texto aula 6.1 visualização de informações e cores 1 ... · as marcas de produtos exploram mito...

6
Texto_Aula 6.1 Visualização de informações e Cores 1 – Introdução Representar informações de forma gráfica exige um domínio de linguagem visual que não é imediato dominar. Nesta aula iremos estudar alguns exemplos de representação de informações e de como isso pode influenciar a percepção do usuário em relação às informações. Benyon (2011) faz uma interessante introdução ao assunto: segundo ele, ao desenvolver um esquema de design de informação em um determinado contexto, designers devem entender que estão desenvolvendo “linguagens visuais. Os designers irão utilizar cores, formas e lay- outs com significados para que as pessoas possam entender rapidamente. O design de informações é uma disciplina de design. 2 – Apresentação de informações A apresentação de informações é cada vez mais importante na medida em que temos um volume imenso de novas informações cuja totalidade é impossível acessar. Repare na figura abaixo, que contém uma representação da transformação de dados brutos para informações de interesse gerencial. Com desenhos em formas simples e cores, o fluxo transmite a ideia de que informações úteis são originadas a partir da organização e seleção de dados brutoss. Robbins(2005). As figuras abaixo representam as mesmas informações de forma diferente. Ambas apresentam dados de clientes: cidade, hotel, código de área, telefone, valores de diária para solteiros e casais.

Upload: phungdung

Post on 26-May-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Texto_Aula6.1VisualizaçãodeinformaçõeseCores1–IntroduçãoRepresentarinformaçõesdeformagráficaexigeumdomíniodelinguagemvisualque não é imediato dominar. Nesta aula iremos estudar alguns exemplos derepresentaçãode informações ede como issopode influenciar a percepçãodousuário em relação às informações. Benyon (2011) faz uma interessanteintrodução ao assunto: segundo ele, aodesenvolver umesquemadedesigndeinformaçãoemumdeterminadocontexto,designersdevementenderqueestãodesenvolvendo“linguagensvisuais.Osdesignersirãoutilizarcores,formaselay-outs com significados para que as pessoas possam entender rapidamente. Odesigndeinformaçõeséumadisciplinadedesign.2–ApresentaçãodeinformaçõesAapresentaçãodeinformaçõesécadavezmaisimportantenamedidaemquetemosumvolumeimensodenovasinformaçõescujatotalidadeéimpossívelacessar.Reparenafiguraabaixo,quecontémumarepresentaçãodatransformaçãodedadosbrutosparainformaçõesdeinteressegerencial.

Comdesenhosemformassimplesecores,ofluxotransmiteaideiadequeinformaçõesúteissãooriginadasapartirdaorganizaçãoeseleçãodedadosbrutoss.Robbins(2005).Asfigurasabaixorepresentamasmesmasinformaçõesdeformadiferente.Ambasapresentamdadosdeclientes:cidade,hotel,códigodeárea,telefone,valoresdediáriaparasolteirosecasais.

Afiguradaesquerdaapresentaosdadosmisturados,oquedificultaavisualização,enquantoafiguradadireitamostraosdadosorganizadosoquepossibilitafácilentendimentoelocalizaçãodeinformações.Softwaresdeapresentaçãosãovoltadosexatamenteparafacilitaraapresentaçãodeinformações.NocasodaferramentaPowerPoint,existemdiferentesformasdevisualizaçãocomofuncionalidadedaprópriaferramenta,oquevisafacilitaraelaboraçãodeapresentaçõesporpartedousuário,conformefiguraabaixo.

DiferentesformasdevisualizaçãofacilitamotrabalhodeediçãodeapresentaçõesemferramentacomooPowerPoint.Afiguranapartesuperiorfacilitaatchecagemdasequênciaetrocadeordemdeapresentaçãodosslides,porexemplo.Naparteinferior,avisualizaçãoparaediçãodeumúnicoslide.

Apresentadasdeformadiferente,amesmainformaçãopodelevaradiscussãoderesultados completamente diferentes. As figuras abaixo apresentamosmesmopontos,emboraasligaçõesentreessespontosapresentemoutrasredes.

IdeiasdePaulBaranadaptadodehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Baran3–SignificadodascoresnacomunicaçãoUma das ideias mais importantes sobre o estudo das cores, é que elastransmiteminformaçõesporsimesmas.Poressemotivo,aescolhacorretadecoreséumdospassos fundamentaispaaacertarainterface.Nateladocomputadorascoressãocombinaçõesdetrêstiposbásicos:verde,vermelhoeazul,conformeafiguraaseguir.

Combinaçãodevermelho,azuleverdepossibilitaobtençãodeoutrascores.http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~mgattass/fcg/trb13/IanHerszterg/Todasascoresnateladocomputadorresultamdacombinaçãodessestrêscomponentesdecores.

Ascoresnateladocomputadorsãocombinaçõesdoscomponentesbásicos:verde,azulevermelhocomintensidadesindividuaiscodificadasquevariamde0a255.Ferramentasdeprogramaçãopermitemaescolhadecoressegundocaixasdediálogocomoaapresentadaàdireita.Reparequeotomdeverdeobtidoresultadamisturadevermelho25comverde178eazul115.http://www.flextool.com.br/tabela_cores.htmlAsmarcasdeprodutosexplorammitobemosignificadodascores.Issotambémpodeserconsideradorelevanteemprojetosdeumanovainterface.

Interpretação emocional de cores segundo Farina (1999) Afiguraabaixomostracomoasmarcasdeapropriamdascoresemseuslogotipos.

http://www.mulhergorila.com/webportfolio/cores-marketing-publidade/

BibliografiaBARBOSA,S.D.J.Interaçãohumano-computador.RiodeJaneiro:Elsevier,2010.BENYON,D.Interaçãohumano-computador.SãoPaulo:PearsonPrenticeHall,2011.FARINA,Modesto.PsicodinâmicadasCoresemComunicação.5.ed.SãoPaulo:EdgardBlucher,1999.)PREECE,J.,Rogers,Sharp,H.,Benyon,D.,Holland,S.,Carey,T.Designdeinteração:alémdainteraçãohumano-computador.PortoAlegre:Bookman,2013ROBBINS,S.P.Administração:mudançaseperspectivas.SãoPaulo:Saraiva,2005.ROCHA,H.V.;BARANAUSKAS,M.C.DesigneAvaliaçãodeInterfacesHumano-Computador.Campinas,SP:NIED/UNICAMP,2003.http://www.tipografos.net/ebooks/tipos-e-fontes.html