tijuca/maracanã - câmara de culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em...

20
GUIA CULTURAL do Rio de Janeiro 4. Entrevista Teresinha Maria Miguel. 6. Floresta da Tijuca. 8. O Modo de Ser Tijucano. 12. Entrevista: Andrea Cristina Rossi di Gioia. 13. Corredor Cultural Tijuca/Maracanã

Upload: duonghuong

Post on 02-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

GU

IA C

ULT

UR

AL

do

Rio

de

Jane

iro

4. Entrevista Teresinha Maria Miguel. 6. Floresta da Tijuca. 8. O Modode Ser Tijucano. 12. Entrevista: Andrea Cristina Rossi di Gioia. 13. Corredor Cultural

Tijuca/Maracanã

Page 2: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

A Tijuca é um daqueles bairros que vêmsofrendo demasiadamente com uma das principaismazelas carioca: a violência. Antes parte integrantedo que se convencionou chamar de o sertãocarioca, a Tijuca começou a sofrer um drásticoprocesso de transformação após a chegada daFamília Real Portuguesa, em 1808. Mas, assimcomo o samba, a Tijuca agoniza mas não morre.Apesar do trânsito caótico, do frenético vaivém daspessoas apressadas e da falta de segurança, otradicional bairro resiste. Nele pulsam bareslotados, teatros, cinemas, escolas de samba eshopping centers.

Para a maioria de seus moradores, a Tijucaé um dos melhores lugares para se viver. “Não preciso sair daqui para nada. Tenhotudo a minha porta. Fui nascida e criada na Tijuca e tenho muito orgulho disso”,comenta a fonoaudióloga Teresinha Miguel, que concedeu entrevista a este Guia.

Para os críticos, a Tijuca é um lugar sem identidade, sem história. Mas quenada. Está aí a Praça Saens Pena que não deixa ninguém mentir. Naquela região, apartir de 1920, o cinema dá as cartas, comprovando que o bairro não tinha apenasvocação rural. O Tijuquinha, o América, o Carioca, o Olinda, que foi um dos maioresmonumentos da engenharia moderna, o Metro Tijuca, o Eskie, o Art-Palácio e oBritânica são apenas alguns exemplos.

Fazer este Guia foi um enorme prazer. Percorrer algumas ruas escondidas dogrande público me fez voltar no tempo. Silenciosas e arborizadas, elas nos conduzema um Rio que parece ter se perdido. Como não se emocionar com as criançasbrincando na Praça Afonso Pena, onde os mais idosos aproveitam para caminhar,jogar baralho e falar da vida.

Caminhar pelas ruas da Tijuca, conversar com seus orgulhosos moradores eprovar das delícias de seus restaurantes e bares foi muito mais do que trabalho, foipuro prazer.

Obrigado Tijuca!

Carlos Monteiro

Rua Hadock Lobo, ontem e hoje.

Câmara de CulturaRua São José, 90/11º andarGrupo 1/106 - Centro - RJTelefone (21) 2215-5515

Fax [email protected]

www.camaradecultura.org

O Guia Cultural do Ro de Janeiro é uma publicação da Câmara de Cultura.

REGINA LIMADiretora Executiva

Carlos MonteiroJornalista

Andrea Baptista BragaProgramação Visual

Ana Carolina BragaPesquisa Iconográfica

Tiragem: 15.000 exemplares.

O G

uia

Cul

tura

l do

Rio

de

Jane

iro n

ão s

e re

spon

sabi

liza

pelo

s co

ncei

tos

e op

iniõ

es e

miti

dos

em m

atér

ias

e ar

tigos

assi

nado

s. O

utub

ro d

e 20

06.

Igre

jas

São

Fra

ncis

o X

avie

r e S

anto

Afo

nso.

ED

ITO

RIA

L

Page 3: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades
Page 4: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Tijucana, sim, com muito orgulho. É assim que a fonoaudióloga Teresinha Maria Miguel se define.

Formada há mais de 30 anos, Teresinhase especializou em psicopedagogia, atuando notratamento dos distúrbios da aprendizagem.E é na Tijuca que também trabalha.

“Morei na Santo Afonso por mais de 26anos. Minhas raízes são tijucanas. Meusamigos brincam comigo que sou suburbana,daquelas que combinam o sapato com a bolsa.Acho isso tudo muito engraçado”, diverte-se

Quem vê uma profissional assim tãorenomada, cheia de gente importante em sua agenda- artistas, atletas, apresentadores de telejornaisfreqüentam seu consultório - jamais pode imaginarque uma de suas maiores paixões é ter, durantemuitos anos de sua vida, freqüentado um dos íconesdo que se convencionou chamar de Grande Tijuca: oMaracanã. Na juventude, Teresinha não perdia um sójogo do seu querido Flamengo.

“Na minha adolescência, ia sempre ver osjogos do Mengão. Chegava ao estádio ao meio-dia e ficava do lado de fora, próximo ao portãoaté ele abrir. Eram outros tempos. Não havia aviolência que tem hoje. Mas ainda assim faço minhascaminhadas em torno do Maracanã.”, revelaTeresinha.

A relação da fonoaudióloga com a Tijuca éforte até hoje. Ela não esconde que não precisadeixar o bairro para nada.

“Aqui tem tudo. Bons restaurantes, cinemase clubes. Se não fosse a violência, a Tijuca seriao melhor lugar do mundo para se morar”,lamenta.

Com um currículo digno de causar inveja, noqual constam quatro pós-graduações, dezenas deartigos e livros publicados, Teresinha é tambémprofessora da cadeira de Distúrbios da Linguagem,da Universidade Estácio de Sá, e da pós-graduaçãoem Psicopedagogia, da Universidade CasteloBranco, dentre outras atividades. No momento, afonoaudióloga tem se dedicado exaustivamente àtarefa de ajudar os indivíduos com dificuldade naaprendizagem da leitura e da escrita.

“Muitas dessas pessoas, a maioria crianças,quando apresentavam este tipo de problema eramtratadas como desinteressadas, incompetentes epreguiçosas. Essas pessoas não mereciam essetratamento. Por isso, passei a perceber que haviaalguma coisa acontecendo para que elasapresentassem tais problemas”, lembra.

Com isso em mente, Teresinha passou apesquisar fundo a deslexia. Segundo uma das duasexplicações encontradas no “Aurélio”, a dislexia é a“condição em que o paciente consegue ler, masexperimenta fadiga e sensações desagradáveis”.Teresinha, após estudar profundamente o problema,

EntrevistaTeresinha MariaMiguel

Tijuca / Maracanã4

Page 5: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Tijuca / Maracanã 5

percebeu que crianças disléxicas poderiam serbeneficiadas com novos planos de estimulação.Então, criou um programa de computador com estafinalidade.

“O programa é baseado no trabalho dospesquisadores Hatcher, Hulme & Ellis, de 1994,que demonstra que as habilidadesmetalingüísticas podem ser estimuladas comoprevenção em crianças em fase de alfabetização,bem como proporcionar sensível melhora naleitura e na escrita de crianças com dificuldades”,explica Teresinha.E ela prossegue detalhando,orgulhosa, o seu trabalho.

“Hetcher propõe um teste de consciência doqual constam seis tarefas: síntese silábica, síntesefonêmica, segmentação fonêmica, rimas,exclusão fonêmica e transposição fonêmica.Baseada nelas desenvolvi o programa de

estimulação visando melhorar a compreensão daleitura, principalmente em crianças com dislexia”,detalha.

Mas não são apenas crianças que freqüentam oconsultório da doutora Teresinha, não, os adultosrenomados que compõem a agenda da conceituadafonoaudióloga ela mantém em sigilo . Seu consultório,é claro, fica na Tijuca, mais precisamente na RuaSanto Afonso.

“Percebi que não precisava deixar a Tijuca,uma vez que vinha gente de tudo quanto eralugar”, conclui a tijucana com orgulho.

TERESINHA MARIA MIGUELTel.: 2264-6614 - 99793309

Rua Santo Afonso, 110/807 Tijuca

Page 6: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

ROTEIROSSetor CorcovadoCristo Redentor, Paineiras,Mirante Dona Marta: 3h de carro.Setor dos MacacosVista Chinesa, Mesa doImperador, Mesa Redonda, Curvados Bonecos: 2h de carro.Setor da Floresta da TijucaCascatinha, Grutas, Excelsior,Bom Retiro etc.: 2h de carro, masa estrada para o Excelsiorencontra-se atualmente fechada àcirculação de automóveis.Setor JacarepaguáGarganta do Mateus, Serra dosPretos Forros, Represa dosCiganos: 2h de carro.

egião dominada pelos índios tupis eR tamoios, que habitavam os vales dos rios,a Floresta da Tijuca é o principal cartão postal dotradicional bairro da Zona Norte carioca. A Florestasobrevive até hoje graças a um enorme projeto dereplantio, idealizado por Dom Pedro II. Logo após afundação da Cidade do Rio de Janeiro, em 1565,aumentou consideravelmente a necessidade de madeirapara a construção civil e também para servir decombustível. Com isso, pouco a pouco, a florestacomeçou a sofrer um forte processo de desmatamento.Em 1590, já havia por lá seis engenhos de cana-de-açúcar. Em 1728, o número subiu para 32 e em 1797 jáeram 120 os engenhos instalados na região, sem contar asdiversas lavouras de café.

As primeiras preocupações com conservaçãoambiental só surgiram em 1658, mas ainda sem força paraconter o terrível processo de devastação. Somente em1818 é que o governo baixou severas disposições paraproteger os mananciais ameaçados. Mas elas semostraram ineficientes. Para se ter uma idéia do processode devastação a que a Floresta da Tijuca fora submetida,em 1862 apenas pequenas extensões de mata atlânticasobreviveram. Depois de diversas tentativas poucoeficazes, cerca de 100.000 árvores foram plantadas, de1875 a 1888.

A partir daí, a floresta, mesmo que ainda sofrendocom desmatamento sistemático, começa a se consolidarcomo um dos mais importantes mananciais da flora e da

Floresta da TijucaCarlos Monteiro

Tijuca / Maracanã6

Page 7: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

fauna nativas da Mata Atlântica. Atualmentepreservada, a Floresta da Tijuca é a maior em áreaurbana do mundo, com área aproximada de 3.300hectares, cerca de 33 Km² de extensão. Ela écomposta de 3 grandes conjuntos de matasseparados por eixos rodoviários que lhe permitemacesso fácil e rápido a partir dos bairros que comela faz fronteira: Tijuca, Botafogo, Jardim Botânico,Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca,Jacarepaguá, Grajaú, Vila Isabel, Rio Comprido eLaranjeiras.

São várias opções de lazer em sintonia com anatureza oferecidas pela Floresta da Tijuca. Entreseus muitos destaques estão o Açude da Solidão, oBom Retiro, a Capela Mayrink, a CascataGabriela, a Cascata Taunay (Cascatinha), oExcelsior, a Gruta Paulo e Virgínia e a Gruta LuizFernandes.

Mas os freqüentadores têm de ter cuidado.Na área de proteção ambiental, não sãopermitidos, na Floresta da Tijuca, atos queperturbem o sossego dos animais ou causemqualquer outro prejuízo ao meio-ambiente, comojogar detritos nas matas, usar objetos sonoros queperturbem o ambiente, coletar espécimes dequalquer natureza, caçar ou pescar, perseguiranimais, fazer fogueiras, entre outras atividades quecoloquem em risco a preservação da floresta.

Resultado do processo de reflorestamento, anatureza foi paulatinamente reencontrando seucurso. Hoje, a mata fechada abriga flora e faunamuito diversificada. Lá encontram-se espécies deplanta como: murici, ipê-amarelo, ipê-tabaco,angicos, caixeta-preta, cambuí, urucurana,jequitibá, araribá, cedro, ingá, açoita-cavalo, pau-pereira, cangerana, canela, camboatá, palmito,brejaúba, samambaiaçu, quaresmeira, caeté epacova - além de musgos e líquens.

Há ainda espécies aclimatadas, queoriginalmente não compunham a flora local, como:bambu, dracena, beijo-de-freira, jaqueira,mangueira, fruta-pão, jambeiro, jabuticabeira ecafeeiro.

A FLORESTA POSSUI SETEPORTÕES DE ENTRADA:

SumaréEstrada do Sumaré

CaboclosRua Almirante Alexandrino

MacacosEstrada Dona Castorina

Passo de PedrasEstrada da Vista Chinesa

SapucaiasEstrada do Redentor

SolidãoEstrada do Açude da Solidão

Cascatinha

Tijuca / Maracanã 7

Page 8: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

A Tijuca é um bairro peculiar que, mesmo diantede toda a violência explicitada de modo exacerbadopela imprensa, possui moradores que a amam eorgulham-se de dizer: somos Tijucanos. Bairro único,que possui uma forte característica identitária – afinal,existe alguma identidade para os moradores deCopacabana, Leblon, Botafogo, enfim, dos outrosbairros cariocas? Essa identidade possui uma definiçãosemântica, algo que caracteriza um determinado grupo,elemento de unificação de uma determinadapopulação, em nosso caso, pode-se dizer que otijucano possui personalidade ímpar, hábitos,costumes, maneiras de se portar e de criticardeterminadas situações, acima de tudo, um sentimentode orgulho de bairro.

Entretanto, o que possui de tão valioso nesselugar? Para a cultura, destacam-se, primeiramente,SESC TIJUCA, Ziembinscki, Sobrado Cultural,Associação dos Escritores e seus respectivos eventosde teatro, música, dança e literatura.

Infelizmente, não se pode mais caracterizar essebairro como possuidor de grandes cinemas. Com osproblemas de segurança e o advento dos “shoppingcenter”, nossas salas foram substituídas por igrejas egrandes lojas do comércio. Hoje possuímos, comoopção, apenas as três pequeninas salas do ShoppingTijuca. Esses cinemas se localizavam na praça maisfamosa de nosso querido bairro: a praça Saens Peña.Ainda principal referência geográfica, o espaço reúne aterceira idade e toda a movimentação de um centrocomercial, possuindo consultórios médicos, shopping,lojas de rua e o metrô.

Somos cercados por favelas, de todos os ladose assim convivemos com alguns tiroteios, mas que sãobem menos pavorosos do que parecem ser. Assimcomo, ao mesmo tempo, encontram-se a efervescentee famosa praça Vanhargem com seus bares e pontos

de encontro. Mesmo aqueles que na noite procuramas boates de outros lugares, antes ou depois passamna famosa praça para tomar um chopp, comer umabatata-frita, quando não terminam a noite no Bob´s.

Diante de todos os problemas de violênciaenfrentados pelo bairro, são poucos os moradoresque fogem, afinal a violência está em toda parte e nãoapenas na Tijuca. Com o shopping e a proliferação debares e restaurantes, muitos moradores, inclusivejovens, tem optado por usufruir as opções de lazer dobairro. Com medo da noite, as pessoas têm optadopela segurança de estar perto de casa. De fato,tijucano é tijucano, nasce e morre na Tijuca, orgulha-se de tal identidade e se considera a zona sul da zonanorte. Mais que um bairro familiar, um lugar quepossui o pertencimento de seus moradores.

Como moradora da Tijuca desde sempre,lembro-me dos meus passeios na Praça Xavier deBrito, nesse espaço era possível encontrar umsimpático parquinho com balanços e escorrega. O diaesperado para passear era o domingo. Assim, oscavalinhos, as charretes, às vezes, o pula-pula, osvendedores de sorvete estavam presentes. Com opassar do tempo, essa mesma pracinha serviu-mepara praticar exercícios, às 7:00h da manhã, horárioque eu costumava correr, encontrava-me commoradores de diferentes idades circulando na entãopraça.

Da minha infância não me lembro apenas desselugar, recordo-me das longas filas para assistir “Xuxacontra o baixo astral” e “Sonho de uma noite deverão”, tínhamos que chegar bem antes paraconseguirmos ocupar a enorme sala do Palácio, poisse assim não fizéssemos, certamente, nãoconseguiríamos o bilhete. Incrível como o tempopassa rápido e como a velocidade desse mundo

O MODO TIJUCANO DE SERPriscila Seixas da Costa

Tijuca / Maracanã8

Page 9: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

globalizado faz com que as mudanças sejam assim,veloz, pois quando hoje é possível imaginar grandessalas de cinema, passando filmes nacionais eextremamente lotadas em toda sua época de exibição?No máximo podemos ir ao Centro e visitar o Odeonpara lembramos desses velhos tempos com muitasaudade.

Dos meus passeios infantis, as festas juninas sãobem emblemáticas, as do Tijuca Tênis Clube e da IgrejaSagrados Corações, muitos doces, comidas típicas,quadrilhas e brinquedos para diversão de todos. A visitaa Floresta da Tijuca também não poderia faltar, umpiquenique para justificar e lá estávamos família eamigos curtindo a nossa saudosa Tijuca. Estudante dobairro lembro-me das richas entre os colégios: Palas,Batista, São José, Guanabara, MV1, entre outros. Onosso colégio deveria ser sempre o melhor, visto que delá construímos nossa patota de amigos. No fundoéramos todos iguais, tijucanos. As olimpíadas eramesperadas durante todo o ano, ela acontecia noCountry Club e reunia todas as turmas do colégio.Como era uma competição aberta, recebíamos todos osjovens moradores do bairro e confraternizávamos nossarais de música, na abertura e no encerramento doevento esportista da instituição educadora. Era ummomento de alegria e de união dos moradores.

Outras festas típicas realizavam-se no maior clubedo bairro, o Tijuca Tênis Clube, nelas ouvi funk,pagode, axé, diferentes estilos musicais, mas tambémmuita confusão, eram nesses momentos que algunsjovens faziam questão de se afirmar, playboys,associados que sempre arrumavam brigas. A badernachegou a tal ponto que o Clube suspendeu os shows.

Os sarais de música eram e são até hoje umacaracterística peculiar, aconteciam dentro dos colégios,algumas boates e reuniam, principalmente, os roqueirose aquelas pessoas que se vestiam de maneira esquisita.Engraçado é que, sendo uma produtora cultural, realizohá quatro anos o festival de música universitária daUniversidade Federal Fluminense, notei que recebomuitas bandas tijucanas, fato que comprova essa culturaconstruída desde a época do colégio. Assim, justificam-se, também, os eventos consolidados que reúnem osjovens alternativos, mostras de música tanto do SESCquanto do Ziembinscki, além das realizadas nospequenos estúdios espalhados por todo o bairro. Alémdos sarais de poesia e do movimento HipHop que vemse fortalecendo cada dia mais.

Algo que é bastante característico e fez parte daminha juventude, são as academias e a seu convíviosocial, íamos para bater papo, muito mais do que paramalhar, e estão espalhadas por toda parte. Depois quesaÍ do colégio, muitos desses espaços de convívioperderam o significado, mas nasceram outros, hoje soufreqüentadora dos bares e restaurantes, locais onde éimpossível não encontrar alguém conhecido. Até mesmoquando ultrapassamos as barreiras, acabamos porfreqüentar os mesmos lugares e sempre nos esbarramoscom algum tijucano, não tem jeito, não adianta fugir, araça está em toda parte e se orgulha disso. A violência,contudo, amedronta a todos, mas diante de tantasalegrias e sabendo que o perigo está em toda parte, meagarro à fé e ao fato de que as coisas só acontecemquando tem que acontecer e assim continuo andandocontra o vento feliz de ser moradora da Tijuca.

Priscila Seixas da CostaMoradora da Tijuca (22anos)

Bacharel em Produção Cultural pelaUniversidade Federal Fluminense

Tijuca / Maracanã 8

Page 10: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

sob todos os ângulos.

CAIXA apresenta

345678901234563456789012345634567890123456345678901234563456789012345634567890123456345678901234563456789012345634567890123456345678901234563456789012345634567890123456345678901234563456789012345634567890123456

Page 11: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

PRO

GRA

MA

ÇÃ

O TEATRO

“Inventário – Aquilo que Seria Esquecido se a Gente Não Contasse”Espetáculo com o grupo Doutores da AlegriaDe 17 de outubro a 8 de novembro de 2006Terças e quartas, às 19h30Teatro Nelson Rodrigues – lotação: 388 lugaresIngresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

“Riocenacontemporânea”Festival Internacional de TeatroDe 5 a 15 de novembro de 2006Teatro Nelson Rodrigues – lotação: 388 lugares(Ver programação no local)Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

DANÇA

“Ela é Ele? Ele é Ela?”União dos trabalhos solos dos bailarinos Helena Vieira e André MassenoDe 20 a 22 de outubro de 2006Sexta a domingo, às 20hTeatro Nelson Rodrigues – lotação: 388 lugaresIngresso: R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia)

“Por Onde os Olhos Não Passam”Com Andrea Maciel Cia. de DançaDe 26 a 29 de outubro de 2006Quinta, às 20h, e sexta, às 13h e às 20hSábado e domingo, às 17h e às 20hTeatro Nelson Rodrigues – lotação: 388 lugaresIngresso: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia)

MÚSICA

“Instrumental do Rio de Janeiro”Show com Trio Madeira Brasil, Guinga e Hermeto PascoalDe 3 a 5 de novembro de 2006Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19hTeatro Nelson Rodrigues – lotação: 388 lugaresIngresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

EXPOSIÇÃO

“Fendas e Frestas”, de Maristela RibeiroVisitação: até 5 de novembro de 2006Terça a domingo, das 10h às 22hGaleria 1

“Lucílio de Albuquerque”Pinturas sobre tela e madeiraCuradoria de Piedade Epstein GrinbergVisitação: até 5 de novembro de 2006Terça a domingo, das 10h às 22hGaleria 2

“Os Caminhos de Fayga Ostrower”Curadoria de Anna Bella GeigerVisitação: até 5 de novembro de 2006Terça a domingo, das 10h às 22hGaleria 3

TEATRO

“A Descoberta das Américas”Performance com Júlio Adrião, vencedor do Prêmio Shell 2005 como melhor atorDe 11 a 22 de outubro de 2006Quarta a domingo, às 19hTeatro de Arena – lotação: 226 lugaresIngresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

DANÇA (Verifi car programação e valor de ingresso no local)

“Festival Tápias de Artes Integradas”De 31 de outubro a 5 de novembro de 2006Teatro de Arena – lotação: 226 lugares

CINEMA(Verifi car programação no local)

“Mostra Midiativa de TV de Qualidade”Produções infanto-juvenis de diversos países criadas para TV De 7 a 15 de outubro de 2006Cine 2

“Cinema em Preto e Branco”Mostra de fi lmes em preto e branco de cineastas consagrados De 10 a 22 de outubro de 2006Cine 1

“Festival Regional do Minuto”Mostra competitiva de vídeos de até 1 minutoDe 17 a 22 de outubro de 2006Cine 2

CAIXA Cultural Av. Almirante Barroso, 25 – CentroTel.: (21) 2262.5483

CAIXA Cultural Av. República do Chile, 230, Anexo – Centro Tel.: (21) 2262.5483

12345678901123456789011234567890112345678901123456789011234567890112345678901

Page 12: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Andrea Cristina Rossi di Gioia nuncaperdeu o sono para decidir que carreira queria seguir.Desde bem novinha resolveu ser fonoaudióloga. Dessamaneira, revela, poderia trabalhar aliando saúde eeducação, suas duas grandes paixões. Formada há 22anos pela Universidade Estácio de Sá, Andrea escolheua Tijuca, bairro onde morou por 40 anos, para abrirseu primeiro consultório. Hoje são dois. Um notradicional bairro da Zona Norte e o segundo emIpanema, onde mora atualmente.

Com a graduação concluída, Andrea alçou vôosmais altos. Dedicada, fez pós-graduação emPsicopedagogia e Psicomotricidade, na UERJ, edoutorado em Fonoaudiologia, na MyofunctionalTherapist, com especialização em linguagem emotricidade oral. Além de atender a crianças eadolescentes em seus consultórios, Andrea éprofessora das Universidades Moacyr Bastos e UNIGe ainda trabalha no Ambulatório Hélio da CostaPereira.

“Sempre fiquei intrigada com as crianças que nãoconseguiam falar corretamente meu nome, uma vez queele apresenta dois grupos consonantais, que geralmentesão os últimos fonemas que as crianças aprendem afalar. Então, por ser filha de médico comalfabetizadora, estudei primeiro para ser professora noInstituto de Educação e só depois, enfim, fiz afaculdade de Fonoaudiologia”, conta Andrea.

A professora, sempre que possível, gosta dederrubar o mito de que sua profissão dedica-seexclusivamente a fazer as pessoas falaremcorretamente.

“Especializei-me em Motricidade Oral, áreafascinante, que estuda a musculatura facial. Quandoestudante, apresentava um diagnóstico de deglutiçãoatípica, ou seja, engolia totalmente errado,prejudicando meus dentes. Fui estudar nos EstadosUnidos, com o Prof. Garliner, que, com um engenheiromecânico, inventou uns aparelhos de mensuração damusculatura ortofacial, e fiquei encantada. Daí, passeia pesquisar os músculos responsáveis pela deglutiçãoe os mastigatórios. De volta ao Brasil, pesquisei, nasescolas da rede pública, crianças entre 2 e 6 anos,que apresentavam diagnóstico de mordidas abertas ecruzadas, além de hábitos de sucção de polegar, deroer unhas (onicofagia) e de respiradores bucais”,lembra.

A Tijuca é outra paixão da fonoaudióloga. Nos40 anos em que morou no bairro, adquiriu hábitos quecarrega até hoje. Como festejar datas importantes nosrestaurantes “Frango Veloz” e “Manekineco”, ambosno Shopping Tijuca, com os sobrinhos Maria Clara,Henrique e Ricardo Felipe. Para cuidar do corpo,Andrea faz caminhada e freqüenta a Academia de“Ballet Petit Danse”.

“Um bom programa radical é fazer a trilha daCascatinha e do Pico da Tijuca. É uma delícia. Têmmuitos bichinhos legais por lá. Foi uma das paisagensmais eletrizantes que já vi. Jogar tênis e nadar no TijucaTênis Clube também são boas opções”, explicaAndrea.

Mas não são apenas os programasgastronômicos e esportivos que a Tijuca propicia queencantam a professora. Segundo ela, profissionalmente,para um fonoaudiólogo, o bairro é perfeito. ”Gostodemais de trabalhar na Tijuca, é mesmo muito bomfazer o que gosta, em um lugar que nos sintamos bem.É o que falo para os meus alunos: procurem sempre seespelhar nos três “ds” da pessoa de sucesso:dedicação, determinação e disciplina. E acrescentemAmor, é claro”, finaliza Andrea.

ANDREA DI GIOIA é doutora em Fonoaudiologia_UMSA; Pósgraduada em Educação e Reeducação Psicomotoras-UERJ e

Myofunctional Therapist-Institute of Myofunctional Therapy-Flórida.Para marcar consultas é só ligar para 2568-4090, 2264-585, 2521-

6044 (Fabiana) ou [email protected].

Entrevista

Tijuca / Maracanã12

Page 13: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Tiju

ca /

Mar

acan

ãCO

RRED

OR

CULT

URAL Tijucano é uma

denominação dada aquem mora na

Tijuca. O tijucano sedestaca de grande

parte da populaçãocarioca por ser

extremamentebairrista. A paixãopelo bairro provém

das famíliasprovincianas e

aristocráticas aliinstaladas nos

séculos XIX e XX.Prestigiam o

comércio local,assim como as

opções de lazer. Seorgulha por possuir

uma das florestasmais belas (a

Floresta da Tijuca),embora se assuste

com a violênciacrescente na região.

Sagrado Coração Saens Peña Colégio Militar

IGREJA SÃOFRANCISCOXAVIER DOENGENHO VELHOTeve sua origemnuma pequenaErmida, construídapróximo do Rio dosTrapicheiros, emterras pertencentesà Companhia deJesus, por volta de1572, tendo sidoerguida com aparticipação de Joséde Anchieta e podeser considerada oberço da Tijuca.Após a canonizaçãode São Francisco,que se deu em1622, foi fundada aIgreja, por iniciativado Padre AndréManoel. A Igrejatornou-se com otempo, um centroreligioso e social doEngenho Velho e emtorno dela se

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃODOS FRADES CAPUCHINHOSCom o desmonte do Morro doCastelo, em 1922, a Igreja deSão Sebastião foi transferidapara uma nova Igreja da RuaHaddock Lobo na Tijuca: aIgreja de São Sebastião dosFrades Capuchinhos, e para elatambém foram transferidos, em1931, a lápide tumular deEstácio de Sá e o marco defundação da cidade, que lá seencontra até hoje, mas antesestiveram numa casa na PraçaSaens Peña, onde hoje é aDrogaria Granado. A Igreja ficana rua Haddock Lobo, 266.

desenvolveu o Bairro da Tijuca. Ficana rua São Francisco Xavier,75 – Tijuca.

IGREJA DOS SAGRADOSCORAÇÕESFoi fundada em 31 de junho de1936 e foi dedicada à Ordemdos Corações de Jesuse Maria, possui diversostrabalhos na comunidade, comocoral de casais, encontros parapessoas separadas e o CentroComunitário Padre Damião, quepresta auxílio a pessoascarentes e fica localizado naRua Desembargador Izidro.

PARÓQUIA SANTO AFONSOA Congregação dos MissionáriosRedentoristas foi fundada porSanto Afonso de Ligório, em1732. O seu nome vem dapalavra REDENTOR. Afonso tinhauma grande devoção a JesusCrucificado que pela sua Cruz eRessurreição nos resgatou dosnossos pecados. Esta pregaçãofoi dirigida de maneira especialaos mais pobres e esquecidosda sociedade. A paróquia fica narua Barão de Mesquita, 275 –Tijuca.

CAPELA MAYRINKA capela foi construída numaárea que pertenceu à FazendaBoa Vista, de propriedade doConde Aymar Marie JacquesGesta. Os três painéis que seencontram no interior da capelaforam pintados por CandidoPortinari, em 1944. A capela ficana Floresta da Tijuca, Caminhoda Pedra 49.

TEATRO ZIEMBINSKI Localizado na rua HeitorBeltrão s/n – Tijuca, comcapacidade de 154 lugares,começou a ser construído em1985, sob a batuta do ator ediretor Walmor Chagas,idealizador, fundador e dono dacasa. Inaugurado em 1998, o

Tijuca / Maracanã 13

Page 14: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Xavier de Brito Centro Coreográfico Maracanâ Saens Peña

Teatro leva o nome do atorZbgniew Ziembinski, polonês quechegou ao Brasil em 1939 fugindodas tropas de Hitler, e que aquitornou-se uma referência comodiretor de teatro, cinema etelevisão. A partir de 1994, oTeatro Ziembinski passa a seradministrado pelo RIOARTE, que,em 2001, submeteu o espaço aoutra grande reforma,melhorando o acesso do públicoao teatro, mudando a suaentrada principal para a Av. HeitorBrandão.

Tijuca / Maracanã14

CENTRO COREOGRÁFICO DACIDADE DO RIO DE JANEIROO Centro Coreográfico da Cida-de do Rio de Janeiro é um espa-ço voltado para diferentesexperiências do corpo e dadança. Está integrado ao movi-mento artístico e cultural cariocae nacional. Os espetáculosestão abertos para todas ascamadas da população.Ocupauma belíssima construção, umadas mais tradicionais da históriatijucana, sua programação podeser consultada no local,Rua JoséHigino, 115.

SESC TIJUCAEm 2007, o Sesc Tijuca completa 30anos de atividades nas áreas delazer, esporte, saúde e cultura.Além do belo jardim, projetado porBurle Marx, o local oferece umaprogramação extensa e para toda afamília. Há oficinas de teatro,dança, xilogravura, desenho etexto, escultura, exibição de filmese vídeos, e aulas de capoeira, tai-chi-chuan, ioga, futebol, entreoutros. Tem ainda uma agenda deshows e espetáculos teatrais dequalidade e por preços bemconvidativos. O SESC Tijuca fica naRua Barão de Mesquita, 539 –Tijuca.

COLÉGIO BATISTA SHEPARDO Colégio Batista, foi fundado em1908 possuindo uma área de20.000 metros quadrados,pertencentes à antiga Chácarado Trapicheiro, do Barão deItacurussá, o negociante ManuelMiguel Martins, genro e herdeirodo Conde de Bonfim. O velhosolar é utilizado pelo Colégiointeiramente preservado. OColégio é conhecido comoColégio Batista Shepard porcausa de seu fundador e diretorpor muitos anos: o Doutor JohnWatson Shepard. O colégio ficana Rua José Higino, 416.

COLÉGIO ESTADUAL SOARESPEREIRANa Praça Comendador Xavier deBrito, funciona em um prédio emEstilo Neo-Colonial luso-brasileiro,projetado por José AmaralNieddermeyer, em 1926, hojetombado pelo Patrimônio Históricoe Cultural do Rio de Janeiro. Foiconstruído pela esposa de JoséAntonio Soares Pereira, Dona Mariado Nascimento Soares Pereira, quedoou o prédio à Prefeitura parafuncionar como escola, emhomenagem a seu marido. Fica naAv. Maracanã, 1450.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICAE PROFISSIONAL FUNDAÇÃOBRADESCONo Século XIX, o prédio que hojeabriga a escola era um Solarpertencente ao Barão deMesquita, rico negociante que erafilho do Conde de Bonfim. Em1898, foi ocupado pelo ColégioSul-Americano. No início do SéculoXX, deu lugar ao tradicionalcolégio Instituto La-Fayette,fundado pelo Professor La-FayetteCortes. Quando o InstitutoLafayette foi fechado, nos anos de1980, foi adquirido pela Fundação

Bradesco, criada por Amador Aguiar,que foi o fundador do BancoBradesco, se transformando numaexcelente escola para filhos dosfuncionários do Banco e criançaspobres do bairro. Fica na ruaHaddock Lobo, 253.

COLÉGIO PALASO Colégio nasceu em um pequenoprédio da Rua José Higino, Tijuca,na década de 60, como um cursopreparatório, anexo ao antigoExternato José Higino. O corpodiscente era composto por 43alunos que foram seus fundadores,divididos em duas turmasdedicadas aos concursos deadmissão aos Colégios Militar, deAplicação e Pedro II. O nome Palasencontra suas raízes na GréciaAntiga e nos reporta à SABEDORIA,CULTURA e INTELIGÊNCIA de PALASATHENÉA, reconhecida comoGUERREIRA e “DEUSA DAS ARTES”.O emblema azul-marinho eamarelo-ouro procura ressaltar anossa BANDEIRA NACIONAL. Ologotipo (templo grego) representa,com frontão e colunas, oSENTIMENTO DE PATRIOTISMO,RELIGIOSIDADE e BELEZAESTÉTICA. Colégio Palas - EducaçãoInfantil, Ensino Fundamental eEnsino Médio, fica na Rua SãoRafael, 38.

O COLÉGIO PEDRO IIUNIDADE TIJUCATeve sua origem no ColégioImperial D. Pedro II , cujo primeiroexternato, no Século XIX estavalocalizado junto ao Largo daSegunda-Feira, onde hoje seencontra o Colégio da Companhiade Santa Teresa de Jesus.Atualmente funciona em um prédioem frente do Colégio Militar e asrivalidades entre seus alunos eratradicional, durante os anos 60. Ficana Rua São Francisco Xavier, 204.

Page 15: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Floresta da Tijuca Shopping Tijuca Teatro Ziembinski

Tiju

ca /

Mar

acan

ãCO

RRED

OR

CULT

URAL INSTITUTO DE

EDUCAÇÃOCriado em 5 deabril de 1880,com o objetivode formarprofessores, foitransferidovárias vezes atéocupar oimponenteprédiolocalizado naRua Mariz eBarros. O prédioé em EstiloNeocolonialcarioca e teveseu projetoescolhido emum concursoque especificavaa opçãoestilística doprojeto. Ovencedor foiÂngelo Brunhs eJosé Cortez efoi construído

Tijuca / Maracanã 15

entre 1928 e 1930 pela SociedadeComercial e Construtora Ltda.. Oprédio fica me torno de um pátioem forma de claustro e tem ocentro arrematado por uma fonte.As fachadas apresentamelementos decorativos inspiradosna arquitetura do período colonialexecutados em argamassa.

COLÉGIO MILITAREm mais um ato de patriotismo ede humanidade, Caxias propõe aoSenado, em 1853, a criação “deum colégio militar que amparasseos órfãos e os filhos dos soldadosque morreram ou viessem amorrer, ou se inutilizassem nadefesa da Independência, daHonra Nacional e das Instituições”.Mas foi somente em 09 de marçode 1889, que Sua Majestade , o

Imperador Dom Pedro II,aprovou para o Imperial ColégioMilitar o seu primeiroregulamento. No ano dacelebração do centenário defundação do Colégio Militar doRio de Janeiro – Casa deThomaz Coelho (1989), umdado novo veio ratificar areceptividade desse tradicionalestabelecimento de ensino àstendências positivas damodernidade: a admissão desua primeira turma do sexofeminino. A predileção estacomprovada por um concurso deadmissão anual cuja proporçãode candidatos por vaga, coloca-o no restrito universo dosestabelecimentos de ensinocom maior procura em nossoPaís.

GRES ACADÊMICOS DOSALGUEIROFundado em 5 de março de1954, a partir da união de trêsescolas do Morro do Salgueiro- “Azul e Branco”, “Unidos doSalgueiro” e “Depois eu Digo”- alcançou a terceira colocaçãono primeiro desfile, com oenredo “Romaria à Bahia”.Títulos: 1960, 1963, 1965,1969, 1971, 1974, 1975 e1993. GRES Acadêmicos doSalgueiro é uma das maistradicionais escolas de sambado Rio de Janeiro. Sua quadrafica na rua Silva Teles,Andaraí, Rio de Janeiro.

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLADE SAMBA UNIDOS DA TIJUCAFoi fundado em 31 de dezembrode 1931. Suas cores são o azul-pavão e o amarelo ouro. A Unidosda Tijuca é a representante daColônia Portuguesa no carnavalcarioca, tendo entre seus

dirigentes e associados membrosda comunidade lusitana no Brasil.Em 2004, o carnavalesco PauloBarros, encantou o Brasil com oenredo “O sonho da criação e acriação do sonho: a arte da ciênciano tempo do impossível”, quandolevou para a avenida uma“escultura humana”: um carroalegórico com bailarinos emmovimento, representando o DNA.A Escola conquistou o segundolugar e um ano depois, repetiu ovice-campeonato, melhor colocaçãode sua história. Para o carnaval de2006, ele importou Mozartdiretamente da Áustria para aSapucaí. A quadra da escola fica naRua São Miguel, 430.

TIJUCA TÊNIS CLUBEO Tijuca Tênis Clube foi fundadono dia 11 de junho de 1915. Aata de criação da agremiação foiassinada na casa do CoronelJoaquim Ferreira da CunhaBarboza, na Rua do Uruguay,391. Nascia assim o Tijuca LawnTennis Club, mais tarde denomi-nado Tijuca Tennis Clube, maisrecentemente, Tijuca Tênis Clube.Para as crianças, o clube ofereceescolinhas esportivas, o Dente deLeite, escola de recreação, cur-sos, parquinho e o baixo bebêCajuti.Para os adultos o clubeoferece várias tratamentos comomassoterapia, RPG, yoga/antiginástica, dança, ginástica,além de manter uma programaçãosócio-cultural que varia todo mês.

AMÉRICA FOOTBALL CLUBFundado há 102 anos, o Américatem em sua trajetóriaimportantes acontecimentos queajudaram a escrever a história dofutebol carioca. Ao lado de timescomo, Fluminense, Bangu eBotafogo, o clube fundou a

Page 16: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Parque Gafrée Colégio Militar Unidos

CLUBE MUNICIPALSituado na rua Haddock Lobo 359na Tijuca, RJ, em uma área de maisde 4000 m2, a sede social do CLUBMUNICIPAL possui um prédioprincipal com seis andares queabrigam setores administrativos,salão nobre, boate, salão defestas, salas para cursos,auditório/teatro, salas dediretorias, gabinete dentário, salade fonoaudiologia, gabinete dapresidência, entre outrasinstalações. Seu quadro social ecomunidade podem usufruir detrês piscinas aquecidas sendo umasemi-olímpica, quadra externapoliesportiva, academia deginástica e musculação, centrofisioterápico (saunas masculina efeminina), sala de tênis de mesa,salão de sinuca, salão de jogos,sala de xadrez, dois salões dedança, uma sala de ballet, doisbares, salão de beleza, ginásiopara três mil pessoas,estacionamento e é o único clubedo Rio que possui um e standeexclusivo de tiro com arco.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIOGAFRÉE E GUINLE O Hospital Gaffrée e Guinle foiinaugurado no dia 01 de novembrode 1929. Nos anos 30 e 40 o

Hospital Gaffrée tornou-se centrode tratamento e pesquisa dedoenças venéreas. Em 16 deoutubro de 1987, o HospitalGaffrée e Guinle torna-secredenciado como “CentroNacional de Referência em AIDS”.Desde 1989, o Gaffrée possui umCentro de Testagem eAconselhamento Anônimo,passando a ser denominado apartir de 1993, de Centros deOrientação e Apoio Sorológico. Éessencialmente um hospital deensino. As crianças com AIDS doGafrée e Guinle precisam defraldas descartáveis e leite empó integral. O Hospital fica na ruaMariz e Barros, 775, na Tijuca, RJ.O telefone para contato é (21)2569.3460. Falar com a Sra. AnaMaria.

HOSPITAL DA VENERÁVELORDEM TERCEIRA DE SÃOFRANCISCO DA PENITÊNCIAO Hospital da Venerável OrdemTerceira da Penitência funcionoudesde 1763, até o início doséculo XIX, no Largo da Carioca,com a reforma de Pereira Passosele passou a funcionar na RuaConde de Bonfim, onde está atéhoje. É um hospital de grandeporte, com todas asespecialidades médicas, quevem se desenvolvendo daregião, inicialmente ocupou osuntuoso prédio de frentepara a Rua Conde de Bonfim,depois foi ampliado ganhandoum anexo, que aumentouconsideravelmente suacapacidade. Neste hospital,durante o Estado Novo, omédico Pedro Ernesto,perseguido pelo regime veio afalecer.

SHOPPING TIJUCAHá exatos 10 anos, o shoppingabriu suas portas para os

PRAÇA SAENS PENANa década de 1820, no meio aindarural, marcado pela presença dechácaras existia uma Fábrica de Chitas,

Tijuca / Maracanã16

primeira federação do futebolcarioca, a Liga de Football do Rio deJaneiro, em 1905. Foi também nesteano que o América realizou aprimeira partida oficial, contra oBangú. Mesmo não tendo nenhumtítulo brasileiro com o futebol, oclube mantém equipes eescolhinhas de esportes olímpicos eamadores, entre eles o basquete,futsal, handball e futebol de mesa. Asede conta com restaurante, salãonobre, dois ginásios, campo“soçaite”, churrasqueira, piscina,boite e sauna e situa-se na RuaCampos, Sales, 118.

moradores da Tijuca e debairros vizinhos. Com uma boainfra-estrutura, o local tem lojasde grifes, lazer e cultura. Sãotrês salas de cinema do GrupoSeveriano Ribeiro, Playland, comvariedade de jogos eletrônicos,e uma programação mensal,com atividades que vão deteatro infantil a happy-hour. Oshopping já realizou eventos dedestaque, como a SemanaFashion, Escolinha de Vôlei dePraia do Bernard talkshows comLêda Nagle, Rodolfo Botino eLuiz Salém. Para comer, épossível encontrar restaurantes,como Manekineko Sushi,Camarão e Cia, Grande Muralha,entre outros. O Shopping Tijucafica na Av Maracanã, 987 –Tijuca.

SHOPPING 45O primeiro Shooping da Tijuca eum dos mais frequentados, alémdo comércio mantem um roteirosócio-cultural. Atualmente, no 3°piso, toda quarta-feira leitura depoemas, roda de poetas, varalde poesia. Entrada franca. Assextas-feiras tem happy hourcom música ao vivo. Umadiversão principalmente para osidosos. O Shopping fica na PraçaSaens Pena, 45.

TIJUCA OFF-SHOPPINGAlém de muitas lojas,restaurantes e lanchonetes, oshopping ainda possui espaçopara laser e cultura,comportando feiras, exposiçõese eventos que variamconstantemente. O shopping ficana Rua Barão de Mesquita, 314.

Page 17: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Ordem Terceira da Penitência Santo Afonso

Tiju

caCO

RRED

OR

CULT

URAL

PARMÊA especialidade da casa é orodízio de pizzas, mas tambémhá uma variedade grande depratos mais lights à La Carte. E,por falar nas redondinhas,dezesseis novos sabores chegamà mesa. Entre as novidades,pizza de camarão, bolonhesa,estrogonofe de frango, camarãocom catupiry e calabresa comcebola e azeitonas pretas. Ocardápio também passa a servirmais dez opções de pizzasdoces, com destaque para apizza de brownie, que levachocolate ao leite e brownie.Sem falar dos sabores:chocolate com morango,chocolate branco com morango,chocolate com crocante,chocolate branco com crocante,chocolate com confeti, chocolatebranco com confeti, doce de leitecom crocante, prestígio e pizzade doce de leite. Todas aspizzas, num total de 44 saboresO preço é convidativo. Fica naRua Campos Sales, 87, em frenteao América FC.

Tijuquinha; o América e oCarioca, na década de 40 nelainstalou-se o Olinda, que foium dos maiores monumentosda engenharia moderna e oMetro Tijuca, aberto cinco anosdepois do Metro Passeio eantes do de Copacabana. Nosanos 50 foram instalados oEskie, o Art-Palácio e oBritânica. Nos anos de 1970 aPraça Saens Pena tinha emseus arredores cerca de dozecinemas, dois a mais que aCinelândia. No entanto hoje aPraça não possui mais nenhumdestes cinemas. Em 1976 foiinicada a obra do Metrô naPraça desfigurando-acompletamente, mas após asobras a Praça foi restaurada evoltou a ser um dos pontos

mais importantes da Tijuca. Hoje,com segurança, todos podemdesfrutar da praça, sentar aoredor do chafariz e freqüentar afeirinha de artesanato queacontece às sextas, sábados edomingos.

PRAÇA CASTILHOS FRANÇA/AFONSO PENAA Praça Castilhos França maisconhecida como Praça AfonsoPena e cercada pelas ruas:Campos Sales; Afonso Pena;Doutor Satamini e Martins Pena.Atualmente ela funciona comouma grande área de lazer paratodas as idades, onde se podever crianças brincando e tomandosol e adultos praticando esportese jogando cartas. Na Rua AfonsoPena funcionou o Estúdio OmegaFilmes. Em 1900 foi aberta a Ruado Hipódromo, atual Rua CamposSales, pela Sociedade HípicaNacional, que funcionou ondehoje está localizado o AméricaFutebol Clube.

PRAÇA COMENDADOR XAVIERDE BRITOUm dos mais belos e românticosrecantos do Rio deJaneiro guardao costume de alugar charretes ecavalos, para crianças e adultos,passearem nos fins de semana.Seu nome foi dado emhomenagem ao Coronel Xavier deBrito. A Praça existe desde 1928,quando foi ajardinada e no seucentro está localizado um chafarizde bronze, construído na Françapara uma praça européia, masque acabou no Brasil ondeprimeiro serviu de fonte. Em 1960foi colocado na Praça para deleitedos moradores da região.A Praçatambém é conhecida como aPraça dos Cavalinhos, onde todofim de semana, crianças e adultos

Tijuca / Maracanã 17

considerada umadas primeiras doBrasil, próximo daFábrica existia oLargo da Fábrica.Em 1911, o Largoda Fábrica dasChitas, setransformou naPraça Saens Peña,tendo em suainauguraçãocontado com apresença doPrefeito BentoRibeiro. O nome daPraça foi dado emhomenagem aoPresidente daArgentina. A PraçaSaens Peña já foiconhecida como“Cinelândia daTijuca”, por causados cinemas daregião. A partir de1920 nelasurgiram oscinemas: o

se dirigem até a praça para curtirum fim de semana com a famíliatijucana, curtindo o passeio decharrete, os bodes, pula-pula e otradicional Teatro de Guignol.

PRAÇA VARNHAGEMO Baixo Tijuca não atende maispelo velho nome. A Prefeitura criouno dia 14 de julho de 2004 o PóloGastronômico da Tijuca, que reúnerestaurantes e bares do entornoda Praça Varnhagem. Há noites emque chegam a passar pelas ruasque compreendem o Baixo (ou oPólo, que seja) 18 a 20 milpessoas, segundo os comerciantes

Page 18: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

Tiju

ca /

Mar

acan

ãCO

RRED

OR

CULT

URAL

Unidos da Tijuca Vista Chinesa Maracanã

Tijucanos Famosos

Aldir Blanc, CompositorCláudia Jimenez, AtrizErasmo Carlos, Cantor

Ivan Lins, MúsicoJosé Francisco de Freitas,

MúsicoLamartine Babo,

compositorLuiz Paulo Conde, Político/

ArquitetoMoacyr Luz, Músico

Osvaldo Magalhães,Radioginasta

Roberto Marinho,Empresário

Thiago Lacerda, AtorTim Maia, Músico

Tom Jobim, MúsicoCarla Malafaia, Marítima

Luis Gustavo Miranda,Bibliófilo

do local. Quatorzedos 22 estabeleci-mentos de lazer egastronomia daPraça Varnhagene das ruas próxi-mas criaram umaassociação.O objetivo éincrementar osserviçosoferecidos pelascasas e ampliar ainfra-estrutura daárea. Com asmelhorias, a metaé que a circulaçãono local suba para25 mil pessoas.Por enquanto, oprojeto conta coma adesão dosrestaurantesCamarão Art Beer,Atol Brasil, BarPraça Varnhagem,Buxixo, DoublePlace, EstaçãoCarioca,Estephanio’s, Meu

Cantão, Moais, Pancrepe, RedSide, Siri, Só Kana e Universo daCerveja. O pólo nasceu doprojeto “Unir & vencer”, doSebrae e Senac.

BAR DA DONA MARIADona Maria está com 85 anos econtinua trabalhandodiariamente na casa, quintal desambistas como Aldir Blanc eMoacyr Luz. Lugar para quemprocura um ambientedescontraído, sem frescuras, éum típico botequim tradicional daZona Norte carioca. Foi lá quesurgiu o bloco de Carnaval Nemmuda nem sai de cima, fundadopor músicos que freqüentam acasa. Uma de suas receitaselogiadas é a do bolinho de

carne . Vale experimentar aindaos pastéis de carne, camarão,bacalhau ou queijo. A cerveja éde garrafa e está sempre gelada.Fica na rua Garibaldi, 13.

ADEGA CARNE-DE-SOL DOPEIXOTOAqui se encontra o que há demais típico na culinárianordestina. Petiscos comotorresmo e pastel de carne-secacom catupiry ou camarão fazem aalegria dos clientes que vãoatrás da cozinha brasileira. Ospratos servem duas pessoas,como o baião-de-dois e oarrumadinho, que leva carne-de-sol, aipim frito, feijão-de-corda epirão de leite. De sobremesa,doce de jaca ou de abóbora comcoco. A casa tem mais de 150tipos de cachaça. A Adega doPeixoto, como é conhecida nobairro, fica na rua Barão deMesquita, 616, loja 4, quaseesquina com rua Uruguai.

SALETEO elogiado chope da casa sai deuma serpentina de 120 metros,responsável pela temperaturaperfeita da bebida. Outroproduto que faz a fama da casa éa empadinha, de apenas trêssabores: camarão, palmito efrango. Para quem quer umarefeição, o filé mignon grelhadocom batata, fatias de presunto,palmito e ervilhas satisfaz a duaspessoas. Fica na Rua AfonsoPena, 189, Tijuca.

LA MOLEA história do La Mole começa emabril de 1958, quando o italianoDomenico Magliano fundou apequena Sorveteria e Pizzaria LaMole, na Rua Dias Ferreira, noLeblon. O nome da casa foi umahomenagem à torre Mole

Antonelliana, localizada em Turim,na Itália, cidade natal dofundador. A loja da Tijucacompletou 25 anos e foiinteiramente reformada, estámais moderna e sofisticada, até oparquinho e a dispensa foramremodelados. Fica na R. Marquêsde Valença, 74 e 78.

Tijuca / Maracanã18

Page 19: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades
Page 20: Tijuca/Maracanã - Câmara de Culturacamaradecultura.org/guia07.pdf · prevenção em crianças em fase de alfabetização, ... leitura e na escrita de crianças com dificuldades

O PARAÍSO É PERMITIDO...

Mas para continuar existindo terá que ser proibido?

Ajude a preservar a

Aqui você encontra a informação fundamentalpara a compreensão crítica da realidade.

www.ecodebate.com.br