tecido conjuntivo adiposo 2016

16
HISTOLOGIA Botero - Venezuela

Upload: fabio-abdalla

Post on 14-Jan-2017

96 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

HISTOLOGIA

Botero - Venezuela

Page 2: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO

1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS TECIDOS ADIPOSOS:

De acordo com a estrutura, fisiologia e patologia, existem dois tipos:

1. Gordura BRANCA OU UNILOCULAR: cor devida a pigmentos das gorduras ingeridas (carotenos). Suas células são formadas por um única gotícula lipídica. Encontrada no tecido adiposo adulto, suas células são formadas pela coalescência de múltiplas gotículas lipídicas, deslocando o núcleo celular para uma posição excêntrica. FUNÇÃO: Acumular energia na forma de reserva de lipídios.

2. Gordura Marrom ou MULTILOCULAR: cor devido à abundância de células com mitocôndrias ricas em citocromos (com avermelhada). Semelhantes em arranjo ao epitélio, porém não ligadas uma as outras (arranjo EPITELIÓIDE – Lembram glândulas endócrinas), são circundados por abundante vasos sangüíneos. Apresenta a PROTEÍNA DESACOPLADORA-1 (UCP-1) que impede que o fluxo de prótons do espaço intermembranoso reverta-se em ATP na matriz mitocondrial. Ou seja, sua principal função é formação de calor e é encontrado principalmente nos recém-nascidos e animais que hibernam. Dissipar energia na forma de calor.

Page 3: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016
Page 4: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

http://mucholderthen.tumblr.com/

Page 5: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

GENERALIDADES:

O tecido adiposo tem implicações sociais e médicas. Suas células NÃO são unidas como as células do Tecido Epitelial, porém arranjam-se em agregados de células com o auxílio do tecido conjuntivo. As células desse tecido são designadas ADIPÓCITOS.

A quantidade normal de Tecido Adiposo de uma pessoa do sexo feminino é de aproximadamente 20 a 25% do seu peso normal e do sexo masculino, 15 a 20%.

Do ponto de vista energético, o tecido adiposo é o maior depósito de energia química na forma de triglicerídeos do corpo humano. Os hepatócitos (fígado) e as células musculares estriadas também armazenam energia, mas na forma de glicogênio. Porém a queima dos triglicerídeos fornece 9,3 kcal/g de energia contra 4,1 kcal/g do glicogênio.

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

1. HIPODERME – MODELA O CORPO, DÁ FORMA AO CORPO FEMININO E MASCULINO.

2. COXINS CONTRA CHOQUES MECÂNICOS (PALMA DOS PÉS E MÃOS)

3. ISOLAMENTO TÉRMICO

4. PREENCHE ESPAÇOS VAZIOS E AUXILIA A MANTER OS ÓRGÃOS EM SUAS POSIÇÕES NORMAIS.

5. ATIVIDADE SECRETORA.

3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO

Page 6: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR

Suas células são chamadas ADIPÓCITOS e constitui o PANÍCULO ADIPOSO, uniforme no recém-nascido e disperso no corpo dos adultos, uma vez que esse tecido não cresce por multiplicação de novas células no adulto e sim pela hipertrofia das células pré-existentes.

CADA CÉLULA APRESENTA UM ÚNICA GOTÍCULA LIPÍDICA.

É regido pelos hormônios da parte cortical da glândula adrenal (noradrenalina). Suas células são grandes, esféricas cujo eixo pode atingir cerca de 50 a 150 µm.

Cada célula adiposa é envolvida por uma lâmina basal e a membrana plasmática dos adipócitos apresentam várias vesículas de pinocitose.

SEPTOS DE TECIDO CONJUNTIVO (CÉLULAS RETICULARES, COLÁGENO TIPO III) COM VASOS SANGÜÍNEOS E NERVOS PENETRAM POR ENTRE OS AGREGADOS DE ADIPÓCITOS, FORMANDO O ARCABOUÇO DE SUSTENTAÇÃO E O MEIO PELO QUAL ESSE TECIDO É NUTRIDO.

3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO

Page 7: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO

DEPOSIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS LIPÍDIOS

LIPÍDIOS = TRIGLICERÍDEOS = ÉSTERES DE ÁCIDOS GRAXOS E GLICEROL.

ORIGEM:

1. Absorvidos da alimentação – QUILOMÍCRONS

2. CÉLULAS DO FÍGADO – LIPOPROTEÍNAS DE BAIXO PESO MOLECULAR

3. SÍNTESE A PARTIR DAS PRÓPRIAS CÉLULAS ADIPOSAS A PARTIR DA GLICOSE.

MOBILIZAÇÃO:

A enzima LIPASE LIPOPROTÉICA produzida pelas células adiposas são transferidas para as células endoteliais. Estas enzimas HIDROLIZAM os triglicerídeos (quilomícrons e VLDL) em ácidos graxos e glicerol. Os ácidos graxos são ALTAMENTE HIDROFÓBICOS e ligam-se à porção hidrofóbica da ALBUMINA (proteína do plasma sangüíneo) e assim são transportadas para outros tecidos e órgãos, onde servirão de fonte de energia. O glicerol é HIDROFÍLICO e é reaproveitado pela fígado. Lipase associada a Hormônio (intracelular).

AS TERMINAÇÕES NERVOSAS DO SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO (ADRENALINA) INERVAM DIRETAMENTE OS ADIPÓCITOS OU SE LOCALIZAM NAS PAREDES DOS ENDOTÉLIOS. ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS, JEJUNS PROLONGADOS E FRIO.

INSULINA: ACELERA A SÍNTESE DE GLICOSE PELAS CÉLULAS ASSIM COMO SUA CAPTAÇÃO PELAS CÉLULAS (DIABETES TIPOS I E II).

Page 8: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO3. TECIDO CONJUNTIVO: TECIDO ADIPOSO

A MOBILIZAÇÃO DOS LIPÍDIOS É FEITA NA SEGUINTE ORDEM:

1. DEPÓSITOS SUBCUTÂNEOS

2. MESENTÉRICOS

3. RETROPERITONEAIS

4. COXINS (SOB RIGOROSO REGIME DE JEJUM PROLONGADO)

ATIVIDADE SECRETORA:

Estimulada pelo HIPOTÁLAMO, o hipotálamo estimula a ingestão de alimentos conforme o gasto energético do corpo, também secreta hormônio que regula a ingestão de alimentos, além de controlar a atividade secretora de:

ADIPONECTINA E LEPTINA (CONTRALA A SACIEDADE)LIPASE LIPOPROTÉICA (ATIVIDADE LIPOLÍTICA)LIPASE SENSÍVEL A HORMÔNIOS (ATIVIDADE LIPOLÍTICA)

OBESIDADE = massa 20% acima da massa corporal considerada normal para a sua altura (doenças articulares, hipertensão arterial, diabetes tipo II, ateroesclerose, infarto do miocárdio e isquemia cerebral). Problemas em países desenvolvidos.

OBSIDADE HIPERTRÓFICA (ADULTOS) E HIPERPLÁSICA (CRIANÇAS).

Page 9: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016
Page 10: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016
Page 11: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

Diabetes tipo 2 (alta taxa de açúcar no sangue)Pressão sanguínea alta Doenças cardíacas e ataque cardíaco Alguns tipos de câncer Apnéia do sono (quando a respiração para por curtos períodos durante o sono) Osteoartrite (desgaste das articulações) Enfermidade na vesícula biliarEnfermidade no fígadoPeríodos menstruais irregulares

CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORALIMC = MASSA/ALTURA2 18,5 E 25

3. TECIDO CONJUNTIVO: OBESIDADE

Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido

a onde a gordura está localizada.

Page 12: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016
Page 13: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016
Page 14: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

PATOLOGIA

S PSI

COLÓGICAS A

SSOCIA

DA

ANOREXIA E

BULEM

IA

Page 15: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

https://www.youtube.com/watch?v=x3oEQQObUAw

Page 16: Tecido Conjuntivo Adiposo 2016

ALBERTS, JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Molecular Biology of the Cell. 4th. ed. New York: Garland Publishing, 2002, 1463p.

JUNQUEIRA, L.C.U., CARNEIRO, J. Histologia Básica. 10a ed. Guanabara Koogan, 2004, 540p.

JUNQUEIRA, L.C.U. Biologia estrutural dos tecidos: Histologia. 1a ed. Guanabara Koogan, 2005, 244p.

KIERSZERNBAUM, A.L. Histologia e Biologia Celular. Uma Introdução à Patologia. 1a ed. Elsevier, 2004, 654p.

BIBLIOGRAFIA