teorias de povoamento da américa -...

13

Upload: others

Post on 20-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Teorias de povoamento da América Autoctonismo - os povos nativos americanos eram

    originários da própria América (descartada)

    Teoria asiática: é a mais aceita entre os pesquisadores e afirma que os nativos americanos chegaram ao continente pelo norte, vindos da Ásia pelo estreito de Bering, entre os atuais territórios da Rússia e do Alasca. Isso teria acontecido há cerca de 20 mil anos, no período glacial, quando a temperatura nos polos da Terra diminuiu bastante. O estreito de Bering teria congelado, formando uma estrada para os povos asiáticos atravessarem.

  • Teoria Malaio-polinésia: segundo essa teoria, os primeiros americanos teriam vindo das ilhas do oceano pacífico em pequenas embarcações.

  • A teoria Malaio-polinésia conta com o apoio de certas evidências fósseis, como o crânio mais antigo encontrado na América: um crânio de uma mulher encontrado no Brasil que dataria de 13 mil anos antes de Cristo.

    Luzia, nome que os pesquisadores deram ao crânio, parecia ter traços polinésios e não asiáticos, o que reforçaria esta teoria.

    Alguns pesquisadores afirmam que as duas teorias podem ser verdadeiras. Dois movimentos migratórios teriam acontecido em direção à América, um pelo Norte e outro pelo Pacífico sul.

  • Civilizações pré-colombianas A América foi povoada por um grande número de tribos e povos

    diferentes.

    No território que hoje corresponde ao Brasil, os indígenas viviam em condições semelhantes à do período neolítico: dominavam a agricultura, mas não tinham desenvolvido a escrita.

    Os indígenas do território que corresponde aos Estados Unidos e Canadá também viviam em condições semelhantes.

    Diferente desses, na América central, México e na região andina desenvolveram-se civilizações grandiosas, com tecnologia, conhecimentos científicos e estruturas complexas de governo e sociedade. Essas são as chamadas civilizações pré-colombianas (povos que já haviam desenvolvido cidades na América antes da chegada dos Europeus), que seriam as civilizações existentes na América antes da chegada do descobridor Cristóvão Colombo. As três principais civilizações pré-colombianas são os Maias, os Astecas e os Incas.

  • Civilizações na América Central

  • Maias Desenvolveram- se entre os séculos III e X, no território

    correspondente ao sudeste do atual México (especialmente na Península de Yucatán) e a áreas dos atuais Guatemala, Belize e Honduras.

    Eram organizados em cidades-Estado independentes, entre as quais se destacaram Palenque, Tikal, Chichén-Itzá e Copán.

  • A sociedade maia estava dividida, de maneira geral, em dois grandes grupos: a população comum, que se ocupava principalmente da agricultura, e os setores privilegiados, formados pelos governantes, guerreiros e sacerdotes.

  • Os principais registros dessa civilização podem ser encontrados na arquitetura, na pintura, na escultura e nos diversos textos hieroglíficos deixados em estelas, códices, cerâmicas etc., que ainda não foram totalmente decifrados pelos pesquisadores.

    Conheciam matemática e astronomia

  • A civilização maia e outros povos da região começaram a declinar entre os séculos VII e X. Não se sabe os motivos que levaram à desintegração dessas sociedades e o porquê de muitas de suas cidades terem sido abandonadas. No caso maia, estudos indicam que essa transformação pode ter decorrido de mudanças climáticas que causaram longos períodos de estiagem.

    A cultura maia não desapareceu após o colapso político de suas cidades-Estado. Até os dias de hoje ela sobrevive em alguns países da América Latina. Segundo o Grupo Internacional de Trabalho sobre Assuntos Indígenas (IWGIA, sigla em inglês), por exemplo, atualmente 60% da população da Guatemala é indígena, e boa parte dela é de origem maia.