tge 18 set 2012

2
TGE - 18 SET 2012 Democracia: A democracia pode ser direta, semi- direta, ou representativa. Na antiga Grécia, o povo, como um todo discutiam as idéias e decidiam os rumos políticos (lembrar que estes eram os homens, maiores de 45 anos e proprietários de escravos). Hoje, por uma questão prática, não há uma assembléia popular, ou seja, são eleitos representantes que defendem os interesses do povo como um todo. **Democracia direta: é a participação de TODOS os cidadãos em resolver as questões do povo. Atualmente, a democracia direta é exercida em alguns cantões da Suíça, somente. **Democracia semi-direta: é nesta que o povo participa, mas sua participação não é plena, por exemplo: não é acessível como uma assembléia de condomínio, onde não há restrição à participação. O eleitor vota por meio de um instrumento, como por uma carta enviada pelo governo (exemplo). Na democracia semi-direta, o exercício da democracia não é praticado em plenitude: o eleitor vota por questões já formuladas por um conselho. **Democracia representativa: são eleitos representantes legais pelo povo, que emana do próprio povo a sua vontade, ou seja, a totalidade do povo decai para um número reduzido de representantes que defendem suas idéias como se fosse uma representação direta do povo como um todo. Referendo, plebiscito, veto popular, iniciativa popular e recall - instrumentos de se obter a opinião do povo Referendo: Confirmação do povo sobre uma questão já abordada e decidida, como o referendo das armas no Brasil, por exemplo. (tem um caráter de veto, o povo defere ou não a lei ou questão produzida)

Upload: gabrielaeiras

Post on 06-Jun-2015

64 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tge   18 set 2012

TGE - 18 SET 2012

Democracia: A democracia pode ser direta, semi-direta, ou representativa. Na antiga Grécia, o povo, como um todo discutiam as idéias e decidiam os rumos políticos (lembrar que estes eram os homens, maiores de 45 anos e proprietários de escravos). Hoje, por uma questão prática, não há uma assembléia popular, ou seja, são eleitos representantes que defendem os interesses do povo como um todo. **Democracia direta: é a participação de TODOS os cidadãos em resolver as questões do povo. Atualmente, a democracia direta é exercida em alguns cantões da Suíça, somente.**Democracia semi-direta: é nesta que o povo participa, mas sua participação não é plena, por exemplo: não é acessível como uma assembléia de condomínio, onde não há restrição à participação. O eleitor vota por meio de um instrumento, como por uma carta enviada pelo governo (exemplo). Na democracia semi-direta, o exercício da democracia não é praticado em plenitude: o eleitor vota por questões já formuladas por um conselho.**Democracia representativa: são eleitos representantes legais pelo povo, que emana do próprio povo a sua vontade, ou seja, a totalidade do povo decai para um número reduzido de representantes que defendem suas idéias como se fosse uma representação direta do povo como um todo.

Referendo, plebiscito, veto popular, iniciativa popular e recall - instrumentos de se obter a opinião do povo

Referendo: Confirmação do povo sobre uma questão já abordada e decidida, como o referendo das armas no Brasil, por exemplo. (tem um caráter de veto, o povo defere ou não a lei ou questão produzida)Plebiscito: Captação da opinião popular para validar a criação de uma lei. O caso inverso é o referendo.