testando de forma eficiente, sinal de antena para tv ... · os carros de hoje têm múltiplas...

2
Broadcast & Mídia Cartão de aplicação | 03.00 Testando de forma eficiente, sinal de antena para TV automotiva posicionadas verticalmente no centro do teto do carro, apesar disso fornecer a funcionalidade ideal. Um acordo deve ser feito entre design e funcionamento. Isso torna ainda mais importante testar o nível de recep- ção de antenas de TV digitais UHF em funcionamento no mundo real. Até agora os testes drive precisavam ser executados em áreas com condições de recepção conhe- cidas. Os níveis de recepção eram geralmente avaliados indiretamente, avaliando subjetivamente a qualidade do programa. Esta abordagem é demorada, imprecisa e difícil de ser reproduzida. O que se faz necessário é um método de ensaio que mi- nimize o número de testes drive. Se ocorrerem problemas de recepção, deve ser possível determinar se eles são cau- sados pela antena em teste ou pela cobertura insuficiente de rede. A diferença entre o nível de recepção da antena do carro e o da antena de referência deve ser exibida para cada medição. Solução de teste e medição O nível de recepção da antena do carro é medido com relação ao de uma antena de referência de qualidade co- nhecida. A antena de referência está montada de tal modo que possa ter condições ótimas de recepção. Na maioria dos países são transmitidos sinais de transmissão vertical- Sua necessidade Os carros de hoje têm múltiplas antenas. Recentemente antenas UHF para TV digital foram incluídas. O design do carro normalmente não permite que estas antenas sejam Dois analisadores de TV R&S®ETL ou dois analisadores compactos de TV R&S®ETC são usados para medir o nível de recepção de uma antena automotiva em comparação com uma antena de referência. O software de teste drive de transmissão R&S®BCDRIVE exporta dados medidos para exibição no Google Earth. Testando de forma eficiente, sinal de antena para TV automotiva Configuração do teste Antena de referência Antena do automóvel Ethernet R&S®ETL (escravo) R&S®ETL (mestre) GPS Em vez de os dois analisadores de TV R&S®ETL mostrados neste exemplo, podem ser usados dois analisadores compactos de TV R&S®ETC mais um PC de controle externo.

Upload: buikhanh

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Broa

dcas

t & M

ídia

Cart

ão d

e ap

licaç

ão |

03.0

0

Test

ando

de

form

a ef

icie

nte,

sin

al

de a

nten

a pa

ra T

V au

tom

otiv

a

posicionadas verticalmente no centro do teto do carro, apesar disso fornecer a funcionalidade ideal. Um acordo deve ser feito entre design e funcionamento.

Isso torna ainda mais importante testar o nível de recep-ção de antenas de TV digitais UHF em funcionamento no mundo real. Até agora os testes drive precisavam ser executados em áreas com condições de recepção conhe-cidas. Os níveis de recepção eram geralmente avaliados indiretamente, avaliando subjetivamente a qualidade do programa. Esta abordagem é demorada, imprecisa e difícil de ser reproduzida.

O que se faz necessário é um método de ensaio que mi-nimize o número de testes drive. Se ocorrerem problemas de recepção, deve ser possível determinar se eles são cau-sados pela antena em teste ou pela cobertura insuficiente de rede. A diferença entre o nível de recepção da antena do carro e o da antena de referência deve ser exibida para cada medição.

Solução de teste e mediçãoO nível de recepção da antena do carro é medido com relação ao de uma antena de referência de qualidade co-nhecida. A antena de referência está montada de tal modo que possa ter condições ótimas de recepção. Na maioria dos países são transmitidos sinais de transmissão vertical-

Sua necessidadeOs carros de hoje têm múltiplas antenas. Recentemente antenas UHF para TV digital foram incluídas. O design do carro normalmente não permite que estas antenas sejam

Dois analisadores de TV R&S®ETL ou dois analisadores compactos de TV R&S®ETC são usados para medir o nível de recepção de uma antena automotiva em comparação com uma antena de referência. O software de teste drive de transmissão R&S®BCDRIVE exporta dados medidos para exibição no Google Earth.

Testando de forma eficiente, sinal de antena para TV automotiva

Configuração do teste

Antena de referência

Antena do automóvel

Ethernet

R&S®ETL (escravo)

R&S®ETL (mestre)

GPS

Em vez de os dois analisadores de TV R&S®ETL mostrados neste exemplo, podem ser usados dois analisadores compactos de TV R&S®ETC mais um PC de controle externo.

ETL_ETC_BCDRIVE_Testando_ac_pt_5214-5290-94.indd 1 09.06.2015 12:11:13

5214

.529

0.94

03.

00 P

DP

1 e

nRohde & Schwarz GmbH & Co. KG

Europa, África, Oriente Médio | +49 89 4129 12345

América do Norte | 1 888 TEST RSA (1 888 837 87 72)

América Latina | +1 410 910 79 88

Ásia Pacífico | +65 65 13 04 88

China | +86 800 810 82 28 | +86 400 650 58 96

www.rohde-schwarz.com

[email protected]

R&S® é uma marca registrada da Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG

Os nomes comerciais são marcas comerciais dos proprietários

PD 5214.5290.94 | Versão 03.00 | Junho 2015 (sk)

R&S®ETL, R&S®ETC, R&S®BCDRIVE;

Testando de forma eficiente, sinal de antena para TV automotiva

Dados sem limites de tolerância não são vinculativos | Sujeito a alterações

© 2011 - 2015 Rohde & Schwarz GmbH & Co. KG | 81671 Munique, Alemanha

5214529094

Apresentação dos resultadosDepois de um teste drive, os dados de medição são expor-tados a partir do software de teste drive de transmissão R&S®BCDRIVE e convertidos para o formato KMZ para exibição no Google Earth. As áreas com má recepção são fáceis de reconhecer.

A comparação da recepção dos níveis da antena de refe-rência e da antena do carro mostra a causa de problemas de recepção: ❙ Se o nível da antena do carro for fraco e o da antena de referência for forte, o problema é causado pela antena do carro

❙ Se ambas as antenas tiverem uma má recepção, a força do campo de recepção é insuficiente e a antena do carro está funcionando corretamente

O software R&S®BCDRIVE também fornece dados medi-dos em formato CSV para posterior processamento com Excel ou outros programas.

Opções para o R&S®ETL estão disponíveis para os se-guintes padrões de transmissão: DVB-T, DVB-T2, ISDB-T, T-DMB, DTMB, ATSC e ATSC-M/H, e também de transmis-são sonora DAB e VHF. O R&S®ETC tem suporte aos pa-drões DVB-T, DVB-T2 e ISDB-T. A aplicação pode, portanto, ser utilizada na maioria dos países.

mente polarizados. A posição ideal da antena para isto é na posição vertical, no centro do teto do carro. Dois anali-sadores de TV R&S®ETL ou R&S®ETC são utilizados para a medição. Um analisador (slave) mede o nível de recepção da antena sob teste, o outro (master) mede o da antena de referência.

O analisador principal está ligado a um receptor GPS op-cional de modo que possa gravar continuamente a po-sição do carro. Os analisadores podem ser alimentados por CA a partir do sistema elétrico do carro usando um inversor de energia externa. O R&S®ETL também pode ser alimentado via CD por uma bateria interna ou através de uma entrada CD de 12 V.

As medições são controladas pelo software de transmis-são de teste drive R&S®BCDRIVE. Ele sincroniza os dois analisadores, registra os dados de posição do veículo en-tregues pelo receptor GPS e guarda todos os dados de medição (incluindo registro de data e hora) em intervalos de um segundo. 100 Mbyte de espaço de memória livre é suficiente para muitas horas de medição. Se forem usados dois R&S®ETL, o software pode ser executado diretamente pelo master; não é necessário nenhum PC de controle.

O software de teste drive de transmissão R&S®BCDRIVE processa os resultados da medição de tal forma que as características

de recepção da antena do carro e da antena de referência podem ser claramente comparadas no Google Earth. Na imagem aci-

ma os pontos de teste são representados por círculos. As áreas interiores dos círculos mostram os níveis de recepção da antena

de referência, e as bordas externas, os níveis de recepção da antena do carro. Os níveis são indicados por cores, como mostrado

na legenda. Neste exemplo, a antena de referência tem um nível de recepção aprox. 15 dB maior que a da antena do carro.

ETL_ETC_BCDRIVE_Testando_ac_pt_5214-5290-94.indd 2 09.06.2015 12:11:13