tertÚlias

22
TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE Semeia e cria, e viverás com alegria. 1 A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos. "A vida Nacional gira à volta de uma chávena". As tertúlias foram "importadas" para Portugal de Paris, onde surgiram e se espalharam pelo Mundo, associadas aos cafés. Cada café tinha uma, ou mais, tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, numa clara divisão das águas entre correntes de pensamento diferentes. Historicamente em Portugal o Chiado, dado o grande número de cafés aí existentes, assumiu a liderança em número de tertúlias; A Brasileira, o Nicola e outros receberam tertúlias com participantes tão influentes como Bocage, Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Almada Negreiros, Eduardo Viana, António Botto, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Stuart Carvalhais entre outros. No Porto o Majestic, A Brasileira e o Guarany, eram os locais por excelência onde se reuniam intelectuais, artistas e políticos. Coimbra, Faro, na realidade qualquer cidade ou vila de Portugal, tinham nos seus cafés tertúlias, onde se discutia tanto a politica nacional ou internacional, o futebol ou o mais recente mexerico da terra. Foram em torno destas tertúlias de café que a política e as artes portuguesas do século XIX e primeira metade do século XX se desenvolveram, pelo cruzar de opiniões, troca de ideias, apresentação e discussão de ideias e livros novos, etc. Com o advento do Estado Novo as tertúlias tornam-se o último reduto da discussão livre da censura, mas que com o tempo são cada vez mais espiadas pela PIDE. Paralelamente, a melhoria das comunicações, nomeadamente com o advento da televisão, e o aparecimento de outros espaços, levaram ao desaparecimento gradual das tertúlias. Torre de Moncorvo também teve as suas tertúlias, nos cafés Moreira e Basílio no sec:XX reuniam-se para falar e dar sentido á palavra, o grupo de teatro Alma de Ferro em Moncorvo no café Yosef (Café Bar) com o fim de promover o idioma português e reforçar a importância individual de palavras em português com histórias, significados e verbos, foram feitas várias sessões ao longo do ano 2008/2009 que muito ajudou o grupo de teatro Alma de Ferro. A Tertúlia é um projeto de Conhecimento onde cada um conta e diz há sua maneira a dicção era uma das principais razões dessas Tertúlias..

Upload: lelo-demoncorvo

Post on 09-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

No café Yosef (Café Bar) em Torre de Moncorvo

TRANSCRIPT

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 1

A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos. "A vida Nacional gira à volta de uma chávena". As tertúlias foram "importadas" para Portugal de Paris, onde surgiram e se espalharam pelo Mundo, associadas aos cafés. Cada café tinha uma, ou mais, tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, numa clara divisão das águas entre correntes de pensamento diferentes. Historicamente em Portugal o Chiado, dado o grande número de cafés aí existentes, assumiu a liderança em número de tertúlias; A Brasileira, o Nicola e outros receberam tertúlias com participantes tão influentes como Bocage, Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Almada Negreiros, Eduardo Viana, António Botto, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Stuart Carvalhais entre outros. No Porto o Majestic, A Brasileira e o Guarany, eram os locais por excelência onde se reuniam intelectuais, artistas e políticos. Coimbra, Faro, na realidade qualquer cidade ou vila de Portugal, tinham nos seus cafés tertúlias, onde se discutia tanto a politica nacional ou internacional, o futebol ou o mais recente mexerico da terra.

Foram em torno destas tertúlias de café que a política e as artes portuguesas do século XIX e primeira metade do século XX se desenvolveram, pelo cruzar de opiniões, troca de ideias, apresentação e discussão de ideias e livros novos, etc. Com o advento do Estado Novo as tertúlias tornam-se o último reduto da discussão livre da censura, mas que com o tempo são cada vez mais espiadas pela PIDE. Paralelamente, a melhoria das comunicações, nomeadamente com o advento da televisão, e o aparecimento de outros espaços, levaram ao desaparecimento gradual das tertúlias. Torre de Moncorvo também teve as suas tertúlias, nos cafés Moreira e Basílio no sec:XX reuniam-se para falar e dar sentido á palavra, o grupo de teatro Alma de Ferro em Moncorvo no café Yosef (Café Bar) com o fim de promover o idioma português e reforçar a importância individual de palavras em português com histórias, significados e verbos, foram feitas várias sessões ao longo do ano 2008/2009 que muito ajudou o grupo de teatro Alma de Ferro. A Tertúlia é um projeto de Conhecimento onde cada um conta e diz há sua maneira a dicção era uma das principais razões dessas Tertúlias..

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 2

TERTULIA POETICA MONCORVENSE

POETAS Alamo de Oliveira

Andreia Tavares

Ary dos Santos

Manuel Jacinto

Bocage

Abade Jazente

Lusofonia

Joao Girão

Leandro Vale

12º Sessão

Mario de Sá Carneiro

Fernando Pessoa

Florbela Espanca

José Régio

Poemas Dispersos

Manuel da Fonseca

Natália Correia

Poesia de Natal

Poetas Alto Durienses

POEMAS CURTOS NUMA NOITE MAL DORMIDA

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 3

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 4

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 5

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 6

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 7

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 8

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 9

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 10

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 11

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 12

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 13

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 14

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 15

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 16

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 17

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 18

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 19

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 20

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 21

TERTÚLIA POÉTICA MONCORVENSE

Semeia e cria, e viverás com alegria. 22