teste formativo 1

14
Agrupamento de Escolas de Fafe ESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE Teste Formativo de Biologia e Geologia 2013/14 Teste Formativo nº 1 Biologia e Geologia Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos | 30-10-2013 10.º Ano de Escolaridade Na folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste (Versão 1 ou Versão 2). A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla, de associação/correspondência e de ordenação. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado. Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha múltipla, escreva, na folha de respostas: • o número do item; • a letra que identifica a única opção escolhida. Para responder aos itens de associação/correspondência, escreva, na folha de respostas: • o número do item; • a letra que identifica cada elemento da coluna A e o número que Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 1 de 8

Upload: mario-louro

Post on 01-Jan-2016

93 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

Teste Formativo nº 1Biologia e Geologia Versão 1

Duração do Teste: 90 minutos | 30-10-2013

10.º Ano de Escolaridade

Na folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste (Versão 1 ou Versão 2).A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla, de associação/correspondência e de ordenação.Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.Não é permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado.Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas.As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.Para responder aos itens de escolha múltipla, escreva, na folha de respostas:

• o número do item;• a letra que identifica a única opção escolhida.

Para responder aos itens de associação/correspondência, escreva, na folha de respostas:• o número do item;• a letra que identifica cada elemento da coluna A e o número que identifica o único elemento da

coluna B que lhe corresponde.Para responder aos itens de ordenação, escreva, na folha de respostas:

• o número do item;• a sequência de letras que identificam os elementos a ordenar.

As cotações dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.A ortografia dos textos e de outros documentos segue o novo Acordo Ortográfico.

GRUPO I

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 1 de 8

Page 2: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

O furacão Kagupit: crónica da tragédia

No dia 22 de Setembro de 2009 ventos ciclónicos atingiram várias ilhas nas Caraíbas onde provocaram bastantes prejuízos e vítimas. Os ventos acompanhados de fortes chuvadas e ondas de sete metros tiveram como consequência, inundações em algumas povoações costeiras, nas quais os habitantes tudo faziam para salvar os seus bens.

Encontram-se desaparecidas centenas de pessoas, tendo-se já registado doze mortes, sendo que uma família foi arrastada no interior da própria casa. As fortes chuvadas e ventos erosivos das últimas horas, também tiveram como consequência a ocorrência de deslizamentos de terras, a destruição de várias culturas vegetais e a eliminação de imensos animais.

Em consequência da tempestade, alguns dos diques que protegiam as ilhas não conseguiram conter as águas, que inundaram mais de 80% do território. A passagem do furacão causou grandes estragos na cidade, nomeadamente a nível do sistema de esgotos e do sistema de abastecimento de água, para além da destruição de inúmeros edifícios.

1. As afirmações seguintes são relativas à tragédia provocada pelo furacão Kagupit.Selecione e transcreva a letra da alternativa que avalia corretamente as afirmações seguintes.

1. A desflorestação não interfere com o ciclo da água nem com a erosão dos solos. 2. A biosfera foi afetada pelo furacão Kagupit porque é um sistema fechado. 3. As ilhas nas Caraíbas podem ser consideradas sistemas fechados, pois estão rodeadas por águas. 4. O deslizamento de terras exemplifica uma interação negativa entre a hidrosfera e a geosfera.

(A) 1 e 4 são verdadeiras; 2 e 3 são falsas.(B) 2 e 3 são verdadeiras; 1 e 4 são falsas.(C) 1 é verdadeira; 2, 3 e 4 são falsas.(D) 4 é verdadeira; 1, 2 e 3 são falsas.

Na resposta a cada um dos itens de 2. a 3., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

2. Os diferentes subsistemas terrestres são constituídos por conjuntos de elementos que ____.(A) … se encontram muito próximos, mas mantêm-se independentes(B) … não mantêm qualquer tipo de inter-relações entre eles(C) … realizam trocas de energia, mas não de matéria entre eles(D) … interatuam sistematicamente e de modo organizado

3. O facto de um vulcão em erupção libertar gases é um exemplo de relação entre _____.(A) … a hidrosfera e a atmosfera(B) … a atmosfera e a geosfera(C) … a geosfera e a atmosfera(D) … a geosfera e a hidrosfera

4. O agravamento do efeito de estufa e o consequente degelo dos glaciares e calotes polares são fenómenos que, de forma direta, afetam, respetivamente ____.(A) … a geosfera e a hidrosfera(B) … a atmosfera e a hidrosfera(C) … a biosfera e a atmosfera(D) … a atmosfera e a biosfera

5. Relacione as características do sistema Terra com a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos naturais.

GRUPO II

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 2 de 8

Page 3: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

Ciclo das RochasAtendendo às características e às condições que presidiram à sua génese, consideram-se três grandes categorias de rochas:

sedimentares, resultantes da deposição, afundimento e litificação de detritos provenientes de outras rochas, de materiais provenientes da precipitação de substâncias dissolvidas ou da atividade de seres vivos; magmáticas ou ígneas, resultantes da solidificação do magma em profundidade ou à superfície; metamórficas, resultantes de transformações mineralógicas e texturais de outras rochas, ocorridas no estado sólido, devido principalmente ao calor e a tensões.

Os três grandes grupos e rochas – sedimentares, metamórficas e magmáticas – estão intimamente ligados entre si, num ciclo que se designa ciclo das rochas ou ciclo litológico – Figura 1.

Figura 1 Figura 2 | Ciclo litológico

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

1. Os números II, III e IV da figura 1 correspondem, respetivamente, às rochas ____.(A) … magmáticas plutónicas, sedimentares e metamórficas(B) … magmáticas plutónicas, metamórficas e sedimentares(C) … magmáticas vulcânicas, sedimentares e metamórficas(D) … magmáticas vulcânicas, metamórficas e sedimentares

2. Os processos representados pelas setas 1, 2 e 11 são respetivamente ____.(A) … consolidação, cristalização e fusão(B) … consolidação, cristalização e metamorfismo(C) … cristalização, consolidação e fusão(D) … cristalização, consolidação e metamorfismo

3. A sequência de processos representada pelas setas 8 e 9, responsável pela transformação de uma qualquer rocha preexistente numa rocha do tipo IV, é ____.(A) … afundamento, aumento da pressão e da temperatura, recristalização(B) … afundamento, recristalização, aumento da pressão e da temperatura(C) … aumento da pressão e da temperatura, recristalização(D) … recristalização, aumento da pressão e da temperatura

4. No metamorfismo de contacto, o principal fator de metamorfismo é a _____, embora alguns fluidos provenientes _____ também possam contribuir para certas transformações mineralógicas.

(A) (…) temperatura (…) da superfície (…)(B) (…) temperatura (…) do magma (...)(C) (…) tensão (…) da superfície (...)(D) (…) tensão (…) do magma (…)

5. Granito e gnaisse têm ____ idêntica, mas são diferentes quanto à ____. O gnaisse apresenta ____ devido às elevadas condições de ____ que ocorreram durante o seu processo de formação.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 3 de 8

I

II

III

IV

Sedimentos

Page 4: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

(A) (…) textura (…) composição mineralógica (…) foliação (…) temperatura.(B) (…) composição mineralógica (…) textura … foliação (…) pressão.(C) (…) origem … composição mineralógica (…) foliação (…) pressão.(D) (…) composição mineralógica (…) origem (…) foliação (…) temperatura.

6. O conjunto da _____, da erosão, do transporte e da _____, designa-se _____.(A) (…) sedimentogénese (…) meteorização (…) sedimentação(B) (…) sedimentação (…) sedimentogénese (…) diagénese(C) (…) diagénese (…) meteorização (…) sedimentogénese(D) (…) meteorização (…) sedimentação (…) sedimentogénese

7. As afirmações que se seguem são relativas a acontecimentos que relatam a formação de uma rocha sedimentar detrítica.Reconstitua a sequência temporal das etapas mencionadas, segundo uma relação causa-efeito, colocando por ordem as letras que as identificam.A. Cimentação dos sedimentos.B. Afloramento da rocha-mãe.C. Transporte e acumulação dos sedimentos em depressões.D. Compactação dos sedimentos.E. Meteorização das rochas expostas a condições diferentes daquelas que presidiram à sua génese.

8. Explique a diferença de textura apresentada pelas rochas originadas pelos processos 1 e 2 da figura 1.

GRUPO III

Páginas de um belo livro de históriasO Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos da América. O seu vale foi moldado pelo rio Clorado durante

milhares de anos, à medida que as suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Mede entre 6 a 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 mil M.a. de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes meteorizavam e erodiam camada após camada de sedimentos.

O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um europeu em 1540, o espanhol Gracia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wessley Powell, no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como “páginas de um belo livro de histórias”. No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos, como os hopi, que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro.

É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receitas para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 4 de 8

Figura 2 – Representação esquemática de duas secções do Grand Canyon (esquerda); Turistas no Grand Canyon (direita).

Page 5: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 7., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

1. Os arenitos e os argilitos são _____ e formam estratos que alternam com calcários, que são _____.(A) (…) rochas sedimentares quimiogénicas (…) rochas metamórficas(B) (…) rochas sdimentares detríticas soltas (…) rochas sedimentares quimiogénicas(C) (…) rochas sedimentares quimiogénicas (…) rochas sedimentares detríticas consolidadas(D) (…) rochas sedimentares detríticas consolidadas (…) rochas sedimentares quimiogénicas

2. Aplicando o princípio da _____ à sequência II, podemos afirmar que o _____ é o mais recente.(A) (…) horizontalidade (…) estrato 1(B) (…) horizontalidade (…) estrato 4(C) (…) sobreposição (…) estrato 1(D) (…) sobreposição (…) estrato 4

3. O princípio da identidade paleontológica leva-nos a concluir que o _____ da sequência I _____.(A) (…) arenito (…) tem todo a mesma idade(B) (…) argilito (…) tem a mesma idade que o argilito da sequência II(C) (…) calcário (…) tem a mesma idade que o calcário da sequência II(D) (…) calcário (…) é mais recente que as rochas metamórficas da mesma sequência

4. O princípio da _____ leva-nos a concluir que _____.(A) (…) inclusão (…) o granito é mais recente que o calcário(B) (…) inclusão (…) o estrato 1 é mais recente que a falha(C) (…) interseção (…) o granito é mais recente que o calcário(D) (…) interseção (…) o estrato 1 é mais recente que a falha

5. Se o estrato 3 tiver fósseis de _____, então podemos afirmar que _____.(A) (…) amonites (…) se formou na Era Paleozóica(B) (…) amonites (…) o estrato 2 não tem fósseis de trilobites(C) (…) trilobites (…) se formou na Era Mesozóica(D) (…) trilobites (…) o estrato 2 não tem fósseis de amonites

6. Os melhores fósseis de _____ para datar relativamente os estratos do Grand Canyon são aqueles que têm uma _____ distribuição ao longo dos seus 1600 metros de profundidade e uma _____ distribuição ao longo dos seus 446 km de extensão.(A) (…) idade (…) reduzida (…) vasta(B) (…) idade (…) vasta (…) reduzida(C) (…) fácies (…) reduzida (…) vasta(D) (…) fácies (…) vasta (…) reduzida

7. Se o granito da sequência II possuir 25% de isótopos-filho e sabendo que o tempo de semivida é de 1420 M.a., então podemos concluir que a idade _____ desta rocha é de ____ M.a..(A) (…) absoluta (…) 2840 (C) (…) relativa (…) 2840(B) (…) absoluta (…) 710 (D) (…)relativa (…) 710

8. Identifique a textura do xisto e do gnaisse bem como o tipo de metamorfismo envolvido na sua formação.

9. A datação absoluta permite, com erros mínimo de alguns milhões de anos, determinar a idade de uma rocha.Refira a importância da utilização da datação relativa como método complementar à datação absoluta.

10. Explique a importância dos fósseis de fácies na reconstituição dos paleoambientes.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 5 de 8

Page 6: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

GRUPO IV

História de uma região.

Analise atentamente a figura 3.

1. As afirmações que se seguem são relativas à reconstituição da história geológica da região representada na figura 3.Reconstitua a sequência temporal das etapas mencionadas, segundo uma relação causa-efeito, colocando por ordem as letras que as identificam.

A. Deposição de G, F, E e D.B. Intrusão magmática H. C. Falha Y. D. Deposição de C, B e A.E. Erosão - Superfície de descontinuidade X.F. Deformação de A.

2. Identifique o tipo de metamorfismo associado a uma intrusão magmática.

3. Selecione a opção que completa corretamente a afirmação seguinte.O plano de separação entre dois estratos contíguos e sobrepostos revela ____.(A) … uma continuidade das condições de sedimentação e dos materiais depositados(B) … uma diferença nos materiais transportados pelo agente transportador(C) … a interrupção definitiva da sedimentação(D) … ausência definitiva de transporte de materiais

4. Faça corresponder cada uma das definições expressas na coluna A ao termo que identifica o respetivo princípio, que consta da coluna B. Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

Coluna A Coluna B(a) A ocorrência de balastros graníticos no seio de sedimentos marinhos mostra que

estes são posteriores à formação do granito.(b) Toda a estrutura geológica que interseta outra é mais recente do que ela. (c) Os materiais que formam os estratos sedimentares depositam-se inicialmente

sobre planos horizontais.(d) Numa série de estratos na sua posição original, qualquer estrato é mais recente

do que os estratos que estão abaixo dele e mais antigo que os estratos que a ele se sobrepõem.

(e) Estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes e que possuem conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa.

(1) Princípio da Sobreposição de Estratos

(2)Princípio da Identidade Paleontológica

(3) Princípio da Interseção ou Corte(4) Princípio da Horizontalidade dos

Estratos (5) Princípio da Inclusão (6) Princípio da Continuidade Lateral

5. Selecione a opção que completa corretamente a afirmação seguinte.Relativamente à história da Terra, não é uma afirmação verdadeira a que diz que ____.(A) … as extinções em massa marcam períodos com menor biodiversidade.(B) … uma possível explicação para a extinção dos dinossáurios é a colisão de um grande meteorito com a Terra.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 6 de 8

Figura 3

Page 7: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

(C) … a passagem entre Eras coincide, muitas vezes, com extinções em massa globais.(D) … as diferentes Eras correspondem a intervalos de tempo iguais entre si, medidos em milhões de anos.

6. As afirmações seguintes são relativas aos Princípios do Raciocínio Geológico.

1. Segundo o princípio do atualismo geológico, o passado é a chave do presente. 2. A teoria que explica a extinção dos dinossauros pelo efeito dos gases e poeiras de uma atividade vulcânica muito intensa

é uma teoria uniformitarista. 3. O princípio do atualismo geológico defende que as leis físicas e químicas que atuam na Natureza se modificam ao longo

do tempo. 4. O modelado da superfície terrestre pode ser explicado por conceções neocatastrofistas.

(A) 1, 2 e 3 são falsas; 4 é verdadeira.(B) 2 e 4 são falsas; 1 e 3 são verdadeiras.(C) 1 e 3 são falsas; 2 e 4 são verdadeiras.(D) 2 é falsa; 1, 3 e 4 são verdadeiras.

7. A Ciência é uma criação do Homem e resulta da tentativa de aproximação das teorias à realidade. Uma teoria nunca é um dado adquirido, estando sempre sujeita a críticas, à evolução e mesmo à rejeição.Explique o surgimento do Neocatastrofismo como linha integradora de duas linhas de pensamento anteriores.

GRUPO V

Na figura 4 estão representadas várias placas tectónicas. Em A, B e C destacam-se três fronteiras de placas.

Figura 4

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 5., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida

1. Uma placa litosférica é formada pelo conjunto da ____.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 7 de 8

Page 8: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

(A) … crusta e parte superior do manto.(B) … crusta rígida e manto superior parcialmente fundido.(C) … crusta inferior e manto superior (D) … crusta menos rígida do que o resto do manto

2. Segundo a Teoria da Tectónica de Placas, as correntes de convecção do manto são responsáveis ____.(A) … pela atividade sísmica e pela imobilidade das placas litosféricas(B) … pela deriva dos continentes e pela expansão dos fundos oceânicos (C) … pela existência de diferentes temperaturas em profundidade e formação de cadeias montanhosas(D) … pelo vulcanismo e pela manutenção dos oceanos

3. Numa zona de contacto entre placas litosféricas não será de esperar ____.(A) … a ocorrência de fenómenos vulcânicos.(B) … uma atividade sísmica intensa.(C) … a estabilidade da crosta terrestre.(D) … a libertação de grandes quantidades de energia.

4. Um limite conservativo é um limite ____.(A) … onde não ocorrem sismos.(B) … apresenta destruição de placas litosféricas(C) … em que as placas se deslocam lateralmente (D) … com atividade vulcânica e atividade sísmica muito intensas.

5. A letra A da figura 4 representa um limite ____ e no limite B há ____ de rocha magmática.(A) (…) divergentes (…) destruição (…) (C) (…) divergente (…) formação (…)(B) (…) convergente (…) formação (…) (D) (…) convergente (…) destruição (…)

6. Explique a partir dos dados da figura 4, a constante alteração da distância entre o litoral atlântico da América do Sul e o litoral atlântico de África.

7. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes relativas ao contexto geotectónico representado na figura 4.

A. No limite de placas representado pela letra B ocorre formação de rochas magmáticas.B. A velocidade do movimento das placas tectónicas é da ordem dos centímetros por ano.C. No limite entre a placa de Cocos com a das Caraíbas não estão a ocorrer modificações no material da litosfera.D. A placa Africana não possui limites conservativos.E. A partir dos dados disponíveis, é possível afirmar que o oceano Atlântico está a aumentar de dimensões.F. No limite A, rochas do fundo oceânico estão a submergir por baixo da litosfera.G. Nos Limites de placas, os fenómenos geológicos que aí ocorrem são lentos e graduais.H. Os movimentos das placas litosféricas resultam de movimentos de materiais a diferentes temperaturas no interior da

Terra.

8. Relacione a atividade geológica existente na costa oeste da América do Sul com o seu contexto tectónico.

9. Estabeleça, justificando, uma relação entre: a idade dos fundos oceânicos e a distância ao rifte; a quantidade de sedimentos depositados sobre os fundos oceânicos e a distância ao rifte.

FIM

Resolução da Ficha Formativa nº 1

GRUPO I

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 8 de 8

Page 9: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

1. Opção (D). 2. Opção (D). 3. Opção (C). 4. Opção (B).

5. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: A Terra é um sistema fechado como tal só estabelece trocas de energia com o meio envolvente (as trocas de matéria são

desprezadas visto que são pouco significativas quando comparadas com a massa do planeta). Consequentemente, a quantidade de matéria na Terra é finita e limitada, o que significa que os recursos naturais também

o são. O que obriga a uma gestão cuidada dos mesmos (a uma gestão sustentável) de modo a garantir a sua utilização pelas

gerações futuras.

GRUPO II

1. Opção (C). 2. Opção (A). 3. Opção (A). 4. Opção (B).

5. Opção (B). 6. Opção (D). 7. B – E – C – D – A.

8. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: As rochas resultantes do processo 1 são rochas magmáticas extrusivas, as quais resultam do arrefecimento e solidificação

do magma à superfície ou próximo dela, pelo que o arrefecimento do mesmo é rápido. Por isso, os cristais resultantes serão pouco desenvolvidos (microscópicos), apresentando estas rochas (rochas magmáticas extrusivas) uma textura afanítica ou agranular ou mesmo vítrea (caso o arrefecimento do magma seja brusco, não se formando quaisquer cristais).

As rochas resultantes do processo 2 são rochas magmáticas intrusivas, as quais resultam do arrefecimento e solidificação do magma em profundidade, pelo que o arrefecimento do mesmo é lento. Por isso, os cristais resultantes serão muito desenvolvidos e visíveis a olho nu, apresentando estas rochas (rochas magmáticas intrusivas) uma textura fanerítica ou granular.

GRUPO III1. Opção (D). 2. Opção (C). 3. Opção (C). 4. Opção (C).

5. Opção (B). 6. Opção (A). 7. Opção (B).

8. O xisto e o gnaisse apresentam textura foliada e resultam de um processo de metamorfismo regional.

9. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: A datação absoluta só pode ser utilizada de forma eficaz na datação de rochas magmáticas. A datação relativa permite datar, através dos princípios estratigráficos e do recurso a fósseis de idade, rochas

sedimentares e, por vezes, rochas metamórficas. Conjugando os dois processos de datação relativa e absoluta torna-se possível limitar os intervalos de idade atribuídos às

rochas pela datação relativa, aumentando a precisão do processo de datação.

10. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: Os fósseis de fácies são relativos a organismos que viveram em condições ambientais muito restritas, que tiveram fraca

distribuição geográfica, mas que viveram durante um largo período de tempo (grande distribuição estratigráfica). A sua presença num determinado local permite, recorrendo ao princípio das causas atuais (ou princípio do atualismo

geológico), correlacionar os ambientes atuais onde vivem organismos com uma ecologia semelhante à destes fósseis, sendo assim possível reconstituir o paleoambiente em que a rocha que contém esses fósseis se formou.

GRUPO IV

1. A – C – E – B – F. 2. Metamorfismo de contacto. 3.Opção (B).4. (a) – 5; (b) – 3; (c) – 4; (d) – 1; (e) - 2 5. Opção (D). 6. Opção (A).

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 9 de 8

Page 10: Teste Formativo 1

Agrupamento de Escolas de FafeESCOLA SECUNDÁRIA DE FAFE

Teste Formativo de Biologia e Geologia2013/14

7. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: O Catastrofismo explica as alterações ocorridas na Terra pela ocorrência de catástrofes acíclicas (fenómenos súbitos e

violentos). O Uniformitarismo explica as alterações ocorridas na Terra pela ação lenta e gradual de causas atuais, num processo

cíclico, idêntico ao atual. O Neocatastrofismo integra ideias veiculadas em ambas as linhas de interpretação, na medida em que reconhece a

imprecisão da transposição, sem restrições, das causas atuais para o passado, ao mesmo tempo que admite a ocorrência de catástrofes como acontecimentos importantes na alteração e evolução do planeta.

GRUPO V

1. Opção (A). 2. Opção (D). 3. Opção (C). 4. Opção (C). 5. Opção (B).

6. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: A América do Sul e a África fazem parte de placas litosféricas/tectónicas com limites divergentes entre si. Nesse limite, que coincide com a dorsal médio atlântica, verifica-se a expansão dos fundos oceânicos/formação de crosta

oceânica, devido à intensa atividade vulcânica que ocorre ao nível do rifte. Em virtude da expansão dos fundos oceânicos verifica-se o afastamento dos continentes (América do Sul e África)

associados a essas placas.

7. A – V; B - V; C – F; D – F; E – V; F – V; G – F; H – V.

8. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: Na costa oeste da América do Sul existe uma zona de convergência de placas com subducção da placa oceânica. A produção de magmas e a acumulação de tensões nesse limite (convergente) provoca uma intensa atividade geológica

que se caracteriza por uma atividade sísmica e vulcânica muito intensas.

9. A resposta deve abordar os tópicos seguintes: A idade dos fundos oceânicos aumenta com o afastamento aos riftes, dado estes constituírem limites divergentes das placas

tectónicas, onde se gera crusta oceânica. A quantidade de sedimentos sobre os fundos oceânicos aumenta com o afastamento aos riftes, pois fundos mais antigos sofreram

um período de deposição maior.

Teste Formativo de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 10 de 8