texto dramático 8º ano - produção textual

23
GÊNERO DRAMÁTICO

Upload: kassia-mendes

Post on 22-Jul-2015

448 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

GÊNERO DRAMÁTICO

Teatro Grego: Tragédia e Comédia

O teatro grego surgiu a partir da evolução dasartes e cerimônias gregas como a festa emhomenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e dasfestas). Com o tempo, esta festa começou a ganharuma certa organização, sendo representada paradiversas pessoas.

Durante o período clássico da história daGrécia (século V a.C.) foram estabelecidos osestilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e acomédia. Ésquilo, Eurípedes e Sófocles são osdramaturgos de maior importância desta época.

Os atores representavam usando máscaras etúnicas de acordo com o personagem.

Teatro de Esculápio

Édipo Rei

É uma tragédia gregaescrita por Sófoclesem 427 a.C. O enredoconta a história de umhomem que tem seudestino traçado pelosdeuses. Devido a estamaldição, ele mata opai e se casa com amãe.

MedéiaTragédia grega de

Eurípides, datada de 431 a.C,Medéia narra o drama de umamulher que deixou tudo paratrás, sua pátria e família, paraseguir ao lado de um grandeamor, até ser traída por ele.

Injustiçada e furiosa, afeiticeira não poupa esforçospara vingar-se do marido. Mataos filhos que teve com ele elança sobre o esposo umaterrível maldição.

William Shakespeare

A peça, conta a história de doPríncipe Hamlet de Dinamarca,filho do recentemente morto ReiHamlet e sobrinho do ReiCláudio, irmão e sucessor de seupai.

Após a morte do Rei Hamlet,Cláudio casa-se apressadamentecom a então viúva Gertrudes,mãe do príncipe..

Hamlet descobre que seu paifoi executando pelo seu tioCláudio, que o envenenou ecasou-se com a Rainha paratomar o trono. A partir daí opríncipe busca a vingança.

HAMLET

Romeu e Julieta

Esta tragédiashakespeariana, elaboradaentre 1591 e 1595, conta ahistória de dois jovens defamílias rivais que seapaixonam.

Ao viver um amorproibido e impossível deser concretizado, Romeu eJulieta têm um triste final.

Nelson RodriguesÉ considerado um dos maiores

dramaturgos brasileiros.Suas obras são polêmicas e retratam arealidade da vida, a família, sua organização,conflitos e todos os problemas envolvidosnessa temática.

E os problemas apresentados porNelson relacionado a ela na maioria dasvezes é de origem sexual, apresentandoincestos, infidelidade, insatisfação, entreoutros.

Usou uma linguagem simples einovou os textos teatrais, por isso éconsiderado um renovador do teatrobrasileiro.Nelson Rodrigues morreu no Rio de Janeiro,em 1980, aos 68 anos. Além dos romances,contos e crônicas, deixou como legado 17peças.

ARIANO SUASSUNA

Ariano Suassuna nasceu emJoão Pessoa, na Paraíba, em 1927,porém passou a maior parte de suavida em Recife, Pernambuco, ondefaleceu em 23 de julho de 2014. Foium dramaturgo, romancista,ensaísta e poeta brasileiro.

O autor é um dos grandesnomes da cultura nordestina.Exaltado principalmente pelaatuação no teatro brasileiro,também foi professor e advogado.

Ariano Suassuna é conhecidoprincipalmente por suas peças epela militância em relação à defesada arte popular brasileira.

Sua primeira peça foi “Um Mulher Vestidade Sol”, em 1948. Entre as mais conhecidas dacarreira do escritor estão “Auto da compadecida”,de 1957, e “O Santo e a Porca”, de 1964.

O dramaturgo pode ser considerado um dosescritores do movimento modernista. Mas a obrade Suassuna reúne elementos de diferentesmovimentos, como o simbolismo, o barroco e aliteratura de cordel, tão presente no nordeste.

Ariano Suassuna também fez parte da Academia Brasileira de Letras, onde ocupava a cadeira número 32.

Ariano foi o idealizador do MovimentoArmorial, que tem como objetivo criar uma artea partir de elementos da cultura popular doNordeste Brasileiro. Tal movimento procuraorientar para esse fim todas as formas deexpressões artísticas: música, dança, literatura,artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entreoutras expressões.

A produção de Ariano Suassuna tem comocaracterística a improvisação e o texto popular. Oescritor coloca muitos elementos da culturanordestina em suas peças.

Principais Obras

Uma mulher vestida de solEscrita para um concurso promovido pelo

Teatro do Estudante de Pernambuco, em 1947, apeça marca a estreia de Suassuna _ além de terconquistado o primeiro lugar no prêmio. Segundo opróprio escritor, essa foi sua primeira tentativa derecriar o romanceiro popular nordestino.

O amor proibido entre dois jovens sertanejosenvolve elementos trágicos, como honra familiar eincesto, mas também faz uso do humor, apontando oteor cômico que seguiria presente em outrostrabalhos do autor.

O Santo e a porcaLançada em 1957, a peça O

Santo e a Porca representa amanifestação da culturanordestina. O tema gira em tornoda avareza, pois o impasse se dáquando o protagonista pensa queirá perder todo o dinheiro queguardava numa porca de madeira.

Apesar de ser umacomédia, o texto promove umareflexão sobre a relação do serhumano com o mundo físico(representado pela porca) e oespiritual (representado por SantoAntônio). Apeça foi adaptada para a televisãona série Brava Gente, exibia pelaRede Globo em 2000.

Auto da Compadecida Encenada pela

primeira vez em 1955, um ano depois de escrita, a peça projetou Suassuna como dramaturgo. Ainda nos anos 1960, o crítico teatral Sábato Magaldi considerou este como "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

A peça parte daestrutura de um auto,gênero que alia elementoscômicos e intençãomoralizadora, paratrabalhar de modo originalelementos da literatura decordel, da linguagem oral eda tradição religiosa doNordeste do Brasil.

A obra é encenadaem três atos e conta ahistória do povo do sertãonordestino, suas crenças,seus costumes e suasdificuldades.

Os personagensprincipais são João Grilo eChicó. A peça foi adaptadapara o cinema pelaprimeira vez em chegouao cinema em 1969, einspirou o filme “OsTrapalhões no Auto daCompadecida” (1987).

Em1999, GuelArraes adaptou a tramapara a televisão, em umaminissérie da Rede Globo,que depois foi exibida noscinemas, com o nome de“O auto da compadecida”,no ano 2000.

Estilos teatrais

• Tragédia: é retratada por um caráter maissério e solene, com personagens humanospertencentes às classes nobres, como reis,príncipes, que sofriam nas mãos dos deuses edo Destino. Sua estrutura consistia em umaação inicial feliz, mas com um final trágico, naqual a temática era baseada no sofrimento ena desgraça do protagonista.

• Comédia: De caráter cômico, tinha o cotidianocomo temática, satirizando os defeitoshumanos e a sociedade como um todo. Suaestrutura consiste em uma situaçãocomplicada inicial, mas no final tudo acababem.

• Auto: uma peça curta, geralmente de conteúdo religioso que alia elementos cômicos e intenção moralizadora. Nele busca-se caracterizar sentimentos como hipocrisia, bondade, virtude, etc.

• Enredo: texto, história a ser encenada.

• Atores: pessoas que interpretarão os personagens.

• Figurino e maquiagem: ajuda na caracterização dos atores.

• Cenário: representa o local onde a peça é encenada.

• Direção: supervisiona e coordena o trabalho dos atores e de toda equipe.

• Produção: responsável por adquirir, transportar e cuidar material usado, pelo cenário, maquiagem, figurino e sonoplastia.

• Sonoplastia: responsável pela trilha sonora.