teoria musical o que é uma tétrade

6
23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade? data:text/html;charset=utf8,%3Cheader%20class%3D%22entryheader%22%20style%3D%22boxsizing%3A%20borderbox%3B%20display%3A%20bl… 1/6 Teoria Musical: O que é uma tétrade? Publicado em 6 de julho de 2011 4 Comentários O que é uma tétrade? A tétrade ou as tétrades como sugere o nome, são acordes de quatro sons. Assim como as tríades, que são sobreposições de terças, as tétrades também seguem este conceito e, por esta razão, podem ser encaradas como uma extensão das tríades. Ou seja; são as tríades com sétimas. Mas veja bem, este tipo de acorde de quatro sons não considera a sétima como uma dissonância e, sim como uma nota do acorde. Nos estilos musicais em que é comumente utilizada como, por exemplo, o samba, a bossa nova, entre outros, a sétima é característica fundamentalmente do acorde. As tétrades são formadas sobre os seguintes graus de escala I – III – V – VII O primeiro grau é a nota da escala que dá nome à tétrade – chamada de tônica ou fundamental – como mostra o exemplo abaixo: GRAUS I III V VII ESCALA MI SOL SI Neste caso, a tétrade é formada pelas seguintes notas: = I GRAU MI = III GRAU SOL = V GRAU SI = VII GRAU

Upload: patricia-jorge-de-carvalho-felix

Post on 21-Dec-2015

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

TRANSCRIPT

Page 1: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 1/6

Teoria Musical: O que é uma tétrade?Publicado em 6 de julho de 2011 4 Comentários

O que é uma tétrade?A tétrade ou as tétrades como sugere o nome, são acordes de quatro sons. Assim como astríades, que são sobreposições de terças, as tétrades também seguem este conceito e, poresta razão, podem ser encaradas como uma extensão das tríades. Ou seja; são as tríadescom sétimas.

Mas veja bem, este tipo de acorde de quatro sons não considera a sétima como umadissonância e, sim como uma nota do acorde. Nos estilos musicais em que é comumenteutilizada como, por exemplo, o samba, a bossa nova, entre outros, a sétima é característicafundamentalmente do acorde.

As tétrades são formadas sobre os seguintes graus de escala

I – III – V – VII

O primeiro grau é a nota da escala que dá nome à tétrade – chamada de tônica oufundamental – como mostra o exemplo abaixo:

GRAUS I III V VII

ESCALADÓRéMI fáSOLLáSI Dó

Neste caso, a tétrade é formada pelas seguintes notas:

DÓ = I GRAU

MI = III GRAU

SOL =V GRAU

SI =VII GRAU

Page 2: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 2/6

Estas notas formam o acorde de Dó maior com sétima maior.

Vejamos outro exemplo, desta vez usando como tônica do acorde a note Ré:

GRAUS I III V VII

ESCALA RÉ Mi Fá Sol Lá SiDó Ré

Obtemos uma tétrade representada pelas notas:

Ré = I GRAU

Fá = III GRAU

Lá = V GRAU

Dó = VII GRAU

Estas notas formam o acorde de Ré menor com sétima maior.

Desta forma, podemos formar outras tétrades sobre qualquer grau da escala quedesejamos.

Acordes Graus

I III V VII

Dó Dó Mi Sol Si

Ré Ré Fá Lá Dó

MI Mi Sol Si Ré

Fá Fá Lá Dó Mi

Page 3: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 3/6

Sol Sol Si Ré Fá

Lá Lá Dó Mi Sol

Si Si Ré Fá Lá

Em se tratando de tétrade podemos dizer que existem quatro tipos básicos:

maior com sétima maiormaior com sétima menormenor com sétima menormeio­diminuto (menor com quinta diminuta e sétima menor)

Quando falamos em maior e menor, estamos tratando da tipo tríade que, somada ao tipo dasétima, define a tétrade.

Tétrade Maior com Sétima MaiorEste nome é dado tendo com base na estrutura dos intervalos da fórmula:

Tônica – Terça Maior – Quinta Justa – Sétima Maior

Podemos dizer que temos entre o I e o III grau, 2 tons. Entre o III e o V grau, 1 tom e 1semitom e, por fim, entre o V e o VII grau, 2 tons.

I Grau – 2 Tons – III Grau – 1 Tom e Meio – V Grau – 2 Tons – VII Grau

Vamos utilizar os intervalos da fórmula acima e indicar a cifra do acorde. Neste caso,assinalamos a cifra como uma tríade acrescentando uma sétima do acorde da seguintemaneira: o número 7 seguido do sinal + que demonstra a tipologia da sétima (no casosétima maior = 7+).

I

grau

III

grau

V

grau

VII

grau

C7+=Dó Mi Sol Si

Page 4: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 4/6

Tétrade Menor com Sétima MenorNesta tétrade, temos uma tríade menor a qual juntamos uma sétima menor – o quecorresponde a uma terça menor acima da quinta da tríade.

Tônica – Terça Menor – Quinta Justa – Sétima Menor

Podemos dizer de outra forma: entre o I grau e o III grau, 1 tom e 1 semitom; entre o III graue o V grau, 2 tons; e, por fim, entre V grau e o VII grau, 1 tom e 1 semitom:

I grau ­> 1 tom e meio ­> III grau ­> 2 tons ­> V grau ­> 1 tom e meio ­> VII grau

Vejamos isso na prática! Nesse caso, a cifra é indicada com a uma tríade menor (“m”minúsculo), seguida pelo número “7” sem nenhuma sinal.

I

grau

III

grau

V

grau

VII

grau

Cm7=Dó Mib Sol Sib

Tétrade Maior com Sétima MenorOs intervalos dessa tétrade são:

Tônica – Terça Maior – Quinta Justa – Sétima Menor

Analisando: entre o I e o III grau, 2 tons, entre o III e o V grau, 1 tom e 1 semitom. Por fim,entre o V e o VII, 1 tom e 1 semitom. Veja a disposição intervalar:

I grau ­> 2 tons ­> III grau ­> 1 tom e meio ­> V grau ­> 1 tom e meio ­> VII grau

Vamos montar uma tétrade baseada nesta disposição intervalar. Nos caso, assinalamos acifra como uma tríade maior acrescentando a sétima da seguinte maneira: o número “7”sem nenhum sinal – o que demonstra uma tipologia de sétima menor.

I

Grau

III

Grau

V

Grau

VII

Grau

Page 5: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 5/6

C7=Dó Mi Sol Sib

Tétrade Meio DiminutaEsta tétrade possui um nome que, às vezes, confunde. Mas, no final é muito simples, poisse trata de uma tríade diminuta com uma sétima menor. Por isso o nome meio diminuto(seria uma tétrade diminuta se possuísse uma sétima diminuta). Logo, definimos essatétrade como:

Tônica – Terça Menor – Quinta Diminuta – Sétima Menor

Ou, se preferirmos, podemos dizer de outra forma: temos entre o I e o III grau, 1 tom e 1semitom; entre o III grau e o V grau, 1 tom e 1 semitom; e por fim, entre o V e o VII grau, 2tons. Essa é a disposição intervalar dessa tétrade.

I grau – 1 tom e meio – III grau – 1 tom e meio – V grau – 2 tons – VII grau

Agora vamos montar um tétrade baseada na disposição intervalar explicada, demonstrandoa forma de cifragem desses acordes. Nesse caso, assinalamos a cifra como uma tríadediminuta acrescentando a sétima do acorde da seguinte maneira: tríade diminuta assinaladapor um “m” minúsculo e discriminando sua quinta diminuta “5b” seguido pelo número “7”sem nenhum sinal acompanhando­ o que demonstra uma tipologia de sétima menor.Podemos simplificar por um outro sinal, bem mais fácil, um pequeno círculo com um traçotransversal Ø. Vamos a um exemplo sobre a nota Dó.

I

Grau

III

Grau

V

Grau

VII

Grau

Cm7 (5b) ou

Cø=Dó Mib Solb Sib

Tétrade DiminutaFormada por uma tríade diminuta somada a uma sétima diminuta. Ou seja, uma sétimamenor acrescida de um bemol (b). Essa tétrade tem uma característica intervalar muitointeressante: a distância entre os graus do acorde sempre será um intervalo de terça menor:

Page 6: Teoria Musical O Que é Uma Tétrade

23/02/2015 Teoria Musical: O que é uma tétrade?

data:text/html;charset=utf­8,%3Cheader%20class%3D%22entry­header%22%20style%3D%22box­sizing%3A%20border­box%3B%20display%3A%20bl… 6/6

Tônica – Terça Menor – Quinta Diminuta – Sétima Diminuta

Podemos dizer de outra forma: temos entre o I e o III grau, 1 tom e 1 semitom; entre o III e oV grau, 1 tom e 1 semitom; e, por fim, entre o V e o VII grau, temos novamente 1 tom e 1semitom.

I grau ­> 1 tom e meio ­> III grau ­> 1 tom e meio – V grau ­> 1 tom e meio ­> VII grau

Assinalamos a crifra usando um outro sinal: um pequeno círculo, só que desta vez sem semnenhum traço transversal “º”. Vejamos um exemplo sobre a nota Dó.

I

Grau

III

Grau

V

Grau

VII

Grau

Cº=Dó Mib SolbSibb

(lá)