teologia de missÕes - cristo é vida · a operação da igreja de jesus cristo em ir e anunciar o...

4
1091 • Fortaleza, 3 de Abril de 2016 Ano XXVIII AGORA É TEMPO DE ORAÇÃO: ORAR E AÇÃO !! TEOLOGIA DE MISSÕES PR. JOSÉ NOGUEIRA - PARTE V - INTRODUÇÃO 1 – O QUE É MISSÕES? 2 – PARA QUE FAZER MISSÕES? 3 – ONDE FAZER MISSÕES? 4 – COMO FAZER MISSÕES? 5 – QUEM DEVE FAZER MISSÕES? Vamos, então, à úlma pergunta: V - QUEM DEVE FAZER MISSÕES? 1 – O COLETIVO E O INDIVIDUAL A Bíblia nos ensina que é da Igreja a res- ponsabilidade de executar a obra missionária, essa responsabilidade é coleva (igreja como instuição) e individual (eu como membro da igreja). Quando éramos descrentes ouvimos Jesus nos dizer: “Vinde a Mim!” - Mateus 11:28. Hoje, como crentes, ouvimos outro apelo de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai!” - Marcos 16:15.

Upload: trankhue

Post on 26-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TEOLOGIA DE MISSÕES - Cristo é Vida · a operação da igreja de Jesus Cristo em ir e anunciar o Evangelho da Salvação! Mas nós não somos cegos, surdos ou insen- ... diferente

Nº 1091 • Fortaleza, 3 de Abril de 2016Ano XXVIII

AGORAÉ TEMPODE ORAÇÃO:

ORARE AÇÃO !!

TEOLOGIA DE MISSÕESPR. JOSÉ NOGUEIRA- PARTE V -

INTRODUÇÃO

1 – O QUE É MISSÕES?2 – PARA QUE FAZER MISSÕES?3 – ONDE FAZER MISSÕES?4 – COMO FAZER MISSÕES?5 – QUEM DEVE FAZER MISSÕES?

Vamos, então, à última pergunta:

V - QUEM DEVE FAZER MISSÕES?

1 – O COLETIVO E O INDIVIDUALA Bíblia nos ensina que é da Igreja a res-

ponsabilidade de executar a obra missionária, essa responsabilidade é coletiva (igreja como instituição) e individual (eu como membro da igreja).

Quando éramos descrentes ouvimos Jesus nos dizer: “Vinde a Mim!” - Mateus 11:28.

Hoje, como crentes, ouvimos outro apelo de Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai!” - Marcos 16:15.

Page 2: TEOLOGIA DE MISSÕES - Cristo é Vida · a operação da igreja de Jesus Cristo em ir e anunciar o Evangelho da Salvação! Mas nós não somos cegos, surdos ou insen- ... diferente

IBF CRISTO É VIDA XXIX CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2016

2

O dever de fazer missões é coleti vo, ou seja, da igreja local, que, como corpo de Cristo, se dispõe a fazer a vontade da Cabeça, que é Cristo!.

Mas, o CORPO só pode fazer com a ajuda harmônica e bem ordenada de cada um de seus membros – Efésios 4:16.

Nós, como igreja, nos reunimos, adoramos, oramos, estudamos, planejamos, exortamos e nos dispomos!

Cabe a cada membro, como parte do COR-PO, fazer sua parte!

2 – A ORDEM E O PODER SOBRE-NATURAIS

A ordem é sobrenatural! Vem de Cima, do SENHOR Jesus Cristo, a cabeça!

O poder é sobrenatural! Vem de Cima, de Jesus, o SENHOR da igreja!

A obediência deve ser da Sua IGREJA, e de cada um de nós!

Crendo, confi ando, dependendo e dispon-do-se a fazer a parte que compete a mim, a você!

3 – O DESAFIO DA SIMULTANEIDADE Já vimos que temos que ALCANÇAR SIMUL-

TANEAMENTE JERUSALÉM . . . E OS CONFINS DA TERRA... (observemos em Atos 1:8 as pa-lavras “tanto... como”)

Judeus e Genti os do mundo inteiro... passos precisam ser dados!

4 – OS SURDOS, OS CEGOS E OS INSENSÍVEIS ESPIRITUAIS

Jesus deu a ordem primeiramente aos Seus discípulos.

E eles cumpriram:1) Pregaram em Jerusalém – Atos 22) Pregaram na Judéia – Atos 8:1 e 4.3) Pregaram em Samaria – Atos 8:5 e 14.4) Pregaram aos judeus e genti os – Atos

10:24-43.

5) Pregaram nos “confi ns da terra” – Atos 13:1-4.

Mais uma pergunta: Se os Apóstolos conse-guiram por que nós não podemos?

Números 11:23

5 – NÓS SOMOS A RESPOSTA Esti ma-se que 85 mil pessoas morrem por

dia sem nunca ter ouvido de Jesus.É a maior calamidade pública de todos os

tempos!Judeus e Genti os – em Israel e em todas

as partes do mundo – conti nuam esperando a operação da igreja de Jesus Cristo em ir e anunciar o Evangelho da Salvação!

Mas nós não somos cegos, surdos ou insen-síveis espirituais.

Agora é a nossa vez! Somos a RESPOSTA de Isaías 6:8.

Dia 03 (dom): 9 h - Ceia do SENHOR e Assembleia da Igreja 18 h - Encerramendo da Conferência Missionária - Ações de GraçaDia 04 (seg): 19 h - Encontro dos Amigos de SiãoDia 09 (sáb): 17 h: Encontro Pastoral com Namo-rados & Noivos 19 h: Chá de Panela - Thays & Renan21 a 24 (qui a dom): Encontro de Professores da Bíblia

AGENDA DA IGREJAABRIL

Page 3: TEOLOGIA DE MISSÕES - Cristo é Vida · a operação da igreja de Jesus Cristo em ir e anunciar o Evangelho da Salvação! Mas nós não somos cegos, surdos ou insen- ... diferente

NÓS TEMOS AS PERGUNTAS! VOCÊ TEM AS RESPOSTAS?

3

O apóstolo Paulo havia visitado as cidades de Icônio, Derbe e Listra (na região da Galácia), em suas três viagens missionárias. Ali ele pregou o Evangelho, foram fundadas igrejas que foram bem alicerçadas com a doutrina da Palavra de Deus.

Para nós é muito bom conhecer melhor o con-texto da Epístola de Paulo aos Gálatas, pois esta-mos estudando versículo por versículo esta carta pequena, mas grande epístola paulina.

E o que aconteceu nas igrejas da Galácia?Que estranha coisa se introduziu nas igrejas

de Icônio, Derbe e Listra, que faz o apóstolo Paulo escrever essa incisiva carta aos Gálatas?

Uns judeus que creram em Jesus como o Mes-sias de Israel estavam ensinando uma doutrina diferente da teologia de Paulo. Eles pregavam que os gentios (não-judeus) que se convertiam por crer em Jesus como Senhor e Salvador, tinham também que guardar os preceitos da Lei para que fossem realmente salvos.

Diziam que “Para ser salvo, um gentio que cria em Cristo precisava se converter ao judaísmo, passar pela circuncisão e colocar-se debaixo da autoridade da Lei Mosaica” (LIBERDADE EM CRISTO – Entendendo a Epístola de Paulo aos Gálatas; de Meno Kalisher – Editora Actual; página 20).

Aqui há coisas muito interessantes e dignas de serem notadas:

Esses mestres eram judeus messiânicos (judeus que haviam crido em Jesus como o Messias, o Salvador de Israel e dos gentios). Eram bem inten-cionados – julgavam estar ensinando a verdadeira Palavra de Deus. Também eram zelosos e missio-nários - saíram de Israel para as regiões da Ásia Menor (num trajeto parecido com o de Paulo, em suas viagens missionárias) a fim de corrigir o que eles achavam que era um ensino errado (a doutri-na de Paulo). Eles estavam ligados à liderança da igreja de Jerusalém e desfrutavam do respeito dos apóstolos – eram considerados irmãos, mestres e consagrados.

Quanta coisa boa!

Mas, estavam errados quanto à doutrina da salvação. Talvez para nós não fosse um grande erro, estavam “apenas” misturando Lei e Graça. Confundindo um pouco quanto à liberdade cristã!

Para o apóstolo Paulo, movido pelo Espírito San-to, aquilo era grave. Qualquer desvio da doutrina que fosse tolerado seria “um abismo chamando outro abismo”. Paulo ergueu a Palavra como uma espada afiada de dois gumes e combateu tenaz-mente aquele erro que se introduzia nas igrejas recém-fundadas.

Assim como exortou a Tito quando disse que era “preciso fazê-los calar” (tapar a boca deles) – Tito 1:11.

Nenhuma tolerância, nenhum recuo para agradar, nada de pactos e associações com o erro.

Que diferença de zelo apologético temos hoje.Vivemos a triste época da tolerância, da cum-

plicidade e da covardia.A Bíblia nos convoca para BATALHAR (guerrear)

pela Fé (Judas, vs. 3), mas igrejas, seminários, pas-tores e missionários estão dizendo algo diferente. Dizem: Sejamos tolerantes, aproveitemos o que têm de bom, estendamos as mãos e colaboremos juntos!

A Palavra não está sendo mais encarada com fonte de verdades absolutas. Estão relativizando a doutrina. E deixando de honrar a Revelação de Deus!

Essa atitude de tolerância com o erro é contrária ao ensino das Escrituras, é contrária ao que nossos velhos professores nos ensinaram, é contrária à preservação da sã doutrina, pois mina os funda-mentos e relativiza a verdade.

Post-Scriptum: Na semana passada ficamos tris-tes com a notícia da morte do Pr. Thomas Willson. Ele era daquela geração que brigava por defender a sã doutrina.

Que vergonha tem sido a nossa geração.Ás vezes penso que Deus tem levado Seus

valorosos servos para a Sua glória, para que eles não sejam envergonhados com o que nós, seus discípulos e filhos, estamos fazendo hoje.

NÃO PODEMOS NUNCA ESQUECERPR. JOSÉ NOGUEIRA

A GRANDE LIÇÃO DE GÁLATAS

Page 4: TEOLOGIA DE MISSÕES - Cristo é Vida · a operação da igreja de Jesus Cristo em ir e anunciar o Evangelho da Salvação! Mas nós não somos cegos, surdos ou insen- ... diferente

www.cristoevida.comIBFCV • IGREJA BATISTA FUNDAMENTALISTA CRISTO É VIDA – Avenida K, nº 911 - Planalto da Barra - Vila Velha -

Fortaleza - Ceará - Brasil - CEP 60348-530 - Telefone: +55 85 3286-3330

IBF CRISTO É VIDA XXIX CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA 2016

COMPROMISSO DE FÉ POR MISSÕESMeu Compromisso de Fé para 2016 será de R$ ___________ por mês. Sei que minha oferta mensal, juntamente com a dos meus irmãos de minha igreja, vai ser importan-

tí ssima e vital para os sustentos de nossos missionários que dedicam suas vidas, em tempo integral, para a pregação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Ponha no gazofi lácio ou entregue ao Responsável por Missões, juntamente com a sua oferta especial de amor por Missões.

.............................................preencha, destaque e ponha no gazofi lácio......................................................

MISSÕES – EU PARTICIPOCom ajuda de Deus e dependendo exclusivamente dEle, faço o meu Compromisso de Fé, pois creio que

assim estarei dando uma crucial ajuda no envio e sustento de nossos missionários para a proclamação do Evangelho a todas as nações!

Nome: _______________________________________ Compromisso Mensal: ____________

......................................................

VIII Encontro de Professores da Bíblia

I B F CRISTO É VIDAgreja atista undamentalistawww.cristoevida.com

“Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”

2 Timóteo 4:5

Estou Ligado, Estou conectado,A obra É urgente!

Avenida K, 911 - Planalto da Barra (por trás do Gonzaguinha da Barra)

21 a 24 de abril

ABIMAELPRELETOR:

FERNANDES

PÔE EM ORDEMA TUA CASA

Isaías 38:1

RETIRO DE CASAIS - 25 a 27 DE NOVEMBRO

Preletor: Pr. Paulo AlvesLocal: Jangadas da Caponga

Investimento: 800 reais