timken folheto identificacao rolamentos maio 2012

2
2012 The Timken Company Impresso no Brasil 5M-3-12-08 Order No. 6712P INFORMATIVO TÉCNICO IDENTIFICAÇÃO DE ROLAMENTOS DE ROLOS CÔNICOS ORIGINAIS TIMKEN® Não é fácil identificar um rolamento quanto a sua natureza. É preciso certa experiência para detectar se um rolamento é falsificado ou recondicionado. Recomendamos que adquira rolamentos apenas de Distribuidores Autorizados Timken, assim terá o rastreamento de procedência e garantia de aquisição de um produto original com desempenho e qualidade assegurados pela marca. Rolamentos especiais para o uso industrial podem apresentar características diferentes das usuais apresentadas. Para maiores informações, consulte o departamento de Engenharia da Timken do Brasil, pelo telefone (011) 5187.9200 ou pelo e-mail: [email protected]

Upload: leodeciob

Post on 24-Jul-2015

200 views

Category:

Documents


15 download

TRANSCRIPT

Page 1: Timken Folheto Identificacao Rolamentos Maio 2012

2012 The Timken CompanyImpresso no Brasil5M-3-12-08 Order No. 6712P

INFORMATIVO TÉCNICO

IDENTIFICAÇÃO DE ROLAMENTOS DEROLOS CÔNICOSORIGINAIS TIMKEN®

Não é fácil identificar um rolamento quanto a sua natureza. É preciso certa experiência para detectar se um rolamento é falsificado ou recondicionado.

Recomendamos que adquira rolamentos apenas de Distribuidores Autorizados Timken, assim terá o rastreamento de procedência e garantia de aquisição de um produto original com desempenho e qualidade assegurados pela marca.

Rolamentos especiais para o uso industrial podem apresentar características diferentes das usuais apresentadas.

Para maiores informações, consulte o departamento de Engenharia da Timken do Brasil, pelo telefone(011) 5187.9200 ou pelo e-mail: [email protected]

Page 2: Timken Folheto Identificacao Rolamentos Maio 2012

Características de umRolamento de RolosCônicos Original

Os rolamentos de rolos cônicos seguem um padrão mundial de qualidade. Desta forma são intercambiáveis entre sí independentemente de onde foram produzidos. Uma capa fabricada no Brasil pode ser montada com um cone fabricado na França ou em qualquer outro lugar do mundo, onde tenha uma fábrica Timken.

Seguem algumas informações referente aos rolamentos de rolos cônicos com classes dimensionais standard (4 e 2).

Timken,

Identificação do Rolamento deRolos Cônicos Timken

O diâmetro interno, a face anterior e a posterior são retificados;A pista do cone tem o acabamento brunido assim como os roletes, conforme aplicação;O topo menor do rolete não recebe acabamento;O diâmetro externo dos encostos maior e menor, raios e chanfros em geral não sofrem processo de acabamento, permanecendo escurecidos devido ao tratamento térmico, podendo também possuir pequenas marcas de batidas originadas no nosso processo de produção;O porta-rolos é acinzentado fosco, áspero e não deve estar amassado nem ovalizado;Em todo cone Timken vêm gravados, em baixo relevo ou a laser, o nome Timken com a letra ® (marca registrada), o número da peça, uma ou duas letras (código interno) e o país de origem.

Cone

O diâmetro externo, a face anterior e a posterior são retificados;A pista da capa tem o acabamento brunido;O diâmetro externo das capas podem apresentar uma faixa (mais clara) uniforme em todo seu perímetro. Esta é proveniente do giro da capa sobre pastilhas de material especial durante a operação de retífica e brunimento da pista;Raios e chanfros em geral não recebem processo de acabamento, permanecendo escurecidos devido a tratamento térmico, podendo também possuir pequenas marcas de batidas originadas no nosso processo de produção;Em toda capa Timken vêm gravados, em baixo relevo ou a laser, o nome Timken com a letra ® (marca registrada), o número da peça, uma ou duas letras (código interno) e o país de origem.

Capa

Face maior do rolete com desgaste; roletes lixados;Pista e faces da capa lixadas ou retificadas; marcação do cone e / ou capa desalinhadas;Pista e diâmetro externo da capa, roletes e diâmetro interno do cone com marcas de trabalho e / ou montagem;Porta-rolos deformado ou polido.

Algumas Características de Rolamentos Recondicionados

Raios e chanfros do cone

sem acabamento de retífica;

tom escurecido

Raios e chanfros da capa

sem acabamentode retífica;

tom escurecidoDiâmetro externo dos encostosmaior e menor

do cone sem acabamento

de retífica;tom escurecido

Face menor dos roletes

sem acabamento de retífica

Porta-rolos fosco e

acinzentado;esta região

deve estar planaPistas da capa e do cone são retificadas e

brunidas; já os roletes, só quando a

aplicação exige

Recomendamos que adquira rolamentos apenas de Distribuidores Autorizados Timken, assim terá o rastreamento de procedência e garantia de aquisição de um produto original com desempenho e qualidade assegurados pela marca.