the watt towers

17
The Watts Towers - Simon Rodia Acadêmico Marcos Wilson Ogata Professor Fernando de Freitas Fuão Projeto Arquitetônico II Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Turma D Semestre 2012/2 UFRGS

Upload: hanna-schwarz

Post on 30-Jul-2015

1.259 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: The Watt Towers

The Watts Towers

- Simon Rodia

Acadêmico Marcos Wilson Ogata Professor Fernando de Freitas Fuão

Projeto Arquitetônico II Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Turma D Semestre 2012/2 UFRGS

Page 2: The Watt Towers

O ARTISTA (1879 -1965)

• Sabato “Simon” Rodia nasceu em Serino, Itália, em 1879. Em 1921, adquiriu uma pequena parcela de terreno de forma triangular no bairro de Watts, Los Angeles. O seu desejo de fazer "algo grande" não sumiu devido às limitações do terreno nem tampouco por falta de meios financeiros.

Page 3: The Watt Towers

• Ele veio com o irmão para os EUA aos 15 anos. Viveu na Pensilvânia, atéseu irmão morrer em um acidente na mineração. Mudou-se pra Seattle,Washington, e se casou com Lucia Ucci em 1902. Após deslocou-se paraOakland, onde nasceu seus três filhos. Se divorciou em 1912, e então foipara Watts, Los Angeles.

• Em 1954, após a obra concluída, deixou o local e doou a sua propriedade aum vizinho. Morreu em 1965, sem nunca ter regressado a Watts. Duranteesse tempo as autoridades municipais da cidade quiseram demolir as torresalegando razões de segurança, mas não chegaram a fazê-lo. A notoriedadedo conjunto ia aumentando e a municipalidade acabou por reconhecer asua importância. Agora são parte integrante da Rede de Parques do Estadoda Califórnia e património cultural e artístico da cidade de Los Angeles.

Page 4: The Watt Towers

A OBRA (1921-1954)

• Conjunto de 17 esculturas interconectadas, localizada no bairro de Watts. Caracterizado como arquitetura vernacular não-tradicional.

Page 5: The Watt Towers

• Simon construiu sem nenhum equipamento especial ou projeto pré-determinado, trabalhando sozinho com ferramentas manuais.

• Simon utilizou essencialmente lixo e ferro-velho: molas de colchão para as armaduras das paredes, tubos e barras de ferro para a estrutura envolta com tela de arame, como suportes usou vidros quebrados, cacos de cerâmica, porcelana, conchas do mar, telhas, etc. Ligou este conjunto de materiais e desperdícios com argamassa de cimento e ao conjunto chamou de Nuestro Pueblo (“nossa cidade, em espanhol”).

Page 6: The Watt Towers

• Rodia declaradamente não se dava bem com seus vizinhos, alguns dos quais permitiam que seus filhos vandalizassem o seu trabalho. Rumores de que as torres foram antenas para a comunicação com as forças inimigas japonesas ou continham tesouros enterrados causou mais suspeita e vandalismo

Page 7: The Watt Towers

• Em 1970 é aberto o Watts Towers Arts Center, um centro comunitário voltadopra arte. Foi construído e administrado pelo Comitêsem fins lucrativos “Simon Rodia’s Towers in Watts”.

Page 8: The Watt Towers
Page 9: The Watt Towers

• As 3 torres espiraladas lembram vagamente obras de Gaudí, em especial a Sagrada Família (Barcelona).

Page 10: The Watt Towers
Page 11: The Watt Towers
Page 12: The Watt Towers
Page 13: The Watt Towers
Page 14: The Watt Towers

Aparição na capa do Álbum Sgt. Pepper’s

Lonely Hearts Club

Band, dos Beatles (1967).

Page 15: The Watt Towers
Page 16: The Watt Towers

Referências

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zaIloDyhg90#!– Trailer do longa-metragem “I Build the Tower”http://blurrylens.com/exteriordetail/index.html

http://obviousmag.org/archives/2008/03/torres_de_simon.html

http://www.greatbuildings.com/architects/Simon_Rodia.html

http://bigorangelandmarks.blogspot.com.br/2007/04/no-15-towers-of-simon-rodia.html

http://www.wattstowers.us/simon_rodia.htm

Page 17: The Watt Towers