tecidos conjuntivos especiais

23
Tecidos conjuntivos especiais

Upload: jailson-maia

Post on 10-Jul-2015

447 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecidos conjuntivos especiais

Tecidos conjuntivos especiais

Page 2: Tecidos conjuntivos especiais

Tecidos conjuntivos especiais:

• Os tecidos conjuntivos especiais também são de diversos tipos: ósseo (constitui os ossos), cartilaginoso (constitui as cartilagens), adiposo (armazena gordura) e hematopoiético ou hemocitopoiético (origina as células do sangue).

• O próprio sangue pode ser considerado um tecido conjuntivo, cujas células estão imersas em uma matriz extracelular líquida (plasma sangüíneo).

Page 3: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido ósseo:

• O tecido ósseo é um tecido conjuntivo de sustentação. Ocorre nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde é o tecido mais abundante.

• As células ósseas ficam encerradas em uma matriz extracelular rica em fibras colágenas e fosfato de cálcio, além de íons minerais como o magnésio, o potássio e o sódio. Os cristais de fosfato de cálcio associados às fibras fazem com que os ossos sejam bem mais rígidos que as cartilagens.

Page 4: Tecidos conjuntivos especiais

• Sua principal função é a sustentação esquelética. O maior osso do corpo é o fêmur, com cerca de 45 cm de comprimento, e os menores ossos são os da orelha média (bigorna, martelo e escribo), com cerca de 0,25 cm cada um.

• Os ossos são órgãos que apresentam, além do tecido ósseo predominante, outros tipos de tecido. pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: o esponjoso, ou reticulado e o compacto, ou denso. Essas variedades apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intercelular, diferindo entre si apenas quanto à disposição de seus elementos e à quantidade de espaços medulares.

• O tecido ósseo esponjoso e o compacto ocorrem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.

Page 5: Tecidos conjuntivos especiais
Page 6: Tecidos conjuntivos especiais

Tipos de ossos:

• Os ossos são órgãos formados por vários tecidos, dentre os quais o tecido ósseo é o mais abundante. Nos ossos existem também vasos sangüíneos, nervos e um tecido que forma a medula.

Page 7: Tecidos conjuntivos especiais

• A ossificação ocorre a partir de uma estrutura conjuntiva que serve de base, podendo ser uma cartilagem ou uma membrana de tecido conjuntivo. Com base nisso, pode-se distinguir dois tipos de ossificação: endocondral e intramembranosa. A endocondral consiste na substituição gradativa do tecido cartilaginoso por tecido ósseo. Já a intramembranosa, consiste na formação do tecido ósseo no interior de uma membrana do tecido conjuntivo Quanto aos ossos, existem três tipos: longos, planos e curtos.que serve de molde para o osso.

Page 8: Tecidos conjuntivos especiais

Ossos longos:

Page 9: Tecidos conjuntivos especiais

Osso planos:

Page 10: Tecidos conjuntivos especiais

Osso curto:

Page 11: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido cartilaginoso:

• Da mesma forma que o tecido ósseo, o cartilaginoso também é um tecido conjuntivo de sustentação. Apresenta maior elasticidade que Forma o esqueleto de alguns animais vertebrados, como os tubarões e raias, que por esse motivo são denominados de peixes cartilaginosos. Os outros vertebrados, inclusive a espécie humana, têm esqueleto cartilaginoso apenas durante o estágio embrionário: à medida que o embrião amadurece, as cartilagens são substituídas por ossos. Esses vertebrados retêm cartilagem em algumas partes do corpo por toda a vida, como por exemplo, no nariz, orelhas, traquéia, brônquios, etc.o ósseo e grande resistência à tensão.

Page 12: Tecidos conjuntivos especiais

• O tecido cartilaginoso deve sua rigidez e consistência à matriz extracelular que é produzida e secretada por células chamadas condroblastos. Esses condroblastos têm forma arredondada e núcleo central. Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume, passando a ser chamados de condrócitos.

• Por ser avascular, o tecido cartilaginoso não contém vasos sangüíneos em seu interior. No pericôndrio (tecido conjuntivo que envolve a cartilagem), existem células mesenquimatosas que podem se transformar em condrócitos, permitindo o crescimento e a regeneração do tecido cartilaginoso.

Page 13: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido cartilaginoso:

Page 14: Tecidos conjuntivos especiais

Tipos de tecidos:

• Cartilagem hialina – O aspecto homogêneo da substância intercelular dessa cartilagem deve-se a presença das fibras colágenas numa substância intercelular amorfa de mesmo índice de refração, que é a condrina. A cartilagem hialina é abundante no nariz, nas articulações, nos anéis da traquéia e dos brônquios, sendo mais abundante no feto, pois é a partir dela que se formarão os ossos;

Page 15: Tecidos conjuntivos especiais

• Cartilagem elástica – Apresenta, além das fibras colágenas, grande número de fibras elásticas. É uma cartilagem mais resistente a tensões e mais elástica do que a cartilagem hialina. É encontrada, por exemplo, no pavilhão auditivo;

Page 16: Tecidos conjuntivos especiais

• Cartilagem fibrosa – Tecido rico em fibras colágenas. Sua função é separar uma vértebra de outra, evitando o atrito entre elas e amortecendo os choques transmitidos à coluna durante atividades como caminhar e correr. Ocorre, por exemplo, nos discos intervertebrais e em algumas articulações.

Page 17: Tecidos conjuntivos especiais

Tipos (em ordem) :

Page 18: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido adiposo:

• O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo frouxo no qual há células especializadas no armazenamento de gordura, chamadas de células adiposas ou adipócitos. Sua principal localização no corpo é sob a pele, constituindo a tela subcutânea (hipoderme).

Page 19: Tecidos conjuntivos especiais

• As células adiposas originam-se pela diferenciação de células mesenquimatosas de formato alongado. À medida que acumulam gordura em seu vacúolo central, elas “engordam”, tornando-se esféricas.

• Sua principal função é reservar energia para momentos de necessidade. Se faltar alimento, as reservas de gordura das células adiposas serão metabolizadas nas mitocôndrias para produzir a energia necessária aos processos vitais. É por isso que emagrecemos se comemos pouco e engordamos se comemos em excesso. O tecido adiposo preenche diversos espaços entre órgãos internos e é um eficiente isolante térmico que ajuda a manter a temperatura corporal.

Page 20: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido adiposo:

Page 21: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido hematopoiético:

• O tecido hematopoiético ou hemocitopoiético é o responsável pela formação dos diversos tipos de células do sangue também chamados de elementos figurados. Está presente na medula óssea vermelha e em certos órgãos corporais, como o timo, o baço e os linfonodos.

Page 22: Tecidos conjuntivos especiais

Tecido hematopoiético:

Page 23: Tecidos conjuntivos especiais

Obrigado pela atenção!