tecidos

4

Click here to load reader

Upload: fabio-dias-magalhaes

Post on 14-May-2017

214 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecidos

1)A famosa gordura localizada é uma das principais razões que leva as pessoas para

academias de ginástica. Ela é formada por camadas de tecido adiposo, que se desenvolve em certos locais do corpo (quadris, abdômen, etc.) de maneira acentuada. Contudo, todo o nosso corpo é envolvido, mais ou menos, por uma camada de gordura que fica abaixo da pele. Com base nessa afirmativa, RESPONDA: a) Como são denominadas as células desse tecido e qual a substância orgânica que armazenam? b) A presença desse tecido é importante para o metabolismo do organismo. COMENTE sobre uma função da camada tecido adiposo existente em nosso corpo. 2) 1. Leia este trecho de canção:

A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer

A barba vai descendo e os cabelos vão caindo pra cabeça aparecer

Os filhos vão crescendo e o tempo vai dizendo que agora é pra valer Os outros vão morrendo e a gente aprendendo a esquecer Antunes, Arnaldo; Ortinho; Jeneci, Marcelo. “Envelhecer”.

CITE e EXPLIQUE uma consequência do envelhecimento que se relaciona com o papel do colágeno. Consequência: ______________________________________________________________ Explicação: _________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

3. A estrutura primária do colágeno caracteriza-se pela alta ocorrência de três

aminoácidos glicina,

prolina e hidroxiprolina , cujas estruturas são

Page 2: Tecidos

A glicina corresponde a cerca de um terço dos resíduos da cadeia peptídica e os outros dois aminoácidos citados correspondem também, em conjunto, a cerca de um terço desses resíduos. REPRESENTE a estrutura molecular do dipeptídeo resultante da ligação entre uma molécula de glicina, envolvendo o grupo amino, e uma molécula de prolina, envolvendo o grupo carboxilato.

Na estrutura do colágeno, as três cadeias peptídicas estão enoveladas, em forma de

espiral, como representado na figura ao lado. De cada três grupos carbonila de uma

cadeia, dois participam de ligações de hidrogênio cruzadas com grupos amino das outras cadeias.

Com base nessas informações e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, EXPLIQUE

como a abundância e a intensidade dessas ligações de hidrogênio cruzadas se

correlacionam

com as propriedades mecânicas do colágeno.

Explicação: __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

Page 3: Tecidos

3) . (Ufrrj 2000) O esquema a seguir representa alguns tecidos encontrados no corpo humano. Um deles, no entanto, não está adequado ao local.

Identifique o tecido esquematizado de forma inadequada ao local relacionado e justifique sua resposta.

4. (Ufv 96) Quanto aos tecidos musculares de vertebrados:

a) classifique-os histologicamente, citando uma característica morfológica específica de cada um destes tecidos.

b) diferencie-os quanto à contração.

5. (Unicamp 97) Considere alguns tipos celulares diferenciados do corpo humano: neurônio, célula muscular, espermatozóide, célula caliciforme e célula epitelial. Indique, para cada um, uma característica estrutural importante relacionando-a à sua função.

6) (Ufrrj 2004) Um biólogo, ao estudar um determinado tecido de animais vertebrados, fez algumas descrições de suas observações.

"É formado por células dotadas de extensos prolongamentos, os quais liberam substâncias químicas que permitem a comunicação entre as células do tecido".

Identifique esse tecido e o tipo de célula à qual se referiu o biólogo, justificando como você chegou a essa conclusão.

Page 4: Tecidos

1) a) adipócitos - lipídios

b) isolamento térmico (permitindo a homeotermia) e reserva energética.

2) Consequência: Flacidez da pele Explicação:O colágeno representa um grupo de proteínas que tem funções relacionadas a elasticidade e resistencia à tensão. A redução da sua síntese no envelhecimento leva ao aumento da flacidez da pele.

3

O grande número de ligações de hidrogênio confere resistência à proteína, já que essas são interações intermoleculares muito intensas.

3) O epitélio de revestimento observado no intestino delgado é constituído por células justapostas que apresentam, em sua superfície livre, grande quantidade de microvilosidades. Estas especializações de membrana servem para aumentar a superfície de absorção de nutrientes. 4) a) Esquelético - fibras fusiformes, plurinucleadas, com muita estriação transversal.

Liso ou visceral - fibras alongadas, uninucleadas, com pouca estriação.

Cardíaco - fibras alongadas, uni ou binucleadas, anastomosadas e separadas por discos intercalares. Apresenta muita estriação transversal.

b) Esquelético - contração rápida e voluntária.

Liso - contração lenta e involuntária

Cardíaco - contração rápida, vigorosa e involuntária.

5) Neurônio: unidade estrutural do sistema nervoso, possui prolongamentos (dendritos e axônio) e é especializado em gerar e transmitir impulsos de natureza eletro-química.

Célula muscular: fusiforme e contém miofibrilas capazes de alterar seu comprimento resultando na contração e relaxamentos da musculatura.

Espermatozóide: célula reprodutora masculina, possui flagelo, especialização que permite o deslocamento em direção ao óvulo.

Célula caliciforme: ocorre no epitélio intestinal, especializada na secreção de muco. Possui grande quantidade de retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi muito desenvolvido.

Célula epitelial: forma os tecidos de revestimento e apresenta especializações de membrana relacionadas com a adesão celular, como os desmossomos e interdigitações

6)Tecido nervoso - neurônio, pois esses têm prolongamentos chamados axônios onde são secretados os mediadores químicos nas sinapses, que permitem a comunicação entre as células