terça-feira do estado · as vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados...

16
O vice-prefeito de Hidrolândia, Casimiro Neto, bateu o martelo na última semana junto com o senador Ronaldo Caiado e assinou a sua ficha de filiação junto ao Democratas, partido que promete ajudar a reestruturar no município para as próximas eleições portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.portalgazeta.com.br Terça-feira Goiânia, 19 de setembro de 2017 Ano 12 - Edição 3283 do Estado 1 R$ Maddox Jolie-Pitt: “Minha mãe é maravilhosa” PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 04 PÁGINA 7 PÁGINA 03 APÓS POSSE NA PGR Nova procuradora deve reexaminar processos em andamento, diz Gilmar Mendes DEMOCRATAS Vice-prefeito de Hidrolândia se filia Audiência proposta por Jakson Charles debate sobre regularização de carteira estudantil ANÁPOLIS BRASÍLIA Fazenda cobrará IPTU adicional de lotes comerciais que tiveram área construída aumentada TEATRO 6º Na Ponta do Nariz tem foco no trabalho de palhaças de todo o mundo PÁGINA 08 BLUMENAU 3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia será, no dia 21 de setembro Durante a premiação, será lançado o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e também será a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo Jornalista Edinho Neves, presidente da MBA e Deyze PÁGINA 09

Upload: letuyen

Post on 23-Nov-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

O vice-prefeito de Hidrolândia, Casimiro Neto, bateu o martelo na última semana junto com o senador Ronaldo Caiado e assinou a sua ficha de filiação junto ao Democratas, partido que promete ajudar a reestruturar no município para as próximas eleições

portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.portalgazeta.com.br

Terça-feira Goiânia, 19 de setembro de 2017Ano 12 - Edição 3283 do Estado1R$

Maddox Jolie-Pitt: “Minha mãe é maravilhosa”

PÁGINA 03 PÁGINA 05PÁGINA 04

PÁGINA 7

PÁGINA 03

APÓS POSSE NA PGR

Nova procuradora deve reexaminar processos em andamento, diz Gilmar MendesDEMOCRATAS

Vice-prefeito de Hidrolândia se filia

Audiência proposta por Jakson Charles

debate sobre regularização de

carteira estudantil

ANÁPOLISBRASÍLIA

Fazenda cobrará IPTU adicional de lotes comerciais que tiveram área construída aumentada

TEATRO

6º Na Ponta do Nariz tem foco no trabalho de palhaças de todo o mundo

PÁGINA 08

BLUMENAU

3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia será, no dia 21 de setembroDurante a premiação, será lançado o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e também será a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo

Jornalista Edinho Neves, presidente da MBA e Deyze

PÁGINA 09

Page 2: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Grupo Exata de Comunicação LtdaCNPJ: 04.471.978/0001-92

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

COMERCIALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

PUBLICAÇÃO LEGALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

n

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal2 Opinião

Justiça Cidadania

n Braulio [email protected]

DIRETOR PRESIDENTEAdão dos Reis Gonç[email protected] PRESIDENTEHelvislane Martins Gonçalves

REDAÇÃO - WhatsApp: (62) 9 [email protected]

DIREÇÃO GRÁFICAÉrika SandraDIAGRAMAÇÃOGabriela Nunes

CLASSIFICADOSTel: (62) 3282-7409 / (64) [email protected]

REDAÇÃO SULRua B-8, S/N, Qd. 14, Lt. 20, Itanhangá ICaldas Novas - Goiás

DISTRIBUIÇÃOGrupo Exata de Comunicaçã[email protected] (62) 9 92636547 - 9 83004318

Relator do caso é o ministro Edson Fachin

&&Impenhorabilidade de propriedade rural familiar é tema de repercussão geral

O STF deve analisar a impossibilidade de pe-nhora da propriedade ru-ral familiar, nos casos em que não seja o único bem móvel dessa natureza pertencente à família. O ARE 1.038.507, interpos-to por uma distribuido-ra de insumos agrícolas, questiona decisão do TJ/PR. O tema teve reper-cussão geral reconhecida pelo plenário virtual, por maioria de votos. Agora, o mérito caberá ao plená-rio físico do STF. O relator do caso é o ministro Ed-son Fachin.

Em acórdão do TJ/PR, magistrados reco-nheceram a impossibi-lidade da penhora de uma pequena proprie-dade rural familiar, usa-da como meio de mora-dia e sustento familiar, com base no artigo 5º, inciso XXVI, da CF, se-gundo o qual “a peque-na propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família, não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua ati-vidade produtiva”.

Para a distribuidora, o acórdão teria violado o dispositivo constitu-cional, uma vez que a proteção prevista na CF, não se aplicaria ao caso dos autos, pois a decisão do TJ/PR, equivocada-mente, teria equiparado propriedade familiar a pequena propriedade rural para fins de inci-dência da cláusula de impenhorabilidade.

CONSTITUCIONALIDADEDe acordo com o re-

lator, ministro Edson Fachin, o tema constitu-cional em debate – a pe-nhorabilidade ou não da propriedade familiar que está localizada na zona rural, mas que, entretan-to, não é o único bem imóvel dessa natureza pertencente à família – “é daqueles que merece a análise desta Suprema Corte sob o prisma da sua relevância social, política, econômica e jurídica”.

O ministro explicou que o caso trata de deba-te jurídico que envolve pequena propriedade ru-ral em que trabalha uma família, a qual, entretan-to, também é proprie-tária de outros imóveis da mesma natureza. “A questão posta, portan-to, é saber se a garantia de impenhorabilidade da pequena propriedade rural e familiar é, ou não, oponível contra empresa fornecedora de insumos necessários à sua ativi-dade produtiva, quando a família também é pro-prietária de outros imó-veis rurais”.

Ao se pronunciar pela existência de repercussão geral da matéria, o minis-tro salientou a relevância da discussão constitucio-nal trazida nos autos, a qual visa concretização do direito fundamental. A manifestação do relator foi seguida, por maioria de votos, em deliberação no Plenário Virtual da Corte, vencido o ministro Dias Toffoli. Migalhas

TIT cancela multa aplicada ao Google pela falta de pagamento de ICMS

A 4ª câmara Julgado-ra do TIT cancelou auto de infração lavrado con-tra o Google Brasil rela-tivo à cobrança de ICMS incidente sobre serviços de comunicação.

A empresa havia sido multada pela falta de pagamento do ICMS incidente sobre a pres-tação de serviço de co-municação na modali-dade de veiculação de publicidade através da internet para clientes localizados no Estado de São Paulo. Contudo, o colegiado entendeu que estes serviços ja-mais fizeram parte da competência tributária estadual para exigir o ICMS. O objeto da au-tuação foi o “GOOGLE ADWORDS”, por meio da qual os links dos clien-tes do Google aparecem de forma destacada no lado direito e acima dos resultados orgânicos em buscas no “GOOGLE”, conforme as palavras buscadas pelos usuários.

De acordo com a de-cisão, com a edição da LC 157/16, que alterou a LC 116/03 para, entre outras disposições, in-cluir na lista anexa de serviços sujeitos a in-cidência do ISS, foi en-cerrado o conflito de competência entre os Estados e os Municípios.

A lei incluiu no item 17.5 a “inserção de tex-tos, desenhos e outros materiais de propagan-da e publicidade, em qualquer meio (exceto em livros, jornais, pe-riódicos e nas modali-dades de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens de re-cepção livre e gratuita)” como serviço sujeito a incidência do ISS e, de acordo com a decisão, é exatamente o serviço prestado pelo Google no caso. Migalhas

Divulgação

n

n Brenno Alves@brennoalvesalmeida

[email protected]

enário

Rápidasn Goiás envia 30 atletas para Jogos Sul-Americanos Universitários da Colômbia

n Servidores da Educação cobram cumprimento da “Data Base”.

n Liberada primeira parcela do pagamento do Fundo de Cultura

n Sob o comando de José Vitti, Plenário deve apreciar 77 projetos de lei na sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

n Aprovado por unanimidade relatório final da CEI das Contas da Prefeitura

n Vereador Paulo Daher pede isenção de IPTU para imóveis com decreto de utilidade pública

n Governo quer controlar preços da gasolina através do Ministério Público

n Iris Rezende encerrou a sétima edição do Mutirão da Prefeitura com entrega de benefícios a moradores da Capital e visita aos locais que ganham obras de infraestrutura e urbanização.

Cursos Profissionalizantes A Prefeitura de Goiânia, por meio da Diretoria

do Trabalho, está com inscrições abertas para 31 turmas de cursos profissionalizantes na área de aprendizado técnico. As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados e visam oportunizar chances mais assertivas para a conquista de um emprego. Interessados devem procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício Parthenon Center, Setor Central.

Mutirão O presidente da Câmara Municipal, vereador

Andrey Azeredo (PMDB), participou, do sétimo Mutirão da Prefeitura, realizado na região Oeste da cidade e acompanhou a comitiva do prefeito Iris Re-zende vistoriando obras nos bairros. Os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Juarez Lopes (PRTB), Léia Klebia (PSC), Tiãozinho Porto (PROS), Paulo Daher (DEM), Felisberto Tavares (PR), Paulo Magalhães (PSD), Tatiana Lemos (PC do B), Emilson Pereira (PTN), Vinícius Cirqueira (PROS), Paulinho Graus (PDT) e Welligton Peixoto (PMDB) também acom-panharam a comitiva, composta pela primeira-da-ma Iris de Aráujo, pelo senador Ronaldo Caiado (DEM) e pelos secretários municipais.

Energia SolarFoi protocolado no dia 12 de setembro de 2017

na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei nº 3484/17 de autoria da deputada Isaura Lemos (PCdoB) que propõe a instalação de energia solar em escolas estaduais de Goiás. O projeto favorece a instalação de painéis fotovoltaicos para a utiliza-ção de energia solar, que segundo Isaura Lemos, geraria uma grande economia aos cofres públicos, possibilitando a utilização destes recursos em ou-tros setores da educação.

ApoioA pedido do vere-

ador Paulo Magalhães (PSD) a professora Élbia Moraes, coordenadora do Educandário Afrânio de Azevedo usou a Tri-buna Livre da Câmara para expor aos verea-dores, as dificuldades que vêm enfrentando as creches conveniadas da Capital, por falta de re-cursos. A coordenadora lembrou que a Prefeitura repassa apenas R$ 165,00 por criança e assim mesmo, atrasa o pagamento, que só está sendo feito de 4 em 4 meses.

Emprendedorismo Estão abertas, até o dia 23 de setembro, as ins-

crições para o Meetup no Campus, evento em comemoração do Dia do Empreendedorismo na UFG. Podem participar alunos regularmente matri-culados na UFG, que receberão inclusive refeições gratuitas no local. Para se inscrever, basta acessar o link https://www.sympla.com.br/dia do empre-endedorismo-na-ufg_188438.Informações também pelo site cei.ufg.br ou pelo telefone 3209 6034.

Page 3: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 3Política

CMNP

Temer nomeia nove integrantes para o Conselho Nacional do Ministério Público

DEMOCRATAS

Vice-prefeito de Hidrolândia se filia

O vice-prefeito de Hi-drolândia, Casimiro Neto, bateu o martelo na última semana junto com o se-nador Ronaldo Caiado e assinou a sua ficha de fi-liação junto ao Democra-tas, partido que promete ajudar a reestruturar no município para as próxi-mas eleições.

Acompanhado de li-deranças de Hidrolândia, Casimiro Neto afirmou que é uma honra assumir esta tarefa.

“É uma honra muito grande. Agradeço a con-fiança que o senador está depositando em nós para recomeçarmos um tra-balho com o Democratas

de Hidrolândia. Queremos ajudá-lo

muito em sua caminha-da, Hidrolândia ama Ronaldo Caiado”, disse o vice-prefeito.

O senador também comemorou o reforço na fileira do Democra-tas estadual. “Tenho certeza de que ele irá revigorar o partido em Hidrolândia junto com outros partidos para compor uma grande aliança. Se Deus quiser teremos uma grande vi-tória em Hidrolândia, que sempre me recebeu de braços abertos”, disse Ronaldo Caiado.

Da reDação

APÓS POSSE NA PGR

Nova procuradora deve reexaminar processos em andamento, diz Gilmar Mendes

anDré ShalDerS/BBC - O pre-sidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Fede-ral (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a nova procu-radora-geral da República, Raquel Dodge, que tomou posse nesta manhã, deve re-examinar processos em an-damento, como a denúncia de organização criminosa e obstrução da Justiça contra o presidente Michel Temer. O antecessor de Raquel, Rodrigo Janot, apresentou a denúncia ao STF na última quinta-feira (14).

“Certamente, haverá re-visões. Não vou dar opinião sobre isso. Certamente, a procuradora-geral vai fazer uma reanálise de todos os procedimentos que estão à sua disposição, de maneira natural ou provocada, para evitar erros e equívocos que estavam se acumulando”, disse o ministro, após doar R$ 30 mil à instituição bra-siliense de atendimento in-fantil Casa da Mãe Preta.

Gilmar Mendes, que, antes do compromisso na Casa da Mãe Preta, assistiu à posse de Raquel, revelou ter ficado “deveras impres-sionado” com o discurso da nova procuradora. Segun-do o ministro, no discurso, além de assegurar o empe-nho com agendas como a de defesa dos direitos hu-manos, Raquel “enfatizou que investigações têm que ser feitas dentro dos devi-dos marcos legais, do devido processo legal.”

O presidente do TSE e ministro do Supremo Tribu-nal Federal afirmou ainda que considera o mandato de Janot ineficiente. “Eu tenho a impressão de que, ao fim e ao cabo, tivemos muitos tumultos, muitos desacer-tos. Os episódios últimos, envolvendo a delação da JBS, creio que mostram bem isso, umas certas - vamos chamar assim - trapalhadas, umas certas perplexidades, que resultaram em inefici-ência do próprio trabalho da PGR [Procuradoria-Geral da República]”, afirmou o ministro.

O ministro Gilmar Men-des doou à Casa da Mãe Pre-ta o valor obtido em uma indenização paga pela atriz Monica Iozzi, que o criticou na rede social Instagram. Monica havia manifestado

indignação com a decisão do ministro de soltar o mé-dico Roger Abdelmassih, condenado a 181 anos de prisão por 48 estupros.

CONGRESSOPerguntado sobre a pos-

sibilidade de o Supremo Tri-bunal Federal decidir sobre a reforma política, Gilmar Mendes disse que a Corte deve analisar a questão da coligação proporcional, caso não avance na Câmara dos Deputados, verificando se há processos sobre o as-sunto. “A Câmara ainda pre-cisa discutir e aprofundar a questão nos últimos dias que nos restam em relação ao princípio da anualida-de, para que nós saiamos um pouco desse quadro de crise, que foi engendrado também pelo modelo insti-tucional anterior”, disse.

Para o ministro, o Con-gresso também tem “sofri-do muito em função des-

sas mazelas engendradas pelo sistema político que aí está”. “É um Congresso que tem votado todas as leis e, certamente, temos que esperar que o Congres-so atenda a esses apelos da população”, concluiu.

CASA DA MÃE PRETAO ministro chegou

pontualmente às 10h à creche, que assiste 138 crianças. Segundo repre-sentantes do Instituto de Direito Público e do Rotary Club de Brasília Sudoeste, Gilmar Men-des ajuda a Casa da Mãe Preta há muitos anos, tendo ajudado inclusive no credenciamento da instituição junto ao go-verno do Distrito Federal. A medida permitiu que a instituição recebesse, desde meados de 2013.

Segundo a presidente da entidade, Rose Candi-do, a doação será aplica-

da em melhorias, como a reforma da cozinha e a instalação de câmeras de segurança, e no paga-mento de contas. Rose lembrou que, quando a entidade ainda opera-va como um orfanato, a comunidade se sensi-bilizava mais e, portan-to, contribuía com mais dinheiro. “Mais de 70% da quantia da secreta-ria vai para pagamento de pessoal. Com a crise, a primeira coisa que as pessoas cortam é doa-ção”, lamentou.

A estrutura conta com 38 profissionais e seis sa-las e é dividida em duas turmas de ensino infan-til. O Rotary também pla-neja colocar à disposição da instituição profissio-nais como arquitetos e engenheiros, para que possam alocar os recur-sos conforme as reais ne-cessidades da equipe.

Rodrigo Janot, apresentou a denúncia ao STF de organização criminosa e obstrução da Justiça contra o presidente Michel Temer

O presidente Michel Temer nomeou nove in-tegrantes para ocupar o Conselho Nacional do Ministério Público (CMNP), órgão respon-sável por fiscalizar as ati-vidades internas do MP em todo país.

De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República fazer nomeação dos in-tegrantes do conselho. A partir desta segunda--feira, o colegiado será presidido pela nova pro-curadora-geral da Repú-blica, Raquel Dodge.

A posse dos novos in-tegrantes está prevista para a semana que vem. Dos nove indicados, sete

entram no CNMP para o primeiro mandato e vão ocupar as cadeiras des-tinadas aos diferentes ramos do órgão, como o MP Militar, do Trabalho, Estadual e do Distrito Federal.

Os nomeados são Silvio Amorim, Marcelo Weitzel, Sebastião Cai-xeta, Lauro Nogueira e Dermeval Gomes. Os advogados Erick Venân-cio e Leonardo Accioly foram designados para vagas destinadas à Or-dem dos Advogados do Brasil (OAB).

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

anDré riChter/aBr

José Cruz/ABr

Gilmar Mendes entrega doação à representante da Casa da Mãe Preta, Rosemey Peter Ferreira

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, carrega uma das crianças da Casa da Mãe Preta

Page 4: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal4 Cidades

FÍSICA QUÂNTICA

Homeostase Quântica Informacional será tema de palestra e curso em Goiânia

Da reDação - Compreen-der como adquirir saúde emocional, mental e física por meio do autocontrole. Esse é o objetivo da pa-lestra e curso livre básico “Homeostase Quântica Informacional”, uma rea-lização do Instituto Inter-nacional de Educação em HQI que chegará em Goi-ânia nos próximos dias.

Agendada para 20 de setembro, a palestra acon-tecerá a partir das 19h30, na Unipaz, que fica na Rua 118, nº 179, Setor Sul. Já o curso livre básico está pro-gramado para os dias 30 de setembro e 1º de outu-bro, das 8h às 17h, na Axis Fisio, situada na Rua 1131, nº 188, Setor Marista.

As atividades são vol-tadas para pessoas que desejam investir no de-senvolvimento do au-

tocontrole, ativar seus potenciais positivos e me-lhorar sua saúde emocio-nal, mental e física.

A explanação será pro-ferida pelo terapeuta bio-quântico, Sérgio Roberto Ceccato Filho, que aborda-rá o processo para adquirir o autocontrole com saúde emocional, mental e física; os fundamentos teóricos e científicos da HQI; a ma-nutenção da ressonância interna positiva; e a esco-lha de possibilidades.

Apesar da terapia ter fundamentos empíricos e científicos, com base na física quântica informa-cional, o conteúdo será abordado por meio de ca-ses e situações práticas, utilizando uma linguagem simples e acessível, para facilitar o entendimento.

A taxa de inscrição para a palestra é de R$ 10, enquanto o investimen-to do curso corresponde a 9 parcelas de R$ 183, o que inclui dois encontros de 8 horas, cada, mais um atendimento individual de até duas horas com um terapeuta da equipe. As

inscrições podem ser fei-tas pelo e-mail [email protected], pelo te-lefone (19) 2512-6831 ou, ainda, pelo sitewww.insti-tutoquantum.com.br.

HQI

Desenvolvida por Sér-gio Ceccato Filho ao longo de noves anos de estudo, a Homeostase Quântica Informacional é uma téc-nica de autocontrole que promove, por meio de es-tudos da física quântica, a saúde emocional, men-tal e física, tanto pessoal, quanto organizacional.

A técnica é fruto de uma experiência pessoal do autor, que depois de passar por uma crise fi-nanceira muito profunda durante a administração da sua empresa, entrou em depressão.

“Fiquei dois anos e meio convivendo com essa doença, que me fez atentar contra a minha própria vida. Conviven-do com esses problemas, aprendi a acessar a minha consciência. A partir disso, eliminei a depressão e to-

dos os meus traumas. Se você aprender acessar e ajustar a sua consciência da forma correta, você co-meça a conseguir ajustar o seu corpo, a sua mente, resolver problemas inter-nos”, revela.

Segundo Ceccato Fi-lho, o ponto principal dessa terapia é o conheci-mento e exercício pessoal do controle das informa-ções que, segundo a teoria Quântica Informacional, são a essência de tudo.

“A informação cria a energia e a matéria, então se eu a altero, altero todo o resto. Posso assim contro-lar traumas e estresse, por exemplo, que geram infor-mações ruins e aprender a eliminar essas informa-ções para reestabelecer o controle”, explica.

Para liberar essas ten-sões vibracionais antigas, a terapia utiliza a emissão de comandos quânticos, que são frases compostas de um texto inicial opcio-nal, um código quantiza-dor e um decreto conten-do a informação que deve ser eliminada.

Palestra será realizada no dia 20 de setembro, enquanto curso livre básico acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

Audiência proposta por Jakson Charles debate sobre regularização de carteira estudantil

ANÁPOLIS

O vereador Jakson Charles (PSB) realizou uma audiência pública na noite de quinta-feira (14.set) para tratar sobre um projeto de lei que apresen-tará na Câmara Municipal, a respeito da regulamenta-ção das carteiras de estu-dantes em Anápolis.

O parlamentar recebeu representantes de organiza-ções que realizam carteiras de estudantes, de diretórios acadêmicos e estudantes para discutir sobre os pon-tos do processo. Para o edil, é importante regularizar a situação, pois atualmente existem cerca de sete leis sobre o assunto. “Temos leis muito antigas e também al-gumas mais atuais, porém todas são distintas. Algu-mas carteirinhas dos estu-dantes anapolinos não são aceitas cinemas ou shows, tirando a credibilidade e gerando sérios constrangi-mentos. Pretendemos fazer uma lei em comum acordo com o Ministério Público, para que tenha legalidade e atenda os anseios das insti-tuições e alunos”.

O vereador comentou também que é necessário resgatar a credibilidade da carteirinha estudantil, pois o aluno precisa apresentar a identidade além do do-cumento escolar. “É preci-so seguir a padronização nacional para fazer uma lei exequível. Existem regras nacionais que devem ser cumpridas para a confec-ção de carteiras, e por isso algumas instituições não são autorizadas a emitirem documentos. Mas assim que cumprirem as normas federais poderão fazer no-vamente as emissões”, falou.

Timóteo João de Sou-za Costa, Conselheiro da União Estadual dos Estu-dantes Secundaristas de Goiás (Ueesgo), contou que procurou o Jakson Charles para que ele interferisse em relação à criminalidade das falsas carteiras estudantis. “Estava preocupado com a situação, por isso pedi uma solução ao vereador, que se prontificou a apresentar o projeto de lei. Algumas entidades que emitiam o

documento foram suspen-sas na cidade, por não obe-decerem às leis federais”.

O conselheiro garan-tiu que a maioria dos do-cumentos estudantis da cidade não se enquadra na Lei Nacional. “Todas as carteirinhas precisam ter um banco de dados e a maioria não tem. Somos contra o monopólio e que-remos que as instituições se enquadrem. O projeto do vereador irá beneficiar todas as entidades que se adequarem às regras, para que o aluno não seja preju-dicado”, afirmou.

Os alunos do nono ano do Colégio Militar Cézar Toledo Gabriel Jacob, Meiryelle Carvalho e Ale-xandre Gomes relataram que passaram por cons-trangimentos por não te-rem suas carteiras aceitas. “Eu já tive problemas por não ter meu documento aceito. Fiz a carteirinha no próprio colégio, com uma empresa que nos visitou, mas não imaginava que poderia ser um documen-to que não se enquadra nas exigências”, descreveu Gabriel. Meiryelly falou que já passou vergonha com o documento, que não era aceito em outras cidades por não ter o selo do Brasil. Já Alexandre acredita que a situação será resolvida, caso o pro-jeto do vereador Jakson Charles seja aprovado.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Eco-nômico, Agricultura e Turis-mo, Vander Lúcio Barbosa declarou que a reunião é muito importante, por aler-tar sobre os inúmeros casos de falsificação de carteiras. “A falsificação de documen-tos é crime”, lembrou.

Durante os debates, al-guns estudantes constata-ram que suas carteirinhas são falsas. O Conselheiro da Ueesgo tem um aplicativo que pode averiguar a au-tenticidade do documen-to. Muitos alunos ficaram revoltados por terem sido enganados e afirmaram que vão fazer a denúncia no Ministério Público.

Danielly chaves

Fotos: Divulgação

Page 5: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 5Cidades

BRASÍLIA

Fazenda cobrará IPTU adicional de lotes comerciais que tiveram área construída aumentada

Saulo araújo/ag.BraSí-lia - Em mais um esforço para promover a justiça fiscal, o governo de Bra-sília começou a notificar donos de imóveis comer-ciais que aumentaram a área construída e não in-formaram ao Fisco.

Com base na aerofoto-grametria — técnica que usa fotos aéreas —, a Se-cretaria de Fazenda iden-tificou, até o momento, 4,3 mil lotes de empresas em situação irregular, nú-mero que deve aumentar de acordo com o avanço na análise das imagens.

Na lista estão facul-dades, hotéis e lojas de grande porte, mas ca-dastrados como peque-nos estabelecimentos.

Todos serão notifica-

dos e intimados a pagar a diferença do Imposto Predial e Territorial Ur-bano (IPTU).

O cruzamento de da-dos das fotos aéreas com as informações descritas nas cartas de habite-se têm revelado defasagem no valor do IPTU em mi-lhares de casos.

Até o momento, so-mente 14 contribuintes foram notificados, o que significa uma diferença a ser paga ao Executivo de R$ 11,5 milhões.

As administrações regionais estão sendo notificadas a entrega-rem à Secretaria de Fa-zenda os documentos dos imóveis em situa-ção irregular.

Com a verificação da carta de habite-se, a pasta calcula o valor aditivo do tributo.

De acordo com a se-cretária adjunta de Fa-zenda, Márcia Robali-nho, a arrecadação é um propósito secundário desse trabalho, que tem

como foco maior tornar o território do Distrito Federal organizado.

“O objetivo maior des-se georreferenciamento é a regularização fundi-ária, ajudar a promover a justiça fiscal e fazer o reconhecimento de áreas até então desconhecidas pelas administrações re-gionais. A arrecadação acaba sendo consequên-cia desse trabalho”, pon-tuou Robalinho.

O procedimento é o mesmo já iniciado pela pasta para ajustar o valor do IPTU de lo-tes residenciais. Nesses casos, os boletos adi-cionais já começaram a ser enviados para a casa dos contribuintes.

CONTESTAÇÃO DOS VALORES COBRADOS

Quem discordar dos valores cobrados deve-rá fazer a contestação via atendimento virtu-al, no site da Secretaria de Fazenda.

BASTA CLICAR NOS SEGUINTES ÍCONES PARA ENVIAR A RECLAMAÇÃO:n Cidadão ou Empresan Serviço (IPTU)n Reclamação Contra Lançamento

Caso não consiga efe-tuar a contestação pela internet, o interessado pode solicitar a revisão do valor do imposto pessoalmente em uma das agências da Receita do DF munido de do-cumentos pessoais do proprietário do imóvel.

O DF tem cerca de 944 mil imóveis tributá-veis. A expectativa pre-vista na Lei Orçamen-tária Anual (LOA) é que sejam arrecadados R$ 807 milhões com IPTU e Taxa de Limpeza Urbana em 2017.

Isso sem considerar a cobrança adicional pela identificação das áreas construídas, que deve resultar no incre-mento da ordem de R$ 140 milhões.

Na lista estão faculdades, hotéis e lojas de grande porte, mas cadastrados como pequenos estabelecimentos

Novas linhas3314n Terminal de Integração Santa Maria/Avenida Alagados/Condomínio Porto Rico/Avenida Santa Maria

3315n Terminal de Integração de Santa Maria/Avenida Santa Maria/Condomínio Porto Rico/Avenida Alagados

n Tarifa: R$ 2,50

Ampliação de itinerário3304n Terminal de Integração de Santa Maria/Santos Dumont/Avenida Alagados

n Tarifa: R$ 2,50

Ampliação de viagens2303n Terminal de Integração de Santa Maria/ W3 Sul

n Mais sete viagens, de segunda a sexta

n Tarifa: R$ 5

Linhas de ônibus

Diretoria do Trabalho está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes

GOIÂNIA

Entre os cursos ofereci-dos estão corte e costura, pedreiro de acabamento, informática, manutenção de computadores e ma-nicure. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Di-retoria do Trabalho, está com inscrições abertas para 31 turmas de cursos profissionalizantes na área de aprendizado técnico. As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados e visam oportunizar chan-ces mais assertivas para a conquista de um emprego.

Interessados devem procurar o Sine Munici-pal, localizado no Edifício Parthenon Center, Setor Central, para efetivar a inscrição. ‘No ato, devem apresentar carteiras de Trabalho e Identidade, CPF e comprovante de en-dereço’, lembra o Diretor do Trabalho, Diogo Fran-co. O horário de atendi-

mento é das 7h30 às 18h.As aulas terão início

dia 02 de outubro e serão ministradas de segunda a sexta-feira nos perío-dos matutino, vespertino e noturno, na Faculdade Delta, no Jardim Planalto. Os cursos são gratuitos e os alunos inscritos rece-berão material didático, vale-transporte (ida e vol-ta) e lanche no local.

Entre os cursos ofere-cidos pelo órgão munici-pal estão: corte e costura, pedreiro de acabamento, informática básica, in-formática intermediária, montagem e manutenção de computadores, mani-cure e pedicure, cerimo-nial de eventos, rotinas administrativas, auxiliar de contabilidade, aten-dente de farmácia, nor-mas técnicas, administra-ção de pessoal e técnicas em vendas.

Valéria almeida

DFTrans amplia linhas de ônibusSANTA MARIA

Os passageiros do transporte público em Santa Maria passam a contar com mais duas li-nhas de ônibus a partir desta segunda-feira (18). As Linhas 3314 e 3315 vão fazer trajeto circular in-terno com ponto de con-trole no terminal de inte-gração do BRT e a ligação da avenida Santa Maria com a Alagados.

Cada uma delas fará 28 viagens de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 19h30, com intervalos de 30 minutos entre elas. A tarifa é de R$ 2,50.

Outra alteração é na Linha 3304, cujo itinerá-rio também vai passar a atender a avenida Alaga-dos. Hoje, ela faz somente

o percurso circular entre o condomínio Santos Du-mont e a estação do BRT. A tarifa (R$ 2,50), e os ho-rários permanecem.

Segundo o diretor-téc-nico do Transporte Ur-bano do Distrito Federal (DFTrans), Marcio Anto-nio de Jesus, as mudanças foram solicitadas pelos próprios moradores.

Também a partir de hoje, a Linha 2303, que liga Santa Maria à W3 Sul, ganhará reforço nas viagens. Serão mais sete saídas, de segunda a sex-ta-feira, para adequar a oferta à quantidade de passageiros. Passam a ser 40 viagens de ida e outras 39 de volta. A tarifa é de R$ 5. da ag.BraSília

Page 6: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal6 Polícia

Casal é morto a tiros na porta de casa no Jardim Primavera

RIO VERDE

União e Correios terão de restituir imposto cobrado indevidamente em postagem internacional

Rota JuRídica - A União e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) terão de restituir imposto cobrado inde-vidamente em posta-gem internacional de um consumidor de Rio Verde, no interior de Goiás. A determinação é do Juiz Federal Paulo Augusto Moreira Lima. O valor deverá ser cor-rigido monetariamente

pela Selic.Trata-se de ação em

que o consumidor re-quer a inexigibilidade do imposto de importação incidente sobre merca-doria adquirida no ex-terior em remessa pos-tal internacional, bem como da taxa de despa-cho postal, e a restitui-ção em dobro, do valor pago a titulo de impos-to, bem como das taxas dos correios referentes às importações realiza-das entre 24/08/2013 e 02/01/2017.

De acordo com o ar-tigo 2º, do Decreto-Lei n. 1.804/80, deverá ocor-rer a isenção do impos-to sobre a importação

dos bens remetidos até o valor de cem dólares norte americanos, ou o equivalente em outras moedas, quando desti-nadas a pessoas físicas, sem mencionar quanto ao remetente.

O Ministério da Fa-zenda, porém, através da Portaria 156/99 e da Instrução Normativa SRF 096/99 reduziu a isenção para cinquen-ta dólares, tanto para o destinatário quanto para o remetente.

O magistrado alegou que um ato administra-tivo não deve extrapolar os limites da lei e, por-tanto, considerando a ilegalidade da cobrança,

determinou à União e aos Correios que resti-tuam ao autor os valores pagos pelos impostos e taxas decorrentes da importação da merca-doria, corrigidos mo-netariamente pela taxa Selic.

O pedido foi julgado parcialmente proceden-te, tendo em vista que o autor teria requerido a restituição em dobro dos valores pagos aos Correios. Na sentença, no entanto, o magistra-do defendeu que os Cor-reios fizeram a cobrança seguindo normativos in-ternos e amparados na tributação imposta pela Receita Federal, afastan-

um ato administrativo não deve extrapolar os limites da lei e determinou à União e aos Correios que restituam ao autor os valores pagos

Plantão policial

Goiânia

Um casal foi morto a tiros no Setor Jardim Primavera, em Goiânia, durante a madrugada desta segunda-feira (18).

Segundo relatos de testemunhas à Polí-cia Militar, o casal ha-via chegado da igreja, quando duas pessoas chegaram em VW Gol branco. Eles estaciona-ram o carro na porta da casa do casal, chamou pelo nome do homem

e assim que o casal saiu foi atingido por diversos tiros.

Eles não resisti-ram aos ferimentos e morreram no local. Logo após o crime, os suspeitos fugiram e até o momento não foram identificados.

Segundo a Polícia Civil, o casal não tinha passagens pela polícia e residia há pouco tempo no bairro.

TJGO

PMs que atuaram durante acidente com Césio 147 vão receber pensão especial

Trinta anos após o acidente radiológico com o Césio 137, ocor-rido em Goiânia, em se-tembro de 1987, o Judi-ciário estadual continua decidindo em processos de pessoas que tiveram contato com áreas con-taminadas. Neste senti-do, foi publicado nesta sexta-feira (15), no Diá-rio da Justiça Eletrônico, acórdão da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Jus-tiça do Estado de Goiás (TJGO), mantendo deci-são desse colegiado que concedeu aos policiais militares Benício Neto Mendes da Silva e Neuri Pereira da Silva o direito de receberem pensão es-pecial. Eles trabalharam na descontaminação das áreas atingidas pelo acidente e apresentam sequelas crônicas com-provadas. Na época, eles atuavam no Quartel do Regimento de Polícia Montada – Rpmon.

A decisão, unânime, foi relatada pelo desem-bargador Fausto Morei-ra Diniz, em embargos de declaração em man-dado de segurança in-terposto pelo Estado de Goiás, ao argumento de que os laudos médicos apresentados pelos po-liciais foram feitos por profissionais particula-res, “sem o crivo do con-traditório, não eviden-ciando direito líquido e certo para o fim de im-petração do mandado

de segurança”.Os policiais sustenta-

ram que fazem jus a pen-são especial prevista da Lei nº 14.226/2002, “pois preencheram os requisi-tos ali exigidos, ou seja, laboraram na descontami-nação das áreas atingidas pelo acidente radiológico e apresentam sequelas crô-nicas comprovadas por parecer realizado pela Comissão de Avaliação Médica da Superinten-dência Leide das Neves Ferreira – Suleide”.

Ao se manifestar, o relator do feito observou que está claro que os im-petrantes participaram ativamente nas ativi-dades de policiamen-

to ostensivo nos locais do acidente radioativo. Também observou que os atestados médicos comprovam a doença grave existente em Be-nício Neto Mendes da Silva e em Neuri Pereira da Silva.

O desembargador ressaltou, ainda, “que se constata que o insur-gente não demonstrou, ao contrário do alegado nas razões recursais, a existência de nenhuma das hipóteses elencadas no artigo 1.022 da Lei Processual Civil de 2015, como a omissão, obscu-ridade, contradição ou erro material, mas ape-nas sua intenção de ob-

ter a revisão do julgado”.

OUTRAS AÇÕESSegundo o sistema

de Atos judiciais do (TJGO), há 361 regis-tros de despachos e sentenças contendo os termos “Césio 137” na instância singular. No segundo grau, há 238, entre acórdãos e rela-tórios. Apesar de o sis-tema não diferenciar a natureza das ações para fins de pesquisa, são pedidos relaciona-dos a pensão, remédios e inclusão no Instituto de Assistência aos Ser-vidores Públicos do Es-tado de Goiás (Ipasgo).

TJGO

Polícia Civil apreende mais drogasMorrinhos

Policiais Civis da De-legacia de Morrinhos, co-ordenados pelo Delegado Fabiano Henrique Jaco-melis, apreenderam o me-nor L.F.S (16 anos), no Se-tor Morro da Saudade, por ato infracional análogo ao tráfico de drogas. Com base nas investigações realizadas, os policiais encontram cerca de 740 gramas de maconha, além de, aproximadamente, 26 gramas de crack, to-

dos embalados e prontos para comercialização. Também foram apreendi-dos valores monetários e uma balança de precisão. Cumpre ressaltar que o citado menor já havia sido apreendido anteriormen-te pelos mesmos fatos. Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, após a lavra-tura do procedimento le-gal, L.F.S. foi entregue aos responsáveis.

Fotos: divulgação

Divulgação

Page 7: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 7Social/Famosos

BelezaA cirurgiã plástica Gheisa Leão recebe convidados para o Silhouette Day, um en-contro para conhecer tudo sobre o mais novo lifting do mercado, no sábado (23/09), no restaurante 1929 Tratoria Moderna, do chef Ian Baiocci, no Setor Marista. No evento também acontecerá um desfile com 12 looks da Ivana Menezes Stores.

@[email protected]

n Leonardo Arruda

In Foco

Exposição O HGG abre uma nova exposição de arte com obras do artista Juca de Lima, muitas que exploram Goiás e o Cerrado. As obras ficam em exposição aberta ao público do hospital e demais. O vernis-sage para convidados acontece também na terça, às 19h. Seguem algumas fo-tos do Juca e das obras que estarão ex-postas no HGG, lembrando que durante toda a sua vida ele já produziu mais de 3 mil obras. Agradeço se puderem di-vulgar falando do artista e da exposição.

Personalidades conferem line-up do VFNO FlamboyantOs últimos preparativos para o VFNO Flam-boyant seguem a todo vapor e como parte da programação, no dia 14 de setembro, a style influencer Layla Monteiro recebeu convidadas na Tartuferia San Paolo. Além conferir o line-up deste ano, quem esteve presente movimentou as redes sociais num esquenta para o evento, que ocorre nesta quinta, 21 de setembro. Na foto, as anfitriãs do evento Layla Monteiro com o a gerente de marketing do shopping Aline Guedes.

Cristiano Borges

PalestraAs empresárias Ana Carolina de Morais Garcia, Karine Santos Carvalho e Viviane Caetano Lima promoveram a Palestra: “A Mediação e o Sistema Multiportas” com o Juiz de Direito Dr. Rodrigo de Castro Ferreira. O evento aconteceu na manhã de sábado, dia 16/09, no auditório da sede da CANMEC & INAMEC (Câmara e Insti-tuto Nacional de Mediação e Conciliação, situada na Rua 111, nº 152, Setor Sul). As inscrições gratuitas, mediante a doa-ção de 2 kg de alimentos não perecíveis, serão encaminhadas para o “Grupo Pão Nosso”. Um coffee break assinado pelo Buffet “Tortteria Pão de Ló” foi servido aos 48 presentes no auditório da sede da CANMEC & INAMEC após o evento. A palestra teve certificado valendo 4 horas.

Branding Made in GoiásA especialista em estratégia de marca Aline Ávila e o coordenador de projetos estratégicos Maicon Mello realizam oficina nesta quarta-feira (20), às 14h, durante a 16ª Secomunica, congresso internacional de comunicação da Universidade Católica de Brasília. Aline e Maicon estão à frente da Made Design For Business, empresa que atua há três anos e meio em Goiânia e que inova no mercado nacional propondo con-sultoria de marca com foco em negócios.

Velório de Marcelo Rezende foi marcado por emoção e brinde da família

O velório de Marcelo Rezende foi marcado por muita emoção de amigos, fãs e familiares. Após a morte do jornalista, diag-nosticado com câncer de pâncreas e fígado em maio deste ano, a Assem-bleia Legislativa de São Paulo reuniu a todos para a última despedida ao ex--comandante do “Cidade Alerta”, que sofreu com fa-lência múltipla dos órgãos um dia antes da confirma-ção de seu falecimento. De branco, os filhos Diego Esteves e Marcella se des-pediram do pai ao lado de outros parentes: em uma última homenagem, fize-ram um brinde com uma taça de vinho.

O velório começou às 8h da manhã de Domin-go e foi aberto ao público para os fãs, que o apoia-rem com comentários po-sitivos na web ao longo do tratamento. Além de admi-radores de Rezende, co-legas da Record também foram dar adeus ao ícone do jornalismo. Fabíola Ga-delha, que acompanhou o tratamento dele de perto, e Luiz Bacci ficaram juntos e não conseguiram conter as lágrimas. Márcio Canuto foi outro que se despediu do ator. Diego, filho de Mar-celo que mora e trabalha na Argentina, compartilhou uma foto da fila de fãs no

velório. “Orgulho”, limitou--se a legendar o herdeiro.

Uma de sua quatro filhas, Marcela escreveu uma mensagem emocio-nante em suas redes so-ciais. “E é assim que você será sempre lembrado, pai. A sua alegria, suas piadas, sua força, seu amor. Nossos momen-tos e tantas celebrações juntos. Hoje é só mais um dia de celebração, um ausência apenas fí-sica porque você sem-pre estará aqui. Te amo pra sempre”, afirmou ao compartilhar uma foto do jornalista dançando.

Assim como Geraldo Luis, Luiz Bacci mostrou todo seu carinho em mensagem postada em seu perfil nas redes so-ciais antes de ir ao velório. “Meu padrinho querido, essa Terra era pequena demais pra sua tamanha generosidade. Obrigado pelos anos de aprendi-

zado e por ter me aberto tantas portas. Obrigado por ter estendido a mão quando mais precisei. Obrigado por ter estado ao meu lado nas horas felizes e tristes. Por ter me mostrado o caminho certo e a importância da humildade. Das nossas conversas no camarim, das confissões diárias ao telefone, das nossas via-gens. Obrigado, Marcelo, por ter me acolhido como um filho. A última ima-gem que ficará guardada não é a que vi quarta e quinta-feira quando real-mente nos despedimos, mas daquele homem for-te que, como um gran-de escudo, sempre me protegeu de tudo. Agra-deço a Deus por ter tido a chance de dizer tudo isso a você ainda cons-ciente. Agora descanse, meu padrinho. Na bata-lha da vida você foi um vencedor”, destacou.

Maddox Jolie-Pitt: “Minha mãe é maravilhosa”Pouco depois de

Hollywood perder um de seus casais mais sólidos, foram muitos os veículos de comunicação que informa-ram que um dos motivos do rompimento de Brad Pitt e Angelina Jolie teria sido uma calorosa discussão, a bordo de um jato particular, entre o ator e seu filho mais velho, Maddox. Foram acusações de agressão que fizeram até mesmo com que o depar-tamento de assistência so-cial de Los Angeles e o FBI abrissem uma investigação para esclarecer os fatos – e que não resultou em nada. Às vésperas de se comple-tar um ano da separação de Brangelina, Maddox Jolie--Pitt, de 16 anos, falou pela primeira vez com um órgão da imprensa. Ainda que de sua boca não tenha saído

nem uma só vez o nome de seu pai, ele aproveitou a en-trevista para falar maravilhas de sua mãe.

“Minha mãe é diverti-da. É fácil de trabalhar com ela. É maravilhosa”, disse o jovem à revista People, que traz Angelina estampa-da em sua capa. Maddox fala na qualidade de pro-dutor do novo filme de sua mãe. Adotado pela atriz em 2002 no Camboja, o filho mais velho da também di-retora trabalhou em First

They Killed My Father, uma adaptação do livro Primeiro Mataram Meu Pai (Harper Collins), as memórias de Loung Ung durante a dita-dura do Khmer Vermelho em seu país, em uma co--produção do Netflix. Ma-ddox atuou como produ-tor executivo, participando de reuniões e revisando o material rodado. Pax, seu irmão de 13 anos também adotado no país asiático, foi assistente de fotografia durante as filmagens.

Divulgação

Page 8: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal8 Especial

TEATRO

6º Na Ponta do Nariz tem foco no trabalho de palhaças de todo o mundo

Ingressos

n Segunda a sextaInteira: R$ 20Meia-entrada: R$ 10Conveniados do SESC: R$ 8Comerciários e dependentes: R$ 7 n Sábado e domingoInteira: R$ 12Meia-entrada: R$ 6Conveniados do SESC: R$ 5Comerciários e dependentes: R$ 4

n Mais informações: http://www.napontadonariz.com

Larissa MundiM - As pa-lhaças Pepa Plana (Espa-nha) e Maku Fanchulini (Argentina) estão entre as principais atrações do 6ª Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaçaria e Comicida-de. O festival teve início no último dia 15 e segue até dia 29 de setembro, no Teatro SESC Centro, em Goiânia. Nesta edi-ção, a programação de espetáculos, oficinas, Cine Clown e Fórum de Sustentabilidade em Arte busca evidenciar o tra-balho da mulher como protagonista no mundo do circo. Realizado pelo Grupo Bastet, o festi-val conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, IBERESCENA e Lei Municipal de Incenti-vo à Cultura de Goiânia.

O Festival na Pon-ta do Nariz deu início as suas atividades com a tradicional Palhceata, a intervenção urbana que aconteceu na sex-ta (15/9) que é sempre pautada por temas socio-políticos. Com foco nas questões de gênero, este ano, a concentração dos artistas ocorreu na Praça Cívica e passou pela ci-clovia, o cortejo seguirá rumo à Praça Universitá-ria, onde o Circo Laheto (GO) apresentou o espe-táculo de variedades Cir-co Magia Estripulia.

Uma das atrações do festival é Pepa Plana, a palhaça catalã mais co-nhecida da atualidade.

Ela fez fama mundial no elenco do Circo de Soleil, na temporada Amaluna (2012). Além da apresen-tação do espetáculo Pe-nélope, que aconteceu no sábado (16/9) no Teatro SESC Centro, Pepa Plana está ministrando a oficina oficina “Viver en el país de si!!”, com carga horá-ria de 20 horas, o curso é gratuito e aborda o sig-no do palhaço não como personagem ou ator, mas como pessoa. O período de inscrição para esta e para as outras atividades formativas do festival ocorreu com antecedên-cia ao início da progra-mação performática.

“Além de mos-tra de espetáculos de palhaçaria de alto nível, o festival é espaço para criação e fortalecimento de redes colaborativas de sustentabilidade em arte”, comenta o ator Thiago Moura, que coordena o projeto, juntamente com a produtora cultural Pa-trícia Vieira e a atriz Fer-nanda Pimenta. Desse modo, é válido ressaltar a importância dos cursos ministrados durante todo o festival, conduzidos também pelo mestre pa-lhaço João Carlos Artigos (RJ) e pelo produtor tea-tral Marcelo Bones (MG).

CINEMACom foco na palhaça-

ria feminina, o Cine Clown este ano programa dois filmes para a quarta-fei-ra (20/9), às 19 horas, no SESC Centro. O documen-tário dirigido por Tomma-so Magnano, Fool of Life, reúne depoimentos de al-guns dos maiores perso-nagens do “Mundo dos Pa-lhaços”, que compartilham experiências de vida dedi-

cada à comédia e à defesa da liberdade. O longa-me-tragem italiano tem como fio condutor a trajetória da palhaça Claudia Cantone e sua jornada profissional, que começa como policial e percorre um caminho de sacrifício, desafios e força de vontade.

O Cine Clown tam-bém prevê a exibição de Palhaças do mundo, web série que faz um mape-amento audiovisual de mulheres palhaças, com direção da pesquisadora Manuela Castelo Branco (Palhaça Matusquella). Composto de 12 episó-dios por temporada, o seriado apresenta poe-ticamente o universo e as histórias de palhaças espalhadas pelo planeta. Para assistir aos dois fil-mes, a entrada é franca.

O espetáculo Cabe-ça de Nego apresenta o trabalho do mestre pa-lhaço João Carlos Artigos (RJ), pela primeira vez em Goiânia, no dia 21/9, às 20 horas, no Teatro SESC Centro. Mágicas, jogos participativos, malabares, dança e música instalam o que o artista chama de “espetáculo-brinquedo”, dedicado a todas as ida-des. Partindo de um pac-to com o público (o “sim primordial”), a perfor-mance se constitui pelo compartilhamento de er-ros e limitações. A partir de parceria entre o 6º Na Ponta do Nariz e o proje-to Palhaço Beterraba em Concerto, João Carlos Ar-tigos também ministra na cidade a oficina “O jogo como técnica”, nos dias 22 e 23 de setembro.

Para a sexta-feira (22/9), o festival reserva outra atra-ção internacional, Maku Fanchulini. A palhaça ar-

gentina encena Metro Y Medio, às 20 horas, no Te-atro SESC Centro, um show baseado em ação física e comunicação cômica inte-rativa. Quase sem palavras, Maku busca a linguagem universal para dialogar com o público e apresenta números técnicos, lúdicos e excêntricos para encan-tar, provocar ternura com final surpreendente.

Os bufões que prota-gonizaram a quinta edi-ção do Na Ponta do Nariz marcam presença com o argentino Tomate, um palhaço tão cruel quan-to ingênuo. Para fazer rir e pensar, ele apresenta, no 23 de setembro (sába-do), às 17 horas, Tomate, puro Tomate, espetáculo de disparates e muitos balões, que já percorreu mais de 25 países.

SHOW DE VARIEDADES

Também no dia 23/9, o festival inicia uma de suas atividades mais im-portantes, a montagem do show de variedades, que segue até o dia 27. O Cabaré na Ponta do Nariz é um laboratório para a apreciação do desenvol-vimento dos trabalhos resultantes das oficinas promovidas durante o evento. “A formação é a espinha dorsal que estru-tura todo o festival. Por isso, a cada edição do Fes-tival programamos gran-des mestres e mestras da palhaçaria, que minis-tram cursos intensivos para profissionais de todo o país e do mundo”, arre-mata o diretor do Grupo Bastet, Thiago Moura.

A Cia de Arte Poesia que Gira (GO) abre o programa e performances da segun-da semana no festival, com

Rato de biblioteca, no dia 25/9, às 20 horas, no Tea-tro SESC Centro. A trama se desenvolve a partir da relação entre uma rata e uma traça, moradoras de uma biblioteca sem leito-res que será fechada. Na iminência de serem de-sabrigadas, elas elaboram um plano pouco conven-cional para estimular a lei-tura e evitar o fechamento da biblioteca.

O palhaço Pepe Pica-porte (Costa Rica) está de volta com o espetá-culo Imaginariuns, no dia 26 de setembro, às 20 horas, no Teatro SESC Centro. Combinando pa-lhaçaria, teatro, música ao vivo e comedy magic (linguagem corporal e ação física), ele traz na manga personagens di-versos com histórias sen-síveis, engraçadas, doces e transgressoras.

As mulheres da palha-çaria encerram sua par-ticipação no 6ª Na Ponta do Nariz com Tudo passa... eu, passarinho! encenado pela Palhaça Caçarola. In-terpretada pela atriz Rita Alves (GO), ela leva para o palco o seu jardim a fim de realizar seu Grande Núme-ro, “Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balan-

ça cai”. Mas imprevistos acontecem e ela se atrapa-lha toda. O espetáculo está previsto para as 20 horas, no dia 27 de setembro, no Teatro SESC Centro.

O Grupo Guará (GO) leva para o palco do festi-val a obra de Ariano Suas-suna, com a Farsa da Boa Preguiça, na quinta (28/9), às 20 horas. A história nar-ra peripécias de um poeta de cordel pobre e pregui-çoso. O trabalho dirigido por Samuel Baldani é um elogio ao ócio criador, com contornos de crítica social sem perda da co-micidade e de referências ao sagrado e ao profano, próprios da obra literária que inspira a peça.

A sexta edição do Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaça-ria e Comicidade termina, tradicionalmente, com o Show de Variedades, que conta com a participação dos ministrantes de ofici-nas e seus alunos. Serviço de bar e começa às 20 ho-ras, na sexta-feira (28/9) e, nesta mesma noite, também se instala no SESC Centro o Mercado de Bobagens, um espa-ço para troca e venda de figurinos, máscaras, tru-ques, adereços circenses.

O Festival na Ponta do Nariz deu início as suas atividades com a tradicional Palhceata, a intervenção urbana que aconteceu na sexta (15/9)

Fotos: Larissa Mundim

Page 9: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 9Social/Cultura

BLUMENAU

3ª edição do Prêmio Gigantes da Ecologia será, no dia 21 de setembro

Hércules Dias - A 3ª edi-ção do Prêmio Gigantes da Ecologia, que aconte-ce, no dia 21 de setem-bro, no Bela Vista Cou-ntry Club, será palco do lançamento do livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e prestará ho-menagens a empresas e pessoas que, de alguma forma, lutam pela preser-vação do meio ambiente, por meio de projetos e cases de sucesso.

O Prêmio Gigantes da Ecologia, inspirador da criação do Instituto Gigan-tes da Ecologia (IGE), é um amplo programa de educa-ção ambiental, que envol-ve a publicação de um livro com vasto conteúdo didá-tico e o relato de casos prá-ticos relevantes. Os livros publicados são doados a todos os estabelecimen-tos de ensino da região de abrangência da Gerência de Educação do Governo do Estado de Santa Catari-na, mais precisamente dos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Ilhota. Junto com as obras destinadas, o IGE entrega às escolas um Guia de Atividades Multidisci-plinar para os professores, com o intuito de fomentar o debate dos temas entre os mesmos e seus alunos.

A premiação pode ser considerada o “Oscar do Meio Ambiente”, visto que acontecerá em um ambiente festivo, com a união de apresentação de cases sérios de preserva-ção do meio ambiente, música, boa comida e di-versão. Estarão presentes na noite de premiação, o conjunto musical Fat Fa-mily, Vanessa Jackson e a banda Nega Fulô, conhe-cida pelo seu repertório de músicas anos 80.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

Quando o IGE esco-lheu desenvolver seus projetos e ações com ênfa-se na educação ambiental, percebeu, de imediato, a importância do reconhe-cimento. Na visão de sua diretoria, não adianta de-bater os problemas, sem apresentar os caminhos para minimizá-los e/ou solucioná-los. Sob essa ótica, a cada edição, uma comissão formada por especialistas seleciona alguns projetos consis-tentes desenvolvidos por

instituições, empresas ou cidadãos que tenham im-pactos positivos no senti-do de usar os recursos na-turais de forma racional, de preservá-los e/ou de dar a destinação correta para os resíduos gerados por seus sistemas produ-tivos. O presidente do IGE, Gustavo Siqueira, já reali-zou, com este formato, as duas primeiras edições do Prêmio Gigantes da Eco-logia, que tiveram ampla participação de público e apoio da crítica, servindo de inspiração para a cria-ção do instituto. Em 2008, o debate suscitado foi a preservação das florestas, por meio do projeto Abra-çando a Amazônia, que incluiu a arrecadação de mais de 30 mil assinaturas para o Manifesto Amazô-nia para Sempre, capita-neado pelos atores Victor Fasano e Cristiane Torlo-ni, que recolheram mais um milhão de assinaturas em todo o Brasil, com o objetivo de pressionar as autoridades no sentido de ampliar e endurecer as leis de proteção ambiental.

Em 2010, foram deba-tidos os problemas relati-vos à utilização dos recur-sos hídricos, no projeto A Água é o Sangue da Terra, que recebeu destaque da ANA – Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, pela am-plitude de seu teor e por sua vinculação com a edu-cação. Nas duas edições, foram relatados casos prá-ticos relevantes, reconhe-cidos com o troféu Gigan-tes da Ecologia.

O projeto deste ano, que traz ao debate as doze feridas ambientais do pla-neta, é o primeiro a ser re-alizado, depois da criação do instituto, e passará a ter edição anual. Como o IGE buscará ampliar, a cada ano, seu raio de atuação, após a realização da eta-pa nas escolas, a obra será lançada também na biblio-teca da ONU – Organiza-ção das Nações Unidas, em Nova Iorque, e no salão do livro em Paris.

FÓRUMDe 21 a 24 de setem-

bro, como parte das ati-vidades festivas, acontece o 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Ele-trônica, Meio Ambiente e Turismo, organizado pela MBA – Mídia Brasil Asso-

ciados, em parceria com o IGE. O Fórum tem iní-cio no dia 22, a partir das 9h30min, no auditório da Biblioteca da Furb.

A programação con-ta com oito palestrantes, entre eles a ministra do Ministério dos Direitos Humanos, Luislinda de Valois, conhecida por ser a primeira juíza negra no Brasil e por sua luta contra o preconceito. Em 2012, a ministra recebeu da Orga-nização das Nações Unidas (ONU), o título de embai-xadora da paz.

Roberto Nogueira fala-rá sobre Sustentabilidade e Turismo, Alexandre Waltri-ck sobre o Cenário Susten-tável de Santa Catarina e Ovadia Saadia, Presidente da FEBRACOS e RP de Ho-telaria de Luxo, sobre as Experiências da Hotelaria de Luxo no Brasil.

Outra palestra imper-dível é com o pioneiro na consultoria em sustentabi-lidade empresarial, Ricar-do Voltolini. Sua história profissional sempre esteve ligada ao tema. Seus arti-gos e matérias, especializa-dos em Responsabilidade Social, já foram publica-dos em jornais e revistas de todo o País e boletins eletrônicos especializa-dos, como os do Instituto Ethos, Envolverde, Institu-to Akatu, entre outros.

Em 2011, Voltolini ide-alizou e lançou o projeto “Plataforma Liderança Sustentável”, que tem como objetivo identificar, inspirar e conectar jovens líderes em sustentabili-dade. Este projeto con-siste em uma plataforma na web que reúne os mais diversos materiais sobre o tema, como pesquisas, matérias, vídeos, entre-vistas e artigos. Já percor-reu mais de 20 estados brasileiros para lançar o projeto, inspirar lideran-ças locais e disseminar seus conteúdos.

Durante a premiação, será lançado o livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e também será a abertura do 3º Fórum Nacional de Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo

Medidas & Pesadas

n O Hospital Santa Helena (HSH), de Goiânia, apoia a campanha Setembro Vermelho, que visa orientar a população sobre riscos e a prevenção das doenças cardiovasculares.

n A campanha é realizada em setembro em referência ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 e instituído para alertar a população sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados com a saúde do coração.

Alta Roda

n HD Hércules Diasblog: www.herculesdias.com.br

“Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.”

ConfúCio

Dando continuidade ao 1º Ciclo de Conhecimento em Moda da Faculdade Estácio, o curso de Design de Moda promove nesta terça-feira, uma oficina sobre Técnicas de Estamparia. A atividade será comandada pela designer de moda, Carol Manzi, que tem uma marca que leva seu nome e trabalha com estampas exclusivas. Sua grife conta também com a linha “Tal Mãe, tal Filha”.

Fotos: Arquivo HD

SeminárioO prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, está convidando para o 1º Seminário de Segurança Pública de Rio Verde, que terá como tema central “O papel das Guardas municipais no contexto da Segurança Pública” nesta quarta-feira, dia 20,no Senac.

SegurançaOs palestrantes serão o secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Ricardo Brizolla Balestreri, o presidente da Confederação das Guardas Municipais do Brasil, Oseias Francisco da Silva, e Giuliano da Silva Lima, promotor de Justiça de Jaraguá.

Jornalista Edinho Neves, presidente da MBA e Deyze

Page 10: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal10 Esporte

PLANALTINA

Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina recebe inscrições a partir desta terça (19)

Cris “Cyborg” critica gafe do UFC“ME RESPEITEM”

Embora a contratação de Cris ‘Cyborg’ pelo UFC tenha levado anos para se concretizar, graças a uma negociação que esbarrou tanto em dificuldades para que o evento encontrasse rivais para a brasileira as-sim como ela tivesse uma categoria condizente com o seu porte físico para atu-ar, tudo parecia resolvido. Até a ultima sexta-feira (15), quando uma nova gafe do show de MMA ir-ritou a atleta.

Alertada por um fã de que seu nome aparecia como campeão masculi-no dos pesos-pesados no aplicativo do UFC, Cris usou suas redes sociais para pedir mais respeito com ela, deixando claro que as antigas provoca-ções de Dana White e Joe Rogan sobre ela parecer um homem lutando ain-da não foram digeridas por completo.

“O UFC foi vendido por 4 bilhões de dólares (cerca de R$ 12,5 bilhões) mas ainda me lista por mais de uma semana como um campeão ho-mem dos pesos-pesa-dos em seu aplicativo. Me respeitem”, bradou a

campeã peso-pena (66 kg), que nocauteou Tonya Evinger em julho para ga-rantir seu cinturão.

Elogiada por fãs e seguidores, Cris rapi-damente teve seu pedi-do atendido e seu rosto já não ocupava mais o posto que pertence ao americano Stipe Miocic, que por sua vez havia “descido” para a divisão dos meio-pesados (93 kg), provavelmente em algum erro técnico pro-

movido pela retirada de Jon Jones, flagrado em um exame antidoping, do ranking oficial.

Sem duelo confirma-do para seu retorno ao octógono do UFC, Cris Cyborg utiliza suas redes sociais para fazer uma campanha para enfrentar Holly Holm, ex-campeã dos galos (61 kg), no UFC 29, evento a ser realizado em Las Vegas (EUA) no dia 30 de dezembro.

AgFight

n Hidroginástica

n Natação

n Ginástica localizada

n Atividade física orientada

n Futebol society

n Basquete

n Atletismo

n Futsal

n Tênis

n Handebol

n Desenvolvimento motor 1 e 2

n Judô

n Caratê

n Vôlei

As atividades se dividem em coletivas e individuais, nas modalidades:

Pedro Ventura/Ag. Brasília

Ag. BrAsíliA - Inaugurado no domingo (17), o Cen-tro Olímpico e Paralím-pico de Planaltina abre inscrições na terça-feira (19) para 18 modalida-des, três delas para pes-soas com deficiência. O prazo final para se can-didatar a uma das vagas é sexta-feira (22).

Os interessados de-vem ir até a unidade es-portiva, no Setor Recre-ativo e Cultural Módulo Esportivo de Planaltina, ao lado do restaurante comunitário, das 8 ho-ras ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Será preciso preencher a ficha de ins-crição, sem apresentar documentos. O proces-so é gratuito.

As vagas serão pre-enchidas por meio de sorteios, que ocorrerão em 27, 28 e 29 de setem-bro. Cada pessoa poderá concorrer a uma ativida-

de esportiva e, após ser contemplada, não pode-rá trocar a modalidade.

A lista dos sorteados será divulgada no pró-prio Centro Olímpico e Paralímpico. De 3 a 20 de outubro, será neces-sário apresentar uma foto 3×4 atual e a origi-nal e a cópia dos seguin-tes documentos:n RG ou certidão de nascimenton CPF ou RG dos pais ou responsável legaln Declaração escolar de 2017n Comprovante de re-sidêncian Atestado médico para pessoas acima de 70 anos

As pessoas com de-ficiência não precisam participar do sorteio, basta ir à Coordenação de Pessoas com Defici-ência do centro, a partir de terça-feira, para ca-dastro e orientações.

As ofertas para esse público observam as ne-cessidades de cada um. Há três opções bases: bo-cha, natação e atletismo.

Até o início das aulas, em data a ser divulgada, o espaço funcionará para práticas de esportes não

orientados, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas. Aos fins de sema-na, o centro ficará aberto das 9 às 16 horas, como espaço de convivência.

Esse é o 12º centro olímpico e paralímpi-co do Distrito Federal. A construção, iniciada em 2009, estava parada des-de 2012. A retomada dos trabalhos foi reivindi-cada pela população na Roda de Conversa com o governador, em agosto de 2016. As intervenções se iniciaram em setem-bro do ano passado.

Também foram plan-tadas árvores em todo o terreno e construída uma praça com pergola-dos. Lâmpadas queima-das e instalações elétri-cas alvo de vandalismo foram substituídas.

De acordo com a Se-cretaria do Esporte, Turis-mo e Lazer, o centro deve atender 4 mil pessoas, sendo 2.375 somente com as aulas e os demais por meio de parcerias e ati-vidades extras. As obras foram orçadas em R$ 2.194.487,70, recurso de emendas parlamentares.

Interessados devem ir à unidade esportiva, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, até sexta (22). Há vagas para 15 modalidades olímpicas

Divulgação

Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina abre inscrições na terça-feira (19) para 18 modalidades, três delas para pessoas com deficiência. O prazo final para se candidatar a uma das vagas é sexta-feira (22)

Page 11: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 11Nacional

Anvisa proíbe amálgama de mercúrio não encapsulada utilizada na odontologia

NORMAS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fa-bricação, importação e comercialização, bem como o uso em servi-ços de saúde, do mer-cúrio e do pó para liga de amálgama não en-capsulada, utilizados na odontologia. A proi-bição começa a valer a partir de 1º de janei-ro de 2019, conforme resolução publicada ontem (18) no Diário Oficial da União. A liga em forma encapsulada ainda será permitida.

Em março des-te ano, a Anvisa abriu consulta pública sobre o tema, quando proi-biu os termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnós-tico. Eles também não serão mais fabricados, importados ou comer-cializados a partir de 1º de janeiro de 2019.

Hospitais, clínicas e postos de saúde, entre outros prestadores de serviços do setor, deve-rão realizar o descarte de material com mercú-rio, conforme as normas da Anvisa para descarte

de resíduos sólidos.As medidas da An-

visa visam a retirar do mercado materiais de saúde que utilizam mercúrio na composi-ção, como prevê a Con-venção de Minamata, um tratado global para proteger a saúde huma-na e o meio ambiente dos efeitos adversos da substância. O compro-misso foi firmado por 128 países, inclusive o Brasil, em outubro de 2013. A convenção foi ratificada pelo Brasil no dia 8 de agosto e en-trou em vigor em 16 de agosto deste ano. Até o momento, 74 países já depositaram seus ins-trumentos de ratificação junto às Nações Unidas.

AndreiA Verdélio/ABr

PRIMAVERA DOS MUSEUS

Museus de todo o país abrem as portas com programação especial nesta semana

Os tremores de terra sentidos em municí-pios da região de Curiti-ba durante a madruga-da de ontem (18) foram provocados por evento sísmico ocorrido à 0h16 na região de Itaperu-çu, a 32 km da capital paranaense, com uma magnitude de 3,5 graus na escala Richter.

Mais cedo, o Cen-tro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) anunciou se tratar de tremores que tinham origem em dois eventos sísmicos de magnitudes 4,5 e 5,1 graus. Esta informação, no entanto, foi retifica-da pela própria institui-ção ao longo da manhã.

“A USP utiliza uma reportagem de eventos por detecção automá-tica, que depois são revistos ao longo do dia. Às vezes, alguns eventos são detectados falsamente. Então, eu acredito, e os equipa-mentos nos dizem, que foi apenas um evento”, explicou o sismólogo Juraci de Carvalho, da Universidade de Brasília

(UnB), em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o fenômeno foi causa-do pela acomodação das placas rochosas, o que ocorre muito abaixo da superfície. O movimento das rochas liberam energia que faz vibrar a terra. Esse tremor pode ser sen-tido em várias regiões próximas ao hipocen-tro (local no interior da terra onde inicia o evento sísmico).

Pouco depois do fenômeno, vários mo-radores da região de Itaperuçu relataram nas redes sociais o sus-to que tiveram com o tremor de terra na ma-drugada, inclusive com pequenos danos a re-sidências, como vidros quebrados e rachadu-ras. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná informou que não há desalojados ou desabri-gados, nem registro de socorro a possíveis ví-timas do abalo sísmico.

MAGNITUDE 3,5Pesquisadores confirmam abalo sísmico Paraná

ESPELHO MEU

Campanha usa tatuagem para reconstruir mamilos e devolver autoestima a mulheres

Maria Helena Alves Pe-çanha da Silva, 66 anos, e Vera Lúcia Pereira, 62 anos, não se conhecem, mas com-partilham a mesma alegria. Depois de se submeterem a cirurgias de mastectomia devido ao câncer de mama, as duas tiveram a oportu-nidade de reconstruir gra-tuitamente os mamilos por meio de tatuagem, dentro da campanha Espelho, Es-pelho Meu. A iniciativa é do estúdio Kiko Tattoo e é re-alizada no Rio de Janeiro e em Miami (Estados Unidos), durante os meses de setem-bro e outubro, pelo segundo ano consecutivo.

O projeto faz alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização iniciada em 1990, em Nova York, cujo objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da pre-venção e do diagnóstico pre-coce do câncer de mama. O símbolo do Outubro Rosa é um laço cor-de-rosa.

Vera Lúcia fez a cirurgia para retirada do tumor em 2014. Há um ano, ela voltou ao centro cirúrgico para re-construção da mama. E, no início deste mês, participou da iniciativa para reconstru-ção da aréola mamilar por meio da tatuagem. Ela conta que não sentiu nenhuma dor. “Amei essa tatuagem. Você não sabe o quanto ela me fez bem. Ficou perfeita”, disse à Agência Brasil.

Segundo Vera, uma so-brinha viu a campanha na internet e foi a responsável pela inscrição. Foi ela tam-bém que levou Vera ao es-túdio de tatuagem. “Há um ano, eu estava querendo fa-zer essa tatuagem, mas não tinha condições”.

Para Maria Helena, a ta-tuagem dos mamilos eleva a autoestima da mulher. “Achei ótimo. Ficou perfei-to. O resultado está mais do que satisfatório”, disse. Ela conta que fez a cirurgia de retirada da mama há 23 anos. A médica que a aten-deu reconstruiu o seio e refez cirurgicamente o ma-milo que, com os anos, foi perdendo a tonalidade.

“Só ficou o formato, mas sem definição de cor”, explicou. Com a tatuagem feita agora, a aréola ficou do tamanho da outra e com a mesma cor.

Maria Helena disse que ficou sabendo da campanha pelo jornal e que entrou em contato com o estúdio para saber o que deveria fazer para ser atendida. Ela conta ainda que fez uma avaliação no dia 4 deste mês e que, no dia seguinte, já estava nova-mente no estúdio para fazer a correção do mamilo.

Para fazer a tatuagem reparadora gratuitamen-te, dentro da campanha Espelho, Espelho Meu, as mulheres devem ligar para número (21) 2438-4539 e

agendar visita com hora marcada para conversar com o tatuador e marcar o procedimento, mediante disponibilidade de agenda e liberação médica.

TENDÊNCIANa avaliação do masto-

logista Marcelo Bello, diretor do Hospital do Câncer 3 do Instituto Nacional do Cân-cer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a reconstrução dos mamilos por meio de ta-tuagem, em vez da cirurgia tradicional, tem sido uma tendência. “Hoje tem uma tatuagem que eles chamam tatuagem 3D e quando você olha, nem diz que aquilo não é um mamilo. É uma coisa que tem ganhado mui-to espaço, até pela facilida-de, pela simplicidade que é o método.”

De acordo com o espe-cialista, é um processo pra-ticamente sem dor já que a tatuagem é feita em cima de uma área de sensibilida-de reduzida por causa da cirurgia anterior. “Diversos mastologistas estão enca-minhando [pacientes] para fazer a tatuagem. É muito mais simples. Não é um pro-cedimento cirúrgico, não tem nenhuma contraindi-cação”, reiterou.

SOLIDARIEDADESolidariedade e pre-

ocupação com o bem-es-tar do próximo movem os

profissionais que decidem dar um pouco do seu tem-po e do seu talento às mu-lheres que passaram por mastectomia. Responsável pela campanha Espelho, Espelho Meu, o tatuador Kiko disse que iniciativa foi surgindo aos poucos. “A tatuagem nada mais é do que você descobrir artisti-camente o que aquela pes-soa quer demostrar na sua pele e você traduz aquilo em forma de um desenho ou em forma de arte.”

Ele conta que recebeu a visita de uma pessoa que queria colocar um de-senho no lugar na aréola. “Aí, eu pensei, por que a gente não faz uma aréola de verdade?”. O resgate da autoestima das mulheres é, segundo Kiko, o obje-tivo principal da campa-nha. “Decidimos fazer a campanha porque vimos que seria muito impor-tante fazer essa colabora-ção que é muito ínfima, de 30 minutos”.

A ideia é beneficiar o maior número de mulhe-res possível. “Eu tenho certeza que isso vai me-xer com a vida de muita gente e que não vai parar por aí. A gente pretende atender o máximo de mu-lheres nos meses de se-tembro e outubro, mas é bem possível que isso se estenda”, adiantou.

AlAnA GAndrA/ABr

Helena Martins/aBr - Debates, projeção de filmes com audiodes-crição, lançamento de publicações e diversas exposições temporárias são algumas das atrações da 11ª Primavera dos Museus, que teve início nesta segunda-feira (18), em todo o país.

Ao longo da semana, museus e instituições culturais abrirão as por-tas com uma programa-ção especial, que tem como foco o tema Mu-seus e suas Memórias. Serão realizadas 2,5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e do Distrito Federal. Para saber o que vai aconte-

cer em cada cidade, basta acessar o guia online.

Neste ano, a Primavera dos Museus, que é coor-denada pelo Instituto Bra-sileiro de Museus (Ibram), conta com a participação 932 instituições culturais.

O número de partici-pantes é o maior desde que foi criada a sema-na, em 2007. Segundo o Ibram, de lá para cá hou-ve crescimento de 15%

no número de institui-ções participantes. A ex-pectativa é que o número continue crescendo nas próximas edições, já que o instituto tem mais de 3,7 mil museus mapea-dos no Brasil.

Ao falar sobre Museus e suas Memórias, a organi-zação do evento também pretende chamar atenção para o aniversário de 200 anos da criação da primei-

ra instituição do gênero brasileira, o Museu Nacio-nal/UFRJ no Rio de Janeiro (RJ), que será comemora-do no ano que vem. Além disso, “um dos objetivos é que museus e demais instituições culturais par-ticipantes possam ‘olhar para dentro’ e refletir, jun-to com os grupos sociais presentes nos territórios nos quais estão inseridos, sobre os processos e resul-tados de sua própria cons-tituição e produção”, diz o texto explicativo divulgado pelos organizadores.

A programação é composta com suges-tões feitas pelas próprias instituições culturais, que propuseram as ati-vidades que pretendiam realizar e são responsá-veis por concretizá-las. Ao Ibram cabe a mobili-zação dos museus, bem como a elaboração e divulgação nacional da programação conjunta.

Ao longo da semana, museus e instituições culturais abrirão as portas com uma programação especial, que tem como foco o tema Museus

O Museu Nacional, da UFRJ, que vai completar 200 anos no ano que vem

Divulgação

Page 12: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal12 Variedades

EDUCAÇÃO

Pelo segundo ano, projeto pretende ajudar mães que querem fazer o Enem

Sabrina Craide/abr - As mães que forem parti-cipar do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem), e não tiverem com quem deixar os filhos, poderão, nova-mente, entrar em con-tato com o projeto Mães no Enem, que tem como objetivo unir candida-tas e voluntárias a cui-dar dos filhos das par-ticipantes do exame. A iniciativa começou no ano passado, quando 44 mulheres de cinco es-tados puderam contar com a ajuda de voluntá-rias para cuidar de seus filhos enquanto faziam a prova. Para este ano, as inscrições já estão abertas, tanto para mães como para voluntárias.

“O objetivo do projeto é a sororidade [união e aliança entre mulheres], e isso é algo que está co-meçando a acontecer, esse ajudar sem medo. E mostrar que somos parceiras, que estamos dentro da mesma estru-tura, cada uma com suas demandas. Que estamos em um sistema que não nos privilegia, que nos subjuga”, explica a idea-lizadora do projeto, jor-nalista Fernanda Vicente.

Além do auxílio no dia da prova, o movi-mento oferece aulas online de língua portu-guesa e redação e acom-panhamento psicológi-

co para as candidatas. O contato para participar, tanto para mãe como para voluntárias, pode ser feito pelo e-mail [email protected]

SEGURANÇAFernanda reconhece

que, por ser um projeto novo, e especialmente por se tratar de crian-ças, existe ainda um cer-to medo para a adesão. Tanto é que foram 245 inscritas no ano passado, mas só foram concreti-zados 44 atendimentos. Por isso, o Mães no Enem adota medidas de segu-rança, como o cadastro das participantes e a as-sinatura de termos de responsabilidade.

A mulher que quiser ser voluntária no projeto deve preencher uma fi-cha de inscrição e enviar cópia de seus documen-tos e comprovante de residência, e toda docu-mentação é mantida em sigilo. Após a análise das

responsáveis pelo pro-jeto, o nome é inserido na lista de voluntárias de acordo com o esta-do, cidade e bairro em que é feito o cadastro. A família da criança fica responsável por fazer a análise da vida da vo-luntária. Depois que a parceria entre a mãe e a voluntária é firmada, o projeto encaminha um termo de responsabili-dade para as partes en-volvidas assinarem.

UNIVERSIDADEDepois de ajudar as

mães que prestaram o Enem, o grupo decidiu ampliar o projeto, auxi-liando também as mu-lheres que estão na uni-versidade. “Nós vimos que não basta só ajudar no período do Enem, porque essa mãe vai en-trar na universidade e vai continuar com o pro-blema de não ter com quem deixar o filho, de não poder frequentar”,

diz Fernanda.Nesse caso, o projeto

é mais amplo e recebe vários tipos de ajuda, tanto o auxílio para fi-car com filho para que a mãe universitária possa frequentar as aulas ou fazer provas, como aju-da com trabalho acadê-mico, com empréstimo de livro, com carona so-lidaria. “Qualquer ajuda é bem-vinda”, diz Fer-nanda. Entre dez e 15 mulheres são atendidas por mês.

O Mães no Enem também está promo-vendo uma campanha de arrecadação de note-books, fazendo o inter-médio entre estudantes que precisam do equi-pamento e mulheres que queiram doar. Há também o serviço de manutenção gratuita de computadores, em par-ceria com a Infopreta, que é uma assistência técnica que atende mu-lheres da periferia.

A iniciativa começou no ano passado, quando 44 mulheres de cinco estados puderam contar com a ajuda de voluntárias para cuidar de seus filhos

Huapa cria programa voltado para tratamento da saúde do colaborador

HOSPITAL

O Projeto Arte no HGG recebe mais um grande ar-tista goiano para expor suas obras e colorir as paredes do Hospital Alberto Rassi. Juca de Lima é o convidado da exposição que será lançada e aberta ao público a partir desta terça-feira, dia 19 de setembro. Intitulada O Poder curativo da arte’, para a mos-tra o artista selecionou cer-ca de 50 obras em que quer apresentar ao público ecléti-co que visitará a exposição as várias fases, épocas e técnicas da sua trajetória profissional, entre elas em óleo, acrílico, aquarela e desenho.

Mestre das cores, som-bras e luzes, o artista percor-re entre as diversas técnicas, mostrando em muitas obras o seu amor incondicional pelas terras goianas e pelo cerrado. “Estou muito satis-feito em prestar mais um ser-viço oferecendo essa mostra para a população goiana. Co-nheço essa terra desde que era sertão e é uma cidade maravilhosa com um povo maravilhoso. Sou natural de Goiandira, mas fui eleito ci-dadão goianiense e me sinto muito gratificado por mais essa oportunidade de fazer algo, mesmo que pequeno, que seja útil à minha cidade”, considerou o artista sobre a exposição no HGG.

Nascido em Goiandira, interior de Goiás, Juca de Lima completou em 2017, 91 anos, sendo 70 anos no oficio das artes, período em que já pintou mais de 3 mil obras. Na década de 40, teve a chan-ce de conhecer e observar a

arte de Candido Portinari, na época pintando os murais do prédio do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, frequentando ainda a Escola Nacional de Belas Artes. Em São Paulo, frequentou o ateliê dos artistas Durval Pereira e Colete Pujol. Cursou desenho publicitário na Associação Paulista de Belas Artes. Em 1954, fundou em Goiânia, juntamente com outros artis-tas, a Escola de Paisagem ao Ar Livre. Retrata com proprie-dade em cores e expressivi-dade o cerrado e o cotidiano do goiano, tendo grande or-gulho em ter sido agraciado com os Títulos de Pioneiro e Cidadão Goianiense, tendo recebido inúmeros outros prêmios, condecorações e homenagens. Continua rea-lizando exposições individu-ais e coletivas no país e em outros países.

O projeto inovador Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultu-ral de pacientes, acompa-nhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospi-tal, contemplando a política de Humanização da unida-de. De forma voluntária, ar-tistas expõem seus acervos nos corredores que deixam o hospital mais alegre e inte-ressante. Esta é a décima pri-meira exposição recebida na primeira unidade pública do Centro-Oeste a ser acredita-da pela Organização Nacio-nal de Acreditação (ONA).

Mariana CliMaCo

Juca de Lima estreia exposição de arte nesta terça

HGG

O Hospital de Urgên-cias de Aparecida de Goi-ânia (Huapa), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segu-rança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), apre-sentou o Programa de Qualidade Vida (PQV) aos profissionais da uni-dade na manhã da últi-ma quarta-feira (13 de setembro), em seu audi-tório. O projeto, criado pelo Sesmt em conjunto com a diretoria do hos-pital, tem o intuito de cuidar da saúde dos co-laboradores e é dividido em quatro etapas. A pri-meira investigará possí-veis distúrbios na colu-na vertebral; a segunda, depressão e ansiedade; seguido por hipertensão; e obesidade.

Segundo o médico do Trabalho, Alibert Chaves,

o programa tem como objetivo principal pro-porcionar atendimento aos colaboradores e des-mistificar o fato de que quem é profissional da saúde não precisa de cui-dados. “Esse programa é muito importante por-que nós da área da saú-de cuidamos dos outros, mas precisamos cuidar de nós também. A inten-ção é que o indivíduo te-nha qualidade de vida, seja feliz e trabalhe feliz, para produzir mais e me-lhor. Você imagina uma pessoa com dor nas cos-tas que não tem acompa-nhamento, ele vai aten-der um paciente, sem estímulo para isso. Já se ele estiver sendo tratado, ele vai lembrar que é bem cuidado aqui e vai cuidar bem também”, afirmou.

ana Cléia

INFLAÇÃO

Pais devem ficar atentos para reajustes de mensalidades escolares

Divulgação

O período de rematrícu-la nas escolas particulares tem início este mês e vai até outubro, e os pais devem prestar atenção para os reajustes praticados pelas instituições. Não existe um índice determinado para os aumentos, mas o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser reali-zado uma vez por ano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os gastos que justificaram o aumento da mensalidade deverão ser demonstrados para os pais por meio de uma planilha de custos. “A

lei prevê que o reajuste tem que ser vinculado a uma planilha de custos que seja previamente apresentado para os pais 45 dias antes do fim da matrícula, para que os pais possam avaliar a questão do preço, se está de acordo com o orçamen-to dele”, explica o advogado do Idec Igor Marchetti.

Entre os itens que po-dem ser levados em conta pelas escolas para o au-mento da mensalidade, estão os aumentos nos cus-tos com pessoal, encargos, custos com materiais, alu-gueis, além de melhorias pedagógicas. O Idec diz que os pais podem contestar

o aumento, caso conside-rem abusivo. A primeira orientação é que os pais re-únam-se para questionar a escola. “Sempre que os pais tenham alguma questão com relação aos reajustes, conversem com outros pais e mães para tentar resol-ver coletivamente, com um abaixo-assinado, por exem-plo, para tentar conseguir uma negociação antes do processo judicial”, diz Mar-chetti. A diretora da Fede-ração Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amá-bile Pacios, explica que o reajuste das mensalidades escolares não está vincula-do à inflação, pois leva em

conta os aumentos nos sa-lários dos professores, além outros itens como tributos, taxas de serviços públicos, material de manutenção.

“A inflação não é o nos-so indexador, porque os salários dos professores sempre crescem acima da inflação”, explica. Tam-bém são incluídas melho-rias pedagógicas na esco-la, como a oferta de novos cursos e disciplinas. Se-gundo a diretora, as esco-las não têm obrigação de apresentar a planilha de custos para os pais, mas devem prestar os esclare-cimentos necessários.

Sabrina Craide/abr

Page 13: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal Entretenimento 13

Leia o Jornal Gazeta do Estadogazetadoestado.com.br

Ellen decide aceitar a bolsa para o Colégio Gru-po e Lica comemora. An-derson teme que Tina se incomode com o presente que ganhou de Saman-tha. Clara revela a Lica que Edgar voltou a ser o diretor da escola. Lica fica magoada por Marta não ter lhe contado que retirou a

queixa contra Edgar. Ellen se preocupa com o cli-ma de competição entre escolas na Balada Cul-tural. K1 não gosta de ser deixada de lado por K2 por causa de Tato. Keyla pensa em Deco. Roney orienta Guto e Benê a per-derem o medo do público. Clara se irrita com Guto.

Malhação “Viva a Diferença”

Novo Mundo

Pega Pega

resumo de novelas

Thomas relembra de seu acidente. Hugo exige que Elvira conte a verdade para Joaquim. Dalva e Lurdes incentivam o ro-mance entre Nívea e Olin-to. Greta envenena a água de Wolfgang. Sebastião mente para Bonifácio para não pagar suas dívidas. Elvira conta a Joaquim que eles nunca foram casados.

Peter bebe a água sabota-da e Greta fica aflita. Viria-to chega para ver a peça apresentada por Elvira. Sebastião observa Matias libertar seus prisioneiros. Viriato convida Elvira para trabalhar na reabertura de seu teatro. Matias e Diara são presos. Dom Pedro é saudado ao chegar ao Paço como Imperador.

Eric se preocupa ao sa-ber que Luiza e Antônia estão atrás da ex-babá de Bebeth e dá dinheiro para Isabel se afastar da cidade. Pedrinho conta a Luiza que, segundo Athaíde, as provas do acidente de Mi-rella foram adulteradas. A foto de Mônica é divulgada na mídia como foragida da

Polícia. Evandro resolve fugir com Mônica. Eric repreende Douglas por ter contratado Mônica. Ser-gio avisa a Sandra Hele-na que a filha de Marieta está chegando ao Brasil. Dílson afirma a Dom que Sabine não pode usar seu estado de saúde para maltratar Madalena.

Carinha de AnjoGustavo e Cristóvão fi-

cam chocados ao verem Flávio com Noemia. A dona da rede de hotéis diz que só assinará o contrato após eles avaliarem o currícu-lo de Flávio. Dulce Maria conversa com o pai de Lúcia e pede para que ele repense sua atitude de ir embora de casa, pois sua filha está sofrendo.

Vitor conta para Gustavo, Gabriel e Estefânia so-bre a atitude de Dulce. Já Gustavo compartilha a notícia de que Flávio reapareceu, porém ao lado de Noemia. Juju ter-mina de se arrumar para a festa na casa de Luciano aonde irá com Zeca. Juju e Zeca chegam na festa de aniversário de Luciano.

A Força do QuererAurora não denuncia

a presença de Rubinho em sua casa. Joyce pede que Edinalva leve Nei-de para rezar Ivan. Zeca vende seu ônibus de fes-ta e Jeiza lamenta. Caio e Jeiza namoram. Elvira vê Rubinho e desperta a atenção de policiais, mas o bandido consegue fugir. Dita se preocupa com o vício de Silvana. Bibi con-

ta a Rubinho que alugou a casa para se mudar com ele e Dedé. Ivan aceita ser rezado por Neide para satisfazer Joyce. Elvira ex-plica a Bibi seu plano para pressionar Solange/Irene, com a ajuda de Sabiá. Caio desconfia da gravi-dez de Irene. Silvana per-de uma grande quantia no jogo e entra em contato com um agiota.

PIZZA MARGUERITA

INGREDIENTESMASSA:400 g de farinha de trigo1 xícara (chá) de água morna15 g / 1 tablete de fermento, biológico1 colher (chá) de salCOBERTURA:1 (copo) de molho de tomate pronto400 g de mussarela, peça inteira5 tomatesManjericão a gostoAzeite o quanto baste

MODO DE PREPARONum recipiente, dissolva o fermento num pouco de água e deixe descansar por 5 minutosMisture a farinha e o sal numa baciaFaça um buraco no centro, adicione o

fermento dissolvido e, aos poucos, a água mornaMisture tudo com as mãos até formar uma massa lisaSe for preciso, acrescente mais farinhaTrabalhe a massa por cerca de 15 minutosFaça uma bola e deixe descansar numa vasilha coberta com papel filme por 1 hora, ou até que a massa dobre de volumePara saber quando cresceu o suficiente, coloque uma bolinha (de 2 cm) da própria massa dentro de um copo de água, quando subir à superfície está pronta para a próxima etapaEm seguida, trabalhe a massa vigorosamente por mais 10 minutos

Divida em quatro bolas iguais (para pizzas médias) e deixe crescer por mais 1 horaEstá pronta para abrir e assarCOBERTURA:Depois que a massa tiver crescido, abra com um rolo de macarrão do tamanho de uma pizza média (6 pedaços)Ligue o forno em temperatura média (180 graus)Corte os tomates em rodelas de ½ cm de espessuraRale a mussarela na parte grossa do raladorSepare o manjericão que será utilizadoEspalhe sobre cada disco aproximadamente 4 colheres (sopa) de molho de tomateCom as costas da

colher, espalhe o molho uniformemente pelas pizzasColoque a mussarela ralada por cima do molho de tomateDivida a quantidade de mussarela entre as quatro pizzasEspalhe os tomates por cima da mussarela (divida a quantidade de tomate entre as quatro pizzas)Regue com um pouco de azeite, cerca de 3 colheres (sopa) por pizzaLeve ao forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos, até a mussarela derreterRetire a pizza do forno e salpique algumas folhas de manjericão por cimaSirva bem quente

TEIXEIRA MENDES CONTA

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

Mulher sincera é outro nívelUm político está tranquilamente tomando sol

na praia, quando uma bela senhora se aproxima:– Olá, o que o senhor faz por aqui

O homem, querendo mostrar que políticos também podem ter veia poética, responde com ar conquistador:– Roubando raios de sol… A mulher, sorrindo e balançando a cabeça, diz:– Ah… vocês, políticos, sempre trabalhando

Page 14: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Publicidade Legal no Jornal Gazeta

(62) 3249-8883

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal14

Seu anúncio também é visto

no Jornal

Gazeta do Estado

Classificados&Editais (62) [email protected]

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE PROTESTO ENCONTRAM SE NO 1° PROTESTO DE GOIÃNIA, PARA SEREM PROTESTADOS OS SEGUINTES TÍTULOS: DMI VL R$ 1.895,53 C/NATALICIA BATISTA ALVES DOS SANTOS ME, EM FV DE HOT FEET INDUSTRIA E COMERCIO DE CALCADO;DM VL R$ 6.864,00 C/MEDFARM DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA, EM FV DE KELLDRIN INDUSTRIAL LTDA;DM VL R$ 6.864,00 C/MEDFARM DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS LTDA, EM FV DE KELLDRIN INDUSTRIAL LTDA;DMI VL R$ 324,25 C/LUIS CARLOS NANZER, EM FV DE BPN PNEUS E PECAS LTDA;NP VL R$ 871,38 C/PEDRO FERREIRA DA SILVA, EM FV DE BELCAR INVESTCAR LTDA;NP VL R$ 655,84 C/ANAIDE BARROS DOS SANTOS, EM FV DE BELCAR VEICULOS LTDA - MATRIZ;DMI VL R$ 1.692,23 C/BEM ESTAR DIST. DE CUIDADOS CORP. E AROM, EM FV DE FRANCEFARMA INDUSTRIA DE COSMETICOS LTDA - ME;DMI VL R$ 351,58 C/NICOMEDES INALADORES LTDA - ME, EM FV DE FRANCEFARMA INDUSTRIA DE COSMETICOS LTDA - ME;DMI VL R$ 1.098,79 C/LEANDRO AMARAL BASTOS - ME, EM FV DE FRANCEFARMA INDUSTRIA DE COSMETICOS LTDA - ME;CCB VL R$ 3.717,17 C/HELENA MARGARIDA FLAUZINO PEREIRA, EM FV DE BANCO ITAUCARD;DMI VL R$ 113,00 C/DHIONATAN BORGES DE SOUZA 99647435134, EM FV DE MICRO EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA E BAZAR LTD;DMI VL R$ 181,50 C/CASA VERDE FRUTAS - DAIANE FERREIRA ., EM FV DE CHOCOO - BALAS COMERCIO E DISTRIBUICAO LTDA;DMI VL R$ 277,50 C/LOURIVAL MARTINS ARRUDA, EM FV DE W G DISTRIBUIDORA E COMERCIO DE PECAS PARA VE;DMI VL R$ 283,80 C/PAULO ROBERTO GARCIAS, EM FV DE COPAG COMERCIAL DE PECAS AGRICOLAS LTDA;DMI VL R$ 437,00 C/W R COMERCIO DE BIJUTERIAS LTDA - ME, EM FV DE MAXLOG IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA;DMI VL R$ 466,00 C/CLAUDIA SILVANIO DE MAGALHAES RODRIGU, EM FV DE CLAMS COMERCIO LTDA - ME;DMI VL R$ 495,43 C/POTENCIAL PAPELARIA E SUPRIMENTOS LTDA, EM FV DE JESPEL COMERCIO DE PAPEIS LTDA;DMI VL R$ 541,00 C/W R COMERCIO DE BIJUTERIAS LTDA - ME, EM FV DE MAXLOG IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA;DMI VL R$ 701,50 C/FLORENCA FORMINHAS ARTESANATO LTDA. -, EM FV DE VENEZA CELULOSE INDUSTRIA E COMERCIO DE EMBAL;DMI VL R$ 1.470,53 C/LAZARO JOSE GASPAR, EM FV DE VISUALVAZ PROJETOS GRAFICOS LTDA ME;DMI VL R$ 1.904,93 C/VICENTE LOPES DA SILVA JUNIOR - ME, EM FV DE TEAR TEXTIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA;DMI VL R$ 3.076,00 C/ANDRE MARCHESI ME, EM FV DE BARBOSA INDUSTRIA COMERCIO E REFRIGERACAO LTD;DMI VL R$ 3.303,38 C/W R COMERCIO DE BIJUTERIAS LTDA - ME, EM FV DE MAXLOG IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA;DMI VL R$ 123,50 C/GOLD COMERCIO DISTRIBUIDORA, EM FV DE A.M.P.LABORATORIO EIRELI - ME;DMI VL R$ 1.108,45 C/BOUGAINVILLE COM DO VEST E CAL, EM FV DE I M B TEXTIL SA;DMI VL R$ 1.122,67 C/LEIDIANY ALVES FONSECA GOMES 0, EM FV DE NEW COM.IMP.E EXPORTACAO LT;DMI VL R$ 1.339,25 C/AGNELO PEREIRA DOS REIS NETO -, EM FV DE EQUIPESCA IND E COM LTDA;DSI VL R$ 62,50 C/AGROIAS COMERCIO E TRANSPORTE, EM FV DE PSYSTEM CRIAC COM SOFTW LTDA;DSI VL R$ 587,00 C/GRAZIELLI ARTHURI MARINS, EM FV DE ACN LTDA;DMI VL R$ 1.936,88 C/FARMACO MEDICA COMERCIO DE PRODUTOS HOSP, EM FV DE STAR MED ARTIGOS MEDICOS HOSPITALARES;DMI VL R$ 1.771,00 C/N S G A DE CASTRO IMPRESSORAS E COPIADOR, EM FV DE GYN BRASIL SUPRIMENTOS LTDA;DMI VL R$ 113,00 C/MARCUS VINICIUS VALES BELCHOR EIRELI - M, EM FV DE TONAC INFORMATICA E AUTOMACAO;DMI VL R$ 200,00 C/CLAUDIO ROBERTO DA SILVA, EM FV DE FUJISOM VIDEO FOTO E SOM LTDA;CBI VL R$ 80.523,92 C/LUIZ EUGENIO RINCON, EM FV DE BANCO J SAFRA S A;CBI VL R$ 62.987,14 C/MURILLO MAGNO GOMES, EM FV DE BANCO BRADESCO S.A;DMI VL R$ 4.500,00 C/RICARDO JOSE DIAS DE OLIVEIRA, EM FV DE COMANDO LAJES LTDA;CCB VL R$ 52.940,56 C/ALFA CLIMATIZACAO LTDA ME, EM FV DE BANCO BRADESCO S A;DSI VL R$ 300,00 C/FAGEANE DA SILVA GAMA, EM FV DE KDM CENTRO DE EDUCACAO LTDA ME;DMI VL R$ 341,01 C/HERIMAN FERREIRA COELHO - ME, EM FV DE HUDTELFA TEXTILE TECHNOLOGY LTDA;DMI VL R$ 977,17 C/HERIMAN FERREIRA COELHO - ME, EM FV DE HUDTELFA TEXTILE TECHNOLOGY LTDA;DMI VL R$ 311,30 C/WESLAINY DA SILVA CARRILHO ME, EM FV DE COPAGAZ DISTRIBUIDORA DE GAS S.A.;DMI VL R$ 429,18 C/W.N.MOTO PECAS LTDA, EM FV DE MOTO BRASIL PECAS E ACESSORIOS LTDA;DMI VL R$ 231,92 C/WN MOTOPECAS LTDA- ME, EM FV DE MOTO NOVA LTDA;DMI VL R$ 280,00 C/ORINOCO BRASIL MINERACAO LTDA, EM FV DE COMPUSAT INFORMATICA LTDA EPP;DMI VL R$ 521,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 706,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 708,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 708,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 995,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 2.283,00 C/VANITA DESIGN DE JOIAS E ACESS, EM FV DE HANDBOOK STORE CONFECCOES LTDA;DMI VL R$ 343,28 C/GOIASPA PECAS SERVICOS E LOCACOES LTDA, EM FV DE PPL DISTRIBUIDORA DE PECAS LTDA;DMI VL R$ 243,75 C/FABIO SOUZA TELES, EM FV DE CLAMS COMERCIO LTDA - ME;DMI VL R$ 469,00 C/MEYER HIPISMO LTDA - ME, EM FV DE DIVINO FERREIRA COELHO ME;DMI VL R$ 1.146,66 C/C F DOS SANTOS MERCADORIAS EM GERAL M, EM FV DE BACANAO ACESSORIOS EI;DMI VL R$ 1.025,00 C/PERCI-VAL XAVIER REBELO FILHO, EM FV DE MEGA TELECOMUNICACOES LTDA;DMI VL R$ 160,00 C/ORLANDO PAES LANDIM BORGES, EM FV DE EMERGENCIA COMERCIAL DE ALARMES E SERVIC;NP VL R$ 240,00 C/RODRIGO VITAL DOS SANTOS, EM FV DE LILIAN CRISTINA M M DE OLIVEIRA;NP VL R$ 240,00 C/WYLEGAIGNON VARGAS DE OLIVEIRA, EM FV DE LILIAN CRISTINA M M DE OLIVEIRA;DMI VL R$ 580,00 C/EDNA CESARIO ESTRELA DE OLIVEIRA, EM FV DE MONDADORI CENTRO DE ESTUDOS EM REDACAO L;DMI VL R$ 889,15 C/AMARELO MIX COMERCIO DE VESTUARIO E ACES, EM FV DE RDEA INDUSTRIA COMERCIO IMPORTACAO E EXP;DMI VL R$ 11.268,00 C/EURIPEDES BASSAMURFO DA COSTA, EM FV DE SEMENTES PLANTE LTDA - EPP;DMI VL R$ 380,32 C/SPX CONVENIENCIA EIRELI ME, EM FV DE SERVBOM DIST DE PRODUTOS ALIMENTICIOS LT;DMI VL R$ 7.166,13 C/MCV COMERCIO DE MATERIAIS DE C, EM FV DE CERAMICA LANZI LTDA;DMI VL R$ 2.905,46 C/GLEYSON DA SILVA LIMA, EM FV DE CARVALHO COMERCIO DE SEMENTES LTDA EPP;DMI VL R$ 761,05 C/CASTRO CONST E ELET LTDA, EM FV DE ALVICTO OZORES NOGUEIRA E CIA LTDA KK M;DMI VL R$ 178,50 C/NATURESA MARTINS OLIVEIRA, EM FV DE ALCANTARA MOURA LTDA;COMO NÃO FORAM ENCONTRADOS OS DEVEDORESACIMA MENCIONADOS, INTIMO OS PARA VIREM PAGAR OS TÍTULOS DENTRO DE 24 HORAS E NÃO O FAZENDO, FICAM INTIMADOS DO RESPECTIVO PROTESTO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL, QUE SERÁ PUBLICADO NO JORNAL “GAZETA” E AFIXADO NESTE TABELIONATO CONFORME ART. 15° DA LEI N° 9.492/97. GOIÂNIA 18 DE SETEMBRO DE 2017. ASS: NAURICAN LUDOVICO LACERDA OFICIAL DO 1° PROTESTO DE GOIÂNIA, SITO À RUA 09 N° 1.111 ST. OESTE FONE:3224 4209 ENCONTRAM-SE NO 1º TABELIONATO DE PROTESTOS DE GOIÂNIA PARA SEREM PROTESTADOS AS SEGUINTES CERTIDÕES DE DÍVIDA ATIVA (CDA), FIGURANDO COMO APRESENTANTE E CREDORA PROCURADORIA GERAL DA FAZENDA NACIONAL, SENDO OS DEVEDORES, VALORES E NÚMEROS DAS CDAS A SEGUIR RELACIONADAS: CDA Nº 10414005228 VL R$ 6.740,38 C/SEVERINA MARCIMINA DA SILVA;CDA Nº 10414009085 VL R$ 1.808,47 C/EVA APARECIDA DE OLIVEIRA ASSIS;CDA Nº 11416004733 VL R$ 2.553,71 C/CONCEPT SOLUCOES EMPRESARIAIS LTDA - ME; COMO NÃO FORAM ENCONTRADOS OS DEVEDORESACIMA MENCIONADOS, INTIMO OS PARA VIREM PAGAR OS TÍTULOS DENTRO DE 24 HORAS E NÃO O FAZENDO, FICAM INTIMADOS DO RESPECTIVO PROTESTO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL, QUE SERÁ PUBLICADO NO JORNAL “GAZETA” E AFIXADO NESTE TABELIONATO CONFORME ART. 15° DA LEI N° 9.492/97. GOIÂNIA 18 DE SETEMBRO DE 2017. ASS: NAURICAN LUDOVICO LACERDA OFICIAL DO 1° PROTESTO DE GOIÂNIA, SITO À RUA 09 N° 1.111 ST. OESTE FONE:3224 4209

TABELIONATO DE PROTESTO DE TITULOS DE LUZIÂNIA-GO

RUA FLORENTINO CHAVES, 197, QUADRA 73, LOTE 28JOAO BATISTA PERIGOLO-TABELIAO

LUZIÂNIA, 19/09/2017

JOAO BATISTA PERIGOLO, Tabeliao de Protestos de Titulos desta Comarca de Luziania / GO, faz saber a todos quantos o presente edital virem ou dele

conhecimento tiverem, que foram protocolizados para PROTESTO nesta serventia extrajudicial, situada na Rua Florentino Chaves, 197, quadra 73, lote 28,

centro, os seguintes titulos:

EDITAL

Protocolo :505328 06/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$162,74

JAKSOELMA PEREIRA DE LUCENA 041149041 18192298000144CNPJSACADO Documento:

Vencimento:24/08/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 121931682

Protocolo :505330 06/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$198,00

WESLLEY MULLER NOGUEIRA SIQUEIRA 79073409268CPFSACADO Documento:

Vencimento:18/08/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 200778

Protocolo :505431 11/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$333,50

HERICA DE FREITAS BUNA 28318450000146CNPJSACADO Documento:

Vencimento:02/09/2017 APRESENTANTE BANCO BRADESCO SANº TÍTULO: 8916

Protocolo :505445 11/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$162,74

JAKSOELMA PEREIRA DE LUCENA 041149041 18192298000144CNPJSACADO Documento:

Vencimento:31/08/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 121931683

Protocolo :505449 11/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$300,00

FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA 72186682168CPFSACADO Documento:

Vencimento:01/09/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 12575

Protocolo :505451 11/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$387,85

JAKSOELMA PEREIRA DE LUCENA 041149041 18192298000144CNPJSACADO Documento:

Vencimento:01/09/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 121483793

Protocolo :505501 12/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$199,68

JANAINA FERRARESE DE SOUZA ME 09618743000102CNPJSACADO Documento:

Vencimento:04/09/2017 APRESENTANTE BANCO ITAU SANº TÍTULO: 015018/35

Protocolo :505511 12/09/2017 Espécie: DSI

Valor:R$130,20

MIRELE MARQUES DAMACENA 06936965164CPFSACADO Documento:

Vencimento:10/08/2017 APRESENTANTE BANCO ITAU SANº TÍTULO: 1

Protocolo :505540 12/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$325,00

DANIEL RODRIGUES DE SOUSA 81538430100CPFSACADO Documento:

Vencimento:31/08/2017 APRESENTANTE BANCO BRADESCO SANº TÍTULO: 207024

Protocolo :505555 12/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$1.106,73

JUMBO COMERCIO DE ARTIGOS LTDA 10265136000187CNPJSACADO Documento:

Vencimento:04/09/2017 APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SANº TÍTULO: 003415205

Protocolo :505593 13/09/2017 Espécie: DMI

Valor:R$1.428,25

JUMBO COMERCIO DE ARTIGOS LTDA 10265136000187CNPJSACADO Documento:

Vencimento:02/09/2017 APRESENTANTE BANCO ITAU SANº TÍTULO: 0310014

INTIMO-OS a virem pagar em cartório os títulos acima, ou apresentarem as razões por que não o fazem, no prazo máximo de 01(um) dia útil, a iniciar no primeiro

dia útil após esta publicação, sob de pena de protesto. E para que ningúem alegue ignorância, expediu-se este edital, com base nos artigos 13 c/c 15 da Lei nº.:

9.492, de 10/09/97, que será afixado nesta serventia e publicado no jornal "GAZETA DO ESTADO", que se edita em Goiânia-GO, ficando os devedores intimados

do protesto caso ocorra. NÃO FAÇA DEPÓSITO NA CONTA DE TERCEIROS. ESTE CARTÓRIO NÃO ENTRA EM CONTATO VIA TELEFONE!

NOTA DO TABELIÃO

Page 15: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 15Classificados

ANUNCIE O BALANÇO ANUAL DA SUA EMPRESA NO GAZETA

CONSULTE NOSSO DEPARTAMENTOCOMERCIAL

ANÚNCIOS62 3249-8883 | 64 3453-8883 [email protected] [email protected]

GRANDE CIRCULAÇÃO EM GOIÁS E DISTRITO FEDERAL

www.gazetadoestado.com.br

Gazeta do Estado

Page 16: Terça-feira do Estado · As vagas são destinadas a maiores de 18 anos que estejam desempregados ... a conquista de um emprego. ... procurar o Sine Municipal, localizado no Edifício

Terça-feira, 19 de setembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal16 Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 31

CLVCOMOUSAR

IDOLOICEMIEESGUIO

GOTASAOND

E

IDIOMASOLEVALP

ISOBOC

ALIVRES

ACTEUAETRUPEFARMORLAPOL

ACAATRA

SARARUSU

RAMAGICATALACA

OLIVEIRAS

Prenome de Camões,

poetaportuguês

Cosméticopara asunhas

Guga, emrelação

ao esportebrasileiro

"American(?)", filmede comé-dia (EUA)

Estudar(?),

prazer dopoliglota

(?) entrenós: emsegredo

Monte das(?), local

sagrado deJerusalém

Animal eVegetal(Biol.)

Ausência de matéria(Fís.)Dados

consulta-dos emsites de

venda decarros

Organização como oPonte Plural (RJ) ouo Expurgação (ES)Marisa Orth, atriz

Isto é(abrev.)

Conta-(?),medidor

Chegadepois do

combinado

Empréstimo a jurosexorbitantes

Não (?) nem desata:não se decide

Os anosdo séculoFluido deisqueiros

Alto eesbeltoHiato de"caolho"

A quelugar?

Vivo, eminglês

ChãoSom pro-duzido portambores

Que tepertence

Aguardentede cana

Fazenda,em inglês

Polonesa

(?) namanga: a

"armasecreta"

Mapa, eminglês

Resina a-vermelhada

Sucesso do Coldplay

Avenida(abrev.)

Item de faturas lidopela câmera desmartphones no

pagamento on-lineExplica-ção de

manuais demáquinas

AlbertEinstein,

físicoAfrouxar

"Lavoura(?)", filmebaseadoem livro

Companhiateatral(p. ext.)

Evento comcomida ebebida

liberadas(pop.)

Acolá

Extensão de arquivocompactado

Margem

3/map — pie — rar. 4/farm — luís. 5/alive — ídolo — magic — usura.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

“O cara é tão velho que foi preso acusado de

pedofilia após ser visto saindo do motel com

uma garota de 72 anos!”

Neste momento é muito importante você refletir sobre seus hábitos e con-

dicionamentos. É preciso que cuide mais da saúde e esta-beleça um ritmo de vida mais saudável. Uma nova fase pro-fissional se iniciará em breve aos nativos de Áries.

• HOJE 18/09Momento de im-portante cons-cientização e cura

emocional aos taurinos. Atividades que são realiza-das com prazer estão be-neficiadas. Energia criativa e produtiva neste início de semana aos taurinos.

Momento de fortes reflexões sobre fa-mília, sentimentos e privacidade. Ao lon-

go dos próximos dias, será importante estar mais atento a fatores subjetivos e emo-cionais. Tudo que está ligado à casa, família e imóveis está enfatizado nesta fase.

Momento de aprimo-ramento de conheci-mentos, canceriano. Uma fase produtiva

para estudos, leituras, cursos e viagens. Contatos profissio-nais podem ser muito interes-santes no atual ciclo. Momen-to em que fica claro o que lhe falta aprender e desenvolver.

É o momento de refletir sobre o que é realmente essen-cial em sua vida.

Uma redução dos gastos e uma atitude mais realista são importantes no momen-to. Um período que pede desapego e concentração no que é prioritário.

A Lua e vários pla-netas estão se mo-vimentando em seu signo, virginiano. Este

é um momento de finalizações que precede o início de uma nova etapa de desenvolvimen-to. É preciso perceber o que não está mais funcionando e apresentar soluções concretas.

Uma fase de grandes desafios aos nativos de Libra. Este mo-mento que antecede

o aniversário é uma fase de reflexão e balanço. É hora de resolver pendências que lhe acompanham há muito tempo. Vênus, o regente libriano, passa a atuar no signo anterior ao seu.

O foco está em uma atitude mais produ-tiva, especialmente em projetos de tra-

balho. A colaboração junto a outras pessoas pode ren-der resultados favoráveis. É um momento que enfatiza as amizades e o trabalho em equipe.

Vários planetas es-tão transitando a área de carreira dos sagitarianos. Em

breve, uma nova fase pro-fissional se iniciará em sua vida. É preciso agir com mais discernimento e aprimorar conhecimentos que tenham relação com o trabalho.

Um momento de re-flexões em que você deve ter cuidado com o pessimismo e

o ceticismo. Importante desen-volvimento que poderá trazer benefícios profissionais no fu-turo. Cuidado com o excesso de crítica e cobrança, que pode inibir suas atitudes e projetos.

Um momento de re-flexões em que você deve ter cuidado com o pessimismo e

o ceticismo. Importante desen-volvimento que poderá trazer benefícios profissionais no fu-turo. Cuidado com o excesso de crítica e cobrança, que pode inibir suas atitudes e projetos.

Vários planetas se movimentam no setor de parcerias e relacionamentos

piscianos. A fase é impor-tante para ter uma atitude mais seletiva. Tenha cuida-do com o excesso de críti-cas e cobranças que pode prejudicar as relações.

Calvin e Haroldo/Armandinho