thomas edison

12
Thomas Alva Edison A lâmpada

Upload: melanie-moreira

Post on 21-Dec-2014

296 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um pouco sobre a vida de Thomas Alva Edison

TRANSCRIPT

Page 1: Thomas Edison

Thomas Alva EdisonA lâmpada

Page 2: Thomas Edison

Primeiros anos Thomas Alva Edison nasceu numa família de classe média, a 11 de fevereiro de 1847, em Milan Ohio, Estados Unidos. O pai de Thomas, Samuel Edison, canadense de origens holandesas, faz o que pode: vende quinquilharias, é marceneiro, carpinteiro, negociante de imóveis… A mãe, Nancy Eliot Edison, ex-professora canadense, tem a cargo sete crianças, das quais três faleceram ainda pequenas. Visto que Thomas é o mais novo de todos os irmãos, a mãe dá-lhe mais atenção.

Page 3: Thomas Edison

Em 1853, a família mudou-se para Port Huron. Edison recusava-se a ter aulas. Passam-se três meses de aulas e Thomas Edison decide deixar a escola. Fica a cargo da mãe a educação de Thomas e ele, por seu lado, aprende o que mais lhe interessa. Com isto, acaba por ler todos os livros com o tema de ciências. Decide então montar um laboratório de química no sótão e, por vezes, com as suas experiências faz tremer a casa.

Arranja, entretanto, um emprego como vendedor de jornais na estação de comboios que faz a ligação entre Port Huron e Detroit. Vende de tudo um pouco, desde jornais a comida. E claro tinha de sobrar tempo para as suas leituras e experiências no seu novo laboratório pois, despercebidamente, Edison tinha instalado num dos vagões esse novo laboratório, até que um dia pegou fogo ao vagão onde fazia as suas experiências.

Page 4: Thomas Edison

SurdezEntretanto, começam-se a agravar os seus problemas de audição que já

tinha em criança até que ficou surdo por completo.Mesmo com a surdez, Thomas aprendeu no código Morse e construiu telégrafos artesanais.

Durante cinco anos trabalhou por toda a parte. Aproveitou um emprego que tinha, à noite, para se entreter com as suas engenhocas. Para evitar surpresas, inventa um sistema elétrico que envia de hora a hora um sinal aos vigilantes. Inventa também uma ratoeira elétrica para caçar os ratos no quarto da pensão.

Page 5: Thomas Edison

Primeiro inventoQuando tinha vinte e um anos Edison registrou seu primeiro invento, uma

máquina de votar, mas em vão, ninguém se interessou. Muda-se então para Nova Iorque em 1869 para se estabelecer como inventor independente. Chega esfomeado e sem dinheiro. Dois anos mais tarde, inventou um indicador automático de cotações da bolsa de valores. Vendeu-o por 40 mil dólares e ainda assinou um contrato com a Western Union, situação que lhe permitiu estabelecer-se por conta própria em Newark

Page 6: Thomas Edison

Primeiro casamentoNo Natal de 1871, casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary Stilwell, uma de

suas empregadas. Ele a pediu em casamento batendo uma moeda em código morse. Diz-se que, terminada a cerimónia, o noivo esqueceu as núpcias, enfiou-se na oficina e de lá só voltaria de madrugada. Mary morreria doze anos depois, de febre tifóide1. Edison casou-se pela segunda vez com Mina Miller. Nos dois casamentos, teve seis filhos, três de cada um.

Page 7: Thomas Edison

CarreiraEm 1876, já famoso, a grandeza de seus recursos e a amplitude de suas

atividades motivaram a construção de um verdadeiro centro de pesquisas em Menlo Park. Era quase uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios, assistentes e técnicos capacitados. A verdade é que, num certo período de quatro anos, conseguiu exibir 300 novos inventos, o que equivale praticamente a uma criação a cada cinco dias.Em 1877 inventou o fonógrafo. O aparelho consistia num cilindro coberto com papel de alumínio. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro.

Page 8: Thomas Edison

Em 1876, já famoso, a grandeza de seus recursos e a amplitude de suas atividades motivaram a construção de um verdadeiro centro de pesquisas em Menlo Park. Era quase uma cidade industrial, com oficinas, laboratórios, assistentes e técnicos capacitados.

A verdade é que, num certo período de quatro anos, conseguiu exibir 300 novos inventos, o que equivale praticamente a uma criação a cada cinco dias.

Em 1877 inventou o fonógrafo. O aparelho consistia num cilindro coberto com papel de alumínio. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Thomas Edison trabalhou nesse projeto no seu laboratório enquanto dizia a conhecida canção infantil "Maria tinha um carneirinho" (Mary had a little lamb), e reproduzia-a.

Page 9: Thomas Edison

Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta.

Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal: um fio de algodão parcialmente carbonizado. Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas seguidas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública.

Edison ainda aperfeiçoou o telefone (com o microfone a carvão empregado até hoje), o fonógrafo, e muitas outras invenções. Em conjunto, essas realizações modificaram os hábitos de vida em todo o mundo e consagraram definitivamente a tecnologia.