 15 anos da escola.– Começamos com dois alunos e hoje são aproximadamente 180. É muito grati icante ver que estamos formando não apenas alunos, mas cidadãos que vão fazer a diferença na sociedade. Recentemente, rece-bi uma carta de uma mãe, que nos acompanha desde os primeiros anos do Ciei, agradecendo à escola pela formação que temos dado a seus ilhos. É motivo de muito or-gulho o convívio com essa família e com todas as outras que acredi-tam no nosso trabalho – contou o diretor-presidente do Ciei, Carlos Alves da Silva. As atividades desse dia mais que especial começaram de manhã, na sala de judô, onde as turmas da Edu-cação Infantil ouviram as palavras dos diretores da escola e assistiram a um vídeo de alunos do Ensino Mé-dio. Logo em seguida, os mais jovens alunos do Ciei se deliciaram com os trenzinhos de lanches. Pipoca, refri-gerante, suco e água não faltaram, para a alegria das crianças. A apre-sentação de um mágico foi outro

Informe Publicitário

ponto alto da programação voltada para os alunos da Educação Infantil.À noite, foi a vez das turmas do Fundamental II e do Ensino Mé-dio comemorarem os 15 anos do Ciei. Mensagens dos alunos e ho-menagens deram o tom da soleni-dade, que aconteceu no auditório.Por último, para fechar esse dia espe-cial com chave de ouro, pais e alunos se divertiram ao som de um DJ.

FESTA PELOS

15 ANOS DO CIEI

Estrada do Pontal, no 2.093 - Recreio

Tels.: 2490-1673 2490-4273

www.ciei.g12.br | E-mail: [email protected]

Você viu?Anuncie aqui!

2490-0328 | 9124-0185

Page 16: Tipo Carioca Outubro 2012

Outubro 2012 JORNAL TIPO CARIOCA16