teste tema 1

10
TEMA I | ANTES DE MIM 1. Cariótipo é o nome por que geralmente é conhecido: (A) O número, tamanho e forma dos cromossomas de um organismo. (B) O núcleo celular que contém a informação genética. (C) A célula sexual masculina. (D) O gâmeta feminino. 2. À exceção dos gémeos monozigóticos, cada um de nós tem um património genético único. Esta afirmação é: (A) Falsa. Há partes do ADN que variam substancialmente de indivíduo para indivíduo. (B) Verdadeira. O ADN mantém-se idêntico de indivíduo para indivíduo. (C) Verdadeira. Há partes do ADN que variam substancialmente de indivíduo para indivíduo. (D) Falsa. O ADN mantém-se idêntico de indivíduo para indivíduo 3. É o processo de divisão celular que dá lugar à formação do novo organismo e a milhares de milhões de células. Falamos: (A) Da mitose. (B) Da meiose. (C) Do cariótipo. (D) Do zigoto. 4. É a unidade fundamental e indivisível da genética: (A) ADN. (B) Gene. (C) Cromossoma. (D) Neurónio. 5. Designa o pequeno corpúsculo filiforme que está no interior das células. Regra geral, o seu número é constante dentro de uma mesma espécie. Falamos do: (A) Cromossoma. (B) Cariótipo. (C) Gene. (D) ADN. ©AREAL EDITORES

Upload: 7s

Post on 02-Feb-2016

298 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

....

TRANSCRIPT

Page 1: Teste Tema 1

TEMA I | ANTES DE MIM

1. Cariótipo é o nome por que geralmente é conhecido:(A) O número, tamanho e forma dos cromossomas de um organismo.(B) O núcleo celular que contém a informação genética.(C) A célula sexual masculina.(D) O gâmeta feminino.

2. À exceção dos gémeos monozigóticos, cada um de nós tem um património genético único. Esta afirmação é:

(A) Falsa. Há partes do ADN que variam substancialmente de indivíduo para indivíduo.(B) Verdadeira. O ADN mantém-se idêntico de indivíduo para indivíduo.(C) Verdadeira. Há partes do ADN que variam substancialmente de indivíduo para indivíduo.(D) Falsa. O ADN mantém-se idêntico de indivíduo para indivíduo

3. É o processo de divisão celular que dá lugar à formação do novo organismo e a milhares de milhões de células. Falamos:

(A) Da mitose.(B) Da meiose.(C) Do cariótipo.(D) Do zigoto.

4. É a unidade fundamental e indivisível da genética:(A) ADN.(B) Gene.(C) Cromossoma.(D) Neurónio.

5. Designa o pequeno corpúsculo filiforme que está no interior das células. Regra geral, o seu número é constante dentro de uma mesma espécie. Falamos do:

(A) Cromossoma.(B) Cariótipo.(C) Gene.(D) ADN.

6. Quando um par de alelos inclui genes idênticos entre si, falamos de:(A) Heterozigose.(B) Dominância.(C) Recessividade.(D) Homozigose.

7. Quando um par de alelos inclui genes diferentes entre si, falamos de:(A) Homozigose.(B) Dominância.(C) Heterozigose.(D) Recessividade.

©AREAL EDITORES

Page 2: Teste Tema 1

8. Regra geral, um gene recessivo (por exemplo, o gene que dá origem ao albinismo):(A) Apenas se manifesta em homozigose.(B) Apenas se manifesta em heterozigose.(C) Expressa-se em homozigose ou heterozigose.(D) Nunca se manifesta ou expressa.

9. Genótipos idênticos para uma dada característica podem dar lugar a fenótipos distintos e fenótipos idênticos podem resultar de genótipos distintos. Esta afirmação é:

(A) Falsa. Dois gémeos idênticos podem ter aparências distintas.(B) Verdadeira. Dois gémeos idênticos têm necessariamente a

mesma aparência.(C) Verdadeira. Dois gémeos idênticos podem ter aparências

distintas.(D) Falsa. Dois gémeos idênticos têm necessariamente a mesma aparência.

10. Os gémeos monozigóticos apresentam:(A) O mesmo genótipo e o mesmo fenótipo.(B) O mesmo fenótipo e genótipos distintos.(C) Genótipos e fenótipos distintos.(D) O mesmo genótipo e fenótipos distintos.

11. Os gémeos dizigóticos apresentam:(A) Genótipos e fenótipos distintos.(B) O mesmo genótipo e fenótipos distintos.(C) O mesmo genótipo e o mesmo fenótipo.(D) O mesmo fenótipo e genótipos distintos.

12. Qual das seguintes afirmações é falsa?(A) O meio desempenha um papel relevante na expressão e mutação dos genes.(B) O genótipo reúne o conjunto de características manifestas.(C) O genótipo inclui informação que é ativada e informação que não se manifesta.(D) O meio influencia o desenvolvimento desde a formação do organismo.

13. A hereditariedade específica designa:(A) O conjunto de genes que caracterizam um indivíduo específico.(B) O conjunto de genes que caracterizam uma dada família.(C) O conjunto de genes que caracterizam uma dada espécie.(D) O conjunto de genes específicos de um dado grupo étnico.

14. A hereditariedade individual designa:(A) O conjunto de genes que caracterizam uma dada

espécie.(B) O conjunto de genes que caracterizam uma dada

família.(C) O conjunto de genes ou genótipo de cada indivíduo.(D) O conjunto de genes específico de um grupo étnico.

©AREAL EDITORES

Page 3: Teste Tema 1

15. A imagem dá-nos conta:(A) Da história evolutiva da espécie humana, ou

ontogénese.(B) Da história evolutiva da espécie humana, ou filogénese.(C) Do desenvolvimento de cada ser humano, ou filogénese.(D) Do desenvolvimento de cada ser humano, ou

ontogénese.

16. Os indivíduos da imagem encontram-se:(A) Em estádios distintos do desenvolvimento ontogenético.(B) Em estádios semelhantes do desenvolvimento

ontogenético.(C) Em estádios radicalmente distintos do desenvolvimento

filogenético.(D) Em estádios rigorosamente idênticos do

desenvolvimento filogenético.

17. A aparente desvantagem do inacabamento biológico traz ao ser humano:(A) Fixidez biológica e especialização.(B) Programação fechada e determinismo.(C) Fixidez biológica e autossuficiência.(D) Programação aberta e aptidão para aprender.

18. É a unidade fundamental do sistema nervoso. Falamos do:(A) Gene.(B) ADN.(C) Neurónio.(D) Cromossoma.

19. Os neurónios aferentes podem também ser designados por:(A) Neurónios motores.(B) Neurónios sensoriais.(C) Neurónios de conexão.(D) Interneurónios.

20. Os neurónios eferentes podem também ser designados por:(A) Neurónios motores.(B) Neurónios sensoriais.(C) Neurónios de conexão.(D) Interneurónios.

21. Qual dos seguintes elementos não está representado na imagem?(A) Soma.(B) Axónio.(C) Dendrites.(D) Sinapse.

©AREAL EDITORES

Page 4: Teste Tema 1

22. No neurónio é o nome por que é designado o prolongamento que conduz os impulsos nervosos do corpo celular para outros neurónios, músculos e glândulas. Falamos do/da:

(A) Dendrite.(B) Corpo celular.(C) Axónio.(D) Nódulo de Ranvier.

23. Os neurónios contam com o apoio das células da glia, cuja função é:(A) Recolher informação do meio exterior.(B) Garantir o suporte estrutural às células nervosas.(C) Transmitir informação aos músculos e glândulas.(D) Facilitar a interpretação e tratar informação.

24. A comunicação entre neurónios é de natureza:(A) Elétrica e realiza-se através de sinapses.(B) Química e realiza-se através de sinapses.(C) Química e realiza-se através de potenciais de ação.(D) Elétrica e realiza-se através de potenciais de ação.

25. Na imagem está destacado o sistema nervoso:(A) Central.(B) Somático.(C) Autónomo.(D) Periférico.

26. Qual das seguintes funções não pode ser desempenhada pela medula espinal?(A) Condução do impulso nervoso.(B) Coordenação do ato reflexo.(C) Produção de respostas elementares.(D) Produção da linguagem.

27. Algumas reações imediatas e involuntárias que ocorrem como respostas a um estímulo são processadas sem a contribuição do cérebro. Esta afirmação é:

(A) Falsa. Todas as reações são coordenadas pelo sistema nervoso central.(B) Verdadeira. São processadas pela medula espinal, que coordena o ato reflexo.(C) Verdadeira. São processadas pelo sistema nervoso periférico.(D) Falsa. Todas as reações são coordenadas pelo cérebro.

28. Um indivíduo com lesões no cerebelo pode sofrer de problemas relacionados com:(A) A transferência de informação entre hemisférios cerebrais.(B) Os processos inconscientes que garantem a sobrevivência.(C) Os processos de memorização e emocionais.(D) A coordenação motora, o equilíbrio e os movimentos finos.

29. A teoria das localizações cerebrais iniciou-se:(A) No século XIX, com a descoberta da área de produção da linguagem por Paul Broca.(B) No século XIX, com a descoberta da área de receção da linguagem por Karl Wernicke.(C) No século XVIII, com a criação da frenologia por Josef Gall.(D) No século XX, com a chamada «teoria do neurónio» de Santiago Ramón y Cajal.

©AREAL EDITORES

Page 5: Teste Tema 1

30. Qual das seguintes funções não está localizada no lobo em destaque?(A) Receção da linguagem.(B) Execução de movimentos.(C) Produção de linguagem.(D) Juízo crítico e planeamento.

31. É improvável que uma lesão na região do córtex pré-frontal provoque perturbações ao nível:(A) Do comportamento social ajustado.(B) Das funções recetivas da linguagem.(C) Das capacidades de antecipação e previsão.(D) Do controlo da atenção e do humor.

32. Qual das seguintes funções não está localizada no lobo em destaque?(A) Receção da linguagem.(B) Receção de informação auditiva.(C) Interpretação de informação auditiva.(D) Produção de linguagem.

33. Qual dos seguintes problemas pode estar relacionado com uma lesão na região em destaque?

(A) Agnosia auditiva.(B) Afasia de Broca.(C) Agnosia visual.(D) Afasia de Wernicke.

34. Em pessoas sem lesões, os hemisférios cerebrais funcionam de forma:(A) Integrada, como um todo, o que invalida qualquer especialização.(B) Separada, existindo clara especialização de cada hemisfério.(C) Integrada, como um todo, o que não invalida alguma especialização.(D) Dividida, existindo clara especialização de cada hemisfério.

35. A plasticidade cerebral:(A) Torna possível que o cérebro reforce ou recupere estruturas e funções.(B) Impede que uma lesão possa conduzir a perdas e danos irreversíveis.(C) É uma capacidade que aumenta progressivamente com a idade.(D) Garante que qualquer função possa ser recuperada após lesão.

36. Entende-se por cultura tudo aquilo que é:(A) Herdado e pertencente à natureza biológica do ser humano.(B) Privilégio de uma minoria social que beneficiou de instrução de qualidade.(C) Partilhado por uma civilização ao nível material e técnico.(D) Apreendido, produzido e partilhado pelos membros de uma sociedade.

37. A cultura inclui elementos materiais e espirituais. Esta afirmação é:(A) Falsa. A cultura apenas inclui elementos espirituais, como os valores.(B) Verdadeira. A cultura apenas inclui elementos materiais, como os objetos.(C) Verdadeira. A cultura inclui tanto elementos espirituais como materiais. (D) Falsa. A cultura inclui tanto elementos inatos como aprendidos.

38. À maneira própria e tipificada de pensar, sentir e agir de uma dada sociedade chamamos:

©AREAL EDITORES

Page 6: Teste Tema 1

(A) Socialização.(B) Padrão de cultura.(C) Cultura.(D) Povo.

39. Onde quer que encontremos seres humanos encontraremos cultura, mas em cultura não há universais. Esta afirmação é:

(A) Verdadeira. Povos diferentes têm padrões de cultura distintos.(B) Falsa. Povos distintos partilham modos de vida semelhantes.(C) Verdadeira. Povos distintos partilham modos de vida semelhantes.(D) Falsa. Povos diferentes têm padrões de cultura distintos.

40. É aceitável e expectável encontrar na ementa de um restaurante nacional carne de porco. O mesmo não acontecerá em sociedades muçulmanas ou judaicas. Tal diferença revela:

(A) A unanimidade de padrões culturais.(B) A falta de bom gosto dos muçulmanos.(C) A falta de inteligência dos judeus.(D) A diversidade de padrões culturais.

41. Designa o processo pelo qual os indivíduos se apropriam do modo de vida próprio que rege o funcionamento da sociedade. Falamos de:

(A) Cultura coletivista.(B) Socialização.(C) Padrão de cultura.(D) Cultura individualista.

42. Ao processo através do qual um indivíduo interioriza o que comer, como comer, quando e onde comer chamamos:

(A) Cultura.(B) Padrão de cultura.(C) Socialização.(D) Agente de socialização.

43. A socialização é um processo permanente ao longo da vida. Esta afirmação é:(A) Falsa. A socialização é um processo que se inicia e termina na infância.(B) Falsa. A socialização está terminada no final da adolescência.(C) Verdadeira. Existe socialização sempre que há interação social.(D) Verdadeira. A socialização apenas ocorre quando há mudanças.

44. A socialização primária:(A) Ocorre durante a adolescência.(B) Ocorre durante a infância.(C) Ocorre durante a velhice.(D) Ocorre ao longo de toda a vida.

45. Esta não é uma tarefa relacionada com as aprendizagens da socialização primária.(A) Conhecer uma segunda língua.

©AREAL EDITORES

Page 7: Teste Tema 1

(B) Cumprimentar ao chegar.(C) Comer de faca e garfo.(D) Vestir-se sem ajuda.

46. A família, a escola, o grupo de pares e os meios de comunicação são:(A) Padrões de cultura.(B) Agentes de socialização.(C) Culturas coletivistas.(D) Culturas individualistas.

47. Esta não é uma tarefa relacionada com as aprendizagens da socialização secundária.(A) Reaprender a andar após um acidente.(B) Realizar voluntariado num país estrangeiro.(C) Adaptar-se a uma realidade política após uma revolução.(D) Conhecer a língua materna.

48. As crianças selvagens são exemplos do papel crucial:(A) Da cultura e da socialização secundária.(B) Da cultura e da socialização primária.(C) Da natureza e da socialização primária.(D) Da natureza e da socialização secundária.

49. Não é crucial no processo de tornar-se humano:(A) A cultura.(B) A socialização.(C) A instrução.(D) O padrão de cultura.

50. Em culturas distintas existem diferentes regras de higiene. Esta afirmação é:

(A) Verdadeira. As regras de higiene são definidas culturalmente pelo padrão de cultura.

(B) Falsa. As regras de higiene são naturais e independentes dos padrões de cultura.

(C) Verdadeira. No hemisfério norte os povos têm mais regras de higiene.(D) Falsa. As regras de higiene têm que ver com a família e não com a cultura.

©AREAL EDITORES