the giving tree - exemplo de planificação

3
Animação da Leitura – Planificação de Actividades Identificação do livro: Título original: The giving tree Autor: Shel Silverstein Tradução: Miguel Gouveia, 2008 Edição: Bruaá Editora, 4ª edição, Maio 2008 Design Gráfico: Bruaá ISBN:978-989-8166-00-5 Público-alvo preferencial: 2º Ano de escolaridade Ideias centrais do livro (temas, motivos, palavras-chave, personagens): Como temas temos a relação entre a árvore e o menino, uma relação de amor, amizade e proteção principalmente visível na árvore. O companheirismo vivido entre as duas personagens, dado que estão presentes em toda a vida um do outro A generosidade, mais relevante na árvore que dá tudo o que tem para que o menino esteja feliz Noção de imaterialismo que reside na árvore ao proteger, ao dar amor e tudo o que tem ao menino O crescimento, dado que quando iniciamos o livro, temos um menino pequeno, que vai crescendo e que a árvore acompanha até à velhice dando tudo o que tem. Relação entre pais e filhos (o menino durante toda a história, é sempre tratado como um menino e a árvore sempre como a árvore, tal como um pai e um filho. A ‘proteção’ da árvore em relação ao menino é também muito maternal) Ligado à natureza, uma escassez de recursos e as questões ambientais como um dos temas centrais do livro. Retrata a forma como o Homem trata a natureza e utiliza tudo o que esta lhe pode dar sem pensar nas consequências nem na sustentabilidade ao nível dos recursos finitos. MOTIVOS: Ser generoso Escassez de recursos PALAVRAS-CHAVE: Incipit- era uma vez E a árvore ficou feliz Menino Árvore Generosidade Ser feliz Felicidade PERSONAGENS: Árvore e o menino Material necessário: Cartão de combate Cartolina Tinta/marcadores Árvore em vaso Folhas de papel Livro Ramos de árvores Pré-leitura (criação de expectativas; captação da atenção e do interesse; preparação da compreensão)

Upload: bruna-batista

Post on 04-Dec-2015

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Esta planificação serve de exemplo ao trabalho do livro "A Árvore Generosa" de Shel Silverstein

TRANSCRIPT

Page 1: The Giving Tree - exemplo de planificação

Animação da Leitura – Planificação de Actividades Identificação do livro:

Título original: The giving tree Autor: Shel Silverstein Tradução: Miguel Gouveia, 2008 Edição: Bruaá Editora, 4ª edição, Maio 2008 Design Gráfico: Bruaá ISBN:978-989-8166-00-5

Público-alvo preferencial:

2º Ano de escolaridade

Ideias centrais do livro (temas, motivos, palavras-chave, personagens):

Como temas temos a relação entre a árvore e o menino, uma relação de amor, amizade e proteção principalmente visível na árvore. O companheirismo vivido entre as duas personagens, dado que estão presentes em toda a vida um do outro A generosidade, mais relevante na árvore que dá tudo o que tem para que o menino esteja feliz Noção de imaterialismo que reside na árvore ao proteger, ao dar amor e tudo o que tem ao menino O crescimento, dado que quando iniciamos o livro, temos um menino pequeno, que vai crescendo e que a árvore acompanha até à velhice dando tudo o que tem. Relação entre pais e filhos (o menino durante toda a história, é sempre tratado como um menino e a árvore sempre como a árvore, tal como um pai e um filho. A ‘proteção’ da árvore em relação ao menino é também muito maternal) Ligado à natureza, uma escassez de recursos e as questões ambientais como um dos temas centrais do livro. Retrata a forma como o Homem trata a natureza e utiliza tudo o que esta lhe pode dar sem pensar nas consequências nem na sustentabilidade ao nível dos recursos finitos. MOTIVOS: Ser generoso Escassez de recursos PALAVRAS-CHAVE: Incipit- era uma vez E a árvore ficou feliz Menino Árvore Generosidade Ser feliz Felicidade PERSONAGENS: Árvore e o menino Material necessário:

Cartão de combate Cartolina Tinta/marcadores Lã Árvore em vaso Folhas de papel Livro Ramos de árvores

Pré-leitura (criação de expectativas; captação da atenção e do interesse; preparação da compreensão)

Page 2: The Giving Tree - exemplo de planificação

Apresentação das alunas que vão ler a história. As crianças sentam-se à frente das mediadoras de modo a que todas tenham a possibilidade de ver o livro nas mais perfeitas condições e para que sejamos audíveis. Explicação às crianças de quem somos e o que vamos fazer. Mostrar a capa do livro às crianças e perguntar se conhecem a história. Mostrar, em seguida, mais pormenorizadamente, a capa, destacando as maçãs que a árvore deixa cair para o menino e perguntar: o que está a fazer a árvore? Se necessário, aproximamos o livro das crianças para que entendam bem o que se passa. Por que acham que a árvore está a dar maçãs ao menino? As árvores também vos dão muitas maçãs? Vocês gostam? O livro chama-se a árvore generosa, será que a árvore está a ser generosa ao dar maçãs ao menino? Ser generoso é oferecer coisas? Ser bom com as pessoas? Vocês dão muitas coisas? E as árvores? Dão-vos muitas coisas? São generosas convosco? Acham que o menino da capa tem alguma relação com a árvore para ela lhe dar maçãs? Será que são amigos? Mostramos a capa, a contracapa e as guardas e, para as explorar, perguntamos: a capa é toda verde já viram? O que vos lembra esta cor? (caso a resposta não seja a esperada: Será que vos lembra a relva, as árvores? As flores? E a natureza, lembra?) Acham que a história com o menino e a árvore terá alguma coisa a ver com a natureza? O que acham que vai acontecer? Após a conversa e o desenvolvimento destas perguntas perguntamos: querem então saber o que vai acontecer? Vamos começar a nossa história? E dá-se então o início da leitura.

Leitura

Leitura feita consoante o narrador e os personagens. Três dos elementos do grupo participarão, uma enquanto menino, outra como árvore e a terceira como narrador. A leitura será feita de forma expressiva e pausadamente de modo a que todas as crianças vão compreendendo o que ouvem, Apesar de o livro estar virado para as crianças durante a leitura, no final de cada página salientaremos as imagens para que construam imagens mentais relativamente à história que ouvem.

Pós leitura

Finalizada a leitura, serão realizadas algumas perguntas com vista a ajudar à compreensão da mensagem da mesma: Gostaram da história? O que aconteceu ao menino durante a história? E à árvore, o que ia acontecendo? Ela foi perdendo partes de si para quê? Que coisas fez o menino com elas? Acham que devemos tirar partes das árvores quando elas são nossas amigas? Vocês já tiraram coisas às árvores? Enquanto a história é recontada pelas crianças a partir das questões feitas, uma árvore onde das suas partes saem elementos relevantes na história como a casa, o barco ou o velho sentado no toco, vai-se desvendando consoante as crianças nos digam o que vai acontecendo. Sabiam que o ar que respiramos, o oxigénio, vem das árvores? E as maçãs, de onde vêm? Sabem de mais coisas que as árvores nos dão? O quê? Se cortarmos as árvores o que é que acontece? Agora, depois de vermos o que as árvores/natureza nos oferecem a partir da pergunta anterior e da conversa que surja a partir dela, iniciamos a primeira atividade perguntando às crianças se conhecem a frase “e a árvore ficou feliz”. Esperando uma resposta surge a pergunta: também querem que a nossa árvore fique feliz? O que acham de a voltarmos a montar e de lhe voltarmos a dar um tronco e os seus ramos? E o que acham se, desta vez, formos nós a dar uma prenda à árvore para que ela fique feliz? Distribuídos em pequenos grupos, onde cada elemento fica num grupo, as crianças elaboram desenhos ou construções para oferecer à árvore não deixando que esta esgote os seus recursos.

Page 3: The Giving Tree - exemplo de planificação

Após a atividade, passamos à entrega de uma planta para que as crianças continuem com a ideia de que preservar a natureza é bom e de que as árvores devem ser bem tratadas e não partidas e estragadas (caso a ideia não possa ser aceite, o grupo levará então uma ou várias pequenas plantas em vasos para que as crianças consigam conviver com a natureza e sentir-se bem ao cuidar desta.) No final de todas as atividades, ofereceremos um crachá a todas as crianças e às respetivas professoras e auxiliares presentes com indicações do livro trabalhado e a sua capa. Ofereceremos também um livro à escola para que sempre que as crianças queiram ouvir ou ler a história tenham um livro sempre por perto.