tingimento têxtil usando líquidos iônicos próticos · o uso dos líquidos iônicos próticos...

1

Click here to load reader

Upload: dotram

Post on 28-Sep-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tingimento Têxtil Usando Líquidos Iônicos Próticos · O uso dos Líquidos Iônicos Próticos (LIP’s) no tingimento de tecidos nas indústrias têxteis, tem como potencial a

Anais da 14ª Jornada UNIFACS de Iniciação Científica - JUIC Universidade Salvador – UNIFACS – 06 a 11 de novembro de 2017 ISSN 2237-3055

3.06.03.19-6 Têxteis.

Tingimento Têxtil Usando Líquidos Iônicos Próticos

Camila Barcellos Gomes1* e e-mail - [email protected], Ícaro Castro Serravalle*2 e e-mail – [email protected], Rebecca da Silva Andrade3. 1. Estudantes de Engenharia Química; Voluntários* [email protected]

2. Professora da Escola de Engenharia, Arquitetura e ti – UNIFACS

Palavras Chave: Líquido Iônico Prótico, Tingimento, Solventes verdes.

Introdução O uso dos Líquidos Iônicos Próticos (LIP’s) no tingimento de tecidos nas indústrias têxteis, tem como potencial a diminuição das grandes quantidades de água utilizadas no processo, consequente redução dos volumes de efluentes, melhor fixação do corante a fibra, proporcionando maior valor ao produto final, sem prejudicar o meio ambiente. Os LIP’s são solúveis em água (fato extraordinário e estudado pela primeira vez), o que auxilia sua dispersão no meio e sua biodisponibilidade para organismos aquáticos e terrestres. O trabalho tem como objetivo principal comprovar que o tingimento do algodão é mais eficaz utilizando os LIP’s do que a água e mostrar a qualidade do tecido tingido.

Metodologia Foram realizados estudos de ressonância magnética (RMN) e de espectros infravermelhos (FTIR), além de análises de colorimetria (K/S). A etapa instrumental relacionada à caracterização dos líquidos foi realizada nos laboratórios de química do Prédio de Aulas 1 da Unifacs. Os estudos colorimétricos foram realizados no Laboratório de Análises Têxteis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Goioerê, por grupo de pesquisa parceiro na pesquisa proposta. A etapa de tingimento foi realizada da seguinte maneira:

Figura 1. Esquema do Processo de Tingimento Proposto Os tecidos tingidos devem ser analisados quanto à força colorística e características estruturais a partir do equipamento Espectrofotômetro Maqtest.

Resultados e Discussão Foram sintetizados líquidos iônicos próticos a partir da combinação de aminas mono e dissubstituídas (mono e dietanolamina) e ácidos carboxílicos. As estruturas dos LIP’s foram confirmadas por gráficos através das técnicas de caracterização espectrométrica (RMN e FTIR). Adicionalmente, foram realizadas medições de propriedades termodinâmicas, como a da densidade, viscosidade e velocidade do som, onde os resultados são produzidos em gráficos. Em seguida foram realizadas a montagem experimental do processo, o tingimento dos tecidos de algodão, e as análises de qualidade tintorial, a partir do mapa de distribuição da colorística, e a do espaço da cor dos tecidos tingidos em LIP’s + Corante, são mostrado abaixo: Figura 2. Força coloristica. Figura 2. Espaço da cor, indicando a localização das amostras. tingidas.

Conclusões Os dados experimentais obtidos permitem concluir que em termos gerais, os líquidos iônicos testados superam a capacidade do meio aquoso de atingir qualidade no processo de tingimento de tecidos de algodão, quando comparados sem aditivos, nas mesmas condições operacionais.