terça - 24/04/2012

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES TERÇA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2012 Nº41275 WWW.FOLHADOES.COM SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Ademir da Silva Nascimento (destaque) morreu na tarde de sábado, na Rodovia do Valão ACIDENTE MATA EMPRESÁRIO EM CACHOEIRO-ES O motorista que causou o acidente fugiu sem prestar socorro pág. 15 Agora compreendo o porquê os brasileiros não são nacionalistas ao ponto de fabricar jeans com aplicativos da bandeira do Brasil...P ag. 03 Palanque BRASIL Encomendada pela Federação Mundial do Coração e executada pelo Projeto Internacional de Controle do Tabaco e pela Iniciativa contra... P ag. 07 A música sertaneja de raiz será a principal atração do município de Cachoeiro-ES, entre os dias 04 e 06 de maio, quando será realizado I Festival de... P ag. 14 MÚSICA TABACO Saúde Regional Estão abertas até o dia 6 de maio as inscrições para o concurso público para preenchimento de cadastro reserva do Banestes...P ag. 05 Geral CONCURSO

Upload: folha-do-esanto

Post on 27-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Edição Nº41275

TRANSCRIPT

Page 1: Terça - 24/04/2012

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES TERçA-FEIRA, 24 DE AbRIl DE 2012 Nº41275 WWW.FOLHADOES.COMSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Ademir da Silva Nascimento (destaque) morreu na tarde de sábado, na Rodovia do Valão

ACIDENTE MATAEMPRESÁRIO EMCACHOEIRO-ES

O motorista que causou o acidente fugiu sem prestar socorropág. 15

Agora compreendo o porquê os brasileiros não são nacionalistas ao ponto de fabricar jeans com aplicativos da bandeira do brasil...Pag. 03

PalanqueBRASIL

Encomendada pela Federação Mundial do Coração e executada pelo Projeto Internacional de Controle do Tabaco e pela Iniciativa contra...Pag. 07

A música sertaneja de raiz será a principal atração do município de Cachoeiro-ES, entre os dias 04 e 06 de maio, quando será realizado I Festival de...Pag. 14

MÚSICATABACOSaúde Regional

Estão abertas até o dia 6 de maio as inscrições para o concurso público para preenchimento de cadastro reserva do banestes...Pag. 05

GeralCONCURSO

Page 2: Terça - 24/04/2012

02 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Salmos 8:22b A boa mão do nos-so Deus é so-bre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abando-nam // Hoje é dia de sessão da Câ-mara de Verea-dores de Cacho-eiro // Segundo o médico Vicente Miranda, os secretários do alcaide,Luiz da Agersa e Elias de Sou-zacontinuam dando ca-lote nos ex-dirigentes da Santa Casa // O prédio da Rádio Cachoeiro,a ZYL-9, pioneira do rádioes-táem ruinas // Porlá pas-saram Zé Nogueira,Cezar Misse,Lita Vieira, Florisbelo Neves,Newton Braga,Hélio Manhães e o Rei Roberto-Carlos // A Secretaria de Cultura deveria refletir // Muitas construções particu-lares no Valão valorizam o simpático bairro // Adhayr Raimundo costurando sua candidatura a verea-dor // Quer voltar a Câma-ra // Alcenir,o maior cra-que de futebol de todos os tempos, em Cachoei-ro, na década de sessen-ta assinou contrato como Estrela e o Rio Branco de Vitória // A culpa foi de Gatinha,disse ele na épo-ca // Saudade dos tempos que o jogador suava a ca-misa pelo time do cora-ção // Unidade de Saúde do Bairro Gilson Caroni,muito precária // Os moradores, pessoas simples, vivem entediados e desanima-dos // Não adianta recla-mar // Lamentável o es-tado das ruas no Bairro Coramara // Abandono to-tal // O corpo humano é tema de um articulista(?) da periferia // Se Ibrahim Suedfosse vivo diria¨"Xô " e uma sonora gargalhada // João, 14:12 - Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai // A.W

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Jovem é morto a tiros após evento em Cachoeiro

Banestes abre inscrições para concurso público

Da experiência profunda do Apóstolo Paulo, é que ele tira esta conclusão: Deus é aque-le que supre o cristão em todas as suas necessidades, sejam elas materiais ou espirituais, pois Ele é o Deus fiel e tem todo o po-der para prover sempre segundo a sua soberana vontade. No es-tudo anterior paramos no quesi-to (4). Vamos continuar mais um pouco hoje: (5) Deus exerce o seu controle sobre o nascimen-to e destino do homem, “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro fo-ram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determi-nado”. Salmo 139:16; (6) sobre o sucesso externo e fracassos na vida do homem, “Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o au-xílio. Deus é o juiz: a um aba-

te, a outro exalta”. Salmo 75: 6,7; ((7) sobre coisas aparente-mente acidentais e insignifican-tes, “E quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça es-tão contados” Mateus 10:30; (8) Deus exerce o controle na prote-ção dos justos “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Se-nhor, só tu me fazes repousar se-guro”. Salmo 4:8; (9) o contro-le em suprir as necessidades do seu povo, “Respondeu Abraão: “Deus proverá para si, meu fi-lho, o cordeiro para o holocaus-to; e seguiam ambos juntos” Gê-nesis 22:8; (10) o controle em responder às orações - “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir--se-lhe-á”. Mateus 7:7,8. D e u s nos abençoe!

“E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.

Filipenses 4:19

A PROVIDÊNCIA III

[email protected]ço Bíblico

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsávelGráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto MachadoCachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

www.folhadoes.com

Que a cada elei-ção estadual e fe-deral, candidatos de outras regiões do Es-pírito Santo se far-tam do grande ban-quete de votos nos municípios do sul do estado todos nós sa-bemos, mas nada é feito no sentido de despertar o eleito-rado da região para uma espécie de cor-rente pelo “Voto Sul”.

Pequenas iniciati-vas que morrem no nascedouro são pro-postas e tudo acaba no perigoso “deixa para depois” e o sul se esvazia cada vez mais.

Os votos dispu-tados de forma an-tropofágica pelos candidatos dos mu-nicípios sulinos e dos alienígenas que su-gam e desaparecem acabam pulveriza-dos, e insuficientes

para tornar mais forte uma importan-te região capixa-ba que já viveu seu passado de ouro em termos de industria-lização. Hoje vive o marasmo.

Depois de perder uma produtora de sucos e uma fábrica de cerveja de pro-priedade do bizarro apresentador de TV Ratinho, a “Colônia”, para o norte e noro-este, ficamos aplau-dindo entre aspas o anúncio dando con-ta da instalação da fábrica loly balas, em Pedro Canário, que irá oferecer cer-ca de 800 empregos já a partir do próxi-mo ano.

Até quando fica-remos a reboque dos empreendimentos na região Metropolita-na de Vitória, Serra-na Sul, Norte e No-roeste?

E o sul do ES continua o proces-so de esvaziamento econômico

Rev. Dr. Caruso Godinho Capelão do H.E.C.I.

Page 3: Terça - 24/04/2012

03Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAULES

TWITTADAS

Se fosse exigência que

os políticos se tornassem eunucos

para exercer o mandato, inexistiriam

50% dos escândalos. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

O sincretismo religioso levou a

isto: São Jorge dos católicos é o Ogum do Candoblé #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Não posso ver uma vidraça suja que logo pego uma

pedra#JRV

@jacksonrangel11

Cinco dos sete crimes previstos no

processo do mensalão prescreveram em

agosto de 2011. Só pode ser brincadeira! #JRV

@jacksonrangel11

O Brasil não é dos brasileiros!

Agora compreendo o porquê os brasileiros não são nacionalistas ao ponto de fabricar jeans com aplicativos da bandeira do Brasil, nem fixam em suas mesas de tra-balho o souvenir da pátria varonil. Muito menos deixam hasteados nos prédios públicos o símbolo maior do País.

Sim! Da sua descoberta, passando pelo Rio Ipiran-ga, e chegando à República, a história produziu engodos de ordem elitista, omitindo os fatos paralelos. Com mui-tos países dentro de um, muitos povos e etnias, os bra-sileiros nunca possuíram certidão de nascimento cívico.

O está contemporâneo é de fratura exposta. Os es-cândalos envolvendo o privado e os públicos traduzem futuro sombrio. Fernando Collor foi cassado por causa de uma Elba e sua arrogância. Fernando Henrique Car-doso não foi santo, comprando o brasão da reeleição no Congresso.

Agora, recente, o registro da cicuta política. Luis Ignácio Lula repetiu mentiras até se tornarem verdades, cevando o povo mais humildade com comida já de di-reito. Instalou o lulismo a base de populismo iníquo, hipnotizador embasado na condição de parte de uma na-ção indigente.

O mensalão é a vergonha mais perniciosa do que o endividamento externo dos militares e da inflação de quase 100%. É a égide da dominação imunda da política infectada do câncer que se espalha pela nação solo afo-ra: a corrupção. Os mensaleiros são os verdadeiros “bra-sileiros”.

Não bastasse este “nacionalismo” usurpador, o ad-vento do Carlinhos Cachoeira – parece personagem de filme Cult -, confirma que o Brasil não é dos brasilei-ros. Os bastardos enviados como bandeirantes, roubam o ouro, as riquezas, e escravizam os indignados aborí-genes.

A brasilidade está subjugada por uma falsa demo-cracia; por uma liberdade limitada; sem estado de di-reito, com uma ditadura civil, sustentada pelo regime econômico em expansividade espontânea, mas utiliza-da para matar fome pantagruélica de um Governo cruel.

Em síntese, os princípios de Montesquieu, com três poderes independentes e harmônicos é uma falácia. Executivo, Judiciário e Legislativo se nasceram como irmãos siameses, com o custo pecuniário incalculável, pago pelo cidadão confuso com a sua vida. É só!

palanque

Hoje é dia da última cartada para o Fundap / Bancada capixaba ainda acredita / Hoje é dia de reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Cachoeiro / Secretários em busca de cargo eletivo / Cachoeira, Ca-choeira / Assustando muita gente / Até o ex-presidente Lula teria recebido dinheiro do contraventor para a sua campanha eleitoral / CPI será instalada nesta semana/ Elei-ções chegando e o eleitor pode dar o troco a quem não respeitou o próprio mandato

PESADELOPara quem sonhava em se tornar a toda po-derosa do município de Presidente Kennedy, onde comandava três Secretarias,Geovana Quinta (foto), vive seu pior pesadelo. Treinada para substituir seu tio, o prefeito Reginaldo Quinta, no comando da prefeitura do muni-cípio, ela ocupa uma cela como suspeita de integrar a quadrilha que afanou o dinheiro dos royaltiesChamada de “abelha rainha”, a supersecretária-está numa colmeia nada agradável

Jackson Rangel - Jornalistawww.jacksonrangelvieira.com

RADICALDefinitivamente, o município de Presidente Kennedy-ES é a bola da vez nos noticiários devido a prisão em massa da última quinta--feira quando 28 integrantes de uma quadri-lha caíram nas mãos da Polícia Federal. Com o prefeito à frente, os acusados passaram a viver uma rotina diferente das mordomias do poder Em pequenas celas e com parcimônia de tratamento foi preciso até ajuda de psicólogos para enfrentar o primeiro momento

ELEITORALFaltando cerca de seis meses para as eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já começou a se programar para a realização do pleito. De acordo com o TSE, quem for disputar uma vaga nas próximas eleições já pode fazer o registro da candidatura a partir do dia 10 de junho. O período para as convenções termina no dia 30 do mesmo mês. Já a propaganda eleitoral gratuita exibida no rádio e na televisão começa a ser exibida dia 21 de agosto e termina no dia 4 de outubro.

se nào pode salvar o mundo. Salve ao menos sua família.

#JRV

Page 4: Terça - 24/04/2012

Katy Perry vem chamando Robert Ackroyd, guitarrista do Florence + The Machine, de namorado, nas conversas com amigos, desde o pri-meiro fim de semana do festival de Coachella.

A imagem de Madonna nua, que nunca foi divulgada, será leiloada. A foto, tirada por Steven Meisel em 1990, pode ser ar-rematada por £ 5.000 (R$ 15 mil), no lei-lão na casa bonhams, em Nova York.

lEIlÃO>> APOIO>> bRUTAlIDADE>>

Depois de ter raspado a cabeça ao vivo durante o programa "Pânico", a panicat Babi Rossi mostrou que ganhou um apoio daqueles. O seu namorado também raspou a cabeça para a apoiar a bela.

A estrela de bollywood, Meenakshi Tha-pa, de 26 anos, originária do Nepal e pro-messa do cinema indiano, foi sequestrada e depois decaptada por dois jovens que pro-curavam fazer carreira como atores.

Neymar sempre aparece em alguma foto com belas mulheres e, desta vez, não foi diferente. Ele postou uma ima-gem ao lado de uma bela morena e na legenda escreveu uma mensagem cari-nhosa para a bela, nesta segunda (23).

Shakira foi bastante ironizada por ter errado a letra do hino da Colom-bia, durante sua apresentação recente na Cumbre das Américas. Muita gen-te criticou a artista colombiana, por ter esquecido do hino de seu país.

A classe C não tem medo de dar vexame.

Gaby Amarantos , justificando o sucesso do tecnobrega dizen-do que aplica o que aprendeu

Não tenho temperamento para ser loira.

Paloma Duarte , sobre seu visual em "Máscaras"

Page 5: Terça - 24/04/2012

05Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaCafé de qualidade no sulO Instituto Capixaba de Pes-quisa, Assistência Técnica e Ex-tensão Rural (Incaper) reali-zou o 1º módulo do Curso de Café Arábica com cerca de 15 famílias da Comunidade São João, Distrito de Vieira Ma-chado, município de Muniz Frei-re. Na ocasião, foi apresenta-do um panorama do mercado do café arábica, bem como da produção das famílias da loca-lidade. De acordo com a ex-tensionista do Incaper, Joana Junqueira Carneiro, durante o 1º módulo do curso, as famí-lias concluíram que é necessário melhorar a produção do café arábica.

Inscrições para o número umContinuam abertas as inscri-ções para os candidatos ao tí-tulo de Cachoeirense Ausente 2012. Para concorrer é neces-sário que outra pessoa inscre-va o candidato, que deve ter nascido em Cachoeiro de Ita-pemirim, residir há mais de 10 anos fora do município e de-sejar receber a homenagem, além de ter serviços relevan-tes prestados ao município e na divulgação do nome da sua terra natal. Para formalizar a inscrição, é necessário entre-gar um currículo contendo da-dos pessoais e profissionais do candidato até às 17h, do dia 04 de maio, no Palácio bernar-dino Monteiro – Setor de Ce-rimonial, localizado na Praça Jerônimo Monteiro.

Tom

e

Concurso Rubem BragaEstão abertas durante este mês de abril as inscrições para o Concurso Rubem bra-ga de produção de releitura, fotocrônica e crônica, voltado para alunos de escolas munici-pais, estaduais e particulares de Cachoeiro de Itapemirim e para internos da peniten-ciária do município. Realiza-do pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), o concur-so vai promover o contato com a obra literária do escritor ca-choeirense e destacar sua im-portância na cultura local e na literatura brasileira. Integra a série de atividades da 4ª bie-nal Rubem braga, que será realizada em maio.

www.folhadoes.com geralC O N C U R S O As provas serão realizadas em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Colatina e São Mateus

Estão abertas até o dia 6 de maio as inscrições para o concurso público para preenchimento de cadastro reserva do Banco do Estado do Espírito Santo (Ba-nestes). Os cargos são para os níveis médio e supe-rior e a prova está marcada para ser aplicada no dia

3 de junho. O resultado vai ser divulgado no dia 28 de junho.As oportunidades serão para os cargos de técnico bancá-

rio e técnico de segurança do trabalho, que exigem o nível mé-dio. Já quem tem nível superior poderá concorrer aos cargos de analista econômico financeiro (Administração, Ciências Con-tábeis, Ciências Econômicas, Matemática, Engenharia e Esta-tística) e analista de tecnologia da informação. O salário do técnico bancário e do técnico de segurança do trabalho é de

R$ 1.750; o de analista econômico financeiro, R$ 1.933; e o de analista de tecnologia da informação, R$ 2.503,56. A jor-nada de trabalho é de 30 horas semanais.

Os funcionários do Banestes também recebem cesta ali-mentação, auxílio refeição, auxilio creche/babá, vale-trans-porte, previdência privada, assistência médica e odontológi-ca.

Para fazer inscrição, o candidato deverá acessar o site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assis-tencial Nacional (Idecan) www.idecan.org.br, somente pela internet.

As provas serão realizadas em Vitória, Cachoeiro de Ita-pemirim, Venda Nova do Imigrante, Colatina e São Mateus.

BANESTESREALIZACONCURSO

AS INSCRIÇÕES para o concurso público do Banestes vão até o dia seis de maio e a provas serão aplicadas no dia 3 de junho

As oportunidades serão para os cargos de técnico bancário e téc-nico de segurança do trabalho

Da Redação

Inscriçõesabertas

Page 6: Terça - 24/04/2012

06 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

Paz com pacto socialA Violência continua a ser uma constante na história. Os motivos que alimentam conflitos e guerras entre os seres humanos são diversos: a injustiça que obriga dois bilhões a sobreviver com menos de um dólar por dia, interesses sociais e econômicos, divergên-cias culturais e religio-sas, sistema militar e ne-cessidades da indústria de armamentos... Tudo faz parte de uma “ini-qüidade estrutural” que se traduzem nas violên-cias nossas de cada dia. Vivemos uma cultura de violência, fomentada por diversos ciclos vicio-sos, presentes em todos os lugares, como na mí-dia, nos brinquedos, no trânsito. Isso somado à individualidade e à bus-ca pela satisfação ime-diata faz com que as pessoas sejam menos ca-pazes de lidar com suas frustrações e estejam mais propensas a trans-formar pequenos atritos

Gestão ambiental nas escolasDevemos considerar que a Gestão Ambiental, para uma sustentabilida-de efetiva, necessita de um processo contínuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirman-do valores e muitas ações que contribuem para a formação social do ser humano e a preservação do meio ambiente. Nesse processo, obser-va-se que há necessidade de uma ação pedagógi-ca direcionada de forma a integrar a totalidade do educando, buscando transformá-lo e, conse-quentemente, transformar o meio.

[email protected]

[email protected]

geralwww.folhadoes.com

Tom

e

O café conilon completa 100 anos de existência no Espírito Santo, sendo 40 anos de cultivo comercial

O primeiro café especial com o conilon produzido no Espírito Santo já tem data para entrar no mercado. O lançamento oficial do novo produto será na Confe-rência Internacional de Coffea canéfo-

ra, que acontece de 11 a 15 de junho, em Vitória. Em 2012, o café conilon completa 100 anos de

existência no Espírito Santo, sendo 40 anos de cul-tivo comercial. Ao logo desse período, a atividade econômica originada pela cafeicultura desta varie-dade tornou-se a maior e a mais importante para os municípios do interior Capixaba.

Atualmente o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, com 75% da produção nacional. O suces-

so do incremento da cafeicultura de conilon no Es-tado deve-se diretamente as ações coordenadas pela administração estadual. Por ano, o investimento para a manutenção e desenvolvimento da cafeicul-tura como um todo aproxima-se dos R$ 60 milhões.

O ingresso do conilon no mercado de cafés espe-ciais é inédito no segmento das empresas associadas a Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazil Specialty Coffee Association - BSCA)., que atua para congregar produtores de cafés especiais, difun-dir a produção de cafés especiais brasileiros e esti-mular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência na comercialização deste tipo de produ-to superior.

CONILONCAPIXABAEM ALTA

O CAFÉ conilon completa 100 anos no ES sendo 40 deles de cultivo comercial e é o grande destaque nacional

Atualmente o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, com

75% da produção nacional

100anos

Da Redação

C A F É

Page 7: Terça - 24/04/2012

07Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

notaTom

e

saúdeE S T U D O As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo, o que corresponde a 17,3 milhões de casos

ANS e os planos de saúde

Sorvete e dor de cabeça

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está de olho nos planos em-presariais com poucos be-neficiários. Uma câmara técnica estuda o "pool de riscos", proposta segundo a qual cada operadora reu-nirá em um só contrato to-dos aqueles com até 30 beneficiários. A intenção é diluir os custos com um grupo maior e, assim, bar-rar os reajustes considera-dos abusivos. A modalida-de serve de brecha para as operadoras escaparem dos reajustes determinados pela ANS, que regula o au-mento apenas dos contra-tos individuais.

Um estudo conjunto realiza-do pela Escola de Medici-na de Harvard, nos Estados Unidos, e pela Universida-de da Irlanda em Galway revelou porque as pesso-as sentem dores de cabeça súbitas quando tomam sor-vete. Os autores da pesqui-sa acreditam ainda que ela pode apontar para possí-veis tratamentos contra a enxaqueca.Os resultados do estudo, realizado com 13 participantes, foram di-vulgados na revista científi-ca online live Science.

Encomendada pela Federação Mundial do Coração e executada pelo Projeto Internacional de Controle do Tabaco (ITC Project, em inglês) e pela Inicia-tiva contra o Tabaco da Organização

Mundial da Saúde (OMS), a pesquisa apresenta-da mostra que 70% dos fumantes chineses, 50% dos indianos e 40% dos holandeses desconhe-cem que o fumo contribui para o enfarte. Os da-dos são referentes a 2009 e 2010.

Em relação ao Brasil, 24,6% dos fumantes adultos, em 2008, não acreditavam ou não sa-biam que o cigarro pode levar ao enfarte, segun-do pesquisa divulgada na página do ITC na in-ternet.

Apesar das mensagens de advertência em pro-dutos, nenhum país implantou programa de avi-sos que alertam a população sobre a elevação do risco de uma doença cardíaca no caso de fuman-tes passivos. Para diminuir os ataques cardíacos relacionados ao fumo, as entidades responsáveis pela pesquisa recomendam o aumento do pre-ço de cigarros e outros derivados, a proibição do fumo em locais públicos e de trabalho e a ado-ção de estratégias para desestimular o consumo entre jovens.

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no mundo - o que corresponde a 17,3 milhões de casos por ano, dos quais 87% são decorrentes da à exposição ao fumo.

O FUMOCAUSAENFARTE

ATÉ MESMO os fumantes passivos podem entrar para a lista de pessoas com problemas cardiovasculares pelo tabaco

www.folhadoes.com

Caminhada con-tra a depressãoEstudos anteriores já ha-viam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão, mas o efeito de atividades menos árduas ainda não foi analisado em profundi-dade. O novo estudo pu-blicado na revista científica Mental Health andPhysica-lActivity afirma que "cami-nhar é uma forma de in-tervenção efetiva contra a depressão" e tem resulta-dos similares aos de formas mais vigorosas de exercício. O estudo da Universidade de Stirling analisou dados de oito pesquisas com um total de 341 pacientes.

24,6% dos fumantes adultos, não acreditavam ou não sabiam que o

cigarro pode levar ao enfarte

Da Redação

Ataquecardíaco

Page 8: Terça - 24/04/2012

08 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vitrine e s t a t o d o m u n d o v ê

Destaque especialA linda RUBIA TANNURE

curtindo o bairro boêmio de San Telmo, na cidade de

Buenos Aires, na Argentina,onde encontram-se muitos

antiquários e os famosos cafés tradicionais argentinos.

HECI promove curso para gestantesOntem, foi realizado das 10h às 12h, no audi-tório do HECI, o terceiro encontro, com o te-ma “O que ocorre ao feto e as avaliações”. O conteúdo foi desenvolvido pelas enfermeirasJULIANE LENGYEL e PATRÍCIA MENDES.Houve sorteios de diversos brindes com obje-tos voltados às necessidades do público - alvo.

A oncologista SABINA ALEIXO e a publicitária e escritora MI-RELA JANOTTI, durante a linda comemoração de dois anos de aniversário do Banco de Perucas do Hospital Evangélico - HECI.

Topázio Granitos: requinte sob medidaNa Topázio Granitos, localizada na Avenida Mauro Miranda Ma-dureira, nº 493, Coramara, você encontra toda linha de louças e materiais sanitários Deca com o menor preço, além de móveis em granito e artigos de decoração. Informações: 28 3521-2622.

Nossa amigaFABÍOLACOLLISESSA, daDrogariaBig Farma,e o seu paiAÍLTONSESSA,da SessaMadeiras,ladeandoo megaempresáriodo GrupoItapemirime deputadofederalCAMILO COLA.

Próximos temas e datas docurso para gestantes do HECI

21 de junho: Amamentação; 23 de julho: Sen-timentos / Sexualidade; 20 de agosto: Prepa-rando-se para receber o bebê. O que levar para o hospital; 17 de setembro: Cuidados pessoais diários; 22 de outubro: Sinais de trabalho de parto; 12 de novembro: Direitos da gestante / Vacinação; e 03 de dezembro: Cuidados na infância. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 28 3521-7045, das 07h às 17h.

Breve, em Cachoeiro, loja especializada OrthocrinA Orthocrin, sinônimo de qualidade e confiança, vai ganhar uma linda e moderna loja em Cachoeiro. A empresária SANDRA BU-SATO LEAL está cuidando com muito carinho de todos os deta-lhes para a inauguração, que vai acontecer na próxima semana.

Charme,beleza esimpatia,atributosmais quemarcantes na jovemGABRIELEGONÇALVES.

28 3511-2029

Foto: Álbum de família

Foto: Álbum de família

Foto: Álbum de famíliaFoto: Ronald Ayres

Bom dia especialO nosso bom dia especial é para o experien-te vereador JOSÉ CARLOS AMARAL, do DEM.

O melhor plano de saúde é viver.O segundo melhor é UNIMED!

SOMOS MÉDICOS. E ISSO FAZ TODA A DIFERENÇA.

Page 9: Terça - 24/04/2012

09Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

MC KORINGANa noite do dia 04/04, quarta feira, os empresários Ramon Sil-veira e Preguiça Eventos acompanhados pelo colunista Pedro Paulo Biccas Junior e Dalilla Sartório estiveram em Vitória, no Hotel Aruan, e confirmaram a "Noite Carioca" com Mc Koringa.O evento será na boite Atalanta em Castelo no dia 05 de maio e terá a cobertura completa da Coluna Daemon.

MC KORINGA vai fazer tremer o Atalanta, em Castelo-ES, com sua apresentação

opinião www.folhadoes.comNewton Braga Essa malandragem dos congressistas faz-me

lembrar uma antiga história africana, uma fábula do Zaire (atual República do Congo).

Cachoeira é meu louro!

Está tudo muito bem... está tudo muito bom! E o Bra-sil segue sua extraordinária trajetória bandida, osten-tando o título de celeiro mundial da corrupção. Basta tentar observar – e só tentar, porque é impossível con-seguir por completo! – os tentáculos do contraventor Carlinhos Cachoeira abraçados à política nacional e você terá uma excelente perspectiva da certeza de impunida-de que assola o país.

A relação criminosa de Cachoeira com o poder é pro-

va inconteste dessa desvirtuação de raciocínio. Obser-ve comigo: uma empreiteira, só nos últimos 10 anos, conseguiu elevar seu patrimônio em 1.653%; só no ano passado (2011), recebeu do Governo Federal quase R$ 1 bilhão por supostas obras e prestação de serviços, tor-nando-se o maior nome do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que tem como pai o ex-presiden-te Lula da Silva e mãe-adotiva a atual presidenta Dilma Rousseff; além disso, essa empreiteira celebrou contra-tos milionários com prefeituras de capitais e governos estaduais, onde se pode destacar Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia, Paraná e o Distrito Federal.

Em outro lance, um famoso governador pede em-prestado o jatinho do homem mais rico do Brasil para dar um pulo no paradisíaco litoral baiano. Talvez tenha optado pelo antiético favorzinho, ao invés de usar aero-naves oficiais, porque precisava esconder do respeitável público o motivo de seu passeio: a festa de aniversário do dono da tal empreiteira, que em seu governo, assim como no PAC, é a número um na execução de obras pú-blicas.

O problema é que esse imbróglio de safadezas é pro-positalmente salpicado na imprensa de forma a figurar como fatos isolados, com o objetivo de falsear uma des-conexão. Não por acaso, os grampos da Polícia Federal também revelam que o contraventor era um dos prin-cipais informantes dos dois maiores veículos de comu-nicação do país, onde plantava notícias de acordo com seus interesses e o desejo de seus nobres associados.

Não se engane: nenhuma CPI pretende investigar es-sas conexões amplas. Cachoeira é só o urubu dessa pa-lhaçada chamada Brasil. Aliás, urubu não. Por aqui, Ca-choeira é meu louro.

Helder Caldeira

Articulista e Colunista Político

AgendaQuem tiver o interesse de di-vulgar o seu evento ou de sua comunidade aqui nesta colu-na, basta procurar a nossa re-dação ou nos enviar um e--mail para [email protected]ó será aceito se o mesmo es-tiver com os dados comple-tos do evento (dia, hora, local e atrações)

9° Caminho do Imigrante

Trazendo a Arca - Ginásio Ferração

Biena l do Livroem Cachoei ro-ES

Fei ra da Bondadeem Cachoei ro-ES

Fes t iva l de Música de Alegre

Agenda Cultural

Quinta 31/05

Sábado 12/05

Terça 15/05

Sábado 06/06

Terça 01/05

AlegreO Festival de Alegre está de volta, e promete bom-bar. A cidade de Alegre não para um minuto com os seus preparativos para um dos festivais de mú-sica mais influentes do país. Entre as suas atra-ções estão Ivete Sangalo, Michel Teló, O Rappa e muitos outros!

CaminhadaA Caminhada do Imigran-te está em sua 9° edição e é uma otima opção de lazer e conhecimento do Estado. O percurso inicia-se na pra-ça no Centro de Santa Leo-poldina, às margens do Rio Santa Maria da Vitória, no antigo porto e termina no Centro de Eventos da cida-de de Santa Teresa.

Page 10: Terça - 24/04/2012

10 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Aluga-se loja 35m² com mezanino excel. localização no 2º piso do sho-pping Cachoeiro. Aluguel a combi-nar. (28) 9968-3145

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o aparelho celular, eu instalo. Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vende-se um apartamento, 124 m², bairro idependência, ótima localização, financiável, telefone para contato 9279-8700.

Vendo um terreno de 360 m² no bairro Vila Rica/ próximo à Casa das Meninas. Va-lor 25.000,00. Contato (28) 3511-2369 e 9996-2142

"Alugo área para depósito 170m², proxi-mo ao centro de Cachoeiro e Vendo martele bosch 30 kg revisado Tel. (28) 3036-4155/ 3511-9101 (horário comercial)

Vende-se 3 casas 2 de 120m e 1 de 60m ,todas terminadas e gradiadas,IPTU do ano pago, 2 estão alugadas,Rui Pinto bandeira Rua: João Afonso de Miranda prox. ao mor-ro do cigano tel(028)9958-9478,falar com Nelsom ou Marlene

Vendo-se imóvel na Rua Mario Augusto de Moraes bairro Gilberto Machado proximo a pracinha dos macacos.( Uma área medindo 340 m toda edifi-cada com jardim, piscina, area para festa com cobertura churraqueira e cosinha, sáu-na com 2 banheiro e sala de descanso mais dois quartos uma copa e dois banheiros) Fone para contato 28-99615366/ 35227168 / 30361887

Vendo quarto e sala no centro da cidade R$ 50 mil / Telefone (21) 9636-6294

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Alqueires. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Marcos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Macha-do próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

O sitio Fonte das Águas e Casa de Campo. Convida você, sua família, amigos, igrejas, es-colas para desfrutar nesta nova temporada, das pequenas cachoeiras, da área de chur-rasqueira do parque infantil e outras ativida-des. lIGUE AGORA E FAçA SUA RESERVA TEl: (28)9881-5939/9884-3657ACESSE: sitiofontedasaguas.com.br

Vende-se 1 casa, avenida linha Vermelha, bairro Zumbi, n° 32.. Tel 9884-1671 falar c/ Ilário Ribeiro

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Residencial Áttila Vivacqua, bl. D2b, Ap. 203, bairro Independência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de es-tar. Reformado com armários embutidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reforma-do na Rua Raimundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IbC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Mara-taízes, próximo ao Supermercado Navio. In-formações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, bairro basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, bairro Gilberto Macha-do, excelente localização, 400m², c/21 me-tros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando aca-bamento interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e chur-rasqueira e garagem - KM 90 ótima loca-lização. Falar com Elimário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataízes, excelen-te localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhan-ça. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a nego-ciações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gilson Caro-ne, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registrado na região que mais valoriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kennedy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. linha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilá-rio Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funcionamento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum protes-to. boas condições de pagamento. Motivo: Mudança de cidade. Telefones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banhei-ro e varanda. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e 3517 - 0425.

Vendo apartamento no Centro da cida-de 2 quartos , 2 salas,2 banheiros, cozinha serviço. Comercial, Residencial R$ 150 mil (21)9636-6294

APROVEITE!!!! Vendo lote 640m2, Exce-lente localizaçäo, no bairro Gilberto Ma-chado.Contato: 9956.5151 c/ 5537.

EXCElENTE OPORTUNIDADE!!!! Vendo lote, 390m2 na Rua: Agostinho Madureira, bairro Gilberto Machado.

Vende-se um imóvel com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda, quarto de ser-viço e garagem situado na Rua Marechal Hermes da Fonseca, 06 - bairro Indepen-dencia - tratar com Ademir ou Cristiane pe-los telefones: 3517-2592/9938-0176/9988-2440.ObS: sala e cozinha modulada com roda forro e gesso.

Vende-se uma propriedade ao lado da bR 101Safra (Área industrial) com 3 al-

Procuro emprego como balconista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se de balconista com experiên-cia, padaria Bela Vista. Tel. 3521-7434

Ofereço-me para trabalho na vaga de motorista. Possuo habilitação catego-ria D, com mais de 2 anos de experiên-cia. Possuo também curso de transporte coletivo e escola realizado no set senat. Contato: (28) 9915-5715 ou (28) 3522-0546 falar com Carlos Alberto

queires, água e pastagem, R$ 450.000.Falar com Marluci.Tel. 3522-2253, 9923-9103

Vende-se ou troca-se por carro uma casa de 2 andares com garagem e terraço.Tratar com Pretinho (28)9959-9775

Vende-se ou troca-se uma casa com cober-tura de lage no bairro Monte belo. Próximo a praça. Aceito carro. Tratar com pretiniho tel: (28) 9959-9775

Vende-se ou troca-se uma chácara na localidade de Garrafão com a medi-da aproximadamente 13.000 m² com uma casa, com plantação de 150pés de coco e pés de frutas variadas. Troco por casa em Cachoeiro. Tratar com Sr. luiz, tel 9273-5037

Vende-se 2 casas no bairro Independên-cia, cada uma c/ 2 banheiros, 3 quar-tos, sala, copa, coziniha e garagem. Valor R$ 110.000,00. Uma Chácara na Gruta c/ 3.000 m², c/ uma casa de ternite c/ 4 quartos, 1sala, 1 cozinha e 1 banheiro, in-cluso água e luz c/ vários tipos de planta-ções (próximo ao campo da gruta). Valor R$ 70.000,00. Tel. para contato 9984-2009 falar com M.F.D.C

Daniel Teixeira Monteiro - Consultor em riação, manutenção e hospedagem de si-tes e vendas de e-mails marketing -planos de hospedagem a partir de r$ 19 mensais. Vindo de outro servidor ganha 50% de desconto na primeira parcela. E-mail ma-rketing (muito mais eficiente que g-mail e hotmail juntos. Caso queira por sua marca na internet criamos ainda o seu site. - [email protected] - Tel: 9975 -9270 / 8802-1070 / 9251-4559.

Vende-se comput. DualCore 1.80 Ghz - 2 gb de ram - 1 TB de hd, palca de videio ge-force 9500 gt de 1 gb, fonte de 500 wats reais, leitor de cartões de memória, 9 portas usb, gravador de dvd, monitor lcd 17´5". R$ 1.250,00 - Thiago - 28 9968-9953

Vendo ou troco Citroen C3 Completo 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documentação em dia. Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, bOUlE-VARD 800/2007, CbX 750/87, e PAlIO WEEKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interes-sados falar com Flavio (28) 9961-8691

Vende-se um logus 94/95. R$ 4 mil. Tratar 9901-6784

Vende-se uma Honda twister ano 2004 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se uma Honda CG 150 ks ano 2006/2007 vermelha . Tratar 9955-0850/3521-1208

Vende-se um Fiat Uno Mille Eco-nomy 09/09. Perfeito estado. Tratar 81129241 / 99630903 / 99025083

Vende-se uma motocicleta su-zuki, modelo yes 125, ano 2008/2008, com 12.750 km. cor prata, pneus e baterias no-vos, emplacada. Hécio - 9257-7416

Moto CG Fan 150 esi, ano/modelo: 2009-2010, cor: pre-ta, Km: 18.000, Valor: r$ 5.500,00. Contato: (28) 9989-7440 - 9883-8843

Vende-se uma CG Fan 150 ESI 2010, cinza. Valor R$ 5.600. 1 Fan 125 ES 2010 vermelha, 7000 KM, valor R$ 4.700. 1 biz KS 125 2007, emplacada até 2013, vermelha. Valor R$ 3.750,00.Tel p/ contato 9969-9462/ 8118-9302

Vende-se Gol ano 2006/2007, G4 básico, 2 portas, 30.000 km. Carro de garagem. Tel. para contato 9939-0031 ou 3036-4106

Alugo apartamento terreo (tempora-da) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marataí-zes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Aluga-se apartamento Edifício Topázio, bairro Gilberto Machado, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de garagem , dep. de empregada, área de lazer completa. Informações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeroporto na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se1 apartamento no bairro In-dependência, 3 quartos, 1 suite, arma-rios nos banheiros e cozinha, depen-dência de empregado, piso de granito, totalizando 124 m², financiado com uma peugeot 207 ano 08/09, 65.000 KM, completo. Valor total R$ 280.000,00. Dispenso curioso. Telefone para contato 9279-8700

Casa para alugar com amplo espaço - 140m²: 03 quartos, 02 banheiros, closet, cozinha,dispensa, área de serviço, sala de estar, copa,escritório, área externa, garagem, 2º andar. TV a Cabo e Inter-net incluidos no preço. lOCAl: bairro ba-siléia - Cachoeiro de Itapemirim/ES. VAlOR AlUGUEl: 650,00 - CONTATO: (28) 9984-7766

Aluga-se 1 ponto comercial na linha ver-melha, próximo ao centro. bom para de-pósito ou igreja.Tel para contato: 3511-0659 ou 9991-4242

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VI-

DRO E PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VI-DRO

CONTATO:9985-1506

VENDEMOSMÁQUINAS

RETAS NOVASNA CAIXA

MARCA JUKIpara costura

industrial de jeansRef.: DDL8700NH

R$ 1.200,00A VISTA

PARCELAMOSEM ATÉ

12 X 115,003521-0983

Page 11: Terça - 24/04/2012

11Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

EMPREGADADOMÉSTICA

Com experiênciacomprovada emcozinhar, limpar,arrumar, lavar e

passar. Trabalho:Segunda a Sábado.Com referências.

Registra-se e paga-se bem.

Interessadas ligar p/(28) 3522-8349

3521-0983

FAXINEIRA

Com experiênciacomprovada emlimpar e arrumar.Com referências.

Paga-se bem.Interessadas ligar p/

(28) 3522-83493521-0983

Page 12: Terça - 24/04/2012

12 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

www.folhadoes.com

notaTom

e

geralM Ú S I C A As inscrições para participar do festival são gratuitas e vão até esta quarta-feira (25) pelo site da Amoibc

A música sertaneja de raiz será a principal atração do município de Cachoeiro de Ita-pemirim-ES, entre os dias 04 e 06 de maio, quando será realizado I Festival de Outono de Música Sertaneja, com divulgação pela

Secretaria de Estado do Turismo. O evento é uma re-alização da Associação de Moradores do Bairro IBC (Amoibic) e será realizado na área de eventos do bairro. O festival pretende promover os artistas locais e desta-car suas potencialidades, além de premiar as melhores apresentações.

As inscrições para participar do festival são gratui-tas e vão até esta quarta-feira (25) pelo site da Amoibc:

www.amoibc.com.br . Cada concorrente poderá inscre-ver uma única música. A comissão julgadora, forma-da por músicos e personalidades ligadas ao meio artís-tico, selecionará 20 concorrentes. Destes, quatro serão premiados: o primeiro colocado receberá R$ 3.000, o segundo R$ 2.500, o terceiro R$ 2.000, e o quarto R$ 1.500.

Além do concurso, ao longo da programação haverá muita diversão, com shows de bandas nacionais e sor-teios de prêmios. Os destaques são a bandaForró Brasil.

e com Xirú do Sul e Banda.Mais Informações pelos telefones (28) 3521-3061 e

(28) 9926 4669.

FESTIVALDE MÚSICANO IBC

ENTRE as atrações está o artista Xirú do Sul e a sua banda que irão agitar o festival de música em Cachoeiro

I Festival de Outono de Música Sertanej será entre

os dias 04 e 06 de maio

Da Redação

Jazz nas montanhasJá está definida a programa-ção do I Festival Internacio-nal de Jazz and bossa de San-ta Teresa. O evento, realizado nos três primeiros dias de junho deste ano com entrada fran-ca, abrirá a Temporada de In-verno do Espírito Santo. A ação conjunta do Governo do Esta-do com prefeituras, instituições e órgãos federais e integrantes do trade turístico será coorde-nada pela Secretaria de Esta-do do Turismo (Setur). Na lista de artistas brasileiros estão fi-guras reverenciadas internacio-nalmente, como o grupo Azy-muth, que se apresentará em parceria com o guitarrista Hé-lio Delmiro e a cantora brasilei-ra de jazz Ithamara Koorax

ES e o meio ambienteNa próxima quinta-feira, 26 de abril, Vitória recebe a 5º edição do Fórum Capixaba de Energia, com participação de importantes autoridades do se-tor de energia do país. O even-to é considerado um dos mais qualificados ambientes de dis-cussão do segmento no bra-sil e terá como tema “Eficiên-cia e Conservação de Energia: Caminho para a Sustentabi-lidade”. Serão debatidas as expectativas, experiências e oportunidades proporcionadas pelo uso consciente de energia e sua contribuição para um mo-delo de desenvolvimento eco-nômico socialmente justo e am-bientalmente sustentável.

MúsicaSertaneja

Atrações no MaesSerá realizado na próxima quinta-feira (26) no Museu de Arte do Espírito Santo – Dioní-sio Del Santo (Maes) o “Encontro com a Curadora e Artista”, que vai reunir Almerinda da Silva lopes e o artista plástico Nenna e o público. O evento será uma apresentação e bate-papo so-bre a exposição “Meditações Extravagantes”. O artista, con-siderado pioneiro da arte con-temporânea no Estado, propõe nesta mostra a aproximação e a interação com o espectador, e expandiu a exposição para além do território do Museu.

Page 13: Terça - 24/04/2012

13Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

PAPOS DO FACEBOOK

Os comentários sobre a Fábrica de Pios são uma constante em qualquer assunto sobre Cachoeiro de Itapemirim. No Facebook en-tão, os saudosistas não se esquecem que a Fábrica, nestes tempos em que qualquer Caça é censurada, tornou-se cultuada por sua mu-dança de postura. De Instituição Caçadora, fêz-se baluarte da preservação dos bichos, para gáudio dos voyers da natureza. Outro dia, levando um amigo de carona para a praia, passamos na Matinha de Paineiras e ele me contou uma história edificante sobre a caça. Na década de 80 seu tio, caçador inveterado, era deixado to-dos os finais de semana na entrada da matinha com sua espingarda, lanche e embornal. Voltava com Macucos e outros mais. Anos se passaram, os tempos mudaram, o tio ficou velho e a caça foi proibida. E daí? O tio continuou frequentando a matinha, só que levando além de seu lanche tradicional, um guarda-chuvas, em substituição ao velho fuzíl assassino. Até a sua morte continuou vindo passear na mata aos domingos. Foi a maneira pura e simples de assistir a sua forma de vida predil-eta desenrolar-se, entre novas regras e proibições. No meu ceticismo com o gênero humano, imagino o velho apontando o guarda chuva e xingando histérico: “ macuco desgra-ciado, merecia um tirambaçõ no peito, seo fiédo** asterisco.” Mas, deixe pra lá....pura maldade minha.

Mark Rothko (1903-1970)

Muitos amigos ainda resistem em participar das redes sociais. Real-mente em alguns momentos voce tem de ter saco para abrir o

“feed” e deparar-se com disparates e bobagens de todas as espécies. Esquecemos porém, que as redes podem também ser seletivas. Sele-cionadas “no bom sentido”, sem homofobias, racismos ou machismos. O indivíduo escolhe se relacionar internauticamente somente com o grupo de pessoas que tenha o mesmo interesse que ele. Seus pares, como dizem os intelectuais. Isso é ótimo, principalmente porque se o assunto estiver enchendo o saco, basta jogar o gelo na pia e desligar o monitor. O Facebook, por exemplo, permite a criação de grupos que aglu-tinem pessoas com as mesmas histórias ou convicções. Aí, alguns resistentes perguntam: e os chatos? É claro que como em todos os grupos, surgirão os chatos. A sabedo-ria popular afirma “que chato é igual formiga, não precisa nem criar “. Pois o programa permite que voce exclua as postagens inconvenientes e selecione um plantel de amigos que só irão trazer alegrias e sabedo-rias em suas intervenções. Entre as coisas boas as postagens com dicas de música, cinema, literatura e artes em geral. Pincei uma do fotógrafo Orestes Locatel e do artista plástico Renato Santana para ilustrar este exemplo. São postagens que a gente tem de arquivar em nossos registros e consultar de vez em quando. De autoria do pintor Mark Rothko. ________________________________________________ O silêncio é preciso (accurate).“Quando eu era jovem arte era uma coisa muito solitária. Nada de ga-lerias, colecionadores, críticos e nada de grana. No entanto era uma época dourada, com nada a perder e visões a ganhar. Hoje isso mudou muito. Caminhões de discursos, atividades artísticas, consumo. Qual condição é melhor não me atrevo a discutir aqui. Mas uma coisa eu sei: muitos artistas ambiciosos estão na verdade desesperadamente em busca do silêncio onde possam criar raízes e crescer. O silêncio é tão preciso.”

por Gilson Leão

Markus Rotkovičs - foi um pintor ex-pressionista abstrato nascido na Rússia (Letónia) e naturalizado americano. Nessa foto ele está a cara de Nagib Cade

Formiga e chato não precisa

nem criar

ALERTA : PROLIXIDADE TRAZ EXCESSO DE PESO Fábrica de PiosEstamos republicando esta matéria em decorrência de um impasse que surgiu nas páginas do Facebook na semana passada. Postei um alerta aos amigos so-bre a inconveniência de postagens múltiplas e consecutivas feitas por algumas pessoas - e por firmas- que pretendem divulgar seus produtos através do pro-grama, e criou-se a maior polêmica. A princípio, postagem de propagandas não funcionam porque a maioria das pessoas rejeita adicionar firmas que utilizam o FB com esse intuito. Eu mesmo ocasionalmente posto propaganda do meu sítio em Vargem Alta, mas o faço em meu nome - pessoa física - e de maneira extremamente moderada. Se as firmas querem divulgar através do programa, sugere-se que montem grupos fechados de clientes interessados. Só que um restaurante japonês da cidade estava publicando inúmeras - de 5 a 10 postagens consecutivas de seus pratos - todos os dias -no mural geral, de-nominado feed . Pensei em deletá-los, mas como tinha interesse em acompan-har seu trabalho e os pratos são muito bonitos, esperei um pouco. De repente a coisa se tornou de tal forma insistente que não dava mais para aguentar. Fiz o alerta e deu encrenca. As pessoas tem de entender que se fizerem 10 postagens seguidas - e con-secutivas - suas mensagens ocuparão o espaço que deveria ser rateado entre todos os participantes. Voce abre sua página, vai ao mural e só tem mensagens do mesmo indivíduo, muitas vezes repetidas de vários dias seguidos. Acabei entrando na maior polêmica com umas desconhecidas mal educadas - e gordís-simas - acho que são elas que fazem as postagens para o restaurante - que me chamaram de pedante, etc e tal -. Não me importo de ser taxado de pedante, principalmente se quem o está fazendo for um chato que não me interessa nem como inimigo. Além disso, 90 por cento das respostas foram positivas ao meu texto. No fundo isso serviu de alerta, pois não sabia que comida japonesa en-gordava tanto. Só que este tipo de burrice afasta muitos amigos do Facebook, e de certa forma, da comida japonesa.

[email protected]

[email protected]

Influenciado pela obra de Henri Ma-tisse – a quem ele homenageou em uma de suas telas – Rothko ocupou um lugar singular na Escola de Nova York. Após ter experimentado o expres-sionismo abstrato e o surrealismo, ele desenvolveu, no final dos anos 1940, uma nova forma de pintar. Hostil ao expressionismo da Action Painting, Mark Rothko (assim como Barnett Newman e Clyfford Still) inventa uma forma meditativa de pintar, que o crítico Clement Greenberg definiu como Colorfield Painting (“pintura do campo

Page 14: Terça - 24/04/2012

14 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políciawww.folhadoes.com

notaTom

e

L A D R Ã O Na delegacia ele confessou o crime e disse que os produtos seriam trocados em bocas de fumo por pedras de crack

Os militares da RP 2928, Vianna e Seixas prenderam na manhã de domingo o deso-cupado Luiz Fernando Souza Temporim, 29, que escalou uma parededa loja Eletro Center, localizada na Rua Capitão Deslan-

des, no centro de Cachoeiro-ES. Ele entrou no estabele-cimento pelo telhado e havia enchido uma mochila com os produtos roubados.

O sistema de alarme disparou e o assaltante apelida-do de “homem aranha 2”cortou os fios e desligou as câ-meras, porem a empresa responsável pelo serviço de vi-gilância e monitoramento acionou a gerencia da loja e com o auxilio da Polícia militar foi feito uma busca.

O ladrão foi encontrado atrás de um balcão no inte-rior da loja e dentro da mochila estava um notebook, uma maquina de cortar cabelo, uma pulseira, dois ta-blets, 19 aparelhos celulares com valores, quatro caixas de som Multlaser e uma caixa da mesma marca ampli-ficadora, foram encontrados ainda vários carregados e fones de ouvidos dos aparelhos aprendidos e cartões de memorias e outros.

Na delegacia ele confessou o crime e disse que os produtos seriam trocados em bocas de fumo por pedras de crack. De acordo com o gerente da loja Nilson carva-lho da cruz, as mercadorias estariam avaliadas em apro-ximadamente R$ 10 mil

HOMEMARANHAÉ PRESO

LUIZ FERNANDO ao ser preso na loja estava com a mochila cheia de produtos que foram avaliados em R$ 10mil

Ele entrou no estabelecimento pelo telhado e havia enchido uma mo-chila com os produtos roubados.

Da Redação

R$ 10Mil

Os policiais militares Diogo e Rodrigo da RP 2926 pren-deram em flagrante o deso-cupado leandro dos Santos brum, 31, morador do bair-ro Ibitiquara, na manhã do ultimo sábado na Rua Pedro Vargas, no bairro bNH. Se-gundo as informações, o cor-tador Manoel Romildo da Conceição estava trafegan-do em sua moto quando teve uma queda de pressão vin-do a parar o veiculo e deitar no chão até que se sentisse melhor. Foi quando leandro apareceu oferecendo ajuda, porem aproveitou da situa-ção para furtar o celular da vitima. Ele confessou o crime á policia e informou onde havia escondido o aparelho próxi-mo a uma árvore

Ladrão oferece ajuda para roubar

Assassinado ao sair de evento na exposição

Na tarde do ultimo domingo, o jovem Polibio Efigênio Júnior, 18, anos morador do bairro Valão, acabou sendo assassi-nado com um tiro de revólver calibre 22 no abdômen. O cri-me aconteceu do lado de fora do parque após o evento com carros de som “Duelos Gigan-tes”. O motivo da confusão que terminou com uma mor-te ainda não foi esclarecido e uma jovem também foi atingi-da e permanece internada na Santa Casa. Segundo a fa-mília, o rapaz teria saído em companhia de um amigo que sempre andava juntos

Page 15: Terça - 24/04/2012

15Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

nota

políciaM O R T E Segundo as informações o veiculo que causou o acidente chegou a dar uma parada, mas fugiu logo em seguida

O micro empresário do ramo de mineração Ademir da Silva Nascimento, 48, mora-dor do bairro Alto Novo Parque, em Ca-choeiro-ES, morreu na tarde de sábado em um grave acidente na rodovia Mau-

ro Miranda Madureira, próximo ao trevo que dá aces-so ao bairro Gilson Caroni. O acidente aconteceu por volta das 15h50 e segundo as informações, Ademir se-guia de Itaóca Pedra onde havia trabalhado durante o dia, com destino a sua residência.

Ele conduzia uma moto CG titã 125, placa OCZ 9884, e ao do trevo na rodovia acabou sendo fecha-do por uma caminhonete que seguia do bairro Va-lão para o bairro Gilson Caroni. De acordo com as testemunhas,o veículo não teria feito o trevo paracru-

zar a pista e acabou colidindo na moto em que esta-va a vítima que foi lançada a uma distancia de quase quinze metros vindo a para junto ao meio fio do can-teiro da pista.

Segundo as informações o veiculo que causou o acidente chegou a dar uma parada, mas fugiu logo em seguida tendo a sua placa anotada e passada para a policia. Populares correram para ajudar o motociclis-ta que ficou agonizando por algum tempo eo Corpo de Bombeiro chegou a ser acionado, mas ao chegar no local constatou o óbito

Várias pessoas que estavam no local reclamaram da falta de sinalização e placa de advertência, pois a curva onde aconteceu acidente está tomada pelo mato e um poste tira a visibilidade

ACIDENTEMATA NO VALÃO

ADEMIR da Silva morreu em um acidente de trânsito na tarde de sábado, próximo ao bairro Gilson Carone

www.folhadoes.com

O acidente ocorreu no sábado próximo ao trevo que dá acesso

ao bairro Gilson Caroni

Por Ronaldo Índio Brasil

Tom

e

Acidentede trânsito

A Policia Militar prendeu,na noi-te da última sexta-feira, o deso-cupadoWesleyNascimento Ferrei-ra da Silva, 45,conhecido como “Carioca”residente no bairro Ama-relo. Ele é acusado detentati-va de homicídio contra Carlos Al-berto Pires da Penha, conhecido como “beto Cachaça”. Ocrime te-ria acontecido na RuaJerônimoRi-beirodevido a vítima ter lhe ofen-dido com palavras de baixo calão. Ainda de acordo comoacusado, betoteria o agredido e desferido golpes de canivete contra ele atin-gindo o seu rosto afetando parte do seu olho. Isso provocou umari-xa entre elese no dia do crime ele o teria o provocado eles entraram em luta corporal. Wesley apanhou uma faca que havia escondido e golpeou Carlos nascostas

Tentativa de homicídio

Preso ao sair de boca de fumo

A PM prendeu na manhã de do-mingo dois homens acusados de teremrealizado um assalto em uma residência no bairro dos Ferroviários. Segundo a vitima l.V., 75,um dos assaltantes te-ria entrado em sua residência e de posse de uma arma de fogo-anunciou o assalto colocando a arma em sua cabeçae pedindo o seu cordão de ouro. De acordo com populares outro homem em uma moto CG 150 de cor preta de placa ODF 5716 aguardava pelo assaltante em outra rua por trás da residência, o assaltante fugiu de carona com o compar-sa seguindo ao bairro Aquida-bã a policia militar realizou bus-cas e encontraram os envolvidos na mesma moto na Rua Parecis no bairroAquidabã, saindo de uma boca de fumo conhecida no bair-ro como boca de fumo do Nem. Ricardo lopes Selá de 18 mo-rador do bairro Nossa Senhora de Fátima, tentou dispensar uma quantia de R$ 600, mas acabou preso junto com seu comparsa Pablo Ayres Severo da Silva, 20, morador do mesmo bairro

Page 16: Terça - 24/04/2012

16 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Este colunista bateu um papo exclusivo com a dupla sertaneja.

16 Folha do E. SantoTerça-Feira, 24 de Abril de 2012 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

DAEMON GENTE QUE ACONTECEBiccas JR. - [email protected]

Ramon Silveira, Preguiça e Matrix Shows trazem Thaeme e Thiago a Cachoeiro

Alegria - Cachoeiro fica mais feliz a partir desta semana. A este-ticista Dalilla Sartó-rio está de mudança para a cidade do Rei. A loira esteve junto na rádio SIM nesta se-gunda junto deste co-lunista e a dupla Tha-eme e Thiago.

Vitória 40 Graus

O acadêmico de Direito Ju-nior Perim em rapido ping--poing:

Sonho: eu venho conquis-tando um por um dia a dia

Vida: minha mae

Balada: Amo muisca ele-tronica e e sempre bom es-tar com amigos

Direito: é tudo

Estilo: o próprio

Dryelle - Ficou sim-plesmente fantásti-ca a nova publicidade da LunediOro estre-lada pela Cachoeiren-se Dryelle Peres. Ga-briela Decothé está de parabéns. Sua gri-fe cresce vertiginosa-mente entre as divas de bom gosto e refi-namento.

LunediOro

Atalanta - A expec-tativa para o show do Mc Koringa é grande. Em uma óti-ma fase profissional o cantor fechou mais uma música com a rede Globo. Dia 05 de maio no Atalan-ta em Castelo a Noi-te Carioca também contará com Djs lo-cais.

Koringa

Almoço - Este co-lunista almoçou no Olivier, nesta segun-da feira, com a dupla Thaeme e Thiago.A dupla é puro caris-ma e simpatia. Após uma dia intenso a dupla seguiu para Vi-tória. No decorrer da semana fotos e en-trevistas exclusivas.

Desaparecido - A to-dos aqueles que co-nhecerem André Galão, natural de Co-latina-ES, este está desaparecido.O jo-vem saiu com destino a Bahia, saindo de São Matheus em um carro Punto Prata com mais 4 jovens.

Ajuda

Sertanejo