tel. a voz do [email protected] · maçonaria gobiana “estivemos lá para agradecer todo o...

28
1 Escriba A VOZ DO A Voz do Escriba - órgão interno de divulgação de todas as Potências Maçônicas JULHO 2008 Diretor Responsável Irmão Jaricé Braga - MI 33 - Distribuição Interna e gratuita para Maçonaria. Escriba A grandeza da maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do nosso Grande Oriente do Brasil”, afirmou o Grande Primaz. “E levar o nosso apoio ao Irmão Marcos José da Silva, um carioca nato, com uma trajetória maçônica brilhante e que também saberá trabalhar para a grandeza do nosso Rito Brasileiro e da nossa Instituição” A participação do Rito Brasileiro

Upload: truongliem

Post on 22-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

1EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

A VOZ DO

A Voz do Escriba - órgão interno de divulgação de todas as PotênciasMaçônicas JULHO 2008 Diretor Responsável Irmão Jaricé Braga - MI

33 - Distribuição Interna e gratuita para Maçonaria.

Escriba

A grandeza damaçonaria Gobiana

“Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido doIrmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história donosso Grande Oriente do Brasil”, afirmou o Grande Primaz.“E levar o nosso apoio ao Irmão Marcos José da Silva, umcarioca nato, com uma trajetória maçônica brilhante e que

também saberá trabalhar para a grandeza do nosso RitoBrasileiro e da nossa Instituição”

A participaçãodo Rito

Brasileiro

Page 2: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

2JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

EXPEDIENTE: A VOZ DO ESCRIBA é de propriedade da A VOZ DO ESCRIBA COMUNICAÇÃO - Editor Responsável: Jaricé Braga- MI 33º- - Reg.Prof.12629 MTB - 23 - 09 - 77 - Tiragem 1.000 - Periodicidade: Mensal - As matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão

Gráfica Tipológica. ENDEREÇO COMERCIAL: Av. Marechal Rondon, 704 - 604 - Rocha - RJ - CEP 20950-004 - Telefone (21) 98911156 - 22346814 -32778757 - Jornal de circulação gratuita e distribuição interna para a Maçonaria de Potências Regulares.

A Voz do Escribaganha espaço no

oriente de São PauloExistem aqueles que não plantam nada no

presente, mas, ainda assim, esperam colhervantagens no futuro. Isso sem falar nos feirantesda vaidade, aqueles que vestem roupas profanaspara desfilar falsa elegância dentro das tendasde potências irregulares. Mas, para o bem denossa Ordem, existem realizadores como oEminente Grão-Mestre do Grande Oriente doEstado de São Paulo, Irmão Benedito MarquesBallouk Filho, a quem esta edição é dedicadacomo um justo agradecimento.

Editar um veículo de comunicação para aMaçonaria nos dias de hoje está cada vez maiscomplicado. Complicado porque os empresáriosmaçons não acreditam naquilo que eles pregam,e, quando procuram saber como funciona apublicidade em nosso jornal, a primeira perguntaé sempre a mesma: será que vou ter retornoimediato? Ou seja: o maçom acredita que aMaçonaria deve ser utilizada como um veículode vantagens. Pior: não planta no presente e,ainda assim, pretende colher benefícios no futuro.

Quando da reunião da Suprema Congregaçãoe a posso do Soberano Grão-Mestre Geral doGrande Oriente do Brasil Irmão Marcos José daSilva e seu Adjunto Irmão Cláudio Roque Buono,procuramos o Grão-Mestre do Estado de SãoPaulo Irmão Benedito Marques Ballouk Filhopara uma entrevista. Ele solicitou nosso gravadore disse que era um amigo e fiel ao estado do Riode Janeiro e, principalmente, um admirador pelotrabalho que vem sendo feito pelo jornal A Vozdo Escriba.

Assim, nesta oportunidade, o Grão-MestreBallouk Filho inverteu as posições, entrevistouo editor do A Voz do Escriba, o Irmão JaricéBraga, e declarou: “Solicito que o A Voz doEscriba entre em contato com a minha Secretariade Comunicação e torne-se um órgão demultiplicação de comunicação do Estado de SãoPaulo. Tem a minha autorização nesse momento”.

Page 3: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

3EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Grão-Mestre Benedito Marques BalloukFilho - Braga você que entrevista muita gente,você que convive tanto com a maçonaria doGrande Oriente do Brasil, nós presenciamoso quanto você trabalha e o A Voz do Escribahoje é um instrumento da cidadania maçônicado país. Gostaria de ouvir de você qual a suaopinião sobre a Suprema Congregação.

Jaricé Braga - Na minha opinião, a SupremaCongregação é A Voz da Maçonaria. É atravésdela que os grandes líderes maçônicos se reúnempara semear a palavra da verdadeira Maçonariaentre seus pares e colhendo o bem, o justo e operfeito para a nossa Instituição.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Eu tenho muitoorgulho de ser Grão-Mestre de um estadocomo São Paulo e neste momento entrevistaro A Voz do Escriba, que tanto faz pelaMaçonaria.

Jaricé Braga - Ser entrevistado por um Grão-Mestre e, principalmente, sendo ele o IrmãoBenedito Marques Ballouk Filho representa umagrande honra. Essa é a prova que faltava parasaber que estamos no caminho certo e queestamos fazendo o nosso papel, cumprindo anossa missão, que é divulgar o que existe demelhor em nossa Ordem.

Grão-Mestre Ballouk Filho - O A Voz doEscriba hoje é um instrumento de comunicaçãodo Rio de Janeiro ou do Brasil?

Jaricé Braga – O A Voz do Escriba sempreteve a preocupação de ser um instrumento decomunicação de todo o nosso Brasil e issojustifica nossa presença aqui na SupremaCongregação.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Nós de SãoPaulo sentimos a ausência do A Voz doEscriba?

Jaricé Braga - O que existe na verdade é a faltade participação dos outros estados.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Como assim,explica melhor?

Jaricé Braga - Irmão Ballouk, o A Voz doEscriba é um veículo de comunicação que seinteressa por todo o universo maçônico, mas elesó pode estar presente se for convidado ouconvocado para fazer essa ou aquela cobertura.Ele não tem o poder financeiro independente esobrevive graças ao apoio daqueles Irmãos quesabem da importância da comunicação para unira nossa Ordem, para ampliar o conhecimentoentre nós e sobre nós, para dar visibilidade aomundo maçônico. O importante seria que o A

Voz do Escriba participasse efetivamente emtodos os estados brasileiros e principalmente noestado de São Paulo.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Como nós dosGrandes Orientes Estaduais, e em especial oEstado de São Paulo, podemos fazer paramultiplicar e tornar mais conhecido o A Vozdo Escriba?

Jaricé Braga - Eminente Grão-Mestre BeneditoMarques Ballouk Filho, como comprovamos emedições anteriores, inclusive com materialespecial de sua posse, o A Voz do Escriba estásempre pronto e disposto a ir onde a verdadeiraMaçonaria está. E acredito que a verdadeiraMaçonaria está bem representada em todo o País.Testemunhei isso aqui na Suprema Congregação.Mas um escriba não tem asas para voar: precisade avião, de ônibus, e isso tem um preço. A edição,a impressão, o registro fotográfico, tudo tem um

preço que está fora do alcance do escriba. O fatoé que o escriba pode ser idealista, ter umsentimento de missão, mas o A Voz do Escribatem um preço de custo. Portanto, para multiplicare tornar mais conhecido o nosso jornal serianecessário que o Estado de São Pauloparticipasse mais efetivamente, que outrosorientes fizesse um mutirão de participaçãoatravés de financiamento, de subsídios, enfim, umgrande tronco de solidariedade, mas constante,consciente, independente de vaidades e degalardões. Assim, o A Voz do Escriba poderáser um espelho fiel da Maçonaria brasileira.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Bem! ComoGrão-Mestre do Estado de São Paulo, queroassumir um compromisso com você e com suaequipe. O Grande Oriente de São Paulo temuma secretaria de comunicação e imprensaque tem verba e que tem recursos. Solicito queo A Voz do Escriba entre em contato e torne-seum órgão de multiplicação de comunicação doEstado de São Paulo. Tem a minha autorizaçãonesse momento.

Jaricé Braga – O A Voz do Escriba vemfazendo um trabalho com seriedade há mais de14 anos. Já foi classificada por alguns amigosverdadeiros Maçons como uma Loja de papel,uma oficina de idéias, um sonho de integração,uma ponte entre Lojas, Potências e Irmãos. Masnunca ouvimos de um Oriente fora do Rio deJaneiro palavras tão diretas, práticas, objetivascomo estas do Eminente Grão-Mestre do Estadode São Paulo. Meu Irmão Benedito MarquesBallouk Filho, fico emocionado e agradecido poressas palavras que vamos lutar para transformarem ação e em realidade.

Grão-Mestre Ballouk Filho - Como diz oPequeno Príncipe, tu és responsável por aquiloque cativas. Você faz um jornalismo sério,competente, inteligente, logístico e nós dosGrandes Orientes, principalmente do GrandeOriente de São Paulo, apoiamos o seu trabalhoe queremos o A Voz do Escriba como parceironosso. Muito obrigado!

Jaricé Braga - Eminente Grão-Mestre, eu sópoderia dizer que espero ser merecedor desseapoio e continuaremos lado a lado trabalhandopor um mundo melhor, por uma Maçonaria maisunida, mais respeitada e atuante no mundoprofano. Como entrevistador, o Irmão foiaprovado com louvor e, desde já, tem um papelde destaque em nossa equipe. O A Voz do Escribaagradece.

“Ser entrevistado por um Grão-Mestre e, principalmente, sendo ele oIrmão Benedito Marques Ballouk Filho representa uma grande honra.

Essa é a prova que faltava para saber que estamos no caminho certo e queestamos fazendo o nosso papel, cumprindo a nossa missão, que é divulgar

o que existe de melhor em nossa Ordem”

Page 4: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

4JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

O Irmão Mário Sergio Nunes da Costa é o Grão-Mestre Adjunto doGrande Oriente de São Paulo. Ele exerceu o cargo de Grande Secretáriode Finanças do então Grão-Mestre Irmão Cláudio Roque Buono e contaque, já naquela altura, havia um plano de atuação de modernizar osmétodos e atualizar a parte de equipamentos de informática.

Quando o Irmão Marques Ballouk Filho assumiu, foi feita umacomposição da chapa e foi indicado como Adjunto para incrementar eacelerar esse procedimento. Toda a estrutura que foi montada para agestão da atual administração foi pautada pela vocação profissionaldos irmãos. Isso permitiu que o Grão-Mestre Marques Ballouk Filhotraçasse uma política de expansão e desenvolvimento com bastantetranqüilidade. “O Irmão Marques Ballouk Filho é um entusiasta daMaçonaria. Um homem que podemos considerar um animaleminentemente político. E acredito que, por sua idade, a carreira políticado Irmão Ballouk dentro da Ordem vai muito mais longe”, prevê oGrão-Mestre Adjunto.

Em São Paulo, o quadro dos Irmãos está em expansão do quadro.“Não é política do Grão-Mestrado fazer expansão de lojas, mas, sim,fazer expansão do quadro com qualidade e isso nós temos conseguidocom louvor. Foi criado um procedimento de descentralização com asmacro-regiões e, delegando atuação para elas, conseguimos ter um filtromelhor e mais rápido das necessidades das lojas fora do grande eixode São Paulo. Estamos bastante otimistas”, declara o Irmão Sérgio.

Para ele, a chapa Tradição e Modernidade, que elegeu os IrmãosMarcos José da Silva e Cláudio Buono, representa um programa quejá estava presente no oriente paulista. “Temos a visão de preservar anossa tradição em relação aos nossos rituais e aos nossos templos, masde introduzir a modernidade na administração da coisa públicamaçônica. Os Irmãos Marcos José e Cláudio Buono têm a mesma visãoe estamos extremamente felizes e otimistas. Estamos perfeitamentealinhados: tudo o que está se fazendo no Grande Oriente do Brasiltambém está sendo feito no Grande Oriente do Estado de São Paulo”,conclui o Irmão Mário Sergio Nunes da Costa.

Modernidade naadministração

Quando o Irmão Marques Ballouk Filhoassumiu, foi feita uma composição da

chapa e foi indicado como Adjunto. Toda aestrutura que foi montada para a gestão da

atual administração foi pautada pelavocação profissional dos irmãos. Issopermitiu que o Grão-Mestre Marques

Ballouk Filho traçasse uma política deexpansão e desenvolvimento com bastante

tranqüilidade

Page 5: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

5EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Uma única palavra:

O Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira foi EminenteGrão-Mestre do Estado de São Paulo e atualmente, comoGrão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil,acredita que a Maçonaria, não só no Brasil como nomundo, anda muito bem posicionada. “Somos umasociedade extremamente eletiva, de homensselecionados e o mais importante não é o número, apesarde estarmos numericamente bem representados, comona Inglaterra e no Brasil. O importante é a chama daLiberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Essa chamaque, por exemplo, se reacendeu em Cuba”.

“Recebo o título de Grão-Mestre Geral Adjunto comuma única palavra: gratidão”, afirmou o Irmão CláudioRoque. “E digo isso porque temos aproximadamente30 anos de estrada percorrida nessa vida maçônica. OIrmão Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva e euconcorremos a um pleito com dois valorosos Irmãos,sendo um deles Senador da República. O trabalho quenós realizamos ao longo de todos esses anos teve oreconhecimento do povo maçônico. Subimos degrau pordegrau, como deve ser feito, e chegamos ao cume danossa Ordem. Então minha palavra é uma só para essepovo: gratidão.”

O Eminente Grão-Mestre Adjunto lembrou que aMaçonaria tem exercido grande influência nosmomentos e fatos mais marcantes da nossa nacionalidadehá 186 anos e que cinco anos de gestão passam depressa.“Nós vivemos em um mundo globalizado e temos muitoo que fazer. Cinco anos passam muito rápido. Temos onosso plano de trabalho e iremos fazer em conjunto comtodos os nossos Eminentes Grão-Mestres, com oobjetivo de melhorar sempre, de buscar a excelência deatendimento ao povo maçônico e ao povo brasileiro.Temos a experiência de vida que só a nossa idade nosconfere e iremos nos dedicar integralmente a tudo aquiloque nós nos propusemos a fazer.”

“Quando assumi como Eminente Grão-Mestre doEstado de São Paulo, durante o primeiro ano fizemos oplano de governo e nos outros três seguintessuplantamos as metas. Espero que agora, como Grão-Mestre Geral Adjunto do nosso Grande Oriente doBrasil, tudo se repita. Mas não poderia deixar de relatarque só o Grão-Mestre Geral e o Grão-Mestre GeralAdjunto não fazem o Grande Oriente do Brasil. Quemfaz o Grande Oriente do Brasil é o povo maçônico,concluiu o Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira.

gratidão

Page 6: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

6JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Uma paixãobem planejada

O Irmão Wagner Veneziano Costa pertence àLoja Maçônica Madras no Estado de São Pauloe se define como um apaixonado pelaMaçonaria. Ele está bastante esperançoso coma nova administração do Grande Oriente doBrasil.

“Todos estamos bem esperançosos. O IrmãoMarcos José é um homem com uma grandecapacidade e grande experiência, conhece aadministração do GOB mais do que qualquerum de nós. Acredito muito na gestão do IrmãoMarcos José e Cláudio Buono. E acredito,principalmente, por causa da jovialidade do seusecretariado. São todos muito competentes epeço desculpas pela falta de modéstia: eu souum deles e assumi a Secretaria dePlanejamento”.

Para o Irmão Wagner, a integração de todosos Grão-Mestres de todos os estados vaifacilitar, e muito, o trabalho do Grão-MestradoGeral. “Acredito muito na integração nesseintercâmbio de ações, ou seja, vamos pegar osprojetos estaduais que deram certo e dividir issocom o restante do Brasil. A nossa Secretaria dePlanejamento será o berçário das novas ações”.

Além de uma reunião anual de todos ossecretários, o Irmão Wagner pretende manteruma constante troca de idéias e um fluxopermanente de informações através da Internet.Assim, além de berçário, a sua Secretaria seráum verdadeiro laboratório de integração.

O Irmão Wagner, que vive Maçonaria 24horas por dia, também terá a responsabilidadede trabalhar no desenvolvimento e crescimentoda Marca. Ele visitou recentemente a Inglaterrae ficou impressionado. “A realeza está dentroda Loja de Maçons da Marca. É uma dasmaiores do mundo”, diz, com entusiasmo.

Venerável Mestre da Marca e atualmente,Grão-Mestre Assistente da Marca, o IrmãoWagner afirma que a sua missão é, na verdade,“desenvolver um projeto do nosso Grão-Mestreda Marca Irmão Túlio Colaciopo e do IrmãoMarcos José da Silva, que é Grão-MestreAdjunto. “Existem no Brasil 59 Lojas de Marcae o nosso trabalho é ampliar esse número, dandoprioridade ao desenvolvimento das ordens deaperfeiçoamento maçônico que estão ligadas àassociação cultural do Grande Oriente doBrasil.”

Uma coisa é certa: a paixão do Irmão WagnerVeneziano Costa pela Maçonaria é muito bemplanejada.

Page 7: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

7EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

A simplicidade de um mestreque só vê o bom e só faz o bemNo seu primeiro discurso como Soberano Grão-

Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, o IrmãoMarcos José dirigiu palavras de agradecimento aoIrmão Laelso Rodrigues. “Ele chegou em Brasílialevando a bandeira de um Maçom do interior e nomomento que a Maçonaria mais precisava de umgrande Maçom, de um grande administrador, de umverdadeiro guerreiro. Surgiu como a fênix surge dascinzas, ostentou o primeiro grande malhete e soubelevar e elevar cada vez mais alto o nome do nossoGrande Oriente do Brasil”.

O Irmão Marcos José aponta a simplicidade e ahumildade como características essenciais dapersonalidade do Irmão Laelso. “Nunca vi o IrmãoLaelso Rodrigues criticar nenhum defeito de qualquerIrmão. Dizem que os verdadeiros homens que vieramao mundo para guiar outros homens são aqueles sóvêem virtudes. São tão positivos que jamais observamo aspecto negativo, seja de quem for. Esse é o LaelsoRodrigues. Ele só vê virtudes. Só vê o bom. Só faz obem”.

Para o Soberano, qualquer homenagem é muitopouca para externar o muito que fez o Irmão LaelsoRodrigues. “Nós que tivemos a convivência de maisde 20 anos com ele, somos privilegiados. Mas elenão irá nos deixar. Ele continua aqui. Suas obrasestão perpetuadas não só em nossos corações comomaterializadas na grandeza de nossa Instituição. Sópodemos dizer que lhe somos gratos pelo muito queaprendemos, como amigo, como mestre, e, acima detudo, Irmão Laelso, como o exemplo excelente deser humano que você é.”

Segundo o Soberano Grão-Mestre Geral do GrandeOriente do Brasil Irmão Marcos José da Silva aFraternidade Feminina será uma das prioridades desua administraçao. “Hoje, pela primeira vez, aFraternidade Feminina está aqui presente e assim serásempre em todos os nossos grandes eventos. Quandoestávamos em campanha, sempre pedíamos às Lojasque incentivassem a criação de fraternidadesfemininas porque elas são os sustentáculos daMaçonaria”.

Soberano Mestre da União

A felicidade da missão cumprida

“Não poderia iniciar o meu discurso sem antes medirigir ao meu querido Irmão Marcos José da Silva,que é o meu Soberano Grão-Mestre. Quero agradecera ele porque na última Suprema Congregação eu játinha me despedido de todos os meus Irmãos.Entretanto, por determinação do meu Soberano Grão-Mestre Irmão Marcos José, eu teria que realizar estaSuprema Congregação. Disse o Irmão Marco: ‘Nósvamos convocá-la e você irá coordenar essa reuniãoda nossa Suprema Congregação.’

É verdade. Eu estou muito entusiasmado com otrabalho que o Irmão Marcos José tem feito no nossoGrande Oriente do Brasil, e mais ainda pela suaequipe de trabalho, e estou sentindo que o IrmãoMarcos José da Silva fará a diferença como Grão-Mestre Geral do nosso Grande Oriente do Brasil. Edigo isso porque o seu entusiasmo, o entusiasmo doseu secretariado e o entusiasmo de todos os Grão-Mestres Estaduais, tudo isso é o ponto inicial paraque o nosso Irmão Marcos José da Silva sejarealmente um grande Grão-Mestre Geral do nossoquerido e amado Grande Oriente do Brasil.

Nessa oportunidade, não poderia deixar deagradecer a minha filha querida Márcia CristinaRodrigues e em seu nome quero agradecer a todas asPresidentes das Fraternidades. A Márcia trabalhou

para que a nossa Fraternidade Feminina hoje tivessemais de sete mil cunhadas inscritas aqui em Brasília,e tenho a absoluta certeza que nos próximos cincoanos a nossa cunhada Ligia, que irá comandar asFraternidades Femininas, irá trabalhar com o mesmoamor.

A todos os Grão-Mestres, que foram os nossosparceiros e trabalharam para que o nosso GrandeOriente do Brasil pudesse crescer cada vez mais, querodizer que nós não somos nada sem o apoio dos Grão-Mestrados estaduais. Nós não somos nada sem asnossas Lojas maçônicas. Irei agora levar o carinho detodos vocês para minha casa e lá em Sorocaba estareisempre à disposição de todos vocês para não perder ocontato e essa amizade tão sincera que construímosaqui na nossa Instituição.

A minha maior satisfação durante esses anos queassumi o Primeiro Grande Malhete foi ver bem unidosos nossos vinte e sete estados e vivenciar a amizadeexistente entre os nossos Grão-Mestres Estaduais. Issoé sinônimo de felicidade.”

Qual a grande lição deixada peloIrmão Laelso Rodrigues? Ele

mostrou que só podemos fazer averdadeira Maçonaria com

humildade, amor e respeito poraqueles que reconhecemos como

nossos Irmãos.Assumiu o Primeiro Grande Malhetenum momento em que a MaçonariaGobiana precisava de um mestre.

Precisava de um pacificador.Precisava de um Maçom que

mostrasse comando, sabedoria,humildade e riqueza interior.

Com seu carisma, sua simplicidade eo seu modo caipira de ser, conquistou

o carinho e o respeito de todos osverdadeiros Maçons dos vinte e sete

estados brasileiros.Registramos aqui suas palavras

emocionadas na cerimônia de possedo novo Soberano.

Page 8: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

8JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

O apoio e a participaçãodo Rito Brasileiro

O Rito Brasileiro participou da Sessão Solene dePosse do novo Soberano Grão-Mestre Geral doGrande Oriente e, como não poderia ser diferente, oGrande Primaz Nei Inocêncio estava lá para levar paraagradecer aos Irmãos Laelso Rodrigues e Marcos Joséda Silva.

“Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebidodo Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará nahistória do nosso Grande Oriente do Brasil”, afirmouo Grande Primaz. “E levar o nosso apoio ao IrmãoMarcos José da Silva, um carioca nato, com umatrajetória maçônica brilhante e que também saberátrabalhar para a grandeza de nossa Instituição. Ele éum Irmão que pratica todos os ritos e nós, do RitoBrasileiro, muito nos orgulhamos em recebê-lo comoo nosso Soberano Grão-Mestre Geral, assim comoseu Adjunto Irmão Cláudio Roque Buono, que fazparte do nosso Conclave”.

“Acreditamos que nos próximos cinco anos oGrande Oriente do Brasil vai continuar crescendo nomesmo patamar do Irmão Laelso. Vamos participardesse novo tempo como verdadeiros obreiros da ArteReal, trabalhando para que nossa instituição e, emparticular, o nosso Rito Brasileiro continuem a suatrajetória de harmonia e perfeita união”, concluiu oIrmão Nei Inocêncio, Grande Primaz do RitoBrasileiro.

“A hora que eu mais aprendo équando eu silencio para ouvir vocês”

O Eminente Grão-Mestre da Paraíba, IrmãoAderaldo Pereira de Oliveira, fez a abertura doencontro da Suprema Congregação do Grande Orientedo Brasil, realizada em Brasília, e recebeu calorososaplausos ao falar da alegria e satisfação da famíliagobiana pelo clima de mudança e tradição do encontro.Para ele, o GOB vem fazendo uma Maçonaria damelhor qualidade possível.

“Presenciamos o trabalho de alegria e de paz que oIrmão Laelso tão bem soube conduzir. E agora estáchegando o Irmão Marcos José, e cada um de nosdeve ajudá-lo da melhor maneira possível, até porquesomos o complemento desse Grande Oriente do Brasil.É preciso ter amor a cada momento de nossas vidas,é preciso que tenha sempre a família ao nosso ladoporque sem a família nada teríamos feito. Assim, osnossos sinceros agradecimentos a Márcia, que soubeconduzir com bravura as Fraternidades Femininas.Agradecimentos ao Irmão Laelso, que tem umagrandeza de alma que faz a diferença. E boas-vindaspara o Irmão Marcos José e para o Irmão CláudioRoque”, declarou.

“Quando fecho os olhos para rezar para Deus, estaé a hora em que mais vejo. E a hora em que eu quemais aprendo é quando eu silencio para ouvir todosvocês”, concluiu o Eminente Grão-Mestre da Paraíba,Irmão Aderaldo Pereira de Oliveira.

Page 9: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

9EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

“Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome queficará na história do nosso Grande Oriente do Brasil”, afirmou o Grande Primaz. “E levar o nossoapoio ao Irmão Marcos José da Silva, um carioca nato, com uma trajetória maçônica brilhante eque também saberá trabalhar para a grandeza do nosso Rito Brasileiro e da nossa Instituição”

Page 10: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

10JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Um Companheiroem Destaque

Na Suprema Congregação, quando da posse do Soberano Irmão Marcos José da Silva, o EminenteGrão-Mestre do GOB-Rio e seu Adjunto, solicitaram que fosse registrada a presença do Grão-Mestre dePortugal, Irmão Mario Martinguia que ostentava os seus paramentos como Grão-Mestre de Portugal.

Tudo parecia normal. Até a entrada do Grão-Mestre de Portugal. Os aplausos foram intensos e acuriosidade ainda maior quando da formação de todas as autoridades maçônicas, que ostentavam seusparamentos nobres, enquanto ali estava um Grão-Mestre como seu avental de Companheiro.

Espanto! Que simbolismo havia ali? Qual a mensagem? Qual a lição?O Grão-Mestre explicou: quando assumiu o mais alto cargo e o encargo da Maçonaria, sua primeira

iniciativa foi mandar fazer um paramento sem ostentação, mostrando assim que o Grão-Mestre deve serhumilde e que não seria necessário o uso de paramentos com destaques brilhantes.

“Numa potência maçônica, onde reina a igualdade e a fraternidade, devemos ser humildes. A verdadeirasabedoria não está nos paramentos, mas na união de todos os Irmãos”, declarou o Grão-Mestre dePortugal, Irmão Mario Martinguia.

Um alerta simbólico contra a vaidade. Uma lição de humildade.

Um alerta simbólico contra a vaidade.Uma lição de humildade.

Page 11: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

11EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

“Antes de consertar o mundo,temos que varrer a nossa casa”

Durante a reunião da Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil, o Eminente Grão-Mestre Geraldeterminou que o Eminente Grão-Mestre de Minas Gerais, Irmão Amintas de Araújo Xavier, falasse em nome de todos

os Grão-Mestres presentes. “Tenhamos em mente que a verdadeira revolução na nossa Instituição nascerá daconvergência de propósitos construtivos e no abandono total das vaidades, futilidades e falta de objetivos que, às vezes,

tomam formas iconoclastas. Precisamos manter viva a chama da comunhão de princípios e ideais puramentemaçônicos”, afirmou o orador. Mas advertiu, citando um provérbio chinês: “Antes de tentarmos consertar o mundo,

temos que varrer a nossa casa”. Registramos aqui parte do discurso.

“Freqüentemente, ao visitarmos asLojas em nossas jurisdições, somosinquiridos a respeito das eventuaisprovidências que a Maçonaria temtomado, diante das questões de interessenacional, sejam essas questões decaráter político, econômico, social, etc.

Diante desses questionamentos, tenhoinsistido, sem fazer jogo de palavras,que a Maçonaria somos todos nós etenho devolvido a abordagem, com aseguinte pergunta: “O que temos feito,diante das constatações de tantasirregularidades que exigem as nossasprovidências?”

Soberano Grão-Mestre Geral doGrande Oriente do Brasil, IrmãoMarcos José da Silva, demaisautoridades maçônicas, meus estimadosIrmãos, longe da presunção de ser odescobridor da fórmula mágica, queindicaria o caminho para que possamosocupar o espaço social, no contexto de nossa história contemporânea, euousaria afirmar duas coisas.

A primeira é que, em nosso país, serum Obreiro - na acepção literal destevocábulo – é muito mais fácil do que seimagina. A seara que nos espera, no cenário de tantas desigualdadessociais, nos oferece inúmerasoportunidades de empreendimentos,onde poderemos aplicar o queaprendemos na militância das Lojas,escolas de nossa Sublime Instituição.

A segunda, meus queridos Irmãos, éa necessidade de nos prepararmosconvenientemente para enfrentar essedesafio.

A constatação, que exige nossaimediata mudança de paradigmas, éque, se temos Obreiros bemintencionados, ávidos por trabalhar,infelizmente, a nossa deficiência dofator Qualidade impede,constantemente, esse desiderato.Embora esta assertiva possa seragressiva, desconcertante,desanimadora ou incômoda, ela é real.

A exemplo do que acontece lá fora,no mundo chamado profano, com a falta

instruções que o habilitem aoconhecimento e interpretação de nossasleis, regimentos e posturas ritualísticascorretas. Essa, meus Irmãos, é aeducação que falta na maioria de nossasLojas. Por justiça, continuoressalvando as honrosas exceções.

Talvez esteja na mente de algunsObreiros, a pergunta: “Por que estascolocações em uma Sessão Magna dePosse?”

Estas colocações, meus queridosIrmãos, são para lembrar a todos nós aresponsabilidade que nos cabe e quefreqüentemente nos incomoda com oquestionamento citado no início destediscurso: “O que temos feito, diante dasconstatações de tantas irregularidades,que exigem as nossas providências?” .Quase todos aqui conhecem oprovérbio chinês: “Antes de tentarmosconsertar o mundo, temos que varrer anossa casa”.

Nós, os dirigentes maçônicos,estejamos como Grão-Mestres,Presidentes de Tribunais, Juízes,Grandes Procuradores, Presidentes deAssembléias, Deputados,Conselheiros, etc., temos um desafio.Estejamos no cumprimento de nossasmissões maçônicas, trabalhando peloGRANDE ORIENTE DO BRASIL,nas esferas estaduais ou na esferafederal, temos a mesmaresponsabilidade. E essaresponsabilidade é a utilização de nossaliderança, para mudarmos o status quode nossa Obediência, trabalhando pelaqualidade de nossos Obreiros, com umprojeto de melhor educação a sertransmitida a eles, em nossas Oficinas.

Antes de cobrarmos do SoberanoGrão-Mestre Geral e do SapientíssimoGrão-Mestre Geral Adjunto, vamoselaborar sugestões a seremencaminhadas às nossas autoridadesmaiores.

Na Congregação dos Grão-Mestresdo GOB da Região Nordeste, sob apresidência do Soberano Irmão LaelsoRodrigues, realizada em Recife, no dia

de segurança e com a saúde pública,extremamente deficientes, por analogiaacontece dentro de nossas Lojas.Explicando melhor meu ponto de vista,em nosso país, a falta de uma políticaobjetiva e séria para com a educação,com certeza é a principal responsávelpelas mazelas que vivemos, com asegurança e com a saúde públicas.

Voltando às nossas Lojas,constristados observamos que nos falta,igualmente, uma boa educação. Umaeducação que nos oriente quanto àqualidade daqueles que estamostrazendo para nossa Ordem. Umaeducação que nos oriente quanto àsindicância adequada. Esse mesmocidadão, uma vez iniciado,obrigatoriamente nos traz aresponsabilidade de transferirmos a ele

24 de maio passado, foram aprovadas,entre outras, as seguintes proposições:a) Que o GOB viabilize materialdidático para formação básica doaprendiz maçom. e b) Que o GOBpromova estudos, com o objetivo decriar um programa de expansão daMaçonaria na sociedadecontemporânea.

Além de sugestões semelhantes,vamos começar esse trabalho em nossasLojas. A Loja é a célula-mater, da nossafederação maçônica e é lá que devemoscomeçar nossa virada de mesa. É lá quetemos que começar a varrição, como noslembra o adágio chinês.

Devemos hipotecar o nosso irrestritoapoio à conquista de novos conceitos eao fortalecimento de nossa SublimeOrdem.

Cabe frisar que não podemos nosiludir, pensando que o Grão-MestreGeral ou seu Adjunto podem resolvertodos os nossos problemas. Tenhamos em mente que a verdadeira revoluçãona nossa Instituição nascerá daconvergência de propósitos construtivose no abandono total das vaidades,futilidades e falta de objetivos que, àsvezes, tomam formas iconoclastas.Precisamos manter viva a chama dacomunhão de princípios e ideais puramente maçônicos.

Neste dia festivo, vamos fazer,silenciosamente, para com os nossosnovos líderes maiores, hojeempossados, o compromisso de umatarefa reconhecidamente árdua: quebrarconceitos arcaicos, abandonar esse pesomorto que desgraçadamente nos retémneste imobilismo indesejável. A nossaSublime Instituição, que tem tanto aoferecer ao nosso país, merece estenosso compromisso de trabalho.

Finalizando, rogo ao GADU quedirecione Suas bênçãos aos nossosnovos dirigentes, para que eles possamconduzir o GOB com a pureza da almae com o maior espírito de fraternidadee de justiça. E que todos nós, irmanadosnesta corrente, possamos reforçar estasublime súplica”.

Page 12: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

12JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Parabenizando o ConselhoFederal da Ordem

Os Eminentes Grão-Mestres se reuniram na Suprema Congregaçãodo Grande Oriente do Brasil e participaram da posse do novoSoberano Grão-Mestre Geral Irmão Marcos José da Silva e do seuAdjunto Irmão Cláudio Buono em um momento de festa econfraternização na esperança de uma Maçonaria lutando unida emprol da humanidade.

Entre as diversas autoridades maçônicas e profanas presentes,estava o nosso Irmão Ariovaldo Santana da Rocha, que pertence aLoja Acácia de Niterói e colocou o seu cargo de Conselheiro Federalà disposição do novo Soberano Grão-Mestre Geral, mas todos osIrmãos acreditam que ele será reconfirmado.

Com 23 anos de Maçonaria, o Irmão Ariovaldo acredita que anova administração trará grandes alegrias e vitórias para a Ordem epara o Brasil. “O Irmão Marcos José demonstrou, no ConselhoFederal da Ordem, sua liderança e sua solidariedade. Ele darácontinuidade à administração do Irmão Laelso, uma continuidadebem mais reforçada pelo aprendizado de mais de sete anos comoAdjunto.”

Ele acredita que o Grão-Mestrado do Rio de Janeiro vai muitobem sob o malhete dos Irmãos Eduardo Gomes de Souza e EdimoMuniz. “São dois grandes Maçons que trabalham por umaMaçonaria mais unida e mais participativa”, garante o IrmãoAriovaldo Santana da Rocha.

Irmão Ariovaldo ao lado do Ministro Marco Aurelio

Ir. Ariovaldo ao lado do Soberano Grão-Mestre Geral Ir. Marcos José

Page 13: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

13EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Trabalhando pelajuventudeGobiana

O Irmão Vandir Encarnaçãodos Santos é o responsável pelajuventude do Grande Oriente doBrasil no Rio de Janeiro. Quandode sua visita a Brasília. nareunião da SupremaCongregação, esteve ao lado doIrmão Barbosa, que era osecretário geral no GrandeOriente do Brasil nos assuntos dajuventude.

Para o Irmão VandirEncarnação, “o Irmão Barbosa é

“Como Secretário Estadual nosassuntos de nossa juventude, o Irmão

Vandir acredita que a administração doEminente Grão-Mestre Eduardo Gomesde Souza e seu Adjunto, o Irmão Edimo

Muniz Pinho, reúne “a nata daMaçonaria”

um grande Irmão, semprededicado à juventude gobiana ehoje é o Grão-Mestre do Estadode Goiás. Na minha opinião, ele éum exemplo a ser seguido portodos nós.”

Como Secretário Estadual nosassuntos de nossa juventude, oIrmão Vandir acredita que aadministração do Eminente Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souzae seu Adjunto, o Irmão EdimoMuniz Pinho, reúne “a nata daMaçonaria”.

Portugal e Brasil comum só pensamento

Na reunião da Suprema Congregaçãoquando da posse do Irmão Marcos Joséda Silva como Soberano Grão-MestreGeral do Grande Oriente do Brasildiversas autoridades profanas e domundo profano estiveram presente,neste oportunidade destacamos o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja dePortugal o Irmão Felix Lopes.

Para o Irmão Felix Lopes a posse doIrmão Marcos José da Silva foi umpresente que recebi em poder estar aquipresente e vejo com muita alegria eacredito que Portugal e o Brasil nãoexiste fronteiras em nossos coraçõessomos todos irmãos e por isso estamosaqui para contribuir para que no futurosejamos cada vez mais um modelo doprogresso do mundo, um modelo paraque todos os habitantes desse planetapossam dar as mãos e juntos fortespodermos lutar para os menosfavorecidos e construirmos comriqueza de amor e muito carinho todosos nossos filhos.

Nesta oportunidade é com muitoorgulho que tive em conhecer oEminente Grão-Mestre do Rio deJaneiro o Irmão Eduardo Gomes deSouza e seu Adjunto Irmão EdimoMuniz e ter a oportunidade depresenteá-lo com uma carta desenhadopor um engenheiro militar na décadade 1800 da Bahia do Rio de Janeiro.

Para o Irmão Eduardo Gomes deSouza Eminente Grão-Mestre do Riode Janeiro foi um motivo de muitoorgulho e com certeza esta carta serácolocada em destaque no nosso arquivoaté mesmo pela característica e a idadedo documento de 1816 realmente é umdocumento histórico.

É preciso que todos nós possamoscada vez mais destacar a necessidade dequantidade maior de Lojas nossasfazerem geminação com as lojas dePortugal, e isso tem uma explicaçãocomo nos nós sentimos como sefossemos todos um só povo que narealidade não da para separar o povoportuguês com o povo brasileiro porquetodos nós no final somos descendenteou estamos ligados a nossa querida terraultramarina de qualquer forma é bomque fique registrado para que possamoscada vez mais estreitarmos esses laçosentre Brasil e Portugal e no Rio deJaneiro vamos procurar e atender a esseidéia do Grão-Mestre da Grande Lojade Portugal de unir e integrar cada vezmais os nossos irmãos e as nossas lojas,para que intensifiquem para quepossamos ter em muito pouco tempo umgrande numero de lojas geminadas asnossas lojas de Portugal.

O Eminente Grão-Mestre EduardoGomes de Souza disse da sua satisfaçãoem receber o Grão-Mestre de Portugalem Brasil que plantou uma semente daesperança de ter a oportunidade depoder recebê-los também no Rio deJaneiro e um orgulho maior quando daadministração passada o Rio de Janeirofoi agraciado com o titulo de vice grão-mestre de honra de Portugal quando daadministração passada e isso para nós émotivo de muito orgulho.

Para o Irmão Edimo Muniz Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente noRio de Janeiro receber um documentotão importante para todos nos é semduvida uma honra muito grande paratodos nos justificando assim, oentrelaçamento entre as nações Brasil ePortugal.

Page 14: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

14JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Uma orquestraafinada no RJ

O Eminente Grão-Mestre do GOB-Rio IrmãoEduardo Gomes de Souza, o seu Adjunto EdimoMuniz e uma grande comitiva estiveram presentes àposse dos Irmãos Marco José da Silva e CláudioRoque Buono na Reunião da Suprema Congregaçãoem Brasília.

“A vitória do Irmão Marcos José também é nossa.Nascido e criado no Rio de Janeiro, ele é um cariocaassumiu como Soberano Grão-Mestre Geral do nossoGOB com um índice altíssimo de votação em nossoestado”, declarou o Eminente Grão-Mestre. “OIrmão Laelso Rodrigues foi um Irmão que prestigioubastante o Rio de Janeiro e a minha administraçãosempre teve um destaque especial em Brasília. Issodeve-se fundamentalmente não só ao EminenteGrão-Mestre, mas também ao meu Adjunto e à nossaequipe, que é de primeira linha. Os assessores doGrão-Mestrado são irmãos preparados e de altaqualidade. O GOB-Rio tem se destacado como pólode implantação do sistema de informatização etecnologia. E é bom lembrar que a orquestra semprepoderá tocar sem o maestro mas o maestro não podetocar sem uma orquestra”.

Para o Eminente Grão-Mestre, o Irmão Laelso foium grande empreendedor. “Ele assumiu o Grão-Mestrado em um momento difícil do GOB e soube,com tranqüilidade, conduzir o processo dereestruturação. Hoje ele pode dormir tranqüilo, coma sensação do dever cumprido por ter realizado tudoaquilo que os Maçons esperavam dele. O IrmãoLaelso foi um marco na história do GOB e comcerteza será eternamente lembrado por todos nóscomo o nosso Grande Grão-Mestre”.

O Irmão Eduardo Gomes acredita que o novoSoberano Grão-Mestre Geral fará uma grande

caminhando bem. “Recentemente colocamos o nossomandato em avaliação. Ou seja: encaminhamos atodas as nossas Lojas um pedido de avaliação dosnossos Irmãos, pedindo sugestões ou até mesmo comcríticas construtivas para que possamos reforçar osnossos pontos fortes e procurar corrigir os nossospontos fracos. Acreditamos que é através da críticaconstrutiva que podemos realmente corrigir osdefeitos e conduzir as coisas de uma maneirasatisfatória, dentro da expectativa dos Irmãos e dasnossas Lojas. O grande amigo não é aquele que faz oelogio barato: o grande amigo é aquele que criticaconstrutivamente, mostrando os nossos erros para quepossamos corrigi-los”, declara. “O que nos deixa maisfelizes é que já estamos recebendo dos Irmãos e daslojas algumas dessas avaliações e, para nossa alegria,até agora estamos trilhando o caminho certo porqueas avaliações foram construtivas. Estamos, com todanossa equipe, repensando algumas ações para omelhor atendimento de nossos Irmãos e Lojas.”

“O mais importante é que colocamos as secretariasdo Estado do Rio de Janeiro em prova e até agora, detodos os documentos que recebemos de retorno, sótivemos elogios aos nossos Secretários, com destaquepara as Secretarias de Administração, Guarda do Seloe Finanças. Elas são os pontos de contato dos Irmãose das Lojas e estamos felizes porque o grupo estáfuncionando. Lamento informar àqueles que nãoacreditavam que não seríamos capazes de formar umaequipe eficiente para administrar o GOB-Rio que essaequipe existe e conta com a aprovação da grandefamília gobiana”, conclui o Eminente Grão-Mestredo GOB-Rio, Irmão Eduardo Gomes de Souza.

administração. “O IrmãoMarcos José tem a nossaconfiança. Ele épreparado, tem umagrande formaçãoprofissional, muitaexperiência de vidamaçônica e é um profundoconhecedor da Ordem. ORio de Janeirodemonstrou nas urnas aconfiança que tem noIrmão Marcos José, na suacapacidade e na suavontade de realização”.

Com praticamente umano de Grão-Mestrado, oEminente Grão-MestreEduardo Gomes de Souzaafirma que tudo está Cunhada Sueli esposa do Irmao Vandir Encarnação, Ministro Marco Aurelio e o Eminente

Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza

Page 15: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

15EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Governador presente naposse do Soberano do GOB

O Governador do Distrito Federal,Irmão José Roberto Arruda, esteve

presente à cerimônia de posse doSoberano Grão-Mestre Geral

Marco José e de seu Adjunto CláudioBuono.

Na oportunidade, ele cumprimentoutodas as autoridades em nome do

Senador Romero Jucá Filho, líder doGoverno no Senado, e do Senador do

Distrito Federal Adelmir Santana;registrou a presença dos senhores

Deputados Federais, dos membros doPoder Judiciário e do setor produtivo

da capital do país, além dasautoridades maçônicas de todos os

estados brasileiros e de vários paísesdo mundo.

A seguir, as palavras do Irmão JoséRoberto Arruda, Governador do

Distrito Federal.

“As minhas palavras, meus caros IrmãosLaelso e Marco, são de gratidão e de confiança.A primeira para agradecer ao Irmão LaelsoRodrigues pelo excelente trabalho. O seu trabalhodinâmico e as suas obras sociais falam por simesmas em Brasília, em Sorocaba e no Brasilinteiro. Os mais necessitados tiveram nessesúltimos anos o apoio ainda mais rigoroso daMaçonaria brasileira. Laelso, com a suasimplicidade, com a sua humildade e com a suaenorme capacidade de fazer amigos, uniu toda aMaçonaria brasileira em torno dos nossos ideais,das nossas causas comuns. Quero, meu caroIrmão Laelso, em meu nome pessoal, registrar aminha gratidão a seu espírito solidário, a sua mãoestendida nos momentos mais difíceis e a suacapacidade de nos unir a todos em torno dos ideaisque edificaram, através dos séculos, a história daMaçonaria no mundo e no Brasil.

Nesses últimos anos, a Maçonaria revigorada,deslumbrando os exemplos históricos daInconfidência Mineira, da Proclamação daRepública, da libertação dos escravos, voltou aparticipar ativamente dos grandes temas daconstrução da liberdade e da democracia no nossopaís. Irmão Laelso, leve o nosso tríplice e fraternalabraço.

Ao Irmão Marco José, que assume neste dia, acerteza de que esse trabalho vai ter continuidade,a certeza que vai ter continuidade também o nossoapoio e, mais do que isso, nós todoscontinuaremos atentos aos sinais nem sempreperceptíveis que emanam dos nossos templos nabusca de uma vida melhor para todos osbrasileiros.

Nós sabemos que este templo, como hoje, maisuma vez ficou pequeno para a dimensão desteato. Neste templo, como em todos os templos doBrasil, homens livres e de bons costumesreúnem-se, desprovidos de vaidades, para pensarno coletivo, para agir na direção do bem comum.A missão do Irmão Marco José da Silva estárespaldada na sua história de vida, na suadedicação à Maçonaria brasileira, nos seusprincípios. Sua missão será embasada, estoucerto, no apoio que recebe a partir deste ato detodos nós.

Leve consigo, Irmão Marco José da Silva, acerteza de que estaremos presentes e juntos, acada dia, ouvindo as suas orientações,trabalhando para que, juntos, possamos cumprirna nossa existência, as nossas missões. Este atode hoje passa definitivamente para a história daMaçonaria brasileira pela maneira cuidadosa comque foi preparado, pela presença maciça de todasas grandes autoridades maçônicas do Brasil e domundo. Este ato passa para a história como umsinal de continuidade do trabalho de união. Estemarca indelevelmente o coração de cada um denós.”

Page 16: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

16JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Um novo períodode transformação

O Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil, Irmão Manoel Rodrigues de Castro,do Rio de Janeiro, não tem dúvida que o GOB vive um novo período de transformação. “OIrmão Laelso Rodrigues foi o baluarte na construção da parte física da Maçonaria. Depoisque o Grão-Mestre Assis Ribeiro construiu o Palácio Maçônico, o Irmão Laelso veio econstruiu esse maravilhoso salão de festa com capacidade para mais de 3.000 pessoas. Agora,com o Irmão Marcos José da Silva, um irmão maravilhoso, ex-presidente da AssembléiaFederal, a ritualística maçônica tomará um novo impulso. Seu Adjunto, o Irmão CláudioBuono, é um homem ilustrado, de formação médica, escritor, ex-Grão-Mestre do Estado deSão Paulo, um Irmão ligado à modernidade. Com os Irmãos Marcos José e Cláudio Buono,a Maçonaria de hoje não terá inveja dos nossos ancestrais. Estamos vivendo um novoperíodo de transformação”, garante o Irmão Manoel Rodrigues de Castro.

Page 17: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

17EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

.

SantaCatarina

Eminente Grão-Mestre IbSilva

A Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil realizou a Sessão Solene de Posse donovo Soberano Grão-Mestre Geral Irmão Marcos José da Silva e do seu Adjunto Irmão

Cláudio Buono com a presença de todos os Eminentes Grão-Mestres. Foi um momento defesta e confraternização de uma Maçonaria unida no presente

e confiante no futuro.Bahia

Eminente Grão-MestreHumberto Lopes Cedraz

“A Bahia vive em um clima detranqüilidade e durante os meusmandatos como Grão-Mestrenunca tive nenhuma dificuldadede relacionamento entre osIrmãos e Lojas. Acredito que acontinuidade do trabalho já seráuma grande vitória. O IrmãoLaelso foi um Grão-Mestre quedignificou a Ordem edemonstrou que estamos nobom caminho. É claro que cadaum tem o seu jeito deadministrar, mas o IrmãoMarcos está consciente de tudoaquilo que o Laelso realizou noGrande Oriente até porque eraele o seu companheiro deadministração. Acredito queesse trabalho vai continuar e, éclaro, com nuanças diferentes,mas o clima de prosperidadecontinuara imperando noGrande Oriente do Brasil.”

São PauloEminente Grão-Mestre

Benedito Marques BalloukFilho

“Tenho praticamente dozemeses de gestão, criamos seisnovas Lojas e mais 2.000Irmãos. Estamos fazendo umtrabalho muito bom em SãoPaulo, com a Maçonaria unida.

Hoje estamos aqui presentes noGOB em um dia de festa eestamos todos engalanadoscom a vitória dos nossos IrmãosMarcos José e Cláudio Buono.O Grande Oriente de São Pauloparticularmente se senteenvaidecido porque o AdjuntoGeral é do nosso estado.Acreditamos muito nessa novadupla que precisa darseguimento ao excelentetrabalho que o nosso IrmãoLaelso tem feito durante todoesse tempo.

Registramos hoje a união detodos os Grão-Mestres e issomostra a nossa corrente maiorde fraternidade”.

GoiásEminente Grão-Mestre

Eurípedes Barbosa“Os goianos, através do

Grande Oriente do Estado deGoiás, estabeleceram com oIrmão Marcos José da Silva umcompromisso de apoio, e issodesde longo tempo, masespecialmente em suacampanha quando Goiás lhedeu o maior percentual doBrasil de 80.2%. Acreditamosque nos próximos cinco anos oGrande Oriente do Brasil vaicontinuar crescendo no mesmopatamar do Irmão Laelso. OIrmão Marcos José da Silva

sempre terá o nosso incentivo,o nosso apoio e o nossotrabalho. Estamos, no estado deGoiás, em um regime dedescentralização. Dividimos oestado em 18 regiõesmaçônicas, reunimos osVeneráveis de nossas Lojas eeles indicaram os 18representantes do nosso GrandeOriente de Goiás”.

Mato GrossoEminente Grão-Mestre

Júlio Tardim“O Irmão Marcos José é um

homem bastante experiente,afinado com a Maçonaria e temuma visão administrativabastante forte. Com certeza eledará continuidade ao que vinhasendo feito, com uma evoluçãona parte de informatização eagilização de processo. Eleserá, sem dúvida, tão bomquanto o Irmão LaelsoRodrigues.”

Rio deJaneiro

Eminente Grão-MestreEduardo Gomes de Souza

A vitória do Irmão MarcosJosé também é nossa. Nascidoe criado no Rio de Janeiro, eleé um carioca assumiu comoSoberano Grão-Mestre Geral

Eminente Grão-MestreEduardo Gomes de Souza

do nosso GOB com um índicealtíssimo de votação em nossoestado”, declarou o EminenteGrão-Mestre. “O Irmão LaelsoRodrigues foi um Irmão queprestigiou bastante o Rio deJaneiro e a minhaadministração sempre teve umdestaque especial em Brasília.

MinasGerais

Eminente Grão-MestreAmintas de Araújo Xavier

“Os Irmãos Marcos José eCláudio Buono formam umadupla que há mais de sete anosvem trabalhando junto. Temosa certeza que o nosso IrmãoMarco José, a despeito deimprimir uma característicaprópria em sua administração,vai dar continuidade aotrabalho do Irmão LaelsoRodrigues.

Da mesma forma com que fuiAdjunto do meu antecessor, eestou de alguma maneira dandoprosseguimento ao projetoadministrativo de MinasGerais.

“O Irmão Laelso fez um

trabalho fantástico de aglutinare de liderar com a suapeculiaridade. O Irmão MarcosJosé tem duas grandesvantagens. A primeira é a temexperiência: ele foi DeputadoFederal, está ao lado do Irmão

Eminente Grão-MestreAlan Divino

Eminente Grão-MestreIb Silva

Eminente Grão-Mestre Waldir Chagas

Eminente Grão-MestreBenedito MarquesBallouk Filho

Eminente Grão-MestreEurípedes Barbosa

Eminente Grão-Mestre AderaldoPereira de Oliveira

Page 18: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

18JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

“O Irmão Marcos José daSilva é um administrador natoe a Maçonaria está precisandorealmente de pessoas dessenaipe, com profissionalismo, deforma que possamos interagir eprestar o serviço que nós,maçons, devemos prestar àsociedade. Ele está preparadopara isso.”

Eminente Grão-MestreJosé Augusto de AraújoRodrigues

Eminente Grão-MestreMário Juarez de Oliveira

Eminente Grão-MestreJúlio Tardim

Laelso há mais de oito anos,conhece o Grande Oriente pordentro, sabe muito bem do queo GOB precisa. A segundavantagem é o tempo disponívelque ele tem para trabalhar paraa nossa Instituição.”

SergipeEminente Grão-Mestre José

Francisco da Rocha“Tenho a grande esperança da

continuidade da administraçãodo Irmão Laelso mas tambéma certeza de uma ampliação queserá extraordinária para o bemda Maçonaria gobiana.”

ParanáEminente Grão-Mestre

Dalmo Wilson Louzada“O Irmão Marcos José sempre

foi um parceiro durante aadministração do Irmão Laelsoe o Paraná continuará sendoleal, fiel aos princípiosemanados pelo poder centralpara que a Maçonaria do nossopaís cresça cada vez mais.

O Estado do Paraná vemfazendo parcerias com as outrasObediências Regulares nosentido de que todos os Maçonssão responsáveis pelo bem-estar da nossa sociedade.”

Mato Grossodo Sul

Eminente Grão-MestreGessírio Domingos Mendes

“Espero que a administraçãodos Irmãos Marcos José eCláudio Roque Buono não sejaboa, mas que seja simplesmentemaravilhosa. E será, pelaequipe que foi formada pelodois. A sua administração teráo apoio total do estado do MatoGrosso do Sul.”

RondôniaEminente Grão-Mestre

Euclides Sampaio Fróes“O Irmão Marcos José fará um

bom trabalho, e é isso o queele tem feito durante todosesses anos ao lado do IrmãoLaelso Rodrigues. Com a suagrande experiência, ele fará umbom trabalho como SoberanoGrão-Mestre Geral do nossoquerido Grande Oriente doBrasil.”

MaranhãoEminente Grão-Mestre José

de Jesus Bílio Mendes

EspíritoSanto

Eminente Grão-MestreCecílio Andrade de Oliveira

“Esperamos que o novoSoberano Grão-Mestre IrmãoMarcos José da Silva continuepraticando e executando otrabalho que o Irmão Laelso feztão bem”.

ParáEminente Grão-Mestre

Waldemar Alberto ChavesCoelho

“Estou feliz porque o IrmãoLaelso está deixando o GrandeOriente enxuto, com poucasgorduras. E, pela capacidadeadministrativa e experiência doIrmão Marcos José, tenhocerteza que sua administraçãoserá muito melhor. A equipeque ele escolheu é muitodinâmica. No nosso estadoestamos orgulhosos:construímos o nosso própriotemplo e agora estamos unidospara que cada Loja possa ter oseu próprio templo.Consideramos a harmonia entretodos os poderes como o nossoponto forte.”

CearáEminente Grão-Mestre

Waldir Chagas “A administração do século

XXI preconiza o trabalho emequipe e o que presenciamosaqui na Suprema Congregaçãofoi essa disposição. A estruturaque o nosso Soberano Grão-Mestre está montando éexatamente no sentido doplanejamento em equipe, dassecretarias integradas, do podercentral integrado a todos osGrandes Orientes estaduais.Isso nos deixa muitoesperançosos.”

AcreEminente Grão-Mestre José

Augusto de AraújoRodrigues

“O rumo que a MaçonariaBrasileira tomou com aadministração Laelso

a experiência que o IrmãoMarcos José ganhoutrabalhando junto com o IrmãoLaelso, eu tenho absolutacerteza de que ele será um bomGrão-Mestre Geral e queatenderá com sabedoria todosos reclamos da Ordem”.

ParaíbaEminente Grão-Mestre

Aderaldo Pereira de Oliveira“A Paraíba anda muito bem,

consolidando as suasobrigações maçônicas,procurando se aproximar dasociedade, e digo isso porque,se essa aproximação não existir,a Maçonaria estará fadada aficar falando de um passadobonito, mas o presente atual temque ser feito e tem que serproduzido, então estamostrabalhando para isso. Acredito,peço e desejo que

todos participem no projeto doIrmão Marcos José. Estamosjuntos nesse barco, nunca tivemedo e não tenho medo de estarnesse barco. Mas, se não ajudar,ele pode afundar, e isso não vaiacontecer. Vamos caminhar,vamos juntos, remando devento e popa junto com MarcosJosé para que ele tenha umaexcelente administração para obem da família gobiana.”

PiauíEminente Grão-mestre

Francisco José de Souza“Estou no comando do

primeiro malhete do Piauí hápraticamente um ano e jáconseguimos alguns feitos paramelhorar a situação. Aexpectativa em relação ao novoSoberano Grão-Mestre Geral émuito grande e, ao mesmotempo, temos uma confiançamuito grande de que os projetosque foram estabelecidos seconcretizem. Digo isso porqueo nosso Irmão Marcos José foium companheiro do IrmãoLaelso durante todo esseperíodo e nós o conhecemoscomo um homem arrojado, umhomem que viabiliza, querealiza. Com certeza o GrandeOriente do Brasil terámomentos de avanços e umtempo de realização”.

AlagoasEminente Grão-Mestre o

Irmão José Bezerra de Melo“O desejo de todos os Grão-

Mestres do nosso Brasil é queo Marcos José siga o caminhoque o seu antecessor trilhou,fazendo, é claro, as suasmodificações, criando novasestruturas, mas mantendoaquela padronização e aqueleambiente sadio onde todos nóscomungamos com o real amore a certeza absoluta de que anossa Ordem vai para frente,como sempre tem acontecido.”

Rodrigues irá ganhar umacontinuidade com aadministração Marcos José daSilva. Espero que seja feita umaaliança com os estados e queessa aliança contempletambém o recém-criado GrandeOriente do Estado do Acre, omais novo do Brasil, epossamos trabalhar emconjunto. Ser um EminenteGrão-Mestre aumenta a minharesponsabilidade e é precisotrabalhar para deixar um nomegravado na história como maisum que ajudou a Maçonaria doseu estado e do seu país”.

Rio Grandedo Sul

Eminente Grão-MestreMário Juarez de Oliveira

“Fui reeleito para o Grão-Mestrado do Rio Grande doSul, que está muito bem,aumentando cada vez mais oquadro de obreiros ereorganizando a parteadministrativa, inclusive aadequação do imóvel, que é oPalácio Maçônico Duque deCaxias, às necessidades atuaispor ser um prédio muito antigo.

A minha primeiraadministração foi muito difícile nesta segunda estamoscolhendo os frutos do trabalhofeito, não apenas por mim, maspor todo o conjunto de nossaadministração, principalmentedos nossos GrandesSecretários. Com certeza com

Page 19: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

19EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

A Posse doGrande Patriarca

O Palácio Maçônico do Lavradiofoi palco de um momento históricopara a Maçonaria Brasileira: a possedo Grande Patriarca Regente doExcelso Conselho da MaçonariaAdonhiramita Irmão FlorisvaldoCampos Xavier.

Diversas autoridades estiverampresentes, entre elas o SoberanoGrão-Mestre Geral Irmão MarcosJosé da Silva, o Eminente Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza, oEminente Grão-Mestre AdjuntoEdimo Muniz e toda sua comitiva.

Emocionado, o Irmão Ex-GrandePatriarca Agostinho Manzaniagradeceu o apoio a todos osAdonhiramitas e, em particular, suaesposa a cunhada Izalete e a sua filhaPaula, pelo carinho e compreensãopor sua ausência em razão doscompromissos maçônicos. “OsIrmãos Florisvaldo Campos Xavier,José Tavares de Almeida e VitorXavier da Silva são Maçonspreparados, competentes e capazes.Tenho certeza que realizarão umgrande trabalho em prol do nossoRito. Daqui a cinco anos, aquiestaremos para celebrar o sucessodesta nova administração.”

O Grande Patriarca IrmãoFlorisvaldo Campos Xavier garantiuque as portas do Excelso Conselhoda Maçonaria Adonhiramitapermanecerão abertas para quetodos, sem distinção de qualquernatureza, “possam entrar sem batere pedir aquilo que, dentro dos limitesdas nossas possibilidades, nãoenvileça a dignidade nem a absolutaintegridade dos nossos princípiosmaçônicos, metafísicos ouespirituais.”

E prosseguiu: “Cumpriremos osagrado dever de acastelar a absolutatese da imparcialidade, seja entretodos os membros dos altos corposdesta Soberana CongregaçãoPatriarcal, seja entre as entidadeslitúrgicas do Governo da UniãoCorporativa do ECMA e oficinasafins, simbólicas ou filosóficas.Agradeço a este magnífico auditório,cujas valiosas, valorosas eemblemáticas presenças muito noshonram e prestigiam”, concluiu oGrande Patriarca.

Page 20: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

20JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

A reunião da Grande Lojano Palácio do Lavradio

A reunião da Grande Loja foi realizadano Templo Nobre do Palácio do Lavradiodo Grande Oriente do Brasil, no Rio deJaneiro, mostrando que existe de fato umaunião fraternal entre as potênciasmaçônicas de nosso estado.

O Eminente Grão-Mestre EduardoGomes de Souza entregou as chaves doPalácio do Lavradio ao Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Waldemar Zveiter, numinstante de grande simbolismo e mútuoreconhecimento. E, para o Past Grão-Mestre Irmão Luiz Zveiter, não seriapossível ocultar a emoção de reunir maisde 400 Irmãos, em paz e harmonia “nestetemplo de grandes conquistas e de grandesignificado histórico”. E prosseguiu: “Nóssomos diferenciados daqueles que estão láfora e que não tiveram o privilégio depertencer à nossa Instituição. Quandoadentramos o portal de um sacrossantotemplo, temos a consciência de que existeum compromisso espiritual muito maior.”

O Eminente Grão-Mestre do GOB-Rio,Irmão Eduardo Gomes de Souza, agradeceua todos os Irmãos da Grande Loja Maçônicado Estado do Rio de Janeiro por darem aoGrande Oriente do Brasil “a imensasatisfação e a grande oportunidade derecebê-los nessa casa que é nossa”. “OPalácio do Lavradio é a casa da Maçonariabrasileira. Espero que a Grande Lojaretorne sempre aqui ao nosso PalácioMaçônico e que essa união cada dia seestreite cada vez mais. Unidos seremosfortes, divididos nós somos fracos. E maisfortes nós seremos quando falarmos emnome, não dos Maçons da Grande Loja oudo Grande Oriente do Rio de Janeiro, masem nome da Maçonaria fluminense.”

O Irmão Nei Inocêncio, Grande Primazdo Rito Brasileiro, declarou-se feliz porparticipar da reunião. “Fui iniciado noGrande Oriente do Brasil mas poderia tersido iniciado na Grande Loja Maçônica. Edigo isso porque quem me incentivou foium amigo que conheci e admirei porquesabia, por suas atitudes, que tinha algodiferente: ele era Maçom. No ano de 1965,esse amigo me apresentou a Maçonaria,fui assim iniciado e viramos Irmãos. Hojeestou dirigindo o Rito Brasileiro, querecentemente completou os seus 40 anos.E é como Grande Primaz que vimhomenagear o Sereníssimo Grão-MestreIrmão Waldemar Zveiter por tudo que temfeito pelo engrandecimento da Maçonariacom um diploma e uma medalhacomemorando os 40 anos de reimplantaçãodo Rito Brasileiro.”

Page 21: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

21EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

AryCharuto

Não podemos falar de Maçonaria sem falar doIrmão Ary Azevedo de Moraes. Sempre que areportagem do A VOZ DO ESCRIBA participade uma cerimônia no GOB-Rio, registramos apresença do Irmão, conhecido carinhosamentecomo o Irmão Ary Charuto.

Ary Charuto foi iniciado na Ordem Maçônicaem 17 de junho de 1944, uma época bastantetumultuada tanto no mundo profano (em razãoda Segunda Grande Guerra) como no GrandeOriente do Brasil com a gestão do Irmão Neves,que tinha como seu Adjunto o Irmão ÁlvaroPalmeira. Segundo Ary, o Moreira Guimarãesfez a constituição do GOB, sem dúvida “umaconstituição ditatorial.” Quando da morte doIrmão Moreira Guimarães, o Irmão Nevesassumiu o Grão-Mestrado e foi reeleito.

Grandes fatos ocorreram na vida do Irmão AryCharuto, mas um fato ele não esquece. Foi em1948, quando participou da fundação do GrandeOriente Unido, na Loja Cayru, e isso ocorreupara protestar como o Grão-Mestre, IrmãoJoaquim Neves. “Quando ele deixou o Grão-Mestrado, todos nós retornamos para o GrandeOriente do Brasil. Os Irmãos do Grande OrienteUnido eram o que existia de melhor dentro daMaçonaria”.

Ary Charuto não é Maçom de ficar indo a suaLoja apenas uma vez por semana. “O maisimportante é visitar outras Lojas, outros orientese ritos.”

Ary Charuto, com muito orgulho, é o decanoda Loja Cayru no Méier, Deputado Federal enão perde uma sessão em Brasília. Membroefetivo do Supremo Conselho do Grau 33, ele éincansável. “Para mim não existe Loja longe, oimportante é fazer aquilo que mais amo, que éfazer Maçonaria.”

Ary Charuto desabafa e diz: “Ninguém podenegar que o verdadeiro Supremo Conselho doRito Escocês Antigo e Aceito é o nosso. O outroé uma cópia daquilo que sempre existiu no nossoGrande Oriente do Brasil. E isso é muito simples.Basta verificarmos a história e comprovar averdade dos fatos. Como potência maçônica, onosso Supremo Conselho tem mostrado, deforma muito cristalina, o seu poder e sua históriade fatos reais e não criados em folha de papel.”

O abraço fraternal e o respeito do nosso A VOZDO ESCRIBA.

Um icone damaçonariaBrasileira

Page 22: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

22JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Como funciona aestrutura do GOB

A união entre a Grande LojaMaçônica do Estado do Rio de

Janeiro, que tem como dirigentemaior o Sereníssimo Grão-Mestre

Irmão Waldemar Zveiter, e o GrandeOriente do Brasil no Rio de Janeiro,

que tem como dirigente maior oEminente Grão-Mestre Eduardo

Gomes de Souza, nunca esteve tãoforte. “Nós temos Lojas funcionandonos templos da Grande Loja e temos

lojas da Grande Loja funcionando emnossos templos. Por isso é preciso que

a Grande Loja e o Grande Orientetrabalhem unidos e isso sem dúvida é

uma grande preocupação da atualadministração e com certeza podemos

afirmar que hoje estamostrabalhando em harmonia com a

Grande Loja e vice-versa”, declarou oIrmão Edimo Muniz Pinho, Grão-

Mestre Adjunto do GOB-Rio.

O Irmão Edimo Muniz Pinho foi iniciado na LojaAcácia em Niterói e ainda como companheiro visitouuma Loja da Grande Loja, mais precisamente a LojaLiberdade, Igualdade e Fraternidade, e hoje, commuito orgulho e emoção, a revisitou como Grão-Mestre Adjunto do GOB-Rio para uma palestra sobrea estrutura administrativa do Grande Oriente do Brasil.Ele foi recebido pelo Venerável Mestre o IrmãoHudson Ventura e aplaudido por todos os Irmãospresentes.

Segundo o Irmão Edimo Muniz Pinho, o sistemado Grande Oriente do Brasil é um sistema federativo,com o poder central situado em Brasília.

O Grande Oriente do Brasil foi fundado em 17 dejunho de 1822, com sede no Distrito Federal, atravésda união de três lojas: União e Tranqüilidade,Comercio e Arte (que continuam funcionando doPalácio do Lavradio) e a Esperança de Niterói. OGOB-Rio hoje comporta 56 lojas.

O Grande Oriente do Brasil tem três poderes: oExecutivo (Grão-Mestre Geral), o Legislativo(Assembléia Federal Legislativa) e o Judiciário

(Supremo Tribunal de Justiça e o Superior TribunalEleitoral.

A competência do Poder Executivo é administrar oGOB, sancionar leis, expedir decretos e atos, vetarprojetos de lei, representar o GOB em toda a esferajurídica, administrativa, apresentar projeto de lei àAssembléia Federal Legislativa, nomear seusmembros do Supremo Tribunal de Justiça, do SuperiorTribunal Eleitoral e do Tribunal de Contas, nomear eexonerar os membros do Conselho Federal da Ordemos Grandes Secretários, o Grande Procurador Geral,o Subprocurador Geral e os delegados do Grão-Mestre.

É de responsabilidade do Grão-Mestre Geral, ainda,autorizar a contratação e dispensa de empregados,intervir nos Grandes Orientes Estaduais e a delegaciasregionais, outorgar carta constitutiva das Lojas e dosGrandes Orientes, encaminhar à Soberana AssembléiaFederal Legislativa prestação de contas e propostasorçamentárias, expedir a palavra semestral, celebrartratados e convênios, nomear garante de amizade.

O Poder Legislativo é constituído pelo Presidente,da mesa diretora, comissões e deputados, funcionandotambém em Brasília. É de sua competência organizara sua administração, elaborar o regimento interno,legislar na sua competência, fiscalizar os atos do Grão-Mestrado, promulgar lei, elaborar e colocar oregulamento geral da federação, aprovar leiorçamentária e outras encaminhadas pelo Grão-Mestrado.

O processo legislativo são as emendas daconstituição, leis e decretos legislativos e resoluções.

O Poder Judiciário engloba o Supremo Tribunal deJustiça e o Superior Tribunal Eleitoral, Tribunal deJustiça do Poder Central e é constituído por umPresidente, ministros, juizes e secretarias. Acompetência do Poder Judiciário é organizar a suaadministração, processar e julgar os membros doGrão-Mestrado, da Soberana Assembléia FederalLegislativa, do Grande Procurador Geral, os Garantesde Amizade que existem em cada pais, julgar recursos,julgar mandato de segurança, rever decisões, organizare fiscalizar eleições federais, diplomar os Grão-Mestres Geral e Adjunto, deputados federais, elegerseus presidentes.

O Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, hojeGOB-Rio, com a mudança do Poder Central paraBrasília, foi fundado em 16 de setembro de 1978 comsede no Palácio Maçônico do Lavradio, responsávelpelo respeito, cumprimento e manutenção em toda ajurisdição do Rio de Janeiro das leis estaduais e dosdecretos e atos do Grão-Mestre Estadual com a mesmaestrutura do Grande Oriente do Brasil.

Segundo o Irmão Edimo Muniz, o Rio de Janeirofoi o primeiro estado a aprovar a nova constituiçãoestadual e isso ocorreu no dia 26 de março. CadaGrande Oriente estadual segue rigorosamente aestrutura do Grande Oriente do Brasil.

O GOB-Rio tem hoje 250 Lojas no Rio de Janeiro,funcionando em cinco ritos e com um totalaproximado de sete mil Irmãos. Foram recebidos,recentemente, mais cinco Lojas de potênciasirregulares (ou seja: de potências que não sãoreconhecidas pelo Grande Oriente nem pela GrandeLoja). Não são aceitos Irmãos que tenham tido algumaproblema com a Grande Loja Maçônica do Estado doRio de Janeiro. É preciso que o Irmão esteja com oseu Kit Placet em dia e regular com a Grande Loja;caso contrário não será aceito. “Nós temos lojasfuncionando nos templos da Grande Loja e temos lojasda Grande Loja funcionando em nossos templos. Porisso é preciso que a Grande Loja e o Grande Orientetrabalhem unidos e isso sem dúvida é uma grandepreocupação da atual administração e com certezapodemos afirmar que hoje estamos trabalhando emharmonia com a Grande Loja e vice-versa”, declarouo Irmão Edimo Muniz Pinho, Grão-Mestre Adjuntodo GOB-Rio.

Page 23: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

23EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Direção do Ir.Barbirato

e-mail:[email protected]

25

22334083

IIr. LacéAssessoria Jurídica e Imobiliária

•Assessoria Especializada emAdministração de Imóveis •

Rua da Quitanda, 30 - sala 1008 –Centro / RJ- Telefone: (21) 2222-2294 -Telefax: (21) 2242-7941 -E-mail: [email protected]

Locação e Condomínios •Advocaciaem Geral •Testamentos e Inventários

Festa na Fraternidade:você não pode faltar!

A Loja Fraternidade funciona no Palácio Maçônico de Niterói e vai comemorarmais um aniversário no dia 6 de setembro, às 21 horas, com uma grande festa noSalão Nobre do Clube Português Salão, animada pela Banda Pingos e Gotas.

Sua participação é muito importante e o valor do ingresso é de R$ 60,00 comtudo incluído, ou seja, muita bebida, muita comida e musica ao vivo a noitetoda.

Os Irmãos interessados deverão ligar para o Irmão Bruno Paura, telefone 8889-9725 ou o Irmão José Sérgio, que é o Venerável da Loja Fraternidade, pelocelular 8736-0504.

Segundo o Irmão Bruno, será uma festa que ficará na história da Maçonariaem Niterói e a participação da família maçônica é muito importante.

Você não pode faltar!

Page 24: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

24JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Os 33 anos de vitória da LojaJoaquim Rodrigues D’Abreu

A Loja Joaquim Rodrigues D’Abreu comemorouos seus 33 anos com uma grande festa e a presençado Eminente Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza,do Grão-Mestre Adjunto Irmão Edimo Muniz Pinhoe diversas lojas e irmãos.

Na oportunidade irmãos e autoridades queprestigiaram o evento receberam placa e diploma dascomemorações. Por seu lado, o Grão-Mestre GeralIrmão Laelso Rodrigues concedeu o título deBenfeitora da Ordem à Augusta e Respeitável LojaSimbólica Joaquim Rodrigues D’Abreu. E oEminente Grão-Mestre do GOB-Rio, Irmão EduardoEduardo Gomes de Souza concedeu a medalha deInstalação do Grande Oriente do Brasil no Rio deJaneiro aos Irmãos Marcio Lopes Menezes, PauloCésar Lopes Bonfim e Paulo Fernando GonçalvesVelasco.

O Irmão Roberto Caetano falou sobre a história daLoja e os seus 33 anos de luta em prol de um mundomelhor. “A Augusta e Respeitável Loja SimbólicaJoaquim Rodrigues D’Abreu, nasceu do sonho e dadeterminação de alguns valorosos irmãos, que em 20de junho de 1975 se uniram e realizaram esse grandesonho. As administrações que sucederam este atoinaugural tiveram à sua frente Irmãosincondicionalmente comprometidos com a evoluçãoda Loja, o aprimoramento dos Irmãos, e oenaltecimento da Ordem em geral”, declarou.

O LIVRO MAÇÔNICO DO ANOEstá para ser lançado brevemente uma livo

intitulado AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJASIMBÓLICA( cada vez mais ) DINÂMICA E

INTELIGENTE”, de autoria do Irmão Newton deAlcantara Filho. Para quem não conhece ou não selembra, o Irmão Newton foi durante quase oito anos

o Coordenador de Planejamento Estratégico doGOERJ e é co-proprietário da Loja Jesus Christo nº1718(GOB)- título por ele mesmo assumido, pois

entende que cada Irmão é proprietário de sua Lojajunto com os demais.

Sendo um profundo estudioso de gestão e liderançamaçônica, o Irmão Newton, através dessa literaturade fácil entendimento, trata de

questões que permitirão que os leitores Irmãosfaçam profundas reflexões para discussão se o modeloque estamos adotando carece de atualizações e

reformulações, usando aquele estilo do Irmão deabordar os aspectos maçônicos com objetividade,conhecimento de causa,imparcialidade etransparência.

Alguns dos temas apresentados no Livro: a) Aimportância de um planejamento para loja; b) A lojaé de propriedade e responsabilidade

dos Irmãos do quadro; c) Como insistimos semprenos mesmos erros; d) Não transigir com a conduta eprincípios democráticos: e) Por que muitos

Irmãos já se afastaram de sua loja e até da Maçonaria?;f) Um trabalho planejado: selecionar, recrutar e instruircandidatos; f) Venerável -

Mestre não deve ser projeto ou ambição pessoal; g)Loja maçônica é uma organização complexa; h)Aspectos importantes para composiçao de uma

chapa; i) A importância das instruções dos graus; ej) Estratégicamnete o que justificaria a fundação deuma loja.

Os direitos autorais do livro foram cedidos para aAugusta e Respeitável Loja Simbólica Jesus Christo,que o Irmão Newton declara

que deve tudo na maçonaria.Não percam, pois será, sem sombra de dúvidas, um

marco na maçônaria Brasileira sendo uma única obramaçônica brasileira a abordar temas de estratégia,gestão e planejamento para Loja Simbólica, além detratar abertamente das práticas que não permitem oprogresso das organizações que compõem o universodo simbolismo maçônico.

Lançamento dia:18/07/08- Horário: das 18:00 ás21:00hs.

Local: auditório do Sindicato dos Administradoresdo Estado do Rio de Janeiro, sito na Av. 13 de Maio nº13, sala 802, Centro-RJ.

O preço de lançamento será promocional, pois visamuito mais a divulgação do conteúdo da obra do queauferir lucros.

O Venerável da Loja Liberdade, Igualdade eFraternidade Irmão Hudson Ventura, homenageoucom Moção de Honra ao Mérito à Loja pelos seus 33anos.

O Eminente Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souzadisse que 33 anos é uma data bastante significativapara a Maçonaria. “Esses 33 anos de caminhada nosdeixam muito feliz. Parabenizamos a Loja pelotrabalho que vem sendo feito no campo da filantropiaque, sem dúvida, é um modelo a ser seguido. E oobjetivo maior da Maçonaria não é a filantropia, oobjetivo maior da ordem maçônica é a inclusão dohomem e a capacitação do homem como ser social. Oobjetivo maior da Ordem é fazer com que cada umseja cônscio dos seus deveres, das suas obrigações eque cada um se insira na sociedade como um agenteproativo. A trajetória dessa oficina nesses 33 anos é aprova disso”, declarou o Eminente Grão-Mestre, queparabenizou todos os irmãos pela construção de umtemplo harmônico.

O Irmão Eduardo lembrou que a Maçonaria estáchegando aos quase 300 anos de existência e nossaresponsabilidade é muito grande. “Nossa maiorresponsabilidade é transmitir àqueles que virão nossuceder essa tradição maçônica. E é em momentoscomo esse que temos a oportunidade de homenagearIrmãos que se destacaram e trazer a todos uma

Page 25: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

25EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

Irmãos eautoridades que

receberam placa ediploma

Na oportunidade irmãos e autoridades queprestigiaram o evento receberam placa e diploma dascomemorações dos 33 anos de uma Grande Loja:Eduardo Gomes de Souza - Grão Mestre; Edmo MunisPinho - Grão Mestre Adjunto; Gilson Pitta Lopes -CEL PM Comandante Geral; Manoel PeixotoBarbosa; Aderaldo Madureira Lima; Waldir VieiraCristóvão; Luiz Alberto Barbirato; Aildo VirgíneoCarolino; Gilson da Silva Monteiro; Marcus JardimGonçalves; Jaricé Braga – A Voz do Escriba; BeneditoWanzeler; Vandir Encarnação dos Santos; Vanilto Joséda Silva; Arlam Licurgo Egito; Luiz Fernando Nunes;Antonio Lozan de Carvalho; Adolfo Junior LacerdaHipólito; Sady Gevú Carneiro; Eudes Andrade dosSantos; Marcelo de Almeida Carneiro; Marcos AurélioFerreira de Moraes; José Rubem de Vianna - Promotorde Justiça; Valdemir Coriolano Ribeiro – Beleza;Rotary Clube de SG / Alcântara; Marcio LopesMenezes; Roberto Caetano Gonçalves; MarcosAntonio Gonçalves; Teomar Vieira dos Santos;Oswaldo da Cunha; Jorge Braga - CEL PM; CarlosAugusto Rodrigues dos Santos- TEN CEL; RicardoCoutinho Pacheco TEN CEL PM; Ivanir LinharesFernandes Filho TEN CEL PM; Adilson Alves deSouza CEL BM; Lojas: Monte Ararat; CruzeiroFluminense; Virtude e Razão; Fênix Gonçalense;Divino Mestre; Liberdade Igualdade Fraternidade;Fraternidade; Arariboia; Antonio Vieira de Macedo;Moacyr Arbex Dinamarco; Amor e Concórdia;Mestres Unidos; Vigilância n 1; Fraternidade 2765.

pequena homenagem que fazemos a esses irmãos portudo que eles têm feito pela Loja e pela Maçonaria,em geral, e . pelo nosso Grande Oriente do Brasil noRio de Janeiro, em particular. Por isso, concedemos amedalha de Instalação do nosso Grande Oriente doBrasil no Rio de Janeiro aos Irmãos Marcio LopesMenezes, Paulo César Lopes Bonfim e PauloFernando Gonçalves Velasco.”

Por seu lado, o Grão-Mestre Geral Irmão LaelsoRodrigues concedeu o título de Benfeitora da Ordema Augusta e Respeitável Loja Simbólica JoaquimRodrigues D’Abreu.

Page 26: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

26JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Para aquelesque pensamque ele está

mortoRecebemos a foto ao lado, onde o

nosso Irmão Luiz Tinoco Cozzolinomostra o seu físico e sua experiênciacomo faixa preta de Judô.

E com certeza aqueles queimaginam que ele está morto podemcomprovar que é puro engano.

Bons exemplos devem sersempre registrados e divulgados,por isso é importante registrarmosque o Grande Oriente do Brasiltem um novo Deputado Federal:o Irmão Eloi de Souza Ferreira.O seu ingresso naquela Casa deLei representa uma simplessemente que dará grandes frutospara a nossa SacrossantaInstituição.Partindo do pressuposto que os

princípios básicos da Maçonariasão de combate à tirania, àignorância, ao preconceito e aoerro, o nosso Irmão Eloi de SouzaFerreira está no lugar certo e nomomento exato para glorificar oDireito, a Justiça e a Verdade.

Umnovo

DeputadoFederal

PARAMENTOS O CANTINHO DO MAÇOM

Tudo do mundo maçônico o irmão encontra aqui.

TODOS OS RITOS

Palácio Maçônico do Lavradio Rua do Lavradio, 97 – Centro Rio de Janeiro

(021) 96732772Ir.Mario Alcântara

Eloi de SouzaFerreira

Page 27: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

27EscribaA VOZ DOTel. 3277 8757 - 27257824

[email protected] de 2008

A partir desta edição o jornalmaçônico A VOZ DO ESCRIBA,terá uma sessão destinadaexclusivamente a Ordem DeMolay.Eu, Cesar Augusto da CunhaMartins, Mestre ConselheiroRegional da 4ª RegiãoAdministrativa do GCERJ, filiadoao Supremo Conselho da OrdemDeMolay para o Brasil, serei oresponsável pela confecção dosartigos referentes a OrdemDeMolay, neste Jornal. O Objetivodesta seção é de divulgar e transmitirmelhor os trabalhos e informaçõesde nossa querida Ordem..

Este espaço é para ser utilizadocomo forma de incentivo e

GRANDE CAPITULO DO ESTADO DO RJ

“Meu maior sonho é construirum hospital maçônico”

O Irmão Paulo Fernando GonçalvesVelasco se emociona e diz o seu maiorsonho é que, um dia, a nossaInstituição possa ter o seu própriohospital para atender a grande famíliamaçônica. Ele entende que é absurdoo fato de Irmãos que não possuíremum plano de saúde e, quandoprecisam, entram em desespero. “Eusó irei me realizar quando presenciar,escrito num grande estandarte, onome de um hospital maçônico. Paraisso estamos dando os primeirospassos. Se um dia todas as lojastiverem, como a Loja JoaquimRodrigues D’Abreu, o seudepartamento médico e social,atendendo a população do seu bairro,com certeza estaremos bem próximosda construção de um hospital para anossa instituição. Tenho na minhavida maçônica um grande desafio e,se eu montei cinco departamentosmédicos em lojas maçônicas semdinheiro, com certeza o meu sonhoserá realizado na construção de umhospital maçônico”, garante o IrmãoPaulo Fernando Gonçalves Velasco.

Paulo Velasco é médico-cirugião e,como maçom, se orgulha em atenderà população carente do bairro naprópria loja e levando os pacientespara o hospital, quando é necessáriouma cirurgia. Ele chega na Loja todas

divulgação aos Capítulos, narealização de seus importantestrabalhos, que acabam por doutrinaresses jovens nas excelsas virtudes daOrdem Demolay. Todos os Capítulos

estão convocados a colaborarem naconstrução desse trabalho. Seja nadivulgação de seus Capítulos, oucom matérias que agregam osvalores e conhecimentos Demolayspara toda a comunidade maçônica.

A transmissão e divulgação deinformações, sempre foi um dosproblemas crônicos dos Capítulos.Ao procurar tio Braga para quepudesse nos ajudar neste problema,tive a felicidade de encontrar ummaçom verdadeiramente disposto aajudar no desenvolvimento daOrdem DeMolay, e que prontamentenos ofereceu uma seção neste jornal,para utilizarmos em queprecisássemos. Fui recebido com

sorriso no rosto, e sinceras palavrasque diziam: “É mais do que a nossaobrigação, enquanto maçons”.

Palavras são insuficientes paraexpressar a alegria que eu, e todoDemolay sente ao ouvir isto de umtio maçom.

Ao Tio Braga, o nosso muitoobrigado! A Ordem DeMolay detodo o Estado do Rio de Janeiroagradece a este importantíssimoespaço dedicado ao magníficotrabalho destes jovens.

Cesar Augusto da Cunha MartinsMestre Conselheiro Regional Para

4ª Região.

as segundas-feiras, e atende auma média de 30 pessoas.Depois de atender à populaçãocarente, vai para o templomaçônico praticar e aprenderMaçonaria.

O Irmão Paulo inaugurououtras entidades de atendimentocomo na Loja Hiram, que,segundo ele, também está umgrande trabalho filantrópicojunto à população carente. A suapróxima parada será na LojaEvolução, em Niterói, que,seguindo o exemplo da IgrejaMetodista de Niterói e da IgrejaCatólica do Barreto, estaráformando um departamentomédico, social e jurídico.

“Fala-se muito de violência,mas é preciso existir a igualdadee a nossa trilogia é liberdade,igualdade e fraternidade e sefizermos isso estaremos semprefelizes”, afirma o Irmão Paulo.“Eu não tenho vaidade mas éclaro sou vaidoso. Hoje fuihomenageado pelos irmãos deminha loja na presença de todaa minha família e isso representasem dúvida um grande orgulho.”

Para o Irmão Paulo Velasco, aLoja Joaquim RodriguesD’Abreu representa a suasegunda casa.

Page 28: Tel. A VOZ DO bragaescriba@yahoo.com · maçonaria Gobiana “Estivemos lá para agradecer todo o apoio recebido do Irmão Laelso Rodrigues, um nome que ficará na história do

28JUNHO de 2008

Tel. [email protected]

A VOZ DO

Uma semente e muitos bons frutosO Eminente Grão-Mestre Eduardo

Gomes de Souza e o Grão-MestreAdjunto Edimo Muniz, acompanhadosde uma grande comitiva, prestigiaramas comemorações dos dois anos deexistência da Loja Jerusalém, que temcomo Venerável Mestre o Irmão IzaiasZylberglejd.

“Foi uma semente plantada e que jáestá dando grandes e bons frutos, comverdadeiros Irmãos que lutam por umaMaçonaria mais unida em prol de ummundo melhor”, declarou o EminenteGrão-Mestre. “Não poderia deixar dehomenagear os Irmãos Luiz Simantob,José Carlos da Silva, Jaudi LuizVasconcelos, Carlos Augusto XavierLourenço e Mário Augusto”.

O Irmão Luiz Simantob foiduplamente homenageado, com o títulode Membro Honorário da Loja e com amedalha do Grande Oriente do Estadodo Rio de Janeiro. “Eu só poderia dizerobrigado ao Eminente Grão-MestreEduardo Gomes de Souza e parabenizaro trabalho que vem sendo feito nocomando do primeiro malhete do nossoGrande Oriente do Estado do Rio deJaneiro.”

O Venerável Mestre Irmão IzaiasZylberglejd falou de sua emoção ementregar o título de membro honorárioda Loja ao Eminente Grão-MestreEduardo Gomes de Souza e ao IrmãoLuiz Simantob. O Irmão Edmo Munizjá ostenta o título de fundador da LojaJerusalém. “Tudo isso é motivo deorgulho para todos nós da LojaJerusalém. Hoje temos presentes em

nossa festa o Irmão Eduardo e o IrmãoEdimo, e isso muito nos orgulha. Estouconsciente de que, sem o empenho deum pequeno grupo de Irmãosvisionários e o apoio irrestrito do GOB-Rio, nada teria sido possível realizar.Quero manifestar nossa gratidão pelorespaldo, pela assistência eprincipalmente pelo fantástico incentivocom que o GOB-Rio nos obsequiou”.Para o Venerável Mestre, o Maçomdeve respeitar todos os seres humanos,pois, sendo todos filhos de Deus, sãoprovidos de dignidade. Merecendorespeito em suas opiniões econsideração para com seussentimentos. “O que tem uma Lojacomo a nossa a oferecer? A Maçonariaempenha-se em transformar homensbons em homens melhores. Podemos,portanto, ousar ter a esperança de que,com nossa percepção da filosofiamaçônica e com trabalho perseverante,cada Irmão de nossa Loja Jerusalémpossa alcançar seu discernimento epraticar suas virtudes, manifestar suacapacidade de julgamento moralíntegro, não apenas dentro da Loja, masfora dela também. Assim, de fato, essautopia dos Irmãos da Loja Jerusalém é,na verdade, um enorme desafio. Se cadaum de nós nos aplicarmos com nossotempo, nossa habilidade, e com nossosconhecimentos maçônicos, temos fé deque alcançaremos gradualmente opadrão de Maçom que dignifica nossaOrdem”, afirmou o Venerável MestreIrmão Izaias Zylberglejd.