terça 05/04/2011

16
Prefeitura deixa desabrigados no abandono Um acidente na tarde de ontem na BR 101 no km 382 na localidade de Capim Angola, envolvendo três veículos, terminou com a morte do motorista Rodrigo Rideo Nakamura pag.15 Polícia No próximo dia 8 de abril, o Banco de Perucas do HECI completa um ano. Para comemorar a data haverá uma tarde de batepapo com quem entende do assunto. pag.14 Regional Seis famílias, no total de 16 pessoas, estão entregues a própria sorte no ginásio Ferração, em Cachoeiro-ES Pág. 05 Fotos: Ana Paula Grechi R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES TERÇA-FEIRA, 05 DE ABRIL DE 2011 Nº40993 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Assista agora o vídeo sobre o caso em www.folhaes.com.br

Upload: folha-do-esanto

Post on 23-Mar-2016

272 views

Category:

Documents


21 download

DESCRIPTION

edição nº 40993

TRANSCRIPT

Page 1: Terça 05/04/2011

Prefeitura deixadesabrigados no abandono

Um acidente na tarde de ontem na BR 101 no km 382 na localidade de Capim Angola, envolvendo

três veículos, terminou com a morte do motorista Rodrigo

Rideo Nakamura pag.15

PolíciaNo próximo dia 8 de abril,

o Banco de Perucas do HECI completa um ano. Para

comemorar a data haverá uma tarde de batepapo com quem entende do assunto. pag.14

Regional

Seis famílias, no total de 16 pessoas, estão entregues a própria sorte no ginásio Ferração, em Cachoeiro-ES Pág. 05

Fotos: Ana Paula Grechi

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM -ES TERçA-FEIRA, 05 DE AbRIl DE 2011 Nº40993 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Assista agora o vídeo sobre o caso em

www.folhaes.com.br

Page 2: Terça 05/04/2011

02 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Uma ótima ter-ça-feira a todos // E agora, assim o declara o Se-nhor, aquele que te criou: Não te-nhais medo, por-que eu resgatei--te, chamei-te para me servi-res: e tu per-tences-me Isaí-as 43, 1 // Hoje é dia de sessão da Câmara de C a c h o e i r o - E S // Vereador José Carlos Amaral quer acabar com as diá-rias na Câmara // Tem muita gente “chian-do” sobre o assunto // Mourad`s, no centro da ci-dade // Ali é o termômetro político // Pacientes recla-mando que quando aten-didos no, já mal afama-do, Paulo Pereira Gomes, e precisam do atestado médico não conseguem // O que fazer?// A Ager-sa é uma empresa que o povo não sabe o que faz // E nem para que serve // Não é hora de algum ve-reador questionar o as-sunto? // O Conselho do Transito é outro órgão vir-tual // Ou fantasma // Todo mundo sabem que existe, mas ninguém vê // Médi-ca Rosemeri Salotto dei-xou o comando do PSF, mas não anunciou o subs-tituto // Ninguém sabe // Monturos de lixo na Beira Rio // Frequentadores dos restaurantes reclamando // Nota zero para a limpe-za urbana // E não é ape-nas na Beira Rio // Ruas da periferia de Cachoei-ro estão se transforman-do em lixões // Brigas no bailão do Aeroporto apa-voram os freqüentadores que vão lá para diversão // www.folhaes.com // In-formação com credibili-dade // Continua a guerra no Centro de Saúde para marcar consultas // É uma vergonha e covardia com pacientes que precisam de atendimento // Como não podem ter plano de saúde, são humilhados dessa forma // Fazemos--te este pedido, porque tu és um Deus de misericór-dia, não porque tenhamos procedido bem Daniel 9, 18 // Interino escreveu o Desfolhando desta terça--feira // Até a próxima vez

EditorialMistério e abandono em Cachoeiro-ES

Os fatos apresentados ao cida-dão nem sempre conseguem uma explicação plausível para o que acontece. Em Cachoeiro de Itape-mirim-ES temos dois casos em-blemáticos: o assassinato da ad-vogada Eulina Jaccoud, no centro da cidade, e a situação crítica das instalações do Departamento de Polícia Judiciária que se arrasta há décadas.

A questão da advogada assas-sinada em janeiro deste ano está envolvida na mais completa mu-

dez da Polícia Civil que ainda não deu uma resposta a sociedade. Todo o tipo de perícia foi feito no apartamento da vítima, computa-dor foi apreendido, uma empre-gada presa, mas já solta, delega-do que deixou o caso e retornou em seguida. E o silêncio que inco--moda e provoca angústia.

É a falta de respostas que criam ilações sobre quem matou a advogada. É a falta de informação para que a imprensa possa traba-lhar e assim cumprir o seu papel.

É o mutismo total. Sobre o DPJ, a situação é irri-

tante e as promessas já passaram de governo para governo numa roda de ciranda que gira sem di-reção. O local, uma espécie de su-cursal do inferno, está encravado no centro da cidade e não ofere-ce a menor condição de funciona-mento no recebimento de presos.

Celas superlotadas, onde o nú-mero de presos chega a dez vezes mais que sua capacidade, nenhu-ma condição de higiene, prédio

caindo aos pedaços e detentos ociosos. Essa é a situação que o anacrônico prédio apresenta há décadas

Prefeitos já deliraram em construir uma praça no local, ou-tros um espaço de arte, mas ficou apenas na abstração das promes-sas.

Hoje é uma escola do crime ao lado de dezenas de residên-cias onde os moradores convivem com o medo e a incerteza do que pode acontecer amanhã.

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Tiago 4:14

[email protected]

Elizabeth Taylor – Eterna

Desfolhando

Charge

Reverendo Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

Espaço Bíblico

A Revista VEJA – ano 44 – nº 13-30 de março de 2011 traz na capa a foto de Elizabeth Taylor, uma das maiores estrelas de Hollywood. Apre-senta o histórico de sua vida 1932 – 2011. Ela faleceu aos setenta e nove anos. Uma vida de grande sucesso, com seus altos e baixos e que chegou ao fim, tendo cumprido o seu ciclo de vida na face da terra.

O Salmista afirma: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos, ou, em havendo vigor, a oitenta: neste caso o melhor deles é canseira e enfa-do, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.” (Salmo 90:10)

Elizabeth Taylor, foi a “neblina” que passou e deixou o seu brilho como o dos diamantes que adornavam a sua personalidade.

Queiramos ou não, diante do qua-dro da morte, ficamos a pensar em nos-sa própria situação. Todos um dia par-tiremos, deixando tudo para trás.

O que nos resta a saber é de que

maneira estamos gastando o nosso tempo? O “quê” estamos fazendo? Qual é o nosso propósito? Qual é o nosso alvo de vida?

Aprendemos na Escola Domini-cal da Igreja Presbiteriana que “O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.” Por conse-guinte, o nosso objetivo maior deve ser de cultivar uma vida que sempre hon-re, dignifique o nome do Senhor Deus e que tenha o prazer de sua presença, amizade, companhia e direção.

A vida humana, realmente é breve, mas podemos deixar o mundo melhor onde Deus nos colocou. Não fique aí parado. Seja uma bênção. Faça a dife-rença! Não podemos mudar o mundo, mas, podemos melhorar muita coisa ao nosso derredor. Aírton Sena deixou as marcas de sua passagem, cujo refle-xo perdura até hoje. Deus o abençoe, prezado leitor e aos seus queri-dos.

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

Artigo

[email protected]

Só pode ter formigaatômica dentro da calça Roney Moraes ao gás e ao óleo das termoelétricas

e não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias. Não seria legal? Mais emprego, mais renda, mais royalties e menos poluição. Uma propaganda radian-te esta.

Imaginem quem viria coman-dar a usina nuclear? Que japonês que nada! Made in Taiwan... O pro-blema é se uma marolinha atingir as instalações... A coisa complica. Ainda mais uma marola maratimba cheia de detritos, e coisas que não se dizem no café da manhã.

Outra informação divulgada no formigueiro atômico da Assem-bléia Legislativa é de que o mesmo deputado quer acabar com a famosa “volta do caixão” no Rio Itapemi-rim de Cachoeiro. Ora, para ele isso é como tirar pirulito de criança ou voto de analfabeto funcional. Basta encontrar o cajado de Moisés, bater com ele na margem do rio, e pron-to. Tá feito o milagre.

O problema é que quando co-meçam a fazer coisas mirabolan-tes não conseguem parar. Primei-ro foi o Mijódromo, quer dizer, a Torre que fabricava chuva (sic). Lembram? Passou até no Jô Soa-res. Ainda bem que naquela época não existia Kibe Loco, Jacaré Ban-guela, Stand up... Mas o extinto site Cachoeiro Post registrou a façanha com muito humor e sarcasmo.

Como no título, parece que uma formiguinha atômica fica cutucan-do dentro da cueca até surgir outra ideia dantesca. Quem sabe salgar o rio não seria outro projeto arrojado? Para que ir à praia se o mar pode es-tar à beira rio? O problema será no fim do ano. Em vez de enchente te-remos tsunami.

Uma formiguinha me contou que um deputadaço apresentou um projeto de lei que proíbe a constru-ção de usinas nucleares em solo ca-pixaba. Que pena. E eu que esta-va com uma vontade bombástica de me filiar no PRONA agora de-sisti de vez. Dizem que um técni-co gabaritado de Springfield esta-va a caminho, mas, por incrível que pareça, desistiu da empreitada. Sua esposa de cabelo azul laqueado e seus três filhos pesaram na balança. Foxda-se!

Bem, o local exato para a cons-trução da usina seria, sem dúvida nenhuma, o litoral sul, Marataízes, Itapemirim ou Kennedy. Pensem bem. As vantagens seriam enormes.

A energia nuclear não contri-bui para o efeito de estufa; não po-lui o ar com gases de enxofre, nitro-gênio, particulados, etc.; não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação; não depende da sazona-lidade climática (nem das chuvas, nem dos ventos); pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera; grande disponibilidade de combus-tível; é a fonte mais concentrada de geração de energia, a quantidade de resíduos radioativos gerados é ex-tremamente pequena e compacta; a tecnologia do processo é bastan-te conhecida.

Além disso, o risco de trans-porte do combustível é significati-vamente menor quando comparado

Quem sabe salgar o rio não seria outro projeto arrojado? Para que ir à praia se o mar

pode estar à beira rio?

Page 3: Terça 05/04/2011

03Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Depois do FantásticoHá mais de dez anos este foi o título de um texto que es-

crevi, no qual apontava que as medidas dos governos em combate a algum problema só vinham após denúncias no famoso programa de TV. Isso servia para o governo fede-ral, para os estaduais, para os municipais e até para quais-quer instituições, mesmo as organizações não governa-mentais, e muito mais nas ligadas direta ou indiretamente a Administração Pública. Pois, após dez anos, não há pro-blema que seja detectado antes pelas autoridades; as medi-das só veem depois de denúncias na imprensa. O caso do menino baleado por policiais em Manaus apenas exempli-

fica. Porém, todas as autoridades só tomam uma medida, sempre tímida, sempre recheada de desculpas, depois de se tornarem públicas.

Logo após as denúncias pela imprensa, as primeiras ne-gativas vem dos envolvidos. Eles negam afirmações gra-vadas há poucos minutos, ou até há algumas horas. De-pois, vêm as explicações das autoridades por que nunca fizeram nada antes. A população encaminha inúmeras car-tas às seções dos jornais e revistas, telefonemas indigna-dos às emissoras de rádios e de televisões. Nada maia. As famosas sindicâncias são abertas e os resultados todos já conhecem.

Anteriormente as denúncias geralmente só recaíam so-bre funcionários do baixo clero. Mas, a corrupção foi gal-gando postos e já chegou a derrubar dois ministros da Casa Civil. Os casos são tantos que talvez ninguém mais se lem-bre de Waldomiro Diniz, José Roberto Arruda, Maurício Marinho, que desencadeou a máfia do mensalão, Ari Ar-tuzi, prefeito de Dourados, todos flagrados recebendo di-

nheiro, de Erenice Guerra. Nenhum superior sabia de nada.Existem fatos mais amplos que causam prejuízos e mor-

tes sem nunca haver punição alguma. Em 2007 um pedaço do estádio da Fonte Nova voou e 8 vidas se foram. Na fi-nal de 1992, outros tantos morreram no Maracanã. Assas-sinatos de torcedores viraram rotina e por muito tempo só se ouviu desculpas. Depois de muitas mortes, algumas me-didas óbvias praticamente resolveram o problema. Mortes existiram, assassinos punidos, nenhum. Além desses, as-sassinatos em pacotes também existiram, sem nenhum cul-pado.

Somente a negligência institucionalizada explica por que as medidas só são tomadas após a publicidade. Quan-do os filhos mudam de comportamento em casa, seus pais ou responsáveis percebem. Quando um funcionário de em-presa privada muda de comportamento, seu chefe percebe. Quando um departamento vai mal, os diretores da empre-sa desconfiam. Apenas nos serviços públicos a percepção cabe à gente de fora, especialmente à imprensa.

Não pode ser razoável que haja necessidade da impren-sa mostrar as condições das estradas, da qualidade do ensi-no público fundamental e médio, de mostrar o atendimento médico, dos ônibus lotados, da sujeira das cidades. Basta-ria que as autoridades superiores exigissem dos seus subal-ternos que cumprissem suas funções; dos órgãos fiscaliza-dores que investiguem e tomem medidas preventivas; e da Justiça que puna imediatamente como determina a lei. Efe-tivamente criou-se a cultura de que tudo pode, desde que

não se torne público. Decorre dessa cultura a ação só vir como punição à publicidade e não em razão do fato. Não raro o punido é quem dá publicidade e não quem cometeu o erro.

Além dessas iniciativas, seria preciso tornar público to-dos os atos. Hoje, ninguém consegue os dados estatísticos sobre as diversas atividades dos governos, nem saber como andam os procedimentos e processos relativos aos episó-dios citados. A Rede Globo precisaria ter mais consciente de seu papel de órgão fiscalizador e aumentar a vigilância. Resta apenas a todos os cidadãos esperarem a próxima de-núncia no Fantástico e as explicações muito “convincen-tes” das nossas autoridades.

Depois do Fantástico

PEDRO CARDOSO DA COSTA - BACHAREL EM [email protected]

artigo

A Rede Globo precisaria ter mais consciente de seu papel de órgão fiscalizador e aumentar a vigilância. Resta apenas a todos os cidadãos esperarem a próxima

denúncia no Fantástico

Page 4: Terça 05/04/2011

04 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES) opinião

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

www.folhaes.com.br - [email protected]

EquipamentosO aeroporto Raimundo de Andrade, de Cachoeiro de Itapemirim, conta ago-ra com uma sala de admi-nistração e recepação mais bem equipada. O espaço ganhou novo mobiliário, computador, fax, impres-sora e ar-condicionado. To-dos os equipamentos foram adquiridos pela prefeitura, com recursos oriundos de um projeto apresentado e aprovado pelo Conselhos dos Royalties.

ProjetoPara diminuir os desafios en-frentados pelas pessoas com deficiência em Cachoeiro de Itapemirim, a Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Social (Semdes) lançou nes-te ano o projeto “A Inclusão na Deficiência”. A primeira reunião foi realizada sábado, no (Cras) do bairro Jardim Itapemirim. O projeto prevê atendimento de acordo com a especificidade da defici-ência (física, visual, mental, auditiva e outras)

SaúdeA data de 07 de abril “Dia Mundial da Saúde”, a Secre-taria Municipal da Saúde - re-alizará a parti de hoje até 12 de abril de 2011 a Ação Jor-nada da Saúde. Esta ação será voltada em especial aos servi-dores públicos da Prefeitura de Guarapari, na oportunida-de será dado o pontapé inicial no programa Saúde do Traba-lhador. A ação tem o objetivo de promover a saúde através da prevenção e acessibilidade aos serviços de saúde.

PRESIDENTE KENNEDY

EXPOKENNEDYEm comemoração ao 47º. Aniversário de emancipa-ção política de Presidente Kennedy, a Prefeitura pro-move durante os dias 04 a 10 de abril, a 19ª. EX-POKENNEDY, no Par-que de Exposição Afonso Costalonga. No dia 09 de abril presença confirmada MATEUS E CRISTIANO

V I T Ó R I A

CULTURA

O Dia Nacional do Graffiti, comemorado em 27 de março, mobilizou mais de 30 artistas do graffiti em cinco municípios capixabas. A programação da semana aconteceu do dia 27 de março até 02 de abril em Vitória e contou com exposições, intervenções urbanas, painéis coletivos, música, exibição de vídeos, palestras, entre outras atividades que está mudando a cor das cidades.

+ Sexta tem Absolut Party na The One com Dj David Rocha + Garra-fa de Absolut com 50%

off até 01:00 + Tudo posso naquele que me fortalace.+ Ao som do Bob Marley

Newton BragaPor Ana Paula [email protected]

Curta Metragem

TURNÊEstréia dia 08 de abril.Jo-achim (Mathieu Amal-ric), ex-produtor de tele-visão de Paris, partiu para os Estados Unidos há mui-to tempo, deixando tudo para trás - seus filhos, ami-gos, inimigos e amantes -, para tentar uma nova vida. Tempos depois, ele retorna à França, liderando uma trupe burlesca em shows de despedida pelo país.

C I N E M A

Espaço Cidadã[email protected]

Bar doce bar

Luana Jaques Santos - [email protected]

O dia é incansável e não ter-mina. O sol ainda resiste e tinge de vermelho os olhos de quem ficou no boteco o dia todo. O bar está cheio de homens, a maioria maduros ou apenas envelhecidos. Uma criança pas-sa, compra duas balinhas e vai embora. Mulheres só passam o olho lá dentro e quase nun-ca entram. Para os bêbados de plantão tudo é normal e sem-pre igual. Não sei se são notados. Pen-so que só por alguns. Há aque-les que os cumprimentam. As pessoas se acostumam a vê-los sempre ali, cartas marcadas, vidas marcadas. São os ex. Ex--maridos, ex-alunos, ex-traba-lhadores. Agora são exilados e se tornaram excluídos. No passeio está o Tesourão, o cachorro que fez da rua sua moradia. O bêbado, o cão, ru-mos perdidos e solidão. Nossos bares... Neles os ami-gos se encontram, jogam con-versa fora. É onde uma mãe

passa e compra um lanche para o filho. Onde o retireiro toma um café fresco e sabo-reia um pastel quentinho. Nos bares o espaço é de-

mocrático. É onde as ideias de todo mundo são apresentadas e jogadas a todos os ouvidos. Em volta de uma mesa, todo as-sunto se resolve: os problemas do mundo e tudo o mais. É a fi-losofia do botequim. Estamos falando de uma tribuna popu-lar. Quer debater? Pode ir lá. É política, futebol, bipolaridades. Ali é prestado serviço de comu-nicação: à boca pequena todos ficam por dentro das novida-des. Quem chegou, quem par-tiu, morreu, brigou ou separou. bar doce bar. Ele exerce papel fundamental na cidadezinha. Nele todos se tornam iguais e se unem para poder suportar a rotina do ilusório.

Chão varrido Não quero esquecer aque-le cantinho só meu, cheio de vida, de sons e de cores que há muito tempo só exis-te em minha memória: a casi-nha de tábua onde moráva-mos; o fogão a lenha num dos cantos da cozinha, que tisna-va tudo, manchando de pre-to narizes, paredes e o teto de palha; a casa de farinha – lugar de suplício para mim, que odiava lavar mandioca –, e a densa floresta ao re-dor, interrompida por peque-nos roçados, de onde papai e mamãe tiravam, com muita dificuldade, o sustento da fa-mília... Ali, meus velhos só viviam para o trabalho. E aos sá-bados, que nem burrinhos de carga, lotados de cestas, iam ao antigo mercado vender

o que colhiam na lavoura e comprar o rancho, como de-nominavam a feira semanal. Mas, hoje, só saudades... Daquele lugar mágico, que minha memória resgata com tanta vivacidade, só vejo bre-ves resquícios, prestes a se desfazerem também. Aque-la exuberância em verde e vida de toda a natureza ao redor foi apagada em nome do progresso. Pouco a pouco, o verdor da floresta foi sendo engolido pela motosserra, as águas, lambidas pelo fogo, as matas tombaram e cede-ram lugar a ruas, casas, igre-jas, escolas, pastos... E eu, im-potente, assisti a tudo, dando a cada dia um novo adeus la-crimejante a algum elemento que se ia embora, sem chan-ce de regresso.

Eduarda Moura Pinheiro - [email protected]

ma criança passa, com-pra duas balinhas e vai embora

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

Page 5: Terça 05/04/2011

05Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políticapolíticam

ais

Câmara retoma votaçõesO plenário da Câma-ra retoma as votações de MPs (medidas provisórias) hoje após o cancelamento das atividades na sema-na passada devido à mor-te do vice-presidente José Alencar, na última terça--feira. Uma das matérias que deve provocar polê-mica é a 511/10, que au-toriza a União a oferecer garantia para um emprés-timo de até R$ 20 bilhões do bNDES (banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social) ao consórcio que construirá o TAV (Trem de Alta Velocidade) ou trem-bala. Na última sex-ta-feira , o diretor-geral da ANTT (Agência Nacio-nal de Transportes Terres-tres), bernardo Figueiredo, afirmou que os grupos in-teressados em participar do leilão do trem-bala pe-diram adiamentos de dois a seis meses.

A criação do PSD, defini-do por seu artífice como um partido “nem de di-reita nem de esquerda nem de centro”, é hoje a maior expressão da “pee-medebização” da política brasileira, afirma Marcos Nobre, 45, professor de fi-losofia da Unicamp. Pee-medebismo, diz Nobre, é uma cultura herdada dos anos 1980 que combina o adesismo à lógica do veto --a compreensão de que fazer política é antes ve-tar do que fazer propos-tas. Segundo Nobre, para a presidente Dilma Rousse-ff dar conta de governar o país, ela precisará rene-gociar os generosos acor-dos feitos por lula, pois seu problema é o “exces-so de adesão”.

Excesso de adesões a Dllma

PESQUISA Seis famílias que tiveram que deixar as suas casas em áreas de riscos estão abrigados no ginásio

Prefeitura abandona famílias em ginásio de Cachoeiro

Seis famílias que tiveram que dei-xar as suas casas em áreas de ris-cos de Cachoei-

ro de Itapemirim, por conta das chuvas do mês de mar-ço, estão ocupando o giná-sio do bairro Aeroporto, co-nhecido como “Ferração”. No total são dezesseis pes-soas que estão vivendo sem auxílio da prefeitura que ha-via prometido a liberação do aluguel social, mas passados 15 dias nada foi feito.

Adultos e crianças dispu-tam o espaço no abrigo im-provisado, sem comida e com condições mínimas de higiene. As famílias estão sendo levadas de abrigo em abrigo há mais de um mês e sempre a espera de uma so-lução da prefeitura.

Nossa reportagem acom-panhou de perto o drama das pessoas e o desespero de mães que informam que aca-bou o leite para as crianças,

ADULTOS e crianças disputam o espaço no abrigo improvisado, sem comida e sem higiene

o açúcar, e só tem um pouco de arroz.

Não existe privacida-de, pois a quadra fica aber-ta ao público das 16h às 22 h e as pessoas que usam o local para praticar esporte

usam os banheiros. No local não existe tanque para lavar a roupa e isso tem que ser feito onde as pessoas fazem sua higiene pessoal. Roupas e louças são lavadas na mes-ma pia.

NO TOTAL são dezesseis pessoas que estão vivendo sem auxílio da prefeitura

Marcos Geovane Bar-bosa, 28, indignado afirma “perdi meu emprego, por causa dessa confusão das fortes chuvas e eu tive que sair da minha casa, faltei dois dias de trabalho e meu patrão me mandou embora”, disse

José Roberto, 33 relatou todos os problemas enfren-tados pela maioria dos de-sabrigados: “estávamos na creche do bairro Valão onde estava tendo muita goteira e fomos transferidos pra cá” garante “Onde estamos lo-calizados em três cômodos, ou melhor, dizendo, três ba-nheiros, né? Nós comemos dentro dos banheiros, isso é uma humilhação”.

Eliene Penha Barbosa, 34, relata seu presente “lar-guei meu emprego pra cui-dar dos meus filhos, não tem com quem deixar. E outra, os móveis da nossa casa es-tão lá ainda, tudo abandona-do, isso não é vida”, disse.

Page 6: Terça 05/04/2011

06 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

romário Vargas, Consultor

artigo

[email protected]

PESQUISA Cachoeiro de Itapemirim-ES vai comemorar os 70 anos de Roberto Carlos com muitas atividades

Shows e corais noaniversário do ReiCachoeiro de Ita-

pemirim-ES vai comemorar os 70 anos de Roberto Carlos com mui-

tas atividades. Para homena-gear o filho mais ilustre da ci-dade, a Secretaria municipal de Cultura preparou uma pro-gramação com shows, visitas guiadas à casa onde o cantor nasceu e morou na infância e até um circuito gastronômico. Os festejos da Semana do Rei começam no próximo dia 15 e vão até 19 deste mês, data do aniversário do artista.

A maior parte das ativida-des vai se concentrar na Praça Jerônimo Monteiro, no centro da cidade. Músicos locais e de Vitória vão interpretar can-ções do Rei em apresentações com entrada franca. Uma das atrações é a banda “Ligação Direta”, formada por alunos do conservatório de música onde o cantor aprendeu seus primeiros acordes.

No dia 19, aniversário do artista, a Casa de Cultu-

geral

Temos dito por onde passamos e damos trei-namentos de excelência no atendimento ao cliente e técnicas de negociação, que vender é uma arte e o vendedor tem que es-tar muito bem prepara-do, conhecer as técnicas passo a passo, conhecer sua empresa e, acima de tudo, o produto ou serviço que está vendendo.

“Destaca-se uma histó-ria contada por uma co-laboradora de uma das lojas, que se não fosse trágica seria cômica” Esta semana ministramos um treinamento para equi-pes de lojas do Shopping Vitória, representadas por griffes famosas como a Zoomp, a Calvin Klein, a Ellus, Marca Homem, Santa lolla, bargain, First Class, Adcos Cosméticos, Uncle K.e Scala.

O treinamento, como sempre, é muito partici-pativo e todos podem fa-lar e tirar suas dúvidas à vontade e até contar histórias como exemplos positivos ou negativos.Destaca-se uma história contada por uma colabo-radora de uma das lojas, que se não fosse trágica seria cômica. Ela teve um filho e, como todos sabem, o corpo da mulher sofre uma transformação im-portante pós parto. Com ela não foi diferente, ten-do que comprar algumas peças íntimas maiores. Foi a uma loja. Na parte de baixo não havia tama-nho “G”, então ela per-

guntou a vendedora se no estoque havia esse ta-manho, ao passo que a mesma foi até a escada e gritou para a colega que estava na parte su-perior: “Fulana,verifica ai no estoque se tem tama-nho “G” de Jaca”, para espanto geral da cliente e de todos que estavam no interior da loja.

Veja bem o estrago que fez uma vendedo-ra despreparada, des-provida de educação, de treinamento e de conhe-cimento do português, a não ser que ela estivesse fazendo uma piada joco-sa, fora de propósito e em lugar que se deve res-peitar a quem paga seu salário, que é a sua exce-lência, o Cliente. Além de não adquirir a mercado-ria, lógico, saiu dali con-tando para muitas pesso-as, assim como as pessoas que estavam na loja tam-bém contarão para ou-tros tantos.

Ela contou esse fato lá no nosso treinamento para quase cem pessoas, que contarão para mui-tas outras e com um deta-lhe, ela não omitiu o nome da loja e muito menos da vendedora. E um marke-ting viral violento e que causa um estrago tre-mendo para uma empre-sa que não investe na ad-missão dos melhores, não investe em treinamentos e, o que é pior, não tem mecanismos para medir os prejuízos causados por atitudes como essa.

Tamanho “G” de Jaca?

Mãe e filho cachoeirenses publicam livro em São PauloYedda de

Oliveira, cabe ressaltar an-tes de citar-mos quais-quer de suas outras quali-dades, sem-pre alimentou um enorme in-teresse pelos aspectos his-tóricos e cul-turais de Ca-

choeiro de Itapemirim. Colecionadora de fatos e de fotos históricas, leitora de bons livros, apreciadora de músicas de quali-dade e apaixonada pela dança, Yedda é também escritora, autora da crônica ‘Re-miniscências’, selecionada em concurso nacional e publicada no livro ‘Causos do correio’ e da crônica ‘De volta ao passado’, do livro ‘Jovens, somos do Liceu’, além de ter publicado em periódicos.

Fabiano Moraes, formado em Letras--Português e Mestre em Linguística, atual-mente é Doutorando em Educação e Pro-fessor na Universidade Federal do Espírito Santo, somando em seu currículo publica-ções técnicas e participações em eventos

de nível nacional e internacional por todo o país e no exterior. Cachoeirense, o escritor conta o seu terceiro livro publicado em edi-tora de circulação nacional, tendo uma de suas obras sido selecionada para a impor-tante Feira de Bolonha, na Itália.

Ela mãe, ele filho. Ambos cachoeiren-ses, como não dizer? Juntos, acabaram de publicar, pela editora Nova Alexandria, o li-vro ‘Meu querido diário’. Tudo nasceu com o conto ‘Buscando a felicidade’, escrito por Yedda para concorrer ao concurso Newton Braga em 1993. Depois de ler o conto de caráter autobiográfico escrito pela sua mãe, Fabiano sugeriu que juntos o trans-formassem em uma história para crianças. E assim o trabalho a quatro mãos se deu, mas Fabiano assume que só deu uma mão-zinha a partir de sua experiência com histó-rias, com literatura infantil e com os peque-nos, e que a história pertence de fato à sua mãe. Antes de ser publicada, a obra foi lida e revista pelos olhos atentos e perspicazes de Rita de Cássia Maia, Diretora da Biblio-teca Pública do Espírito Santo, a quem os autores externam publicamente sua grati-dão pelas preciosas dicas e elogios. O livro foi ilustrado com maestria pelo pernambu-cano Jeasir Rego a partir de bordados fei-tos pela própria Yedda

ra Roberto Carlos vai rece-ber visitas de alunos de esco-las municipais, apresentação de coral e shows. A partir das 21h, a Praça Jerônimo Monteiro volta a ser palco das atrações e recebe a esco-la de samba Unidos do Jucu-tuquara. A agremiação da ca-pital capixaba vai apresentar o samba-enredo “A Simplici-dade de um Rei”, com o qual a Beija-Flor de Nilópolis foi campeã do carnaval carioca deste ano.

Giro gastronômico

Durante os cinco dias de comemorações, Cachoei-ro também vai promover um giro gastronômico em ho-menagem a Roberto Carlos. Restaurantes, churrascarias e pizzarias vão servir pra-tos com nomes de canções do Rei. Os estabelecimen-tos participantes vão receber cartazes, placas de identifi-cação e avental para garçons com o tema dos 70 anos do cantor. O projeto foi criado pela Subsecretaria de Turis-mo da prefeitura.

A CASA de cultura Roberto Carlos vai receber apresentações

Page 7: Terça 05/04/2011

07Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Consultoria em Gestão EmpresarialPlanejamento Fiscal e Tributário

Advocacia Civil, Trabalhista e TributáriaContabilidade em Geral

Auditoria Contábil

Fone/fax: 28 2101-6950

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Praça São João, n.º 05 - Em frente à Telemar

28 3521-9991

Entre AspasO presidente do SINDIROCHAS, EMIC MALACARNE COSTA, afirmou que “estar na EXPO REVESTIR é parte de um amadurecimento do setor e espera que esta participação seja permanente, pois os interes-ses são convergentes”.

HighlightsO empresário do Posto Oásis, JOÃO LUIZ TRAVA-GLIA já confirmou presença na próxima viagem ao Chile, com a turma da Confraria Cachoeirense dos Amigos do Vinho, que se reúne, mensalmente, no Espaço Doc. ### A Kiko’s Restaurante e Pizzaria a-ceita os cartões Banescard, Visa, Master, Policard,Comprocard, Amex, Visa Vale Refeição, Ticket Res-taurante e Dacasa. ### A ANAVIDRO-ES em parce-ria com a SANDRO ACESSÓRIOS promove no próxi-mo sábado, das 8 às 13h, no auditório da Simplici-té Educacional, curso com a DORMA, empresa líder mundial em molas e sistemas de acesso. ### Jo-vem empresário DIEGO PERIM, na última segun-da-feira, em Porto Alegre. ### Pediatra PEDRO SCARPI MELHORIM comemorou no final do mês, um ano a frente da UNIMED Sul Capixaba. ### O bom dia especial para a administradora da Pequer-ruche Recreação, JONACI KIEPERT MENDONÇA.

SINDIROCHAS e EXPO REVESTIR promovem palestraO SINDIROCHAS e a EXPO REVESTIR promoveram, no TransaméricaExpo Center, em São Paulo, um encontro para discutir tema relevan-te para o segmento: “Arquitetura com Rochas Ornamentais Brasileiras e Aplicações em Fachadas de Edifícios Corporativos”, ministrada peloespecialista internacional, o engenheiro PAULO FLÓRIO GIAFAROV.

O advogadoJUAREZMONTEIRODE ALBERNAZ,homem forteda AntônioAuto Peças,tem papelimportantee de destaquena sociedade,como membroatuante doLions Clube“Frade e aFreira” e comodiretor socialda ACISCI.

Posto Oásis

28 3522-1778

Foto: AGG

Em recenteencontro, o

vice-governadordo Estado,GIVALDO

VIEIRA e opresidente da

Câmara JÚLIO FERRARE.

28 3511-2029

Aberta as inscrições para o intercâmbio de curtaduração 2011/2012 do Rotary Distrito 4410

A Comissão Distrital do programa de Intercâmbio de Jovens do Distrito4410 informou a abertura do processo de seleção para o Programa de Curta Duração Família/Família, para os EUA, Distrito 5100, para o ano 2011/2012, que tem como objetivo favorecer e ampliar o entendimento e a compreensão entre as partes, possibilitando aos jovens vivenciarem as experiências de outros países, em termos de educação e cultura, tor-nando-se “Embaixadores” de seu próprio país. Vale informar que o for-mulário de inscrição deve ser acessado no site. As regras e instruções do Programa encontram-se no web site: www.rotary4410.org.br/yep.

O governadordo EstadoRENATOCASAGRANDEe o atuantepresidente doSindicato daIndústriade RochasOrnamentais,Cal e Calcáriosdo Estado doEspírito Santo -SINDIROCHAS,EMIC MALACARNE COSTA, naaberturada VitóriaStone Fair2011.

Hoje é dia de “parabéns pra você” para ROSÂNGELA

ALMEIDA. Ela estréia mais um ano de vida ao lado da família e

dos amigos mais chegados.

Parabéns!!!

Foto: AGG

Page 8: Terça 05/04/2011

08 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

MÚSICA E CULTURA

por Gilson Leão

[email protected]

Fotos raras de Jazz

O Jazz das déca-das de 40 e 50 foi o gênero artístico mais explorado pe-

los fotógrafos e cinegrafis-tas americanos e tem hoje um dos mais vastos acervos do mundo da música.

Entre todos que se arris-caram registrando as peri-pécias e a arte dos jazzistas, Herman Leonard e Willian Claxton se destacam pela técnica e olhar visionário.

Há algum tempo atrás solicitei por empréstimo na

Biblioteca do Centro Cultu-ral do Banco do Brasil, no Rio, um livro de Claxton que considero uma das mais belas obras que tive oportu-nidade de apreciar. Trata-se de um livro importado, pu-blicado na década de 70, e que até hoje não foi edita-do no Brasil. Minha vonta-de foi xerocar todas aquelas maravilhas e pendurar nas paredes de casa. Infelizmen-te na época este trabalho fi-caria caríssimo e não conse-gui a verba necessária para divulgar tanta beleza.

A história muitas ve-zes é amarga. Pesquisan-do a biografia de Leonard tive a triste notícia que a maior parte de seus nega-tivos originais foram des-truídos pelo furacão Katri-na, quando o artista estava morando em New Orleans.

Felizmente a internet hoje nos dá a possibilidade de acesso a arquivos das jóias ra-ras desses mestres das luzes e sombras, que a partir de hoje passaremos a compartilhar com os amigos do Cineclube. Com vocês Herman Leonard:

Cachoeiro em Cena

informativo

A Boutique Sapeka informa aos seus amigos e clientes que se encontra em período de reforma, e o funcionamento

está acontecendo na loja ao lado, no mesmo endereço: Rua: Dom Fernando, Nº 5, Independência.Agradecemos a todos pela compreensão!

Leonard se destaca pela técnica e seu olhar visionário

Doc Chetham

Dexter Gordon

Louis Armstrong

Sonny Stit

Nat King Col Quarter

O Cineclube receberá o cineasta Roberto Farias no dia 7

O Cineclube Jece Va-ladão recebe nesta quinta-feira, dia 07 de abril, o cineasta Ro-berto Farias. Que fa-lará um pouco de seus projetos recentes e um breve histórico de sua premiada carreira.

O envento aconte-cerá na sede do Cine-clube Jece Valadão,

no Centro Operário e de Proteção Mútua, à partir das 18h00, com entrada franca.

Roberto Farias di-rigiu filmes que fize-ram sucesso no cinema como “Assato ao Trem Pagador”, “Pra Fren-te, Brasil” e a trilogia de filmes com o cantor Roberto Carlos.

Page 9: Terça 05/04/2011

O norte-americano John Jeffords disse ter recebido uma multa de trânsito por uma infração cometida em 1985. Ele recebeu o bilhete na última terça-feira em Newber-ry, no estado da Carolina do Sul (EUA). Jeffords recebeu uma multa por excesso de velocidade. Na época, ele teria sido flagrado a mais de 140 km/h em uma região em que a velocidade máxima era de menos de 100 km/h. Segun-do as autoridades, ele terá que pagar a multa de US$ 45.

“Na vida real a fidelidade faz parte do vocabulário do ator. Herson diz que é apaixonado por Susana Garcia, sua mulher há 16 anos. “O sexo entre a gente parece ré-veillon em Copacabana: cheia de fogos, luz, uma festa, uma maravilha”, compara.

“A melhor coisa da fama é ganhar comida de graça”

Tiago Leifert, apresentador do “Globo Es-porte”, na coletiva de imprensa do “Melho-res do Ano”, do “Domingão do Faustão”.

CasamentoRicky Martin vai se ca-sar. A novidade foi anunciada pelo progra-ma El Programa de Ana Rosa, de uma emissora espanhola, que garante que o cantor e o namo-rado, Carlos Gonzáles,

vão oficializar a união em uma cerimônia ínti-ma no país. Como Por-to Rico, seu país natal, ainda não reconhece a união civil gay, ele iria se tornar cidadão espa-nhol para poder casar.

JRC O L U N A

Sabrina Sato vai dar uma de coelhinho da Páscoa este ano. A apresentadora conseguiu a doação de vários ovos de Páscoa para distribuir entre as crianças de Vila Isabel. A entrega deve ser feita ainda neste fim de semana, no dia 9, quando Sabrina vem ao Rio para acompanhar a posse de Wilson Alves, o novo presidente da Vila, escola da qual é rainha de bateria.

Em 1985

Fezes na portaO americano Rasheen Harrison, 24, foi preso em Staten Island, no estado de Nova York (EUA), depois que usou suas fezes para pichar a porta do apar-tamento de sua ex-na-morada. Em seguida, ele ainda tentou colo-car fogo na porta.

» PRISÃO

Mãe recusou a comprar do carro

ApelidoUm ladrão de ban-cos ganhou do FBI, polícia federal dos EUA, o apelido de “orelhudo”. O ban-dido, que teria rou-bado agências em

Bell Gardens, Car-son e Echo Park, no estado da Califórnia (EUA), recebeu o singelo apelido por causa do tamanho de suas orelhas.

CADA VEZ MENOS A INTROMISSÃO DA MÍDIA

A atriz australiana Nicole Kidman afirmou que, com o tem-po, tolera cada vez menos a “intrusão impiedosa” da mídia em sua vida privada, e que, embora seja mais forte do que aparenta, chega a se sentir ferida pelas críticas. Por sorte, aponta, conta com a proteção e o apoio constante do marido, o cantor country Keith Urban, mas explica que “às vezes se sente ferida quando é tratada como um objeto pela imprensa”

VISITA >>Antonio Banderas che-ga ao Rio no dia 21 deste mês para o lan-çamento de seu per-fume, “The Secret”, e quer conhecer uma das favelas pacifica-das da cidade. Antes dele, outros famosos como Anne Hathaway, Alicia Keys, Madon-na e até o Presiden-te Obama já fizeram o mesmo programa.

Hugo Gloss, uma das per-sonalidades mais famosas do Twitter, vai terminar com o mistério sobre sua identidade, segundo a co-luna Olá, do jornal “Ago-ra”. O twitteiro vai fazer

uma participação especial em “Insensato Coração” e atuará ao lado de Deborah Secco e Leonardo Miggio-rin em uma cena onde fa-lará mal dos famosos com Natalie e Roni.

Novela

Sem traiçãoCi

nema

Lindsay Lohan pode voltar aos cinemas em bre-ve. Segundo informações do site “TMZ”, a atriz foi convidada para interpretar Sharon Tate no filme “Eyes of a Dreamer”. Ainda não foi divulgado se a atriz aceitou o convite. O longa é produzido por Brad Wyman, que trabalhou com Charlize Theron em “Monster”. Sharon Tate.

Ignorar avisoUm motorista igno-rou o aviso de não estacionar e parou o carro em uma área onde operários reali-zavam obras em Bre-men, na Alemanha. Irritados, os traba-lhadores decidiram colocar uma cerca ao redor do veículo.

co luna j r@fo lhaes .com.br

» PRISÃO

Jogar lanche em veículoBrant Goodwin Ste-phens,43, foi preso, no estado da Flórida, acusa-do de arremessar um che-eseburguer no veículo de outro cliente em um dri-ve-through de um restau-rante da rede McDonald’s.O lanche deixou uma “mancha” na late-ral do veículo e peda-ços do cheeseburguer foram encontrados so-bre o capô. O agres-sor disse que teria sido provocado pela vítima.

Uma garota de 17 anos foi presa no estado da Flórida (EUA), acusa-da de apontar uma arma para sua mãe depois que ela se recusou a comprar um carro esportivo para a filha. Rachel Anne Ha-chero pediu para mãe ir até uma concessioná-ria para assinar com ela o contrato de emprésti-mo para a compra de um carro esportivo. Quan-do a mãe se recusou, a adolescente a ameaçou.

Page 10: Terça 05/04/2011

10 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se / troca-se por uma casa no litoral. Uma casa no Bairro Zum-bi. 100m2 , rua José Félix Cheim Nº 32. Tel. 9884-1671, falar com Ilario Ribeiro.

Procuro Imóvel até R$ 100.000,00 escriturado para atender Cliente 9984-7272 - 35822-5528

Vende-se casa no bairro Gilson Ca-roni, Valor R$ 20 mil. tel 9921-6932 - Josué ou 9978-8177 Edson.

Vende-se uma casa no Alto Villa-ge com 140 m² quadrados de área, e uma sobra de terreno nos fundos que pode ser feita outra casa. Toda murada com excelente localização em uma esquina que liga Rua Wa-lace de Castro Barbosa com a rua Papa Pio XII. Próximo Cólegio, su-permercado, posto milica, creche e praça de laser. 2 quartos, sala, co-zinha, 2 banheiros, copa, garagem para 2 carros, terraço. Preço R$ 95.000,00. troca-se por casa peque-na em Marataízes com volta em di-nheiro. 9885-6333 e 9905-9409

VENDO APARTAMENTO, com Es-critura, no Conj. Residencial Áttila Vi-vacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro In-dependência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de empregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com ar-mários embutidos, piso de mármo-re e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrício – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo re-formado na Rua Raimundo Andrade Edifício Paulo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 9925-0930 e 3521-4485 , Audicéia

Vendo ou troco áreas para reserva legal em Rive municipio de Alegre. falar com Dirceu. 9904-1412

Vendo ou troco Fazenda de 200 alqueires em Itupiranga Pará a 50 Km de marabá. Falar com Dirceu. 9904-1412

Vende-se uma casa com 3 quar-tos sendo 1 suite, com duas sa-las, copa, cozinha e banheiro, área de serviço, despensa, varanda ao redor da casa, armário embutido, 200 m² de terreno. Bairro BNH - 9885-8460 - Adriano

Vende-se 2 casas no bairro Gil-son Carone. Uma no valor de R$ 70.000,00 e a outra no valor de R$20.000,00. Contato 9921-6932.

Vende-se apartamento em cons-trução com previsão de término em Dezembro/2011. Ed. Mikonos - 3º andar - aptº 303 - Bairro: Gilber-to Machado - 3 quartos, lindo, área de lazer comum com pisci1na na cobertura. Telefone: 3522-5609 / 9883-1663. Falar com Luciana.

Vende-se casa com 80m² de cons-trução e área total de 300m². Rua principal Corinto Barbosa, Village da Luz. Interessados tratar pelo tel: (28)9881-3055. Tratar com Leandro. Preço a combinar.

Vende-se, casa de 100 m² na Rua Al-fredo Levy Ramos nº 62, bairro: Novo Parque em frente a praça, mais ôni-bus na porta. Tratar direto com o pro-prietário - França : 9939-0031

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um sítio, no Retiro com 3 alqueires, no valor de R$ 320 mil. Te-lefone para contato: (28)9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Vende-se uma casa com 80m² com quintal para construção de uma casa de 60m², 3 quartos, 2 varandas, sala, copa, cozinha, 1 banheiro, garagem, resistência para 2 casas em cima, terraço, escritura. Localizada no bairro Alto Novo parque. Falar com João Lourenço. Tel(28) 3517-1824 / 92534339 ou Sandra Silva (28)9901-4592. Valor: R$60 a 65 mil ou preço a combinar.

Vende-se um sítio, em Sã Simão, distrito de Tijuca, com 1,5 alqueire, com casa, água e luz. Valor: de 150 mil. Telefone: 9984-2009. Tratar com Zé Mauro.

Passa-se um ponto de loja na Rua Eugênio Amorim, nº 18, sala 102. Em frente ao Móveis Rafael. Telefo-ne (28)3521-7247 ou (28)92585048. Falar com Rose. Preço a combinar.

LOJA TRADICIONAL DE MODA FEMININA - GLÓRIA–V.VELHA • Rua de maior movimento comercial • Toda montada • Estoque • Estrutu-ra fiscal em dia • Funcionários trei-nados • Certidões negativas de todas as esferas • Faturamento garanti-do. 20 anos de mercado - Carteira de 10.000 Clientes TRATAR DIRE-TO COM O PROPRIETÁRIO, SEM INTERMEDIÁRIOS.TEL: (27) 3229-6393/ 9252-9286/ 9961-6530

Vende-se um terreno na rua Elias

Alugo apartamento terreo (tempo-rada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (in-terna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Vendo e alugo casas e apartamentos para carnaval e temporada de verão. Rua sete de setembro nº 220 - Marata-ízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Galpão comercial, com 286m², portão de ferro, escritório e banheiro, na rua Nelson Borelli 71, otton marins. Falar com Miro -- 9956-7735.

Praia de Itaoca - Casa - Aluguel de casa para temporada.Ótima localiza-ção, capacidade para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Aluga-se uma casa na rua das Acá-cias, 37, vila rica, 3 quartos, sala cozi-nha, banheiro, área de serviço. Copa, banheiro, área de serviço. Tel 3522-6147

Aluga-se ponto comercial no Edificio Franklin no centro da cidade de ca-choeiro de Itapemirim próximo ao Pos-to Oasis. sala com 2m² ideal para cha-veiro, tel 35221660 ou tratar no proprio Edificio.

Aluga-se apartamentos e salas comer-ciais no Edificio franklin, no centro da cidade de cachoeiro de itapemirim TEl 3522 1660

dos Santos, Bairro Basiléia medindo 200 m² - Contato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilber-to Machado, excelente localização, 400m², c/21 metros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vendo ou alugo uma casa no bair-ro Novo Parque, na rua principal. 3 quartos, sala. Cozinha, 2 banheiros, garagem para 2 carros, terraço co-berto. Contato: (28)3522-8778 ou (28)9986-4744. Tratar com Ronaldo.

LEILÕES JUDICIAIS SERRANO, Imóvel indl. c/ 02 Galpões e escri-tório 1,640 m², 2,15 ha a.t., Cacho-eiro de Itapemirim / ES. Inicial R$ 257,741,00 . www.leiloesjudiciais.com.br 0800-707-9272

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi aca-bado (faltando acabamento inter-no), com 3 quartos (1suite), com ampla área projetada para bar e churrasqueira e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Eli-mário - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Marataí-zes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima visinhança. Fa-lar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrício, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Eze-quiel

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, urgente. Valor R$ 25.000,00 aberto a negociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bairro Gil-son Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Li-nha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xerox, boutique e etc, toda montada em perfeito estado, em funciona-mento, com firma registrada a 21 anos, no mesmo local, endereço Av. Monte Castelo, Independên-cia, sem nenhum protesto. Boas condições de pagamento. Mo-tivo: Mudança de cidade. Tele-fones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vendo Siena 2001 - Ar, direção, tra-va - R$ 13.000,00 tel 28-9988-2082

Vende-se um Caminhão 1113 toco completo, direção, freio, por dentro e por fora, R$ 35.000,00 cel - 8808-0284.

Vende-se CB 500 01/01 Preta, Re-visada, Pneus Novos somente R$ 11.900,00 cel: 9969-5699

Vende-se um Corsa Wind ano 95, 02 portas, trava + vidro elétrico. Contato: (28) 3522-7892 / 9938-2254, falar com Márcia.

Fiesta Hatth.0 2005 1.0, motor zet-tech-rocam, trava e alarme, cor pra-ta, superconservado R$17.500,00 - 9923-5777 Tá no vermelho? Dinheiro na mão, Financio seu carro, casa, caminhão 28 9984-7272 / 3518-2844

Vende-se Toyota Corolla, automáti-

Vende-se um elepídico e um AB King - uma esteira elétrica com opção de regulagem de altura, conservado. Falar com Emílio 9989-2500

vendo 01 carregadeira Ca-terpillar 988a ano 1976, fun-cionando em perfeito esta-do. 04 pneus em bom estado. Tudo funcionando. Aceitamos troca em granito. Valor R$ 70.000,00. Contato: 21- 7817-9727 aloisio.

Vendo loja de papelaria, xerox, artigos de presente, boutique e etc. Toda montada, funcionando em perfeitas condições na Ave-nida Monte Castelo, 53, bair-ro Independência, firma regis-trada com mais de 10 anos de funcionamento, motivo da ven-da: Mudança de cidade. Telefo-nes de contato, 28 9901 7350 e 28 9255 9631, boas condições de pagamento.

VENDE-SEJazida de Mármore Branco

em Prosperidade com 44 ha. Tel (27) 9846-6217

VENDE-SEEquipamentos eletro-eletrônicosLivros e materiais didáticosMobiliário escolarUtensílios de refeitório/cantinaLaboratório de ciências

Contato: COTECI/Anchieta - 3511 1030

co, prata, 2001, motor 1,8 gasolina, 4 portas, IPVA 2010 pago, comple-to. R$ 20.000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se GOL 96 (quadrado), nota 1000, 1.0 gasolina, IPVA 2010 pago. Branco, duas portas R$ 9,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Strada, vermelho, 2001, motor 1,6, completo, IPVA 2010 pago, R$ 19,000,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Vende-se Fiat Palio, azul, 2004/05, motor 1,0, ar condicionado, 2 portas, IPVA 2010 R$ 18.500,00 Tel: 9985-8849 e 3511-6133.

Chevette ano 93, álcool, pintu-ra nova, azul metálico, estofamen-to novo, trava e alarme. 9945-4646 Vilceir

Fiorino Furgão Ano 2006 - 1.3 FIRE 54.000 KMS Original (Semi-No-vo). Vendo melhor oferta. Fone: (28)8804-5940.

Honda Fit 2005/2005 completo au-tomático. Prata. 3521-6854 / 9975-1026

Page 11: Terça 05/04/2011

11Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

CAJUGRAM GRA-NITOS E MÁRMO-RES DO BRASIL LTDA, torna público que OBTEVE junto ao IEMA, através do processo 47275707, as Licenças Prévia nº 040/11 e de Instalação nº 048/11, para a ex-tração de granito, na localidade da Fazen-da Aliança, Córrego Aliança, Município de Ecoporanga – ES, na área do DNPM – 890.390/90.

CAJUGRAM GRA-NITOS E MÁRMO-RES DO BRASIL LTDA, torna público que OBTEVE junto ao IEMA, através do pro-cesso 28682106, a Li-cença de Operação nº 061/11, para a extração de granito, com ende-reço na estrada Casa Branca, KM 33, Fazen-da Paulo Binda, Muni-cípio de Colatina – ES, na área do DNPM – 890.531/1990.

IGRAM GRANI-TOS E MÁRMORES LTDA, torna público que REQUREU junto ao IEMA, através do processo 52685357, a licença Prévia, para a extração de granito, na localidade de Biriricas, zona rural, Município de Fundão – ES, na área do DNPM – 890.079/1984.

COMUNICADO

Aprenda a Gostar de Matemática

AULA PARTICULAR DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental/ Ensino Médio /

Preparação p/ Concursos PREÇOS EXCELENTES

Profª Gisely Miranda (28) 9935-3880

Posto Nogueira contrata Frentistas com experiência

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

FAÇA A SUA ENCOMENDA DE SALGADOS PARA FESTAS

Pastor-Presidente: José Alves Sobrinho

Rua Mathias de Souza, 26 - Bairro Santo Antônio - CEP 29300-640 Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo Fone: (28) 2101-7700

Visite nosso site: www.ministeriohebrom.org

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 30 de Março de 2011

Igreja Assembleia de Deus Ministério Hebrom

Ofício Circular: 001/2011

ASSUNTO: Apoio a Casas de Recuperação

Informamos que a Instituição Religiosa Assembléia de Deus Ministério Hebrom não

mantêm vínculo administrativo ou financeiro com nenhuma Casa de Recuperação de

Dependentes Químicos, existente no município de Cachoeiro de Itapemirim e fora dele.

Sendo assim esta instituição não autoriza a nenhuma pessoa colher donativo em seu nome.

___________________ José Alves Sobrinho Pastor Presidente

Pastor-Presidente: José Alves Sobrinho

Rua Mathias de Souza, 26 - Bairro Santo Antônio - CEP 29300-640 Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo Fone: (28) 2101-7700

Visite nosso site: www.ministeriohebrom.org

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 30 de Março de 2011

Igreja Assembleia de Deus Ministério Hebrom

Ofício Circular: 001/2011

ASSUNTO: Apoio a Casas de Recuperação

Informamos que a Instituição Religiosa Assembléia de Deus Ministério Hebrom não

mantêm vínculo administrativo ou financeiro com nenhuma Casa de Recuperação de

Dependentes Químicos, existente no município de Cachoeiro de Itapemirim e fora dele.

Sendo assim esta instituição não autoriza a nenhuma pessoa colher donativo em seu nome.

___________________ José Alves Sobrinho Pastor Presidente

VENDE-SE

Page 12: Terça 05/04/2011

12 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Page 13: Terça 05/04/2011

13Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúde

Segundo um novo es-tudo, idosos que co-mem mais peixe pre-servam a densidade óssea melhor do que

pessoas que não comem tanto peixe. Os pesquisadores acredi-tam que a combinação de dife-rentes óleos nos peixes (como os ácidos graxos ômega 3) evi-ta que os ossos percam massa ao longo do tempo.

A perda óssea é um proces-so normal do envelhecimento, e ossos menos densos têm maior chance de quebrar.

Porém, a prevenção da per-da óssea não é tão simples quan-to levantar os níveis de ômega 3 na dieta das pessoas. A pesquisa analisou exames coletados nos anos 1980 e 1990 dos hábitos ali-mentares de mais de 600 idosos que moravam em Framingham, Massachusetts, EUA. As medi-ções da densidade óssea (realiza-da nos quadris) foram feitas com quatro anos de diferença.

As mulheres que comiam três ou mais porções semanais de peixes escuros, como salmão ou cavala, tinham menor quan-tidade de perda óssea quatro anos mais tarde, em comparação com mulheres que comiam me-nos peixe. Homens que comiam

saúdemai

s

Existem diversos mitos sobre as consequências que pode sofrer quem se masturba, desde pelos indesejados na mão até a cegueira. Mas por esse efeito ninguém espera-va: a masturbação pode ter um benefício clínico real no alívio para quem sofre da síndrome das pernas inquie-tas (SPI). Cientistas da Univer-sidade de São Paulo (USP) descobriram que a contro-versa prática pode fornecer um doce alívio para cerca de 7% a 10% das pessoas que sofrem da condição. SPI é um distúrbio neurológico carac-terizado por uma angustian-te necessidade de movimen-tar as pernas. É geralmente associada a sensações desa-gradáveis nos membros infe-riores, tais como formigamen-to, dor e coceira. As causas exatas da síndrome ainda estão sendo estudadas, mas as pesquisas já concluídas so-bre o assunto, utilizando exa-mes de imagem cerebral, su-gerem que um dos fatores que contribuem para o de-senvolvimento da SPI é um desequilíbrio na dopamina – um neurotransmissor que, entre outras coisas, ativa as áreas cerebrais responsáveis pelo prazer. Suspeita-se que o desequilíbrio da dopami-na seja também responsá-vel por alguns dos sintomas do Mal de Parkinson. Drogas que regulam os níveis de do-pamina mostraram ser efeti-vas na redução dos sintomas da SPI quando tomadas an-tes de dormir. Esse é o trata-mento inicial ideal. Embora os medicamentos resultem na melhoria significativa dos sin-tomas de um homem de 41 anos com síndrome das per-nas inquietas, ele encontrou um tratamento ainda me-lhor: o alívio completo após a masturbação ou o sexo. A ciência já provou que a mas-turbação protege os homens contra o câncer de próstata e ameniza os sintomas da fe-bre dos fenos. Nenhum efei-to prejudicial ao sistema visu-al foi descoberto até agora.

OS PEIXES são ricos em ácidos graxos ômega 3, EPA e DHA

Comer peixe pode ajudar a manter os ossos fortes

Síndrome das pernas inquietas

Associação Americana do Coração recomenda que as pessoas comam duas porções de peixe por semanaPESQUISA

peixes escuros, como atum, pelo menos três vezes por semana também tinham menos perda ós-sea do que outros homens.

O estudo não prova que o peixe é a causa das diferenças na perda de massa óssea, mas ape-nas que os dois fatores estão as-sociados.

Os peixes são ricos em ácidos graxos ômega 3, EPA e DHA. Os pesquisadores resolveram analisar o quanto de ambos áci-dos graxos ômega 3 e ômega 6 as pessoas estavam comendo em

suas dietas.Eles descobriram que os dois

estão envolvidos na densidade óssea. Níveis elevados de ácido graxo ômega 6, chamado de áci-do araquidônico, estavam liga-dos a uma menor perda óssea em mulheres, mas somente quando as mulheres também consumiam altos níveis de gorduras ômega 3.

Na verdade, muito de uma gordura poderia ser prejudi-cial. Nos homens, muito ácido araquidônico e pouco ômega 3 foi ligado a uma maior perda

de massa óssea. Os cientistas afirmam que ainda não há uma quantidade exata de ômega 3 e ômega 6 ideal para a saúde ós-sea. Peixes parecem fornecer um bom equilíbrio, porque eles têm o ômega 3 que tende a fal-tar na dieta ocidental. Já os áci-dos ômega 6 são normalmente abundantes nos alimentos que os americanos comem. A As-sociação Americana do Cora-ção recomenda que as pessoas comam duas porções de peixe por semana..

Quase 3,5 milhões de pessoas usam remédios para diabetes e pressão alta fornecidos de forma gratuita pela rede. De acor-do com balanço divulga-do nesta segunda-feira (4) pelo governo, os primeiros

45 dias após o anúncio do acesso gratuito desses me-dicamentos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, o número representa quase o dobro do que era consu-mido quando os mesmos re-médios eram disponibiliza-

dos a preços populares.Os remédios para as

duas doenças estão sendo distribuídos gratuitamen-te pelo ministério desde 14 de fevereiro pelos estabe-lecimentos públicos e nos privados que participam do

programa Aqui Tem Farmá-cia Popular, em que droga-rias comerciais oferecem os medicamentos com des-conto por meio de uma par-ceria com o governo fede-ral, que paga 90% do valor do produto.

Programa que distribui remédios para diabetes

Page 14: Terça 05/04/2011

14 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A Receita Federal re-gistrou ontem , mais de 5,7 milhões de declara-ções de Imposto de Ren-da Pessoa Física 2011, de um montante total de 24 milhões esperadas para este ano. O prazo máxi-mo para entrega é o pró-ximo dia 29. No mesmo período de 2010, 5,9 mi-lhões de contribuintes já haviam registrado suas declarações. A multa mí-nima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima, 20% do imposto devido. É obrigado a de-clarar quem recebeu ren-dimentos tributáveis aci-ma de R$ 22.487,25 em 2010. Além disso, tam-bém é obrigado a decla-rar quem teve rendimen-tos isentos, não tributáveis ou tributados exclusiva-mente na fonte, acima de R$ 40 mil.

O aumento na tributa-ção das compras no car-tão de crédito fora do país levou muitos viajan-tes a buscar alternativas para fugir do IOF (Im-posto sobre Operações Financeiras) mais caro, como cartões pré-pa-gos, cartão de débito, travelers cheques e mo-eda em espécie. A van-tagem é a tributação de 0,38% de IOF, abaixo da do cartão de crédi-to, que subiu de 2,38% para 6,38%. Os cartões pré-pagos ainda são oferecidos por poucos bancos comerciais, mas podem ser encontrados em várias corretoras de câmbio. Têm como van-tagem, além do imposto menor, a possibilidade de compras on-line em lojas do exterior e o uso na função débito.

No próximo dia 8 de abril, o Banco de Perucas do H o s p i t a l

Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim completa um ano. Para comemorar a data deste serviço, que tem sido de extrema importância para as pacientes que passam pelo tratamento oncológico, está sendo preparada uma tarde de bate- papo, com Mirela Janotti, às 14h, no 5º andar do HECI. A entrada é gratuita.

Ela é publicitária e atualmente exerce o cargo de supervisora de criação na White Propaganda, em São Paulo. Já trabalhou em grandes agências como: McCann Erickson, Taterka e Grupo Eugenio, criando campanhas para clientes como: Johnson&Johnson, Perdigão, Natura e McDonald’s.

Em 2006, conforme conta, quando estava separada e desempregada, recebeu o diagnóstico de um câncer de mama. Passou por duas mastectomias,

quimioterapia e radioterapia e, durante o tratamento, arranjou emprego, namorado e ainda escreveu o livro: “Força na Peruca - Tragédias e Comédias de um Câncer”.

“O livro tem ajudado muitas mulheres que passam pelo mesmo problema e, por conta dele, tenho sido convidada para entrevistas na mídia e também para eventos como o Outubro Rosa - mês da conscientização sobre o diagnóstico precoce”, afirma.

Saiba Mais:O Banco de Perucas é

uma parceria entre o HECI- por meio do Serviço de Oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, a Casa de Apoio aos Portadores de Câncer e o Salão de Beleza Cida Carvalho. O hospital recebe as doações de perucas e realiza o empréstimo às mulheres que, devido a tratamentos como quimioterapia, perdem temporariamente o cabelo. O serviço é gratuito e a devolução pode ser feita até que o acessório deixe de ser necessário

PESQUISA O hospital recebe as doações de perucas e realiza o empréstimo às mulheres que perdem os cabelos em quimioterapia

Hospital Evangélico: um ano do banco de perucas

regional

UMA TARDE de bate-papo com Mirela Janotti

Os números do IR

Turismo e o IOF

Numa iniciativa iné-dita entre uma institui-ção que cuida da qualifi-cação profissional e uma escola pública, o SENAI de Cachoeiro do Itapemi-rim, e a EEFM “Domingos José Martins, disponibili-zará seis curso do projeto

Competências Transver-sais, nas áreas de Edu-cação Ambiental, Empre-endedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação.

Os alunos contempla-dos serão os maiores de

14 alunos e que possuam CPF. A pedagoga da insti-tuição reuniu com as pe-dagogas do educandário, para a apresentação do material didático e a for-mulação das ações que serão implementadas com os estudantes.

Escola de Marataízes faz parceria com SENAI

Page 15: Terça 05/04/2011

15Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Alunos do segundo ano do Ensino Fun-damental, até jovens do Ensino Médio, po-dem participar Concursos Nacionais sobre Prevenção do Uso de Drogas, abertos às es-colas da rede pública estadual de ensino. A iniciativa é do Ministério da Justiça, por

meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Com o tema “A Arte e a Cultura na Pre-venção do Uso de Crack e Outras Drogas”, o concurso tem como objetivo incentivar a participação dos diferentes níveis estudan-tis em atividades culturais de valorização da vida e estimular a mobilização e o enga-jamento da sociedade nas atividades rela-cionadas à prevenção do uso de drogas.

Direcionados ao público escolar, estão sendo promovidos o XII Concurso Nacional de Cartazes (para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e o I Concur-so Nacional de Vídeo (para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e En-sino médio).

No intuito de valorizar a participação da sociedade em geral, serão realizados tam-bém o IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle. Para conferir a ficha de inscrição, assim como o regulamento, basta acessar o site www.obid.senad.gov.br. O prazo de entrega para envio dos trabalhos termina no dia 25 de abril.

A entrega da premiação está prevista para ocorrer durante a comemoração da XIII Semana Nacional sobre Drogas, a ser realizada em Brasília, em cerimônia oficial. Serão premiados vencedores das cinco re-giões do Brasil e todas as despesas com deslocamento e hospedagem dos premia-dos serão de responsabilidade da Senad.

Escola na prevenção às drogas OPINE VOCÊ TAMBÉM WWW.TWITTER.COM/FOLHADOES

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

políciaO acidente aconteceu no Km 382, local com alto índice de acidente

O CAMINHÃO onde estava Rafael teve o eixo arrancado com o impacto

PESQUISA

Caminhoneiro morreapós bater em três carros

Um aciden-te na tar-de de on-tem, na B R - 1 0 1 ,

na altura do km 382, na localidade de Capim An-gola, terminou na morte do motorista Rodrigo Ri-deo Nakamura, 26. O aci-dente aconteceu por vol-ta das 15h00 e envolveu mais três veículos.

Uma carreta que se-guia no sentido Vitória ao Rio de Janeiro foi atingi-da pelo caminhão que se-guia com destino a Vito-ria e segundo o condutor da carreta, Rodrigo Pas-

políciamai

s

por Ronaldo Índio Brasil

O Corpo de bombeiros Mili-tar publicou hoje, no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo, no site do Cespe/Unb (www.cespe.unb.br) e da Corporação (www.cb.es.gov.br), a convocação dos 1.000 aprovados no concurso de ingresso na carreira Solda-do Combatente (CFSd) para a apresentação de títulos . São 200 vagas para o Cur-so de Formação de Soldado Combatente, com duração de nove meses, em perío-do de tempo integral, e que será realizado no Centro de Instrução de bombeiros (CEIb). Após a apresentação dos candidatos, a Comissão In-terna responsável pelo con-curso definirá as datas das próximas etapas da seleção. - Exame físico; - Exame de saúde; - Exame antidoping; - Exame psicossomático; - Exame social. A forma e execução dos exercícios podem ser confe-ridos no endereço eletrônico http://www.cb.es.gov.br O profissionalO soldado combatente reali-za atividades como combate a incêndios urbanos e flores-tais, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mer-gulho, atendimento a ocor-rências de produtos perigo-sos, defesa civil, resgate de vítimas poli-traumatizadas presas em veículos, preven-ção e normalização contra incêndio e pânico, ou seja, as áreas de conhecimento são amplas, e aperfeiçoadas ao longo da carreira em cursos de especialização.

Corpo de Bombeiros chama os aprovados

Rafael Rideo Nakamura

samane, 34, ele percebeu que seria atingido pelo ca-minhão que vinha em alta velocidade que ao chegar na curva perdeu o contro-le invadindo a pista. Em seguida perdeu o contro-le atingindo mais dois ve-ículos que vinham em sua direção: um caminhão baú e um veículo Zafira, sendo que os dois moto-ristas dos veículos saíram sem ferimentos.

O caminhão Mercedes Benz 1313, placa DWY 9555, onde estava Rafael Rideo Nakamura atingiu a carreta que estava carre-gada com bobina e com o impacto, o eixo do cami-nhão foi arrancado A ca-

bine ficou com a lateral do motorista destruída e se-gundo as informações ele seguia com uma carga de fertilizante nitrato de po-tássio que seria entregue em Colatina.

A carga se espalhou na pista e o motorista ficou preso as ferragens. O cor-po foi retirado por uma guarnição do Corpo de bombeiros e encaminhado ao SML de Cachoeiro-ES.

Page 16: Terça 05/04/2011

16 Folha do E. SantoTerça-Feira, 05 de Abril de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL, com Marina Silva na Assembleia Legislativa. Cristiane Feu, Marcos Santos, Cidnéia Fontana, Franciele Lopes, Marina Silva e Jacqueline Blunck.

Os parabéns da coluna vão para o casal, DAVID, assessor Roberto Bastos e RITA DE CÁSSIA que completam 1 ano de namoro. Deus abençoe essa união.

Esportes - As primeiras parti-das da segunda edição do Tor-neio Distrital de Cachoeiro de Itapemirim-ES foram marca-das por muitos gols. Com ape-nas quatro partidas disputa-das na primeira fase, as redes já balançaram 27 vezes, uma média de 5 gols por partida. O torneio começou na noite da última quinta-feira e segue até o dia 8 de abril, quando será realizada a final do campeona-to. Cerca de 150 pessoas têm comparecido ao ginásio mu-nicipal “Nello Volla Borelli” para assistir aos jogos.

Jogos

Cultura - O centenário de Newton Braga vai ser come-morado com muitas ações em Cachoeiro de Itapemi-rim. Para homenagear o poe-ta, que com-pletaria 100 anos em agosto próximo se esti-vesse vivo, a prefeitura pre-para o lançamento de seis publicações, selo comemora-tivo, exposição de artes plás-ticas, debates sobre o “bairris-mo”, entre outras atividades. Entre as publi-cações que se-rão lançadas está o título iné-dito “Uma Voz da Província”, com artigos de crítica literária de autoria de Newton, escritos para a imprensa carioca. Três dos principais livros do escri-tor serão re-editados: “Liris-mo Perdido”, de 1945, “Histó-rias de Cachoeiro”, de 1947, e “Cidade do Interior”, de 1959

Newton

Humor – O ator e comediante Paulo Chagas, que interpreta o “Beleza” nas festas infantis do sul do estado, está oferecendo a Oficina Circo de Cultura. As aulas acontecem todas as quar-tas-feiras, às 18h na Praça de Fátima, na Avenida Beira Rio. Os interessados devem se ins-crever no local.

Beleza

Social - As inscrições para ga-rantir estandes para a venda de comidas, artesanatos e be-bidas na 28º Feira da Bonda-de já estão abertas. As entida-des filantrópicas e sociais de Cachoeiro de Itapemirim têm até o dia 29 de abril para entre-gar a ficha de inscrição preen-chida na Secretaria Municipal de Cultura. As fichas já foram entregues para que as entida-des apresentem as propostas da programação da feira.

Feira

KennedyExposição - A 19ª ExpoKen-nedy acontece entre os dias seis e dez de abril. Entre as atrações, as duplas João Neto & Frederico, Rio Negro & So-limões e Mateus & Cristiano. Toda a programação será re-alizada no Parque de Expo-sição “Afonso Costalonga”, com entrada franca nos cin-co dias de festa. Na abertura acontece o tradicional Desfile Cívico Escolar Sede do muni-cípio, às 8h

Lazer - O número de turistas que visitou o Espírito Santo nos me-ses de janeiro e fevereiro deste ano foi 25% superior ao mesmo período do ano passado. Mais de 930 mil pessoas passaram pelo Estado neste período, en-quanto que em 2010 foram cer-ca de 750 mil. Uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parce-ria com a Secretaria Estadual de Turismo mostrou também que é preci-so investir mais na divul-gação dos pontos turísticos do Estado. Os mineiros são a maio-ria entre os visitantes, represen-tando 43% do total de turistas que chegam para ver de perto as belezas do nosso extenso litoral.

Verão

Cultura – O município de Ca-choeiro de Itapemirim já repas-sou mais de 60% dos recursos do edital de 2010 da Lei Ru-bem Braga. Quinze dos 21 pro-jetos culturais aprovados no ano passado receberam toda a verba a que têm direito, apenas sete meses após a certificação dos artistas. São R$ 161 mil, do total de R$ 250 mil, investidos de forma direta nos talentos lo-cais. Com esses recursos foram lançados dois livros, realizadas oficinas de carnaval e inicia-dos projetos nas áreas de tea-tro, dança, música, vídeo, artes plásticas, folclore e história.

Incentivo

40 Graus

+ Venda Nova preparando mais uma edição da Festa da Polenta + O plantio do milho, tradição local, deu o pontapé para a festa italiana + Próxi-mo sábado tem Rio Negro e Solimões na festa agropecu-ária de Presidente Kennedy + Duda Fellipe continua divul-gando seu primeiro CD desta-cando Cachoeiro-ES + Grupo

Gota , Pó e Poeira completan-do vinte e oito anos de estra-da e sucesso + Está em cartaz no teatro municipal Fernando Torres, em Guaçuí, com a peça “Megera Domada” + “Os Garganta de Ouro” fazendo a festa de São Paulinho no pró-ximo final de semana + Cas-telo divulgando editais de cul-tura para artistas locais que

tenham projetos + João Bosco e Vinícius vão se apresentar em Cachoeiro, no dia 23 de abril + Livro sobre o centená-rio da Santa Casa de Cachoei-ro em fase de conclusão + Bra-sileiro de Parapente foi um grande sucesso em Castelo durante a semana + A rampa de Ubá serviu de local para pi-lotos de várias parte do Brasil

Teatro – O município de Con-ceição do Castelo vai ganhar, em breve, um Centro Cultural de Multiuso. O convênio com o Governo do Estado e atra-vés da Secretaria da Cultura ( SECULT) já foi firmado e as obras começam nesse primei-ro semestre.

Conceição