tempo livre - julho 2012

8
Tempo Livre Jornal BAHIA Informe do Trade Turístico Ano 3 - nº 18 - Julho / 2012 - Edição Especial de Aniversário do SHRBS - Distribuição Dirigida Nesta Edição AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR JAQUES WAGNER PÁG. 3 CURSOS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PÁG. 4 LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA O TURISMO PÁG. 6 REBATE CONCEITOS FALSO DA CNC PÁG. 8

Upload: anselmo-garrido

Post on 25-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal tempo Livre - Julho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Tempo Livre - Julho 2012

Tempo LivreJornal

B A H I AInforme do Trade TurísticoAno 3 - nº 18 - Julho / 2012 - Edição Especial de Aniversário do SHRBS - Distribuição Dirigida

Nesta Edição

AUDIÊNCIA COM OGOVERNADOR

JAQUES WAGNERPÁG. 3

CURSOS DECAPACIT AÇÃO E

APERFEIÇOAMENTOPÁG. 4

L INHAS DEFINANCIAMENTOPARA O TURISMO

PÁG. 6

REBATECONCEITOS

FALSO DA CNCPÁG. 8

Page 2: Tempo Livre - Julho 2012

O Jornal Tempo Livre Bahia é umapublicação bi-mensal da Editora Tempo Livre.

Contatos: 8225-9769 / [email protected] Os anúncios e matérias publicadas neste jornal, são de inteira responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente a opinião do jornal.

Diretor: Gilberto Marquezini - Deptº de Marketing: Jeosevaldo PereiraColaboração: Julia Santos - Tiragem: 3.000 exemplares - Impressão: All Collor Serviços Gráficos - Distribuição: Órgãos públicos

estaduais e municipais, Agências de Viagens, Hotéis, Bares, Restaurantes, Universidades / Coordenadores e Bibliotecas, Locadoras de Autos.

EEEEEditorialditorialditorialditorialditorial

Tempo LivreJornal

B A H I AParceiros:

TELEFONES ÚTEIS

SHRBS ........................................ 3525-2555

ABIH ............................................ 3341-8483

Bahiatursa ................................... 3117-3000

Saltur .......................................... 3176-4200

Polícia Civil .............................................. 197

Polícia Militar ............................................ 190

Polícia Federal ............................. 3319-6000

Delegacia Proteção ao Turista ... 3322-7155

Delegacia das Mulheres ............. 3245-5481

Hospital Geral do Est. da Bahia ... 3117-5999

SAMU ...................................................... 192

Farmácia de Plantão ................... 3392-2920

Aeroporto ................................... 3204-1010

Ferry Boat ................................... 3036-2416

ChameTaxi ....................... 3241-2266 / 8888

Teletaxi ........................................ 3432-4040

Teatro Castro Alves .................... 3535-0600

Transalvador .............................. 3172-8669

Detran ......................................... 3535-0888

SUCOM ....................................... 2201-6900

PROCON ..................................... 3321-9947

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012 Tempo LivreJornal

B A H I A

2

Criada em Assembléia Geral no dia 01 de dezembro de 2011, registrada no 2º Cartório de Pessoas Jurídicasno dia 14 de dezembro, inscrito na Receita Federal sob nº 14.935.655/0001-66 em 14 de dezembro de 2011,protocolado na SRTE/BA no dia 24 de fevereiro de 2012, protocolo 46204.001635/2012-81 com solicitação deregistro nº SC12851, entrada no MTE no Cadastro Nacional das Entidades Sindicais em 05 de Março de 2012.Contas também com Alvará de funcionamento da Prefeitura em 25 de janeiro de 2012, TVL nº 197638, SefazSalvador – CGA – 411.911/001-59. Isto posto, coloca legalmente inscrito em todos os órgãos públicos, necessitandoapenas do registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

A FeBHA - Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação -, tem como associados os Sindicatos: Sindicatode Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Mata deSão João, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Extremo Sul da Bahia, Sindicato dos Meios deHospedagem do Litoral Sul da Bahia e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Ilha de Itaparica.Representa toda a categoria econômica no Estado, com mais de 50.000 empresas legalmente cadastradas e tem acerteza de que realizará um bom trabalho em prol desta categoria, devido experiências dentro dos Sindicatos eAssociações ligadas a alimentação e hospedagem.

FeBHA - Federação Baiana deHospedagem e Alimentação

Diretoria:

Presidente: Silvio Pessoa da Silva Júnio; 1º Vice Presidente: Hélio José Leal Lima; Vice Presidente Financeiro:Celso José Ricci; Vice Presidente Administrativo; Ailton Teixeira Barbosa; Vice Presidente de RelaçõesInstitucionais: Antonmara Magalhães Fraga Lima; Vice Presidente Meios de Hospedagens e Similares: GilbertoMário Tavares; Vice Presidente Restaurantes, Bares e Similares: Antônio Monteiro Portela; Vice PresidenteNegociações Coletivas e Assuntos Sindicais: Antonio Rimaci Miguel; Vice Presidente de Eventos: Maria HeloínaA. Souza; Vice Presidente de Interiorização: Ursula Schocfer Montes

Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) autorizou a operação de um vooligando Salvador a Lisboa. A informaçãofoi dada pelos dirigentes da empresaaérea SATA, ao secretário de Turismoda Bahia, Domingos Leonelli.

A companhia aérea portuguesaSATA fez o lançamento, no Centro deConvenções, em Salvador, deste voosemanal Lisboa-Salvador, que entraráem operações no próximo dia 27setembro (Dia Internacional do Turis-mo), em evento que contou com apresença do secretário de Turismo doEstado - Domingos Leonelli, Diretoresda empresa SATA - Pedro Bollinger eRui Quadros, Presidente do CBtur ,SHRBS e FeBHA - Silvio Pessoa, Di-retora de Mercado Internacional da Ba-hiatursa - Rosana França, Presidente doConvention Bureau Salvador e LitoralNorte - Pedro Costa, Presidente daAssociação Brasileira dos Agentes deViagem - ABAV - Pedro Galvão,Presidente da ABIH-Ba - José ManuelGarrido, Dra. Heloisa Campos – Co-ordenadora da Polícia Civil, Dra. ChristianeXavier – Delegada da Deltur , além deoutros representantes de entidades doTrade Turístico Baiano e imprensa. Estainiciativa foi elogiada por todos.

De acordo com o secretário Domingos

Salvador terá novo voodireto para Lisboa

Leonelli, o voo deve desembarcar milpassageiros por mês na Bahia e outros milem Portugal, pois a aeronave Airbus A310tem capacidade para 222 passageiros.

O presidente do CBTur , SHRBS eFeBHA, Silvio Pessoa, ressaltou a im-portância do mercado português edestacou a posição da Bahia no rankingnacional de turismo. “É com a chancelado principal destino turístico do Nor-deste, recebendo mais estrangeiros doque todos os outros estados juntos, quemostraremos as nossas potencialidadese aproveitaremos mais essa ligação coma Europa”, afirmou.

Para Rui Quadros, dirigente da SA-TA , o trabalho realizado pelo governobaiano para agilizar todas as licençasjunto à Anac foram fundamentais paraa liberação do voo.

Três jornalistas da revista norte-americana Time, que estiveram naBahia para produzir um conteúdoespecial sobre os destinos turísticos doestado, foram embora encantados comas belezas e o povo da Boa Terra. Emtrês dias, eles visitaram alguns pontos deSalvador, a Vila de Praia do Forte e a para-disíaca Morro de São Paulo.

Na capital baiana, encantaram-secom a riqueza cultural e histórica doPelourinho, a beleza do Porto da Barrae a imponência do Farol da Barra. Elesficaram hospedados nos hotéis SolBahia e Catussaba e gostaram bastanteda estrutura hoteleira e pluralidade deSalvador.

Os profissionais entrevistaram o se-cretário do Turismo, Domingos Leo-nelli, e disseram que a Bahia foi indi-cada pelo ministro do Turismo, GastãoVieira, por ser um dos principais destinosde lazer dos brasileiros e estrangeiros.

Em Praia do Forte, conheceram oProjeto Tamar, o Castelo GarciaD’Ávila, a Reserva Sapiranga, além desaborearem deliciosos pratos preparadospela chef baiana Tereza Paim, no res-taurante Terreiro da Bahia.

Jornalistas daTime ficaram

encantados coma Bahia

O Jornal Tempo Livre-Bahia,tenta retratar as atividades desteSindicato, inserindo a realização doscursos de aperfeiçoamentos, suasatividades jurídicas, suas ações jun-to aos orgãos públicos, parcerias,buscas de linhas de financiamentospara o segmento, apoio na criaçãoda FeBHA - Federação Baiana deHospedagem e Alimentação -, e di-zer que a sua Diretoria através deseu presidente Silvio Pessoa, tem afelicidade de chegar a mais uma co-memoração e festejá-la comomereçe.

Mais um ano,feliz o SHRBS

com seus 77 anos

Parabéns SHRBS!Fonte: Setur-Ba

Fonte: Setur-Ba

Foto: Arquivo / SHRBS

Page 3: Tempo Livre - Julho 2012

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012Tempo LivreJornal

B A H I A

3

Conselho Baiano de Turismo promoveuaudiência com o governador Jaques Wagner

ontando com a presença detodos os seus integrantes (Pre-sidentes das diversas entidadesde todos os segmentos do tu-rismo na Bahia), o ConselhoC

Baiano de Turismo - CBTur discutiu,durante duas horas, com o GovernadorJaques Wagner as principais questõesdo turismo baiano. Com a Presença doSecretário do Turismo, Domingos Leo-nelli, do Chefe de Gabinete, Edmon Lu-cas, e do Secretário do Meio AmbienteEugênio Spingler, as lideranças do tu-rismo do Estado, a frente o seu Presi-dente Silvio Pessoa, fizeram um relatode todas as principais questões que afli-gem, no momento, o importante seg-mento da economia.

Evidenciando a sua importância paraa economia do Estado, por ser geradorde emprego e renda, como o segundomaior empregador na Bahia (um emcada oito empregos, sendo 200 mil em-pregos diretos e 750 indiretos), vencidoapenas pelo agronegócio, representando7,5% do PIB do Estado, o CBTur de-fendeu não apenas a permanência dacondição de líder no Nordeste no rece-bimento de turistas e ultrapassando osEstados de Pernambuco e Ceará, juntos,no receptivo internacional, mas esobretudo a retomada do seu cresci-mento.

Mostraram que desde 2011 o quadrose apresenta extremamente preocu-pante, com o registro de uma ocupaçãomédia dos hotéis em apenas 67%, sendoque este ano, até o momento, a situaçãono que diz respeito se figura ainda maiscrítica, com a ocupação acumulada de60% em Maio de 2012. Dentre osdiversos questionamentos, os líderes doturismo baiano reivindicaram um maiorinvestimento no setor, especialmente noque a promoção, sobretudo, a divulgaçãodas excelências do Estado.

Como pano de fundo, consideraramo momento muito especial em virtudeda extrema repercussão que será con-sequência natural da realização na Ba-hia da Copa das Confederações, em2013, e da Copa do Mundo da FIFA,em 2014. Lembraram de que, se a Bahiae, em especial Salvador, não estiveremdevidamente cuidadas, toda essaoportunidade de exposição ao mundointeiro terá sido em vão, se não ne-gativa. Inclusive, o privilégio con-quistado como sede do sorteio dosdiversos grupos da Copa de 2014, jáconfirmado para Sauipe, no LitoralNorte, em dezembro de 2013.

Como agenda positiva, reconhece-ram o êxito do Governo do Estado naconstrução da Arena da Fonte Nova,que será um complexo extremamentevalioso. Mas também, reconheceram aimportância, sobretudo para o turismo,do retorno da Bahia ao horário de verão.Como parte da solução para os pro-blemas da mobilidade urbana, enfo-caram o acerto do Governo do Estadoem assegurar a construção do Metrôentre Lauro de Freitas e a conjugaçãocom trecho já construído da Rótula doAbacaxi para a Lapa que, por sinal,deverá ter assegurada, também, a sua

conclusão até Pirajá.Mas o elenco das questões levan-

tadas pelos membros CBTur foi muitoalém, ao consignarem, em cartaentregue ao maior mandatário do Es-tado, a extrema necessidade de amplia-ção do Aeroporto Internacional de Sal-vador, com a nova pista, a sua novatorre de controle e a ampliação da suaestação de passageiros. Junto a isto, asolução, também, para a extrema neces-sidade para os aeroportos de Ilhéus,Porto Seguro, Valença, Lençóis, Co-mandatuba, equipamentos estratégicospara assegurar o crescimento nas res-pectivas regiões.

Dois assuntos, no entanto, foram pordemais evidenciados como igualmenteproblemáticos e responsáveis pelo en-fraquecimento do potencial de Salvador:a segurança pública e a orla marítima.Também enfocaram a necessidade derevitalização dos Parques da Cidade, aexemplo de Pituaçu e do Abaeté.

Em meio a todas as considerações,reconheceram os líderes o sucessoalcançado pelo Governo do Estado, atra-vés da Secretaria de Turismo e Bahia-tursa, com a realização do I Salão Ba-iano de Turismo que, em organização edimensão nada ficou a dever aos prin-cipais eventos similares que acontecemno país. A partir da grande e aplaudidanovidade da exposição, a maquete doEstado.

O Governador Jaques Wagner ouviude cada um dos membros do CBTuressas alegações e deu sequência comexposição de uma gama de ações quevêm sendo empreendidas pelo Governo,especialmente em socorro de muitos dosquestionamentos levantados pelo Con-selho. Foi assim com respeito ao Aero-porto Internacional de Salvador, para oqual assegurou já estar dimensionada aconstrução de uma nova Torre de Con-trole e praticamente equacionada a lo-calização de nova pista.

No que respeita a mobilidade urba-na, confirmou que seguem cumpridosos prazos para a consecussão do Metrô,como também deu ênfase a importânciada Arena da Fonte Nova como com-plexo destinado a realização de grandesespetáculos, bem assim a eventos de

pequeno e médio porte.Mostrou também o que já

vem sendo providenciadopara a recuperação e revita-lização dos parques do Aba-eté e do Pituaçu. Respecti-vamente a segurança públi-ca, o Governador afirmouque as atenções do Governosão permanentes, desde aadmissão de mais sete milpoliciais a uma série de ou-tras intervenções. Assegurouque é permanente a preocu-pação quanto a esse item dagovernabilidade.

Um outro aspecto salientado foiquanto ao Centro Histórico, para o qualtambém estão encaminhados estudosdestinados a sua total revitalização,sobretudo, com a sua ocupação por umapopulação permanente. Respeitante-mente a Orla Marítima, fazendo umaavaliação da responsabilidade do PoderJudiciário, quanto aos impedimentos quelhe têm sido impostos, também sinalizoucom a preparação de projetos que obje-tivam uma solução racional.

No particular das inúmeras interven-ções necessárias para Salvador, emboraas alegações de que, na maioria, trata-se de competência do Poder Municipal,o CBTur mostrou que o Governo doEstado tem, necessariamente, inge-rência sobre todo o Estado, do que Sal-vador é o seu espaço mais importante.Na ausência de ações da municipali-dade, o Estado deve intervir para nãopermitir a deterioração da estrutura ur-bana, social e econômica. Foi, inclusive,lembrado que a noite na Capital estátendo vida, no máximo, até as 24 horas,por absoluta falência dos serviços detransportes urbanos, aliados a inse-gurança que não permitem aos profis-sionais o retorno aos seus lares a partirde então.

Um outro setor da maior importân-cia, sobretudo em virtude dos MegaEventos internacionais que estão pro-gramados para até 2014, foi o da quali-ficação profissional. Os empresáriosdos diversos setores, inclusive, com-provaram que estão em dificuldadespara arregimentar pessoal habilitado.

No que foram sequenciados pelo Go-vernador que, inclusive, lembrou asdificuldades da própria construção civil.Mas que o Estado não se tem descuradoda questão, tendo, inclusive, o Secretáriode Turismo e Presidente da Bahiatursa,Domingos Leonelli, confirmado que oEstado, nestes últimos seis anos, já mul-tiplicou por dez os recursos destinadosa qualificação profissional.

Ainda por intervenção do Secretáriodo Turismo, foi informado que já estáprogramada a presença da promoçãoBahia em todos os principais eventosturísticos nacionais e internacionais.

Participaram da audiência com oGovernador Jaques Wagner, além dasautoridades já mencionadas, o Presi-dente da Confederação Nacional doTurismo, CNTUR, Nelson de AbreuPinto (entidade que foi reconhecida re-centemente pela justiça como única arepresentar nacionalmente o segmento),o vice-presidente do CBTur e seufundador, Carlos Casaes, os Presidentesda ABAV , Pedro Galvão; ABIH ,Manolo Cambeses; Sindicato das Em-presas de Turismo, SINDETUR LuizAugusto; ABLA , Marconi Dutra;Abrasel, Sergio Bezerra; ABEOC ,Sérgio Araújo; Singtur, Albérico Souza;Convetion Bureau, Pedro Costa;Cluster, Jean Paul; e o próprio Presi-dente do Sindicato de Hotéis, Res-taurantes, Bares e Similares, SHRBS,e da Federação Baiana de Hospedageme Alimentação, FeBHA, Silvio Pessoa,que é também Presidente do ConselhoBaiano de Turismo, CBtur .

Fotos: Manu Dias/SECOM

Page 4: Tempo Livre - Julho 2012

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012 Tempo LivreJornal

B A H I A

4

CursosO SHRBS, realizou neste 1º semestre, 11 cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento, para os colaboradores dos nossos

associados.Em Salvador: Qualidade no Atendimento ao Público, Garçons, Garçonetes e Atendentes em Restaurantes,

Bares e Similares, Camareiras – Higienização e Arrumação para Residências e Hotéis, Controladoria, BoasPráticas em Manipulação de Alimentos, Montagem de Café da Manhã e Governantas e Supervisoras em Meiosde Hospedagens.

No Litoral Norte / Itacimirim: Garçons, Garçonetes e Atendentes em Restaurantes, Bares e Similares e Camareiras– Higienização e Arrumação para Residências e Hotéis.

Guarajuba: Qualidade no Atendimento ao Público e Camareiras – Higienização e Arrumação para Residênciase Hotéis.

Os cursos em Salvador foram realizados na Amacarmo – Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo(Pelourinho), Express Hotel. No Litoral Norte nas Pousadas Jambo e Colibri, tendo num total de 216 participantes/alunos,sendo ministrados pela parceira DesenhArt, tendo como consultores: Julia Santos, Vera Castro, Manoel Passinho, RitaSantos e também ministrado pelas consultoras Simone Monte e Vanete Fonseca (SENAC) no curso de Boas Práticas emManipulação de Alimentos.

Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento

Iniciamos no dia 16/07/12, os Cursos/Palestras de Capacitação em Vigilância à Saúde para Hotéis, Pousadas, Motéis,Bares e Restaurantes – com profissionais da VISA (Vigilância Sanitária ), da VIEP (Vigilância Epidemiológica), da CCZ(Centro de Controle de Zoonoses), da CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da VISAMB (Vigilânciaem Saúde Ambiental), com os respectivos cursos/palestras: Capacitação de Manipuladores de Alimentos/Noções de Higiene,Cuidados na Conservação, Manipulação e Armazenagem de Alimentos -, com a instrutora Ana Leiro, no dia 17 - Prevenção,Cuidados e Controle de Doenças Transmissíveis/DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)/ AIDS - Prevenção das DoençasSexualmente Transmissíveis, com as instrutoras Cristiane Cardoso e Maria Helena Nonato, no dia 18 - Prevenção da Denguepra Redução do Rrisco da Transmissão aos Turistas e População, com os instrutores Fabiano Simões, Paulo Cézar Oliveirae Paulo Sávio Machado, dia 19 - Capacitação pra Proteção dos Trabalhadores aos Riscos Ocupacionais e Cuidados com aÁgua para Consumo Humano, Consumo Consciente e Prevenção de Doenças e Agravos Relacionados ao Consumo deÁgua Contaminada, com os instrutores Adriana Gregori e Lourenço de Oliveira, oferecido pelo SHRBS em parceria com aECOPA e Secretaria Municipal de Saúde, realizado no Express Hotel – Caminho das Árvores.

Curso de Capacitação em Vigilância à Saúde paraHotéis, Pousadas, Motéis, Bares e Restaurantes

Fotos: Arquivo / SHRBS

Page 5: Tempo Livre - Julho 2012

Bar e Restaurante

Parabéns SHRBS!!

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012Tempo LivreJornal

B A H I A

5

Ações Judiciais

CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONIST APROCESSO: 0010186-33.2008.4.01.3300

Encaminhado para o TRF em 01.03.2010 com recurso interposto pelo Conselho com intuito de reformar asentença que foi favorável ao sindicato. O processo ainda encontra-se no TRF para ser julgado o referidorecurso.Foi deferida a liminar e no mérito mantida a liminar e julgado procedente a ação em favor da entidade.

CONSELHO REGIONAL DE QUIMICAPROCESSO: 0009920-41.2011.4.01.3300

Encaminhado para o TRF em 20.03.2012 com recurso interposto pelo Conselho com intuito de reformar asentença que foi favorável ao sindicato. O processo ainda encontra-se no TRF para ser julgado o referidorecurso.Foi deferida a liminar e no mérito mantida a liminar e julgado procedente a ação em favor da entidade.

Processo onde o Sindicato figura como parte autoraPROCESSO EM CURSO NA JUSTIÇA FEDERAL

ECAD – AÇÃO CIVIL PÚBLICA ( 13ª Vara Cível)PROCESSO 0098327-79.2011.8.-05.0001

Foi deferida a liminar em prol da Entidade (associados) o Ecad, ingressou com Agravo junto ao Tribunal paracassar a liminar concedida o Tribunal ainda não se manifestou.Já houve contestação e a nossa replica.O processo principal esta para o Juiz sanear (designar audiência ou a sentenciar).

MANDADO DE SEGURANÇA – SUCOM (7ª Vara da Fazenda Pública- CONTRIBUIÇÃO)PROCESSO 0049741-45.2010.8.05.0001

Autos conclusos para sentença.Em despacho o juiz informou que a liminar somente seria apreciada após as informações prestadas pelos Acionados.

Já os processos TOT e TTS, estes foram interpostos pelo Ministério Público que é o Acionante. A Entidadeapenas procedeu uma denuncia solicitando providencias ao Ministério Público que ingressou com as respectivasações de Inconstitucionalidade Material (da Lei criada pelo Município de Mata de São João).

PROCESSO 0008452-38.2010.8.05.0001(TTS).Grau de recurso de Ofício. Recurso Extraordinário o Município de Mata de São João recorreu da decisãoque lhe foi desfavorável

PROCESSO 0010343-94.2010.8.05.0001(TOT)Não houve recurso, processo foi baixado.

PROCESSO EM CURSO NA JUSTIÇA COMUM

O Departamento Jurídico doSHRBS, no ano de 2011, em

suas atividades fez 1.112 atendi-mentos através de telefones e

279 audiências TRT / PequenasCausas. Mantem 1.882 proces-

sos em andamentos.Também o Departamento Jurí-

dico se faz ativo frente as neces-sidades do segmento de Hospe-dagem e Alimentação, atuandoem processos, conforme segue

ao lado.

Page 6: Tempo Livre - Julho 2012

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012 Tempo LivreJornal

B A H I A

6

Page 7: Tempo Livre - Julho 2012

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012Tempo LivreJornal

B A H I A

7

Aeroporto de Salvador terá investimentosde R$ 100 milhões, segundo Infraero

ais balcões de check-in, quesairão das atuais 60 para 82unidades, ampliação da áreade desembarque, com maisesteiras de bagagem, moder-

Fonte: Setur-Ba

e serviços de atendimento ao turista.Outros equipamentos - O Pátio I terá

o pavimento de asfalto substituído porum pavimento de concreto, o que irápermitir o estacionamento de aeronavesde grande porte.

Ainda conforme Ferreiro, no Pátio III,do Terminal de Cargas, serão construídosmais três pontos de estacionamento. Jáno Pátio IV, que comporta a aviação civil,a exemplo dos táxis aéreos, haveráampliação das vias de acesso.

“Para dar maior comodidade e con-forto a baianos e turistas, o terminal depassageiros vai passar por um processode modernização, com a readequaçãoe ampliação das áreas de desembarquee dos balcões de check-in, que passarãode 60 para 82, distribuídos em ilhas,além da criação de um espaço reservadopara o web check-in”, disse o supe-rintendente. O projeto ainda contemplaa substituição das esteiras de bagageme de todo sistema eletrônico, que incluiclimatização, iluminação, segurança,informação de voos, combate a incêndioe demais serviços essenciais ao bomfuncionamento do aeroporto.

Segunda pista - O superintendente

da Infraero informou a Leonelli que asegunda pista do aeroporto não ficarápronta para 2014, mas reconheceu a suanecessidade. “Essa segunda pista po-deria ampliar o fluxo anual de passa-geiros (embarques, desembarques e

conexões) e possibilitaria a implantaçãode novos fingers, o que significaria umnovo passo na logística da Bahia. Nãosó para passageiros, como para cargas,além de novas rotas e novos voos”.

Mnização do sistema eletrônico, nova torrede controle, com 63 metros de altura, eampliação do estacionamento sãoalgumas das melhorias no Aeroporto deSalvador que ficarão prontas atédezembro de 2013. O objetivo é melho-rar as condições do equipamento comvista na Copa do Mundo de 2014.

Em visita técnica, o secretario deTurismo da Bahia, Domingos Leonelli,tomou conhecimento dessas e de outrasmudanças que serão feitas no aeroporto,através da Infraero. Segundo informa-ções do superintendente regional doórgão, Cassiano Ferreiro, serão investidosR$ 100 milhões nas obras de moder-nização do aeroporto da capital baiana.

Durante a visita do secretário deTurismo ao aeroporto, ficou combinadoque diversos espaços do terminal serãoutilizados para divulgação dos destinosda Bahia. Além disso, foi definida tambéma ampliação do balcão de informações daBahiatursa, que contará com computadores

Inauguração no Cearápreocupa trade baiano

A inauguração, no próximo dia 15 deagosto, do Centro de Convenções doCeará está deixando o trade baiano bas-tante preocupado. Isso porque o estadovizinho irá contar com o mais modernoespaço para realização de feiras eeventos do Brasil, o segundo maior com-plexo do gênero da América Latina, atrásapenas do Anhembi, em São Paulo.

Para ter uma ideia da grandiosidade,o novo centro de Convenções do Ceará,que custou cerca de R$ 120 milhões,terá uma área construída total de 173mil m², com estacionamento para 3,5mil veículos. Poderá abrigar até 30 milpessoas em único evento, tudo total-mente climatizado e seguindo o que háde mais moderno na construção civil. Epara mostrar que eles não estão debrincadeira, a inauguração será feitapelo tenor espanhol Plácido Domingo.Cerca de 400 organizadores e promo-tores de eventos nacionais e interna-cionais foram convidados, com tudopago, para a abertura do espaço.

Já o Centro de Convenções de Salva-dor dá pena. Como bem disse, em recenteartigo, o publicitário Nelson Cadena, nosso“Centro de Convenções é uma sucatavelha, desconfortável, sem nenhumacondição de sediar eventos para o grandepúblico… E a sua manutenção do jeitoque está só compromete o turismo denegócios, que tende a esvaziar”.

Enquanto empurramos, por anos, oproblema com a barriga, nossos con-correntes saíram na frente e isso traráconsequências graves para o turismo deSalvador. Se já está difícil atrair grandeseventos para a capital baiana, agora

certamente será quase impossível. Osque vão acontecer, como o 24º Congres-so Mundial de Avicultura (5 a 9 de agos-to) e o Aquapescabrasil (7 a 9 de novem-bro), ambos com previsão de atrair 19mil pessoas, foram captados com bas-tante antecedência.

A passos lentos - As soluções paraamenizar os problemas do espaço con-tinuam em ritmo lento. O governo do Es-tado promete abrir edital para climatizaçãodo 3º andar em agosto. Já a terceirizaçãonão tem data para acontecer. “Precisamosclimatizar todo o Centro de Convenções,reformar as escadas rolantes, os banhei-ros”, destaca o presidente do Conselho deTurismo, Silvio Pessoa.

A preocupação e o temor de que osestados concorrentes, que estão inves-tindo maciçamente na construção, qua-lificação e modernização de seus equi-pamentos, acabem por tirar a liderançahistórica da Bahia no Nordeste levouos integrantes do Conselho de Turismoa se reunir com o governador JaquesWagner, no início do mês, para pedir so-luções imediatas para os graves proble-mas que atingem o turismo na Bahia,em especial em Salvador.

A hotelaria já sente os reflexos daretração de visitantes. No primeiro se-mestre do ano, a média de ocupaçãonos principais hotéis de Salvador nãochega sequer aos 60%, oito pontos per-centuais a menos que em 2011. Per-demos visitantes de lazer e agora va-mos perder os de evento, o segmentomais cobiçado do turismo, por envolverpessoas de maior poder aquisitivo.

Fonte: Gente & Mercado

Para Anunciar Ligue: 71 8173-0079 / 9148-5598 / 8225-9769

Foto: Divulgação

Page 8: Tempo Livre - Julho 2012

Informe do T rade Turístico - Julho / 2012 Tempo LivreJornal

B A H I A

8

O Presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson deAbreu Pinto, enviou correspondência ao Ministro do Turismo, Gastão Vieira, rebatendoos conceitos e ataques feito contra a entidade em carta ao MTur, tornada pública,sobre a sua representatividade, inclusive contrariando decisões judiciais que areconhecem como representante específica da categoria turística patronal no Brasil.

Juntou ainda, para juízo do Ministro, estudo jurídico a respeito do assunto.Em sua carta ao Ministério do Turismo, assim se expressou o presidente da CNTur:

“Senhor Ministro.Ao cumprimenta-lo vimos, pelo presente, fazer considerações sobrecorrespondência enviada a Vossa Excelência pelo presidente daConfederação Nacional do Comércio (CNC), em que faz colocações ecomentários desrespeitosos à representatividade da CNTur – ConfederaçãoNacional do Turismo, falseando a verdade e, inclusive, desacatando recentesdecisões judiciais. Lamentamos ter que vir a público rebater tais comentáriose expressões não condizentes com a ética, ditas por alguém que, por serleigo em questões jurídicas, se escuda no cargo de presidente de umaConfederação coirmã, com manifestação equivocada e agressiva. OPresidente da CNC deslustra o seu mérito passado, mergulhando na valacomum de um presente sem brilho, arbitrário e antiético, como agora, quantoofende e desrespeita decisões do Poder Judiciário e à nossa figura humilde,porém forte e corajosa, de Presidente da CNTur – Confederação Nacionaldo Turismo. Lembramos o conteúdo no modo imperativo do verbo, presenteno artigo 180 da Constituição Federal Brasileira “A União, os Estados, oDistrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo comofator de desenvolvimento social e econômico”, cujo artigo deve ser repetidoe praticado por todos nós que dirigimos e somos dirigidos pelo turismo sociale econômico do Brasil. Encerramos Senhor Ministro respeitando e confiandono poder judiciário do país, porque embora faltando pouco para o trânsito“ in julgado” nos tribunais, nos sobra muito em confiança no bom direitoque a CNTur possui, emanado da Constituição Federal com fundamentono inciso II do art. 8º da CF, que não admite dupla representação sindical.Desta forma, consagrado o desmembramento do turismo da CNTur enquantoatividade específica, aguardamos agora do comércio que a CNC representa,a grandeza de sua Diretoria respeitar decisões judiciais e princípios éticoscom o turismo que a CNTur representa no país. Na oportunidade, renovamosos protestos de elevada estima e consideração.

Nelson de Abreu Pinto – presidente da CNTur”.

Acompanha a carta acima as seguintes explicações técnicas elaboradas peloDepartamento Jurídico da CNTur:

Of.Pres.ADM.65/2012 São Paulo, 17 de Julho de 2012.Excelentíssimo Senhor Ministro do TurismoDoutor Gastão Vieira

A CNTur - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TURISMO, vemrespeitosamente à presença de Vossa Excelência para tecer o comentário quesegue sobre a correspondência datada de 05/07/2012 de autoria daCONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO – CNC:A CNC ao encaminhar sua missiva à autoridade pública do turismo brasileiro,age, para dizer o menos, de forma temerária, pois insurge-se contra decisão dojudiciário proferida em Mandado de Segurança por ela interposto.O Mandado deSegurança promovido pela CNC teve por objeto buscar declaração judicial deque a representatividade do turismo era dela. Que o Ministro do Trabalho aoconceder o registro sindical à CNTUR contrariou dispositivo constitucional.A rigor, a decisão de buscar tal decisão significou o que popularmente se designa “tirono pé”. O judiciário, nos três graus de jurisdição entendeu que o Ministro do Trabalho aoconceder o registro acolheu a tese de que o pedido de registro importava emdesmembramento de todo o segmento. Pretensão rigorosamente legítima e saudável.O turismo, a partir da concessão do registro, passou a possuir representante específico.Estranhamente o ofício encaminhado pelo Presidente da CNC a VossaExcelência, foi produzido com a finalidade de causar confusão sobre as decisõesdo Poder Judiciário em suas respectivas instâncias. Para tanto, desconhecemosos motivos que levaram o Presidente da CNC, em seu ofício, a ignorar e deixarde informar a fase atual do Processo nº 00536-2009-018-10-00-5, quecorresponde ao agravo de instrumento promovido em face do EgrégioTribunal Regional do Trabalho de Brasília – 10ª Região, por intermédio deseu Presidente Desembargador Ricardo Alencar Machado, que no despachoque denegou o prosseguimento do Recurso de Revista, assim se manifestou:“Contudo, tendo sido expressamente acolhida a tese do desmembramento eregistrado que “a decisão não admite pluralidade sindical, como observa aembargante” (fls. 621), não há contradição. No que se refere ao critério daunicidade houve clara fundamentação de que se trata de classificação por categoria,e não por filiação, já que a representação das entidades “a elas filiadas” (fls. 593)não exclui a representação das demais entidades sindicais da mesma categoria.Sucede, todavia, que o acórdão apenas ratificou o desmembramento, com toda acategoria de turismo passando a fazer parte da impetrada (Impetrada = CNTur.Nossa informação)”

Mais clareza é impossível. A CNC insistindo, agora, já desrespeitando decisão judicial,age temerariamente. Os recursos oferecidos pelo nosso ordenamento jurídico adjetivopodem ser usados, porém, ao fazê-lo, o recorrente assume eventual dano que venhacausar ao seu adversário, independentemente de que decisão judicial é para ser cumprida.A CNC, ao impugnar a pretensão da categoria do turismo de ter sua entidadeespecífica - ato praticado há aproximadamente 10 anos - assumiu o risco de terque responder pelos danos que vem causando ao longo desses anos.Hoje, a CNC, como se diz no jargão popular exerce o direito de espernear “jusesperniandi”. Esse direito, embora não exista na língua latina é exercido quandonada mais se tem a fazer.A CNC está a minutos de ter que silenciar definitivamente, e se preparar pararesponder pelos danos que causou ao turismo ao longo desses quase dez anos de“apego” ao turismo. Inclusive, Senhor Ministro, o Presidente da CNC demonstraa falta de informação face aos últimos acontecimentos na esfera judicial e juntoao Ministério do Trabalho e Emprego, do contrário, seríamos obrigados a concluirque o conteúdo da correspondência falta com a verdade.Assim, Douto Ministro , inclusive, deixou novamente de se manifestar oPresidente da CNC sobre o despacho interlocutório que originou a decisão deadmissibilidade do Recurso de Revista, na qual agravou para o Egrégio TribunalSuperior do Trabalho, mas, novamente suas pretensões foram refutadas:“De outra face, conforme revela a decisão recorrida, foi observada a condiçãoprevista no artigo 4º da Portaria nº 186/2008 do Ministério do Trabalho e Emprego,vigente à época, quanto à necessidade de se verificar se os representadosconstituem categoria, nos termos da Lei. A Decisão está em consonância com adisciplina dos artigos 570, 571 e 573 da CLT.Nesse contexto, não há que se falar em ilegitimidade do ato da autoridade coatora,que concedeu o registro sindical à Confederação Nacional do Turismo – CNTure, tampouco, em violação dos dispositivos legais e constitucionais indicados.Inexiste as violações apontada. Mantenho o r. despacho agravado.Em síntese e pelo exposto, conheço do agravo de instrumento e, no mérito, nego-lhe provimento.Isto PostoAcordam os Ministros da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, porunanimidade, conhecer do Agravo de Instrumento e, no Mérito, negar-lhe provimento.”Com isso Senhor Ministro, ficou demonstrado o desconhecimento da causa pelorepresentante da CNC.

CNTur rebate conceitos falsos daCNC junto ao Ministério do Turismo