tecnologia sika para betão projectado · a matriz do betão ganha presa devido à reacção de...

20
Tecnologia Sika ® para betão projectado

Upload: vuongphuc

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

Tecnologia Sika® parabetão projectado

Page 2: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

2

Estabilização de taludes

Reparação e reabilitação

Arte na arquitectura

Túneis e minas

Page 3: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

3

Tecnologia de betão projectado Sika®

...a solução personalizada!

Page 4: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

4

Tecnologia de betãoprojectado Sika®

O betão projectado reúne várias facetas da tecnologia moderna do betão em termos de manuseamento de materiais e química de adjuvantes para betão. Exigências crescentes quanto à razão custo/eficácia e protecção da saúde e do ambiente significam que a tecnologia de betão projectado está em permanente desenvolvimento. Os produtos Sika para betão projectado representam a mais recente geração de tecnologia de ponta. Unificam cem anos de conhecimento, economia e qualidade. A Sika disponibiliza soluções!

A multiplicidade de exigências relativas ao betão projectado nos dias de hoje não admite soluções padrão. Dependendo do processo de aplicação e da estrutura, diversos desafios se colocam ao betão projectado. Enquanto na construção de túneis o betão projectado é normalmente usado para estabilizar a escavação, nas minas abertas e nos grandes estaleiros o mesmo serve para a estabilização de taludes. Nas reabilitações de pontes, o betão projectado pode ser usado especificamente para dispensar a utilização de cofragem. Ao longo de décadas de actividade na área da construção, Sika conta com um conhecimento profundo das dificuldades da construção. A Sika disponibiliza soluções que permitem ultrapassar estes desafios.

A Sika domina todas as tecnologias do betão projectado, desde a projecção por via húmida a via seca. Graças ao desenvolvimento da nossa gama de máquinas de projecção Aliva®, à investigação e produção de adjuvantes como Sigunit® e Sika® ViscoCrete®, e aos anos de experiência na construção de túneis e nos principais projectos de construção, Sika é o parceiro ideal para os principais donos de obra, projectistas e empreiteiros. A inovação é o factor de sucesso dos produtos Sika, dado que apenas a inovação domina as elevadas exigências em termos de protecção do ambiente, razão custo/eficácia e qualidade. O nosso grande sucesso fala por nós. Importantes projectos como o Túnel Ferroviário de Gotthard ou Karahnjukar estão a ser construídos com tecnologias Sigunit® e Sika® ViscoCrete®. Estes produtos estão sujeitos aos requisitos do sistema de gestão ambiental a nível mundial "Responsible Care®", que obriga a uma melhoria contínua do desempenho nas áreas da saúde, segurança e protecção do ambiente.

Page 5: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

5

Page 6: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

6

Processos de projecção

Processos de fluxo diluído e fluxo denso

O betão projectado pode ser aplicado por via seca ou via húmida. Utilizam-se dois processos diferentes. A escolha do método de projecção depende sobretudo da aplicação, da estrutura da obra, da quantidade de transporte e da distância de transporte.

No processo de fluxo “denso”, o betão é colocado através de bombagem ao passo que, no processo de fluxo "diluído", o betão é conduzido através de tubagens por meio de ar comprimido.

Ambos os processos apresentam vantagens específicas.

Processo de fluxo diluído: Elevada flexibilidade. Processo simples. Menores requisitos em termos da composição de betão.

Processo de fluxo denso: Projecção de grandes quantidades. Necessidade reduzida de ar. Produção reduzida de pó.

Page 7: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

7

Processo de fluxo diluído Processo de fluxo densoAs máquinas de rotor transportam o betão pneumaticamente por meio de ar (fluxo diluído), de modo a que, no bico de projecção, o betão não tenha de ser uniformizado adicionalmente. A vantagem deste processo é que permite a projecção de betão por via húmida ou via seca. Dado que as máquinas de projecção para o processo de fluxo diluído são substancialmente mais pequenas do que as empregues para o processo de fluxo denso, esta técnica é mais usada para aplicações na área da reabilitação onde são frequentes as limitações espaciais que dificultam o trabalho.

Quando é necessário aplicar quantidades substanciais, o betão é bombado através de tubagens num fluxo denso até ao bico de projecção, onde é projectado por ar comprimido. O acelerador é misturado no betão com o ar comprimido. No bico dá-se a mistura entre betão-acelerador, transformando-o num jacto de projecção. Graças à elevada capacidade de débito, este método é empregue por um lado para a estabilização da escavação na construção de túneis e, por outro lado, para a estabilização de grandes taludes.

Dry / Wet Mix

Air

Water / Air

Liquid Accelerator

Concrete Spraying Machine

Dosing Pump Água/ar

Máquina de projectar betão

Bomba doseadora

Aceleradorlíquido

Ar

Mistura seca/húmida

Air

Liquid Accelerator

Concrete Spraying Pump

Dosing Pump

Wet MixMistura húmida

Bomba de projectar betão

Bomba doseadora

Aceleradorlíquido

Ar

Page 8: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

8

Tecnologia do produto Com os adjuvantes para betão projectado e tecnologia de aplicação Sika, os desafios individuais são ultrapassados de forma objectiva. A construção moderna de túneis começou por ser possível com o betão projectado. O betão projectado deve apresentar uma trabalhabilidade suficiente e um desenvolvimento da resistência extremamente rápido. A segurança profissional e a protecção ambiental passaram a ser factores determinantes no desenvolvimento de adjuvantes para o betão projectado. Consequentemente, os produtos respeitam normas internacionais e são extremamente económicos.Através do uso de adjuvantes Sika de alta qualidade para o betão projectado, os processos podem ser optimizados e a durabilidade é substancialmente melhorada.

A tecnologia Sika® ViscoCrete® controla a trabalhabilidade e aumenta a durabilidade do betão projectado. Sika® ViscoCrete®

reduz substancialmente a quantidade de água de amassadura do betão e, ao mesmo tempo, aumenta a sua trabalhabilidade. Os produtos Sika® ViscoCrete® são compatíveis com a gama Sigunit®; o desenvolvimento da resistência do betão projectado é positivamente influenciado pela interacção do superplastificante e do acelerador.

SikaTard® regula a hidratação do betão projectado. Isto permite um alargamento praticamente arbitrário da trabalhabilidade do betão projectado. O betão projectado acabado de misturar pode ser aplicado sem dificuldade ao longo de períodos de tempo definidos pelo utilizador desde algumas horas até 72 horas.

Soluções selectivas com adjuvantes e tecnologia de aplicação Sika®

Elevada redução de água. Melhor trabalhabilidade. Trabalhabilidade controlada.

Trabalhabilidade ajustável. Sem necessidade de limpeza de bombas e

tubagens durante a fase de retardamento. Interacção comprovada com Sigunit® e

Sika® ViscoCrete®.

Os grãos de cimento são repelidos uns dos outros por Sika® ViscoCrete® através de forças electrostáticas e estéricas. Assim, o betão pode ser processado de forma optimizada também com uma baixa razão água/cimento.

SikaTard® retarda a cristalização e permite uma longa trabalhabilidade do betão.

Superplastificantes

Adjuvantes retardadores de presa

Page 9: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

9

SikaShot® Estabilização SikaCem®-Gunite Impermeabilização Sikacrete® F Protecção

contra incêndios

Sigunit® desenvolve rapidamente a presa do betão projectado e acelera o desenvolvimento de resistências nas primeiras horas.A tecnologia Sigunit® inclui uma ampla gama de aceleradores de presa adaptados aos diversos processos de projecção e procedimentos construtivos.

As argamassa projectadas Sika® são prontas a utilizar em aplicações especializadas, como reabilitação, impermeabilização ou protecção contra incêndios. As argamassas projectadas prontas a utilizar proporcionam uma elevada flexibilidade nos estaleiros, na medida em que os materiais podem ser armazenados por longos períodos de tempo e projectados por máquinas mais pequenas.

Os sistemas de rotor Aliva® são máquinas de projecção de betão robustas e de desgaste reduzido. Graças ao design em sistema modular, as unidades individuais podem ser combinadas para se adaptarem aos respectivos requisitos específicos de cada objecto. A área de actividade no betão projectado pode ser categorizada em quatro campos.

Máquinas de rotor Aliva®. Unidades doseadoras Aliva®. Robôs de projecção TBM Aliva®.

Os sistemas de grande escala Sika®-PM são empregues nos projectos de tamanho intermédio a grande. Estes dispositivos de projecção estão equipados com um rotor ou uma bomba para betão e transportam exclusivamente betão projectado por via húmida. Estes sistemas oferecem um elevado grau de flexibilidade para a projecção mecanizada do betão.

A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite.

Desenvolvimento de resistências iniciais elevadas.

Segurança no manuseamento. Garantia de elevada durabilidade. Ricochete reduzido.

Sistema de projecção de betão Sika®-PM407. Sistema de projecção de betão Sika®-PM500.

Aceleradores

Argamassas projectadas

Equipamento de projecção de betão

Page 10: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

10

RequisitosAs exigências colocadas ao betão projectado são diversas. Dependendo da aplicação, exige-se uma manutenção da consistência elevada, um elevado débito de projecção ou uma qualidade adaptada. As preocupações relativas à razão custo/eficácia, protecção ambiental e segurança profissional estão constantemente em primeiro plano.

A tecnologia de betão projectado Sika reúne todas as necessidades e possibilita um ajustamento do betão projectado aos desejos do construtor, do projectista e do empreiteiro.

Hoje em dia, uma grande parte do betão projectado é empregue na construção de túneis. Sobretudo nestas construções subterrâneas, o desenvolvimento da resistência desempenha um papel central. Idealmente o betão projectado devia ser possível aplicar de forma muito rápida e em camadas o mais espesso possível, mas há que ter alguns cuidados.As resistências do betão projectado recentemente aplicado dividem-se em três classes: J1, J2 e J3 (EN 14487).

A dinâmica optimizada entre a tecnologia de aplicação e a composição aumenta a eficiência em termos económicos

Foto: AlpTransit Gotthard AG

Page 11: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

11

10

1

0.1

6 1 6 12 24

100

Resi

stên

cia

à co

mpr

essã

o f c [

MPa

] Classe J3Classe J2Classe J1

Minutos Horas

O betão projectado de Classe J1 é adequado para a aplicação em camadas finas numa base seca. Não são colocados requisitos estruturais no betão projectado durante as primeiras horas após aplicação.

O betão projectado de Classe J2 é usado para tarefas nas quais a aplicação deve ocorrer rapidamente em camadas espessas. É adequado em circunstâncias de ligeiras infiltrações de água e em zonas após trabalhos de perfuração e rebentamento.

O betão projectado de Classe J3 é empregue em zonas de rocha altamente frágil e grandes infiltrações de água. Devido ao endurecimento rápido, é gerado mais pó e ricochete, motivos que levam a que o betão projectado de classe J3 só seja utilizado em casos especiais.

Classes de resistência inicial (EN 14487-1)

Page 12: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

12

Dono de obra Projectista

RequisitosDependendo do método de estabilização dos taludes, o betão projectado está sujeito a diferentes requisitos. As camadas de protecção temporária requerem uma durabilidade inferior ao betão projectado definitivo. A razão custo/eficácia é considerada tendo em conta quer a tecnologia de aplicação adaptada à situação quer o betão projectado adaptado ao método. Para garantir a sustentabilidade e a segurança, o homem e o material estão sujeitos às maiores exigências de qualidade.

Isto implica: Elevada durabilidade e qualidade com baixa manutenção. Construção sustentável. Relação custo-eficácia. Fiabilidade. Segurança.

RequisitosO projectista coloca exigências elevadas na composição do betão projectado. Por um lado, o desenvolvimento rápido da resistência deve garantir um bom desempenho na construção de túneis, e por outro é também exigida uma elevada ductilidade (fibras de aço). A resistência ao gelo e aos ciclos gelo/degelo, sulfatos, impermeabilidade e resistência final elevada são também avaliados como indicadores da durabilidade. Deste modo, os aspectos económicos incluem baixo ricochete, débito alto e o respeito dos (ou) pelos requisitos com uma camada mais fina possível.

A maior importância é dada aos seguintes aspectos: Liberdade na composição e conformidade com as normas. Sustentabilidade. Durabilidade e qualidade. Comportamento mecânico. Funcionalidade técnica.

SoluçõesPara a prossecução dos objectivos supra-indicados, é essencial um sistema devidamente ajustado. Um acelerador de presa sem alcalis, combinado com um betão de elevada durabilidade, garantirá estas necessidades.

A Tecnologia Sika® para betão projectado ofereceas seguintes possibilidades: Elevada durabilidade devido a uma baixa razão água/cimento com

Sika® ViscoCrete®. Aplicação cuidadosa e segura com Sigunit®. Reparação e protecção resistente com argamassas projectadas. Aplicação sustentável devido a sistemas comprovados.

SoluçõesA resistência da estrutura a todas as influências que podem ocorrer numa construção subterrânea é uma tarefa repleta de desafios para o projectista. Maiores requisitos económicos e ambientais exigem soluções sustentáveis.

Para a prossecução dos objectivos enumerados, a Tecnologia de betão projectado Sika® oferece soluções para este desafio: Impermeabilidade do betão endurecido facilitada pela grande

capacidade de redução de água devida a Sika® ViscoCrete®. Excepcional desenvolvimento de resistências devido à utilização de

Sigunit®. Argamassas projectadas para reparação e protecção duradouras da

estrutura. Sistemas comprovados em termos de normas e meio ambiente.

Page 13: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

13

Empreiteiro

RequisitosO empreiteiro empenha todos os esforços para satisfazer os requisitos com encargos justificados. A segurança no trabalho é enfatizada com o intuito de proteger os funcionários e para evitar dispendiosas interrupções do trabalho. A mais elevada resistência inicial, um grande débito das máquinas e, ao mesmo tempo, um ricochete mínimo aumentam a relação custo/eficácia do ponto de vista do técnico da aplicação. Longos períodos de trabalhabilidade, camadas projectadas espessas com uma composição optimizada da mistura, um manuseamento e armazenamento fáceis aumentam a qualidade do betão projectado.

Esta ligação directa significa: Um betão trabalhável. Aplicação rápida e fácil do betão projectado. Um bom acabamento. Sistemas rentáveis de betão projectado. Segurança no trabalho.

SoluçõesO foco do empreiteiro no que respeita à aplicação do betão projectado abrange, por um lado, um desenvolvimento rápido da resistência na fase inicial. Por outro lado, a rentabilidade do sistema é de enorme importância.

Para satisfazer estes requisitos, a Tecnologia de betão projectado Sika® apoia a sua aplicação: Elevada resistência inicial através do uso de Sigunit®. Betão trabalhável durante longos períodos devido à adição de

SikaTard®. Processamento melhorado do betão graças a Sika® ViscoCrete®. Reparação e protecção rápidas e fáceis com argamassas

projectadas prontas a utilizar. Aliva® & Sika®-PM máquinas resistentes e de desgaste reduzido

para a projecção de betão com aplicação eficiente. Soluções aprovadas que respeitam os requisitos técnicos em termos

de saúde e segurança dos trabalhos.

Page 14: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

14

100

1

0.1

0' 12h 7d 28d

Resi

stên

cia

inic

ial [

MPa

]

Tempo

10

0.0160' 4h 1d

Hilti : yi =59.727e-0.0388xi

Carote: yi = —

Penetrómetro : yi =

FiA

3.823+xi649.7

Apoio técnico

Para adaptar as propriedades do betão projectado de um certo modo aos complexos desafios encontrados na construção de túneis, a Sika mantém os seus próprios laboratórios de betão projectado e uma rede mundial de peritos em betão projectado a trabalhar em conjunto.

A combinação óptima entre os adjuvantes e o cimento pode ser determinado no laboratório de projecção; isto garante uma razão custo/eficácia favorável em obra. Com os seus conhecimentos pormenorizadas da tecnologia da aplicação, garantia da qualidade e adjuvantes para betão projectado, os especialistas em betão projectado ajudam os projectistas e os empreiteiros a encontrar a melhor composição de acordo com os requisitos.

SikaSprinter® é o laboratório de projecção móvel da Sika e mantém- -se disponível para transportar projectos de investigação do laboratório para a obra. Esta forma de desenvolvimento de produto Sika, liga o know-how da investigação e desenvolvimento à experiência dos operadores nas condições da obra.

A monitorização do desenvolvimento de resistência do betão projectado é levada a cabo por penetração do betão projectado até valores aproximados de 15 MPa e valores mais altos, por meio de medições da pressão feitas em amostras de carotes.

Soluções personalizadas para todas as aplicações

Determinação da resistência inicial

Page 15: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

15

8

2.5

12Va

lor d

e pH

Acelerador convencional

Intervalo seguro para os tecidos humanos e o sistema vascular

Acelerador sem alcalis

1

Conforms to the EFCA envi-ronmental quality standard

Oppfyller den europeiske tilsetningsstofforenings miljokriterier

Uppfyller miljökrav enligt EFCA

EQEuropean Federation ofConcrete Admixtures Associatio

ns

Conforms to the EFCA envi-ronmental quality standard

Oppfyller den europeiske tilsetningsstofforenings miljokriterier

Uppfyller miljökrav enligt EFCA

EQEuropean Federation ofConcrete Admixtures Associatio

ns

Conforms to the EFCA envi-ronmental quality standard

Oppfyller den europeiske tilsetningsstofforenings miljokriterier

Uppfyller miljökrav enligt EFCA

EQEuropean Federation ofConcrete Admixtures Associatio

ns

Conforms to the EFCA envi-ronmental quality standard

Oppfyller den europeiske tilsetningsstofforenings miljokriterier

Uppfyller miljökrav enligt EFCA

EQEuropean Federation ofConcrete Admixtures Associatio

ns

A mais recente geração de adjuvantes para betão projectado Sika está em conformidade com a norma internacional "Actuação Responsável", que estabelece princípios básicos em termos de segurança, saúde e protecção ambiental. Os produtos estão, além disso, sujeitos a testes rigorosos. Estes mais recentes desenvolvimentos são, assim, classificados de acordo com as directrizes europeias (Selo EFCA) como inofensivos para a saúde e não-perigosos em termos ambientais.

Os aceleradores não-tóxicos e sem alcalis têm um pH baixo. Ao contrário dos aceleradores de geração mais antiga, eles apresentam um risco mais baixo para as pessoas e para o ambiente em termos de transporte, armazenamento e utilização. A projecção atomizada não contém quaisquer aerossóis aceleradores cáusticos, evitando deste modo lesões da pele, olhos ou membranas mucosas.

Sustentabilidade

Compromisso Sika para com a segurança, o ambiente e a saúde

Valor de pH

Page 16: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

16

O betão projectado pelo mundo...

Projecto Terceira Central Hidroeléctrica a fornecer energia eléctrica à PT INCO – a maior mina de níquel na Indonésia.Empreiteiro geral: Kajima-PP.Consultor: SNC LAVALIN.Dono de obra: PT International Nickel Indonesia. Requisitos Betão projectado com 40 MPa de resistência, com uso de fibra de aço especificado como reforço estrutural.Betão projectado de via húmida com manutenção da consistência até 60 minutos usando cimento e agregados locais.

Soluções SikaUtilização de Sika® ViscoCrete® SC-305 para garantir a trabalhabilidade pretendida e uma elevada redução da água para assegurar a obtenção de um betão projectado de elevada resistência. Sigunit® L53-AF MY é empregue como acelerador. Aliva®-503 é usada para projecção em áreas estreitas e taludes, ao passo que Aliva®-285 modificada é usada no túnel.

Projecto da central hidroeléctrica Karebbe, Indonésia

Page 17: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

17

Projecto da central hidroeléctrica Karebbe, Indonésia

Projecto Até 2017, a nova linha férrea de trajectória plana através dos Alpes Suíços vai ligar as redes ferroviárias de alta velocidade da Europa. O núcleo da nova ligação é o Túnel Gotthard, com 57 km de comprimento. A Sika foi um participante significativo na estabilização da escavação e expansão desta estrutura do século.

Requisitos As elevadas exigências inerentes ao trabalho interior, que devem garantir uma durabilidade de 100 anos, também requerem um elevado desempenho por parte do betão projectado. Com o material de escavação processado e os cimentos de elevada durabilidade, esperava-se atingir um desenvolvimento de resistência de classe J2. Apesar das longas distâncias de transporte e das elevadas temperaturas, a trabalhabilidade do betão projectado teve que ser garantida por mais do que três horas.

Soluções SikaPara satisfazer os elevados requisitos realizaram-se testes intensivos de pré-qualificação na galeria de testes Hagerbach na Suíça. Entre outras características optimizadas para a estabilização da escavação estavam a resistência a sulfatos, a resistência inicial, a trabalhabilidade e, para o poço de acesso vertical com 800 m de comprimento no estaleiro Sedrun, a resistência ao fogo do betão projectado.

Sika® ViscoCrete® Superplastificante Sigunit®-L AF Acelerador de presa do betão projectadoSikaTard® Retardador de presaSikaPump®-Start 1 Auxiliar de bombagem inicialSikaPump® Estabilizador e auxiliar de bombagemSikaFume® Sílica de fumoSika®-PM Sistemas de projecção de betãoAliva® TBM-RobotsSikaPlan® Membranas de túnel

Nova ligação ferroviária através dos Alpes, túnel ferroviário Gotthard, Suíça

Page 18: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

18

ProjectoNo Este da Islândia, está a ser desenvolvida uma enorme estação hidroeléctrica que irá gerar 690 MW de potência. O projecto inclui diversas barragens de grandes dimensões e um sistema de túneis com mais de 60 km de comprimento. O núcleo consiste numa barragem de alvenaria tosca com 190 m de altura com uma superfície de betão.

Requisitos As longas distâncias de transporte e as temperaturas muito baixas exigiram soluções logísticas especiais para o betão projectado. As máquinas de projecção de betão tiveram também que respeitar requisitos especiais, dado que são usadas tanto em grutas como em galerias apertadas.

Soluções SikaDevido às condições climáticas extremamente duras, empregaram-se aceleradores em forma de pó passíveis de serem dissolvidos em água no próprio local imediatamente antes da utilização. Consequentemente, foi possível diminuir os custos de logística e aumentar consideravelmente os tempos de armazenamento. Utilizaram-se sistemas de projecção de betão modulares, com elementos como a bomba Sika®-PM 702 e a lança telescópica Aliva®-302 montados nas vagonetas.

Sika® ViscoCrete® SuperplastificanteSigunit® AF Acelerador de presa do betão projectado Sika®-PM Sistemas de projecção de betãoAliva® TBM-RobotsSikaPump® Estabilizador e auxiliar de bombagemSika Aer® Introdutor de arSikaFiber® Fibras de aço

Projecto hidroeléctrico de Kárahnjúkar, Islândia

Page 19: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

19

Projecto O projecto consiste numa barragem de terra com 1.300 hectares de reservatório, 116 metros de altura, com um núcleo impermeável central, onde o trabalho no túnel foi enfatizado. Os túneis de desvio e os túneis de adução, com 15 km de comprimento e diferentes diâmetros, foram totalmente revestidos com Sigunit®-L22, usando um braço robótico. O betão projectado também foi usado no talude, onde fornecemos duas máquinas Aliva®-246.

Requisitos O empreiteiro no local exigiu produtos de alta qualidade com sistemas de qualidade ISO 9000. Além disso, colocamos à disposição o nosso apoio técnico, um laboratório móvel, directamente no local de trabalho. Demos formação bastante abrangente e assistência no local. Como a Sika Argentina SAIC garantia todos os requisitos, conseguimos ser os fornecedores de mais de 90% do projecto dentro do campo dos nossos produtos.

Central hidroeléctrica de Potrerillos, Argentina

Soluções SikaConstrução de betão: Sikament® Sigunit®-L22 Injecção na rocha: Sika® ViscoCrete®-6 Selagem: Sikaflex®-11 FC+

Juntas: Lâminas Sika® em PVC tipo 22Ancoragens: Sika Grout® 212 Sikadur®-42

Page 20: Tecnologia Sika para betão projectado · A matriz do betão ganha presa devido à reacção de Sigunit® com a calda de cimento, o que leva a um aumento da formação de etringite

São aplicáveis as Condições Gerais de Venda mais recentes.Consulte a Ficha de Produto antes de qualquer utilização e processamento.

Sika Portugal - Produtos Construção e Indústria, SARua de Santarém, 113 Apartado 27684401-601 V. N. Gaia PortugalTel. +351 223 776 900 Fax +351 223 702 [email protected] www.sika.pt ©

Sik

a Po

rtuga

l, SA

- A

SSS

- 06

/201

0 - T

ipog

rafia

Nov

a

O seu parceiro a nível mundial

Sika® - integrada a nível global, presente a nível local

Sika® é uma empresa da indústria química globalmente activa e integrada - líder mundial no fornecimento de materiais para selagem,

colagem, isolamento, reforço e protecção de estruturas pesadas no segmento da construção e indústria.A presença local em qualquer ponto do mundo com subsidiárias em mais de 70 países e com mais de 11.000 colaboradores une osclientes à Sika

®, garantindo o sucesso de todos os parceiros.