teatro na roma antiga

14
TEATRO NA TEATRO NA ROMA ANTIGA ROMA ANTIGA Universidade Federal de Pelotas Material para fins didáticos Professora Taís Ferreira

Upload: tais-ferreira

Post on 01-Nov-2014

10.454 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Teatro na roma antiga

TEATRO NA TEATRO NA ROMA ANTIGAROMA ANTIGA

Universidade Federal de PelotasMaterial para fins didáticos

Professora Taís Ferreira

Page 2: Teatro na roma antiga

Teatro na Roma Antiga: formaçãoTeatro na Roma Antiga: formação

Influência etrusca:Influência etrusca: Bailarinos etruscosBailarinos etruscos

(364 a.C. em Roma/ (364 a.C. em Roma/ Ister=bailarino, daí Ister=bailarino, daí histrião). histrião).

Rituais agráriosRituais agrários que se que se aproximavam dos aproximavam dos ditirambos.ditirambos.

Versos fescêniosVersos fescênios (canto (canto coral que coral que posteriormente posteriormente desenvolve o ágon).desenvolve o ágon).

Satura Satura (esquetes (esquetes cômicos improvisados cômicos improvisados que parodiavam os que parodiavam os versos fescênios).versos fescênios).

Influência grega:Influência grega: Farsa AtellanaFarsa Atellana

(personagens fixos em (personagens fixos em palcos móveis, palcos móveis, improvisação, canto, improvisação, canto, dança e pantomima).dança e pantomima).

Os grandes Os grandes tragediógrafos, tragediógrafos, Aristófanes e Aristófanes e principalmente principalmente Menandro Menandro e a Comédia Nova.e a Comédia Nova.

Livius AndronicusLivius Andronicus (284- (284-204 a.C) – primeiro 204 a.C) – primeiro tradutor de peças gregas tradutor de peças gregas em Roma.em Roma.

Espaço cênico e edifícios Espaço cênico e edifícios teatrais.teatrais.

Page 3: Teatro na roma antiga

Maccus e máscara da farsa Maccus e máscara da farsa atelanaatelana

Page 4: Teatro na roma antiga

Gêneros e autores na República Gêneros e autores na República Romana:Romana:

Fábula Palliata:Fábula Palliata: adaptação e tradução adaptação e tradução de comédias novas de comédias novas gregas, temática grega.gregas, temática grega.

Fábula Togata:Fábula Togata: versão versão com temática romana com temática romana da anterior. da anterior. (Livius (Livius Andronicus)Andronicus)

Fábula Praetexta:Fábula Praetexta: drama romano de drama romano de caráter sério, surgido caráter sério, surgido no final do séc. III a. C., no final do séc. III a. C., ambientado em Roma. ambientado em Roma. (Gnaeus Naevius)(Gnaeus Naevius)

Titus Maccus Plautus Titus Maccus Plautus (Plauto(Plauto 254-184 a.C.) – 254-184 a.C.) – comédias latinas, comédias latinas, basedas na comédia basedas na comédia nova porém com nova porém com linguagem própria, linguagem própria, grosseira e pesada. Foi grosseira e pesada. Foi muito popular.muito popular.

Publius Terencius Afer Publius Terencius Afer (Terêncio (Terêncio 190-159 a.C.) 190-159 a.C.) – Busca a refinação – Busca a refinação poética grega, inspira-poética grega, inspira-se me Menandro, se me Menandro, emprega a ironia. Só emprega a ironia. Só teve reconhecimento teve reconhecimento póstumo.póstumo.

Page 5: Teatro na roma antiga

Manifestações teatrais no Império:Manifestações teatrais no Império: Mimo (Fábula Mimo (Fábula

Riciniata)Riciniata): forma popular : forma popular cômica na qual atuam cômica na qual atuam também mulheres, gênero também mulheres, gênero composto de composto de prestidigitação, canto, prestidigitação, canto, dança, acrobacia e imitação, dança, acrobacia e imitação, originário da Grécia e que originário da Grécia e que torna-se extremamente torna-se extremamente popular no período popular no período helenístico e atinge seu helenístico e atinge seu auge em Roma. Não há auge em Roma. Não há personagens fixos, é personagens fixos, é representado sem o uso de representado sem o uso de máscaras, por companhias máscaras, por companhias ambulantes e a performance ambulantes e a performance é mais importante que as é mais importante que as temáticas abordadas. temáticas abordadas.

Pantomima (Fábula Pantomima (Fábula Sáltica):Sáltica): gênero sério, gênero sério, que utiliza-se de temáticas que utiliza-se de temáticas mitológicas, realizado por mitológicas, realizado por um único ator que não se um único ator que não se utiliza da fala. Há um utiliza da fala. Há um narrador que apresenta o narrador que apresenta o texto, acompanhado do som texto, acompanhado do som de lira ou flauta. Os de lira ou flauta. Os pantomimos eram gregos, pantomimos eram gregos, sírios ou macedônicos, sírios ou macedônicos, escravos libertos, escravos libertos, patrocinados por patrícios e patrocinados por patrícios e com extremo com extremo reconhecimento em Roma. A reconhecimento em Roma. A Fábula Sáltica era composta Fábula Sáltica era composta de cenas trágicas e cômicas, de cenas trágicas e cômicas, participavam até 5 mimos.participavam até 5 mimos.

Page 6: Teatro na roma antiga

Atores romanosAtores romanos

Page 7: Teatro na roma antiga

Manifestações teatrais no Império:Manifestações teatrais no Império:

As tragédias na Roma As tragédias na Roma Imperial baseavam-se nas Imperial baseavam-se nas tragédias clássicas gregas, tragédias clássicas gregas, entretanto suas temáticas entretanto suas temáticas eram tratadas de forma eram tratadas de forma sanguinária.sanguinária.

Lucius AcciusLucius Accius e e Lucius Lucius Cennaes SênecaCennaes Sêneca (4-65 a. C.) (4-65 a. C.) foram os dois autores mais foram os dois autores mais importantes. As tragédias de importantes. As tragédias de Sêneca não foram escritas Sêneca não foram escritas com o intuito de serem com o intuito de serem encenadas, foram apenas encenadas, foram apenas lidas em recitais. lidas em recitais. Influenciaram Racine, Influenciaram Racine, Corneille o drama inglês do Corneille o drama inglês do séc. XVIII.séc. XVIII.

Os LUDI ROMANIOs LUDI ROMANIForam festivais romanos, Foram festivais romanos,

inicialmente com caráter inicialmente com caráter religioso (em honra a Júpiter, religioso (em honra a Júpiter,

Juno e Minerva), que duravam Juno e Minerva), que duravam até 15 dias. Diversas atrações até 15 dias. Diversas atrações

como jogos para-teatrais, como jogos para-teatrais, competições desportivas, lutas competições desportivas, lutas

de animais, gladiadores, de animais, gladiadores, espetáculos acrobáticos, de espetáculos acrobáticos, de

variedades e representações variedades e representações teatrais aconteciam. Passavam-teatrais aconteciam. Passavam-

se nos imensos anfiteatros se nos imensos anfiteatros romanos, com capacidade para romanos, com capacidade para

milhares de pessoas. Foi no milhares de pessoas. Foi no Circus MaximusCircus Maximus, em 240 a.C., , em 240 a.C.,

que o ator que o ator Titus LiviusTitus Livius traduziu traduziu e mimou tragédias gregas pela e mimou tragédias gregas pela

primeira vez em Roma. primeira vez em Roma.

Page 8: Teatro na roma antiga

Edifício teatral e espaço cênico em Edifício teatral e espaço cênico em Roma:Roma:

Em Roma, o teatro é somente mais uma atração profana dentre Em Roma, o teatro é somente mais uma atração profana dentre tantas outras oferecidas ao povo no esquema “pão e circo” dos tantas outras oferecidas ao povo no esquema “pão e circo” dos governantes e Imperadores. É no Império que o interesse pelas governantes e Imperadores. É no Império que o interesse pelas representações dramáticas aumenta. O calendário do início do representações dramáticas aumenta. O calendário do início do Império atesta 60 dias de espetáculos públicos em Roma, que Império atesta 60 dias de espetáculos públicos em Roma, que tornar-se-ão 182 no período final. O financiamento dos Ludi ficava tornar-se-ão 182 no período final. O financiamento dos Ludi ficava a cargo do Estado e a entrada era franca. Teatros eram erguidos e a cargo do Estado e a entrada era franca. Teatros eram erguidos e destruídos após seu uso, já que a existência de edifícios teatrais destruídos após seu uso, já que a existência de edifícios teatrais fixos era proibida. Foi somente em 55 a.C. que fixos era proibida. Foi somente em 55 a.C. que PompeuPompeu conseguiu conseguiu burlar a lei e construir um edifício teatral permanente. Antes disso, burlar a lei e construir um edifício teatral permanente. Antes disso, aconteciam espetáculos nos palcos aconteciam espetáculos nos palcos phlyakesphlyakes (ambulantes e (ambulantes e desmontáveis), mesmo dentro dos imensos anfiteatros como o desmontáveis), mesmo dentro dos imensos anfiteatros como o Circus MaximusCircus Maximus, construído em 364 a.C. , construído em 364 a.C.

No coração do Império os suntuosos No coração do Império os suntuosos anfiteatrosanfiteatros, mistura de , mistura de teatro e circo, favorecendo os espetáculos para as grandes teatro e circo, favorecendo os espetáculos para as grandes massas, proliferavam. De 72 a 80 d.C., é construído pelo Imperador massas, proliferavam. De 72 a 80 d.C., é construído pelo Imperador Vespasiano o Vespasiano o ColiseuColiseu, que em formato de arena comportava até , que em formato de arena comportava até 50.000 espectadores. Já na periferia do extenso território do 50.000 espectadores. Já na periferia do extenso território do Império Romano, teatros helenísticos de skene eram adaptados às Império Romano, teatros helenísticos de skene eram adaptados às exigências dos espetáculos grandiosos e circenses dos romanos.exigências dos espetáculos grandiosos e circenses dos romanos.

Page 9: Teatro na roma antiga

Edifício teatral e espaço cênico em Edifício teatral e espaço cênico em Roma:Roma:

Antes da construções de edifícios teatrais Antes da construções de edifícios teatrais que abrigassem as representações, os que abrigassem as representações, os espectadores romanos tinham o costume de espectadores romanos tinham o costume de assistir aos espetáculos de pé. Mesmo com a assistir aos espetáculos de pé. Mesmo com a construção de teatros, mais da metade dos construção de teatros, mais da metade dos espectadores presentes ficaria nesta espectadores presentes ficaria nesta posição, sendo que os outros estariam posição, sendo que os outros estariam sentados. sentados.

Ainda que baseado nos teatros helenísticos, Ainda que baseado nos teatros helenísticos, o edifício teatral romano constitui uma o edifício teatral romano constitui uma unidade arquitetônica entre palco e platéia. unidade arquitetônica entre palco e platéia. Ao contrário dos gregos, que construíram Ao contrário dos gregos, que construíram seus teatros aproveitando o declive das seus teatros aproveitando o declive das encostas das colinas, os romanos ergueram encostas das colinas, os romanos ergueram seus teatros em terrenos planos. seus teatros em terrenos planos.

Page 10: Teatro na roma antiga

Edifício teatral e espaço cênico em Edifício teatral e espaço cênico em Roma:Roma: Os corredores arqueados que estruturavam a Os corredores arqueados que estruturavam a caveacavea

(arquibancada) só foram possíveis através do uso do (arquibancada) só foram possíveis através do uso do concreto. As concreto. As cryptacrypta são corredores que dão acesso da são corredores que dão acesso da caveacavea às às vomitoriasvomitorias, aberturas que chegam às rampas , aberturas que chegam às rampas de acesso externo. Não há de acesso externo. Não há skenoteke skenoteke e o acesso à e o acesso à fachada cênica (frons scenae)fachada cênica (frons scenae) se dá através de uma se dá através de uma escada atrás desta, que vai até o segundo andar. A escada atrás desta, que vai até o segundo andar. A fachada cênica é imutável, tem cinco portas (1 central, fachada cênica é imutável, tem cinco portas (1 central, 2 laterais e 2 frontais), nichos para as estátuas e é 2 laterais e 2 frontais), nichos para as estátuas e é ricamente decorada; não há cenários nas encenações, ricamente decorada; não há cenários nas encenações, o texto deve informar o local da ação. O o texto deve informar o local da ação. O prosceniumproscenium ou ou podiumpodium é o espaço de atuação propriamente, feito é o espaço de atuação propriamente, feito em madeira. Diante dele está a em madeira. Diante dele está a orchestraorchestra semi-circular, semi-circular, que não é utilizada pelas encenações e torna-se lugar que não é utilizada pelas encenações e torna-se lugar privilegiado no qual sentam-se os senadores e privilegiado no qual sentam-se os senadores e pessoas importantes. Os teatros romanos podiam ser pessoas importantes. Os teatros romanos podiam ser cobertos para abrigar os espectadores do sol e da cobertos para abrigar os espectadores do sol e da chuva, por um toldo chamadochuva, por um toldo chamado velarium velarium. Há o uso de . Há o uso de cortinas nas encenações.cortinas nas encenações.

Page 11: Teatro na roma antiga
Page 12: Teatro na roma antiga
Page 13: Teatro na roma antiga
Page 14: Teatro na roma antiga