tecnologia 22/07/2011

8
Netflix pode destruir a televisão a cabo >> Págs. 6 e 7 Tecnologia SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 www.ojornalweb.com Cartuchos piratas FRAUDE Tinta e tonner de impressora falsificados estão à venda no mercado alagoano como se fossem originais para enganar o consumidor >> Pág. 5 Mulheres preferem jogar on-line a fazer sexo >> Pág. 8 Japão descobre fontes de matéria-prima para eletrônicos >> Pág. 3

Upload: ojornal-sistema-de-comunicacao

Post on 29-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

TECNOLOGIA 22/07/2011

TRANSCRIPT

Page 1: TECNOLOGIA 22/07/2011

Pesquisadores israelensesdesenvolveram um tênispara ajudar quem precisa

“reaprender” a caminhar comas próprias pernas. O Step ofMind é um dispositivo feitopara alterar as orientações dosolo a todo o momento, deforma que o cérebro seja exer-citado e recupere habilidadesantes conhecidas.

A pesquisa para a criação doaparelho levou 15 anos e foiconduzida pela neurofisiologis-ta Simona Bar Haim. Ela expli-ca que “o dispositivo não reabi-lita músculos, mas sim restau-ra áreas afetadas do cérebro.Quando você anda, não sabe opróximo passo, e o cérebro per-gunta: vou andar em terrenoacidentado, elevado, grama,areia? Os pistões do sapatocriam um ambiente feito paraa recuperação do cérebro, en-sinando-o novamente comoandar”.

O tênis é equipado com ba-terias, sensores e sistemas dememória, que ajudam no pro-

cesso de modificação do solo.Bar Haim insere dados no Stepof Mind e cria exercícios caó-ticos, específicos para a neces-sidade de cada paciente. Apóso uso, a pesquisadora analisaos resultados, modificando asimetria e retrabalhando o cé-rebro.

O foco da pesquisa são pes-soas com problemas crônicosque possuem dificuldade de

aprendizado na hora de cami-nhar, como quem teve derra-me, desenvolveu paralisia oufoi afetado por um acidente.Um pacote com 25 sessões custa1.800 dólares (cerca de 2.800reais).

Em longo prazo, Simona BarHaim pretende fabricar outrostênis, para que os pacientes pos-sam treinar em casa (com custode cerca de 900 dólares).

MEDICINA

Com base nas respostas de2052 mulheres, uma pesquisaamericana conclui que asgamers do sexo feminino pre-ferem jogar on-line do quefazer sexo. O estudo foi con-duzido pela marca de salga-dinhos Doritos (sim, você não

leu errado) para lançamentodo sabor Dip Desperado, quetambém contará com umgame para o Facebook.

49% das mulheres entre-vistadas jogam on-line e, dessenúmero, 84% preferem as par-tidas on-line a, além do sexo,

outras atividades como fazercompras, exercícios ou tomarbanho. Uma em cada cincomoças admitiram jogar nacama, ao lado do parceiro.As participantes gastamcerca de 3,5 horas por sem-ana jogando.

Mulheres preferem jogar on-line a fazer sexo

Tênis reeduca o cérebro após acidentes ou derrames

CM

YK

Netflix pode destruir a televisão a cabo>> Págs. 6 e 7

TecnologiaSEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011

www.ojornalweb.com

SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA8

Cartuchos piratasFRAUDE

Tinta e tonner de impressora falsificados estão à venda no mercado alagoano como se fossem originais para enganar o consumidor

>> Pág. 5

O Step of Mind cria exercícios específicos para cada paciente

Novelas da globo, como o Astro, serão monitoradas

O YouTube se tornoureferência em vídeos.Apesar da sua imensa uti-lidade para os usuários,algumas pessoas e empre-sas têm entrado com re-cursos judiciais contra oserviço de hospedagemdevido à infração dos res-pectivos direitos autorais.Tentando evitar que ca-pítulos inteiros de suasnovelas sejam comparti-lhados pelo site, a Globofechou um acordo com aGoogle para a remoçãodesses vídeos.

Rumores suspeitamque a parceria teve comoobjetivo promover ocanal de vídeos da Globoe aumentar a quantida-de de assinantes do servi-ço da marca que provêna íntegra os conteúdosveiculados na TV. As no-velas que servirão comopiloto serão O Astro, das23 horas, e InsensatoCoração, exibida às 21.Na sequência, outros pro-gramas da empresadevem ser monitoradospelo YouTube.

Globo fecha acordo comGoogle para remover suas novelas do YouTube

Mulheres preferemjogar on-line a fazer sexo>> Pág. 8

Japão descobre fontes de matéria-prima para eletrônicos>> Pág. 3

Page 2: TECNOLOGIA 22/07/2011

IMG - IMAGEM DO DIA

Antes de revelar suas fotogra-fias é interessante observar algu-mas dicas e procedimentos paraobter uma melhor qualidade na re-velação.

Motivos para preparar todas suasfotos antes de imprimir:

Proporção: algumas câmeras di-gitais usam um ratio (proporção) de4:3, outras 3:2 e assim por diante. Seo tamanho que você escolher paraimprimir tiver uma proporção dife-rente as fotos serão cortadas.

Nitidez: fotos digitais são inevita-velmente mais "suaves" que as defilme. É imprescindível que você au-mente um pouco a nitidez geral dafoto (a quantidade exata depende domodelo da sua câmera).

Cores: muitas vezes a foto fica di-ferente na sua tela do que fica naimpressão. Isso pode acontecer porseu monitor não estar bem calibra-do ou por existir um padrão diferen-te de cores no seu laboratório de im-pressão. Tente sempre trabalhar como mesmo laboratório para conseguir

se acostumar com seus padrões decores na hora de editar sua imagem.Nos laboratórios atuais você tam-bém vai encontrar a opção de "autocorrigir" as cores, o que pode seruma mão na roda para manter corescorretas se você não faz questão demanter sua edição própria.

CM

YK

| SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 7SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA2

Adeus propagandaUm dos maiores motivos de crítica para

quem possui uma assinatura de televisão acabo é a grande quantidade de comerciaisque invadem a programação, inclusive comcasos em que blocos inteiros são destina-dos a informes publicitários. Na lógica doconsumidor, não faz muito sentido pagarcaro por conteúdo exclusivo se a maior partedo tempo é gasta assistindo a inserções in-desejáveis.

O Netflix resolve esse problema de formasimples, eliminando qualquer tipo de pro-paganda do conteúdo enviado para o usuá-rio. Assim, é possível ver filmes e tempora-das completas de diversas séries sem qual-quer espécie de interrupção. Com isso, a ex-periência se mantém mais atrativa e os con-sumidores encontram menos motivos parareclamar do serviço.

Segundo Steve Swasey, vice-presidentede Comunicações Corporativas da compa-nhia, o modelo de negócio baseado exclusi-vamente em assinaturas tem se mostrado omais adequado até o momento. Ao contrá-rio do Hulu, concorrente que aposta no usode anúncios para conseguir bancar conteú-dos mais novos, o Netflix prefere investir emuma biblioteca abrangente, mesmo que estanão seja necessariamente a mais atualizada.

Com isso, a companhia consegue entre-gar conteúdo de qualidade, dispensando qual-quer tipo de inserção publicitária na progra-mação. Todo o dinheiro enviado aos forne-cedores de conteúdo surge a partir das assi-naturas pagas pelos usuários, que possuemvalor muito reduzido quando comparadoàquele praticado pelas redes de TV a cabo.

A menor câmera com lentes trocáveis

A Panasonic oferece aos aspirantes afotógrafos uma boa opção para registraruma qualidade óptica impressionante. Éuma câmera inovadora pois não pode serconsidera uma DSLR e também não é umasimples "point and Shoot" (Mire e fotogra-fe). Segundo a empresa está é a menor emais leve câmera digital com lentes quepodem ser trocadas, ou seja, você podeoptar por diferentes modelos de lentes deacordo com sua necessidade. A câmerausa o padrão standard Micro Four Third(Sistema comnhecido como 4 terços), ondeo espelho interno e o prisma são descar-tados, e é usado um sensor de DSLR dealto desempenho com 1,4 milhão de pon-tos e com 12 megapixels de resolução má-xima. A retirada do sistema de espelhopossibilita a produção de câmeras maiscompactas e mais leves, já que o espaçointerno utilizado vai diminuir.

A DMC-G1 oferece as funcionalidadespresentes em todas as outras câmeras di-gitais como estabilizador de imagem, de-tecção de face, ISO inteligente, saída HDMI,seletor inteligente de cena, entre outros.

O modelo está disponível em trêscores: preto, azul e vermelho, sendotodas as lentes disponiveis na cor preta.O preço estimado para venda no Brasilvaria entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00.Bons Clicks :D

IMAGEM DIGITAL Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de [email protected]

www.gustavoboroni.com.br

OBJETOS DE CONSUMO

Incentivando a produção dasArtes Visuais em Alagoas, os au-tores das imagens mais interes-santes, poéticas, inusitadas ou cria-tivas, avaliadas por mim, serão pu-blicadas aqui na coluna.Uma ótimaoportunidade para novos aspirantesa fotógrafos da era digital, mostrarsua visão em Cores Pixels.Envie a fo-tografia em 300 dpi para [email protected],especificando Marca/modelo dacâmera e um breve título . Boa Sortee Bons clicks : D

Registro do cotidiano em CoresPixel

IMG - IMAGEM DO DIA

Conteúdo ilimitadoOutra vantagem do Netflix em

relação à televisão a cabo, e atémesmo às locadoras reais, é o fatode que a assinatura do serviço dis-ponibiliza conteúdo ilimitado paratodos os usuários. Assim, se a inten-ção é assistir às 10 temporadas deFriends e em seguida fazer umamaratona de O Senhor dos Anéis se-guida pela trilogia Matrix, não háqualquer obstáculo para isso.

Preço reduzidoEnquanto a assinatura de uma televisão a cabo pode chegar a mais

de 80 reais, o Netflix cobra mensalidades de somente 7,99 dólares(menos de 15 reais, pelo câmbio atual). Mesmo somado com um ser-viço de internet banda larga, tal valor se mostra muito atrativo parao consumidor, especialmente devido ao conteúdo disponível.

Caso os padrões de preço e programação se mantenham os mes-mos no lançamento da versão brasileira, eles podem significar uma mu-dança expressiva no comportamento das pessoas. Com isso, não só atelevisão a cabo deve perder público, como há grandes chances de quehaja uma queda significativa no download ilegal de séries e filmes.

Embora a oferta de canais de alta defi-nição aumente a cada dia, ao menos empaíses como o Brasil, o acesso a esse conteú-do significa gastos maiores. Problema quenão existe em serviços como o Netflix, queusam toda a capacidade de banda disponí-vel para trazer conteúdos com alta qualida-de de imagem.

Quem não dispõe de uma conexão muitoveloz ou sofre com limites de banda tambémconta com a opção de ajustar a qualidadepara diminuir o número de informações en-viadas. Algo especialmente útil para usuáriosde dispositivos portáteis, que não precisamde tanta resolução para exibir corretamen-te vídeos em telas pequenas.

Programação em alta definição

Panasonic Lumix DMC-G1

Como preparar suas fotos para "revelação"

BALÉ AQUÁTICOFotografia: Gustavo Boroni

MARCA: NIKONMODELO: D7000

Page 3: TECNOLOGIA 22/07/2011

A fabricação de peças paraeletrônicos (telas sensíveis aotoque, por exemplo) depende dematérias-primas que nem sem-pre são abundantes na natureza.É o caso das terras raras, algunsminerais que estão sendo consi-derados como escassos e que sãomuito necessários para a fabri-cação de eletrônicos. Ou melhor:eram, pois uma nova fonte damatéria foi descoberta peloJapão.

Segundo o jornal The Guar-dian, os cientistas japonesesdescobriram a fonte nas proxi-midades do Oceano Pacífico. Asnovas reservas seriam mais doque suficientes para alimentara demanda mundial pelos pró-ximos anos, o que pode repre-

sentar uma boa diminuição nosvalores cobrados pelos mine-rais.

Nos últimos tempos, a Chinatem limitado as vendas de terrasraras para valorizar o material,

o que gerou certo desconfortopor parte da indústria mundial.Pelo lado negativo, a descober-ta de novas fontes pode frear osconstantes incentivos à recicla-gem de eletrônicos.

Embora os responsáveispelo Netflix afirmemque o serviço pretende

ser somente um complemen-to à programação da TV acabo, é inegável o fato de queos dois meios competem deforma acirrada pelo mesmopúblico. Afinal, quem podegastar dinheiro com um sis-tema de televisão pago nor-malmente também está dis-posto a investir em uma co-nexão banda larga.

Nesse cenário, o serviçode streaming surge comouma ameaça cada vez maior

aos canais que fornecemconteúdos exclusivos me-diante pagamento. Afinal,não só o Netflix está dispo-nível para uma grandequantidade de dispositivos,como possui conteúdo obastante para competir coma biblioteca de títulos dequalquer rede com renomemundial.

Confira a seguir algunsdos motivos pelos quais oNetflix está ameaçando oreino das operadoras de caboe deve ganhar cada vez maisespaço nos próximos anos:

CM

YKSEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA6 | SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 3

Caneca prepara bebidas com apenas um botão

Japão descobre fontes dematéria-prima para eletrônicos

PESQUISA

Mais de 100 são presos nos EUA e Romênia

FRAUDE ELETRÔNICAMÍDIA

Netflix pode destruir a televisão a cabo

Como o próprio nome jádeixa claro, a televisão acabo é um meio que entre-ga conteúdo usando somen-te um canal. Com o Netflix,a história é bem diferente:além de computadores pes-soais, o usuário pode usardispositivos como smartpho-nes, reprodutores de DVD eBlu-ray, televisores e atémesmo video games como

forma de acessar conteúdo.Outra vantagem do servi-

ço é a inexistência de qual-quer tipo de fronteira geo-gráfica para acessar filmes eséries. Embora não estejapresente em todo o mundo,em breve, o Netflix estarádisponível oficialmente em43 países, incluindo o Brasil.

Com isso, basta registraruma conta para acessar con-

teúdo exclusivo em diversoslocais do planeta. Situaçãomuito mais versátil queaquela disponível em pla-nos de televisão a cabo, queobrigam o usuário a pagartaxas adicionais mesmoquando a intenção é sim-plesmente assistir a progra-mas na televisão do quartoem vez daquela localizadana sala.

REUTERS. DIANE BARTZ - As polícias dosEstados Unidos e da Romênia detiveram maisde 100 pessoas em um esforço de um anopara interromper esquemas de fraude quecustaram aos norte-americanos mais de 100milhões de dólares, afirmou o Departamentode Justiça dos EUA nesta sexta-feira.

A polícia romena realizou 117 mandadosde buscas, disse o Departamento de Justiça.Foram presas 90 pessoas em operações fei-tas em nove cidades, relatou a BBC.

As fraudes funcionavam da seguinteforma: romenos se passando por cidadãosdos EUA faziam anúncios nos sites Craiglistou eBay sobre a venda de um automóvel,barco ou outro produto caro. Depois, se ofe-reciam para pagar pela entrega do produtocaso o comprador mandasse o dinheiro paraeles antes.

Uma vez enviado o dinheiro, pessoas cha-madas de "arrows" o retiravam, usando, fre-quentemente, identidades falsas.

"Depois, enviavam o dinheiro para pessoasde outros locais, normalmente para indiví-duos na Romênia, descontada uma comissão",afirmou o Departamento de Justiça.

A polícia norte-americana prendeu os in-divíduos que transferiam o dinheiro naFlórida, Kentucky, Missouri, Pensilvânia eTexas nos últimos 18 anos.

A maioria é acusada de fraude eletrôni-ca ou crimes semelhantes. Vários deles con-fessaram a culpa.

Esse tipo de fraude--de não entregar mer-cadorias prometidas em vendas na Internet-- foi a forma mais comum de fraude naInternet no ano passado, de acordo com dadosda polícia federal norte-americana, o FBI.

O sistema que entrega filmes completos por streaming é uma ameaça ao sistema de canais por assinatura

Apesar de a televisão acabo oferecer produções comqualidade maior do que aque-las disponíveis nas redes aber-tas, ela sofre de problemasinerentes ao próprio meio decomunicação utilizado. Alémde os horários de exibiçãoserem determinados por umagrade fixa, a quantidade dereprises é bastante grande.

Com isso, muitas vezesfica a sensação de que entreos mais de 100 canais dispo-níveis em algumas operado-ras, simplesmente não hánada de novo para assistir.Tal situação é desconhecidapara os usuários do Netflix,que podem escolher um filme

ou série qualquer e passar aassisti-los imediatamente. Re-prises também são algo des-conhecido, a não ser poraqueles que escolhem rever omesmo conteúdo repetidasvezes.

Outra vantagem ofereci-da pelo serviço online é ofato de que não há o esque-ma de diferentes níveis deassinaturas para conseguiracesso a determinados ca-nais. Com isso, todos os usuá-rios tem acesso a exatamen-te a mesma programação,sem ter que pagar qualquertaxa adicional simplesmentepara assistir a uma série oufilme específicos.

Conteúdo personalizado

Acessibilidade em qualquer lugar

Quando você prepara chás,cafés, sucos ou achocolatados, éinevitável mexer tudo com umacolher para que os ingredientesformem a mistura adequada. Paraquem tem preguiça de realizaruma tarefa tão simples, entretan-to, um curioso produto pode fa-cilitar a preparação dessas bebidas.

Por fora, a Self Stirring Mug éuma caneca igual a todas as ou-tras, feita a partir de aço ino-xidável. Em seu interior é queestá escondido o grande segredo:ao pressionar um botão localiza-do na alça do objeto, um pequenomotor aciona hélices de plástico,que misturam o que estiver den-tro do copo a 3 mil rpm (rotaçõespor minuto).

O método também funciona

na hora de lavá-la: coloque águae sabão e pressione o mesmobotão para que o processo ocor-ra automaticamente, sem a ne-cessidade de uma limpeza deta-lhada em seu interior.

A Self Stirring Mug funcionaatravés de duas baterias AA nabase do objeto e comporta pouco

mais de 350 ml de sua bebida fa-vorita. Você pode encomendá-laatravés do site oficial do produ-to ou de lojas de bugigangas im-portadas, como o Think Geekhttp://www.thinkgeek.com/inter-ests/dads/cf68/. O preço é de cercade R$ 30, o que torna a caneca umaboa escolha para presentes.

Mistura de líquidos é feita por pequenas hélices no fundo do objeto

Page 4: TECNOLOGIA 22/07/2011

CM

YK| SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com TECNOLOGIA4 | SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 5

Eudes CavalcanteEditor de Tecnologia

Considerada por muitoso líquido mais caro domundo, a tinta de im-

pressora e os cartuchos detonner estão sendo falsifica-dos e vendidos como se fos-sem produtos originais. Afalta de conhecimento doconsumidor e o preço alto é

um grande atrativo para osfalsificadores.

Não é recomendável utili-zar estes produtos falsifica-dos porque um cartucho pi-rata pode ser produzido comqualquer coisa, em qualquerlugar e em qualquer condi-ção, visando ao menor custopossível de produção e semseguir as normas técnicas domeio ambiente e de qualida-

de. O fabricante de um cartu-cho pirata não está preocupa-do com a composição da tintaou tonner, que pode ser tó-xica; nem que o produtopossa vazar ou falhar na im-pressão, reproduzir cores nãoesperadas, estragar o equipa-mento, assim como em nãooferecer qualquer garantiase acaso qualquer um dosproblemas anteriormente ci-

tados vier a acontecer. E,além disso, o cartucho pira-ta dificilmente poderá ser re-manufaturado.

Álvaro Rivelino, em-presário alagoano do ramode cartuchos remanufatu-rados, recentemente, estevepresente na feira Reci-claMais em São Paulo, “Oassunto foi muito discuti-do nas palestras do evento,

onde foi citado que 30% doscartuchos consumidos nomundo são falsificados, issochocou os participantes doevento por ser uma fatiamuito grande dominadapor esses produtos ilegais.Os falsificados são ofereci-dos em licitações compreços muito inferior aooriginal prejudicando ocomércio legal”.

CUIDADO

Cartuchos piratasSuprimentos falsificados causam prejuízos ao consumidor alagoano

A maioria destes produ-tos são oriundos de países ori-entais grande produtores defalsificações. A capacidade deprodução e o nível de sofisti-cação são impressionantes. Équase impossível reconhecera diferença entre o produtooriginal e o pirata.

Os fabricantes de impres-soras possuem programas es-

pecíficos para atestar a origi-nalidade de seus produtos.Após apuradas as caracte-rísticas do produto, emitem,inclusive, laudo a este re-speito. Em caso de dúvida,recomendamos que entre emcontato diretamente com ofabricante. O software de al-gumas impressoras detectama falsificação. Em alguns

casos, há pequenas diferençasentre os produtos, há até umselo holográfico de autenti-cidade em alguns cartuchosfalsificados. É bom que o con-sumidor fique bem atento aosdetalhes das embalagens equando for adquirir o pro-duto leve uma embalagemdo original para poder fazera comparação.

Como identificar cartuchos originais? Diferente da falsificação,o comércio de remanu-faturados é legalizado e háuma grande preocupaçãocom a qualidade do materialutilizado. Não há a principionenhuma ilegalidade. . As ile-galidades ocorrem quandosão infringidas as leis trabal-histas, a sonegação de im-posto, a apropriação indevidade material, a competi-tividade desleal e a tentativade engano ou a falta de in-

formação correta ao con-sumidor, da condição de ma-terial reciclado ou remanu-faturado.

Ao comprar um cartuchonovo, se a embalagem estiverviolada, você não deve aceitá-lo. Recuse-o imediatamente,pois esse produto pode serfruto de roubo, ou furto ouainda ser um produto que jáfoi usado, ou que está com de-feito e já foi devolvido ante-riormente.

Remanufaturado não é falsificadoC

ientistas da Universi-dade da Geórgia, nosEstados Unidos, desen-

volveram um novo spray quepromete eliminar definitiva-mente as bactérias e germespresentes em roupas. Segun-do os criadores, a novidadepode ser aplicada facilmenteem vestimentas já existentes,e tem como objetivo ofereceruma alternativa barata parahigienizar locais públicoscomo hospitais.

A nova solução pode seraplicada tanto em tecidos na-

turais quanto sintéticos,assim como em sapatos, car-petes e até mesmo em plás-ticos. Em um artigo publica-do na revista da AmericanChemical Society, assinadopelo Dr Jason Locklin, o novoproduto é descrito comocapaz de eliminar diversospatógenos perigosos normal-mente responsáveis por oca-sionar infecções hospitalares.

Após utilizar a solução, ospesquisadores descobriramque somente uma aplicação époderosa o suficiente para aca-

bar com o crescimento de bac-térias em temperaturas de até37 graus. O novo produto tam-bém se mostrou bastante re-sistente, permanecendo emtecidos mesmo após diversosciclos de lavagem quente.

Aplicações médicas

Invenção deve diminuirnúmero de infecções hospi-talares Segundo o Dr Locklin,o principal beneficiado pelonovo produto é o campo damedicina. Informações do

Centro de Controle e Pre-venção de Doenças dosEstados Unidos mostra que,atualmente, 1 a cada 20 pa-cientes internados em hos-pitais contrai algum tipo deinfecção provocado por bac-térias.

“A propagação de patóge-nos em textos e plásticos éuma preocupação crescente,especialmente em instalaçõesmédicas e hotéis, ambientesideais para a proliferação demicrorganismos perigosos”,afirma Locklin. Além se mos-

trar mais eficiente que meiostradicionais, o novo spray éproduzido de forma barata esem o uso de elementos quí-micos prejudiciais à saúde.

Ainda não há previsões dequando a novidade passaráa ser produzida em larga es-cala, tampouco o preço apro-ximado pago pelo consumi-dor final. A expectativa é deque o produto seja utilizadoprimeiro por administrado-res hospitalares antes deestar disponível através deoutros meios.

Novo spray elimina definitivamente

bactérias em roupas Novo spray elimina definitivamente

bactérias em roupas

Desenvolvida na Universidade da Geórgia, substância resiste a múltiplaslavagens e pode ser aplicada aos mais variados tipos de tecidos

Page 5: TECNOLOGIA 22/07/2011

CM

YK| SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com TECNOLOGIA4 | SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 5

Eudes CavalcanteEditor de Tecnologia

Considerada por muitoso líquido mais caro domundo, a tinta de im-

pressora e os cartuchos detonner estão sendo falsifica-dos e vendidos como se fos-sem produtos originais. Afalta de conhecimento doconsumidor e o preço alto é

um grande atrativo para osfalsificadores.

Não é recomendável utili-zar estes produtos falsifica-dos porque um cartucho pi-rata pode ser produzido comqualquer coisa, em qualquerlugar e em qualquer condi-ção, visando ao menor custopossível de produção e semseguir as normas técnicas domeio ambiente e de qualida-

de. O fabricante de um cartu-cho pirata não está preocupa-do com a composição da tintaou tonner, que pode ser tó-xica; nem que o produtopossa vazar ou falhar na im-pressão, reproduzir cores nãoesperadas, estragar o equipa-mento, assim como em nãooferecer qualquer garantiase acaso qualquer um dosproblemas anteriormente ci-

tados vier a acontecer. E,além disso, o cartucho pira-ta dificilmente poderá ser re-manufaturado.

Álvaro Rivelino, em-presário alagoano do ramode cartuchos remanufatu-rados, recentemente, estevepresente na feira Reci-claMais em São Paulo, “Oassunto foi muito discuti-do nas palestras do evento,

onde foi citado que 30% doscartuchos consumidos nomundo são falsificados, issochocou os participantes doevento por ser uma fatiamuito grande dominadapor esses produtos ilegais.Os falsificados são ofereci-dos em licitações compreços muito inferior aooriginal prejudicando ocomércio legal”.

CUIDADO

Cartuchos piratasSuprimentos falsificados causam prejuízos ao consumidor alagoano

A maioria destes produ-tos são oriundos de países ori-entais grande produtores defalsificações. A capacidade deprodução e o nível de sofisti-cação são impressionantes. Équase impossível reconhecera diferença entre o produtooriginal e o pirata.

Os fabricantes de impres-soras possuem programas es-

pecíficos para atestar a origi-nalidade de seus produtos.Após apuradas as caracte-rísticas do produto, emitem,inclusive, laudo a este re-speito. Em caso de dúvida,recomendamos que entre emcontato diretamente com ofabricante. O software de al-gumas impressoras detectama falsificação. Em alguns

casos, há pequenas diferençasentre os produtos, há até umselo holográfico de autenti-cidade em alguns cartuchosfalsificados. É bom que o con-sumidor fique bem atento aosdetalhes das embalagens equando for adquirir o pro-duto leve uma embalagemdo original para poder fazera comparação.

Como identificar cartuchos originais? Diferente da falsificação,o comércio de remanu-faturados é legalizado e háuma grande preocupaçãocom a qualidade do materialutilizado. Não há a principionenhuma ilegalidade. . As ile-galidades ocorrem quandosão infringidas as leis trabal-histas, a sonegação de im-posto, a apropriação indevidade material, a competi-tividade desleal e a tentativade engano ou a falta de in-

formação correta ao con-sumidor, da condição de ma-terial reciclado ou remanu-faturado.

Ao comprar um cartuchonovo, se a embalagem estiverviolada, você não deve aceitá-lo. Recuse-o imediatamente,pois esse produto pode serfruto de roubo, ou furto ouainda ser um produto que jáfoi usado, ou que está com de-feito e já foi devolvido ante-riormente.

Remanufaturado não é falsificadoC

ientistas da Universi-dade da Geórgia, nosEstados Unidos, desen-

volveram um novo spray quepromete eliminar definitiva-mente as bactérias e germespresentes em roupas. Segun-do os criadores, a novidadepode ser aplicada facilmenteem vestimentas já existentes,e tem como objetivo ofereceruma alternativa barata parahigienizar locais públicoscomo hospitais.

A nova solução pode seraplicada tanto em tecidos na-

turais quanto sintéticos,assim como em sapatos, car-petes e até mesmo em plás-ticos. Em um artigo publica-do na revista da AmericanChemical Society, assinadopelo Dr Jason Locklin, o novoproduto é descrito comocapaz de eliminar diversospatógenos perigosos normal-mente responsáveis por oca-sionar infecções hospitalares.

Após utilizar a solução, ospesquisadores descobriramque somente uma aplicação époderosa o suficiente para aca-

bar com o crescimento de bac-térias em temperaturas de até37 graus. O novo produto tam-bém se mostrou bastante re-sistente, permanecendo emtecidos mesmo após diversosciclos de lavagem quente.

Aplicações médicas

Invenção deve diminuirnúmero de infecções hospi-talares Segundo o Dr Locklin,o principal beneficiado pelonovo produto é o campo damedicina. Informações do

Centro de Controle e Pre-venção de Doenças dosEstados Unidos mostra que,atualmente, 1 a cada 20 pa-cientes internados em hos-pitais contrai algum tipo deinfecção provocado por bac-térias.

“A propagação de patóge-nos em textos e plásticos éuma preocupação crescente,especialmente em instalaçõesmédicas e hotéis, ambientesideais para a proliferação demicrorganismos perigosos”,afirma Locklin. Além se mos-

trar mais eficiente que meiostradicionais, o novo spray éproduzido de forma barata esem o uso de elementos quí-micos prejudiciais à saúde.

Ainda não há previsões dequando a novidade passaráa ser produzida em larga es-cala, tampouco o preço apro-ximado pago pelo consumi-dor final. A expectativa é deque o produto seja utilizadoprimeiro por administrado-res hospitalares antes deestar disponível através deoutros meios.

Novo spray elimina definitivamente

bactérias em roupas Novo spray elimina definitivamente

bactérias em roupas

Desenvolvida na Universidade da Geórgia, substância resiste a múltiplaslavagens e pode ser aplicada aos mais variados tipos de tecidos

Page 6: TECNOLOGIA 22/07/2011

A fabricação de peças paraeletrônicos (telas sensíveis aotoque, por exemplo) depende dematérias-primas que nem sem-pre são abundantes na natureza.É o caso das terras raras, algunsminerais que estão sendo consi-derados como escassos e que sãomuito necessários para a fabri-cação de eletrônicos. Ou melhor:eram, pois uma nova fonte damatéria foi descoberta peloJapão.

Segundo o jornal The Guar-dian, os cientistas japonesesdescobriram a fonte nas proxi-midades do Oceano Pacífico. Asnovas reservas seriam mais doque suficientes para alimentara demanda mundial pelos pró-ximos anos, o que pode repre-

sentar uma boa diminuição nosvalores cobrados pelos mine-rais.

Nos últimos tempos, a Chinatem limitado as vendas de terrasraras para valorizar o material,

o que gerou certo desconfortopor parte da indústria mundial.Pelo lado negativo, a descober-ta de novas fontes pode frear osconstantes incentivos à recicla-gem de eletrônicos.

Embora os responsáveispelo Netflix afirmemque o serviço pretende

ser somente um complemen-to à programação da TV acabo, é inegável o fato de queos dois meios competem deforma acirrada pelo mesmopúblico. Afinal, quem podegastar dinheiro com um sis-tema de televisão pago nor-malmente também está dis-posto a investir em uma co-nexão banda larga.

Nesse cenário, o serviçode streaming surge comouma ameaça cada vez maior

aos canais que fornecemconteúdos exclusivos me-diante pagamento. Afinal,não só o Netflix está dispo-nível para uma grandequantidade de dispositivos,como possui conteúdo obastante para competir coma biblioteca de títulos dequalquer rede com renomemundial.

Confira a seguir algunsdos motivos pelos quais oNetflix está ameaçando oreino das operadoras de caboe deve ganhar cada vez maisespaço nos próximos anos:

CM

YKSEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA6 | SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 3

Caneca prepara bebidas com apenas um botão

Japão descobre fontes dematéria-prima para eletrônicos

PESQUISA

Mais de 100 são presos nos EUA e Romênia

FRAUDE ELETRÔNICAMÍDIA

Netflix pode destruir a televisão a cabo

Como o próprio nome jádeixa claro, a televisão acabo é um meio que entre-ga conteúdo usando somen-te um canal. Com o Netflix,a história é bem diferente:além de computadores pes-soais, o usuário pode usardispositivos como smartpho-nes, reprodutores de DVD eBlu-ray, televisores e atémesmo video games como

forma de acessar conteúdo.Outra vantagem do servi-

ço é a inexistência de qual-quer tipo de fronteira geo-gráfica para acessar filmes eséries. Embora não estejapresente em todo o mundo,em breve, o Netflix estarádisponível oficialmente em43 países, incluindo o Brasil.

Com isso, basta registraruma conta para acessar con-

teúdo exclusivo em diversoslocais do planeta. Situaçãomuito mais versátil queaquela disponível em pla-nos de televisão a cabo, queobrigam o usuário a pagartaxas adicionais mesmoquando a intenção é sim-plesmente assistir a progra-mas na televisão do quartoem vez daquela localizadana sala.

REUTERS. DIANE BARTZ - As polícias dosEstados Unidos e da Romênia detiveram maisde 100 pessoas em um esforço de um anopara interromper esquemas de fraude quecustaram aos norte-americanos mais de 100milhões de dólares, afirmou o Departamentode Justiça dos EUA nesta sexta-feira.

A polícia romena realizou 117 mandadosde buscas, disse o Departamento de Justiça.Foram presas 90 pessoas em operações fei-tas em nove cidades, relatou a BBC.

As fraudes funcionavam da seguinteforma: romenos se passando por cidadãosdos EUA faziam anúncios nos sites Craiglistou eBay sobre a venda de um automóvel,barco ou outro produto caro. Depois, se ofe-reciam para pagar pela entrega do produtocaso o comprador mandasse o dinheiro paraeles antes.

Uma vez enviado o dinheiro, pessoas cha-madas de "arrows" o retiravam, usando, fre-quentemente, identidades falsas.

"Depois, enviavam o dinheiro para pessoasde outros locais, normalmente para indiví-duos na Romênia, descontada uma comissão",afirmou o Departamento de Justiça.

A polícia norte-americana prendeu os in-divíduos que transferiam o dinheiro naFlórida, Kentucky, Missouri, Pensilvânia eTexas nos últimos 18 anos.

A maioria é acusada de fraude eletrôni-ca ou crimes semelhantes. Vários deles con-fessaram a culpa.

Esse tipo de fraude--de não entregar mer-cadorias prometidas em vendas na Internet-- foi a forma mais comum de fraude naInternet no ano passado, de acordo com dadosda polícia federal norte-americana, o FBI.

O sistema que entrega filmes completos por streaming é uma ameaça ao sistema de canais por assinatura

Apesar de a televisão acabo oferecer produções comqualidade maior do que aque-las disponíveis nas redes aber-tas, ela sofre de problemasinerentes ao próprio meio decomunicação utilizado. Alémde os horários de exibiçãoserem determinados por umagrade fixa, a quantidade dereprises é bastante grande.

Com isso, muitas vezesfica a sensação de que entreos mais de 100 canais dispo-níveis em algumas operado-ras, simplesmente não hánada de novo para assistir.Tal situação é desconhecidapara os usuários do Netflix,que podem escolher um filme

ou série qualquer e passar aassisti-los imediatamente. Re-prises também são algo des-conhecido, a não ser poraqueles que escolhem rever omesmo conteúdo repetidasvezes.

Outra vantagem ofereci-da pelo serviço online é ofato de que não há o esque-ma de diferentes níveis deassinaturas para conseguiracesso a determinados ca-nais. Com isso, todos os usuá-rios tem acesso a exatamen-te a mesma programação,sem ter que pagar qualquertaxa adicional simplesmentepara assistir a uma série oufilme específicos.

Conteúdo personalizado

Acessibilidade em qualquer lugar

Quando você prepara chás,cafés, sucos ou achocolatados, éinevitável mexer tudo com umacolher para que os ingredientesformem a mistura adequada. Paraquem tem preguiça de realizaruma tarefa tão simples, entretan-to, um curioso produto pode fa-cilitar a preparação dessas bebidas.

Por fora, a Self Stirring Mug éuma caneca igual a todas as ou-tras, feita a partir de aço ino-xidável. Em seu interior é queestá escondido o grande segredo:ao pressionar um botão localiza-do na alça do objeto, um pequenomotor aciona hélices de plástico,que misturam o que estiver den-tro do copo a 3 mil rpm (rotaçõespor minuto).

O método também funciona

na hora de lavá-la: coloque águae sabão e pressione o mesmobotão para que o processo ocor-ra automaticamente, sem a ne-cessidade de uma limpeza deta-lhada em seu interior.

A Self Stirring Mug funcionaatravés de duas baterias AA nabase do objeto e comporta pouco

mais de 350 ml de sua bebida fa-vorita. Você pode encomendá-laatravés do site oficial do produ-to ou de lojas de bugigangas im-portadas, como o Think Geekhttp://www.thinkgeek.com/inter-ests/dads/cf68/. O preço é de cercade R$ 30, o que torna a caneca umaboa escolha para presentes.

Mistura de líquidos é feita por pequenas hélices no fundo do objeto

Page 7: TECNOLOGIA 22/07/2011

IMG - IMAGEM DO DIA

Antes de revelar suas fotogra-fias é interessante observar algu-mas dicas e procedimentos paraobter uma melhor qualidade na re-velação.

Motivos para preparar todas suasfotos antes de imprimir:

Proporção: algumas câmeras di-gitais usam um ratio (proporção) de4:3, outras 3:2 e assim por diante. Seo tamanho que você escolher paraimprimir tiver uma proporção dife-rente as fotos serão cortadas.

Nitidez: fotos digitais são inevita-velmente mais "suaves" que as defilme. É imprescindível que você au-mente um pouco a nitidez geral dafoto (a quantidade exata depende domodelo da sua câmera).

Cores: muitas vezes a foto fica di-ferente na sua tela do que fica naimpressão. Isso pode acontecer porseu monitor não estar bem calibra-do ou por existir um padrão diferen-te de cores no seu laboratório de im-pressão. Tente sempre trabalhar como mesmo laboratório para conseguir

se acostumar com seus padrões decores na hora de editar sua imagem.Nos laboratórios atuais você tam-bém vai encontrar a opção de "autocorrigir" as cores, o que pode seruma mão na roda para manter corescorretas se você não faz questão demanter sua edição própria.

CM

YK

| SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.comTECNOLOGIA 7SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA2

Adeus propagandaUm dos maiores motivos de crítica para

quem possui uma assinatura de televisão acabo é a grande quantidade de comerciaisque invadem a programação, inclusive comcasos em que blocos inteiros são destina-dos a informes publicitários. Na lógica doconsumidor, não faz muito sentido pagarcaro por conteúdo exclusivo se a maior partedo tempo é gasta assistindo a inserções in-desejáveis.

O Netflix resolve esse problema de formasimples, eliminando qualquer tipo de pro-paganda do conteúdo enviado para o usuá-rio. Assim, é possível ver filmes e tempora-das completas de diversas séries sem qual-quer espécie de interrupção. Com isso, a ex-periência se mantém mais atrativa e os con-sumidores encontram menos motivos parareclamar do serviço.

Segundo Steve Swasey, vice-presidentede Comunicações Corporativas da compa-nhia, o modelo de negócio baseado exclusi-vamente em assinaturas tem se mostrado omais adequado até o momento. Ao contrá-rio do Hulu, concorrente que aposta no usode anúncios para conseguir bancar conteú-dos mais novos, o Netflix prefere investir emuma biblioteca abrangente, mesmo que estanão seja necessariamente a mais atualizada.

Com isso, a companhia consegue entre-gar conteúdo de qualidade, dispensando qual-quer tipo de inserção publicitária na progra-mação. Todo o dinheiro enviado aos forne-cedores de conteúdo surge a partir das assi-naturas pagas pelos usuários, que possuemvalor muito reduzido quando comparadoàquele praticado pelas redes de TV a cabo.

A menor câmera com lentes trocáveis

A Panasonic oferece aos aspirantes afotógrafos uma boa opção para registraruma qualidade óptica impressionante. Éuma câmera inovadora pois não pode serconsidera uma DSLR e também não é umasimples "point and Shoot" (Mire e fotogra-fe). Segundo a empresa está é a menor emais leve câmera digital com lentes quepodem ser trocadas, ou seja, você podeoptar por diferentes modelos de lentes deacordo com sua necessidade. A câmerausa o padrão standard Micro Four Third(Sistema comnhecido como 4 terços), ondeo espelho interno e o prisma são descar-tados, e é usado um sensor de DSLR dealto desempenho com 1,4 milhão de pon-tos e com 12 megapixels de resolução má-xima. A retirada do sistema de espelhopossibilita a produção de câmeras maiscompactas e mais leves, já que o espaçointerno utilizado vai diminuir.

A DMC-G1 oferece as funcionalidadespresentes em todas as outras câmeras di-gitais como estabilizador de imagem, de-tecção de face, ISO inteligente, saída HDMI,seletor inteligente de cena, entre outros.

O modelo está disponível em trêscores: preto, azul e vermelho, sendotodas as lentes disponiveis na cor preta.O preço estimado para venda no Brasilvaria entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00.Bons Clicks :D

IMAGEM DIGITAL Gustavo Boroni

**Publicitário, Relações Públicas, Fotógrafo e Professor de [email protected]

www.gustavoboroni.com.br

OBJETOS DE CONSUMO

Incentivando a produção dasArtes Visuais em Alagoas, os au-tores das imagens mais interes-santes, poéticas, inusitadas ou cria-tivas, avaliadas por mim, serão pu-blicadas aqui na coluna.Uma ótimaoportunidade para novos aspirantesa fotógrafos da era digital, mostrarsua visão em Cores Pixels.Envie a fo-tografia em 300 dpi para [email protected],especificando Marca/modelo dacâmera e um breve título . Boa Sortee Bons clicks : D

Registro do cotidiano em CoresPixel

IMG - IMAGEM DO DIA

Conteúdo ilimitadoOutra vantagem do Netflix em

relação à televisão a cabo, e atémesmo às locadoras reais, é o fatode que a assinatura do serviço dis-ponibiliza conteúdo ilimitado paratodos os usuários. Assim, se a inten-ção é assistir às 10 temporadas deFriends e em seguida fazer umamaratona de O Senhor dos Anéis se-guida pela trilogia Matrix, não háqualquer obstáculo para isso.

Preço reduzidoEnquanto a assinatura de uma televisão a cabo pode chegar a mais

de 80 reais, o Netflix cobra mensalidades de somente 7,99 dólares(menos de 15 reais, pelo câmbio atual). Mesmo somado com um ser-viço de internet banda larga, tal valor se mostra muito atrativo parao consumidor, especialmente devido ao conteúdo disponível.

Caso os padrões de preço e programação se mantenham os mes-mos no lançamento da versão brasileira, eles podem significar uma mu-dança expressiva no comportamento das pessoas. Com isso, não só atelevisão a cabo deve perder público, como há grandes chances de quehaja uma queda significativa no download ilegal de séries e filmes.

Embora a oferta de canais de alta defi-nição aumente a cada dia, ao menos empaíses como o Brasil, o acesso a esse conteú-do significa gastos maiores. Problema quenão existe em serviços como o Netflix, queusam toda a capacidade de banda disponí-vel para trazer conteúdos com alta qualida-de de imagem.

Quem não dispõe de uma conexão muitoveloz ou sofre com limites de banda tambémconta com a opção de ajustar a qualidadepara diminuir o número de informações en-viadas. Algo especialmente útil para usuáriosde dispositivos portáteis, que não precisamde tanta resolução para exibir corretamen-te vídeos em telas pequenas.

Programação em alta definição

Panasonic Lumix DMC-G1

Como preparar suas fotos para "revelação"

BALÉ AQUÁTICOFotografia: Gustavo Boroni

MARCA: NIKONMODELO: D7000

Page 8: TECNOLOGIA 22/07/2011

Pesquisadores israelensesdesenvolveram um tênispara ajudar quem precisa

“reaprender” a caminhar comas próprias pernas. O Step ofMind é um dispositivo feitopara alterar as orientações dosolo a todo o momento, deforma que o cérebro seja exer-citado e recupere habilidadesantes conhecidas.

A pesquisa para a criação doaparelho levou 15 anos e foiconduzida pela neurofisiologis-ta Simona Bar Haim. Ela expli-ca que “o dispositivo não reabi-lita músculos, mas sim restau-ra áreas afetadas do cérebro.Quando você anda, não sabe opróximo passo, e o cérebro per-gunta: vou andar em terrenoacidentado, elevado, grama,areia? Os pistões do sapatocriam um ambiente feito paraa recuperação do cérebro, en-sinando-o novamente comoandar”.

O tênis é equipado com ba-terias, sensores e sistemas dememória, que ajudam no pro-

cesso de modificação do solo.Bar Haim insere dados no Stepof Mind e cria exercícios caó-ticos, específicos para a neces-sidade de cada paciente. Apóso uso, a pesquisadora analisaos resultados, modificando asimetria e retrabalhando o cé-rebro.

O foco da pesquisa são pes-soas com problemas crônicosque possuem dificuldade de

aprendizado na hora de cami-nhar, como quem teve derra-me, desenvolveu paralisia oufoi afetado por um acidente.Um pacote com 25 sessões custa1.800 dólares (cerca de 2.800reais).

Em longo prazo, Simona BarHaim pretende fabricar outrostênis, para que os pacientes pos-sam treinar em casa (com custode cerca de 900 dólares).

MEDICINA

Com base nas respostas de2052 mulheres, uma pesquisaamericana conclui que asgamers do sexo feminino pre-ferem jogar on-line do quefazer sexo. O estudo foi con-duzido pela marca de salga-dinhos Doritos (sim, você não

leu errado) para lançamentodo sabor Dip Desperado, quetambém contará com umgame para o Facebook.

49% das mulheres entre-vistadas jogam on-line e, dessenúmero, 84% preferem as par-tidas on-line a, além do sexo,

outras atividades como fazercompras, exercícios ou tomarbanho. Uma em cada cincomoças admitiram jogar nacama, ao lado do parceiro.As participantes gastamcerca de 3,5 horas por sem-ana jogando.

Mulheres preferem jogar on-line a fazer sexo

Tênis reeduca o cérebro após acidentes ou derrames

CM

YK

Netflix pode destruir a televisão a cabo>> Págs. 6 e 7

TecnologiaSEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011

www.ojornalweb.com

SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2011 | www.ojornalweb.com | TECNOLOGIA8

Cartuchos piratasFRAUDE

Tinta e tonner de impressora falsificados estão à venda no mercado alagoano como se fossem originais para enganar o consumidor

>> Pág. 5

O Step of Mind cria exercícios específicos para cada paciente

Novelas da globo, como o Astro, serão monitoradas

O YouTube se tornoureferência em vídeos.Apesar da sua imensa uti-lidade para os usuários,algumas pessoas e empre-sas têm entrado com re-cursos judiciais contra oserviço de hospedagemdevido à infração dos res-pectivos direitos autorais.Tentando evitar que ca-pítulos inteiros de suasnovelas sejam comparti-lhados pelo site, a Globofechou um acordo com aGoogle para a remoçãodesses vídeos.

Rumores suspeitamque a parceria teve comoobjetivo promover ocanal de vídeos da Globoe aumentar a quantida-de de assinantes do servi-ço da marca que provêna íntegra os conteúdosveiculados na TV. As no-velas que servirão comopiloto serão O Astro, das23 horas, e InsensatoCoração, exibida às 21.Na sequência, outros pro-gramas da empresadevem ser monitoradospelo YouTube.

Globo fecha acordo comGoogle para remover suas novelas do YouTube

Mulheres preferemjogar on-line a fazer sexo>> Pág. 8

Japão descobre fontes de matéria-prima para eletrônicos>> Pág. 3