tecnÓlogo em recursos humanos - … · provimento de cargos técnico-administrativos do quadro...

12
• A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta) questões, que deverão ser respondidas no período máximo de quatro horas. • O tempo de duração das provas abrange a assinatura da Folha de Respostas e a transcri- ção das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas. • Não será permitido ao candidato ausentar- se em definitivo da sala de provas antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas. • O candidato somente poderá levar o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva e deixar em definitivo a sala de realização das provas nos últimos 120 (cento e vinte) minu- tos que antecederem ao término das provas. • Depois de identificado e instalado, o can- didato somente poderá deixar a sala median- te consentimento prévio, acompanhado de um fiscal, ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas. • Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógios, pa- gers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, tablets, notebook, palmtop, grava- dor, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamen- to eletrônico. A organização deste Concurso Público não se responsabilizará pela guarda destes e de outros equipamentos trazidos pe- los candidatos. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, ma- nuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitido também o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou simi- lares, sendo o candidato comunicado a res- peito e solicitada a retirada do objeto. • Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar as folhas de resposta da prova, devidamente preenchidas e assinadas, ao Fiscal de Sala. • O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, dani- ficar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impos- sibilidade de sua correção. Não haverá subs- tituição da Folha de Respostas por erro do candidato. • Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas, use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha toda a área reserva- da à letra correspondente à resposta solici- tada em cada questão (conforme exemplo a seguir); assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP - EDITAL N. 864/2015 PROVA OBJETIVA Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS ORIENTAÇÕES A B C D 01

Upload: dokiet

Post on 28-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

•A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta)questões, que deverão ser respondidas noperíodomáximodequatrohoras.

•OtempodeduraçãodasprovasabrangeaassinaturadaFolhadeRespostaseatranscri-çãodasrespostasdoCadernodeQuestõesdaProvaObjetivaparaaFolhadeRespostas.

•Nãoserápermitidoaocandidatoausentar-seemdefinitivodasaladeprovasantesdedecorrida1(uma)horadoiníciodasprovas.

•O candidato somente poderá levar o seuCaderno de Questões da Prova Objetiva edeixaremdefinitivoasaladerealizaçãodasprovasnosúltimos120(centoevinte)minu-tosqueantecederemaotérminodasprovas.

•Depoisdeidentificadoeinstalado,ocan-didatosomentepoderádeixarasalamedian-te consentimento prévio, acompanhado deumfiscal,ousobafiscalizaçãodaequipedeaplicaçãodeprovas.

•Será proibido, durante a realização dasprovas, fazer uso ou portar, mesmo quedesligados, telefone celular, relógios, pa-gers, beep, agenda eletrônica, calculadora,walkman,tablets,notebook,palmtop,grava-dor, transmissor/receptor de mensagens dequalquertipoouqualqueroutroequipamen-toeletrônico.AorganizaçãodesteConcursoPúbliconãoseresponsabilizarápelaguardadestesedeoutrosequipamentostrazidospe-loscandidatos.

•Duranteoperíododerealizaçãodaspro-vas, não será permitida qualquer espécie

deconsultaoucomunicaçãoentreoscan-didatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,ma-nuais, impressos, anotações ou quaisqueroutrosmeios.

•Duranteoperíodode realizaçãodaspro-vas, não será permitido também o uso deóculosescuros,boné,chapéu,gorroousimi-lares,sendoocandidatocomunicadoares-peitoesolicitadaaretiradadoobjeto.

•Findo o horário limite para a realizaçãodas provas, o candidato deverá entregar asfolhas de resposta da prova, devidamentepreenchidaseassinadas,aoFiscaldeSala.

•Ocandidatonãopoderáamassar,molhar,dobrar, rasgarou,dequalquermodo,dani-ficar sua Folha de Respostas, sob pena dearcarcomosprejuízosadvindosda impos-sibilidadedesuacorreção.Nãohaverásubs-tituiçãodaFolhadeRespostaspor errodocandidato.

•AotransferirasrespostasparaaFolhadeRespostas, use apenas caneta esferográficaazuloupreta;preenchatodaaáreareserva-daà letracorrespondenteà resposta solici-tada em cada questão (conforme exemploaseguir);assinalesomenteumaalternativaem cada questão. Sua resposta NÃO serácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasouquestõesrasuradas.

ConCurso PúbliCo de Provas Para Provimento de Cargos téCniCo-

administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015

Prova obJetiva

Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS

ORIENTAÇÕES

a b C d01

Page 2: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

2 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

MORARNOCAMPOeA“QuAliDADeDeviDA”

Luis Gonzaga Fragoso

Moronumachácara.lugarcomverdeexube-rante.Tucano,beija-flor,quero-queroemaisumainfinidadedepássarosfazemopanodefundomu-sical.

Parateremumaideiadosossego,escrevoempleno dia de Carnaval. O praticumbum-bun-gurundumdovizinhoduroumeiahora,semuito.

voltaemeia,umvisitantesoltaocomentário:“Aqui,sim,vocêstêmqualidadedevida!”.

Aoouvirissopelaprimeiravez–háseisanos–,pensei,todopimpão:“Éverdade!”.

Dasegundavezemdiante,comeceiaficaren-cafifado.Cadavezmais,afrasemecheiraasloganpublicitário.lenga-lengadeanúnciodecondomí-niofechado.

Quediabossignificater“qualidadedevida”?Respirararpuro?viversemestresse?Poderdesa-celeraroritmodetrabalho?

emtese,issotudoacontece.Mas…adecisãodedeixarametrópoleparamorarnocampofarádemimumcarazen,comumarotinatambémzen?Ora,apróprianaturezadomeutrabalhopodemetransformar,fácil,num“workaholic”.

Ameramudança de paisagem, estar rodeadodeverdeemvezdeconcreto,podemuitobemserinócua.exemplodisso:nossoex-vizinho,dapri-meirachácaraemquemoramos,eraaantítesedaimagemquesefazdohomemdocampo.estressa-docomosóele.ejámoravaalihá15anos!

Aliás, não é incomum que, engatado à frasequelouvanossa“qualidadedevida”,apareçaoco-mentário:“BenditahoraquevocêssaíramdaqueleinfernoqueéSãoPaulo”.

Pigarro.Pigarroduplo.Poisoquemelevouadeixarametrópolenadatemavercomestarfar-todosproblemasdacidade.Aconteceudeestar-mos disponíveis para osmovimentos do univer-so.Numabelamanhã,minhamulhereeuviemosvisitar uma chácara, e nossa intuição sussurrou:“estelugarépravocês,eesteéomomento,ve-nhampracá!”.emdoismesesmudamos,demalaecuia.

Saíempazcomametrópole,enelavoltariaamorar,casonecessário.Adoroo lufa-lufadeSãoPaulo. Mas também adoro as várias pausas quecultivoaqui.Movimentoerepouso,essadançamefazmuitobem.

Oproblemabásiconabuscada“qualidadedevida”mepareceseracrençadoindivíduodeque

umfatorexterno–paisagemfísica,silêncio,dis-tânciaconsideráveldevizinhosetc–podeoperarumamágicaemsuavida.Bobagem.enestacren-çaestá embutidoumcondicionamentonocivo:ohábitodeculparascircunstânciasexternaseapai-sagemfísicaporsuasfrustrações.Comisso,evi-ta-seassumirumaresponsabilidadequedemandaenergiaeempenho–mudaroquenãolheagradaequeofazinfeliz.

Mas, da próxima vez queme deparar com olouvor à tal “qualidade de vida”, posso pouparmeu visitante deste discurso verborrágico quevocê,pacienteleitor,acabadeaturar.AideiaésairàfrancesaecolocaroCDRefaveladeGilbertoGilparatocarbaixinho,nafaixaAqui Agora,cujore-frãosintetizaissotudo:O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Disponível em: e-qualidade-

de-vida/>. Acesso em: mar.2016.

1 identifiqueoitemquemelhorexpressaaideiacentraldotextodeluisGonzagaFragoso:(A) Ocampoéumexcelentelugarparaserecupe-

rardaagitaçãodasmetrópoles.(B) Oexcesso de trabalho prejudica a qualidade

devidadobrasileiro.(C) Apazeoequilíbriointeriordoindivíduonão

estão necessariamente relacionados ao localondeelevive.

(D) Para ser zen, precisa-se da quietude e do arpurodocampo.

2 Parapersuadiroleitoraaceitaroquelhefoicomunicadonotextoacima,oautor:(A) usou,predominantemente,afunçãoapelativa

dalinguagem.(B) embasouseupontodevistaemargumentosde

autoridade.(C) empregouumalinguagemconotativa.(D) expôssuasprópriasexperiências.

3 Fragosoutilizaváriasaspasaolongodotexto.Todosos itensaseguirapresentamregrasparaousodessesinaldepontuação,exCeTO:(A) iniciarefinalizarcitações.(B) Sugerirhesitaçãoousurpresa.(C) indicarmudançadeinterlocutornosdiálogos.(D) Destacarpalavrasestrangeiras.

Page 3: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

4 Paraqueosentidohumorísticodatirinhaseconcretize,oleitordevesercapazdearticularodiscursodotextocomseurepertóriocultural,sendonecessário,paratanto,queacioneconhecimentossobre:(A) Asregrasdecomportamentoestabelecidasnoambientedoméstico.(B) Ainadequaçãodeumassuntoextremamentesérioparaumabrincadeirainfantil.(C) Aatualpredileçãoinfantilporbrincadeirasquenãoexigemesforçofísico.(D) Ahistóricaineficiênciadotrabalhodasautoridadesgovernamentais.

5 “Para nós, em última instância, adaptar-se émorrer. estar adaptado significa estar acomodado,circunscritoaumadeterminadasituação,reclusoemumaposiçãoespecífica;adaptar-seé,sobretudo,con-formar-se(acataraforma),ouseja,submeter-se(...)”.

CORTELLA, Mario Sergio. A Escola e o Conhecimento. Cortez Editora: São Paulo, 1998. p. 39.

Por partilhar determinadas características, taiscomoa______________,oexcertoassemelha-seaogênero_________.

Assinale a alternativa que CORReTAMeNTepreencheaslacunas:(A) definiçãolexical,verbetededicionário(B) linguagemdescritiva,notícia(C) confrontaçãodeideias,debate(D) proximidadecomoleitor,cartapessoal

Disponível em: <www.amigosdemaua.net>.

6 Observando o aviso acima e considerando anorma culta da língua portuguesa contemporânea,analiseasseguintesafirmações:i.Há um erro na frase, porque antes da palavra“colocação” existe o determinante “a”, portanto,oparticípiopassadodoverboproibir,deveriaser“proibida”;ii.Asupressãodoartigo“a”,deixariaa frasedeacordocomanormacultalínguaportuguesacon-temporânea;iii.Nãoháerro,poisoverbo“proibir”deveficar

nomasculino,mesmoquandodepoisdelehouverumartigooupreposição;iv. “Proibido colocar placas, faixas e cartazes nafaixadedomínio”éumaopçãodereescritacorreta.

SãoCORReTASasafirmações:(A) i,iieivapenas(B) iiieivapenas(C) iapenas(D) ii,iiieivapenas

7 Assinaleaalternativaqueapresenta falhadeparalelismosintático:(A) Trata-sedequestõesextremamentecomplexas,

paraasquaisnecessitodeajudanaresolução.(B) Àsvezes,nãomeimportoemfazerasvezes

decoordenadoreorganizaroserviçoemmeudepartamento.

(C) Gosteieconcordocomtodasaspropostasqueocandidatoapresentousobreaáreadeeducação.

(D) Admiro-o imensamente; é um homem porcujorespeitofaçoquestãodezelar.

8 Assinaleaalternativacujotermoentreparên-tesescompletaADeQuADAMeNTealacuna.(A) __________ eu seja um servidor dedicado,

devoconfessarqueàsvezesocansaçomeafe-ta.(conquanto)

(B) ____________aordemfoisendorestabeleci-da,oclimanosetormelhorou.(conquanto)

(C) elecorreuparaotrabalho,___________esta-vaatrasado.(conquanto)

(D) Sevocê,__________,viroresponsávelpelosetordeRH,diga-lheque jáenvieiosdocu-mentosqueestavampendentes.(conquanto)

Page 4: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

4 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

11 Deseja-secalcularocoeficientedecorrela-çãoentrepropagandasevendasnatabelaabaixo,noambienteExcel(tm).Pararealizaçãodessecál-culode formaautomáticapeloExcel(tm),qual asintaxeutilizada(nalinhadecomandodacélula)parageraroresultado?

A B C D

1 Propa-gandas

Qtd.clientes vendas lucro

2 2 43 6 R$53.678,00

3 4 67 12 R$74.548,00

4 6 89 20 R$98.662,00

5 8 102 26 R$101.483,00

6 10 168 34 R$283.665,00

(A) =correl(A2:A6;B2:B6;C2:C6;D2:D6)(B) =correl(A1:A6;B1:B6;C1:C6;D1:D6)(C) =correl(A2:A6;C2:C6)(D) =correl(A1:A6;C1:C6)

12 Com relação aos aplicativos de edição detextos,planilhaseletrônicaseapresentações,assi-naleaafirmaçãoiNCORReTA:(A) OaplicativoMicrosoft Wordnãopermiteque

umaplanilhaeletrônicasejainseridanocorpododocumento,sendoesta tarefapossívelso-mentepormeiodoMicrosoft Excel.

(B) NoaplicativoMicrosoft Wordépossívelreali-zaracontagemdaspalavrasdeumtextoutili-zandoafuncionalidade“ContarPalavras”,ge-ralmentedisponívelnomenu“Ferramentas”.

(C) NoaplicativoMicrosoft Excel,dadaumapla-nilhapara realizara somadosvaloresconti-dosnas10primeiraslinhasdacolunaB,bastacriaraformula“=SOMA(B1:B10)”emqual-queroutracélula.

(D) NoaplicativoMicrosoft PowerPoint,parade-finir uma hierarquia de slides que armazenainformaçõessobreotema,eoslayoutsdesli-dedeumaapresentação,incluindooplanodefundo,acor,asfontes,osefeitos,ostamanhosdosespaçosreservadoseposicionamento,po-de-secriarumslide mestre.

13 Recursos comooFirewall podemajudar amanterasegurançadocomputador.ArespeitodeumFirewall,éiNCORReTOdizer:

9 Assinale a alternativa que apresenta umaafirmaçãoiNCORReTAcomrelaçãoaSistemasOperacionais:(A) OSistemaOperacionaléumprograma,ouum

conjuntodeprogramas,cuja funçãoégeren-ciar os recursos do sistema. Dentre suas ta-refas,podemosdestacar:oescalonamentodeprocessos, gerenciamento de memória, cria-çãodosistemadearquivosefornecimentodeumainterfaceentreocomputadoreousuário.

(B) umarquivoéumconjuntodebytes,normal-mentearmazenadoemumdispostonãovolá-til,comoodiscorígido.

(C) OLinuxéumsistemaoperacionalMultiusuá-rioepermiteconexãoremotacomSSH.

(D) SistemasOperacionaisMonousuários,permi-temqueváriosusuáriosutilizemosistemaaomesmotempo.

10 Aprovada pelo Conselho Superior em 06demaiode2014,pormeioda resoluçãon.38,aPolíticadeSegurançada informação–PSi–doinstitutoFederaldeeducação,CiênciaeTec-nologiadeSãoPaulofoicriadacomoobjetivode estabelecer procedimentos e recomendaçõescomofimdeprevenire respondera incidentesdesegurança.Sobreosprincipaisaplicativosuti-lizadosparagarantirasegurançadainformaçãonossistemasoperacionaiseasprincipaisamea-çasàsegurançadainformação,éiNCORReTOafirmar:(A) O firewall, é um software que possui como

principal funçãoafiltragemdasconexõesderede,impedindoqueconexõesnãoautorizadastenhamacessoàredeinternadaorganizaçãoevice-versa.

(B) O vírus é um software malicioso que age demodoindependente,ouseja,elenãonecessitahospedar-seemoutrosarquivosouaplicativosparasereplicareinfectaroutroscomputadores.

(C) Oantivíruséumsoftwarequetemcomoprin-cipalfunçãoprotegerocomputadordosvírus—osantivírusmaisatuaistambémprotegemcontrawormse“CavalosdeTroia”.

(D) Oworméumsoftwareescritocomofimdedanificarocomputadoratravésdacriaçãodevárias cópias de si mesmo, distribuindo-sepelosistemaoperacional,ouseja,elenãone-cessita“hospedar-se”emoutrosarquivose/ouaplicativospara sedifundirpelocomputadorouporumarededecomputadores.

Page 5: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

5Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

AsequênciaCORReTAdasegundacolunaé:(A) 1-2-3-4(B) 2-3-1-4(C) 2-4-1-3(D) 1-4-2-3

16 É sabido que o setor de gestão de pessoasdedeterminadoÓrgãoparticipoudeduascapaci-taçõesaolongodomês.umgrupode10servido-resparticipoudeumcursosobreousodosistemaSiGePee,umgrupode15servidoresparticipoude um curso relacionado à folha de pagamento.Assim,considerandoqueexistemapenas22 ser-vidoresnagestãodepessoasdesseÓrgão,indiquequantosservidoresparticiparamoudoprimeirooudosegundocurso.(A) 3(B) 22(C) 19(D) 25

17 Define-se:Auniãodeconjuntoscomo

;Ainterseçãodeconjuntoscomo

;Adiferençadeconjuntoscomo

;

Dadososseguintesconjuntos:,

ondeNrepresentaoconjuntodosnúmerosnaturais.

Combasenessesconjuntos,analiseositensabaixo:i:ii:iii:

estãoCORReTOS:(A) Somenteositensieii(B) Somenteositensieiii(C) Todosositens(D) Somenteositensiieiii

18 Dadasassequênciasnuméricas:i)4,6,10ii)24,___,60iii)8,12,20

essas sequências possuem uma relação entre si.

(A) Complementa um programa de antivírus, jáqueesteúltimonão temacapacidadedede-tectarastentativasdeacessoaocomputador.

(B) estedispositivodesegurançaexistenaformadesoftwareedehardware.

(C) umprogramaqueprotegeamáquina,elimi-nando arquivos e programas que têm algumcódigomalicioso.

(D) Éumprogramaquevisaacontrolaroacessodaredeaoseucomputador.

14 Considere a figura abaixo de uma planilhadoMicrosoft Excelsendoeditada.

Todas as linhas das colunas “valor” (ColunaA)e “Multiplicador” (ColunaB) tiveramseusvalo-resinseridosmanualmente.Jáaslinhasdacoluna“Resultado”(ColunaC)tiveramseusvaloresobti-dosatravésdoprodutodamultiplicaçãodaColunaAcomaColunaB.Paraisso,ousuárioinseriuumafórmulaemC2eutilizouaalçadepreenchimentopara construir, automaticamente, asdemais entreC3eC6.AfórmulainseridaemC2foi:(A) =B$2*A$2(B) =B2*A$2(C) =C3:C6(D) =B2*A2

15 OobjetivodaGestãodeSegurançadeinfor-maçãoémanteraqualidadedasinformações.Rela-cioneaprimeiracolunacomasegunda,arespeitodeconceitossobreGestãodeSegurançadainformação.

Confidencialidade(1)

integridade(2)

Gestãoderisco(3)

Ameaça(4)

()propriedadedeprotegeraexatidãodeativos.()causapotencialdeumincidenteindesejado,oquepoderesultaremdanosparaumsistemaouentidade.()propriedadequegarantequeainformaçãonãoestádisponíveloureveladaaindivíduosnãoautorizados,entidadesouprocessos.()atividadescoordenadasparadirigirecontrolarumaorganizaçãoemrelaçãoaumdeterminadorisco.

Page 6: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

6 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

(A) A–Caio;B–Bruno;C–Paulo;D–Rodrigo;e–Jonas;F–Hamilton

(B) A–Caio;B–Paulo;C–Hamilton;D–Rodri-go;e–Jonas;F–Bruno

(C) A–Caio;B–Paulo;C–Jonas;D–Hamilton;e–Rodrigo;F–Bruno

(D) A–Caio;B–Jonas;C–Bruno;D–Rodrigo;e–Hamilton;F–Paulo

21 Mariana, Paula eRenata são amigas.umadelasnamoracomJoaquim,aoutracomRobertoeaoutracomlucas.Sabe-seque:i)PaulanamoracomRobertoouMariananamoracomJoaquim;ii)SeRenatanamoracomJoaquim,entãoPaulanãonamoracomlucas;iii)SeMariananãonamoracomJoaquim,entãoRenatanamoracomJoaquim;iv)Ora,MariananãonamoracomJoaquim.

Portanto,osnamoradosdeMariana,PaulaeRena-tasão,respectivamente:(A) Joaquim,Robertoelucas.(B) Roberto,lucaseJoaquim.(C) lucas,RobertoeJoaquim.(D) Roberto,Joaquimelucas.

22 Considereasequênciadefigurasabaixo:

Seasquatrofigurasseguemomesmopadrãoló-gicodeformação,entãoosvaloresdexeYsão,respectivamente:(A) 7e2(B) 3e5(C) 2e7(D) 5e3

23 De acordo com o Decreto n. 5825/2006, oProgramadeAvaliaçãodeDesempenho,comopro-cessopedagógico,coletivoeparticipativo,abrange-rá,deformaintegrada,aavaliação,exCeTO:(A) Dasatividadesdasequipesdetrabalho.(B) Dascondiçõesdetrabalho.(C) Das atividades individuais, inclusive as das

chefias.(D) Das relações interpessoais e do teste psicos-

social.

Desta forma, qual número completaADeQuA-DAMeNTeasegundasequência?(A) 36(B) 32(C) 34(D) 38

19 Observeasequência:

Qualquadradoabaixocompletaasequência?

(A)

(B)

(C)

(D)

20 O gráfico a seguirmostra as alturasA, B,C,D,eeFde seisamigos: Jonas,Caio,Bruno,Hamilton,PauloeRodrigo,nãonecessariamentenessaordem.

Comrelaçãoaográfico,sãodadasasseguintesin-formações:•Caiotem1,65mdealtura;•Hamiltontem20centímetrosamaisdealturaqueCaioe5centímetrosamaisdealturaqueRodrigo;

• Jonastem5centímetrosamaisdealturaquePau-loe15centímetrosamenosdealturaqueBruno.

De acordo com as informações apresentadas nográficoecomosdadosinformados, identifiqueaalternativaqueassociacorretamentecadaumdosseisamigoscomcadaumadasalturas(A,B,C,D,eeF)representadasnográfico:

Page 7: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

7Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

26 emrelaçãoàlein.8.112,de11denovembrode1990,considereaafirmativaiNCORReTA:(A) Ovencimentodocargoefetivo,acrescidodas

vantagensdecaráterpermanente,éirredutível.(B) Nenhum servidor receberá vencimento infe-

rioraosaláriomínimo.(C) vencimento é a retribuição pecuniária pelo

exercíciodecargopúblico,comvalorfixadoemlei.

(D) Remuneraçãoéovencimentodocargoefeti-vo, acrescido das vantagens pecuniárias per-manentesestabelecidasemlei.

27 AssinaleaalternativaCORReTA:De acordo com o art. 19 da lei n. 8.429/1992,constituicrimearepresentaçãoporatodeimpro-bidadecontraagentepúblicoouterceirobeneficiá-rio,quandooautordadenúnciaosabeinocente.ÉCORReTOafirmarqueapenaéde:(A) Detençãodeseisadezmesesemulta.(B) Detençãodeseisadezanosemulta.(C) internaçãodeseisadezmesesemulta.(D) Reclusãodeseisadezmesesemulta.

28 Considerandoosatosdeimprobidadeadmi-nistrativa,segundoalein.8.429de1992:i-Permitiroufacilitaraaquisição,permutaoulo-caçãodebemouserviçoporpreçosuperioraodemercado;ii-Ordenaroupermitirarealizaçãodedespesasnãoautorizadasemleiouregulamento;iii-Deixardeprestarcontas,quandoestejaobri-gadoafazê-lo;iv-Percebervantagemeconômica,diretaouin-direta,parafacilitaraalienação,permutaou lo-caçãodebempúblicoouofornecimentodeser-viçoporenteestatal,porpreçoinferioraovalordemercado.

Aúnicaalternativaquecontémato(s)deimprobi-dadeadministrativaimportandoemenriquecimen-toilícitoé:(A) i,iiieiv(B) ieii(C) iii(D) iv

24 ODecreton.5.824,de29dejunhode2006,estabeleceosprocedimentosparaaconcessãodoincentivo à qualificação e para a efetivação doenquadramentoporníveldecapacitaçãodosser-vidoresintegrantesdoplanodecarreiradoscar-gostécnico-administrativosemeducação.Sobreo incentivo à qualificação assinale a alternativaCORReTA:(A) Oincentivoàqualificaçãoseráconcedidoape-

nasaosservidoresativos.(B) em duas hipóteses poderá haver redução do

percentualde incentivoàqualificaçãoperce-bidopeloservidor:aposentadoriaeaosinsti-tuidoresdepensão.

(C) Oincentivoàqualificaçãoserádevidoaoser-vidorapósapublicaçãodoatodeconcessão,comefeitosfinanceirosapartirdadatadeen-tradadorequerimentonaiFe-instituiçãoFe-deraldeensino.

(D) Ospercentuaisparaaconcessãodoincentivoàqualificaçãosão:1%paracada12mesesdecontribuição.

25 A lei n. 8.429/92, ao definir a tipificaçãodosatosde improbidadeadministrativa, instituiutermosgenéricoseabrangentesparaadefiniçãoequalificaçãodascondutasímprobas,agrupando-osemtrêscategorias,conformeobemjurídicoatin-gido.indiqueaalternativaqueapresentaCORRe-TAMeNTeastrêscategorias,conformedescritasnalein.8.429/92:(A) Atosdeimprobidadequeimportamenriqueci-

mentoilícito;atosdeimprobidadequecausamprejuízo ao erário; atos de improbidade queatentamcontraosprincípiosdaAdministraçãoPública.

(B) Atosdeimprobidadequeimportamenriqueci-mentopróprio;atosdeimprobidadequecau-samprejuízoàunião;atosdeimprobidadequeatentamcontraosprincípiosdaAdministraçãoPública.

(C) Atosdeimprobidadequeimportamenriqueci-mentoilícito;atosdeimprobidadequecausamprejuízo à união; atos de improbidade queatentam contra as normas daAdministraçãoPública.

(D) Atosde improbidadeque importamenrique-cimento próprio; atos de improbidade quecausamprejuízoàunião;atosdeimprobidadequeatentamcontraasnormasdaAdministra-çãoPública.

Page 8: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

8 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

ou supervisores podem, também, através de ummétodomenosestruturadodegestão,permitirqueosfuncionáriosiniciemsuasprópriasmudançasdefunções.Qualéestemétodo?(A) Coaching(B) Benchmarking(C) Mentoring(D) Empowerment

33 Aavaliaçãodedesempenhopodeserclas-sificada,demodogeral,comomedidoradetraçosou características de personalidade, comporta-mentosouresultados.Naavaliaçãodedesempe-nhosãoconsideradosmétodosquemensuramosresultados:(A) escala de Classificação Gráfica e escala de

ClassificaçãoComportamental(B) GestãoporObjetivoeescaladePadrãoMisto(C) Balanced ScorecardeGestãoporObjetivos(D) MétododeincidenteCríticoeMétododoensaio

34 Preenchaaslacunasabaixoevidenciandoosconceitosde(1)ClimaOrganizacionale(2)Cultu-raOrganizacional,emseguidamarqueasequênciaCORReTA:()Éaqualidadedoambientequeépercebidaouexperimentadapeloparticipantedaempresaequeinfluenciaoseucomportamento;( )Éformadaporseusvaloreséticosemorais,princípios, crenças, políticas internas e externas,sistemas.São“regras”quetodososmembrosdes-saorganizaçãoseguemeadotamcomodiretrizesepremissasparaorientaro trabalhoecomporta-mento;()Éumconjuntodecomportamentoseatitudesqueoscolaboradoresvivenciamnosseuscontatosprofissionais;()Éumconjuntodecrençasouhábitosdesen-volvidospelosseusgestores.Sãoosvaloreseen-sinamentosquevãosendoconstruídosaolongodagestãodaorganização;()Éoconjuntodenormasinformais,peloqualoscolaboradoresseorientamnodia-a-diae,assim,atingemosobjetivosorganizacionais.

A única alternativa que apresenta a sequênciaCORReTAé:(A) 2-1-1-2-1(B) 1-2-1-2-2(C) 1-1-2-1-1(D) 2-2-1-1-2

29 Conforme expresso no Código de ÉticaProfissional do Servidor Público Civil do PoderexecutivoFederal(Decreton.1.171/94),osatos,comportamentos e atitudes dos servidores públi-cosserãodirecionadospara:(A) Preservaçãodahonraedatradiçãodosservi-

çospúblicos.(B) Dignidadeezelodacoisapública.(C) Nortearoserviçopúblico.(D) Decidirentreojustoeoinconveniente.

30 Constituiatodeimprobidadeadministrati-va(lein.8429/92),quecausaPrejuízoaoerário:(A) Perceber vantagem econômica para interme-

diaraliberaçãoouaplicaçãodeverbapúblicadequalquernatureza.

(B) Realizaroperaçãofinanceirasemobservânciadasnormaslegaiseregulamentares,ouaceitargarantiainsuficienteouinidônea.

(C) Negarpublicidadeaosatosoficiais.(D) Frustraralicitudedeconcursopúblico.

31 O objetivo do Treinamento e Desenvolvi-mento (T&D) é contribuir para a realização dasmetasgeraisda empresa.Com isso emmente, éque os programas deT&D devem ser desenvol-vidos. Para ter certeza de que os investimentosemT&D causam impactomáximo no desempe-nho individualeorganizacional,deve-serecorreràabordagemsistêmicade treinamento,quedeveapresentaraseguinteordemdeexecução:(A) Projeto do programa - levantamento de ne-

cessidades-implementação–Avaliação(B) levantamento de necessidades - Projeto do

programa-implementação–Avaliação(C) Avaliação - levantamento de necessidades -

Projetodoprograma–implementação(D) Avaliação - Projeto do programa - levanta-

mentodenecessidades-implementação

32 Há dois métodos de redesenho de cargosque buscam incorporar as necessidades compor-tamentaisdosfuncionáriosàmedidaqueelesde-sempenhamsuasfunçõesindividuais:omodelodeenriquecimentodocargoeomodelodascaracte-rísticasdocargo.Oenriquecimentoeascaracterís-ticasdocargosãoprogramasespecíficos,segundoos quais gerentes ou supervisores podemmudarformalmente o cargo dos funcionários. Gerentes

Page 9: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

9Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Osdoisfatoresdestacadosnotextosãofatoresquemantêmetransmitem:(A) Arotinadetrabalho(B) Otreinamentoedesenvolvimentodepessoal(C) Aculturaorganizacional(D) Ashistóriaselinguagensdainstituição

38 Sobre a avaliaçãode desempenhodo ser-vidorpúblicofederaléCORReTOafirmarque:(A) Odesempenhoinsatisfatório,emduasavalia-

çõesdedesempenhosucessivas,nãoacarreta-ráemexoneraçãodoservidor.

(B) Érealizadaporcomissãodeavaliação,com-postaporpelomenostrêsservidoresestáveis.

(C) Aavaliaçãodosservidoresérealizadasomen-tepelogestorderecursoshumanos.

(D) Precisa ser realizada apenas se o servidornão apresentar comprometimento com suasatividades.

39 Dentre as teorias motivacionais que bus-cam explicar o comportamento das pessoas,existe uma que expõe a motivação baseada nasatisfaçãodasnecessidadeshumanas,emqueoindivíduo busca sanar suas necessidades fisio-lógicasemprimeirolugar,paradepoisbuscarasatisfação de outras necessidades, tais como asde segurança, sociais e de autoestima.A teoriaqueabordaessesaspectospodeser identificadacomo:(A) TeoriadeHerzberg(B) TeoriadeMcGregor(C) TeoriadeMaslow(D) TeoriadeMacClean

40 De acordo com as definições daTeoria deHerzberg, se um indivíduo que ocupa um cargoemdeterminadaorganizaçãoe,portanto,recebeoseusalárionodiacombinadoenovalorexatoqueestá em seu contrato de trabalho, esse indivíduoiráficar:(A) Nãoinsatisfeito(B) Satisfeito(C) insatisfeito(D) Nãosatisfeito

35 Sobre modalidades de licitação assinale aúnicaalternativaiNCORReTA:(A) Concorrência é a modalidade de licitação

entrequaisquerinteressadosque,nafaseini-cial de habilitação preliminar, comprovempossuir os requisitosmínimos de qualifica-çãoexigidosnoeditalparaexecuçãodeseuobjeto.

(B) Tomadadepreçoséamodalidadedelicita-çãoentreinteressadosdevidamentecadastra-dos,ouqueatenderematodasascondiçõesexigidas para cadastramento até o terceirodiaanterioràdatado recebimentodaspro-postas,observadaanecessáriaqualificação.

(C) Concurso é a modalidade de licitação entrequaisquerinteressadosparaescolhadetraba-lho técnico, científico ou artístico, mediantea instituiçãodeprêmiosou remuneraçãoaosvencedores.

(D) Conviteéamodalidadedelicitaçãoentrein-teressadosdoramopertinenteaoseuobjeto,cadastradosounão,escolhidoseconvidadossemumnúmerolimitepré-estabelecidopelaunidadeadministrativa.

36 Segundooart.3ºdalein.8.666/93,alicita-çãodestina-seagarantir:i) A observância do princípio constitucional daisonomia;ii)Aseleçãodapropostamaisvantajosaparaaad-ministração;iii)Apromoçãododesenvolvimentonacionalsus-tentável.

(A) Todasasalternativasestãocorretas.(B) Somenteaiestácorreta.(C) ieiiiestãocorretas.(D) Somenteaiiestácorreta.

37 Apósseraprovadoemumconcurso,Mar-cos começou a trabalhar em uma determinadainstituição pública de ensino. em seu primeirodia, foi recebido por todos os servidores comuma recepção de boas-vindas e em seguida,aprendeusobreosvaloresenormasdeseunovolocaldetrabalho(socialização).Comopassardotempo, ele percebeu que, assim como os even-tosdeboas-vindas,oalmoçodefimdeanoeasfestas de aniversário (cerimônias e ritos) eramfrequentesnaqueleambiente.

Page 10: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

10 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

dade.Sabendodisso,enumereasegundacolunadeacordocomaprimeira.

1-ConteúdodoCargo

2-MétodoseProcessos

3-Responsabilidade

4-Autoridade

()Quemoocupantedocargodeverásupervisionaroudirigir,istoé,relaçãocomsubordinados.()Representacomooconjuntodetarefasouatribuiçõesdeveráserdesempenhado.()Éoconjuntodetarefasouatribuiçõesqueoocupantedeverádesempenhar.()Aquemoocupantedocargodeveráreportar-se,istoé,suarelaçãocomsuachefia.

(A) 4,2,1,3(B) 1,2,3,4(C) 4,1,2,3(D) 3,1,2,4

44 Sãodiversososmétodosdetreinamentoparaodesenvolvimentogerencial,porexemplo,osjo-gosgerenciais(ferramentasquepermitemsimularrealidadeseavaliarcomoosfuncionáriosagiriamemsituaçõesorganizacionaishipotéticas).umdosmétodos consiste em assumir as atitudes e com-portamentodeoutros,muitasvezesdeumsuper-visoredeumsubordinadoqueestejamenvolvidosemumproblemaespecífico.Aovivenciaropapeldeoutrapessoa,osparticipantespodemaprimorarsuacapacidadedeentenderedelidarcomosou-tros.estemétodoéconhecidopor:(A) ModelagemComportamental(B) Role Playing(C) MétododeSimulação(D) Behavior Action

45 SobrePlanejamentoestratégicoeRecursosHumanos,assinaleaalternativaiNCORReTA:(A) OGerenciamentoestratégicodeRecursosHu-

manos(GeRH)éumaevoluçãodoplanejamen-todeRH,todavia,oGeRHtemumfocoestri-tamenteoperacional,exigindoqueosgerentesse tornemmaisenvolvidosnoprocesso,vistoquemuitasaçõesafetarãomúltiplossetores.

41 A T.G.S. - Teoria Geral dos Sistemas écreditada aos trabalhos do biólogoludwig vonBertalanffy (1901-1972). ele definiu SistemasAbertos como “um conjunto de elementos in-ter-relacionadose interdependentescomumob-jetivo comum” (BeRTAlANFFY, 2012, p. 19).Segundo sua visão, cada um dos elementos, aoseremreunidosparaconstituirumaunidadefun-cional maior, desenvolvem características quenãoseencontramemseuscomponentesisolados.No contexto daAdministração T.G.S. procura-seexplicarainterrelaçãoeinterdependênciadosdepartamentosdeumaorganizaçãonabuscaporobjetivostraçadosporseusgestores.Consideran-doestasinformações,éCORReTOafirmarque:(A) umsistemaabertoéumconjuntodeelemen-

tossem interaçãoentresie sem intercâmbiocomoambiente.

(B) umamudança emumdos elementos de umdeterminado sistema, não provocará mudan-çasnosdemaiselementosounatotalidadedosistemaaberto.

(C) limitesoufronteirassãoconceituadoscomoatendênciadossistemasdemantersuaenergia,suavitalidadeedissolver-senocaos,aolongodotempo.

(D) Ofeedback ouretroalimentaçãoéoconjuntodeinputscominformaçãoderetorno,nosen-tidoderegularoumanterofuncionamentodosistemadentrodecertosparâmetros.

42 Acapacidadedeadministraroconjuntodeações,incluindodiagnóstico,implantaçãodeme-lhoriaseinovaçõesgerenciais,tecnológicasege-renciaisnoambientedetrabalhoalinhadasàcultu-raorganizacional,compropriedadeabsolutaparaobem-estardaspessoasnaorganização,serefereàdefiniçãode:(A) RecrutamentoMisto(B) Treinamento(C) Qualidadedevidanotrabalho(D) Desenvolvimento

43 SegundolinongiFrança(2015),oconceitodecargossebaseianasnoçõesde:tarefa,atribui-çãoefunção.Odesenhodecargos,levaemcontaa hierarquia, posição do cargo no organograma,supervisãoe relações laterais comosoutroscar-gos.Desenharumcargo,significaestabelecerqua-trocondiçõesfundamentais:ConteúdodoCargo;MétodoseProcessos;ResponsabilidadeeAutori-

Page 11: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

11Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

(B) AQvT é determinada apenas pelas caracte-rísticas individuais, como a necessidade dosservidoresesuasexpectativas.

(C) AQvTnãoédeterminadaapenaspelas ca-racterísticas individuais, como a necessida-des dos trabalhadores ou das característicassituacionais,comoaestruturaorganizacionaletecnologia,mas,principalmente,pelaatua-çãosistêmicadestasduascaracterísticas.

(D) AQvTédeterminadaapenaspelascaracterís-ticassituacionais,comoaestruturaorganiza-cionaleatecnologiaparaaobtençãodemaiorprodutividadeequalidadenotrabalho.

48 OamericanoDavidA.Garvin(1952)écon-sideradoum“Guru”modernoquandooassuntoé Qualidade. Segundo ele, conceitualmente, aevolução do pensamento no que tange àQuali-dade pode ser dividido em quatro fases tempo-rais: inspeção - final do Séc.xviii e início doSéc.xix;controleestatístico-décadade1930e1940;garantiadaqualidade-décadade1950e1960egestãoestratégicadaqualidade–décadade1970emdiante.ParaGarvin,cadaumadessasfases apresenta uma formadiferente pelomodocom que as organizações empresariais aborda-vam aQualidade.Analise o quadro abaixo queapresentaaspectosreferentesàsformasdeabor-daraQualidade.

iTeNS Fase AbordagemdaQualidade

i inspeção Controla

ii Controleestatístico inspeciona

iii GarantiadaQualidade Constrói

iv GestãoestratégicadaQualidade Gerencia

Apartirdessaanálise,pode-seconcluirqueestãoCORReTOS:(A) Apenasositensieii(B) Apenasositensiieiii(C) Apenasositensieiv(D) Apenasositensiiieiv

(B) Oplanejamentoderecursoshumanoséopro-cessodepreveretomarmedidasparaamovi-mentaçãodepessoasparadentroepara foradeumaorganização.emgeral,seupropósitoéajudarosgerentesaalocaremrecursoshuma-nosdamaneiramaisefetivapossível.

(C) O Gerenciamento estratégico de RecursosHumanoscombinaoplanejamentoestratégi-coeoplanejamentodeRHeédefinidocomoopadrãodasalocaçõesedasatividades re-lativas a recursos humanos, que permitemqueumaorganização realize seusobjetivosestratégicos.

(D) embora o planejamento tenha sido sempreumprocessoessencialdegestão,amaiorên-fasenoPlanejamentodeRecursosHumanospassaaserfundamentalquandoasempresasconsideramestratégiasglobais,fusões,realo-caçãode fábrica, inovação,downsizing, out-sourcing, offshoringoufechamentodeinsta-laçõesoperacionais.

46 Sobre benefícios decorrentes daQualidadedevida noTrabalho (QvT) com base nos itensabaixo,indiqueaalternativacorreta:i-Reduzabsenteísmo;ii-Aumentaarotatividade;iii-Reduzafadigaeaintegraçãosocial;iv-Promoveodesenvolvimentodenovashabili-dades;v-Aumentaaprodutividadeeelevaoníveldesa-tisfaçãodosfuncionários.

estãoCORReTAS:(A) Apenasi,ii,ivev(B) Apenasi,ii,iiieiv(C) Todasasalternativasestãocorretas(D) Apenasi,ivev

47 emumdeterminadoórgãopúblicoestáha-vendoumadiscussãoentreogerenteeosservido-ressobreaqualidadedevidanotrabalho(QvT).Considerando os principais fatores que determi-namaQvT,éCORReTOafirmarque:(A) Nãoháduasposiçõesantagônicas,emborahaja

deumladoareivindicaçãodosservidoresquan-toaobem-estareasatisfaçãonotrabalhoe,deoutro,ointeressedogerentequantoaoaumentodaprodutividadeequalidadedotrabalho.

Page 12: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - … · Provimento de Cargos téCniCo-administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015 ... setor de RH, diga-lhe que já

12 Cargo: TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS - Edital n. 864/2015

50 OFluxodeCaixaOperacional constitui-senuminstrumentofinanceiro,decarátergerencial,quepermiteaosgestoresdeumaorganizaçãoto-mardecisõessobreofuturofinanceirodaorgani-zação. elaborado em períodos, o fluxo de caixadevecompreenderumresumodocronogramadepagamentodasdespesas, do recebimentodas re-ceitasprevistaseépocasderealizaçõesdospaga-mentosparciaisoutotaisdeobrigações,bemcomodenovasobrigaçõesacontratar.Sobreesseinstru-mento,analiseasassertivasabaixo:i.Registra as projeçõesdas entradas e saídas derecursosdocaixa;ii.Permitepreverosperíodosdeapertooufolgafinanceira;iii. Somente deve ser utilizado em organizaçõescomfinslucrativos.

Sobreasassertivasacima,pode-seafirmar:(A) Apenasasassertivasiieiiiestãocorretas.(B) Asassertivasi,ii,iiiestãocorretas.(C) Apenasasassertivasieiiestãocorretas.(D) Asassertivasieiiiestãocorretas.

49 Osdiversosdepartamentosouáreasdeumaorganizaçãoempresarialcomfinslucrativostra-balhamcoordenadamente-mesmoquehajaentreeles alguns processos que tenham sido terceiri-zados-empregandoosrecursosdisponíveisparaque,essaorganizaçãopossaatingirosobjetivospreviamentetraçadosporseussóciose/ougesto-res,sendoumadessasmetas,aobtençãoderesul-tadosfinanceirospositivos, istoé, lucro.Dentreas diversas áreas que comumente formam umaorganização empresarial, temos aCONTABili-DADe e o DePARTAMeNTO FiNANCeiRO.Analiseasafirmaçõesaseguirqueabordamestesdoisdepartamentos:i- O departamento financeiro está preocupadoprincipalmentecomainterpretaçãoeapresentaçãocorretadosdadoseconômicosefinanceiros,paraqueoutrasáreasdaempresa tomemdecisõesne-cessárias;ii-Acontabilidadeestáfocadanainterpretaçãodedados econômicos efinanceiros fornecidospelasdemaisáreasdaorganização,visandoàtomadadedecisãoemassuntosfinanceirose,posteriormentetraçarestratégiasdenegócios;iii-entreacontabilidadeeodepartamentofinan-ceironãohánenhuma ligação, ou seja, cadade-partamentotrabalhaisoladamenteparafornecerasmesmasinformaçõesaossóciosque,porsuavez,tomarãoasdecisõesnecessáriasaobomandamen-todonegócio.

Sobreasassertivas,pode-seafirmarque:(A) Apenasaassertivaiiestácorreta.(B) Apenasaassertivaiestácorreta.(C) Asassertivasieiiestãocorretas.(D) Asassertivasiieiiiestãocorretas.