tecnologia da informaÇÃo como vantagem … · partindo deste ponto, estratégia existe para...

14
Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 201 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA AS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NAS EMPRESAS DE MÉDIO PORTE EM CATALÃO-GO Sebastião Carlos dos Santos 1 Lacordaire Kemel Pimenta Cury 2 Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância da gestão da tecnologia da informação em médias empresas, assim como verificar se elas utilizam essa ferramenta de gestão e de que forma. Foi feito um levantamento teórico sobre a gestão da informação nas organizações; no segundo, buscando-se mostrar como se dá a vantagem competitiva organizacional, assim como suas especificações. A partir disso, foram feitos estudos de casos sobre a aplicação da tecnologia da informação em 40 médias empresas da cidade de Catalão - GO, enfatizando-se a necessidade do planejamento de gestão da informação como fator de incentivo à competitividade. Verificou-se a falta de preocupação das empresas com essas ferramentas e a dificuldade para percepção de oportunidades e ameaças a elas relacionadas. 1. Introdução Num mercado extremamente competitivo, uma empresa, para ser bem sucedida, precisa angariar a maior parcela possível do mercado. As principais variáveis que orientam o jogo mercadológico da concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto aos consumidores. 1 Graduado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC; 2 Professor e coordenador do curso Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superior de Catalão, Doutor em Ciências, Mestre em Ciências, Pós-graduado em Gestão Empresarial e Informática em Educação e graduado em Análise e Sistemas, pela Universiade Federal de Uberlândia – UFU.

Upload: buitu

Post on 11-Sep-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 201

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMOVANTAGEM COMPETITIVA PARA AS

ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASONAS EMPRESAS DE MÉDIO PORTE EM

CATALÃO-GO

Sebastião Carlos dos Santos1

Lacordaire Kemel Pimenta Cury2

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a importância da gestão da tecnologiada informação em médias empresas, assim como verificar se elas utilizamessa ferramenta de gestão e de que forma. Foi feito um levantamentoteórico sobre a gestão da informação nas organizações; no segundo,buscando-se mostrar como se dá a vantagem competitiva organizacional,assim como suas especificações. A partir disso, foram feitos estudos decasos sobre a aplicação da tecnologia da informação em 40 médiasempresas da cidade de Catalão - GO, enfatizando-se a necessidade doplanejamento de gestão da informação como fator de incentivo àcompetitividade. Verificou-se a falta de preocupação das empresas comessas ferramentas e a dificuldade para percepção de oportunidades eameaças a elas relacionadas.

1. Introdução

Num mercado extremamente competitivo, uma empresa, para serbem sucedida, precisa angariar a maior parcela possível do mercado. Asprincipais variáveis que orientam o jogo mercadológico da concorrênciasão o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de vendae a imagem de que o produto goza junto aos consumidores.

1 Graduado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão - CESUC;2 Professor e coordenador do curso Sistemas de Informação do Centro de Ensino Superiorde Catalão, Doutor em Ciências, Mestre em Ciências, Pós-graduado em Gestão Empresariale Informática em Educação e graduado em Análise e Sistemas, pela Universiade Federalde Uberlândia – UFU.

Page 2: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012202

Para melhorar a competitividade, as empresas devem buscar aeficiência de todo o processo produtivo. Processos mal gerenciadossãoresponsáveis pela perda de lucro e desperdícios de tempo, tornando o custoe a capacidade competitiva da empresa bem limitados.

Nas últimas décadas, o surgimento de sistemas integrados deinformação forneceu às empresas novas ferramentas para auxiliar na gestão,análise e acompanhamento de seus processos. Para as empresas de maiorporte, a adoção desses sistemas é indispensável, pois é a única forma dereunir as informações e permitir o acompanhamento integrado por parte daequipe gestora. Nas de menor porte, tais ferramentas tendem a sersimplificadas, pois a estrutura reduzida facilita o processo de gestão. Situadasentre esses dois grupos, nem sempre as empresas de médio porte conseguemperceber a importância da gestão da informação como ferramenta de gestão,e com isso perdem oportunidades de crescimento e de lucratividade.

O presente estudo teve por objetivo buscar respostas para osquestionamentos que cercam os benefícios trazidos pela implementação deum sistema de informação integrado para a gestão da organização everificar as mudanças sofridas com a implantação do sistema de informaçãopara as empresas de médio porte.

2. A TI como Vantagem Competitiva das Empresas

As constantes mudanças globais e o constante avanço tecnológicofizeram com que empresas se vissem inseridas num mercado cada vez maiscomplexo e acirrado. A busca por melhorias que tornassem os custos parase produzir cada vez menores, aumentando assim os ganhos com aprodutividade, tornou a tecnologia da informação uma palavra tãoimportante quanto é a sobrevivência de uma empresa no mercado detrabalho atual.

Não há dúvidas de que a tecnologia da informação mudou a formade pensar das empresas, nos dias de hoje; da microempresa até amultinacional, todas devem ter o máximo possível de tecnologia, não sóno que diz respeito à informática, mas também no que se refere a áreahumana e profissional.

Para Ramos e Ferreira (2005, p. 70), a tecnologia da informaçãoestá vinculada a diversas áreas empresariais:

A área de tecnologia de informação está intimamente ligada àsdiversas transformações ocorridas nas empresas. Atualmente, a TIestá inserida em praticamente todas as atividades empresariais,

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 3: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 203

dando suporte para a melhoria na qualidade de serviços eprodutos. Encontram-se exemplos do uso da TI nos níveisoperacionais, de conhecimento, gerencial e estratégico, tornandoos investimentos em tecnologia cada vez mais altos e maisconstantes.

A Tecnologia dainformação compõe-setanto de elementos dainformática, como softwares, hardware, redes intra e extranet, internet,como também de estratégia e informação (RAMOS E FERREIRA 2005).Trocar todos os computadores velhos de uma empresa por novos, nãonecessariamente significa que os gestores fizeram uma prática 100%pertencente à TI; muitas vezes estas estações de trabalho são substituídassimplesmente por estarem dando prejuízo, devido ao desgaste que o tempoprovocou. Tornar uma empresa suficientemente auto-eficaz de se informarsobre sua infraestrutura, seu quadro de funcionários, seus negócios, clientes,posicionamento de mercado, são algumas das informações estratégicas queuma empresa pode adquirir praticando a TI.

Para Luftman (1996), a tecnologia da informação pode ser dividaem duas partes, a primeira é representada por infraestrutura e a segundapor informação e estratégica, como mostra a Figura 1.

Figura 1 - Tipos de Tecnologia da Informação.

Fonte: Ramos e Ferreira (2005, p. 71 apud LUFTMAN 1996)

Empresas que conseguem ou conseguirem funcionar naturalmentecom os três tipos de TI, tecnologia da informação de infraestrutura,informação e estratégia, possivelmente conseguirão criar e retirar novosserviços e produtos do mercado, sem perder clientes no mercadoconsumidor.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 4: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012204

Investir em TI aumenta a produtividade da empresa e permite queela desenvolva novos produtos e serviços, ou até mesmo possibilita odesenvolvimento de seus processos exclusivos, o que abre novos mercados(OLIVEIRA 2008).

Investimentos em TI, na maioria das vezes, são justificados pelanecessidade de acompanhar um concorrente ou o mercado; porém, paraRamos e Ferreira (2005, p. 73), “[...] quanto mais se investir em TI, maioresserão a rentabilidade, o desempenho no mercado e a satisfação dos clientes”.

2.1. Planejamento Estratégico

Surgido na década de 70, Kotler (1992) relaciona o PlanejamentoEstratégico (PE) com três ideias básicas: uso de investimentos ao invésde gastos; realização constante de avaliações de lucro potencial e;planejamento estratégico como pura estratégia. Para cada segmento de bensou serviços, a empresa deve realizar PE para identificar todas as variáveispossíveis como concorrência, objetivos e satisfação dos clientes.

Kotler (1992, p. 63) explica que planejamento estratégico pode serdefinido como “o processo gerencial de desenvolver e manter umaadequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudançase oportunidades de mercado”. Portanto, deve-se compreender que PE é umprocesso singular que facilita a empresa a realizar seu planejamento decurto e médio prazo de forma mais satisfatória:

Planejamento estratégico é o processo contínuo de,sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futurocontido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizarsistematicamente as atividades necessárias à execução dessasdecisões e, através de uma retroalimentação organizada esistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto comas expectativas alimentadas (DRUCKER, 1984, p. 133).

O planejamento estratégico existe para direcionar investimentosfuturos e obter uma análise interna e externa do ambiente em que se vive.Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumoao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

A estratégia deve ser criada para direcionar os investimentosfuturos, os produtos a serem comercializados, o enfoque demercado, as habilidades pessoais necessárias e as estratégiasoperacionais. Servirá também para avaliar os pontos fracos efortes da empresa, a situação de competitividade e oposicionamento de mercado (BERTAGLIA 2005, p. 38).

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 5: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 205

2.2. A Competitividade para as Empresas de Médio Porte

O Serviço Brasileiro de Apoio ás Pequenas e Médias Empresas(SEBRAE, 2004) classifica como empresas de médio porte aquelas quepossuem de 50 a 99 empregados, no caso do comércio e de serviços, oude 100 a 499 empregados, no caso das indústrias. Outro critério declassificação utiliza o faturamento anual, que para as empresas de médioporte deve estar entre R$ 16 milhões e R$ 90 milhões.

Essas empresas possuem características próprias, pois já sedistanciaram das práticas mais simplificadas adotadas nas de menor porte,mas ainda não se adequam ao formato de gestão das grandes empresas.Terence (2002) ressalta que, diferentemente das menores, as médias empresasexigem dedicação integral de seus gestores aos aspectos administrativos, oque muitas vezes dificulta o acompanhamento dos processos produtivos. Paraque ambos os setores sejam adequadamente atendidos, as ferramentas e aspráticas administrativas devem ser racionalizadas, melhorando a qualidadedas informações e oferecendo o tempo necessário para sua análise e para atomada de decisões. O Quadro 1 mostra resumidamente as características,vantagens e desvantagens das empresas de médio porte.

Quadro 1 - Características das Empresas de Médio Porte

Fonte: Bleicher (2008, p. 22 apud OLIVEIRA; BERTUCCI, 2003, p. 3)

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 6: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012206

Essas características mostram como as empresas de médio porteacabam refletindo aspectos comuns às pequenas e às grandes. Algumas dasdesvantagens apontadas por Bleicher podem ser revertidas através depráticas de gestão que consigam superar os obstáculos. Nesse aspecto, aTI pode ser uma ferramenta eficaz, pois ajuda a dar nitidez e agilidadepara análise do ambiente e para a tomada rápida de decisões.

3. A Pesquisa com as Empresas de Catalão

3.1 Universo e Metodologia

A pesquisa foi realizada com proprietários de empresas de médioporte da cidade de Catalão-GO, selecionadas de acordo com os critériosutilizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE, 2004). Foram realizadas 40 entrevistas com os gestores, todoscom conhecimento de mercado e experiência nos respectivos ramos deatuação. Os questionários estruturados e de múltipla escolha buscaramidentificar a existência de uma área de TI na empresa, a preocupação dogestor com o desenvolvimento dessa área e a percepção da TI como fatorde aumento de produtividade. Buscou ainda identificar se a empresadesenvolve um planejamento estratégico, seu posicionamento no mercadoe o nível de competitividade do setor. Os respondentes não foramidentificados, evitando-se distorções que pudessem advir do receio dadivulgação de dados estratégicos. Após a aplicação do questionário, osdados foram coletados e tabulados. Os dados foram organizados emplanilhas que originaram gráficos para análise.

3.2 Posicionamento da Empresa e Competividade do Mercado

A primeira informação levantada foi sobre o posicionamento daempresa no mercado em que atua e a percepção dos gestores quanto àcompetitividade de seu setor. As respostas aparecem nas Figuras 1 e 2.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 7: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 207

Figura 1 - Como considera o posicionamento da empresa no mercado?

Figura 2 - Características do Mercado

As respostas mostraram que os mercados em que essas empresasatuam são considerados competitivos ou muito competitivos. Ao mesmotempo, a maioria dos gestores qualificam seu posicionamento como regular(90%), o que demonstra certa insatisfação com a atual situação da empresaperante seus concorrentes.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 8: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012208

3.3. Áreas de TI e Produtividade

Num segundo momento, o questionário abordou a existência da áreade TI nas empresas, a percepção de sua necessidade e de seu relacionamentocom a produtividade. Os resultados aparecem nas Figuras 3 a 5.

Figura 3 - Existe Área de TI na Empresa?

Figura 4 - Os Sistemas de TI são necessários para a empresa?

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 9: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 209

Figura 5 - O Setor de TI tem influência sobre a produtividade da empresa?

As figuras acima mostram que cerca de um terço das empresaspesquisadas (33%) ainda não possui sistemas de TI. A maioria dos gestorestem consciência de sua importância, tanto que apenas 15% responderamnegativamente a essa pergunta. Não por acaso, também foi esse opercentual daqueles que não consideram relevante a TI para a produtividadee para a gestão administrativa.

3.4. Planejamento Estratégico e TI como Diferencial Competitivo

O tema seguinte foi a utilização de planejamento estratégico porparte das empresas e a percepção da TI como eventual diferencialcompetitivo. As respostas são mostradas nas Figuras 6 a 8.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 10: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012210

Figura 6 - A Empresa adota ferramentas de planejamento estratégico?

Figura 7 - São adotadas estratégias competitivas quanto à gestão da informação?

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 11: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 211

Figura 8 - A Empresa considera a TI como diferencial competitivo?

As respostas mostradas nas figuras acima mostram que háconsciência, por parte dos gestores, da necessidade da adoção deplanejamento estratégico para suas ações, já que 78% deles responderamafirmativamente a essa questão. No entanto, nesse planejamento a gestãoda informação ainda não assume papel relevante, pois o mesmo percentualreconhece não incluí-la nas estratégias da empresa. O fator positivo é que,ao mesmo tempo, há uma preocupação com essa deficiência, pois 85%dos gestores afirmaram que têm buscado o desenvolvimento da TI comoauxiliar no aumento da competitividade da empresa junto ao mercado.

4. Considerações Finais

Os dados levantados pela pesquisa mostraram que há consciênciapor parte dos gestores das empresas de médio porte quanto à importânciada TI como diferencial estratégico e competitivo para o posicionamentono mercado. Muitas já adotam ferramentas de TI, mas um contingentesignificativo ainda apresenta-se em estágios intermediários de implantação,o que não permite a conclusão sobre a repercussão desse setor sobre asáreas administrativas e produtivas.

Mesmo representando um percentual minoritário, é importanteressaltar que 15% dos gestores pesquisados ainda não reconhecem as

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 12: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012212

mudanças ocorridas nos últimos anos e mantêm-se distanciados dasmodernizações praticadas pelas empresas que precisam encontrar novasfórmulas de sobrevivência e crescimento em ambientes altamentecompetitivos.

Devemos levar em consideração, no entanto, que o planejamentoestratégico e a área de tecnologia da informação não devem serconsiderados como ferramentas que por si só garantam a melhor estratégiapara a organização, mas sim como um instrumento disponível para auxiliara gestão da empresa, de forma a elaborar suas estratégias com foco namelhoria de seus resultados.

O que se pode notar na gestão das empresas de médio porte deCatalão-GOé que, muitasvezes, o que pode impedir que o planejamentoestratégico se estabeleça e se desenvolva é a falta de formalidade, vistoque suas ações de planejamento são, na maioria das vezes, informais.Observou-se também como o desenvolvimento e implantação de uma áreade TI, especializada na empresa, fator de grande importância para aadequação e formalização da organização, é um detalhe muitas vezesnegligenciado por estas empresas.

Portanto, os resultados obtidos pelo estudo de casos em questãoreforçam as conclusões da necessidade de um planejamento na áreainformacional elaborado nessas organizações, pelo fato de que elas não seencontram bem adequadas à realidade do mercado. Para que tais empresaspossam se manter nesse mercado competitivo, têm que buscar novasferramentas que podem trazer esse diferencial.

A partir das informações apresentadas, pôde-se concluir que oplanejamento estratégico interligado à gestão da informação nas empresasanalisadas ainda não é aplicado totalmente, de modo que ainda há muitoa desenvolver para que as empresas possam melhorar consideravelmenteseus resultados.

5. Referências Bibliográficas

BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia deabastecimento. São Paulo: Saraiva, 2003.

DRUCKER, P. Introdução à administração. São Paulo: Futura, 1984.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento,implementação e controle. 2. ed.São Paulo: Atlas, 1992.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 13: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XV nº 27, 2º Semestre/2012 213

LUFTMAN, J. N. Competing in the information age: strategic aligmentin pratice.Estados Unidos: Oxford University Press, 1996.

OLIVEIRA, M.; BERTUCCI, M. G. E. S. A pequena e média empresae a gestão da informação. Disponível em: HTTP://www.informacaoesociedade.ufpb.br. Acesso em: 07-11-2011. Paraíba:UFPB, 2003.

RAMOS, A. S. M.; FERREIRA, L. B. Tecnologia da informação:commodity ou ferramenta estratégica?2. ed. São Paulo: USP, 2005.

SEBRAE / MG. Defina seu negócio: Lan House. 2004. Disponível em:http://www.sebraemg.com.br/arquivos/pontopartida/Lan%20house.pdf.Acesso em: 04-10-2011.

Tecnologia da informação como vantagem competitiva para as organizações: um estudo de caso nas empresas de médio porte em Catalão-GOSebastião Carlos dos Santos e Lacordaire Kemel Pimenta Cury

Page 14: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO VANTAGEM … · Partindo deste ponto, estratégia existe para direcionar a organização rumo ao melhor percurso a seguir; com isso tem-se:

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

A CEPPG Revista é uma publicação semestral do Centro de Ensino Superior de Catalão- CESUC da Associação Catalana de Educação, que tem por objetivo divulgar as produçõescientíficas de seus docentes, discentes e colaboradores.

INSTRUÇÕES

1. Os trabalhos encaminhados para publicações devem ser inéditos, sendo que uma vezpublicados pela CEPPG Revista poderão sê-lo por outro veículo desde que citada apublicação original.

2. Podem ser publicados artigos, resenhas e ensaios, desde que aprovados pelo ConselhoEditorial que pode aceitar, recusar ou reapresentar o original para os autores comsugestões de mudanças, recebendo os autores nos dois últimos casos cópias anônimasdos pareces. Os editores reservam-se o direito de realizar as alterações necessáriaspara garantir a homogeneidade de edição da publicação.

3. Os artigos devem conter, na primeira folha, as informações do título do artigo, resumode até 300 palavras, palavras-chave (no máximo 05), além da identificação completa dosautores com endereço para correspondência, telefone, e-mail e instituição a qual pertence.

4. Os originais devem ser encaminhados em uma via impressa (rubricada em cada página)e de uma cópia em CD, os textos devem ser escritos em processadores Word, fontetimes new roman , tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com no mínimo 10 eno máximo 15 laudas em papel tamanho A4, margens sup. e esq. 3,0; inferior e dir.2,5. No respectivo CD, identificar com caneta própria, com o título do artigo e autor(es).

5. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do artigo em ordemalfabética, obedecendo às indicações da ABNT – NBR 6023/2002 e NBR 14724/2002. As notas de rodapé deverão constar na página correspondente ao assunto,obedecendo-se às normas técnicas da ABNT – NBR 6023/2000.

6. É de inteira e exclusiva responsabilidade do autor a redação, os dados, conceitos,conteúdo científico e corrente ideológica apresentados no trabalho.

7. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer tipo de remuneração pelas publicaçõesna CEPPG Revista, sendo que cada artigo publicado dará direito a 01 (um) exemplarpara o(s) autor(es).

8. As colaborações podem ser enviadas para:Centro de Ensino Superior de Catalão – CESUCCentro de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – CEPPGRua Prof. Paulo de Lima 100, Santa Cruz,Catalão-GO – CEP 75.706-420Coordenação: Prof. Ms. Daniel Hilário da SilvaTelefone: (64) 3441-6219 / 3441-6200E-mail: [email protected]/[email protected]