teoria da deriva continental

11
A teoria da deriva dos continentes

Upload: nuno-coelho

Post on 04-Aug-2015

1.054 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teoria da deriva continental

A teoria da derivados continentes

Page 2: Teoria da deriva continental

Américado Sul

África

Continenteslinhas de costae plataformas continentais

A concordância geométrica das linhas de costa da Europa e da África com as linhas de costa das Américas do Norte e do Sul intrigou os cientistas durante séculos.

Page 3: Teoria da deriva continental

Morrinson

Casal Novo

A descoberta de fósseis de estegossauro em Morrison e no Casal Novo é uma evidência da proximidade destas regiões durante o Jurássico (199 M.a. a 145 M.a.).

Page 4: Teoria da deriva continental

A Terra há 240 M.a.A Terra há 150 M.a.Continentes e oceanos atuais

Segundo a teoria da deriva dos continentes, proposta por Wegener, os continentes atuais separaram-se de uma única massa continental, a Pangeia, tendo-se deslocado para as posições geográficas que agora ocupam.

Page 5: Teoria da deriva continental

PérmicoHá 250 MA

TriássicoHá 200 MA

JurássicoHá 135 MA

CretácicoHá 65 MA

Actualmente

Page 6: Teoria da deriva continental

Para sustentar as suas ideias sobre a deriva dos continentes, Wegener reuniu um conjunto sólido de argumentos morfológicos, paleontológicos, paleo-climáticos, litológicos.

Alfred Wegener (1880-1930)

Page 7: Teoria da deriva continental

Argumentos morfológicos – Wegener verificou uma grande semelhança na configuração das costas atlânticas da América do Sul e de África e constatou que os dois continentes poderiam encaixar como peças de um puzzle gigante.

Page 8: Teoria da deriva continental

Argumentos paleontológicos - Há plantas e animais já extintos cujos fósseis se encontram distribuídos por diferentes continentes atuais e separados por muitos milhares de quilómetros de oceano.

Page 9: Teoria da deriva continental

Clima tropical

Clima desértico

Glaciares

Argumentos paleoclimáticos - Foram descobertos indícios geológicos de glaciares antigos, característicos de climas muito frios, em zonas quentes atuais. Regiões como a Gronelândia ou a Antártida, atualmente muito frias, tinham há 430 M.a. um clima tropical, com florestas luxuriantes, como atestam os extensos depósitos de carvão entretanto descobertos.

Page 10: Teoria da deriva continental

Formações litológicas

Cadeias montanhosas

Argumentos litológicos – Wegener argumentou que algumas cadeias montanhosas pareciam bruscamente interrompidas. Se fosse possível aproximar os bordos dos continentes, essas cadeias montanhosas revelariam uma continuidade. A sequência e o conteúdo de estratos sedimentares é semelhante em rochas de continentes diferentes.

Page 11: Teoria da deriva continental

Apesar destas provas extremamente fortes sobre a teoria da deriva continental, Wegener não conseguia explicar o mecanismo que seria responsável pela separação dos continentes.

Wegener simplesmente constatou que os continentes teriam sido arrastados sobre o solo oceânico, separando-se uns dos outros, movidos por forças gravíticas.