terça-feira, 10 de outubro de 2017 • edição 3.818 • ano 16 ... · critos nas aulas de...

12
Guarujá DIÁRIO OFICIAL DE Terça-feira, 10 de outubro de 2017 • Edição 3.818 • Ano 16 • Distribuição gratuita • www.guaruja.sp.gov.br Prefeitura realiza Operação Padroeira no feriado Página 3 Com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação, aproximadamente 70 agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e fiscais realizarão ações de fiscalização nas praias da Cidade entre quinta-feira (12) e domingo (15) FISCALIZAÇÃO PÁGINA 2 Inscrições para cursos de Música têm início CULTURA PÁGINA 4 Seis novos profissionais integram programa MAIS MÉDICOS Helder Lima ÚLTIMA PÁGINA Prefeitura dá à Educação Musical nova vida

Upload: lephuc

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GuarujáDIÁRIO OFICIAL DE

Terça-feira, 10 de outubro de 2017 • Edição 3.818 • Ano 16 • Distribuição gratuita • www.guaruja.sp.gov.br

Prefeitura realiza Operação Padroeira no feriado

Página 3

Com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação, aproximadamente 70 agentes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e fiscais realizarão ações de fiscalização nas praias da Cidade entre quinta-feira (12) e domingo (15)

FISCALIZAÇÃO

PÁGINA 2

Inscrições para cursos de

Música têm início

CULTURA

PÁGINA 4

Seis novos profissionais

integram programa

MAIS MÉDICOS

Hel

der L

ima

ÚLTIMA PÁGINA

Prefeitura dá

à Educação Musicalnova vida

2 TERÇA-FEIRA10.10.2017 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Cultura abre vagas para aulas de música

Guarujá Previdência promove encontro sobre aposentadoria

As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (9) e seguem até completar o limite de vagas para cada curso

OPORTUNIDADE

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura, abre ins-

crições nesta segunda-feira (9), para o Programa de For-mação Música para Todos. A oportunidade é para crianças e adolescentes de Guarujá, com vagas para aulas de musicali-zação, trompete, trombone, percussão e violão, com músi-cos que integram a Orquestra Municipal.

No Anfiteatro Ferreira Sam-paio (Avenida Oswaldo Ara-nha, 800 – Jardim Maravilha), serão ministradas as oficinas de musicalização e violão. Já na Usina Hip Hop (Rua Duque de Caxias, 470 – Parque Estuá-rio), além de musicalização e violão, acontecerão as aulas de trompete, trombone e per-cussão, e também um curso de DJ que será realizado em duas turmas, no período da manhã e tarde.

Cardápios sujeitos a alterações

TIBério birolini

BOM PRATO

Sobrecoxa na laranja, arroz, feijão, batata palha, escarola, pé de moleque e suco de caju

Frango com cenoura, acelga, creme de milho, banana e suco de goiaba

Restaurante Alimenta Cidadão Rua Colômbia s/n - Vila Baiana

Restaurante Bom Prato Av. Áurea Gonzalez de Conde, 47 - Jd. Progresso

Para participar, os interes-sados devem se inscrever no local onde serão realizadas as aulas, das 9 às 12 horas e, no período da tarde, das 14 às 17 horas. As vagas são limi-tadas e terminam ao atingir o número de 15 alunos para cada oficina. Os documentos necessários são: cópia do RG, uma foto 3x4 e comprovan-te de endereço. Menores de idade deverão estar acompa-nhados do responsável legal. É preciso ter a idade mínima de 7 anos para as aulas de musicalização, 10 anos para os demais cursos e para DJ 12 anos.

É recomendável que os ins-critos nas aulas de trompete, trombone, violão e percussão, tenham o seu instrumento. Outras informações pelos te-lefones 3342-6262 (Anfiteatro Ferreira Sampaio) e 3355-8645 (Usina Hip Hop).

A Guarujá Previdência re-aliza nesta terça (10) e quarta-feira (11) dois novos encontros sobre o projeto de educação previdenciária do Programa de Preparação para a Aposen-tadoria (PPA), que acontecem em dois horários, às 10 h e 15 horas, na sede da autarquia

restaurante

menu

popularR$ 1

Rep

rodu

ção

Arquivo/P

MG

Vagas terminam ao atingir o número de 15 alunos para cada oficina

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

expediente

GuarujáDIÁRIO OFICIAL

DO MUNICÍPIO DE

Conteúdo produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarujá.

O noticiário relativo às atividades da Câmara Municipal, bem como a produção e edição de seus atos oficiais, são de responsabilidade exclusiva do Poder Legislativo.

DOE SANGUE,DOE VIDA

Colabore com o Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ Av. Santos Dumont, 800 • Santo AntônioCEP 11432-502 • TEL 3308.7000 SITE www.guaruja.sp.gov.br E-MAIL [email protected]

Jornalista responsável Simone Queirós • MTb. 30.804 Projeto gráfico e diagramação Diego RubidoImpressão Gráfica Diário do Litoral Tiragem 10 mil exemplares

UNIDADE FISCALDO MUNICÍPIO R$ 3,02

que fica na avenida Adhemar de Barros, 230, Santo Antônio.

Ainda há vagas disponíveis e os servidores interessados devem se inscrever por meio do telefone (13) 3387-3940, pelo site www.guarujaprevi-dencia.sp.gov.br, ou compa-recer pessoalmente ao local.

OUVIDORIA 3308.70800800.773.7000

3TERÇA-FEIRA10.10.2017Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Força Tarefa realiza ‘Operação Padroeira’ no feriado prolongado

Procon realiza Operação Dia das Crianças no comércio

Ação tem como objetivo o ordenamento da Cidade

Para garantir a tranqui-lidade de munícipes e turistas neste feriado

prolongado, a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), por meio da For-ça Tarefa, realiza de quinta-feira (12) a domingo (15) a “Operação Padroeira”. Mais de 70 agentes da Policia Mili-tar, Guarda Civil Municipal e fiscais realizam ações de fisca-lização nas praias da Cidade.

“A operação tem como objetivo o ordenamento da Cidade por respeito à lei, aos comerciantes regulares, aos turistas e moradores. Uma ci-dade ordenada é muito mais atrativa”, declarou o diretor da Força-Tarefa.

Ele explica que a Operação Padroeira compreende a fis-calização de som abusivo na orla da praia, banhista com animal na faixa de areia, ven-dedores ambulantes, venda e uso de álcool por adolescentes e crianças.

Na mira dos fiscais estão também as práticas des-portivas em local e horário não permitido, bicicletas na faixa de areia e calçadão. Além disso, terá fiscaliza-ção de trânsito e barreiras de transporte: que envolve a contenção de ônibus e vans que acessam irregularmente a Cidade.

Os verificados com algum problema terão seus materiais apreendidos e serão multados. No caso do ciclista, ele será inicialmente orientado e, na reincidência, a bike será apre-endida ao pátio.

Na quinta-feira (5) os fiscais visitaram oito lojistas no Centro da Cidade

FISCALIZAÇÃO

Fotos Arquivo/P

MG

Operação compreende a fiscalização de som abusivo na orla da praia, vendedores ambulantes, entre outros

CONSUMIDOR

O Procon de Guarujá realiza nesta semana a Operação Dia das Crian-ças no comércio da Ci-dade. Em fiscalização na última quinta-feira (5), o órgão vistoriou oito lojas voltadas ao público infan-til. A ação foi realizada em parceria com a Fundação Procon de São Paulo, e prosseguirá nos próximos dias. A iniciativa aconte-ce em virtude do Dia das Crianças, comemorado no dia 12.

Durante a atividade, uma loja de brinquedos de uma grande rede foi autuada por apresentar mercadorias sem preço nas prateleiras e pelo anúncio de valores incor-retos no cartaz de divulga-ção, sendo que um outro preço era cobrado no ato da compra.

O diretor do Procon de Guarujá orienta que os munícipes estejam atentos às prováveis ir-regularidades no comér-cio. “É importante que o consumidor verifique os preços e adesivos nas mercadorias, pois estes devem ter o selo de certi-ficação do Inmetro. Além disso, não pode faltar a especificação de faixa etá-ria”, lembrou.

4 TERÇA-FEIRA10.10.2017 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Guarujá recebe seis novos médicosEles vêm para substituir profissionais que estão de saída do programa

Seis novos médicos do Pro-grama Mais Médicos estão chegando para integrar o

time de 54 profissionais que atuam na rede básica de Saúde em Guarujá. Eles vão substituir outros médicos que estão de saída do programa, e foram re-cepcionados nesta segunda-fei-ra (9) pelo prefeito de Guarujá.

Médico, o chefe do Executi-vo fez um panorama da situa-ção da Saúde em Guarujá, ex-plicando se tratar de um setor muito sensível e de bastante cobrança. “O acolhimento e o atendimento humanizado

são fundamentais. Plantando carinho, amor, humanização, a recíproca será verdadeira”.

O secretário municipal de Saúde também destacou a hu-manização no atendimento. “Receber a pessoa com um sorriso elimina 90% dos atritos entre o médico e o paciente”.

Os profissionais, que são de outros estados do País, se mostraram felizes em saber que a Cidade é administrada por um médico, destacando o olhar humanizado do che-fe do Executivo. Eles atuarão na Atenção Básica de Saúde

do Município, e estão sendo definidas as unidades em que irão trabalhar.

Fazem parte do quadro de profissionais: Liberdade Bar-bosa, 43 anos, do Acre; Lucia-na Ribeiro Mota, 40 anos, Ube-rana (Minas Gerais); Icuriti de Souza Pinheiro, 39 anos, Gua-jará Mirim (Rondônia); Hélio Sales de Amorim, 43 anos, Co-rumbá (Mato Grosso do Sul); e o casal Kelly Regina de Lucena Palone Fernandes, 37 anos, e Rodrigo Santiago Palone Fer-nandes, 42 anos, de Ji-Paraná (Rondônia).

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Helder Lim

a

Profissionais atuarão na Atenção Básica de Saúde do Município

5TERÇA-FEIRA10.10.2017Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

LEI COMPLEMENTAR N.º 214/2017.“Altera a Lei Complementar n.º 44, de 24 de dezembro de 1998, alterando prazo de exumação de corpos e dá outras providências.”

VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, faço saber que a Câmara Municipal decretou em Sessão Ordinária, realizada no dia 05 de setembro de 2017, e eu sanciono e promulgo o seguinte:Art. 1.º Ficam revogados os parágrafos 4.º e 5.º do artigo 91 da Lei Com-plementar n.º 44, de 24 de dezembro de 1998.Art. 2.º A Lei Complementar n.º 44, de 24 de dezembro de 1998, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 91-A:“Art. 91-A O prazo mínimo para a exumação de corpos é fixado na seguinte conformidade, a contar da data do sepultamento:I - Em 05 (cinco) anos para adultos e 03 (três) anos para crianças de até (06) seis anos de idade, nas sepulturas remuneradas temporárias;II - Em 03 (três) anos para adultos e em 02 (dois) anos para crianças de até 06 (seis) anos de idade, nos columbários (gavetas);III - Nos casos em que, no ato da exumação, for verificado que não houve a total decomposição do corpo, os prazos de exumação previstos nos incisos I e II deste artigo serão automaticamente acrescidos de mais um ano.Parágrafo único. A exumação de corpos poderá ser autorizada, previa-mente, pela autoridade sanitária estadual nos casos de interesse público comprovado, bem como nos de pedido de autoridade judicial ou policial para instruir processos judiciais ou inquéritos policiais ainda que fora dos prazos estabelecidos neste artigo.” (AC)Art. 3.º O artigo 94 da Lei Complementar n.º 44, de 24 de dezembro de 1998, passa a vigorar om a seguinte redação:“Art. 94. O Poder Executivo regulamentará, por Decreto:I - A matéria prevista no presente Capítulo, o serviço funerário, a manutenção das sepulturas perpétuas existentes, a instalação e o funcionamento dos cemitérios públicos, particulares, bem como dos crematórios;II - Os preços públicos das tarifas de sepultamento, exumação, velório e renovação anual de sepulturas ou carneiros, a serem recolhidos a fundo municipal próprio, a ser instituído por lei específica.” (NR)Art. 4.º As exumações de corpos sepultados antes da entrada em vigor desta Lei Complementar obedecerão, em todos os casos, aos prazos mí-nimos de 05 (cinco) anos para adultos e de 03 (três) anos para crianças de até 06 (seis) anos de idade.Art. 5.º As despesas decorrentes da execução desta Lei Complementar correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.Art. 6.º Revogam-se as disposições em contrário, em especial os parágrafos 4.º e 5.º do artigo 91 da Lei Complementar n.º 44, de 24 de dezembro de 1998.Art. 7.º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 22 de setembro de 2017.PREFEITO

“SEGOV”/rdlProc. nº 32058/26/2015.Registrada no Livro Competente “GAB”, em 22.09.2017Renata Disaró LacerdaPront. nº 11.130, que a digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.362.“Institui Programa de Restrição/ Readaptação, regulamenta os artigos

123, 380, 702 e 703, da Lei Complementar nº 135, de 04 de abril de 2012 e alterações subsequentes que dispõem sobre restrição e

readaptação, define a composição e atribuições da Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional, e dá outras providências.”

VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso das atribuições que a lei lhe confere; Considerando que a sistemática atual que disciplina as readaptações dos servidores efetivos vem se revelando insatisfatória;Considerando a necessidade de se regulamentar a readaptação, prevista pela Lei Complementar nº 135/2012, para os servidores efetivos;Considerando que a legislação vigente requer a regulamentação para os casos de readaptação e restrição de servidores, implicando a concessão de licenças médicas por longos períodos, com prejuízo à previdência municipal;Considerando, ainda, que é elevado o número de servidores que não podem exercer suas funções plena ou parcialmente, mas podem desempenhar outras funções compatíveis com sua capacidade física e psíquica;Considerando, outrossim, a necessidade de concessão de aposentadoria

por invalidez somente aos servidores que apresentarem incapacidade total e permanente para o exercício da função pública; e,Considerando, por fim o que consta no processo administrativo nº 14930/145026/2016;

D E C R E T A :DO PROGRAMA DE RESTRIÇÃO/READAPTAÇÃO

Art. 1.º Fica instituído o Programa de Restrição/Readaptação dos Servidores do Município de Guarujá.Parágrafo único. Cabe ao programa instituído no caput deste artigo, promo-ver a qualidade de vida no trabalho, aos servidores acometidos de limitações físicas ou mentais, proporcionando a compatibilidade de atribuições de modo que o servidor não perca sua capacidade laborativa, promovendo sua reinserção ao trabalho.

DAS RESTRIÇÕESArt. 2.º Fica a Seção de Medicina do Trabalho responsável pela concessão de restrições temporárias ao trabalho habitual dos servidores municipais.§1.º Ao servidor será conferida as restrições médicas, de acordo com o seu cargo ou função no tocante à habilitação exigida.§2.º As restrições temporárias deverão considerar a possibilidade de agrava-mento da patologia que porta o servidor, pelo exercício do trabalho habitual.§3.º Não serão consideradas no parágrafo anterior as patologias degenerati-vas e as próprias da idade que, pois é cediço não ocorrer a involução delas, não cabendo restrições temporárias e, conforme avaliação da Seção de Medicina do Trabalho sobre o caso, deverá ser dado início ao procedimento de Readaptação Funcional.§4.º As restrições temporárias somente serão concedidas quando ficar evidenciada a possibilidade de retorno ou permanência no trabalho sem que isso represente agravo à saúde do servidor.§5.º As restrições temporárias serão concedidas pelo período máximo de 06 (seis) meses, devendo ficar claramente especificada a necessidade de reavaliação pela Seção de Medicina do Trabalho que, após procedimentos necessários, decidirá pela continuidade ou não das restrições.§6.º A somatória dos períodos concedidos de restrição temporária não poderá exceder 02 (dois) anos, sendo que, após esse período, conforme avaliação da Seção de Medicina do Trabalho sobre o caso, deverá ser dado início ao procedimento de Readaptação Funcional.Art. 3.º A restrição não acarretará diminuição nem aumento de vencimentos, tampouco impedimento ou limitação do exercício de direitos na forma e condições previstas pela legislação municipal.Art. 4.º A restrição deverá ser precedida por:I – atestado e relatório médico emitido pelo médico assistente, legível e ori-ginal, especificando a limitação/restrição para o exercício do cargo original;II – exames comprobatórios da situação clínica de saúde, se houver;III – receita médica ou prescrição de medicação, se houver;IV – relatório de atividades compatíveis com a condição de saúde física e mental do servidor elaborado pela Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional da Seção de Medicina do Trabalho;V – demais exames e documentações requisitados pela Saúde Ocupacional do Município.Parágrafo único. Nos casos do servidor estar usufruindo de auxílio-doença, poderá a perícia médica credenciada da Guarujá Previdência encaminhá-lo à Seção de Saúde Ocupacional para o processo de restrição devidamente acompanhado de relatório médico para análise.

DA READAPTAÇÃOArt. 5.º A readaptação é a atribuição de encargos mais compatíveis com a capacidade física ou psíquica do servidor municipal.§1.º Ao servidor readaptado serão conferidas, de preferência, atribuições técnicas, administrativas ou operacionais, que estejam de acordo com o seu cargo ou função, inclusive no tocante à habilitação exigida.§2.º Não se dará a readaptação se o motivo que a ensejar puder ser superado com a troca de equipamentos, tecnologia, materiais ou do local de exercício do cargo, hipótese em que o órgão responsável pela Gestão de Pessoal adotará as medidas que o caso requer.§3.º No caso do servidor com limitação permanente estar cumprindo es-tágio probatório, aplica-se o disposto no artigo 376, da Lei Complementar nº 135/2012.Art. 6.º O procedimento de readaptação funcional será iniciado quando houver laudo médico atestando a incapacidade permanente realizado pelo órgão oficial ou por órgão credenciado, por meio de processo administrativo solicitado ao órgão responsável pela gestão de pessoal, contendo:I – atestado e relatório médico emitido pelo médico assistente, legível e original, especificando a limitação/restrição para o exercício do cargo

original, devendo constar se o comprometimento à saúde é parcial e permanente ou parcial e temporário;II – exames comprobatórios da situação clínica de saúde, se houver;III – receita médica ou prescrição de medicação, se houver;IV – relatório do local de trabalho devidamente preenchido e assinado pela Seção de Engenharia e Segurança do Trabalho ou órgão equivalente, se houver necessidade;V – relatório das atividades desempenhadas antes da readaptação preen-chido pela Chefia imediata do servidor;VI – relatório de atividades compatíveis com a condição de saúde física e mental do servidor elaborado pela Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional.Art. 7.º A readaptação funcional será concedida mediante portaria expedida pela Secretaria Municipal de Administração.

DOS PROCEDIMENTOS COMUNS À RESTRIÇÃO E READAPTAÇÃOArt. 8.º O controle e a supervisão do servidor readaptado ou em restrição funcional serão realizados pela Seção de Medicina do Trabalho com auxílio da Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional em parceria com a Autarquia Previdenciária Municipal – Guarujá Previdência.Art. 9.º O Programa de Readaptação e Restrição poderá adotar o sistema de credenciamento de médicos peritos para a realização dos serviços previstos neste Decreto.Art. 10. Cabe aos Gestores de Recursos Humanos o encaminhamento do relatório de acompanhamento do servidor readaptado ou em restrição funcional à Seção de Medicina do Trabalho devidamente preenchido e assinado pelo servidor e chefia imediata.Parágrafo único. O encaminhamento do relatório de que trata o caput deste artigo será feito:I – semestralmente no caso de restrição;II – anualmente no caso de readaptação.

DA COMISSÃO PERMANENTE MULTIPROFISSIONALArt. 11.  A Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional contará com a seguinte composição:I – 01 (um) coordenador da Medicina do Trabalho;II – 01 (um) Psicólogo;III – 01 (um) Fisioterapeuta;IV – 01 (um) Assistente Social da Prefeitura Municipal de Guarujá;V – 01 (um) Assistente Social da Guarujá Previdência;VI – 01 (um) Engenheiro ou Técnico de Segurança do Trabalho;VII – 01 (um) Enfermeiro com especialização em enfermagem do trabalho;VIII – 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Administração;IX – 02 (dois) representantes da Guarujá Previdência;X – 01 (um) terapeuta Ocupacional.§1.º A Prefeitura Municipal ficará responsável pela capacitação dos mem-bros da Comissão Permanente Multiprofissional de Saúde Ocupacional em parceria com a Guarujá Previdência.§2.º A Comissão Permanente Multiprofissional poderá solicitar médicos e especialistas para se manifestarem nos processos de readaptação, restrição e nos casos envolvendo recurso sobre decisão de exame admissional e periódico dos servidores em estágio probatório.§3.º A chefia imediata do servidor e/ou gestor de Recursos Humanos deverão acompanhar o Programa de Readaptação e Restrição subsidiando a Comissão Permanente Multidisciplinar quanto às novas atribuições e o andamento do processo de restrição e readaptação do servidor.§4.º A participação dos profissionais acima será definida de acordo com o caso a ser avaliado.Art. 12. São atribuições desta Comissão:I – coordenar o Programa de Restrição/Readaptação;II – autorizar, após análise, o início e o término de participação no Programa de Restrição/Readaptação dos servidores municipais de Guarujá;III – ser o elo de ligação entre o Programa de Restrição/Readaptação e a Administração Direta, Autarquias e Fundações do município de Guarujá;IV – capacitar seus membros, bem como os profissionais envolvidos na execução do Programa de Restrição/Readaptação;V – solicitar os recursos necessários para a execução do Programa à Administração Direta e Indireta do município de Guarujá;VI – criar indicadores de resultado do Programa de Restrição/Readaptação;VII – fazer relatório semestral do Programa de Restrição/Readaptação para divulgação junto a Administração Direta, Autarquias e Fundações do município de Guarujá;VIII – elencar as atribuições integrantes do núcleo essencial do cargo que poderão ser exercidas pelo servidor em cada caso específico;

ATOS OFICIAISGABINETE DO PREFEITO

6 TERÇA-FEIRA10.10.2017 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

IX – analisar e deliberar sobre os recursos provenientes do exame admis-sional e da avaliação periódica;X – outras atribuições necessárias à consecução do Programa e os re-sultados estabelecidos.

DAS DISPOSIÇÕES FINAISArt. 13. Cabe ao órgão de origem propiciar local adequado e capacitar o servidor em situação de restrição ou readaptação, não podendo o servidor permanecer sem local para o desenvolvimento de suas atividades, com acompanhamento da Comissão Permanente Multiprofissional, se necessário.Art. 14. A readaptação ou restrição funcional poderá ser cancelada a qualquer tempo, mediante reavaliação pericial:I – a pedido do servidor ou do superior imediato, quando houver melhora das condições de saúde ou adequação do seu local de trabalho;II – ocorrendo irregularidades quanto às limitações de saúde alegadas pelo servidor readaptado ou com restrição funcional devidamente comprovada em procedimento administrativo próprio.Art. 15. Os servidores em situação de restrição ou readaptação deverão ser reavaliados periodicamente pela Comissão Permanente Multiprofissional a seu critério.Parágrafo único. Aplica-se também aos servidores atualmente readaptados ou em restrição o disposto neste Decreto. Art. 16. Fica vedada aos servidores readaptados ou em período de restrição, a realização de horas extraordinárias, bem como nos casos dos professores, a atribuição de carga suplementar de trabalho docente, ou ampliar sua jornada de trabalho.Art. 17. Aos servidores regidos pela CLT cabe o disposto neste Decreto nos casos de restrição e na implementação da readaptação encaminhada pelo INSS.Art. 18. O não comparecimento às avaliações periódicas determinadas pela Comissão Permanente Multiprofissional e ao Programa de Restrição e Readaptação, implicará na suspensão do respectivo programa devendo retornar à sua função de origem.Art. 19. O servidor em estágio probatório não poderá ser readaptado nem integrar Programa de restrição e o caso deverá ser remetido à Comissão de Gestão de Carreira, ou órgão similar para avaliação, excetuando-se os casos de acidente de trabalho.

Art. 20. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.Art. 21. Revogam-se as disposições em contrário.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 09 de outubro de 2017.

PREFEITO“SEGOV”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 09.10.2017.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

D E C R E T O N.º 12.360.“Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de

implantar o Sistema Eletrônico de Informações – SEI no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarujá.”

VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso das atribuições que a Lei lhe confere; eConsiderando a importância de dar materialidade aos objetivos estraté-gicos do Município, de “assegurar adequados recursos de tecnologia da informação” e de “aprimorar a estrutura organizacional, registros e a gestão de processos de trabalho”;Considerando os benefícios advindos da substituição da tramitação de processos em meio físico pelo meio digital como instrumento de celeridade e qualidade ao objetivo institucional de buscar a excelência na prestação dos serviços;Considerando a necessidade de racionalização da utilização dos recursos orçamentários pela Municipalidade e também a importância da padroni-zação de informações e procedimentos no âmbito da Administração do processo municipal eletrônico;Considerando, outrossim, o Acordo de Cooperação Técnica para uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, a ser firmado entre o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, conforme Oficio nº 743/2017/GAB, e a Prefeitura Municipal do Guarujá, objetivando trazer mais celeri-dade e eficiência nas atividades de gestão interna dos órgãos e entidades públicas, buscando a modernização administrativa;Considerando, ainda, que o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, será cedido gratuitamente pelo Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e está disponível para ser implantado em todos os Municípios; e,Considerando, por fim, o que consta no processo administrativo nº. 25416/873/2017;

D E C R E T A :Art. 1.º Instituir, com a finalidade de implantação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI no âmbito da Prefeitura Municipal de Guarujá, Grupo de Trabalho específico formado servidores da Prefeitura Municipal de Guarujá, designados pela Secretaria Municipal de Administração.Art. 2.º O Grupo de Trabalho de que trata este Decreto será composto por uma equipe de implantação, incumbindo ao referido Grupo elaborar e executar o Plano de Ação para a Implantação do Sistema (SEI).Art. 3.º O Grupo de Trabalho, ora constituído, será composto pelos membros a seguir relacionados, sendo órgão de deliberação colegiada, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, sem prejuízo de suas atribuições, sob a coordenação do representante indicado no inciso I, deste artigo:I - Michael Campos Cunha – Pront. nº. 21.373;II - Débora de Lima Lourenço – Pront. nº. 11.901;III - Andréa Morais Dias – Pront. nº. 18.246;IV - Julio César Gonçalves – Pront. nº. 14.737;V - Celso Roberto Bertoli Júnior – Pront. nº. 20.701.Art. 4.º São atribuições do Grupo:I – Planejar e monitorar as etapas de implantação do projeto, conforme Plano de Ação;II – Elaborar minuta de normatização para padronização dos procedimentos e informações;III - Prover o Secretário de Administração de informações periódicas quanto ao andamento do projeto.Art. 5.º A participação no Grupo de Trabalho instituído através deste Decreto será considerada de serviço público relevante, não ensejando qualquer remuneração.Art. 6.º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.Art. 7.º Revogam-se as disposições em contrário.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá, em 09 de outubro de 2017.

PREFEITO“SEGOV”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 09.10.2017.Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

(Republicação por Incorreção)D E C R E T O N.º 12.359.

“Altera a Estrutura Regimental das Secretarias que especifica e dá outras providências.”

VÁLTER SUMAN, Prefeito Municipal de Guarujá, no uso das atribuições que a lei lhe confere;Considerando a necessidade de reformular o organograma da Prefeitura Municipal de Guarujá, com o escopo de atender com excelência os Princípios da Administração Pública, notadamente o da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;Considerando, outrossim, o disposto na Lei Municipal n.º 4.292, de 11 de março de 2016; e,Considerando, ainda, a necessidade de se adequar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, visando melhor atender ao interesse público;

D E C R E T A:Art. 1.º Fica suprimido da estrutura regimental da Secretaria Municipal de Saúde, disposta no Anexo II, do Decreto n.º 11.770, de 16 de março de 2016, e demais alterações, 01 (uma) função gratificada de Supervisor III, símbolo FG-S6, e 02 (duas) funções gratificadas de Supervisor I, símbolo FG-S4.Art. 2.º Fica acrescido na estrutura regimental da Secretaria Municipal de Educação, disposta no Anexo II, do Decreto n.º 11.778, de 17 de março de 2016, e demais alterações, 01 (uma) função gratificada de Supervisor III, símbolo FG-S6, e 02 (duas) funções gratificadas de Supervisor I, símbolo FG-S4.Art. 3.º Permanecem inalteradas as demais disposições contidas nos Decre-tos n.ºs 11.770, de 16 de março de 2016, e 11.778, de 17 de março de 2016.Art. 4.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 5.º Revogam-se as disposições em contrário.

Registre-se e publique-se.Prefeitura Municipal de Guarujá,

em 06 de outubro de 2017.PREFEITO

“GAB”/esoRegistrado no Livro Competente“GAB”, em 06.10.2017Éder Simões de OliveiraPront. n.º 18.825, que o digitei e assino

ERRATAPortaria n.º 2.310/2017, de 06 de outubro de 2017.Na Portaria n.º 2.310/2017, de 06 de outubro de 2017, publicada no Diário Oficial do Município, edição nº 3.817, de 07 de outubro de 2017:Onde se lê:… correspondente a Supervisor I (FG-S4).Leia-se:… correspondente a Supervisor III (FG-S6).

ATOS OFICIAISSECRETARIAS MUNICIPAIS

ADMINISTRAÇÃOEDITAL DE CONVOCAÇÃO

Ficam os servidores abaixo relacionados, convocados a darem ciência em documentos de seu interesse, indicados na coluna respectiva. Favor comparecer no Recursos Humanos da PMG, no Paço Municipal “Raphael Vitiello”, à Av. Santos Dumont 640 – térreo – sala 33, às 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª das 12:00h às 16:00h; e às 4.ª das 09:00h às 13:00h. O documento estará à disposição pelo período máximo de 10 (dez) dias, a partir desta publicação, após o qual será encaminhado para arquivo.

NOME PRONT. DOCUMENTOADONIS XAVIER DE SOUZA 21.112 PROCESSO Nº 21257/2017ADRIANE APARECIDA DE O. MATOS 16.073 PORTARIA Nº 2096/2017ALEXANDRA MARIA DE PAULA 13.865 PROCESSO Nº 28011/2017ANA LUCIA VIEIRA DE JESUS 20.179 REQUERIMENTOANGELA DOS SANTOS MENDONCA 17.704 REQUERIMENTOARLENE APARECIDA AMARAL 8.259 REQUERIMENTOASSIS BORN MUNIZ 7.902 PORTARIA Nº 2114/2017BEATRIZ MEDEIROS DE OLIVEIRA 19.990 PROCESSO Nº 23429/2017CARLA ALESSANDRA BRAGA PENHA 12.905 REQUERIMENTOCARLOS JOSÉ DOS SANTOS 13.798 PROCESSO Nº 9664/2011CLAUDIA ALVES DA SILVA 10.509 REQUERIMENTOCRISTINA APARECIDA DE LIMA SILVA 16.819 PORTARIA Nº 2216/2017DAMIAO PEREIRA SOARES 16.126 REQUERIMENTODAMIÃO PEREIRA SOARES 16.126 PROCESSO Nº 10283/2017DENI CARLOS PIMENTEL DE SOUSA 18.359 PROCESSO Nº 35015/2016

7TERÇA-FEIRA10.10.2017Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

DURVAL DOS SANTOS 4.254 PROCESSO Nº 4174/2017EDSON SANTOS DO NASCIMENTO 18.008 PORTARIA Nº 2175/2017EIDINAMAR DE MATOS REIS 20.167 REQUERIMENTOELIZABETH REGINA KRIEGEL 8.870 REQUERIMENTOFELIPE DE OLIVEIRA GOUVEIA 18.985 PORTARIA Nº 2270/2017FELIPE SANTOS DIAS 13.373 PORTARIA Nº 2215/2017FRANCISCO LEANDRO DOS SANTOS 18.995 PROCESSO Nº 24512/2017GENIVALDA VICENTE DA SILVA 17.833 PROCESSO Nº 13080/2011GERSON VIANA DA SILVA 16.811 PORTARIA Nº 2135/2017HAMILTON SILVA DOS SANTOS 14.582 REQUERIMENTOINGRID SANTOS DE SOUSA 14.844 REQUERIMENTOIOLANDA GABEL DE LIRA SOUZA 11.045 REQUERIMENTOIOLANDA GABEL DE LIRA SOUZA 11.045 REQUERIMENTOIVONE SOARES 20.196 REQUERIMENTOJOELMA RIBEIRO DOS SANTOS 20.177 REQUERIMENTOJORGE ALMEIDA DE CARVALHO 18.232 PORTARIA Nº 2172/2017JOSÉ ALTAMIR AGUIAR 19.496 PORTARIA Nº 2136/2017KEILA CRISTINA GABOS B. SANTOS 10.541 PROCESSO Nº 28010/2017LEANDRO DA SILVA MATTOS 20.443 PROCESSO Nº 42822/2014LUCIELMA DOS SANTOS FERNANDES 20.536 PROCESSO Nº 18341/2014LUCIENE CAVAZINE DOS SANTOS 19.685 PROCESSO Nº 42907/2014MARCIA GAKIYA KANASHIRO 9.825 PROCESSO Nº 7243/2013MARCIA LOPES CUNHA 19.349 PROCESSO Nº 20498/2017MARCIO ANTÔNIO FONTES SOARES 11.677 PORTARIA Nº 2232/2017MARCUS VINICIUS C. LUIZ DA SILVA 13.661 PORTARIA Nº 2095/2017MARIA ALICE AYRES 5.081 PROCESSO Nº 28043/2017MARIA DAS NEVES MARQUES DE ARAUJO SILVA 14.426 PORTARIA Nº 2176/2017MARIA HELENA ROCHA JUSTINIANO 7.585 REQUERIMENTOMARIA IRENE ARAÚJO DOS SANTOS 4.771 PROCESSO Nº 25999/2017MARIO RODRIGUES DE SOUZA 16.663 PROCESSO Nº 23795/2017MAURILIO JOSÉ DE BARROS 14.810 PROCESSO Nº 36956/2015MEIRIDALVA TEIXEIRA DE CASTRO 20.402 PROCESSO Nº 43927/2014MICHELLI BARBOSA ZAMBELLI 18.117 PROCESSO Nº 28496/2017MÔNICA SANTOS DE JESUS MARTINS 19.363 PROCESSO Nº 21627/2017MYRIAN FREITAS SAUDA FIDALGO SALGADO 5.112 REQUERIMENTOMYRTES NERES DUARTE 19.437 PORTARIA Nº 2171/2017NELITE LAMENHA DA CUNHA 19.741 PROCESSO Nº 1029/2015OSMAR LOPES DA SILVA 20.379 PROCESSO Nº 1044/2015PASCHOALINA RAMOS MADUREIRA DE LIMA 15.984 PROCESSO Nº 27202/2017PATRICIA CRISTINA DE SOUZA 20.246 REQUERIMENTORENATO OLIVEIRA DIAS 20.236 REQUERIMENTORITA DE CÁSSIA COLOMBRINI TEIXEIRA 11.171 PORTARIA Nº 2173/2017ROBERTO MALHEIROS JUNIOR 13.238 PORTARIA Nº 2174/2017ROGÉRIA SNTOS DE LIRA 12.933 PROCESSO Nº 28089/2017ROSE MEIRE BATISTA DE LARA ROCHA 8.933 REQUERIMENTOSILVANA PEREIRA 11.368 PORTARIA Nº 2113/2017SIMONE ALVES SANTOS 20.258 PROCESSO Nº 1599/2015SOLANGE DE LOURDES C. SALGADO 14.339 PORTARIA Nº 2169/2017TANIA JANAINA DOS SANTOS COELHO 20.362 REQUERIMENTOTEODORO DEZIDÉRIO 15.950 PORTARIA Nº 2259/2017WILLIAM LANCELLOTTI 13.758 PORTARIA Nº 2201/2017

Prefeitura Municipal de Guarujá, em 09 de outubro de 2017.Secretário Municipal de Administração

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 43/2017Objeto: Aquisição de camas para a implantação da Unidade de Saúde Mental CAPS AD III da Secretaria de Saúde do Município de Guarujá.

LICITAÇÃO EXCLUSIVA PARA MEI/ME/EPPO Edital na íntegra e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente no site www.guaruja.sp.gov.br, através do link “Serviços Online”; “Sistema de Licitações”, ou pessoalmente, na Diretoria de Compras e Licitações(me-diante o recolhimento de R$ 25,00 referentes aos custos de reprodução) sito na Av. Santos Dumont, 800, 1º andar – Santo Antônio - Guarujá – SP, no período de 16 de outubro de 2017 até o dia 25 de outubro de 2017. O pagamento deverá ser efetivado na Agência Bancária situada dentro do Paço Municipal Raphael Vitiello. Os demais atos que necessitarem de publicidade serão publicados oficialmente apenas no Diário Oficial do Município, nos termos da Lei Federal nº 8.666/1993, artigo 6º, inciso XIII; Lei Municipal nº 2.812/2001, e disponibilizados, em caráter informativo, no site do Município.Os Envelopes nº 1 e 2 e a declaração de pleno atendimento aos requisitos de habilitação serão recebidos na Diretoria de Compras e Licitações no dia 26 de outubro de 2017 até às 09h30m, quando se dará a abertura da sessão pública.

Guarujá, 09 de outubro de 2017.JOSE HUMBERTO SANDI

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

EXTRATO DE TERMO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOATA DE REGISTRO DE PREÇOS N°: 86/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO N°: 19085/942/2017

PREGÃO PRESENCIAL Nº: 25/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: DUPATRI HOSPITALAR COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EX-PORTAÇÃO LTDA (FILIAL)OBJETO: Registro de Preços para aquisição de medicamentos de manda-dos judiciais para atender a Secretaria Municipal de Saúde – Bloco C-1; As despesas decorrentes, objeto desta ata, correrão por conta dos recursos consignados no orçamento vigente, conforme segue:Órgãos:16.01 Secretaria Municipal de SaúdeElemento da Despesa:3.3.90.30.00Para os itens e valores abaixo registrados:

SEM A COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP(100% DO QUANTITATIVO)

Item Descrição Unidade Qtde PreçoUnitário

1 ACETILCISTEÍNA, 100MG/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, 3ML AMPOLA 5.760 R$ 2,9823 ÁCIDO TIÓCTICO, 600MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 2,9984 ÁCIDO URSODESOXICÓLICO, 300MG COMPRIMIDO 4.320 R$ 4,339

13 CIANOCOBALAMINA, ASSOCIADA COM PIRIDOXINA E TIAMINA, 5MG + 100MG + 100MG DRAGEA 1.080 R$ 1,527

16 DABIGATRANA ETEXILATO, 110MG CÁPSULA 2.160 R$ 2,76222 DUTASTERIDA, ASSOCIADO À TANSULOSINA, 0,5MG + 0,4MG CÁPSULA 8.640 R$ 2,24826 EZETIMIBA, 10MG COMPRIMIDO 4.320 R$ 1,9732 HIDROXICLOROQUINA SULFATO, 400MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 1,295

34 INSULINA, GLARGINA, 100UI/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, COM APLI-CADOR, 3ML CANETA 15.000 R$ 85,81

35 INSULINA, GLULISINA, AÇÃO RÁPIDA, 100UI/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, COM APLICADOR, 3ML CANETA 10.000 R$ 19,24

39 LINAGLIPTINA, 5MG COMPRIMIDO 1.080 R$ 4,4640 MANIDIPINO, 10MG COMPRIMIDO 1.080 R$ 2,79341 MEMANTINA, SAL CLORIDRATO, 10MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 1,49

46 METILFENIDATO CLORIDRATO, 20MG, MICROGRÂNULOS DE LIBE-RAÇÃO MODIFICADA CÁPSULA 5.000 R$ 5,03

51 OXIBUTININA CLORIDRATO, 1MG/ML, XAROPE, 120ML FRASCO 150 R$ 25,25

56 RIVASTIGMINA, 9MG EQUIVALENTE A 4,6MG/DIA, ADESIVO TRANS-DÉRMICO ADESIVO 540 R$ 8,57

57 RIVASTIGMINA, 18MG EQUIVALENTE A 9,5MG/DIA, ADESIVO TRANS-DÉRMICO ADESIVO 1.440 R$ 9,96

67 VALSARTANA, ASSOCIADO À HIDROCLOROTIAZIDA, 160MG + 12,5MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 1,998

Vigência: 12 (doze) meses, a partir da assinatura; Data de assinatura: 18 de Setembro de 2017.As aquisições ora registradas serão diretamente acompanhadas e fiscaliza-das pela Secretaria Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada, nos termos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93.

EXTRATO DE TERMO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOATA DE REGISTRO DE PREÇOS N°: 87/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO N°: 19085/942/2017PREGÃO PRESENCIAL Nº: 25/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: INTERLAB FARMACÊUTICA LTDAOBJETO: Registro de Preços para aquisição de medicamentos de manda-dos judiciais para atender a Secretaria Municipal de Saúde – Bloco C-1; As despesas decorrentes, objeto desta ata, correrão por conta dos recursos consignados no orçamento vigente, conforme segue:Órgãos:16.01 Secretaria Municipal de SaúdeElemento da Despesa:3.3.90.30.00Para os itens e valores abaixo registrados:

SEM A COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP (100% DO QUANTITATIVO)

Item Descrição Unidade Qtde PreçoUnitário

5 ÁCIDO ZOLEDRÔNICO, 50MCG/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, 100ML FRASCO 4 R$

1.328,65

7 ANLODIPINO BESILATO, ASSOCIADO AO VALSARTANO, 10MG + 320MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 2,875

8 ANLODIPINO BESILATO, ASSOCIADO AO VALSARTANO, 5MG + 320MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 2,43

9 ANLODIPINO BESILATO, ASSOCIADO AO VALSARTANO, 5MG + 160MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 2,43

15 CUMARINA, ASSOCIADA COM TROXERRUTINA, 15MG + 90MG DRAGEA 1.440 R$ 0,24

44 METFORMINA CLORIDRATO, ASSOCIADAÀ VILDAGLIPTINA, 1G + 50 MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 2,315

45 METFORMINA CLORIDRATO, ASSOCIADAÀ VILDAGLIPTINA, 850MG + 50MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 2,315

47 METILFENIDATO CLORIDRATO, 40MG, MICROGRÂNULOS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA CÁPSULA 1.440 R$ 5,65

52 PANTOPRAZOL, 20MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 3,45

58 RIVASTIGMINA, 27MG EQUIVALENTE A 13,3MG/DIA, ADESIVO TRANSDÉRMICO ADESIVO 2.880 R$ 10,09

Vigência: 12 (doze) meses, a partir da assinatura; Data de assinatura: 18 de Setembro de 2017.As aquisições ora registradas serão diretamente acompanhadas e fiscaliza-das pela Secretaria Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada, nos termos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93.

EXTRATO DE TERMO DE PRORROGAÇÃO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL

TERMO DE PRORROGAÇÃO Nº 03 - CONTRATO DE LOCAÇÃO Nº 238/2014PROCESSO ADMINISTRATIVO: Nº. 30417/942/2014DISPENSA DE LICITAÇÃOLOCATÁRIA: MUNICÍPIO DE GUARUJÁLOCADOR: PAULO EDUARDO FEIJÓ E A SRA AUREA FERNANDES FEIJÓDA FINALIDADE PÚBLICA A SER ATENDIDA: Tendo em vista o interesse na prorrogação do referido contrato, conforme justificativas constantes no processo administrativo n° 30417/942/2014, e nos termos do que dispõe o artigo 24, inciso X, da Lei Federal nº 8666/93 e na Lei nº 8245/91, resolvem as partes prorrogar o contrato por mais 12 (doze) meses, com vigência de 15 de Setembro de 2017 até 14 de Setembro de 2018. A presente locação visa a atender finalidade pública, para abrigar a Unidade de Saúde Básica da Família do Perequê subordinado à Secretaria Muni-cipal de Saúde. Imóvel localizado à Rua Rio Branco, nº 235 – Balneário Praia do Perequê – Guarujá/SP, no valor mensal de R$ 7.901,75 (Sete mil novecentos e um reais e setenta e cinco centavos), As despesas decorrentes com execução do presente contrato correrão por conta das Dotações Orçamentárias nº: 16.01.10.3001.1008.2.157.3.3.90.36.00(655). O Presente contrato será diretamente acompanhado e fiscalizado, em todas as suas fases, pelas Secretarias Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela LOCATÁRIA, nos termos do art. 67, da Lei Federal nº 8.666/93. Data de Assinatura: 14 de Setembro de 2017.

8 TERÇA-FEIRA10.10.2017 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

EXTRATO DE TERMO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOATA DE REGISTRO DE PREÇOS N°: 83/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO N°: 19085/942/2017PREGÃO PRESENCIAL Nº: 25/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: ATONS DO BRASIL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOS-PITALARES LTDAOBJETO: Registro de Preços para aquisição de medicamentos de manda-dos judiciais para atender a Secretaria Municipal de Saúde – Bloco C-1; As despesas decorrentes, objeto desta ata, correrão por conta dos recursos consignados no orçamento vigente, conforme segue:Órgãos:16.01 Secretaria Municipal de SaúdeElemento da Despesa:3.3.90.30.00Para os itens e valores abaixo registrados:

SEM A COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP (100% DO QUANTITATIVO)

Item Descrição Unidade Qtde PreçoUnitário

11 BISOPROLOL FUMARATO, 2,5 MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 0,3517 DEFLAZACORTE, 6 MG COMPRIMIDO 540 R$ 0,9019 DIOSMINA, ASSOCIADA À HESPERIDINA, 450MG + 50MG COMPRIMIDO 5.760 R$ 0,3820 DULOXETINA, 30MG, MICROGRÂNULOS DE LIBERAÇÃO LENTA CÁPSULA 2.880 R$ 1,5524 ESCITALOPRAM OXALATO, 10MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 1,4630 GLICLAZIDA, 60MG, LIBERAÇÃO PROLONGADA COMPRIMIDO 200.000 R$ 1,3449 NEBIVOLOL, SAL CLORIDRATO, 5MG COMPRIMIDO 1.440 R$ 1,0054 PIOGLITAZONA CLORIDRATO, 30MG COMPRIMIDO 2.160 R$ 1,9559 ROSUVASTATINA, CÁLCICA, 10MG COMPRIMIDO 2.880 R$ 0,7564 TOPIRAMATO, 50MG COMPRIMIDO 7.200 R$ 0,2065 VALSARTANA 160MG COMPRIMIDO 30.000 R$ 0,5566 VALSARTANA 320MG COMPRIMIDO 30.000 R$ 0,92

Vigência: 12 (doze) meses, a partir da assinatura; Data de assinatura: 27 de Setembro de 2017.As aquisições ora registradas serão diretamente acompanhadas e fiscaliza-das pela Secretaria Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada, nos termos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93.

EXTRATO DE TERMO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOATA DE REGISTRO DE PREÇOS N°: 84/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO N°: 19085/942/2017PREGÃO PRESENCIAL Nº: 25/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: ELI LILLY DO BRASIL LTDAOBJETO: Registro de Preços para aquisição de medicamentos de manda-dos judiciais para atender a Secretaria Municipal de Saúde – Bloco C-1; As despesas decorrentes, objeto desta ata, correrão por conta dos recursos consignados no orçamento vigente, conforme segue:Órgãos:16.01 Secretaria Municipal de SaúdeElemento da Despesa:3.3.90.30.00Para os itens e valores abaixo registrados:

SEM A COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP (100% DO QUANTITATIVO)

Item Descrição Unidade Qtde PreçoUnitário

36INSULINA, HUMANA, NPH, 100U/ML, INJETÁVEL, 3ML. USO ADUL-TO E PEDIATRICO. A CADA 10 AQUISIÇÕES DESTA INSULINA, O LABORATÓRIO ENVIARÁ 1 CANETA COMPATÍVEL COM O REFIL, COMO BONIFICAÇÃO

TUBETE 2.000 R$ 15,38

37 INSULINA, LISPRO, 100UI/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, COM APLI-CADOR, 3ML CANETA 7.000 R$ 25,15

63 TERIPARATIDA, 250MCG/ML, SOLUÇÃO INJETÁVEL, COM SISTE-MA DE APLICAÇÃO, 2,4ML

CANETA DESCARTÁVEL 48 R$ 1.987,45

Vigência: 12 (doze) meses, a partir da assinatura; Data de assinatura: 18 de Setembro de 2017.As aquisições ora registradas serão diretamente acompanhadas e fiscaliza-das pela Secretaria Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada, nos termos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93.

EXTRATO DE TERMO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOATA DE REGISTRO DE PREÇOS N°: 85/2017PROCESSO ADMINISTRATIVO N°: 19085/942/2017PREGÃO PRESENCIAL Nº: 25/2017CONTRATANTE: MUNICÍPIO DE GUARUJÁCONTRATADA: DUPATRI HOSPITALAR COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E

EXPORTAÇÃO LTDA (MATRIZ)OBJETO: Registro de Preços para aquisição de medicamentos de manda-dos judiciais para atender a Secretaria Municipal de Saúde – Bloco C-1; As despesas decorrentes, objeto desta ata, correrão por conta dos recursos consignados no orçamento vigente, conforme segue:Órgãos:16.01 Secretaria Municipal de SaúdeElemento da Despesa:3.3.90.30.00Para os itens e valores abaixo registrados:

SEM A COTA RESERVADA PARA MEI, ME E EPP (100% DO QUANTITATIVO)

Item Descrição Unidade Qtde Preço Unitário61 TEMOZOLOMIDA, 100MG CÁPSULA 1.200 R$ 260,5062 TEMOZOLOMIDA, 250MG CÁPSULA 240 R$ 638,24

Vigência: 12 (doze) meses, a partir da assinatura; Data de assinatura: 18 de Setembro de 2017.As aquisições ora registradas serão diretamente acompanhadas e fiscaliza-das pela Secretaria Municipal de Saúde, que zelará pelo fiel cumprimento das obrigações assumidas pela Contratada, nos termos do Art. 67, da Lei Federal nº. 8666/93.

EDUCAÇÃOCOMUNICADO: MATRÍCULA ANTECIPADA/2018

De acordo com a Resolução SE 33, de 26/07/2017 que estabelece critérios e procedimentos para a implementação do Programa de Matrícula Anteci-pada/Chamada Escolar/2018, os pais ou responsáveis têm de 03/10 até 31/10 para procurar escolas públicas e efetuar inscrições de seus filhos. O objetivo da matrícula antecipada é, justamente, dar oportunidade para que todos consigam se matricular na escola pública..A matrícula antecipada é destinada somente aos estudantes que estão fora da rede pública, tanto os ingressantes no ensino Fundamental (1º Ano) como os que cursarão os demais anos, inclusive a EJA. Os que já estão matriculados em escolas públicas (estaduais ou municipais) neste ano, não é preciso se cadastrar. Eles darão continuidade aos estudos na rede pública automaticamente.A matrícula antecipada é válida para crianças a partir de 6 anos completos ou a completar até 31/03/2018.No período de inscrição, podem se cadastrar todos aqueles que em 2017 não frequentaram a rede pública, e que desejam ingressar em qualquer ano do Ensino Fundamental, inclusive na EJA. Caso não seja possível efetuar a inscrição até a data prevista, os interessados terão novas oportunidades.É recomendável que o responsável tenha em mãos um documento de identificação do aluno, como certidão de nascimento, RG e comprovante de residência. Os documentos são importantes para que a inscrição seja efetuada, pois garantem o preenchimento correto da ficha de cadastro.Ingressantes no Ensino Fundamental que não frequentaram a Educação Infantil em 2017 e também alunos que tenham parado os estudos sem concluir o Ensino Fundamental e desejam voltar à rede pública em 2018 devem se inscrever.O compromisso do governo estadual e municipal é garantir vaga para todos os alunos. Não é garantindo que o aluno estude onde sua inscrição foi feita. É possível que o número de vagas de uma determinada escola seja menor do que o número de alunos que se inscreveram nela, o excedente será direcionado para outras escolas da região.Todos os alunos inscritos terão vagas garantidas em escolas da rede pública (estadual ou municipal), ou seja, ninguém ficará sem estudar.Os ingressantes que não frequentaram a rede pública de ensino devem verificar o resultado da matrícula para o ano letivo 2018 na unidade que fez o cadastramento.

Guarujá, 29 de setembro de 2017Camila A. Buck da Cruz

Diretoria de Planejamento, Controle e Programas Estratégicos

Renato Marcelo PietropaoloSecretário Municipal de Educação

EDITAL DE DIRETRIZES DE MATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2018

Dispõe sobre as diretrizes de matrículas para o ano letivo de 2018 nas Unidades Municipais que oferecem atendimento de Educação Infantil em nível de pré-escola. A Secretária de Educação do Município de Guarujá, no uso de suas atribui-ções legais, torna públicas as diretrizes referentes à matrícula para o ano letivo de 2018, nas unidades que oferecem Educação Infantil ( pré-escola),

para crianças de 4 e 5 anos de idade e as demais que completem 6 anos a partir de 1º de abril de 2018.1-Da Fundamentação Legal:- Constituição Federal/88, EC 53/06, EC 59/09;- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN Nº 9394/96;- Lei nº 8.069/90 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;-Lei 11700/08 que dispõe sobre a garantia de vaga na escola pública de educação infantil ou ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir de 4 anos de idade;- Lei 12796/13 que estabelece a obrigatoriedade ao atendimento na Educação Infantil;- Lei 2546/97 que cria o Sistema Municipal de Ensino;- Decreto Nº 7492/2011 que institui o Plano Brasil Sem Miséria;-Resolução CNE/CEB Nº 05/2009, ficam estabelecidas as diretrizes de matrícula para Educação Infantil/Ano Letivo 2018.2-Da Apresentação:A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.A Educação Infantil será oferecida em:-Creches, para crianças de quatro meses até 3 anos de idade;-Pré-Escola para crianças de 4 e 5 anos de idade e as demais que com-pletem 6 anos a partir de 1º de abril de 2018, de que trata este Edital.3-Dos ObjetivosEste Edital tem por objetivo geral orientar a matrícula das crianças, nas unidades municipais de ensino de Guarujá.Destaca-se que deverá ser assegurado o direito da criança ao Ensino Fun-damental, em idade própria, respeitada a idade de ingresso estabelecida nos respectivos sistemas de ensino, sendo para a rede pública municipal: 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2018.Ampliar o acesso da população em situação de extrema vulnerabilidade aos serviços públicos.3.1-O Edital de Matrícula tem como objetivos específicos:-divulgar este edital à direção das unidades, aos pais ou responsáveis legais e a toda comunidade para fins de matrícula do público alvo da Educação Infantil (pré-escola);-realizar matrícula em qualquer época do ano letivo, atendidas as dispo-sições legais;-realizar a matrícula, sempre que houver vagas, de crianças transferidas;-cadastrar e atualizar os dados no Sistema de Cadastro de Alunos – Pro-desp/GEDAE, observando e acompanhando a migração para a Plataforma SED - Secretaria Escolar Digital;-informar à família da responsabilidade de atualizar os dados da ficha ca-dastral e/ou matrícula a cada mudança de endereço residencial, telefone, local de trabalho. No mês de setembro, ficam as famílias responsáveis em atualizar todas as informações, preenchendo novamente a ficha cadastral. As Unidades devem se adequar a nova Plataforma SED, geolocalizando todos os alunos de acordo com o comprovante de residência apresentado; -efetuar a matrícula de crianças com deficiência.4- Dos Critérios para Matrícula:-4.1- PRÉ-ESCOLA 4 A 6 ANOSAs unidades municipais abrirão vagas para crianças de 4 e 5 anos e as demais que venham completar 6 anos a partir de 1º de abril de 2018.5- Dos procedimentos:-A matrícula deverá ser efetuada pelos pais ou responsável legal pela criança.5.1-Freqüência da criança5.1.1-Comparecimento5.2- Comunicar, por escrito, no ato da matrícula, ao responsável pela criança, que as ausências a partir de 5 (cinco) dias consecutivos devem ser justificadas; - Entrar em contato com o responsável legal para esclarecimentos, após 5 (cinco) dias consecutivos de ausência sem justificativa;5.2.1-A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental;- 5.3-Afastamentos;- 5.3.1- O afastamento da criança motivado por situações particulares poderá ser concedido pela unidade, com prazo limite de até 30 (trinta) dias, devendo ser comunicado pela família com antecedência e por escrito.5.3.2- O afastamento da criança para tratar da saúde, fica resguardada a vaga, desde que o atestado seja apresentado até o quinto dia de ausência à direção da unidade.5.4-Cancelamento da Matrícula:É o desligamento definitivo da criança na unidade em que está matriculada. O cancelamento da matrícula decorre da iniciativa da família ( pai, mãe ou responsável legal), devendo os interessados preencher solicitação do cancelamento da matrícula junto à secretaria da unidade.O cancelamento da matrícula só poderá ser efetivado pela unidade, nos

9TERÇA-FEIRA10.10.2017Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

casos em que for constatado a apresentação de docu-mentação falsa ou adulterada.5.4.1-Abandono da VagaOcorre nas situações em que a criança apresenta 15 dias de faltas consecutivas, sem que a família informe o motivo da ausência, esgotadas todas as tentativas de localização e reintegração, registrando os contatos, caracterizando abandono de vaga.6-Da Composição e Organização das TurmasAs turmas serão organizadas considerando-se a idade das crianças. As turmas mistas só serão permitidas mediante autorização da Diretoria de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.O número de crianças poderá variar considerando as dimensões de espaço físico e avaliação da Diretoria de Educação Infantil, assegurada a qualidade do atendimento7-Da documentação:O diretor da unidade é responsável pela regularidade da documentação das crianças matriculadas, cabendo-lhe também a constante atualização dos registros na ficha cadastral e no sistema de Cadastro de Alunos - Prodesp/GDAE/SED.Em toda a documentação escolar da criança, deverá ser registrado o seu nome completo, sem abreviações.Será nula de qualquer efeito a matrícula que for rea-lizada com apresentação de documentação falsa ou adulterada, ficando o responsável passível das penas que a lei determinar.No ato de matrícula é indispensável à apresentação exigida, conforme segue:- Certidão de nascimento (cópia simples) e original;- Comprovante de residência no município do Guarujá em nome do responsável (apresentar cópia de qualquer um dos seguintes documentos: conta de luz, telefone, contrato de aluguel, carnê de IPTU ou outros documen-tos emitidos por órgãos oficiais);- Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude para as crianças que convivem com o responsável legal;- Carteira de vacinação atualizada;- Beneficiário da Bolsa Família, deve apresentar com-provante;-As suspeitas de fraudes nas declarações e documentos apresentados para fins de matrícula, serão encami-nhadas ao Ministério Público da Comarca de Guarujá. 8-Do Cronograma:-De 18 a 31 de outubro para crianças nascidas de 1º de abril de 2012 a 31 de março de 2013 e de 1º de abril de 2013 a 31 de março de 2014;9- Das TransferênciasNo decorrer do ano letivo de 2018, as transferências ficam condicionadas à existência de vagas. 10-Das Disposições Gerais:-Ficam impedidas as matrículas em mais de uma uni-dade escolar;A realização da matrícula e a freqüência da criança nas unidades de ensino municipais não poderão ser vinculadas à exigência de qualquer tipo de cobrança financeira ou imposição de condições relativas ao ma-terial escolar, uniforme, ou equivalente;É responsabilidade do Diretor, cadastrar e manter atu-alizados os dados dos alunos no Sistema;As informações constantes nas declarações das famílias ou responsáveis legais serão de inteira responsabilidade dos signatários, e, caso, sejam inverídicas, os mesmos poderão responder de acordo com a legislação vigente.

Guarujá, 23 de setembro de 2017.Renato Marcelo Pietropaolo

Secretário Municipal de Educação

REMATRÍCULA PARA O ANO LETIVO DE 2018A Secretária Municipal de Educação de Guarujá, no uso das suas atribuições legais comunica aos senhores pais ou responsáveis legais pelos alunos matriculados nas escolas municipais em 2017, que deverão comparecer na unidade escolar para efetuar as rematrículas para o ano letivo de 2018, no horário das 9h às 12h e das 14h

às 17h, de acordo com o cronograma abaixo:1- Rematrícula: Ensino Fundamental1º e 2º Anos: ................................................................ 16/10/173º e 4º Anos: ................................................................ 17/10/175º e 6º Anos: ................................................................ 18/10/177º e 8º Anos: ................................................................ 19/10/17Os pais ou responsáveis que não puderem comparecer nas datas acima discriminadas, poderão rematricular seus filhos no dia 20/10/17.Transferências para o Ensino Fundamental: inscrição por deslocamento de 03 a 10/01/20182-Rematrícula na Ed. Infantil:17 e 18/10/1720/10/17: para os que não puderam comparecer nas datas acima.OBSERVAÇÃO: O não comparecimento do pai ou o responsável legal nos períodos acima estipulados im-plicará na desistência da vaga escolar.

Guarujá, 23 de setembro de 2017.Renato Marcelo Pietropaolo

Secretário Municipal de Educação

EDITAL DE MATRÍCULAS - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA 1ºSemestre/2018

A Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Guarujá comunica aos interessados no preenchimento de vagas em classes de Educação de Jovens e Adultos, correspondentes do 1º ao 5º ano (EJA I) e do 6º ao 9º ano (EJA II) do Ensino Fundamental, que estarão abertas nas escolas da Rede Municipal, conforme as normas abaixo:I- MATRÍCULAS / REMATRÍCULAS MATRÍCULAS - De 16/10 a 08/12/2017 – para novos candidatos ou enquanto existirem vagas.REMATRÍCULAS – De 23 a 30/11/2017 - Das 19 às 21 horas. Dos alunos menores de idade, devem ser convocados seus responsáveis e renovar os Termos de Responsabilidade a cada 6 (seis) meses na própria Unidade de Ensino.II – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA• Histórico Escolar Original ou Atestado de Escolaridade – (para os novos candidatos);• Xerox do R.G.;• Xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento;• Xerox do Título de Eleitor;• Xerox do Certificado Militar (sexo masculino);• Xerox do comprovante de residência atualizado;O candidato do EJA I que não puder comprovar escola-ridade anterior será submetido a avaliação na própria escola para ser incluído no termo que demonstrar conhecimentos, respeitando-se a idade/termo.III – IDADE MÍNIMA PARA MATRÍCULA – 15 anos com-pletos no ato da matrícula.IV- PREENCHIMENTO DAS VAGAS A Direção da Escola deverá analisar cada pedido de matrícula e deferir as que preencham as condições estabelecidas nas normas legais. UNIDADES DE ENSINO • (1)EM “Paulo Freire”- 1º ao 4º termos- EJA I e II Av. Tancredo Neves, s/nº- Santa Clara- Guarujá tel- 3386-6119. Horário de secretaria – manhã 9h às 12h – tarde – 14h às 16h – noite 18h às 20h. • (2)EM “Giusfredo Santini” – 1º ao 4º termos – EJA I Rua João Batista, n°370 – Morrinhos I – Vicente de Carvalho – Guarujá tel- 3384-5576. Horário de secre-taria manhã 9h às 12h – tarde 14h às 17h. • (3)EM “Jacirema dos Santos Fontes”- 1º ao 4º termos- EJA II Rua Daniela Matos da Silva, nº 63- Morrinhos I – Vicente de Carvalho 6 – Guarujá tel - 3355-7886. Horário de secretaria manhã 9h às 11h – tarde 13h30 às15h 30 – noite 19h às 21h.• (4)EM “Mário Cerqueira Leite Filho” - 1º ao 4º termos – EJA I e EJA II Rua Javari, nº 95- Balneário Praia do Perequê- Guarujá tel - 3353-4473. Horário de secretaria manhã 8h às 12h – tarde 13h às18h – noite 19h às 21h.• (5)EM “Dr. Napoleão Rodrigues Laureano”– 1º ao 4º termos EJA I e EJA II Rua Oswaldo Aranha, nº 365- Jd.

Maravilha- Vicente de Carvalho - Guarujá tel - 3352-1484. Horário de secretaria manhã 8h às 12h – tarde 14h30 às 15h 30 – noite 19h30.• (6)EM “Dr. Oswaldo Cruz II” – 1º ao 4º termos – EJA IIAv. Presidente Vargas, nº 485 - Parque Estuário - Vi-cente de Carvalho- Guarujá tel - 3341-3300. Horário de secretaria manhã 9h às 11h30 – tarde 13h às15h – noite 18h às 19h.• (7)EM “Sérgio Pereira Rodrigues”– 1º ao 4º termos – EJA I e EJA II Av. Atlântica, nº 1516- Cidade Atlân-tica- Guarujá tel - 3392-3883. Horário de secretaria manhã 9h às 11h – tarde 13h30 às 16h – noite 13h30 às 19h30h.• (8) Secretaria Municipal de Educação “SEDUC” – EJA I e EJA II Av. Santos Dumont nº 640 – Bairro: Santo Antonio – Guarujá.

Guarujá, 20 de setembro de 2017Rosângela Melo Teixeira de Oliveira

Coordenadora da EJAMarcia Regina Capezzuto

Diretora do Ensino Renato Marcelo Pietropaolo

Secretário Municipal de Educação

PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO 2018 – EM 1º de Maio

A Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Ensino Fundamental torna público o presente Edital para o provimento de vagas para os Cursos Técnicos Profissionalizantes para o ano de 2018 da Escola Mu-nicipal 1º de Maio.I) DA RELAÇÃO DE CURSOS, VAGAS E HORÁRIO DOS CURSOS.

RELAÇÃO DE CURSOS VAGAS HORÁRIO DO CURSOADMINISTRAÇÃO (tarde)ADMINISTRAÇÃO (noite)

50100

Das 14h às 18hDas 19h às 23h

CONTABILIDADE 50 Das 19h às 23hMEIO AMBIENTE 50 Das 19h às 23hMECÂNICA (tarde)MECÂNICA (noite)

5050

Das 14h às 18hDas 19h às 23h

QUÍMICA (noite) 100 Das 19h às 23h

Obs.: A matrícula no período da tarde para os cursos de Mecânica e Administração será garantida apenas para o 1º ano do curso técnico.II) DAS INSCRIÇÕES E DA ESCOLARIDADE MÍNIMA• Períodos de Inscrições: de 18/10/2017 a 23/10/2017.• Horário: das 14h às 21h• Local: E.M “1º de Maio” – Av. Adriano Dias dos Santos, Jd. Boa Esperança – Vicente de Carvalho – Guarujá/SP – Tel.: (13) 3355-1349.• Documentação necessária e requisitos:- RG original ou CNH original.- Ter concluído o Ensino Médio no ato da matrícula ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio em 2018.- Para aqueles que trabalham na área do Curso escolhi-do, Declaração de Trabalho da empresa na qual trabalha, constando tempo de serviço e função que ocupa.• Taxa de Inscrição:- Taxa de inscrição + Manual do Candidato: R$ 20,00.- Não há isenção da taxa de inscrição.- Em hipótese alguma será feita a devolução do valor pago na inscrição.• Observação:Uma vez efetivada a inscrição não serão admitidas as mudanças de opção de Curso e do período/horário de estudo escolhidos inicialmente.III) DOS CONHECIMENTOS EXIGIDOS.- Matemática, Português, Conhecimentos Gerais (Física, Química, Biologia, História e Geografia) referentes ao Ensino Médio e Atualidades.IV) DAS PROVAS – DATA, HORÁRIOS E LOCAIS.• Dia: 21/11/2017• Horário: início às 20h – término às 22h• Locais:- MECÂNICALocal: Escola Municipal Dr. Napoleão Rodrigues LaureanoEndereço: Av. Oswaldo Aranha, nº 365 - Jd. Maravilha,

VC – Guarujá/SP. – Tel: (13) 3352-1484- MEIO AMBIENTE e QUÍMICA.Local: Escola Municipal “1º de Maio”Endereço: Av. Adriano Dias dos Santos, 611 – Jd. Boa Esperança, VC – Guarujá/SP. – Tel: (13) 3355-1349- ADMINISTRAÇÃO; CONTABILIDADELocal: Escola Municipal Myriam Terezinha Wichroski Millbourn (ao lado a E.M “1º de Maio”). Endereço: Av. Adriano Dias dos Santos, 623 – Jd. Boa Esperança, VC – Guarujá/SP. – Tel: (13) 3383-7020• OBSERVAÇÕES:1) Tempo mínimo de prova: 30 minutos.2) Após o início das provas os portões serão fecha-dos, não sendo mais admitida a entrada de candidatos atrasados.3) O candidato deverá apresentar-se 30 minutos antes do horário previsto, munido de lápis, caneta esferográfica azul ou preta, borracha, ficha de inscrição e RG original e/ou documento com foto.4) Após a divulgação dos resultados, o candidato terá o período de 11/12/2017 à 15/12/2017 para ingressar com pedido de recurso junto à secretaria da escola das 17h às 21h.V) DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS E DAS MA-TRÍCULAS• Publicação do Gabarito no D.O e na escola: 26/11/17.• Os resultados do processo seletivo, em primeira cha-mada serão publicados no Diário Oficial do Município (D.O) e na escola em 09/12/2017.• Período de matrículas: De 18/12/2017 a 22/12/2017.Local: E.M “1º de Maio” – Av. Adriano Dias dos Santos, Jd. Boa Esperança – Vicente de Carvalho – Guarujá/SP – Tel.: (13) 3355-1349. • Horário: das 17h às 21h• Documentação necessária: - Xerox – RG, Certidão de Nascimento e/ou Certidão de Casamento, Histórico Escolar do Ensino Médio e/ou Atestado de Escolaridade, 1 foto 3x4 recente; (a CNH não será aceita como substituta do RG); CPF e/ou RG com CPF; - Para aqueles que trabalham na área do Curso escolhi-do, Declaração de Trabalho da empresa na qual trabalha, constando tempo de serviço e função que ocupa.• Segunda chamada para vagas remanescentes – pe-ríodo de 08/01/2018 a 12/01/2018;• Terceira chamada para vagas remanescentes – período de 26/02/2018 a 02/03/2018.• O CANDIDATO CLASSIFICADO QUE POR QUALQUER MOTIVO NÃO COMPARECER PARA EFETUAR A MATRÍ-CULA NO PERÍODO ESTIPULADO ACIMA, PERDERÁ AUTOMATICAMENTE A VAGA, NÃO CABENDO QUAL-QUER TIPO DE RECURSO.

Guarujá, 26 de setembro de 2017.Márcia Regina Capezzuto

Diretora de Ensino FundamentalRenato Marcelo Pietropaolo

Secretário Municipal de Educação

EDITAL DE COMUNICAÇÃO – SEDUCA Secretaria Municipal de Educação de Guarujá, através da Diretoria de Gestão Administrativa e Logística, consi-derando documentos emitidos pelas Escolas Municipais “Prof.ª Maria Aparecida Ramos Camargo” e “Prof.ª Lúcia Flora dos Santos”, estabelece o prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da publicação deste, para que o professor RODNEY DE SOUZA RODRIGUES, prontuário n.º 13.237, PEB III – Educação Física, entregue a documentação escolar solicitada pela equipe das referidas unidades.Informamos que o não cumprimento do prazo esti-pulado neste Edital e dos prazos futuros estipulados pelas Unidades Escolares onde leciona, para a entrega da documentação escolar, ocasionará a abertura de procedimento administrativo, de acordo com a Lei Com-plementar 135/2012 em seu artigo 439, incisos IV e VI.

Guarujá, 06 de outubro de 2017.Rose Helena Santana

Diretora de Gestão Administrativa e Logística

10 TERÇA-FEIRA10.10.2017 Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

Portaria nº 44/2017 - SEDUC “Dispõe sobre homologação do Projeto

Político Pedagógico das Escolas Municipais, Escolas Particulares de Educação Infantil e Núcleos de Educação Infantil Conveniados”

O Secretário de Educação, nos termos do artigo 12 da Lei nº 3.435 de 30/03/2007, homologa os seguintes Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Municipais, Escolas Particulares de Educação Infantil e Núcleos de Educação Infantil Conveniados, referentes ao ano de 2017:• Núcleo de Educação Infantil Tia Elaine.

Registre-se, publique-se e dê-se ciência.Secretaria Municipal de Educação,

09 de outubro de 2017.Renato Marcelo Pietropaolo

Secretário Municipal de Educação

FINANÇASCOMUNICADO – FINANÇAS Nº 036/2017

Considerando o disposto no caput do artigo 5º da Lei Federal nº 8.666/93 que dispõe sobre a obrigatorie-dade de obediência, para cada fonte diferenciada de recursos, a estrita ordem cronológica das datas de suas exigibilidades;Considerando o acatamento ao Princípio Constitu-cional da Continuidade nos Serviços Públicos no que se diz respeito ao fornecimento de bens e prestação de serviços essenciais a população, ou seja, os indis-pensáveis a coletividade;Considerando que o motivo trazido pela respectiva Secretaria de Finanças reveste-se de justificativa para proceder-se a alteração a Ordem Cronológica de Pagamentos (OCP), face à relevância dos serviços prestados;Considerando que haverá a suspensão dos serviços realizados pela empresa destacada abaixo, em rele-vância ao artigo 78º XV da lei já citada.A Secretaria de Finanças comunica, na forma do que preceitua a legislação em vigor, autoriza a quebra de cronologia para o pagamento à SH Informática Ltda., no valor de R$ 41.446,22, referente as notas fiscais 56139 e 56140, processos administrativos 16649 e 16650/17.

Guarujá, 10 de outubro de 2017.Adalberto Ferreira da Silva

Secretário de Finanças

COORDENAÇÃO GOVERNAMENTAL

ATA da 1ª REUNIÃO ORDINÁRIACONSELHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL

DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADANo dia 23 de agosto p.p., as 16hs00min no salão de reuniões do Gabinete da Prefeitura Municipal de Guarujá, com as presenças dos Secretários de Meio Ambiente, Secretário de Habitação, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Secretá-rio de Convivência e de Defesa Social, Secretário de Planejamento e Gestão, representante da Secretaria da Saúde, Diretores e assessores das Secretarias de Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Desenvolvi-mento Econômico e Portuário e o Sr. Secretário de Governo que, na qualidade de Presidente do CONSE-LHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADA, elegeu a mim, Lucia Helena da Silva para secretariar os trabalhos e, atendendo a pauta estabelecida em edital abriu a reunião como se segue:1- Lido Relatório sucinto do processo de instalação do PMI, anexo à esta;2- Análise de pedidos de prorrogação da PMI: Foi informado pelo Sr. Presidente que, foi recebida uma solicitação de prorrogação de prazo pela Empresa Bra-sileira de Engenharia de Infraestrutura-EBEI. Como os

prazos estabelecidos para manifestação de interesse no Edital em questão não consideraram o dia 30/06 como dia útil, posto que, Guarujá decretou feriado em função das comemorações de emancipação da cidade, a data limite passou a ser 04/08, possibilitando assim, que a referida solicitante protocolasse seu interesse dentro do prazo oficial inicial;3- Análise dos pedidos para apresentação de estu-dos: Foi registrado também, o interesse por parte de 06 empresas: Saneamento Ambiental Águas do Brasil—SAAB, OAS Soluções Ambientais S/A, AEGEA Saneamento e participações S/A, Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura-EBEI, Moysés & Pires Sociedade de Advogados e CONASA. Foram abertos Processos Administrativos, e até o momento, como primeiro passo, a maioria já passou por conferência inicial da Secretaria de Meio Ambiente. Com exceção da solicitação da Empresa CONASA, que o processo se encontra em tramite interno no SEGOV, os documentos apresentados pelas demais interessadas atendem as exigências para habilitação considerando o exigido no Edital em seu item 4-DAS PETIÇOES, bem como o contido no Art.5º do Decreto Federal nº 8428/15. Cabe ressaltar que faz–se necessário realizar análise minuciosa do conteúdo de cada documento apresenta-do, procedimento esse de competência do CGPPP-G com cronograma a ser estabelecido; 4- Formação de equipe estabelecendo metodologia para disponibilização de dados com objetivo de instruir estudos: Pauta adiada para próxima reunião;5- Sugestões, proposituras para continuidade dos trabalhos: Considerando a necessidade de se analisar tecnicamente todos as proposituras dos interessados, de forma minuciosa, reforçando as necessidades e peculiaridades do Município, analisando competência técnica, expertises e demais solicitações que resultem num produto final efetivamente eficaz para a população, ficou acordado que esta reunião permanecerá em suspenso até dia 28/08p.v., quando serão avaliados os Processos e definido quais pretendentes serão habilitados e assim, publicado chamamento para apresentação de Estudos. No decorrer da reunião, foram discutidos assuntos relativos ao item principal da pauta bem como sugestões diversas como se segue: Sugerido pelo Secretario de Planejamento que se atente na análise, as proposituras de elaboração do Plano de Saneamento Básico em função do prazo legal para que a legislação municipal seja atendida quanto ao referido documento, o que foi acatado por todos. O Secretário de Habitação se prontificou a apresentar um Plano de Saneamento com base em estudos e registros já existentes e, pela formação técnica, po-derá em conjunto com Secretario de Planejamento, esboçar o referido documento. Duvidas em relação à prazos foram dirimidas a contento. Lista de presença em anexo.6- Encerramento: Ficou aprovado que esta reunião se manterá suspensa até a data de 28/08 p.v., para finalização das análises e, não tendo mais nada a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada esta primeira parte de reunião, deixando em suspensa a finalização até a data citada neste.

Gilberto Venâncio AlvesSecretário de Coordenação GovernamentalCONSELHO GESTOR PLANO MUNICIPAL

DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

ATA da 1ª REUNIÃO ORDINÁRIACONSELHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL DE

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADA (continuação)No dia 28 de agosto p.p., as 15hs00min, no salão de reuniões do Gabinete da Prefeitura Municipal de Guarujá, com as presenças dos Secretários de Meio Ambiente, Secretário de Habitação, Secretário de De-senvolvimento Econômico e Portuário, Secretário de Planejamento e Gestão, Secretario de Infraestrutura e o Sr. Secretário de Governo que, na qualidade de Presi-

dente do CONSELHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADA, deu continuidade á reunião iniciada em 23/08 p.p. ainda em aberto:1- Análise dos 06 pedidos para apresentação de estudos por parte do Secretário de Habitação em cumprimento ao acordado na reunião inicial:a. Foram analisados pelo Sr. Secretário de Habitação, as manifestações de interesse em participar do processo de elaboração de estudos dos procedimentos técnicos, jurídicos e ambientais necessários para contrato de implantação de saneamento básico, apresentados pe-las seguintes Empresas, SAAB Saneamento Ambiental Águas do Brasil S /A, OAS Soluções Ambientais S /A, AEGEA Saneamento e Participações S /A, EBEI Em-presa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda, Moysés e Pires Sociedade de Advogados e CONASA Infraestrutura S /A. Foi concluído que as empresas solicitantes atendem ao Edital do PMI, portanto estão habilitadas a participarem do processo elaborando os referidos Estudos com base no Termo de Referência já disponibilizado a todos no site oficial da PMG;2- Sugerida e aprovada formação de Comissão de Trabalho para apoio aos estudos com a finalidade de dar prosseguimento aos procedimentos de orientação para elaboração dos mesmos, composta pelas Secre-tarias de Habitação, de Infraestrutura, de Planejamento e Gestão e de Coordenação Governamental.3- Esta mesma comissão se encarregará de contatar as interessadas de forma individual. 4- Encerramento: não tendo mais nada a tratar, o Sr. Presidente deu por encerrada a reunião.

Gilberto Venâncio AlvesSecretário de Coordenação GovernamentalCONSELHO GESTOR PLANO MUNICIPAL

DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

ATA da 2ª REUNIÃO ORDINÁRIACONSELHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL

DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADANo dia 28 de setembro p.p., as 10hs00min, no salão de reuniões da Secretaria de Coordenação Governamental do Município de Guarujá, com as presenças dos Se-cretários de Meio Ambiente, Secretário de Habitação, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Secretário de Convivência e de Defesa Social, Secretário de Planejamento e Gestão, representante da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Diretores e assessores das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e Portuário (lista de presença em anexo), em função de compromissos outros, foi informado que

o Sr. Secretário de Governo , Presidente do CONSELHO GESTOR DO PLANO MUNICIPAL DE PARCERIAS PÚ-BLICO PRIVADA, estaria ausente por um período da reunião e a condução ficou a cargo do Dr. Marcelo Tadeu Nascimento em conjunto com Secretario Sidnei Aranha. Atendendo a pauta estabelecida em edital, abriram a reunião como se segue:1- Lida e aprovada Atas da 1ª Reunião Ordinária em suas duas etapas;2- Processo PMI: Foi informado pelo Secretário Sidnei que foram recebidos na SEMAM, ofícios de algumas Empresas classificadas para participação do PMI, con-tendo diversas indagações técnicas e jurídicas que se seguem: OAS, AEGEA e Águas do Brasil. Ficou definido que, serão elaboradas respostas a serem enviadas no que é pertinente à PMG responder e, as questões que são de cunho da Concessionária atual, farão parte de oficio a ser remetido à mesma, com os questionamentos recebidos das empresas;3- As empresas receberão retorno através de expe-diente oficial;4- Foi formada equipe técnica que acompanhará as empresas no processo de elaboração dos Estudos, bem como municiarão as mesmas com dados que se fizerem necessários. Comporão a equipe: Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Habitação, Secretaria de Infraestrutura Urbana e Secretaria de Coordenação Governamental, cada uma com dois re-presentantes, sendo um titular e um suplente. Ficou acordado ainda que a SEMAM encaminhará resposta às referidas empresas, bem como enviará à SABESP os questionamentos de dados técnicos recebidos das mesmas. A partir de então, estes procedimentos serão assumidos pela equipe técnica, ora definida;5- Sugestões, proposituras para continuidade dos tra-balhos: Ficou definido que será realizada uma Audiência Pública para que seja informada a população sobre todo processo de PMI, suas implicações, encaminha-mentos e esclarecendo dúvidas da população quanto ao processo geral e sua continuidade. A organização ficou a cargo da SEMAM;6- Duvidas em relação à prazos foram dirimidas a con-tento. Lista de presença em anexo.7- Encerramento: Com o retorno do Sr. Presidente do Conselho Gestor e não tendo mais nada a tratar, o mesmo deu por encerrada a reunião.

Gilberto Venâncio AlvesSecretário de Coordenação GovernamentalCONSELHO GESTOR PLANO MUNICIPAL

DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

ACESSE www.guaruja.sp.gov.br

11TERÇA-FEIRA10.10.2017Guarujá

DIÁRIO OFICIAL DE

GUARUJÁ PREVIDÊNCIAEDITAL DE CREDENCIAMENTO nº. 01/2017

A GUARUJÁ PREVIDÊNCIA, autarquia municipal res-ponsável pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Guarujá – inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 17.391.027/0001-55, com sede à Av. Adhemar de Barros, 230, Cj03, Santo Antônio, Guarujá, Estado de São Paulo, por intermédio de sua Diretora Presidente, CÉLIA RODRIGUES RIBEIRO, com fundamento no “caput” do artigo 25 da Lei Federal n. 8.666/93 e suas alterações, bem como demais normas aplicáveis à espécie, TORNA PÚBLICO o Credenciamento de Pessoas Físicas e/ou Jurídicas prestadoras de serviços na área de PERÍCIA MÉDI-CA, para prestação de serviços junto a GUARUJÁ PREVIDÊNCIA nos termos e condições estabelecidos neste Edital e em seus anexos.O Edital na íntegra e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente no site www.guarujaprevidencia.sp.gov.br, link “Licitações”. Os demais atos que necessitarem de publicidade serão publicados oficialmente apenas no Diário Oficial do Município, nos termos da Lei Fede-ral nº 8.666/1993, artigo 6º, inciso XIII; Lei Orgânica Municipal, artigo 132, § 3º, inciso II e Lei Municipal nº 2.812/2001, e disponibilizados, em caráter informativo, no site da Guarujá Previdência.Os Envelopes contendo a documentação para creden-ciamento serão recebidos de segunda à sexta-feira no horário de 09h às 16h, dos dias 10/10/2017 a 09/11 /2017 na Divisão de Compras e Licitação, sendo a sessão de abertura marcada para o dia 10/11/2016 às 9h30min.

Guarujá, 09 de outubro de 2017.Célia Rodrigues Ribeiro

Diretora Presidente

CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES DE GUARUJÁ

CANCELAMENTO DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 11/10/2017

Por orientação do Sr. Presidente do Conselho Municipal do Esporte, comunico aos Senhores Conselheiros e demais interessados que a reunião ordinária do C.M.E. marcada para o dia 11 de outubro de 2017 no Estádio Municipal não será realizada, aguardando-se publicação de nova data para sua realização.

Guarujá, 6 de outubro de 2017.Jacy Antonio Fernandes

Secretário do Conselho Municipal de Esportes

CONSELHO DE TURISMOEdital de Convocação para Reunião Ordinária

A Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Guarujá – COMTUR, Biênio 2016/2018, convoca os conselheiros para a Reunião Ordinária, que será realizada no dia 11 de outubro de 2017, no 5º andar do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho – Guarujá – SP., às 16h em primeira chamada e às 16:15h em segunda chamada cumprindo a seguinte ordem do dia: 1 – Expediente: a) leitura e aprovação da Ata da reunião anterior,b) leitura de documentos protocolados,2 – Plano de Divulgação do Top Destinos Turísticos 2017: Sr. Luiz Henrique Miranda.3 – Apresentação Rodada de Negócios no MERCOSUL: Sra. Ana Maria Carvalho4 – Participação de Guarujá em Feira de Turismo na Argentina.5 – Assuntos gerais:

Áurea PenteadoSecretária Executiva

Conselho Municipal de Turismo – COMTURBiênio 2016/2018

ATOS OFICIAISCÂMARA MUNICIPAL

31ª Sessão Ordináriaem 10 de Outubro de 2017

ORDEM DO DIA1 – Ofício nº 738/2017, do ExecutivoVeta parcialmente o Autógrafo de Lei nº 065/2017, originário do Projeto de Lei nº 093/2017, de autoria do Vereador Antonio Fidalgo Salgado Neto, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame de instabilidade atlanto-axial em crianças nascidas com síndrome de down”. Discussão e votação únicas (Art. 205, § 4º do Regimento Interno).2 – Ofício nº 744/2017, do ExecutivoVeta totalmente o Autógrafo de Lei nº 066/2017, originário do Projeto de Lei nº 105/2017, de autoria do Vereador José Nilton Lima de Oliveira, que “Altera dispositivos da Lei Municipal nº 3.314/06 e dá outras providências”. Discussão e votação únicas (Art. 205, § 4º do Regimento Interno).3 – Projeto de Lei nº 062/2017, do Vereador Luciano de Moraes Rocha“Proíbe o descarte de qualquer tipo de lixo nos logra-douros públicos do Município de Guarujá, fora dos equi-pamentos destinados à este fim e autoriza o Poder Executivo a instituir multa e dá outras providências”, com Pareceres favoráveis das Comissões de Meio Ambiente e de Finanças e Orçamento. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 176, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.4 – Projeto de Lei nº 098/2017, do Vereador Luciano de Moraes Rocha Trata sobre afixação de placa informativa em farmácias e drogarias. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 176, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.5 – Projeto de Lei nº 147/2017, do Vereador Edilson Dias de Andrade “Declara de Utilidade Pública o Lar Assistencial Ruba-taiana e dá outras providências”. Discussão e votação únicas (Art. 176, § 2º do Regimento Interno).6 – Projeto de Lei nº 132/2017, do Vereador Mauro Teixeira“Determina que as Unidades de Saúde credenciadas no Sistema Único de Saúde – SUS do Município de Guarujá, bem como, as da rede privada ofereçam leito separado para as mães de natimorto e mães com óbito fetal e dá outras providências”. Discussão e votação únicas, adiadas (Art. 176, § 2º do Regimento Interno). Já distribuído.7 – Projeto de Lei Complementar nº 023/2017, do Vereador Edilson Dias de Andrade“Altera a Redação ao artigo 97, da Lei Complementar nº 179, de 13 de fevereiro de 2015, e dá outras pro-vidências”, com Parecer favorável do Relator Especial, Vereador Raphael Vitiello Silva. 2ª Discussão e votação (Art. 176, § 1º, “e” do Regimento Interno). Já distribuído.8 – Projeto de Lei Complementar nº 024/2017, da Vereadora Andressa Sales Strambeck da Costa“Altera e acrescenta dispositivos da Lei Complementar Municipal nº 156, de 20 de dezembro de 2013 e dá outras providência”, com Parecer favorável do Relator Especial, Vereador Raphael Vitiello Silva. 2ª Discussão e votação (Art. 176, § 1º, “e” do Regimento Interno). Já distribuído.Obs: Durante o Expediente da respectiva Sessão Or-dinária, os Senhores Vereadores poderão requerer a votação de proposituras em regime de urgência, o que acarretará no acréscimo de itens a serem apreciados na Ordem do Dia da mesma.

Departamento Legislativo, em 04 de outubro de 2017.

Fernando de Matos FagundesChefe do Departamento Legislativo

De Acordo - Dr. Rafael Santos FreitasDiretor Jurídico

Eu curto o Diário Oficial

todo dia

facebook.com/prefeitura.guaruja

GuarujáDIÁRIO OFICIAL DE12 TERÇA-

FEIRA

EDUCAÇÃO MUSICAL

As notas musicais Do, Ré, Mi, Fa, Sol, Lá, Si podem ser ouvidas nas

mais variadas formas na rede municipal de educação infan-til de Guarujá. Materiais reci-cláveis, que poderiam ir para o lixo ou sem uso, são transfor-mados em instrumentos mu-sicais nas mãos das crianças e das educadoras.

A iniciativa é possível por-que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, re-formulou e uniu dois projetos desenvolvidos tanto nas cre-ches, quanto nas pré-escolas: o Parque Sonoro e o AMAR (Atividades Musicais e Ações Recreativas).

A diretora de Educação Infantil da Secretaria de Edu-cação explica como surgiu a ideia de unir os projetos. “No Parque Sonoro, os espaços existiam nas unidades, mas não eram explorados pedago-gicamente, e sobre o AMAR, este era mais voltado à leitu-ra. Nosso objetivo é fazer com que as crianças e professoras saibam utilizar o parque com propriedade”.

A mistura vem dando tão certo que tem despertado vá-rias atividades nas creches, promovendo ainda a partici-pação dos pais na comunidade escolar e o envolvimento dos profissionais de cada unidade. No Núcleo de Educação Infan-til Municipal (Neim) Albert Sa-bin, no Jardim Boa Esperan-ça, por exemplo, as crianças promoveram apresentações musicais nesta quinta-feira (5).

No espaço do Parque So-noro na Unidade, canos de PVC de diferentes tamanhos

Segurando e batucando ins-trumentos de material reciclá-vel, os pequenos estudantes soltaram a voz e deram o ritmo com tambor, violão e o petsom (instrumento feito com a parte superior da garrafa pet), cria-do pelos próprios alunos do Neim. Outros materiais como elástico, tampa de sorvete, ca-nudos de plástico e cano de pvc também foram utilizados na confecção.

Conforme explica a forma-dora do Projeto AMAR, as ati-vidades realizadas nas creches são uma réplica das nossas for-mações com as educadoras.

“Eu já desenvolvia atividade musical em uma escola com crianças de 0 a 3 anos. Isso foi ganhando corpo e a partir da proposta curricular trans-formamos o projeto para este ano”, explicou.

O Parque Sonoro e o AMAR já estão sendo realizados nos Núcleos de Educação Infantil e de pré-escola da rede munici-pal de ensino, desde setembro. Cada unidade realiza a sua pró-pria atividade, após processo de formação (encontro para troca de ideias e experiências) com os educadores, que ocorre a cada 15 ou 20 dias.

Segurando e batucando instrumentos de material reciclável, os pequenos soltaram a voz e deram o ritmo

Em Guarujá, notas musicais ganham forma através de instrumentos feitos de material reciclável Iniciativa da Secretaria de Educação é

possível devido à união dos Projetos Parque Sonoro e AMAR, nas unidades infantis

e espessuras formam um dos instrumentos musicais fixados ao muro da escola. Cada cano colorido emite uma nota musi-cal, ao serem manuseados pe-las crianças que em suas mãos tem um chinelo de borracha.

A mistura tem despertado várias atividades nas creches, com a participação dos pais na comunidade escolar

Fotos Helder Lim

a

10.10.2017