termos de uso do banco social e moeda...

12
TERMOS DE USO DO BANCO SOCIAL E MOEDA COMPLEMENTAR A Associação Aliança Luz, CNPJ 12.917.483/0001-72, com sede na Rua Gustavo Borges Jr, 15 em São Bernardo do Campo – SP, CEP 09890-370, atual Instituto Aliança Luz, é uma instituição científica sem fins lucrativos dedicada ao progresso e desenvolvimento social, e que por mera liberalidade oferta a plataforma online contendo o sistema de Banco Social nominado de Banco Cyclos Alliance Bank, destinado à oferecer serviços de intermediação e organização socioeconômica, incluindo empréstimos entre associados, microcrédito orientado, anúncios e demais ferramentas para comércio C3, organização comunitária e Sistema Monetário Complementar, ficando os usuários cientes das seguintes cláusulas de utilização dos serviços prestados nas condições abaixo: Cláusula 1ª – O Instituto Aliança Luz (IAL), faz saber aos usuários do Banco Social que a adesão é sua livre vontade e os serviços são em grande parte gratuitos, excetos taxas sobre as operações, e por tempo indeterminado, ofertados pela instituição com o propósito de impulsionar modelos de economia mais inclusivos e solidários, além da formação de redes de financiamento e empreendedorismo colaborativo. Cláusula 2ª – O Objetivo do Banco Social Cyclos Alliance é promover a inclusão econômica e o desenvolvimento da economia local e de Redes Nacionais, além de impulsionar um modelo monetário complementar que opere sem a cobrança juros, baseados principalmente na capacidade produtiva dos agentes integrantes da rede. Cláusula 3ª – Podem abrir contas no banco social quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, ainda que menores de 18 (dezoito) anos, por meio de seus responsáveis legais, porém para efetivação dos saques será necessário o cadastro da conta bancária dos pais ou responsáveis e os saques em Reais somente poderão ser levantados pelos respectivos responsáveis. Cláusula 4ª – Todo usuário do Banco Social, por meio deste termo passa a ser associado do Instituto Aliança Luz, porém sem direito a voto, candidatura aos cargos eletivos e demais direitos ou deveres não vinculados a este contrato, salvo se cumpridas as demais condições estatutárias previstas. Cláusula 5ª – Ao ingressar no sistema o usuário deverá escolher entre as categorias disponíveis, como a conta CLIENTE ou a conta LOJISTA, segundo o interesse e produtos e serviços que tenham interesse em cadastrar-se. Cláusula 6ª – As contas cliente, são principalmente direcionadas as pessoas físicas que desejam participar dos programas de fidelização, descontos e vantagens do clube de benefícios, não podem comercializar produtos de forma regular, podendo anunciar e vender produtos (usados) ocasionalmente, dentro dos limites da conta. Parágrafo Primeiro – As contas clientes: a) Não serão taxadas nas operações de transferência interna; b) Poderão receber bônus;

Upload: truonganh

Post on 20-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TERMOS DE USO DO BANCO SOCIAL E MOEDA COMPLEMENTAR

A Associação Aliança Luz, CNPJ 12.917.483/0001-72, com sede na Rua Gustavo Borges Jr, 15 em São Bernardo do Campo – SP, CEP 09890-370, atual Instituto Aliança Luz, é uma instituição científica sem fins lucrativos dedicada ao progresso e desenvolvimento social, e que por mera liberalidade oferta a plataforma online contendo o sistema de Banco Social nominado de Banco Cyclos Alliance Bank, destinado à oferecer serviços de intermediação e organização socioeconômica, incluindo empréstimos entre associados, microcrédito orientado, anúncios e demais ferramentas para comércio C3, organização comunitária e Sistema Monetário Complementar, ficando os usuários cientes das seguintes cláusulas de utilização dos serviços prestados nas condições abaixo:

Cláusula 1ª – O Instituto Aliança Luz (IAL), faz saber aos usuários do Banco Social que a adesão é sua livre vontade e os serviços são em grande parte gratuitos, excetos taxas sobre as operações, e por tempo indeterminado, ofertados pela instituição com o propósito de impulsionar modelos de economia mais inclusivos e solidários, além da formação de redes de financiamento e empreendedorismo colaborativo.

Cláusula 2ª – O Objetivo do Banco Social Cyclos Alliance é promover a inclusão econômica e o desenvolvimento da economia local e de Redes Nacionais, além de impulsionar um modelo monetário complementar que opere sem a cobrança juros, baseados principalmente na capacidade produtiva dos agentes integrantes da rede.

Cláusula 3ª – Podem abrir contas no banco social quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, ainda que menores de 18 (dezoito) anos, por meio de seus responsáveis legais, porém para efetivação dos saques será necessário o cadastro da conta bancária dos pais ou responsáveis e os saques em Reais somente poderão ser levantados pelos respectivos responsáveis.

Cláusula 4ª – Todo usuário do Banco Social, por meio deste termo passa a ser associado do Instituto Aliança Luz, porém sem direito a voto, candidatura aos cargos eletivos e demais direitos ou deveres não vinculados a este contrato, salvo se cumpridas as demais condições estatutárias previstas.

Cláusula 5ª – Ao ingressar no sistema o usuário deverá escolher entre as categorias disponíveis, como a conta CLIENTE ou a conta LOJISTA, segundo o interesse e produtos e serviços que tenham interesse em cadastrar-se.

Cláusula 6ª – As contas cliente, são principalmente direcionadas as pessoas físicas que desejam participar dos programas de fidelização, descontos e vantagens do clube de benefícios, não podem comercializar produtos de forma regular, podendo anunciar e vender produtos (usados) ocasionalmente, dentro dos limites da conta.

Parágrafo Primeiro – As contas clientes:

a) Não serão taxadas nas operações de transferência interna; b) Poderão receber bônus;

c) Terão taxas de câmbio na conversão para reais (consultar tabela no site do banco);

d) Taxa fixa de conversão Lumens para Reais (consultar tabela no site do banco)

Parágrafo Segundo – As contas Lojistas:

a) Em geral não recebem bônus; b) São taxadas nas operações de venda em até 5%, em termo próprio. c) Não terão taxas de câmbio na conversão para reais; d) Taxa fixa de saque de Reais (consultar tabela no site do banco) ou taxa anual;

Cláusula 7ª – Nenhuma conta será taxada na origem, nas operações de saída, pagamento ou transferência para outra conta interna, podendo a conta LOJISTA, efetuar compras na rede, ou efetuar pagamento de salários e benefícios sem qualquer taxa.

Cláusula 8ª – A Moeda complementar utilizada no Banco Cyclos Alliance é o LUMEN (LUZ), e corresponde ao valor depositado pelo usuário exclusivamente na conta bancária da Associação Aliança Luz, sendo os valores movimentados considerados pecuniários.

Cláusula 9ª – Para cada real integralizado corresponderá a um Lumen.

Cláusula 10ª – O associado poderá usar o lúmen de forma paritária ao real, sendo um Lumem (L$) correspondente a um Real (R$) dentro do sistema do Banco Cyclos Alliance.

Cláusula 11ª – Para depositar créditos em sua conta virtual e obter Lumens o usuário deverá:

I. Depositar o valor que deseja converter na conta:

BANCO DO BRASIL (001) ASSOCIAÇÃO ALIANÇA LUZ CNPJ 12.917.483/0001-72 - ( 12917483000172 ) AGENCIA PLANALTO: 3266-2 CONTA 452.636-8

II. Enviar o comprovante do depósito por e-mail indicados na plataforma do banco, indicando seu usuário ou um outros usuários para depósito.

III. É permitido fotografar e enviar o comprovante de depósito que só será validado após a compensação na conta corrente acima.

IV. Depósitos em caixa eletrônico ficarão sujeitos a conferencia prévia do banco; V. Depósitos em estabelecimentos comerciais conveniados também poderão ser

efetuados pelos interessados. VI. As transferências entre os correntistas pessoas físicas serão isentas de taxas

desde que não caracterizadas como vinculadas a operações de compra e venda habitual.

VII. As operações de venda de pessoas físicas ou jurídicas serão taxadas em até 5% (cinco por cento), sendo que ao superar o patamar fixo será cobrada taxa fixa, favorecendo as operações de venda e minimizando as taxas pagas pelo usuário.

VIII. Ao efetuar saques em dinheiro (Reais), por meio da conversão de Lumens em Reais, transferências de sua conta do Banco Social Cyclos Alliance para bancos mercantis ou entidades financeiras, será aplicado uma taxa diferenciada para LOJISTAS e CLIENTES, por saque, e em reais, mais as taxas correspondentes à tabela do Banco do Brasil (DOC, TED, emissão e desconto de cheques), podendo a operadora mudar de banco durante o curso do presente contrato e as respectivas taxas.

DAS CONDIÇOES EXCEPCIONAIS DE LANÇAMENTO E PROMOÇÃO

Cláusula 12ª – A operadora poderá cancelar o convenio com o estabelecimento comercial a qualquer tempo, neste caso integralizando os valores depositados sem as taxas previstas.

Cláusula 13ª – O usuário pessoa jurídica ou lojista, poderá a qualquer momento desligar-se do presente contrato e retirar os valores depositados no banco social, pelo adimplemento das taxas previstas, bastando a comunicação prévia de ao menos 15 dias.

Parágrafo único – O usuário pessoa física ou cliente, poderá encerrar sua conta a qualquer momento e converter seu saldo em reais no prazo de 48 horas, sendo aplicado os deságios previstos.

Cláusula 14ª – Não ocorrerão multas para aqueles que descumprirem as condições deste contrato, ou se retirarem da parceria de forma injustificada, porém o retorno à rede ensejará a cobrança de taxa de reingresso.

Cláusula 15ª – Excepcionalmente, a critério da administradora, o usuário poderá receber créditos e bônus em Lumens para utilização exclusivamente na rede cadastrada, por meio de promoções ocasionais ou permanentes, sem porém qualquer direito a convertê-los em reais.

Parágrafo Primeiro - Em caso de promoções onde o usuário tenha recebido créditos bônus por meio de ágio em seus depósitos, os saques terão deságio correspondente, e genericamente se operará conforme discriminado abaixo:

I. Ao depositar o usuário CLIENTE poderá receber um bônus de até 5% (cinco por

cento) do valor depositado em reais, para utilizar na rede credenciada.

II. Os cadastrados e conveniados no sistema receberão os Lumens com o mesmo

valor em reais;

III. Todas as contas que receberem bônus por meio de créditos não poderão sacar estes

bônus, sendo de uso exclusivo na rede.

IV. Nas contas CLIENTES, quando bonificadas por meio de ágio, na conversão de

Reais em Lumens, quando dos saques em dinheiro, transferências de sua conta no

Banco Social Cyclos Alliance para outros bancos ou entidades financeiras; será

aplicado um deságio menor ou igual a 5% (cinco por cento) sobre o valor em

reais, ou seja o valor em lumens a ser convertido que tenha sido bonificado, será

multiplicado, em seu caso, pelo percentual de até 95,238095% (noventa e cinco

inteiros e duzentos e trinta e oito mil e noventa e cinco milionésimos por cento).

V. Nas contas não bonificadas será descontada a taxa de 3 % (três por cento) do valor

total convertido em reais, mais taxas bancárias, DOC, TEC, etc.;

VI. Todas as pessoas Jurídicas não poderão receber bônus.

VII. Todas pessoas Jurídicas e vendedores, não sofrerão deságio ou taxa de cambio,

em suas conversões para Real, mas somente as tarifas de saque do Cyclos

Alliance Bank somada as taxas do banco mercantil da operadora, conforme suas

respectivas tabelas e este contrato.

VIII. Os usuários também poderão ser contemplados com repasse dos descontos

oferecidos pelos lojistas na forma de créditos em lumens proporcionalmente as

suas operações, rede multinível e indicações.

Cláusula 16ª – As vendas de produtos ou serviços unitários com custo acima de R$ 1.000,00 (mil) reais, terão taxas fixas para efetuar a transação, permitindo aos usuários venda de bens com alto valor, sem que precisem pagar percentual sobre as vendas nas seguintes proporções;

a) As vendas de bens ou serviços com valores acima de R$1.000,00 terão taxa única de R$ 40,00 por operação;

b) As vendas de bens ou serviços com valores acima de R$ 5.000,00 terão taxa única de R$ 60,00 por operação;

c) As vendas de bens ou serviços com valores acima de R$ 15.000,00 terão taxa única de R$ 80,00 por operação;

d) As vendas de bens ou serviços com valores acima de R$ 30.000,00 terão taxa única de R$ 100,00 por operação;

e) As vendas de bens ou serviços com valores acima de R$ 100.000,00 terão taxa única de R$ 200,00 por operação;

Parágrafo Único – O usuário deverá, sempre que tal situação ocorrer, comunicar-se com o banco por meio de e-mail ou sistema e solicitar o estorno da comissão eis que o padrão do sistema poderá acusar a cobrança da comissão de 5% (cinco por cento), porém esta será estornada a pedido do usuário, automaticamente ou por ocasião de saques ou pagamentos.

Cláusula 17ª – As operações de aquisição de produtos ou serviços não serão taxadas do adquirente.

Cláusula 18ª – As pessoas físicas e jurídicas que efetuarem transações de venda de produtos ou serviços, publicarem anúncios ou disponibilizarem produtos ou serviços na plataforma, de qualquer tipo, deverão contribuir com taxa de manutenção da plataforma na proporção de 5% (cinco por cento) sobre as vendas realizadas, e não poderão fazer parte das promoções ou bônus.

Cláusula 20ª – São isentos de taxas de manutenção;

a) Entre membros Integrados da Rede Equilibrium;

b) Entre as cooperativas Federadas à Rede Equilibrium c) Entre os Estabelecimentos Comerciais da Rede Equilibrium e os seus associados

integrados.

Parágrafo Primeiro – As tabelas de preços poderão ser revisadas a cada ano, categorias criadas ou extintas e novas condições estabelecidas a qualquer momento para os novos associados, constando nos sites as taxas cobradas pela operadora e seus parceiros.

Parágrafo Segundo – As condições contratuais dos sócios anteriores a modificação serão ajustadas, e valores creditados em suas respectivas contas se necessário, a fim de ajustar seus créditos sem qualquer perca ou prejuízo.

Cláusula 21ª – O prazo deste contrato para as pessoas jurídicas e aquelas que pratiquem venda de produtos ou serviços é de um ano da subscrição ao presente termo, prorrogável automaticamente, caso as partes não comunicarem, de forma diversa com 30 (trinta) dias de antecedência.

Cláusula 22ª – O prazo deste contrato para as pessoas físicas e aquelas que não pratiquem venda de produtos ou serviços é indeterminado podendo haver mudanças nas condições a qualquer momento à critério da operadora.

Cláusula 23ª – A operadora se reserva o direito a extinguir o presente contrato e suspender os serviços sem aviso prévio, pelo que deverá devolver os valores correspondentes, sem débitos, ressalvados custo da transferência interbancos.

Cláusula 24ª – A operadora não se responsabiliza pela indisponibilidade dos serviços seja por conta de manutenções no sistema ou por conta de problemas com o provedores de serviços e seus fornecedores.

Cláusula 25ª – A operadora se compromete a informar previamente, exclusivamente pela plataforma do banco, e eventualmente por outros meios de comunicação, e quando possível; as indisponibilidades do sistema e além de promover manutenções necessárias fora dos horários de expediente comercial ordinário.

Cláusula 26ª – As retiradas do Banco Social Alliance podem ser feitas por meio de

a) Transferência para a conta corrente do usuário em outro banco (DOC, TED, etc.) b) Cheque nominal ao usuário, c) Saque nos parceiros quando autorizados.

Cláusula 27ª – Os saques e transferências bancárias, ordenados via Banco Social Cyclos Alliance, pelos usuários, poderão, segundo os valores solicitados, ser confirmados por e-mail, telefone ou outro meio eletrônico, antes de ser transferidos numerários para a conta em nome do titular ou de terceiros, garantindo a segurança das transações com moeda fora da rede Equilibrium.

Parágrafo Primeiro – Os saques e transferências para contas bancárias serão efetuados em até 48 (quarenta e oito) horas, em dias úteis, pelo Banco Cyclos Alliance, não estando

incluídos os prazos da instituição financeira para compensar o cheque, transferir o TED ou DOC, ou efetuar o crédito para o titular por qualquer outro meio.

Parágrafo Segundo – Caso o usuário solicite envio de cheques por correio, serão descontados taxas de administração e envio pelo correio registrado.

Cláusula 28ª – Os usuários associados a Associação Aliança Luz, cumprindo as condições estatutárias poderão participar da gestão democrática direta científica do Banco Social.

Cláusula 29ª – O pagamento de contas de consumo, celular, e outras especiais que possam facilitar os trâmites para o associado poderão ser eventualmente pagas por meio do sistema quando disponibilizadas, em relação a fornecedores que não têm convenio com o Banco Cyclos Alliance, e serão devidamente informada na plataforma online.

Cláusula 30ª – A comissão formada para gestão do Banco Social, se submete aos regulamentos estatutários de gestão e deverão sempre fundamentar suas decisões nos princípios seguintes:

1. Isonomia 2. Economia Solidária Baseada em Recursos 3. Democracia Direta Científica

Cláusula 31ª – Para se inscrever gratuitamente no Banco Social Alliance, os interessados devem preencher o formulário de inscrição online.

Cláusula 32ª – Antes de poder efetuar saques; o interessado deverá enviar cópias dos documentos elencandos abaixo por correio eletrônico ou físico, para desde o e-mail cadastrado no sistema para validação.

1. RG* 2. CPF* ou CNPJ 3. Comprovante de residência ou do estabelecimento comercial. 4. Comprovante da Conta Bancária no nome do interessado ou da empresa, ou

ainda, a do próprio ascendente ou responsável, no caso de conta aberta para menor de 18 (dezoito) anos*

Cláusula 33ª – As operações realizada pelo Banco Social Alliance ficarão registradas pelo prazo máximo de 5 anos, sendo que caso seja necessário deverá o interessado baixar ou solicitar extratos e comprovantes antes da eliminação dos registros, ressalvados os registros de pontos que se extinguem nas condições contratuais.

Cláusula 34ª – As conversões de moeda devem ser solicitadas com no mínimo 48 horas, podendo ser realizadas em até 8 (oito horas) mediante pagamento de sobre taxa de urgência no valor de R$ 30,00.

Cláusula 35ª – Em todas as operações em que o usuário habilite e receba serviços de sms ou outros serviços tarifados em seu celular ou outros meios, poderá haver cobrança do custo de envio.

Cláusula 36ª – Os usuários poderão emprestar dinheiro entre si, intermediados pela operadora, desde que com juros de até 1% (um por cento) ao mês, mais a correção monetária pelo IGP-M, dos quais serão descontados taxa de contrato e da análise de crédito, em favor da operadora.

Paragrafo Primeiro – Para disponibilizar o dinheiro para empréstimos a outros usuários, favor enviar para conta do usuário “fundocomum”. Os juros e parcelas vencidas serão depositados em sua conta na data do vencimento.

Parágrafo Segundo – Para solicitar empréstimos o usuário deverá encaminhar e-mail para [email protected] e seguir os procedimentos estabelecidos.

Parágrafo Terceiro - A Administradora do Banco Social se reserva o direito de não emprestar o dinheiro se análise de crédito, referencias ou garantias não forem suficientes para avaliar o risco ou garantir o crédito.

Parágrafo Quarto - o interessado poderá livremente conceder empréstimos aos demais associados, por meio da plataforma, nos limites de juros estabelecidos, entendendo que a transferência será taxada em até 5% pela operadora.

Parágrafo Quinto – As operações entre os associados não serão monitoradas sendo o risco integralmente do associado em qualquer caso.

Parágrafo Sexto – As operações de mútuo realizadas e intermediadas pela operadora poderão ser asseguradas a critério do Mutuante e serão amparadas pelo departamento jurídico que promoverá as ações para recuperação do crédito inadimplido.

Parágrafo Sétimo – As operações de mutuo intermediadas pela operadora se darão por meio de contrato específico estabelecido entre as partes.

Cláusula 37ª – O Credor poderá contratar seguro para o inadimplemento da dívida.

Cláusula 38ª – Os serviços de SMS, quando disponíveis, podem ser interrompidos temporariamente, e sem prévio aviso, por motivos técnicos ou pela operadora de telecomunicações contrata para gestão deste serviço.

Cláusula 39ª – Interrupções por falhas na comunicação ou provedores de serviços de internet, não são de responsabilidade da operadora.

Cláusula 40ª – Em situações emergenciais o usuário poderá cadastrar uma senha junto a operadora que permitirá pagamentos até o limite permitido, efetuada por meio de telefone, whatsapp ou teleoperador.

Cláusula 41ª – Limites de crédito adicionais poderão ser contratados previamente e sujeitos a juros e correção.

Cláusula 42ª – O usuário interessado poderá financiar bens após aprovação da análise de crédito.

Cláusula 43ª – A operadora poderá a qualquer momento suspender limites de créditos concedidos aos associados em qualquer caso.

Cláusula 44ª – Usuários da Rede Equilibrium poderão dispor de juros zero nos limites previamente aprovados pela Assembleia Geral.

Fica eleito o Fórum da Comarca de São Paulo - SP, para dirimir questões no âmbito judicial, ou por arbitramento nos casos em que se contratar previamente.

(DATA DA VERSÃO)

São Paulo 19 de Outubro de 2017

Enric Toledo Santos Diretor Vice-Presidente Associação Aliança Luz

ANEXO I

Benefícios em Usar o Banco Social e o Banco de Tempo

O Instituto Aliança Luz, é instituição científica sem fins lucrativos dedicada ao progresso e desenvolvimento social, e que oferece uma plataforma online digital contendo o sistema de Banco Social Cyclos Alliance, para compras no comércio local, gestão de empréstimos entre associados, microcrédito orientado, anúncios, organização comunitária e demais ferramentas para comércio C3 e Sistema Monetário Complementar.

Queremos reorganizar economicamente o espaço social, principalmente pelo fomento da economia colaborativa e o compartilhamento, reduzindo consumo e melhorando a sustentabilidade.

Aplicativos móveis tem demonstrado o poder de organização comunitária e da economia de compartilhamento porém os empresários têm utilizado os aplicativos em benefício próprio e continua a exploração da mais valia, sem as garantias do emprego formal. Queremos criar e disponibilizar aplicativos diversos para que a própria

população possa se autogerir e manter a maior parte dos resultados econômicos do próprio trabalho na comunidade (rede colaborativa).

Daí vem o banco de tempo, sem atravessadores, sem lucro é seu trabalho direto para a comunidade e a comunidade trabalhando direto para você de forma justa e rea

Também atuando no âmbito econômico melhoramos a qualidade de vida das populações, redução da violência, Instalação de projetos econômicos sociais, cooperativas, empresas de participação comunitária e empreendedorismo coletivo.

BENEFÍCIOS IMEDIATOS

Descontos especiais nos comércios conveniados; Aplicativo móvel para pagamento e recebimento (dispensa portar dinheiro para

maior parte das compras do dia a dia, muito prático para crianças e adolescentes),

Encontre fácil produtos e serviços ao seu redor num mapa em seu celular; Anuncie seus produtos e serviços para comunidade; Organização da economia colaborativa no bairro (O aplicativo serve de base para

desenvolvimento da economia colaborativa e cooperativismo econômico); Empréstimos pessoais e microcrédito para seu negócio com juros baixos; Análise dos potenciais e dificuldades locais para auxiliar na solução de problemas

ou potencializar realizações; Troque seu tempo com seus vizinhos e economize seu dinheiro explore a

economia criativa; Assessoria Jurídica e empresarial.

Empréstimos com juros baixos para investir na comunidade; Compra coletiva para obter produtos e serviços com custos mais baixos; Microcrédito orientado para você desenvolver seu negócio; Cursos de Empreendedorismo; Assessoria para Criação e Estabelecimento comercial; Assessoria Jurídica e Contábil; Compartilhamento de espaços produtivos, escritórios e espaços corporativos; Inserção Laboral; Criação de Cooperativas; Desenvolver Softwares para economia colaborativa e Disponibilizar à população; Instalação de negócios e empresas inovadoras, ecológicas e sustentáveis; Engajamento da Comunidade por meio de ações coletivas e compromisso; Orientação de Práticas sustentáveis, saudáveis e colaborativas; Projetos de educação empreendedora para crianças e adolescentes; Centros Comunitários para Inovação e Empreendedorismo

Com o uso do banco do tempo, estimulamos a economia criativa e o compromisso social. Podemos encontrar muitas formas de mover nossa economia, e o dinheiro nem sempre é necessário, de forma que podemos melhorar nossa qualidade de vida simplesmente trocando tempo entre os membros da comunidade.

CRÉDITOS EM LUMENS

A operadora poderá repassar parte dos descontos obtidos na forma de créditos concedidos pelos estabelecimentos comerciais diretamente aos usuários em até 5%. Ou seja; aumenta o poder aquisitivo da comunidade.

AÇÕES SOCIAIS, ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA E QUALIDADE DE VIDA

Porém não é esse nosso objetivo maior, queremos estabelecer comunidades integradas, gerar riquezas e qualidade de vida para o bairro, em parceria com a comunidade, entes públicos e empresas.

O Espaço público pode ser muito mais bem organizado e seguro. A comunidade pode atuar de forma positiva se possuir mecanismos de organização, principalmente por meio de aplicativos e sistemas informatizados que podem detectar problemas e propor soluções.

Além disso a organização da população em situação de exclusão melhora a empregabilidade e a oferta de produtos e serviços para a comunidade.

Planejamos capacitar, formar, propor, desenvolver e atuar no desenvolvimento de oportunidades de desenvolvimento econômico, reforço da economia colaborativa, cooperativismo, redes econômicas integradas, qualificação e uso do potencial profissional e de inovação das pessoas .

INVESTIDOR SOCIAL

O Banco Alliance centraliza os investimentos dos afiliados e investidores sociais, os quais financiam a instalação de Empreendimentos Econômicos Solidários, Cooperativas e projetos diversos (industrialização, tecnologias, artes, comercialização, direitos e patentes*) especialmente para o desenvolvimento da REDE SOCIAL de ECONOMIA INTEGRADA do Paradigma Equilibrium. Consulte os Projetos em que você pode Investir e as condições de restituição e de juros . A comunidade se ajudando.

FINANCIAMENTO COLETIVO e PROGRAMAS DE EMPREENDEDORISMO

Estamos disponibilizando a plataforma de financiamento coletivo, especialmente desenvolvida para projetos Open Source e Empreendedorismo Solidário, preferencialmente vinculados ao novo Paradigma – Especialmente para estabelecimento de Cooperativas, Redes de Empreendedorismo e de Redes de Auto abastecimento.

Ampliar e sedimentar a Rede de Economia Baseada em Recursos em nível nacional.

Projetos Financiados por meio de rateio coletivo (crowdfundig), é a melhor alternativa para implantar projetos integrados. Você poderá criar uma conta no BANCO SOCIAL ALLIANCE e receber os valores por meio de depósitos em sua conta.

FINANCIAMENTO AOS AFILIADOS

Em breve os afiliados da Rede Equilibrium e Clientes do Banco Social, poderão contar com financiamentos e créditos junto a plataforma. Pagando somente a taxa de operação e a correção monetária, o interessado poderá financiar bens móveis e até imóveis.

Você pode emprestar dinheiro à juros para os outros associados. A Operadora fará a análise de crédito atribuindo “escores” que permitirão a variação das taxas de juros aplicáveis que podem ir de 0,1 até 1% ao mês mais a correção pelo índice IGP-M. Envie e-mail para [email protected] para saber mais.

SEGUROS EM GERAL

Ao atingir-se um número suficientes de afiliados, poderão ser criados benefícios coletivos aos associados.

ECOPOLOS

Seu investimento ajuda a criar comunidades planejadas que reduzem a pobreza, proporcionando oportunidade de educação saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para o nosso planeta.

Você poderá viver numa destas comunidades planejadas num futuro breve. Programe-se!

CLUBE DE BENEFÍCIOS

- Créditos Bônus - Cadastro de Produtos e Serviços e anúncios publicitários - Busca de Negócios por meio do aplicativo móvel - Pagamento via aplicativo móvel - Conta disponível para crianças e adolescentes se utilizarem de carteira eletrônica - Banco de Ferramentas e veículos coletivos (empréstimo de itens, equipamentos e utilitários pelo preço de custo para fins pessoais sem lucro) - Assessoria Jurídica - Promoção do Comércio Justo e sem atravessadores - Desenvolvimento de aplicativos para economia colaborativa para substituir aplicativos privados e atravessadores do seu trabalho. - Organização da comunidade local; - Biblioteca Virtual;

- Banco de Trabalho; - Ações de integração econômica; - Segurança na contratação de prestadores qualificados - Cursos online e presenciais (empreendedorismo, profissionalizantes, tecnologia, inovação, artes, saúde complementar, nutrição, prevenção de acidentes, culinária e saúde, etc.) - Formação de empreendedores; - Criação de cooperativas locais; - Projetos habitacionais; - Rede integrada de empreendedorismo; - Compras Coletivas; - Empréstimos e Microcrédito Orientado; - Clubes de Lazer e Rurais; - Promoção da Economia Colaborativa - Seguros e Planos de Saúde - Aquisição Coletiva de Empreendimentos -Colônias e clubes de férias] - Sorteios promocionais - Aplicativos para promoção de seus produtos e serviços.

Moeda Social é Legal?

Sim. Porque se trata de uma moeda de troca, sem validade para especulação ou comércio de dinheiro. O sistema de troca funciona em harmonia com a legislação brasileira porque não traz prejuízos para os cofres públicos nem interfere no funcionamento dos bancos regulamentados pelo Bacen. Os bancos comunitários, principais responsáveis pela emissão da moeda social, não podem ser vistos como agentes financeiros, porque eles não visam lucro.

Toda a base dessas moedas está na economia solidária, ou seja, no apoio mútuo e na cooperação entre os membros de um grupo ou comunidade. Segundo Paul Singer, especialista em economia solidária:

“A economia solidária está se difundindo no mundo inteiro. Se quebrarmos o isolamento que existe entre os próprios pobres, e fazermos eles crescerem e se amar, vão deixar de ser pobres. O poder público tem que incentivar e dar recursos, mas o segredo é o pobre se resgatar”.

Com a fala, podemos concluir que as moedas sociais não vão de encontro à economia vigente, mas sim proporcionam a inclusão de pessoas que costumam ficar de fora do sistema econômico. Assim, é possível dizer que a moeda local é legal tanto no sentido jurídico quanto no uso mais corriqueiro da palavra.